VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Política

Eduardo Guimarães desenha a boca do jacaré


13/04/2010 - 23h03

por Eduardo Guimarães, no Cidadania.com

Fiz um gráfico com a evolução de Dilma e de Serra nos diversos institutos de pesquisa a partir de janeiro. Escolhi o cenário com Ciro Gomes e Marina Silva na disputa, pois é o cenário mais noticiado pela mídia e tido como mais provável.

Ao dispor os números dessa forma, confirma-se, sem dúvidas, a tendência de subida de Dilma e queda de Serra ao longo deste ano. Mas não é só.

O gráfico também revela que o Datafolha e o Ibope vêm correndo atrás do Sensus e do Vox Populi. Tentam ir para outro lado, mas são arrastados na direção dos concorrentes.

Em dois momentos da linha de tempo que tracei, primeiro o Ibope e depois o Datafolha tentam abrir a boca do Jacaré (a forma como os estatísticos vêm chamando a convergência das linhas dos gráficos de evolução das pesquisas), sendo corrigidos um pelo outro ou pelos outros dois institutos, mais adiante.

Notem que, em dois momentos, o Ibope, primeiro, e o Datafolha depois aumentam os percentuais de Serra e deprimem os de Dilma, mas são obrigados a ir na direção que Sensus e Vox Populi vêm sinalizando de forma inequívoca.

Na pesquisa Ibope feita entre 6 e 9 de fevereiro, o Ibope inverte a tendência verificada entre as pesquisas Vox Populi e Sensus, feitas entre 14 e 29 de janeiro, mas só para ser corrigido pelo Datafolha em pesquisa feita entre 24 e 25 de fevereiro, pesquisa que mostra, de novo, Serra caindo e Dilma, subindo.

Mais adiante na linha do tempo, no período de 25 a 26 de março, é a vez do Datafolha de tentar abrir a boca do jacaré. Mas, agora, quem desmentira o Ibope – que teve que se adequar – é desmentido por Vox Populi e Sensus poucos dias depois da aparente fraude que pode ter tentado praticar.

O gráfico mostra, portanto, uma espantosa resistência do Datafolha e do Ibope aos fatos. Está mais do que claro que, deliberadamente, tentam abrir a boca do jacaré, mas acabam tendo que fechá-la mais adiante ao serem desmentidos por outras pesquisas.

O Datafolha está em campo fazendo nova pesquisa meros 15 dias depois da última. Esse é um fato inédito em pesquisas eleitorais depois do ineditismo maior, de esse instituto ter passado a atacar os concorrentes como nunca antes na história deste país.

Nestas minhas cinco décadas de vida, é a primeira vez que vejo duas empresas de renome, que deveriam visar a qualidade do que fazem nem que fosse visando lucros, cometerem suicídio. E com requintes de crueldade, diga-se.



Ajude o VIOMUNDO a sobreviver

Nós precisamos da ajuda financeira de vocês, leitores, por isso ajudem-nos a garantir nossa sobrevivência comprando um de nossos livros.

Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia

Edição Limitada

R$ 79 + frete

O lado sujo do futebol: Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

R$ 40 + frete

Pacote de 2 livros - O lado sujo do futebol e Rede Globo

Promoção

R$ 99 + frete

A gente sobrevive. Você lê!


32 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

José

16 de abril de 2010 às 12h09

Era uma vez um menino rico, chamado Otávio, que herdou um jornal,… e ele então colocou a cabeça na boca do jacaré e…"

Responder

Luciene

14 de abril de 2010 às 22h33

Do jeito que o Datafolha está forçando a boca deste jacaré, em breve Lula não será o único sem dedo …

Responder

Marcelo Ramos

14 de abril de 2010 às 14h40

A pergunta é se os diretores do Ibope e Data Serra acreditam tanto em suas pesquisas a ponto de botar mão na boca do jacaré…

Responder

Daniel

14 de abril de 2010 às 14h05

Quem acredita na globo e na folha?

Responder

Cezar

14 de abril de 2010 às 13h57

Grande análise. Parabéns Eduardo. Faltou acrescentar uma conclusão: por mais que esperneiem e criem factóides a boca do jacaré vai ser fechada e amarrada para nunca mais abrir.

Responder

Marat

14 de abril de 2010 às 12h48

O que mais me impressiona é a cara de pau do PIG: Estão cada vez mais desmoralizados e agem como se fosswem os donos da verdade, sem vergonha, sem pudor… estão nus e fingem não perceber… Dilma eleita, cobrarei diariamente (e conclamo a todos a fazer o mesmo) uma regulação dos meios de comunicação e um código de ética para essa turma. Quem sabe assim eles resgatam a dignidade.

Responder

    Ubaldo

    14 de abril de 2010 às 13h40

    Marat,
    "… Dilma eleita, cobrarei diariamente (e conclamo a todos a fazer o mesmo) uma regulação dos meios de comunicação.."

    A imprensa boa ou ruim mas livre é a garantidora do sistema democrático. No PNDH-3 já houve a tentativa de controle e regulação da imprensa pela Dilma, sem sucesso felizmente. Já basta a interferência que o governo promove nos meios de comunicação através de suas verbas publicitárias. Observe que 92% dos jornalistas aprovam o governo, o que convenhamos não é usual, pois o trabalho da imprensa deve ser por natureza crítico. O que acontece é que os grandes veículos de comunicação não dependem das verbas publicitárias do governo e assim podem ser mais independentes e que isso faz com que desagrade profundamente os que não conseguem manipulá-los.
    Se a Dilma for eleita suas preocupações deverão ser voltadas primeiro para ter a maioria no Congresso para que tenha governabilidade e isso não será tarefa fácil com um vice como o Temer do PMDB. Ela ficaria refém de um vice inéditamente muito forte.
    Assim, calma Marat. Vocês estão querendo controlar o Partido, o Congresso, o Judiciário, a Imprensa e quiçá o mundo.
    Você não acha isso um pouco lulado?

    @GriloD

    14 de abril de 2010 às 18h20

    Livre para opinar, sim. Para inventar, não. Lembremos que o papel da imprensa é o de informar. Apesar de terem o direito de opinar, devem deixar claro quando o fazem, e não mostrarem opiniões como fatos, o que vem ocorrendo nos últimos anos.

    Augusto Gasparoni

    14 de abril de 2010 às 23h30

    Imprensa totalmente livre para INFORMAR FATOS, TODOS os fatos, e mesmo OPINAR SOBRE os fatos, esclarecendo quando é opinião, e não como atua, OMITINDO FATOS, DISTORCENDO FATOS, CRIANDO FACTÓIDES, MENTINDO DESCARADAMENTE, e não sofre penalidade alguma.
    Precisamos sim, e muito, de regulação justa nos meios de comunicação. Já passou da hora. Endosso a opinião de nosso colega Marat.

Fabiano

14 de abril de 2010 às 12h08

Datafolha e Ibope estão tentando impedir o fechamento da boca do jacaré!

Responder

Donizeti Costa - SP

14 de abril de 2010 às 11h10

Kakakaka, sugiro a um bom cartunista uma charge: o jacaré fechando a boca e ficando de fora somente o grande bico de um tucano !!!! Ei Bessinha, vai que esta é sua !
Rapaz, tá hilário, que desespero! A Folha entrevistando a oposição demo/tucana para ver o que eles acham da pesquisa que sepulta precocemente a candidatura "fake" do Serra a presidente.
Sugiro o Datafraude fazer uma pesquisa urgente sobre intenção de votos no Jardim América, Higienópolis (principalmente no prédio onde mora FHC) e no Morumbi. Talvez nessa pesquisa, a boca do jacaré esteja bem aberta para o Serra.

Serra e a campanha dos demo/tucanos a presidencia, com seu discurso enviesado do pós-lulismo, dizendo que vão continuar as boas políticas do Lula, é mais falsa que nota de 1 dolar brasileiro, pois o oque a direita quer é justamente eleger seu pau-mandado do Serra para fazer politica de terra arrasada em tudo de positivo que foi construido por Lula em 7 anos de governo.

Responder

Melinho

14 de abril de 2010 às 09h33

Ali Kambalacho já disse: "no JN só publicaremos as pesquisas do globope e da data-folha". Isto é manipulação programada. O que a Globo diz vele menos que um PUM e fede muito.

Responder

Marco

14 de abril de 2010 às 04h55

A propósito, vejam no blog do Eduardo Guimarães (http://edu.guim.blog.uol.com.br/ ), justamente neste post "IBOPE e Datafolha tentam suicídio", agora atualizado, a impressionante discrepância de tendências entre o DataFolha e os demais institutos, demonstrada inclusive graficamente. Vale a pena ver. Desmascara a Folha de uma forma inapelável.

Responder

Arilo

14 de abril de 2010 às 04h31

O texto do Eduardo Guimarães é uma beleza, didático, inteligentemente escrito.

Responder

Gerson Carneiro

14 de abril de 2010 às 04h04

O gráfico do Eduardo Guimarães está mais para um ganso com algo entalado na garganta do que para jacaré. O Ibope e o Datafolha tentam desentalar o ganso. É possível que acabem por afogar o ganso.

Responder

Maralina Matoso

14 de abril de 2010 às 03h44

Nossa, que didático. Adorei a análise !

Responder

Christian Schulz

14 de abril de 2010 às 02h58

Alguém aí se habilita em fazer a caricatura do Serra levando a mordida do jacaré? E tentando abrir na marra a boca do bicho?

Responder

Ubaldo

14 de abril de 2010 às 02h56

Todos os quatro mais importantes institutos de pesquisas, o Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus sentaram duas semanas atrás para convergir e buscar credibilidade ao mesmo tempo aumentar a demanda por pesquisas, objeto do ganha-pão.
Qualquer instituto de pesquisa que destoar com os números compromete todos os outros institutos. Dessa forma, a convergência de números daqui para frente vai ser uma tônica constante. As variações, quais serão pequenas, virão por conta do cliente. Ou seja, se o patrocinador da pesquisa for pró-Dilma, por exemplo, a tendência é que as percentagens podem ser ajustadas um pouco a seu favor, dentro dos limites de erro. No caso específico dessa pesquisa do Sensus, houve uma distorção adicional devido à adição de um primeiro quesito na pesquisa indagando sobre a popularidade do Lula, qual sem dúvida induziu alguns entrevistados irem na direção da Dilma. Mas isso pode ser uma faca de dois gumes, pois a notícia do chegar junto à Serra veio agora mas quando o Datafolha divulgar os números, sem distorções e já com o lançamento da candidatura Serra o percentual de diferença pró-Serra pode se ampliar e o jacaré abrir a boca do lado oposto.

Responder

Marat

14 de abril de 2010 às 02h53

E a boca do jacaré vai engolir o PIG… o que não é o mundo animal, hein???

Responder

    augustinho

    14 de abril de 2010 às 11h53

    Se de ora em diante se verificar na pratica, que o databope e o datafrias continuam a reboque mas firmes na retranca…
    enquanto os outros dois prossigam na mesma tendencia de curva – desde que compativeis com os outros parametros, tipo espontanea, e estratificaçao por classe social e região – entao a opinião ubaldistica aqui fará todo o sentido.

Baruck Obama

14 de abril de 2010 às 02h46

Acho que parece mais com um bico de tucano. Curvado para baixo.

Responder

Urbano

14 de abril de 2010 às 02h27

Bem, praticamente o jacaré fechou a boca e quando voltar a abrir, ficará sacramentado que o zé burranha está no papo.

Responder

Sidnei Brito

14 de abril de 2010 às 02h21

Uma coisa importante: a pesquisa Sensus foi feita antes do lançamento da candidatura do Serra e, consequentemente, antes da vergonhosa cobertura dada pela mídia ao evento. Normal, portanto, o empate que já vinha se prenunciando. Todavia, o ex-governador tenderia a subir um pouco no próximo levantamento, levado pela onda da exposição positiva (até porque a mídia malandra não iria dar-lhe exposição negativa de jeito nenhum). Uma pequena subida do tucano deve ocorrer naturalmente.
O pessoal do Datafolha foi pouco inteligente em ter feito a lambança com a pesquisa anterior. Teriam mais credibilidade se deixasse para fazer sacanagens com a Dilma agora, quando as coisas seriam "naturalmente" mais favoráveis ao seu candidato e não chamariam tanto a atenção

Responder

    Gerson

    14 de abril de 2010 às 02h42

    Sabe o que é Sidnei, quando bate o desespero ai que se faz as grandes (perdão) cagadas mesmo.

    Sidnei Brito

    14 de abril de 2010 às 03h47

    Pois é. Mas instituto de pesquisas vivem de credibilidade. Os cretinos não pensam nisso?

    Marineide Bessa

    14 de abril de 2010 às 12h32

    E que c……………s!

    Marat

    14 de abril de 2010 às 02h55

    Sidnei, não se esqueça que a Dilma enfrenta a coligação Unidos pela Mentira (PSDB/PFL/PPS/PIG), sendo o último o mais forte partido dessa nefanda coligação… Se ela vencer, o maior derrotado será o PIG… Abraços

    Sidnei Brito

    14 de abril de 2010 às 03h46

    Sem dúvida. Uma tal de Judith até já chamou para si (para o PiG) a responsabilidade de fazer oposição no Brasil. Uma pena. Sinceramente, eu preferiria a oposição representada por gente como Sérgio Guerra e Arthur Virgílio. São patéticos? Sim, mas pelo menos foram eleitos, são representantes do povo. Já a "famiglia" midiática…

    Fabiano

    14 de abril de 2010 às 12h10

    É por isso que o Datafolha vai a campo amanhã – logo depois do lançamento do candidato deles.

    Mariolando Bastos

    14 de abril de 2010 às 12h35

    E vocês acreditam que depois que o Serra se lançou candidato eles irão ser honestos dando algo contra o mesmo. Se você acredita? Você também acredita em Papai Noel! Preparem -se, que vem mentiras por ai!

    Célio Martiniano

    14 de abril de 2010 às 12h30

    Só tem um detalhe não observado por você! O Serra precisava desta pesquisa mentirosa do Datafolha pra criar coragem e sair candidato pelo Psdb. Então a turma do Farol de Alexandria pensaram o seguinte: Arranjamos uma pesquisa fajuta dando ao Serra uma vantagem grande e ele cria coragem e larga o Governo de S. Paulo.
    Afinal se não fosse o Zé Penacova seria quem?
    O Serra deve estar pensando com seus botões: Mui amigo este FHC!
    E agora o que eu faço, tou no mato sem cachorro!
    Analisem se não foi isto que aconteceu!

    francisco.latorre

    14 de abril de 2010 às 21h15

    tão queimando todos cartuchos.

    não sobrou nada.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!