Eleição, aborto e a infantilização da religião

Tempo de leitura: 3 min

08.10.10 – BRASIL
Eleição, aborto e a infantilização da religião

Jung Mo Sung *

na Adital, por sugestão da leitora Adenilde Petrina

Por que bispos, padres e grupo religiosos que sempre defenderam a separação radical entre a religião e política, que sempre criticaram a discussão política no âmbito da Igreja ou até mesmo a relação “fé e política”, estão fazendo, até mesmo nas missas, campanha aberta contra Dilma?

Uma primeira resposta poderia ser: hipocrisia. Respostas moralistas podem satisfazer o “juiz moralista” que todos nós carregamos no mais profundo do nosso ser, mas não são boas para nos ajudar a entender o que está acontecendo.

Esta campanha contra a candidatura da Dilma, e com isso o apoio explícito ou implícito à candidatura do Serra, está sendo feita de várias formas, mas com um elemento comum: os católicos e os “crentes” não devem votar nela porque ela seria a favor do aborto e, por isso, contra a vida. Alguns agregam também a acusação de que, se ela for eleita, as TVs católicas e evangélicas seriam proibidas de veicular os programas religiosos ou obrigadas a diminuir o seu tempo de duração. É a velha acusação de que “comunistas” são contra a religião.

Essas duas acusações são expressas e justificadas através de lógicas religiosas, e não a partir da “racionalidade leiga” que deve caracterizar a discussão sobre a política hoje. Esses grupos não admitem a distinção entre a religião e a política, ou melhor, não admitem a “autonomia relativa” do campo político e de outros campos -como o econômico- que se emanciparam da esfera religiosa no mundo moderno. Por isso, eram e são contra “fé e política” ou o debate sobre a política no campo religioso, pois esses debates são feitos normalmente a partir do princípio da autonomia relativa da política. Isto é, a discussão sobre questões políticas são feitas com argumentos de racionalidade sócio-política e não submetidos ao discurso meramente religioso.

Para esses grupos (é preciso reconhecer que ocorre também em outros grupos político-religiosos), os valores religiosos (do seu grupo) devem ser aplicados diretamente a todos os campos da vida pessoal e social. E, em casos graves como aborto, ser impostos sobre toda a sociedade através das leis do Estado. Nesses casos, não seria misturar a religião com a política, mas seria a “defesa” dos mandamentos e valores religiosos; ou colocar a política a serviço dos valores religiosos (nessa discussão apresentados como “a serviço da vida”). Pois, nada estaria acima dos “mandamentos de Deus”. Desta forma não se reconhece a autonomia relativa do campo político, a dificuldade de se passar do princípio ético abstrato (do tipo “defenda a vida”) para as políticas sociais concretas, e muito menos se aceita a pluralidade de religiões com valores diversos e propostas de ação divergentes e conflitantes.

Esta é a razão pela qual esses grupos não entendem e nem aceitam a resposta dada por Dilma de que ela, pessoalmente, é contra o aborto, mas que ela vai tratar esse tema como um problema de saúde pública. Para ouvidos daqueles que crêem que não há ou não deve haver separação entre a saúde pública (o campo da política social) e a opção religiosa pessoal do governante, a resposta da Dilma soa como eu não sou contra o aborto, que logo é traduzido na sua mente como “eu sou a favor do aborto”.

E se ela é a favor do aborto, ela é contra a vida e, portanto, ela é do “mal”. Enquanto que, por oposição, o outro candidato seria do “bem”.

Reduzir toda a complexidade da “defesa da vida” -a que um/a presidente deve estar comprometido/a- à manutenção da criminalização do aborto (que é o que está discutido de fato neste debate sobre ser a favor ou contra o aborto) é uma simplificação mais do que exagerada. Simplificação que deixa fora do debate, por ex., toda a discussão sobre políticas econômicas e sociais que afetam a vida e a morte de milhões de pessoas. Mas é compreensível quando os cristãos têm muita dificuldade em perceber quais são os caminhos concretos e possíveis para viver a sua fé na sociedade, perceber em que a sua fé pode fazer diferença na vida social. Diante de tanta complexidade, a tentação mais fácil é simplificar o máximo para separar “os do bem” de “os do mal”.

Essa simplificação me lembra a pergunta que os meus filhos, quando muito pequenos, me faziam ao assistir um filme: “pai, ele é do bem?” Se sim, eles torciam por aquele que “é do bem” contra o “do mal”. Essa necessidade de separar os do bem e os do mal faz parte da condição mais primária do ser humano. O problema é que reduzir toda a complexidade da luta em favor da vida ao tema de ser favor ou contra a manutenção da criminalização do aborto é infantilizar a discussão política e, o que é pior, é infantilizar a própria religião que professa.

[Autor, em co-autoria com Hugo Assmann, de “Deus em nós: o reinado que acontece na luta em favor dos pobres”].

* Coord. Pós-Graduação em Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

sol

Só sei que jesus esta voltando!! E preparados temos q estar, pois daqui p/ lá muita coisa vai aconteçer!! Axo q pela primeira vez vou votar nulo, Infelismente nao sei em q votar!! Q DEUS NOS AJUDE E ABENÇOE NOSSO BRASIL

Edimundo

Caro Azenha!
Sem entrar no mérito da questão ou formular juízo de valor, sómente a título de argumentação.
Não basta ao Serra, oportunísticamente, declara aos religiosos – evangélicos e católicos – que é "contra" o aborto.
Ora!, foi Governador, portanto com o poder-dever de combater o crime de um modo geral. e sendo "contra" ao "crime de aborto", para que a sua ação administrativa corresponda a sua declaração de ocasião, seria imprescindível que ele efetivamente demonstrasse aos pastores, bispos e incautos, as suas iniciativas e resultados em face da matéria. Quais foram suas determinações ao seu Secretário de Segurança na persecução deste tipo penal? Quantas mulheres, pobres e ricas, foram indiciadas em inquerito policial, acusadas e julgadas?? Quais as estatisticas do seu Governo em face do combate a esse "crime"
O tema não ´pode ofuscar o que mais importa, a legitimidade para continuar a grande obra do Governo Lula.

Elisangela Araujo

Sou cristã, protestante e estou detestando essa onda de boataria que se instalou em nosso país. É uma vergonha. Fica um bando de padres e pastores emprenhando os nossos ouvidos todos os domingos, nos nossos e-mails, etc. A vida do crente tem se tornado um verdadeiro inferno! Ninguém diz em quem tenho que votar, não! Fora essa direita que fica jogando lama no nome das pessoas. Esses pastores que só querem grana e cargos políticos! Sabemos bem quem eles são. Esse povo que não faz nada por ninguém, nem cuida da vida espiritual do povo. Estou até evitando ir à igreja nesse período nefasto de eleições, pois Jesus tem sido deixado de lado e o que eu ouço é que Marina, e agora Serra vão assumir o lugar de Jesus como salvadores do mundo! Não dá. Deus abençoe a todos vocês. E saibam que, com certeza, o VERDADEIRO JESUS não está nisso não.

Cícero

A decisão sobre o aborto, nos casos previstos em lei, é um direito subjetivo, uma escolha pessoal que compete única e exclusivamente à cada mulher. Se é errado ou não, cada qual que responda por si. O que não pode é a gente querer decidir pelos outros. Não podemos privar as pessoas de decidir sobre o que é bom ou ruim para si, não temos esse direito. Afinal, todos nascemos livres, e essa liberdade, além de necessária, é legitimada por Deus, O Qual, na sua infinita sabedoria, concedeu-nos o livre arbítrio, como direito sagrado e eterno. O que passa disso, é hipocrisia.

    ana

    Cicero, concordo com vc em grau, número e gênero. o direito de abortar ou não está na consciencia de cada mulher, cada qual que responda por si. Sou mulher e sou contra o aborto. penso que ninguém tem o direito de interromper a vinda de um ser ao mundo. mas quem o faz que aguente as consequencias. a qual talvez não venha neste mundo material.. mas com certeza no mundo espiritual virá.

Edson

Lendo alguns comentarios percebo que a visão de alguns não deixa de ser anacronica, quanto o ensino religioso nas escolas independe de governo, pois não existe ensino religioso nas escolas e sim historia das religiões. foi se o tempo onde um padre ministrava aulas, assim foi no meu tempo de ginasio e colegial, hoje fundamental e medio.

Bruno

Ja que você defende tanto o Lula e o PT o que teria para comentar sobre quando o governo atual fez um um acordo com a igreja catolica inserindo o ensino religioso nas escolas e praticamente criando cidadões de segunda classe para o que não a seguisse?

Jota

Boa noite!
Só uma pergunta as pessoas: quem passa por um pobre coitado no Anhangabau pronto para pular na sua carteira, ou em qualquer farol pronto pra roubar a bolsa de uma mulher, e tudo isso por fome, ou coisas tais. Jogue o seu imaginario num situação onde aquele mesmo pobre diabo, poderia escolher: nascer, pra viver esse inferno, ou não nascer ? E reflita sobre qual seria a escolha.
Jota.

Raquel

“A ideologia da direita é o medo”, já nos ensinava Simone de Beauvoir.

José Carlos

Para reflexão:
1 – Não está claro que a religião envenena tudo?
2 – Você conhece alguém que tornou-se mais tolerante e inteligente depois de tornar-se religioso, ou que pode ser considerado tolerante e inteligente por ser religioso?

    Marcelo

    A religião e o atraso andam juntos. Quantos pensadores já foram para a fogueira por contrariarem preceitos religiosos que foram arbitrariamemte inventados e considerados como leis divinas ? É uma pena que a religião tenha tanto peso no destino de nossa sociedade.

    Cabal

    Concordo com suas perguntas, ressalvo apenas a inteligência que não tem nada haver em ser religioso ou ateu.

    Estou estarrecido com o nível da discussão nesta eleição, vamos decidir o destino do país em temas como o aborto, na oponião de religiosos?…é inacreditável, eu e minha esposa estamos catatônicos com o que está acontecendo…

juarez campos

Tem muito cristão incoerente. Jesus Cristo era comunista (vende tudo, dê aos pobres); Arrecadam milhões, ficam ricos; usam a religião; têm filhos às escondidas e não criam; São pedófilos; São hipócritas; O mundo já tem 7 bilhões de pessoas; falta comida prá todos; Criam cachorros e não crianças. Aborto é um direito das mulheres e questão de saúde pública.
Os verdadeiros cristãos têm que trabalhar pelo bem da criação divina, e nós, os homens, somos apenas parte da criação. Não podemos superlotar o mundo e destruir a criação de Deus.

    Cícero

    Concordo totalmente com você. A meu ver, toda essa discussão sobre aborto "às vésperas" da eleição, é uma mistura de pesudomoralismo com hipocrisia.

vicente alves

Os responsaveis pelas orientações nas religiões precisam ter a perspicacia e clareza de como são usados em períodos eleitorais, como agora. Basta de religiosos emitirem opiniões equivocadas que levam os mais simples a continuarem no senso comum: se não houver amadurecimento na fé, principalmente a Igreja Catóica ficará como a Europa que por mais de cem anos não teve a coragem de fazer a opção pelos pobres e hoje padece, esvaziada.
O debate não pode ser feito em momento que o imperativo está no sentimento e não o discernimento.
Significativo o texto do Professor.

Gislaine

Olá pessoal, um professor de teologia moral da Igreja Católica escreveu um artigo que vale a pena ser lido e repassado. Até agora, todo o debate moral foi feito por bispos e padres que não são formados no assunto. A contribuição é muito importante porque pode desmascarar todos os discursos do medo que está sendo feito. http://www.orapidinho.com.br/adm/view.asp?id=358

ruypenalva

Eu acho que Serra tá querendo curetar Dilma, já que o seu estoque de prostaglandinas e pílulas do dia seguinte acabou.

Alexandre Tambelli

Azenha e Pessoal!

O Estado é laico e o aborto é questão de saúde pública. É muito mais sensato imaginar que com uma assistência médico/psicológica a gestante possa desistir de abortar do que qualquer punição. A pessoa que não tem religião ou sua religião não se posiciona sobre o aborto ou é favorável ao aborto não vai ouvir as Igrejas Cristãs para agir. Nem sequer esta radicalização ajuda no sentido da conversão, apenas atrapalha, aos pregadores cristãos em ver crescer seus fiéis. Que mulher que já abortou vai virar Cristã com esse discurso radical de que ela atentou contra a Vida e portanto é uma pecadora e cometeu um crime? Não é verdade? Na Igreja Católica por essa radicalidade toda vemos a cada dia mais menos jovens e adultos nas Igrejas. Vou as vezes na Missa com minha mãe e observo que o público majoritário ultrapassa os 60 anos de idade (é cerca de 85% da 3 idade). Alguma coisa acontece, penso eu. Um discurso conservador, uma maneira de se arrebanhar pessoas errada, a questão do sexo antes do casamento e o uso de preservativo, a falta de orientação aos fiéis de como trazer os filhos e netos as Igrejas, etc. O SERRA e a velha mídia estão prestando um desserviço para a Igreja Católica e algumas autoridades dela estão embarcando na conversa do bem contra o mal. Vamos assistir uma diminuição ainda maior dos fiéis Católicos por todo País.

pegadasdamarcha

A questão é entender a enorme diferença entre "permissão" e "obrigação". Ninguém será obrigado a abortar. Farão àquelas que quiserem. Cada um, literalmente, que decida por sua vida dentro de seus valores morais. Somos um estado laico, oras! Cadê tal liberdade religiosa??

Maria

NÃO VOTE NULO,EXERÇA O SEU DIREITO DE CIDADANIA, VEJA OS PROGRAMAS ESCOLHA UM CANDIDATO.SEJA UM CIDADÃO CONSCIENTE.

@liapsicologa

As pessoas são eternas crianças buscando no imaginário algo que não se sentem capazes de fazer: assumir suas próprias vidas e buscar representantes deste mundo para legitimar e defender seus interesses e necessidades. Somos um país de criancinhas a ouvir papai do céu (que nem se manifesta) na figura de padres/pastores que se auto-intitulam "representantes de Deus". Como se Deus lhes tivesse passado procuração para que se fale em nome dele. Esse pessoal merece mesmo passar mal,comer mal, viver mal. Quem sabe na outra vida(outra?) serão recompensados. Religião não dá! É fim de linha!

Urbano

Não está escrito em nenhuma escritura o que tem de escroques e crápulas nos dois lados da situação, onde muitas vezes o mote é pedofilia ou malversação de bens alheios ou as duas coisas.

@liapsicologa

Tenho q ser sincera, correndo o risco de ser antipática. Se as pessoas assistem ao Canção Nova e aplaudem o tal padre, elas merecem o governo que terão(terão)? O que eu sinto muito é que nós, que sabemos da hipocrisia da Igreja tenhamos que tolerar um desgoverno de direita. Enquanto as pessoas frequentarem igrejas e responsabilizarem um ser divino por suas misérias, estaremos na infância. Pois é na infância que chamamos a mãe, ou o pai para que resolvam nossos problemas. O pai dos religiosos é deus,jesus,etc.

    Gabriel Braga

    To bem pessimista com o resultado.O Noblat,exultante, já informa que o Datafolha vai dar Dilma 54 e o aitolá 46,considerando os votos válidos (nos totais 48 a 41).Ou seja,em apenas uma semana o aitolá cresceu quase 9 pontos e a diferença de quase 14 pontos dele para Dilma caiu para 8.
    Uma pena que a mídia ainda tenha tanto poder e consiga influenciar o resultado das eleições e o povo ainda se deixe influenciar por padres e pastores.Uma pena que nosso país ainda seja tão atrasado.Uma pena que grande parte desses que votarão no aiatolá tenham sido beneficiados pelos programas sociais do governo do PT mas não votam em Dilma "porque ela é terrorista e a favor de matar criancinhas".
    Religião é realmente o maior de todos os flagelos da humanidade.

    Luciana

    Compartilho do seu ponto de vista. Em especial, o povo brasileiro é infantil e recusa-se a assumir a responsabilidade pelos seus atos, atribuindo sua boa ou má sorte à "vontade de deus".

Jair de Souza

Já podemos sentir o que seria da humanidade se os setores cavernários do que há de pior em termos de religião voltassem a ter o poder que já tiveram. Quando as igrejas "cristãs" (entre aspas porque na verdade muitas delas são anticristãs) tiveram grande poder se caracterizaram pela prática dos mais horrendos crimes contra a humanidade. Esses setores estão mais para o diabo do que para Deus. Em defesa de seus dogmas, não hesitam sequer em assassinar outros seres humanos. E ainda têm a pouca vergonha de dizer que são a favor da vida. E são esses que vivem condenando a visão política predominante no Irã e em outros países islâmicos. Que Deus nos livre dessa gente que tanto usa seu nome para praticar coisas diabólicas.

Cristão Coerente

Como CRISTÃO COERENTE, acredito no DIREITO INCONDICIONAL À VIDA.

ABORTO, em qualquer circunstância, é ASSASSINATO.

Se a mulher concebeu, mesmo que tenha sido estuprada, a CRIANCINHA É INOCENTE. Deus quis que ela viesse ao mundo.
Ir contra a vontade de Deus é PECADO.

Se a gestação põe a vida da mãe em risco, uma VERDADEIRA CRISTÃ PREFERE MORRER a ASSASSINAR UMA CRIANCINHA INDEFESA.

Como cristão coerente, estou pregando o VOTO NULO.

Dilma é comunista, e a favor da liberação do aborto.

Serra assinou portaria implantando o aborto no SUS.

Ele diz que só cumpriu a lei. Mas este é o argumento de Pilates! Um verdadeiro cristão preferiria pedir exoneração do cargo, e se preciso, até morrer, a ASSINAR UMA LEI ASSASSINA.

SERRA TEM AS MÃOS SUJAS DO SANGUE DE CRIANCINHAS INOCENTES!

VOTE NULO!!!!

    Jorge Pimentel

    Rapaz, você é cristão e eu também sou, mas me surpreende a capacidade que tens de escrever bobagens, que DEUS se compadeça de ti

    Não entendi

    Você leu o texto que acabou de comentar?

    Vera Silva

    Você não é um cristão coerente. Você é a favor do Estado Teocrático. Desde, é claro, que o Teo seja o Deus da sua religião.
    Você está advogando o fim da República, a queda da constituição brasileira e a instalação da sua religião (que não sei qual é) como a religião oficial do Brasil e de todos os brasileiros.
    Lembre-se de que o cristianismo não é uma religião e sim um agregado de inúmeras religiões. Cada uma com uma interpretação diferente do póprio livro sagrado dos que se afirmam cristãos.

    vitor

    Guarde suas convicções religiosas para você! Existem muitas outras questões que a religião (em especial a Católica) NÃO TOCA. Explique a lavagem de dinheiro que o Vaticano fez em seu banco.

    temptationswings

    Forçar uma criancinha indefesa a entrar nesse mundo é que deveria ser considerado um crime hediondo e inafiançável, e ele já está cheio delas.

Manoel R.Mello JR

Prezado Sr.AZENHA, ALEM DAS MENTIRAS DA VEJA (DELETEI TODOS OS ENVIOS DOS EMAILS DA EDITORA ABRIL) , A INCLUSÃO DO ABORTO NESTA ELEIÇÃO E AS MENTIRAS DO sr. serra, QUE CONTINUA MENTINDO E MENTIU DISCARADAMENTE NO SEU 1º PROGRAMA ELEITORAL, CONFORME MATÉRIA ABAIXO.
EU SÓ LAMENTO QUE NÓS ELEITORES NÃO PODEMOS FAZER NADA A NÃO SER A DIVULGAR AS MENTIRAS DESTE DELINQUENTE E INESCRUPULOSO CIDADÃO , SE REALMENTE ELE É , DA DEMOCRACIA BRASILEIRA,
ESPERO QUE A COLIGAÇÃO DO PT TOME ALGUMA ATITUDE , COM RELAÇÃO A TODAS ESTAS MENTIRAS.
TEMOS QUE DIVULGAR E COLOCAR AS VERDADES PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA.

O programa do candidato tucano à presidencia da República, José Serra, que foi ao ar nesta sexta-feira (8) mente ao dizer que o PT não assinou a Constituição de 88.

O deputado José Genoino (PT-SP), que foi parlamentar constituinte pelo partido, reiteradas vezes desmentiu as tentativas da oposição de confundir a opinão pública com afirmações de que o PT se negou a assinar a Constituição. “É preciso dar um fim a essa tentativa político eleitoral dos tucanos de querer nos colocar contra a Constituição. Nós assinamos sim a Carta Magna”, afirmou Genoino.

O deputado José Genoino chegou a fazer o registro da ata da promulgação da Constituição de 1988, com a assinatura dos representantes do PT, nos anais da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ). Na ocasião – abril deste ano – Genoino fez também uma intervenção política na comissão e solicitou a CCJ que deixasse o material à disposição para quem quiser consultar e constatar a verdade. “A ata está a disposição de quem quiser conferir. Nós não podemos mais aceitar essa mentira recorrente da oposição de que o PT não assinou a Constituição de 88?, reforçou.

José Genoino explicou que, em 1988, o partido assinou a Constituinte, mas fez ressalvas ao texto porque os petistas entendiam que era possível avançar mais na ordem social, nos direitos trabalhistas, na questão da reforma agrária, na Defesa Nacional e nas atribuições das Forças Armadas.

    ruypenalva

    Ora, quem mais combateu a Constituição cidadã foi a Direita ligada ao Serra. Eu só acho que ela, a Constituição, criou um câncer dificil de combater, que é o Ministério Público, além de ser prolixa demais. Eu também não assinaria essa bosta que até o Jobim alterou sem comunicar a ninguém.

Luana

Azenha, as igrejas cristãs protestantes tradicionais, você não vera esse tipo de discurso que Serra está a adotar, pois a linha teológica é extremamente racional. Se você perceber, a batista, nem toda ela está adotando este discurso, no caso a de origem tradicional protestante, mas na Batista, como há muitos políticos, estão fazendo valer sua força de apoio a determinado candidato e utilizando o púlpito do que a Batista enquanto instituição.

As pentecostais e neopentecostais ao lado de segmentos conservadores da ICAR são eles que estão fazendo este discurso, mas se perceber, todos estão querendo participação política no Estado, outras que por exemplo, a Adventista da qual eu faço parte, que é literalmente apartidária, pede que a membresia ore a Deus e peça orientação em quem votar e não dá crédito a e-mail fantasioso que atinja um ou outro. Mas como instituição religiosa a adventista é a mais ferrenha para defender o Estado laico.

Deixe seu comentário

Leia também