Eduardo Guimarães desenha a boca do jacaré

Tempo de leitura: 2 min

por Eduardo Guimarães, no Cidadania.com

Fiz um gráfico com a evolução de Dilma e de Serra nos diversos institutos de pesquisa a partir de janeiro. Escolhi o cenário com Ciro Gomes e Marina Silva na disputa, pois é o cenário mais noticiado pela mídia e tido como mais provável.

Ao dispor os números dessa forma, confirma-se, sem dúvidas, a tendência de subida de Dilma e queda de Serra ao longo deste ano. Mas não é só.

O gráfico também revela que o Datafolha e o Ibope vêm correndo atrás do Sensus e do Vox Populi. Tentam ir para outro lado, mas são arrastados na direção dos concorrentes.

Em dois momentos da linha de tempo que tracei, primeiro o Ibope e depois o Datafolha tentam abrir a boca do Jacaré (a forma como os estatísticos vêm chamando a convergência das linhas dos gráficos de evolução das pesquisas), sendo corrigidos um pelo outro ou pelos outros dois institutos, mais adiante.

Notem que, em dois momentos, o Ibope, primeiro, e o Datafolha depois aumentam os percentuais de Serra e deprimem os de Dilma, mas são obrigados a ir na direção que Sensus e Vox Populi vêm sinalizando de forma inequívoca.

Na pesquisa Ibope feita entre 6 e 9 de fevereiro, o Ibope inverte a tendência verificada entre as pesquisas Vox Populi e Sensus, feitas entre 14 e 29 de janeiro, mas só para ser corrigido pelo Datafolha em pesquisa feita entre 24 e 25 de fevereiro, pesquisa que mostra, de novo, Serra caindo e Dilma, subindo.

Mais adiante na linha do tempo, no período de 25 a 26 de março, é a vez do Datafolha de tentar abrir a boca do jacaré. Mas, agora, quem desmentira o Ibope – que teve que se adequar – é desmentido por Vox Populi e Sensus poucos dias depois da aparente fraude que pode ter tentado praticar.

O gráfico mostra, portanto, uma espantosa resistência do Datafolha e do Ibope aos fatos. Está mais do que claro que, deliberadamente, tentam abrir a boca do jacaré, mas acabam tendo que fechá-la mais adiante ao serem desmentidos por outras pesquisas.

Apoie o jornalismo independente

O Datafolha está em campo fazendo nova pesquisa meros 15 dias depois da última. Esse é um fato inédito em pesquisas eleitorais depois do ineditismo maior, de esse instituto ter passado a atacar os concorrentes como nunca antes na história deste país.

Nestas minhas cinco décadas de vida, é a primeira vez que vejo duas empresas de renome, que deveriam visar a qualidade do que fazem nem que fosse visando lucros, cometerem suicídio. E com requintes de crueldade, diga-se.

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José

Era uma vez um menino rico, chamado Otávio, que herdou um jornal,… e ele então colocou a cabeça na boca do jacaré e…"

Luciene

Do jeito que o Datafolha está forçando a boca deste jacaré, em breve Lula não será o único sem dedo …

Marcelo Ramos

A pergunta é se os diretores do Ibope e Data Serra acreditam tanto em suas pesquisas a ponto de botar mão na boca do jacaré…

Daniel

Quem acredita na globo e na folha?

Cezar

Grande análise. Parabéns Eduardo. Faltou acrescentar uma conclusão: por mais que esperneiem e criem factóides a boca do jacaré vai ser fechada e amarrada para nunca mais abrir.

Marat

O que mais me impressiona é a cara de pau do PIG: Estão cada vez mais desmoralizados e agem como se fosswem os donos da verdade, sem vergonha, sem pudor… estão nus e fingem não perceber… Dilma eleita, cobrarei diariamente (e conclamo a todos a fazer o mesmo) uma regulação dos meios de comunicação e um código de ética para essa turma. Quem sabe assim eles resgatam a dignidade.

    Ubaldo

    Marat,
    "… Dilma eleita, cobrarei diariamente (e conclamo a todos a fazer o mesmo) uma regulação dos meios de comunicação.."

    A imprensa boa ou ruim mas livre é a garantidora do sistema democrático. No PNDH-3 já houve a tentativa de controle e regulação da imprensa pela Dilma, sem sucesso felizmente. Já basta a interferência que o governo promove nos meios de comunicação através de suas verbas publicitárias. Observe que 92% dos jornalistas aprovam o governo, o que convenhamos não é usual, pois o trabalho da imprensa deve ser por natureza crítico. O que acontece é que os grandes veículos de comunicação não dependem das verbas publicitárias do governo e assim podem ser mais independentes e que isso faz com que desagrade profundamente os que não conseguem manipulá-los.
    Se a Dilma for eleita suas preocupações deverão ser voltadas primeiro para ter a maioria no Congresso para que tenha governabilidade e isso não será tarefa fácil com um vice como o Temer do PMDB. Ela ficaria refém de um vice inéditamente muito forte.
    Assim, calma Marat. Vocês estão querendo controlar o Partido, o Congresso, o Judiciário, a Imprensa e quiçá o mundo.
    Você não acha isso um pouco lulado?

    @GriloD

    Livre para opinar, sim. Para inventar, não. Lembremos que o papel da imprensa é o de informar. Apesar de terem o direito de opinar, devem deixar claro quando o fazem, e não mostrarem opiniões como fatos, o que vem ocorrendo nos últimos anos.

    Augusto Gasparoni

    Imprensa totalmente livre para INFORMAR FATOS, TODOS os fatos, e mesmo OPINAR SOBRE os fatos, esclarecendo quando é opinião, e não como atua, OMITINDO FATOS, DISTORCENDO FATOS, CRIANDO FACTÓIDES, MENTINDO DESCARADAMENTE, e não sofre penalidade alguma.
    Precisamos sim, e muito, de regulação justa nos meios de comunicação. Já passou da hora. Endosso a opinião de nosso colega Marat.

Fabiano

Datafolha e Ibope estão tentando impedir o fechamento da boca do jacaré!

Donizeti Costa – SP

Kakakaka, sugiro a um bom cartunista uma charge: o jacaré fechando a boca e ficando de fora somente o grande bico de um tucano !!!! Ei Bessinha, vai que esta é sua !
Rapaz, tá hilário, que desespero! A Folha entrevistando a oposição demo/tucana para ver o que eles acham da pesquisa que sepulta precocemente a candidatura "fake" do Serra a presidente.
Sugiro o Datafraude fazer uma pesquisa urgente sobre intenção de votos no Jardim América, Higienópolis (principalmente no prédio onde mora FHC) e no Morumbi. Talvez nessa pesquisa, a boca do jacaré esteja bem aberta para o Serra.

Serra e a campanha dos demo/tucanos a presidencia, com seu discurso enviesado do pós-lulismo, dizendo que vão continuar as boas políticas do Lula, é mais falsa que nota de 1 dolar brasileiro, pois o oque a direita quer é justamente eleger seu pau-mandado do Serra para fazer politica de terra arrasada em tudo de positivo que foi construido por Lula em 7 anos de governo.

Melinho

Ali Kambalacho já disse: "no JN só publicaremos as pesquisas do globope e da data-folha". Isto é manipulação programada. O que a Globo diz vele menos que um PUM e fede muito.

Marco

A propósito, vejam no blog do Eduardo Guimarães (http://edu.guim.blog.uol.com.br/ ), justamente neste post "IBOPE e Datafolha tentam suicídio", agora atualizado, a impressionante discrepância de tendências entre o DataFolha e os demais institutos, demonstrada inclusive graficamente. Vale a pena ver. Desmascara a Folha de uma forma inapelável.

Arilo

O texto do Eduardo Guimarães é uma beleza, didático, inteligentemente escrito.

Gerson Carneiro

O gráfico do Eduardo Guimarães está mais para um ganso com algo entalado na garganta do que para jacaré. O Ibope e o Datafolha tentam desentalar o ganso. É possível que acabem por afogar o ganso.

Maralina Matoso

Nossa, que didático. Adorei a análise !

Christian Schulz

Alguém aí se habilita em fazer a caricatura do Serra levando a mordida do jacaré? E tentando abrir na marra a boca do bicho?

Ubaldo

Todos os quatro mais importantes institutos de pesquisas, o Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus sentaram duas semanas atrás para convergir e buscar credibilidade ao mesmo tempo aumentar a demanda por pesquisas, objeto do ganha-pão.
Qualquer instituto de pesquisa que destoar com os números compromete todos os outros institutos. Dessa forma, a convergência de números daqui para frente vai ser uma tônica constante. As variações, quais serão pequenas, virão por conta do cliente. Ou seja, se o patrocinador da pesquisa for pró-Dilma, por exemplo, a tendência é que as percentagens podem ser ajustadas um pouco a seu favor, dentro dos limites de erro. No caso específico dessa pesquisa do Sensus, houve uma distorção adicional devido à adição de um primeiro quesito na pesquisa indagando sobre a popularidade do Lula, qual sem dúvida induziu alguns entrevistados irem na direção da Dilma. Mas isso pode ser uma faca de dois gumes, pois a notícia do chegar junto à Serra veio agora mas quando o Datafolha divulgar os números, sem distorções e já com o lançamento da candidatura Serra o percentual de diferença pró-Serra pode se ampliar e o jacaré abrir a boca do lado oposto.

Marat

E a boca do jacaré vai engolir o PIG… o que não é o mundo animal, hein???

    augustinho

    Se de ora em diante se verificar na pratica, que o databope e o datafrias continuam a reboque mas firmes na retranca…
    enquanto os outros dois prossigam na mesma tendencia de curva – desde que compativeis com os outros parametros, tipo espontanea, e estratificaçao por classe social e região – entao a opinião ubaldistica aqui fará todo o sentido.

Baruck Obama

Acho que parece mais com um bico de tucano. Curvado para baixo.

Urbano

Bem, praticamente o jacaré fechou a boca e quando voltar a abrir, ficará sacramentado que o zé burranha está no papo.

Sidnei Brito

Uma coisa importante: a pesquisa Sensus foi feita antes do lançamento da candidatura do Serra e, consequentemente, antes da vergonhosa cobertura dada pela mídia ao evento. Normal, portanto, o empate que já vinha se prenunciando. Todavia, o ex-governador tenderia a subir um pouco no próximo levantamento, levado pela onda da exposição positiva (até porque a mídia malandra não iria dar-lhe exposição negativa de jeito nenhum). Uma pequena subida do tucano deve ocorrer naturalmente.
O pessoal do Datafolha foi pouco inteligente em ter feito a lambança com a pesquisa anterior. Teriam mais credibilidade se deixasse para fazer sacanagens com a Dilma agora, quando as coisas seriam "naturalmente" mais favoráveis ao seu candidato e não chamariam tanto a atenção

    Gerson

    Sabe o que é Sidnei, quando bate o desespero ai que se faz as grandes (perdão) cagadas mesmo.

    Sidnei Brito

    Pois é. Mas instituto de pesquisas vivem de credibilidade. Os cretinos não pensam nisso?

    Marineide Bessa

    E que c……………s!

    Marat

    Sidnei, não se esqueça que a Dilma enfrenta a coligação Unidos pela Mentira (PSDB/PFL/PPS/PIG), sendo o último o mais forte partido dessa nefanda coligação… Se ela vencer, o maior derrotado será o PIG… Abraços

    Sidnei Brito

    Sem dúvida. Uma tal de Judith até já chamou para si (para o PiG) a responsabilidade de fazer oposição no Brasil. Uma pena. Sinceramente, eu preferiria a oposição representada por gente como Sérgio Guerra e Arthur Virgílio. São patéticos? Sim, mas pelo menos foram eleitos, são representantes do povo. Já a "famiglia" midiática…

    Fabiano

    É por isso que o Datafolha vai a campo amanhã – logo depois do lançamento do candidato deles.

    Mariolando Bastos

    E vocês acreditam que depois que o Serra se lançou candidato eles irão ser honestos dando algo contra o mesmo. Se você acredita? Você também acredita em Papai Noel! Preparem -se, que vem mentiras por ai!

    Célio Martiniano

    Só tem um detalhe não observado por você! O Serra precisava desta pesquisa mentirosa do Datafolha pra criar coragem e sair candidato pelo Psdb. Então a turma do Farol de Alexandria pensaram o seguinte: Arranjamos uma pesquisa fajuta dando ao Serra uma vantagem grande e ele cria coragem e larga o Governo de S. Paulo.
    Afinal se não fosse o Zé Penacova seria quem?
    O Serra deve estar pensando com seus botões: Mui amigo este FHC!
    E agora o que eu faço, tou no mato sem cachorro!
    Analisem se não foi isto que aconteceu!

    francisco.latorre

    tão queimando todos cartuchos.

    não sobrou nada.

Deixe seu comentário

Leia também