Eduardo Campos amplia vantagem sobre Jarbas Vasconcelos

Tempo de leitura: 3 min


Nova pesquisa Exatta mostra que governador abriu 38 pontos e se estabiliza na liderança em disputa pelo Palácio do Campo das Princesas

do Diário de Pernambuco

A nova rodada da pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto pernambucano Exatta, feita com exclusividade para o Diario de Pernambuco, mostra que o governador Eduardo Campos (PSB) ampliou em sete pontos percentuais a vantagem em relação ao seu principal adversário, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Eduardo agora tem 62% contra 24% de Jarbas. Na pesquisa anterior, publicada pelo Diario há pouco mais de um mês – para ser mais preciso em 6 de junho de 2010 – o placar eleitoral apontava 61% a 30% a favor do candidato socialista.

Os sete pontos acrescidos à vantagem de Eduardo Campos superam a margem de erro da pesquisa que é de 2,2 pontos percentuai s, para mais ou para menos. O levantamento foi realizado entre os dias 13 a 16 de julho, constou de 2002 entrevistas e foi registrado no TRE sob o número 31036/2010.

Repetindo o que foi constatado na rodada anterior, o governador Eduardo Campos vence em todas as regiões do estado e em todas as faixas de renda, instrução, classe social e gênero. As maiores variações dos números, curiosamente, ocorreram nos extremos geográficos do estado. No Recife, Eduardo conseguiu crescer significativamente, pulando de 48% em junho para 63% agora. São 15 pontos percentuais na área em que, proporcionalmente, o governo tinha menos espaço em relação à oposição.

O recuo de Jarbas na capital foi diretamente proporcional ao crescimento de Eduardo. O senador do PMDB caiu dos 42% obtidos em junho para 28% na atual sondagem. Com isso, a diferença dos dois agora subiu de 6 para 38 pontos percentuais numa área fundamental para a estratégia de campanha e com m aior potencial de influenciar a opinião pública.

Como a capital tem um peso eleitoral grande, o crescimento de Eduardo aqui compensou a queda que o governador teve na intenção de voto no Sertão do São Francisco, região que tem como principal cidade Petrolina. Lá, o socialista aparece com 65% da preferência dos eleitores. Um número ainda alto, só que 10 pontos percentuais menor do que o apresentado há um mês. Jarbas, por sua vez,estabilizou-se e ocilou positivamente dentro da margem de erro em um ponto percentual. Com isso, passou de 19% para 20%. A diferença entre os dois, que era de 56 pontos recuou para 45.

Na Zona da Mata, região mais castigada pelas fortes chuvas que atingiram o estado depois da realização da última pesquisa, a diferença entre os dois candidatos manteve-se estável (era 48% agora é 50% favorável a Eduardo). Mesmo com os dois principais candidatos oscilando negativamente dentro da margem de erro: Eduardo tinha 71 % agora tem 69% e Jarbas passou de 23% para 19%.

Do ponto de vista político, no intervalo de um mês entre a coleta de dados das duas pesquisas, o que aconteceu de mais relevante foi a realização das convenções partidárias e a consequente definição das chapas majoritárias e proporcionais. Diferentemente do que aconteceu em junho, os eleitores entrevistados já se depararam com um questionário apresentando os candidatos definitivos. Desta vez também, além dos nomes de Eduardo e Jarbas, constavam na lista apresentada aos pesquisados os demais candidatos ao governo do estado: Edílson Silva (PSOL), Sérgio Xavier (PV), Anselmo Campelo (PRTB ), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) . Do ponto de vista estatístico, porém, o acréscimo dos nomes se mostrou irrelevante. Com exceção de Edílson Silva (1%) ninguém saiu do 0%.

Aprovação – Da mesma forma que Eduardo abriu sete pontos de vantagem em relação a Jarbas na corrida eleitoral, a avaliação do seu governo pelos eleitores continua positiva. De cada 10 pessoas entrevistadas, oito aprovaram a gestão socialista. Só 12% dos ouvidos disseram desaprovar o trabalho que Eduardo vem realizando à frente do estado nos últimos três anos e meio. Há um mês, os números eram bem semelhantes: 78% aprovando contra 13% reprovando.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FARLAN

irmão, é sabido que nunhum dos candidatos a governadoria do nosso Estado tem competencia e muito menos desejo de fazer algo significativo pelo Estado. Não quero defender ninguém, mas o atual governador, o qual me recuso a dizer o nome, reprovou 95% dos professores de pernambuco chamando-os de burros, achatou o salário dos servidores educacionais roubando direitos garantidos por lei e pra finalizar paralizou todas as obras de duplicação da BR 104, é esse governadorzinho é qualquer coisa menos "governator", do latim, 'aquele que cria'. lembre-se irmão: "Não sei o que quero, mas eu sei o que eu não quero". Paulo, apóstolo, e o que eu não quero é esse aí. obrigado

emidio

Não dá para comparar Jarbas com Arraes.Este último tinha uma dimensão de estadista.Eduardo Campos vai ganhar ePernambuco e mesmo assim seus simpatizantes estão proclamando o seu fim.A política de JV sempre foi agressiva.

Rosamaria Carvalho

O Indio que robou a merenda escolar é o Vice dos Tucanos, que robou a merenda das criancinhas pobre.
Se voces lembramos do que nos Evangelhos disse Jesus dos que fazem mal "a um desses menores", voce
entenderiam o carater de um individuo desses: "melhorr teria se ele amarrase uma pedra de moinho no pescoço
e se lançasse ao mar". Este é o nivel desse Vice do Zé-desesperado-Serra.

GustavoEgito

Jarbas passou 1 mês procurando alguém que quisesse ser candidato (derrotado) a Senador: não achou. No último minuto, lançou Raul Jungmann para a vaga. Detalhe: na convenção, os materiais de divulgação não tinham o nome nem a foto de Jungmann (foi de últimíssima hora!). Jungmann… Ex-ministro de FHC, dois mandatos de Dep. Federal declarou à Justiça Eleitoral só possuir R$ 17.000,00 em bens!

A oposição em PE está perdida, Serra será "Serrado" e a chapa boa é DiDu (Dilma e Dudu!).

Esta é a verdade. O resto é "trololó" de vampiro que tem medo de repórter independente e da verdade.

Alô, vampiro: a luz do Sol é o melhor detergente, e tu tens medo da luz!

GustavoEgito

Em 2006 veio a mudança. Lula em Brasília, progresso à vista! Arraes faleceu e a emoção comandou a campanha de Eduardo. De azarão ao 2º turno, saiu vencedor venceu quem, quem? Ele, o Mendoncinha!

Agora, Eduardo faz um grande Governo, é obra e atração de novas indústria por todo o Estado (ao ponto de faltar mão-de-obra, especializada ou não), sempre com o dedo de Lula. Pernambuco cresce "a olhos vistos", a população feliz, a reeleição é certa.

A oposição não tem palanque: os Prefeitos do interior (90%) estão com Eduardo. Jarbas sabe que vai perder, mas se lançou para (tentar) dar um palanque mínimo ao Serra, mas "lascou-se" Sérgio Guerra, Presidente Nacional do PSDB, correu da reeleição para Senador, com medo da derrota iminente. Ademais, a 1ª eleição de Guerra para Federal foi no partido de Arraes e ele – Guerra – não faz oposição a Eduardo. Aliás, aqui em PE ele diz ser a favor do PAC!

Que beleza!

O traidor Jarbas foi traído por Guerra: Aqui se faz, aqui se paga!

GustavoEgito

Breve história da política recente de Pernambuco:
Jarbas se dizia "de esquerda", ganhava prestígio e votos. Poderia ser Prefeito do Recife eternamente. Mas quando quis ser Governador, brigou com Arraes e juntou com o que de pior havia na direita, cometendo, até mesmo, o crime de proibir o Governo do Estado de receber o dinheiro da privtização da Celpe (Companhia de Energia).

Arraes sempre foi contra a privatização, mas o arrocho nas contas do estado (provocado pela política econômica pornográfica de FHC) o obrigou a vendê-la.

O então Dep. Federal Mendoncinha (filho de José Mendonça, um dos coronéis do PFL/DEM) fez um Projeto no Congresso congelando o recebimento do dinheiro. Pernambuco quebrou, Jarbas então apareceu como o "Salvador da Pátria", a Veja pôs na capa "O Fim Político de Arraes", Mendoncinha virou candidato a Vice e Jarbas ganhou em 1998.

continua…

Jean Scharlau

E no Maranhão?

RICHARD

noto que muitos que aqui se manifestarao tem um conhecimento geral e real do pais no que tange ao pig ,eu na minha simplicidade achava que aqui no suldeste era uma briga regional ao pig mais vejo agora que nossos copatriotas de PERNANBUCO progressistas e que defendem a liberdede de expressao e nao da imprensa corporativa como o pig e sua surcussal americana imperialista que agora esta dando palpite aqui no BRASIL onde encontra guarida nos vendidos, vassalos do tio san,homens e mulheres que por pouco caraminguados chegam ate a falta de respeito com o BRASIL e com o nosso PRESIDENTE LULA . VIVA PERNANBUCO VIVA O BRASIL,VIVA EDUARDO CAMPOS GOVERNADOR DILMA PRESIDENTE AQUI MERCADANTE GOVERNADOR

Beto Crispim – BH

O povo de Pernanmbuco tá dizendo ao Jarbas, " o Lula é meu amigo, mexeu com Lula, mexeu comigo". Jarbas uniu-se ao DEM(O), PSDB e PPS para tentar destruir o Lula, agora vai ser aguentar as consequências.

voxetopinio

Eu tenho pena do Jarbas, de boa. Não dele como pessoa, mas da situação que ele foi se colocar pela bosta do partido dele. Ele sabia que não ia ganhar. O bom é que aqui vai ser uma lavada rox que ele vai levar, mas Eduardo não reina tranquilo. Vira e mexe o povo enfia um alfinete nele bem fundo, pra ele não esquecer de PARA QUEM ele governa. O pernambucano tem dessas coisas na política. Nem sempre faz o certo, mas faz sempre a sua vontade. Eita povinho tinhoso. É só olhar o retrospecto. Uma ilustração boa é quando João Paulo ganhou de Roberto Magalhães (ainda que se resumindo a prefeitura do Recife), tudo apontava para Roberto… O povo se arretou com o comportamento dele(roberto) na reta final e dále João Paulo.

Enfim… Assim que tem que ser. Foi eleito? Parabéns, mas não esqueça QUAL É a sua FUNÇÃO.

beattrice

E em SP a tônica é votar no MERCA ou em SKAF e arrastar as eleições para o segundo turno, quando o Serra e o FHC vão ser devidamente pendurados no pescoço do AL-CKMIN que insiste em ficar escondido embaixo da mesa.

wilton

Bravo povo pernambucano.

Marat

Tomara que aqueles que estejam com o Brasil e engajados com a verdade e a luta vençam os candidatos que representam o atraso e a subserviência!

Urbano

Quem vem dando uma tremenda força ao jarbarrabás vãsconselhos, o pernicioso, é o dono de um dos pig em Pernambuco, aquele que diz que tem orgulho de ser nordestino, mas que está puxando o tapete de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil, pois o menino dos olhos dele para Presidente é o zé contra-rampa, o mitômano. Aqueles que possuem assinatura do jc (é até uma blasfêmia chamar um papel sujo desse utilizando as iniciais de Jesus Cristo) e que estejam com Dilma Rousseff e Eduardo Campos deveriam até cancelar a mesma, porque estão pagando para ser enganados. Ou esse nordestino de meia pataca crê que somos idiotas?

francisco p neto

Esses números só me deixa com a alma lavada que o povo de Pernambuco dá como resposta ao traíra.

chanceler

As forças reacionárias aqui em Pernambuco estão bem mal, pois Eduardo Campos, resolveu praticar o cala-boca nos três grandes jornais de pernambuco. Ficaram pianinho.
É bem verdade que Eduardo com o grande auxílio de LULA, vem fazendo um governo de bom padrão. Jarbas foi um desastre e somente gozou dos enormes índices de popularidade porque, assim como FHC teve a complacência dos grandes grupos de comunicação.
Diferentemente, de Eduardo, LULA E DILMA aqui não tem folga: é pau! Os meios de de comunicação (todos) expõem o lixo da FOLHA, ESTADÃO, GLOBO, VEJA e congêneres.
Voto Eduardo, Dilma e Humberto!

O Brasileiro

É o efeito Serra!
Apareceu ao lado do Serra… desaba em qualquer pesquisa!

    Leider_Lincoln

    O problema é que ele não está conseguindo público nem para fazer comícios… Temos que organizar a militância dilmista para ver se conseguimos reunir um publicozinho qualquer para dar a oportunidade do Serra falar besteira, como esta, a que deu origem ao Ministério do Pão de Queijo: http://cloacanews.blogspot.com/

Irani

Eduardo Campos é um grande político e, com certeza uma liderança política no NE. Gostaria imensamente que um dia ele chegasse ao Planalto.

Deixe seu comentário

Leia também