Estado deve garantir novas formas de geração de renda aos jovens, diz Lula em encontro com cooperativas; vídeo

Tempo de leitura: 3 min
Foto: Ricardo Stuckert

Estado deve garantir novas formas de geração de renda aos jovens, diz Lula

Em encontro com cooperativas e representantes da economia solidária, ex-presidente defendeu investimento público para estimular empreendedorismo

Site oficial do Lula 

Em encontro com representantes de entidades da economia criativa e solidária, na manhã desta quarta-feira (14/09), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância das cooperativas para geração de emprego e dinamismo da economia. Ele defendeu que o Estado seja indutor desse processo, com recursos para alavancar um novo modelo de desenvolvimento, com geração de renda aos jovens.

“O Estado precisa fazer com que as pessoas tenham possibilidade, oportunidade, de criar as formas de se organizar, de fazer sua própria economia, esse é o papel do Estado. O papel do Estado é de, no início, alavncar com recursos financeiros o dia a dia dessa gente, para que eles comecem a produzir de verdade, comecem a vender e comecem a fazer a economia de uma cooperativa começar a crescer”, afirmou.

Lula afirmou que é preciso acreditar em outras formas de organização e que o Estado tem que estar pronto para isso, principalmente para garantir a geração de renda aos jovens.

“Hoje, nós temos jovens que não trabalham e não estudam, porque não têm emprego e porque o Estado não cria condições de fazer com que essas pessoas tenham acesso a ser empreendedor, a ser cooperativado, para que a gente possa criar possibilidade de emprego.”

A organização de uma cooperativa deve se dar de baixo para cima, explicou o ex-presidente, a partir da organização dos cooperados.

Ele mencionou experiência bem-sucedida das quebradeiras de coco de babaçu, com quem teve encontro recente em São Luís (MA). Em cooperativas, mulheres da região Norte e Nordeste geram renda a partir da exploração do coco.

Estimular a criatividade

Em reflexão sobre o mercado de trabalho, que está em mutação, com menos empregos em atividades tradicionais como indústria e agricultura, o ex-presidente destacou a importância do poder público na construção de alternativas para a sociedade sobreviver. Estimular a criatividade de homens e mulheres pode ser um dos caminhos, afirmou.

Lula lembrou que, em seus governos, houve estímulo à atividade, inclusive com financiamento de R$ 200 milhões do BNDES para estimular que cooperativas, como a dos catadores de material reciclável, pudessem se modernizar, produzir e vender.

O ex-governador Geraldo Alckmin lembrou que ele e Lula, enquanto constituintes, ajudaram na criação de estímulo ao associativismo e cooperativismo, por meio do artigo 174 da Constituição.

“Agora é preciso sair do papel e fortalecer ainda mais esse trabalho”, disse lembrando ações que fez, no governo de São Paulo, para estimular o cooperativismo. “Não tenho dúvida de que esse é o caminho. Cooperativismo une solidariedade e empreendedorismo. O presidente Lula é compromissado com a economia solidária”.

Comida no prato de cada um

No encontro realizado no Galpão do MST em São Paulo, Lula ouviu relatos de entidades de cooperativas e de pessoas que atuam em diferentes grupos de economia solidária.

Pessoas como Maria Dulcineia Silva Santos, da Unicatadoras, reconheceram as políticas públicas do governo Lula para garantir o funcionamento das cooperativas, fortalecer a economia solidária, gerar renda e dar dignidade a muitas famílias.

“No governo Lula nunca faltou comida. Lula vai voltar e vai voltar a ter comida na mesa de cada um”, disse a maranhense, que migrou para São Paulo em 1998 e ganha a vida como catadora.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, reforçou o compromisso de Lula e do ex-governador Geraldo Alckmin com a pauta do cooperativismo.

“A gente sabe que o cooperativismo é muito importante para o desenvolvimento econômico e social brasileiro, principalmente com as mudanças no mundo do trabalho”, disse, destacando especialmente o papel das mulheres no cooperativismo e na economia solidária.

O ex-governador Márcio França lembrou que a legislação que trata do cooperativismo é de 1971 e que precisa ser modernizada.

“Precisamos mudar essa legislação. Precisamos garantir para cooperativas, por exemplo, a atualização do valor da merenda escola. Eles vendem praticamente para as merendas e a merenda está defasada. Os valores são muito pequenininhos. Estão há quatro anos sem reajuste”, disse, sugerindo criação de secretaria especial para cuidar da economia criativa, solidária e cooperativa.

“Muito das coisas que precisam dependem de legislação. Se tiverem a força política, eles conduzem o resto”.

Leia também:

Lula defende Estatuto do Desarmamento: ”Eu quero o povo ‘armado’ de livro, sabedoria e cultura”; vídeo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mario borges

Eu abordei aqui a questão da banalização do estupro decorrente da célebre frase de Bolsonaro sobre o estupro: “não te estupro porque você é feia” o que demonstra absoluto desrespeito pela mulher, ou seja, misoginia.
Acho que os especialistas na área de psicanálise, psicologia e até psiquiatria precisam analisar os efeitos das atitudes, falas e ações de Bolsonaro sobre seus seguidores. Observe que ele se comporta como celebridade e não como uma pessoa que ocupa um cargo público de tamanha importância e responsabilidade como é o cargo de presidente da república. Jair exerce um fascínio sobre seus seguidores dentro do cercadinho e em suas lives na internet. Ele não lava a mentes deles apenas com fake news mais, sobretudo, nestes momentos.
É sabido que as celebridades influenciam o comportamento dos seus fãs. Até o corte de cabelos e vestimentas deles são copiados. Se elas dão mal exemplo eles seguem. Isso porque a maioria dos seres humanos é sugestionável. As drogas é um exemplo. O Woodstock a despeito da sua importância musical induziu muito o uso de drogas porque os artistas as usavam. Obviamente, os artistas não fazem isso intencionalmente. É apenas o estilo de vida deles. Mais o fato é que seus comportamentos ditam moda e eles influenciam seus fãs. Os fãs perdoam tudo que o ídolo faz. Aqui nós vemos os efeitos da idolatria. Em outras palavras: toda pessoa em posição de destaque tem que tomar cuidado com as suas ações. O Trump por exemplo era uma celebridade e usou da sua popularidade para se eleger Presidente da República e chegando no cargo continuou se comportando como celebridade. Bolsonaro copiou Trump em tudo. Ele era um político medíocre. Não era celebridade mais passou a mais agir como tal a ponto de puxar o coro de ‘imbrochável na maior naturalidade num evento cívico da maior importância para o país como se fosse um artista entretendo e cavando os aplausos dos fãs. Lembram da fala: “Eu Jonnhy Bravo ganhei porra?”
Ronald Reagan era uma celebridade e alçou a presidência da República mais não me consta que fosse um homem irresponsável. Ao contrário ele parecia ser uma pessoa muito séria.
De outro ângulo, eu nem preciso falar sobre a questão psiquiátrica. Bolsonaro mostra indícios muito sérios de ter algum tipo de insanidade mental. Paranoia é o mínimo que eu vejo nele.
Pois bem. Dito isso, quero abordar mais uma vez os efeitos práticos da misoginia de Jair Bolsonaro sobre os seguidores que o chamam de mito e deixo uma questão no ar: A taxa de feminicídios no Brasil aumentou assustadoramente no governo de Bolsonaro o que está sendo creditado aos efeitos do isolamento social na pandemia. Mas será que foi só por isso?
Digo isso porque no caso do racismo a questão é muito clara. Os incidentes de racismo e perseguição às minorias explodiram na gestão dele porque ele denota racismo em suas falas e persegue as minorias na questão de gênero. Então porque não teríamos um reflexo da sua misoginia sobre os feminicídios?

Mario Borges

Considerando que sou democrata e estou numa luta ferrenha contra o fascismo no país trago aqui algumas informações para os democratas analisarem.

Observem a seguinte notícia:

INCÊNDIO EM CLÍNICA PARA DEPENDENTES QUÍMICOS DEIXA 11 MORTOS
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/incendio-em-clinica-para-dependentes-quimicos-deixa-11-mortos,dad6bae8ca10f51a938cca3fed0f98b7t0asgfug.html

P.S: Observe que o incêndio ocorreu na cidade de Carazinho, no RIO GRANDE DO SUL, entre a noite de 23/06/2022 e a madrugada de 24/06/2022. Depois observe que o sul é a região em que Bolsonaro mais tem votos.

AGORA observe que a Globo fez uma denúncia sobre TORTURA NO TRATAMENTO DOS DEPENDENTES QUÍMICOS NO FANTÁSTICO EM 19/06/2022 e uma das passagens mais impactantes mostra as sandices de um pastor.

FANTÁSTICO INVESTIGA COMUNIDADES TERAPÊUTICAS
https://www.youtube.com/watch?v=MQDy03qLQfA

FANTÁSTICO 19/06/2022: TRAZ CLÍNICAS QUE SUBMETEM DEPENDENTES QUÍMICOS A CASTIGOS E HUMILHAÇÕES
https://ops4.com.br/fantastico-19-06-2022-traz-clinicas-que-submetem-dependentes-quimicos-a-castigos-e-humilhacoes/

SOBRE O CENTRO DE TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS:

INCÊNDIO EM CENTRO DE TRATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS EM CARAZINHO: O QUE SE SABE E O QUE FALTA SABER

“2. O que é o Cetrat?
O Cetrat é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que trabalha na prevenção e reinserção social de homens adultos no sistema de comunidade terapêutica. O local também prestava serviços de grupos de apoio.
O trabalho do Cetrat iniciou em 2002, ainda sob a coordenação da IGREJA BATISTA da Glória (*). Em 2009, a prefeitura cedeu o local e, em 2012, já acolhia os primeiros dependentes químicos. Em 2014, o espaço firmou um convênio com o
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA (**) DENTRO DO PROGRAMA “DROGAS. É possível vencer”, com cerca de 15 vagas”.

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/06/24/incendio-em-centro-de-tratamento-para-dependentes-quimicos-em-carazinho-o-que-se-sabe-e-o-que-falta-saber.ghtml

A propósito, observe que hospitais de tratamento para COVID localizados na cidade do RIO DE JANEIRO tiveram episódio de incêndios durante a pandemia.

Analisem as notícias abaixo:

01/10/2020
INCÊNDIO ATINGE HOSPITAL MUNICIPAL LOURENÇO JORGE NA BARRA DA TIJUCA
https://www.tupi.fm/sentinelas/incendio-atinge-hospital-municipal-lourenco-jorge-na-barra-da-tijuca/

A RESIDÊNCIA DO PRESIDENTE FICA NA BARRA DA TIJUCA.

27/10/2020
INCÊNDIO ATINGE HOSPITAL NO RIO DE JANEIRO E DUAS PACIENTES COM COVID-19 MORREM
https://extra.globo.com/economia-e-financas/incendio-atinge-hospital-no-rio-de-janeiro-duas-pacientes-com-covid-19-morrem-24714737.html

P.S: Esse hospital fica na Zona Norte do Rio de Janeiro dominada por milicianos.

24/12/2020
INCÊNDIO ATINGE HOSPITAL EM SÃO GONÇALO E DEIXA UM MORTO E TRÊS FERIDOS
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/12/24/incendio-atinge-hospital-em-sao-goncalo-rj.ghtml

P.S: Este hospital também está localizado em uma zona que tem atuação de milicianos.

A PROPÓSITO, MAIS UM INCÊNDIO MAIS ACONTECEU NO HOSPITAL SÃO LUCAS, EM COPACABANA, ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO:

08/06/2022
INCÊNDIO ATINGE HOSPITAL NO RIO E PACIENTES SÃO RETIRADOS ÀS PRESSAS

https://br.noticias.yahoo.com/inc%C3%AAndio-atinge-hospital-no-rio-153000798.html

POIS BEM. DESTACO QUE NO MATO GROSSO, SERGIPE E EM MINAS GERAIS TAMBÉM ACONTECERAM INCÊNDIOS EM HOSPITAIS PARA O TRATAMENTO DE COVID:

28/05/2021
INCÊNDIO ATINGE ALA DE COVID-19 EM HOSPITAL PÚBLICO DE ARACAJU (SE)
https://recordtv.r7.com/cidade-alerta/videos/incendio-atinge-ala-de-covid-19-em-hospital-publico-de-aracaju-se-

05/09/2021
INCÊNDIO EM MATA PRÓXIMA A HOSPITAL ASSUSTA PACIENTES EM MG

https://noticias.r7.com/minas-gerais/mg-no-ar/videos/incendio-em-mata-proxima-a-hospital-assusta-pacientes-em-mg-15092021

13/09/2021
INCÊNDIO ATINGE HOSPITAL E PACIENTES COM COVID-19 SÃO RESGATADOS PELA JANELA
https://www.gazetadigital.com.br/editorias/cidades/incndio-atinge-hospital-e-pacientes-com-covid-19-so-resgatados-pela-janela/667030

09/03/2022:
INCÊNDIO EM REDE SUBTERRÂNEA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG ASSUSTA
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/03/09/interna_gerais,1351384/incendio-em-rede-subterranea-do-hospital-das-clinicas-da-ufmg-assusta.shtml

Pois então. Digo que o Mato Grosso é um antro de bolsonaristas por conta de uma parcela gananciosa do agronegócio, em Minas Gerais o babado é o governador Romeu Zema que é aliado de Bolsonaro e Sergipe está no nordeste que é a região do líder nas pesquisas eleitorais para a presidência – senhor Luiz Inácio Lula da Silva .

BEM. O QUE EU QUERO DIZER É QUE É PRECISO ANALISAR AS CIRCUNSTANCIAS EM QUE OCORRERAM TAIS INCÊNDIOS, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM – OCORRERAM TAMBÉM EM OUTROS PAÍSES:

23/04/2021
INCÊNDIO EM HOSPITAL MATA 13 PACIENTES COM COVID-19 NA ÍNDIA
https://jovempan.com.br/noticias/mundo/incendio-em-hospital-mata-13-pacientes-com-covid-19-na-india.html

25/04/2021
INCÊNDIO EM HOSPITAL CONTRA COVID-19 MATA AO MENOS 82 EM BAGDÁ
https://www.uol.com.br/carros/videos/?id=incendio-em-hospital-contra-covid19-mata-ao-menos-82-em-bagda-04024E993870C4C96326

17/07/2021
INCÊNDIO EM HOSPITAL COM PACIENTES DE COVID MATA AO MENOS 42 E FERE 60 NO IRAQUE
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2021/07/12/incendio-em-hospital-com-pacientes-de-covid-mata-ao-menos-42-e-fere-60-no-iraque.htm

09/08/2021
INCÊNDIO EM HOSPITAL PARA A COVID DEIXA 10 MORTOS NA MACEDÔNIA DO NORTE
https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/09/08/interna_internacional,1303780/incendio-em-hospital-para-a-covid-deixa-10-mortos-na-macedonia-do-norte.shtml

06/11/2021
ÍNDIA: INCÊNDIO EM HOSPITAL PARA PACIENTES COM COVID MATA 11
https://noticias.r7.com/internacional/india-incendio-em-hospital-para-pacientes-com-covid-mata-11-06112021

ONZE PESSOAS MORREM EM INCÊNDIO EM HOSPITAL PARA PACIENTES COM COVID-19 NA ÍNDIA
https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/onze-pessoas-morrem-em-inc%C3%AAndio-em-hospital-para-pacientes-com-covid-19-na-%C3%ADndia-1.719253

DENTRO DAS NOTÍCIAS ACIMA, OBSERVE QUE DOIS DOS INCÊNDIOS OCORRERAM EM HOSPITAIS PARA TRATAMENTO DE COVID NO IRAQUE E DOIS OCORRERAM NA ÍNDIA. OCORRE QUE O IRAQUE ESTÁ LOTADO DE TERRORISTAS E A ÍNDIA TEM UM GOVERNO DE EXTREMA DIREITA.

POR FIM, TIREM AS SUAS CONCLUSÕES.

Mario Borges

SOBRE OS ESTUPROS DURANTE O MANDATO DE BOLSONARO OBSERVEM OS DADOS:

Notícia de 10/09/2019

Brasil registra mais de 180 estupros por dia – número é o maior desde 2009.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/09/brasil-registra-mais-de-180-estupros-por-dia-numero-e-o-maior-desde-2009.shtmlhttps://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/09/brasil-registra-mais-de-180-estupros-por-dia-numero-e-o-maior-desde-2009.shtml

Notícia de 09/03/2020

Estupro bate recorde e maioria das vítimas são meninas de até 13 anos

https://crianca.mppr.mp.br/2020/03/233/ESTATISTICAS-Estupro-bate-recorde-e-maioria-das-vitimas-sao-meninas-de-ate-13-anos.html

Noticia de 2021

Número de estupros de LGBTQIA cresceu em 88 por cento em 2021

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-06/numero-de-estupros-de-lgbtqia-cresceu-88-em-2021

Notícia de 07/03/2022

Brasil registra um estupro a cada dez minutos em 2021

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/03/07/brasil-registra-um-estupro-a-cada-dez-minutos-em-2021.htm

DIANTE DO QUE EU DISSE SOBRE A BANALIZAÇÃO DO ESTUPRO QUEM SABE LER UM PINGO É LETRA.

Mario Borges

https://www.brasil247.com/brasil/desesperado-bolsonaro-pede-a-apoiadores-que-convencam-eleitores-a-tirar-votos-de-lula

A sua turma de mente lavada não vai nos convencer nem a poder de reza brava quanto mais a poder de bala a votar em você Bolsonaro.

Não vamos arredar o pé. Não precisamos aumentar nossos votos com os seus votos. Quem diria que um sujeito arrogante como você ia se humilhar a ponto de pedir os nosso votos. Quem diria…

Mario borges

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/candidato-bolsonarista-e-preso-acusado-de-ligacao-com-trafico-de-drogas/

Lamentavelmente isso mostra que muita gente bolsonarista que nao presta vai estar integrando o Congresso Nacional.

Deixe seu comentário

Leia também