Erundina: “Não há coerência política nas alianças regionais do PSB”

Tempo de leitura: 2 min

Alianças do PSB não têm coerência, diz Erundina

MARINA DIAS, na Folha de S. Paulo 

A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) diz que não existe “coerência política” nas alianças regionais que seu partido tem fechado para fortalecer a pré-candidatura do governador Eduardo Campos à Presidência.

“A certeza que tenho é que não há coerência política a ponto de se conseguir dar unidade a alianças que podem ser reproduzidas no resto do país”, disse à Folha.

Na semana passada, o PSDB de Pernambuco aderiu ao governo de Campos. Erundina critica a natureza das decisões e afirma que elas não passaram pela Executiva Nacional do PSB.

Apesar das ressalvas, ela diz que Campos “tem o desejo de fazer as coisas de maneira diferente”.

Folha – Em que medida a entrada do PSDB no governo de Eduardo Campos altera o acordo entre PSB e Rede?

Luiza Erundina – Cada caso é fruto do sistema político exaurido, esgotado em responder às demandas da sociedade. Mantemos regras, normas e sistemas partidários e eleitorais defasados, sem identidade, e isso explica esse caos que existe nas políticas de alianças locais. A certeza que tenho é que não há coerência política a ponto de se conseguir dar unidade a alianças que podem ser reproduzidas no resto do país.

PSDB e PSB acordaram possíveis alianças em Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo. Qual é o limite para esses acordos acontecerem?

Isso já está dado. O processo já andou tanto, as conversas já se deram com tanta frequência e não passaram pelas direções partidárias. Marina Silva insiste em encaminhar as coisas de outra forma, mas é uma tentativa muito recente. A junção entre PSB e Rede é salutar, é a construção coletiva de um processo novo e vamos acumular para, se não for nessa eleição, introduzir algo novo num futuro que espero ser próximo.

O presidente estadual do PSB-SP, Márcio França, articula há meses um acordo para ser vice na chapa de Geraldo Alckmin. Mas interlocutores dizem que Marina e Campos conversaram e que essa possibilidade agora “tende a zero”.

A partir da aliança PSB-Rede esse quadro se encontra mais complicado.

É mais importante o PSB ter um candidato próprio ou se aliar ao PSDB de Alckmin?

Defendo candidatura própria junto com a Rede para construir uma nova força política e quebrar a polarização PT-PSDB, que é artificial, já que os dois partidos têm muita identidade do ponto de vista de alianças e propostas políticas. Precisamos introduzir novos elementos para renovar a política brasileira. Essa história de palanque duplo, palanque triplo é um absurdo, é contribuir para esse quadro político caótico.

A senhora está disposta a ser candidata ao governo de SP?

É um processo complexo, e não podemos colocar as coisas nesses termos, para não quebrar a unidade PSB-Rede.

As posturas de Marina e Campos frente à política de alianças não são contraditórias?

Não. Há uma intenção de Campos em contribuir para que as coisas se deem de maneira diferente, mas a lógica eleitoral se superpõe a tudo. Somos vítimas dessa lógica.

 Leia também:

A aliança PSB-PSDB e a “nova política” do governo motosserra

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Martins da Silva

Achava Luiza Erundina uma reserva moral na política, mas com essa entrevista , vou mudar meu conceito, infelizmente ela se ombreou com Dudu midiatico e Marina perdida, ambos não teem nada de novo a apresentar, estão somente travestidos para enganar os incautos. A mascara caiu com as alianças e sobretudo com a participação do PSDB no Governo de Pernambuco. Então já não existe o PSB, mas realmente o PSBD, d de direita, de atraso, de reacionário. Nesta relação de partidos e partido no governo, onde esta o novo para a política brasileira? Onde Eduardo se diferencia de Maluf? Bom lembrar o episodio dos precatórios, com quem Eduardo foi se juntar? Justamente com Maluf. Dai não entendi a reação de Erundina no caso Hadad e agora como fica? Erundina vai permanecer no PSBD e como vai se explicar? Espero esclarecimentos.

Carlos Lima

Eu já vi cara de pau, mas Erundina passa do limite, perdeu o fio da meada..Cada dia a política se empobrece de ideias quando se perde o senso de vergonha. A Erundina condenou o PT e se esqueceu de se condenar e de condenar o seu partido, o PSB hoje é o de mais asqueroso na política, é o cinismo em escala faraônica, É o vale tudo pelo poder, Erundina culpar a questão eleitoral para se subtrair da malandragem política é muito cinismo mesmo. Parece que ela esta na Arábia Saudita. Conta outra Erô, nessa tu errou feio e se entregou.

Eurico

Ah! Erundina. Me engana que eu gosto!

Heitor

ela falou falou e falou, para no final se dizer vítima da lógica da política, juntamente com Dudu e Blabla

Marat

Tá certa, Erundina. Certíssima. E???

silvio carlos nobre

Coerencia de Dudu e Blablarina estar unicamente em se aliar ao mais asqueroso grupo da direita brasileira, com seus banqueiro que pagam o coisa ruim(FHC) pra falar mau do Brasil mundo afora , pra desistimular investidores a botar dinheiro aqui porquer essa corja so quer especular! Besta e quem cai na lorota desses dois, quando a globo apoia abra os olhos!

Julio Silveira

Coitada da Erundina, essa guerreira. Daqui a pouco será obrigada a se aposentar da politica tal a incoerência nos partidos vigentes no Brasil.
Mas o pior nenhum pode hoje criticar o outro, são todos iguais na incoerência que malandramente vão dizer tratar-se de pragmatismo para governar.
No Brasil conseguiram juntar aquilo que eram óleo e agua discursais, mas na hora da verdade verificamos que na pratica são tudo a lesma lerda.

    Narr

    Erundina fez parte do governo proto-tucano de Itamar Franco.

    Julio Silveira

    Sai dessa lama Jacaré.
    A Erundina é mais esquerda e menos pragmática que muitos que você defende. Depois de tudo que vimos até hoje para criticarem-na tem que ter muita moral, e isso é artigo rarissimo na podre politica brasileira.

Gabriel Braga

Viva o novo jeito de fazer política da dupla Dudu-Marina Silva!

solange guedes

Já estava aguardando a anúncio da saida dela do partido………..que decepção. 2 pesos e duas medidas.

pierre

Dizer apenas que não há coerência nesse imbróglio armado pelo PSB, seu partido, e o PSDB, é pouco, muito pouco mesmo dona Errundina. Eu nunca vi partidos que disputam o mesmo poder fazer alinanças dona Errundina. Vamos no popular: ISSO É COLUIO.

Luís Carlos

Diz Erundina que PT e PSDB “tem muita identidade nas alianças”. E o PS que recebe o PSDB no governo em PE. Quanta desfaçatez dona Erundina. Seu partido está abraçado com tucanos da privatização, do dinheiro em Luxemburgo e outros paraísos fiscais, do presidente que chamou aposentados de vagabundos, do governo que foi 3 vezes de joelhos ao FMI quebrando o Brasil, do propinoduto tucano em SP, sobre o qual ainda não a ouvi denunciar, enfim, com o tucanato de grande bico, e ainda tenta negar a identidade e grande afinidade que têm PSB e PSDB? Pior, tem a cara de pau de dizer que “somos vítima dessa lógica” eleitoral? Quando era o PT abriste a boca para denunciar, agora se veste de vítima? Que vergonha!!! Deverias ter o mesmo discurso, mas lhe serve agora o que acusaste outros antes. Erundina virou pó, como o PSDB com quem se abraça agora. Nada como um dia após o outro. E não demorou muito.

Regina

Muito esquisita essa entrevista da Erundina. Fiquei decepcionada. Esperava mais dela. Não criticou a aliança a direita do PSB, ficou encima do muro com relação à Marina silva….Não gostei nada, nada.

    Regina Braga

    Erundina fez um lava mãos…mas vai beneficiar o Alckimin saindo candidata.Pobre é a entrevista e pobre são as explicações.

Urbano

Com o moita, o psb perdeu a coerência desde que ele encostou. Imaginem se um governo, como foi num do avô dele, com ele e o biu war à frente das principais secretarias pode ir para algum lugar de conforto. Deu no que deu, mas a idolatrada, salve, salve, amém de nossa querida justiça colocou tudo em pratos limpos e fez a devida justiça aos dois, inocentando-os.

    Urbano

    A título de melhor esclarecer, os pseudos problemas foram distintos e em tempo, lugar e posições diferentes.

Francisco de Assis

Consolida-se o PSBd, Partido da Social-Duducracia Brasileira

Em entrevista para a Folha de São Paulo, Luiza Erundina se preocupa com as alianças do PSBd, que revelam, segundo ela, falta de coerência do seu partido.

Erundina – respeitável, lutadora e progressista deputada, deveria estar falando, a bem da verdade, sobre a sua própria coerência.

Ano retrasado (2012), coerente, recusou ser vice-prefeita de Fernando Haddad, porque o PP aderiu á candidatura do PT e por causa de uma fotografia de Lula, Haddad e Maluf, que retratava a adesão política, em posição minoritária, do PP.

Vale ressaltar que o PP não é o PT, e que Lula, Haddad e demais dirigentes do PT jamais sentaram ou sentarão na mesa do partido deles, o PT, com Paulo Maluf ou quaisquer outros dirigentes do PP, para tomar decisões sobre o Partido dos Trabalhadores.

Ano passado (2013), no entanto, vimos uma longa romaria de políticos, do naipe de um Hieráclito Fortes e de um Jorge Bornhausen em direção ao PSBd, o partido de Luiza Erundina, não por adesão minoritária a uma candidatura, mas sim para se filiarem e sentarem à mesma mesa partidária que a deputada, e tomarem, em conjunto e em pé de igualdade (na melhor das hipóteses), as decisões sobre o PSBd, agora de todos eles.

Decisões, por exemplo, sobre a “edificante aliança programática” do PSBd com Ronaldo Caiado, da UDR, para a candidatura de Eduardo Campos, já tomada e temporariamente acobertada por uma pequena birra de Marina Silva, atual inquilina na barriga de aluguel do PSBd (nada que a Secretária-Geral da Rede, Neca Setúbal, também dona da Rede ITAÚ, não possa contornar com uns trocadinhos de campanha a mais).

Como as adesões destes luminares da ditadura ao PSBd foram tomadas antes do 5 de outubro, pergunta-se por que a coerente deputada Erundina não se transferiu do PSBd para outro partido, como o PSOL, diante da flagrante agressão ao programa do PSBd trazida por esses senhores ?

Terá sido por que Marina a convenceu que isto, a conversão desta turma ao mundo novo, faz parte da ‘nova política’ (pausa para os risos) ? Ou que o importante é confiar na revolucionária chapa Eduardo-Marina (*) ? E que tudo isto é importante para acabar com “aquela raça de políticos”, no dizer dos seus novos colegas do PSBd, e assim libertar o povo brasileiro, em nome de Jesus ?

Com a palavra a deputada Luiza Erundina.

_______________________________________________________

(*) Como diria o Zé Serra: “o PSBd lança a chapa Dudurina: VOTE NUM TRAÍRA E LEVE DOIS”.

FrancoAtirador

.
.
O PSB da Erundina é o do Eduardo Campos ou o do Roberto Amaral?

É o que lançou José Paulo Bisol como vice de Lula, em 1989,

ou o que lançou Anthony Garotinho à Presidência, em 2002?

É o que se coligou com o PT no Estado do Rio Grande do Sul

ou o que apoiou o PSDB no Governo do Estado de São Paulo?

É o que, em 1992, elegeu o Prefeito Patrus Ananias do PT,

tendo como vice-prefeito Célio de Castro, em Belo Horizonte,

ou o que, em 2012, coligado com o PSDB, reelegeu Marcio Lacerda?

(http://www.viomundo.com.br/politica/roberto-amaral-discutir-sucessao-agora-e-um-desservico-a-democracia.html)
(http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/roberto-amaral-com-esquerda-no-poder-acentuou-se-monop.html)
(http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Roberto-Amaral-Estamos-aliados-com-o-PT-em-sete-estados-/4/28990)
.
.

mineiro

eu sou admirador da eloiza erundina pelo o que ela faz na politica. mas com relaçao ao candidato salafrario traidor e najarina ela esta totalmente enganada. nao a nada de novo nesses dois , o que eles tem e pretendo seguir é o mesmo lixo de politica e administraçao de politicos salafrarios do passado e do presente de um certo demonios tucanos. entao erundina ou voce deixa essa turma ou voce vai para o mesmo caminho desses dois traidores o dudu traira e a najarina. nao tem nada de bom nesses dois , eles sao a copia perfeita da traiçao de ideais na politica. todos dois cresceram na sombra da dilma e do lula , agora acham que sao deuses. se voce nao quiser afundar com esses dois e com a turma deles os demonios tucanos é melhor voce procurar outro caminho. porque dai nao sai mais nada.

    Astrogildogodofredo

    Quanto ao Presidente do PSB Paulista, e a sua intenção de ser vice do Chuchu, gostaria que antes de votarem nele buscassem informações sobre a rede de gafanhotos que o sr. Márcio França montou em São Vicente, de onde ele partiu para os píncaros da glória …Não à toa, a tentativa de empurrar seu filho adolescente goela abaixo dos eleitores o expôs a uma Bela e Surpreendente derrota.

Deixe seu comentário

Leia também