Dilma: “Chegou a hora de uma mulher comandar o País”

Tempo de leitura: 11 min

13.junho.2010 09:50:03

por Carol Pires e Rodrigo Alvares, no Estadão

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou na tarde deste domingo, 13, que “chegou a hora de uma mulher comandar o País”. Durante o evento que oficializou a ex-ministra para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela afirmou: “Para ampliar e aprofundar o olhar de Lula, ninguém melhor que uma mulher na presidência da República”, afirma Dilma”.

Pouco antes, Lula fez duras críticas à oposição durante o lançamento da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. Lula disse que “o bicho vai pegar” e que “as possibilidades de ganhar as eleições são totais, quase absolutas”. O palco da Convenção Nacional do PT neste domingo, 13, em Brasília (DF), foi estrategicamente ocupado por mulheres. Cerca de 1,5 mil militantes compareceram ao encontro.

A Convenção Nacional do PT fechou uma agenda de encontros partidários neste fim de semana, que começou com a festa de lançamento, em Salvador, de José Serra a presidente da República pelo PSDB, passando pela formalização do apoio do PDT à campanha petista, em São Paulo, e a confirmação de Michel Temer como candidato à vice na chapa de Dilma na convenção deste domingo, em Brasília.

ÍNTEGRA DO DISCURSO DE DILMA

Queridas companheiras e queridos companheiros,

Minha emoção é muito grande. Minha alegria também. Por esta festa tão cheia de energia, de confiança e esperança.

Sei que esta festa não é para homenagear uma candidata. Aqui se celebra, em primeiro lugar, a mulher brasileira! Aqui se consagra e se afirma a capacidade de ser – e de fazer – da mulher.

É em nome de todas as mulheres do Brasil – em especial de minha mãe e de minha filha – que recebo esta homenagem.

É também em nome delas que abraço esta missão conferida por meu querido partido, o PT, e pelos importantes partidos da nossa coligação.

A energia que move esta grande festa brasileira é a força do trabalho – e do sonho – de um povo que nunca se dobrou, sempre lutou e jamais perdeu a esperança. E que levou à Presidência um trabalhador, que provou que um novo Brasil é possível.

Um Brasil justo, forte, democrático e independente. Cheio de oportunidades para todas as brasileiras e todos os brasileiros.

Não é por acaso que depois deste grande homem, o nosso Brasil possa ser governado por uma mulher.

Por uma mulher que vai continuar o Brasil de Lula – mas que fará um Brasil de Lula com alma e coração de mulher.

Lula mudou o Brasil e o Brasil quer seguir mudando.

A continuidade que o Brasil deseja é a continuidade da mudança.

É seguir mudando, para melhor, o emprego, a saúde, a segurança, a educação.

É seguir mudando com mais crescimento e inclusão social para que outros milhões de brasileiros saiam da pobreza e entrem na classe média.

É seguir mudando para diminuir ainda mais a desigualdade entre pessoas, regiões, gêneros e etnias.

Queridas companheiras e queridos companheiros,

A distância entre o sonhar e o fazer pode ser bem mais curta do que se imagina, desde que a gente tenha coragem, competência e determinação.

Foi o que ocorreu neste governo, quando alcançamos conquistas que tantos julgavam impossíveis.

Vimos se confirmar o que o presidente Lula dissera no início do primeiro governo

“Vamos começar fazendo apenas o necessário. Depois, vamos fazer o possível e, quando menos se esperar, nós estaremos realizando o impossível”.

Quando me perguntam como isso aconteceu, respondo: foi porque trabalhamos com a cabeça e com o coração.

Foi porque trabalhamos primeiro, para as pessoas. E ao trabalharmos primeiro para as pessoas, produzimos resultados surpreendentes.

Quando perguntam como isto aconteceu, eu também respondo: foi porque soubemos abrir novos caminhos, quebrando antigos tabus.

O tabu mais importante que derrubamos foi o de que era impossível governar para todos os brasileiros.

Historicamente, quase todos governantes brasileiros governaram para um terço da população. Para muitos deles, o resto era peso, estorvo e carga.

Falavam que tinham que arrumar a casa primeiro. Falavam e nunca arrumavam. Porque é impossível arrumar uma casa deixando dois terços dos filhos ao relento, à margem do progresso e da civilização.

Resultado: o Brasil era uma casa dividida, marcada pela injustiça e pelo ressentimento, que desperdiçava suas melhores energias.

Nós, do governo do presidente Lula, fizemos o contrário. Chegamos à conclusão de que só fazia sentido governar se fosse para todos. E provamos que aquilo que era considerado estorvo era, na verdade, força e impulso para crescer.

Quebramos o tabu e provamos que incluir os mais fracos e os mais necessitados ao processo de desenvolvimento do país é um caminho socialmente correto, politicamente indispensável e economicamente estimulador.

Companheiras e companheiros,

Nós queremos e podemos fazer mais e melhor.

Para realizar esta grande tarefa não basta apenas querer. Ou dizer que vai fazer.

É preciso conhecer bem o Brasil, o governo e ter projetos que ampliem e acelerem o que está sendo feito.

É preciso, ainda, estar do lado certo e com a postura correta.

Dar prioridade e apoio aos que mais precisam, porém governando para todos os brasileiros e brasileiras.

É preciso acreditar no Brasil. Acreditar que podemos erradicar a miséria e nos tornar um país com uma das maiores e mais vigorosas classes médias do mundo.

Podemos alcançar isso porque somos um povo criativo e empreendedor; temos uma democracia sólida; um vibrante mercado interno; a maior reserva florestal e a mais limpa matriz energética do planeta; um parque industrial diversificado; uma agricultura forte; e desfrutamos de estabilidade econômica, agora com grandes reservas internacionais superiores a nossos compromissos externos.

Mas para ampliar o que conquistamos, precisamos reforçar o planejamento e a integração entre Estado e setor produtivo; governo e sociedade; União, estados e municípios.

Este trabalho conjunto terá como prioridades:

Educação de qualidade, dando seqüência à transformação educacional em curso – da creche a pós-graduação.

Isso significa:

Dar especial atenção à formação continuada de professores para o ensino fundamental e médio;

Fazer com que os professores tenham, pelo menos, o curso universitário e uma remuneração condizente com a sua importância;

Avaliar o aluno e as nossas escolas para garantir a qualidade do ensino fundamental e médio;

Espalhar a educação profissionalizante por todo o país, interiorizando o ensino técnico;

Garantir a qualificação do ensino universitário, com ênfase na pós-graduação;

Equipar as escolas com banda larga gratuita e assegurar bolsas de estudo e apoio aos alunos;

Enfim, formar jovens preparados para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento.

Se eleita presidente, vou liderar, sem descanso, este processo.

Para o Brasil seguir mudando, para melhor, é fundamental promover um salto de qualidade na assistência universal promovida pelo SUS.

Nossas prioridades na saúde estarão baseadas em três pilares: financiamento adequado e estável para o Sistema; valorização das práticas preventivas; e organização dos vários níveis de atendimento, garantindo atendimento básico, ambulatorial e hospitalar de alta resolutividade em todos os estados brasileiros.

Também daremos prioridade ao desenvolvimento de fármacos, mobilizando para isso institutos de pesquisa, universidades e empresas do setor.

Para o Brasil seguir mudando para melhor, precisamos investir, ainda mais, em PESQUISA, INOVAÇÃO E POLÍTICA INDUSTRIAL.

O governo Lula foi o que mais investiu em pesquisa e inovação na história recente. Nossa meta é ampliar este esforço, focando os setores portadores de futuro – biotecnologia, nanotecnologia, agroenergia e fármacos, entre outros – e fortalecendo o tripé empresas privadas, institutos tecnológicos e redes universitárias de pesquisas.

Isso vai favorecer nosso parque industrial, nossa competitividade agrícola e nossas exportações.

Tudo que pode ser produzido de forma competitiva no Brasil, vai ser produzido no Brasil, gerando mais emprego e renda.

Para o Brasil seguir mudando, é preciso continuar investindo em INCLUSÃO DIGITAL.

A economia e a cultura contemporâneas exigem que toda a sociedade tenha acesso aos bens digitais.

Isso é fundamental para a construção de uma sociedade baseada no CONHECIMENTO.

Como Lula, quero continuar sendo a presidente da inclusão social, mas quero ser, também, a presidente da inclusão digital.

Para o Brasil seguir mudando, e a vida de seu povo ficar cada vez melhor, é preciso investir em SEGURANÇA PÚBLICA.

Isso exige uma ação planejada e concentrada de segurança nas áreas urbanas, a exemplo do que vem acontecendo com o Pronasci, e maior capacitação federal nas áreas de fronteira e de inteligência.

É preciso lutar contra o crime organizado. Contra o roubo de cargas. Contra o tráfico de armas e de drogas. Contra a praga destruidora do crack.

O crack avança sobre a população de forma devastadora.

É um crime contra a juventude, contra a família, contra a sociedade e contra a nação.

Mas vamos vencer essa guerra. E vamos vencer, como venho dizendo, com apoio, carinho e autoridade.

Para o Brasil seguir mudando, é preciso priorizar o PLANEJAMENTO URBANO, revigorando a meta de prover ACESSO UNIVERSAL AOS SERVIÇOS BÁSICOS e aumentar a PAZ SOCIAL.

Melhorar o ambiente das cidades é uma ação urgente e necessária, já iniciada com o PAC.

É hora de avançar ainda mais, ampliando o acesso ao esporte, ao lazer e a cultura; ao saneamento básico; a serviços de saúde de qualidade e a um transporte eficiente.

Para o Brasil seguir mudando, é preciso continuar investindo, maciçamente, EM INFRAESTRUTURA.

Vamos seguir estimulando, por meio do PAC, a parceria entre os setores público e privado e, assim, garantir investimentos que ampliem a competitividade de nossa economia.

Vamos construir e melhorar os portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrovias. Ampliar e garantir maior eficiência ao nosso sistema elétrico e aos nossos meios de transporte, incluindo o trem de alta velocidade e o transporte de carga.

Quero ser a presidente da consolidação da infraestrutura brasileira, completando o grande trabalho do presidente Lula.

Para o Brasil seguir mudando, precisamos vencer o DEFICIT HABITACIONAL já na década que se inicia.

Com o Minha Casa, Minha Vida abrimos um vigoroso caminho nesta direção. Garantimos subsídios que evitam o peso de financiamentos insuportáveis para os mais pobres. Mobilizamos o setor privado e simplificamos a burocracia do sistema.

Concebi e coordenei, a pedido do presidente Lula, este programa – portanto sei como avançar mais. E já temos pronto o projeto para mais 2 milhões de moradias.

Para o Brasil seguir mudando, temos que priorizar a ECONOMIA DE BAIXO CARBONO, consolidando o modelo de energia renovável que conquistamos.

É preciso incentivar projetos de reflorestamento em áreas degradadas e cumprir as metas que levamos à COP 15, em especial a de redução do desmatamento.

Ao mesmo tempo, incentivaremos a pesquisa e inovação de materiais e produtos de baixo carbono e de baixo consumo de energia.

Para o Brasil seguir mudando, temos que continuar modernizando a política de DESENVOLVIMENTO REGIONAL, reconhecendo as particularidades de cada região.

Quero ser, depois de Lula, a presidente da moderna integração regional do país, porque vejo em nossas regiões imensos celeiros de oportunidades.

Para o Brasil seguir mudando é preciso assegurar a estabilidade e continuar as reformas que melhoram o ambiente econômico, em particular a REFORMA TRIBUTÁRIA.

A nossa estrutura tributária é caótica, apesar de áreas de excelência na administração – e se não tivermos coragem de reconhecer isso, jamais faremos esta reforma tão urgente e necessária.

Entre outras coisas, investir na informatização de todo sistema de tributos para alargar a base da arrecadação e diminuir a alíquota dos impostos.

Outra grande meta é completar a desoneração do investimento, por seu forte efeito sobre as taxas de crescimento.

Para o Brasil seguir mudando, precisamos valorizar cada vez mais a nossa CULTURA.

Vamos ampliar a produção e o consumo de bens culturais com base em nossa diversidade e dar meios e oportunidades à criatividade popular.

Assim, alargaremos caminhos para que aflore a diversidade cultural brasileira, cuja riqueza e significado podem ser comparados ao da nossa biodiversidade.

A cultura é o espaço por excelência da alma e da identidade de um povo. É essencial para a construção de um sentido de nação.

Para o Brasil seguir mudando, precisamos aproveitar em benefício de todo o país as extraordinárias riquezas do PRÉ SAL, descobertas pela nossa querida Petrobrás.

Não podemos nos transformar num exportador de óleo cru. Ao contrário, devemos agregar valor ao petróleo aqui dentro, construindo refinarias e exportando derivados de maior valor.

O PRÉ SAL, como já disse o presidente Lula, é o nosso passaporte para o futuro. Seus recursos não devem ser gastos apenas para a geração presente. Devem formar uma robusta poupança para servir, a todas brasileiras e brasileiros, com investimentos em educação, cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia e combate à pobreza.

Para o Brasil seguir mudando, precisamos APROFUNDAR A DEMOCRACIA, aperfeiçoando e valorizando nossas instituições.

Unir o melhor das nossas energias para fazer a REFORMA POLÍTICA.

Quero dizer com todas as letras aos partidos políticos e ao país: não dá mais para adiar esta reforma.

Ela é uma necessidade vital para corrigir equívocos, vícios e distorções. Para dar eficácia ao voto do eleitor e credibilidade à representação parlamentar. Para dar transparência às instituições e garantir mecanismos reais de controle ao cidadão. Para fortalecer os partidos, estimular o debate público e a participação popular.

A consolidação do estado democrático de direito passa, igualmente, pela garantia e manutenção de AMPLA LIBERDADE DE IMPRENSA e da livre circulação e difusão de idéias.

Exige, cada vez mais, a ampliação do direito à informação da população, com a multiplicação dos meios de comunicação. E que sejamos capazes de dar respostas abrangentes e inclusivas aos imensos desafios e às fantásticas possibilidades abertas pelo mundo digital, pela internet e pelo processo de convergência de mídias.

Para o Brasil seguir mudando, devemos AMPLIAR NOSSA PRESENÇA INTERNACIONAL, oferecendo ao mundo contribuições valiosas nas áreas ECONÔMICA, de MUDANÇAS CLIMÁTICAS e da PAZ MUNDIAL.

Seguiremos defendendo, de forma intransigente, a paz mundial, a convivência harmônica dos povos, a redução de armamentos e a valorização dos espaços multilaterais.

Em especial, precisamos seguir estreitando as relações com os nossos vizinhos e promovendo a integração da América do Sul e da América Latina, sem hegemonismos, sem querer abafar ninguém, mas com ênfase na solidariedade e no desenvolvimento de todos.

Além disso, precisamos manter nosso olhar especial para a África, continente que tanto contribuiu para a nossa formação.

Companheiras e companheiros,

Para o Brasil seguir mudando é preciso, acima de tudo, manter e aprofundar o olhar social do governo do nosso grande presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

É mais que simbólico que, nesse momento, o PT e os partidos aliados estejam dizendo: chegou a hora de uma mulher comandar o país.

Estejam dizendo: para ampliar e aprofundar o olhar de Lula, ninguém melhor que uma mulher na presidência da República.

Creio que eles têm toda razão.

Nós, mulheres, nascemos com o sentimento de cuidar, amparar e proteger.

Somos imbatíveis na defesa de nossos filhos e de nossa família.

Milhões e milhões de heroínas que homenageio nas figuras maravilhosas de Ilza de Nazaré, dona Raimunda dos Cocos, Giovana Abramovicz, Maria da Penha, Ivanete Pereira, Hildelene Lobato Bahia, Janaina Oliveira, Rose Marie Muraro e Maria da Conceição Tavares, que não pode comparecer, nossas convidadas especiais, exemplos vivos de luta e sensibilidade social.

E quando falamos de cuidado e amparo, estamos falando de saúde, educação, segurança e emprego.

De cuidar melhor dos mais velhos e dos mais jovens.

Estamos falando de construir, no mínimo, mais 500 unidades de pronto atendimento – as UPAs 24 horas. E mais 8.600 novas unidades básicas de saúde – as UBSs, em todo o país.

Estamos falando de construir seis mil creches e pré-escolas. De expandir e consolidar a rede de escolas técnicas, de centros de excelência do ensino médio e de nível superior, de centros de inovação científica e tecnológica. E de ampliar o ProUni.

Estamos falando de fortalecer todos os programas sociais, com carinho especial para o Bolsa Família.

Estamos falando de ampliar o emprego e melhorar o salário.

De continuar o grande trabalho que o presidente Lula está fazendo.

Estou convencida, minhas companheiras e meus companheiros, que os próximos anos serão decisivos.

Se seguirmos mudando, se seguirmos incluindo, se seguirmos crescendo – e temos tudo para atingir esses objetivos -, o Brasil vai mudar definitivamente de patamar.

Vamos erradicar a miséria nos próximos anos. Vamos transitar de país emergente para país desenvolvido no qual a população desfruta de serviços públicos adequados, educação de qualidade e bons empregos.

Creio que, se trabalharmos direito e fizermos as opções acertadas, podemos construir e legar para nossos filhos e netos o melhor lugar do mundo para se viver.

Companheiras e companheiros,

Durante o governo do presidente Lula, começamos a construir um novo Brasil. Esta é a obra que quero continuar.

Com a clara consciência de que continuar não é repetir.

É avançar.

Esta é a missão que o PT e os partidos aliados colocam em minhas mãos.

É este compromisso de fazer o Brasil seguir mudando que assumo, no fundo de minha alma e do meu coração.

Este é o compromisso que vamos cumprir, com coragem e determinação, eu e meu companheiro de chapa, Michel Temer, futuro vice-presidente da república.

Temer: vamos fazer uma bela caminhada juntos, com nossos partidos e todos os partidos da coalizão – a coalizão dos que sabem que, da mesma forma que foi preciso somar forças para conquistar a democracia no passado, é preciso somar forças hoje para alargar ainda mais o caminho aberto pelo presidente Lula. Estamos juntos para seguir mudando. Não há e não haverá retornos.

Nesta campanha nós vamos debater em alto nível, vamos confrontar projetos e programas. Vamos esclarecer ao povo que somos diferentes dos outros candidatos.

Mas depois de eleitos, governaremos para todos, como fez Lula, o presidente que mais uniu os brasileiros.

Sei como buscar a união de forças e não a divisão estéril. Sei como estimular o debate político sério e não o envenenamento que não serve a ninguém.

Para concluir, quero lembrar uma cena que vivi há poucos dias e me comoveu fortemente.

Eu estava num aeroporto, quando um jovem casal, com uma filhinha linda, se aproximou. E a mãe falou assim: “eu trouxe minha filha aqui pra que você diga a ela que mulher pode”.

Eu perguntei para a guria: “mulher pode o quê?”. E ela: “ser presidente”. Eu disse: “pode sim, não tenha dúvida que pode”.

Sabem como é o nome desta menininha? Vitória!

Pois é para ela, e para as milhões e milhões de pequenas Vitórias e Marias, meninas deste Brasil que não sabem ainda que uma mulher pode ser presidente, é para elas que eu quero dedicar a minha luta.

E a nossa vitória.

Para que, assim como depois de Lula, um operário brasileiro sabe que ele, seu filho, seu neto, podem ser presidente do Brasil, estas pequenas Vitórias e Marias também possam responder, quando perguntadas o que vão ser quando crescer; que elas possam responder, como fazem os meninos :

“Eu quero ser Presidente do Brasil!”

E que o Brasil seja cada vez mais feliz por causa desta resposta.

Muito Obrigada.

Viva o povo brasileiro!

E rumo à vitória para o Brasil seguir mudando!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Esquemas Táticos

Chegou a hora. Aliás, passou da hora.

Supertramp68

Numa comparação astral Dilma seria a lua e Lula o sol.
O sol tem luz propria, a lua a reflete… para a Terra (brasilis).
O "mundo" gira em torno do sol assim como o petismo gira em torno de Lula
Em função dos movimentos dos astros existe… o eclipse!!
Sem o sol a lua é um corpo escuro vagando em sua orbita sem chegar a lugar nenhum.

francisco.latorre

depois do trabalhador.. a mulher.

mudar mesmo. pra valer.

viva o brasil. e lula. e dilma. e o povo brasileiro.

….

Flavio Lima

E Viva o Povo Brasileiro!

Marley

Jabor para vice do naufrágio tucano!!!

Estou iniciando uma campanha na internet para que o oportunista, medíocre, ex-tudo e atual presidente do PIG Arnaldo Jabor assuma a vaga de vice da chapa
DEMOTUCANA.

Não há no horizonte das ELITES melhor nome para tal função. O vice de SERRA como todos sabem não pode ter LUZ própria, pode ofuscar o candidato da GLOBO! E
quem, se não um funcionário da emissora dos marinho para tapar tal lacuna.

dvorak

"Quem quer governar o Brasil não pode andar na garupa"…

A frase do Alckmin retrata o fantoche que a "discípula" se transformou….Deu até pena vê-la no lançamento de sua candidatura, apenas sorria e balançava a cabeça para as fanfarronices do "divino"…

ehehehehehee

    Jairo_Beraldo

    Engraçado Araque, lançaram em SP o slogan DILMIN…que achou da ideia?

    dvorak

    É interessante apenas para a "discípula", meu caro, já que o Alckmin não terá adversário em SP, levará no 1º turno.

    ehehehehehehehe

    Jairo_Beraldo

    Ou vice e versa!

    emerson57

    "Alckmin não terá adversário em SP, levará no 1º turno. "
    ferro, levará ferro.

    Melchíades A. Prado

    Caro Dvorak
    Você voltou, cara! Quantos dias internado?
    Tá sabendo das últimas pesquisas? Procure ignorar, senão você volta pra lá!
    É outra deprê profunda, com certeza!

    Jordam

    O pior que o maior garupeiro hoje é o Quercia, que está apostando as fichas e o resto do folego que ainda resta no fantoche Alckimim que foi capacho da tucanalha para sair candidato de novo, mas agora é Mercadante e o Quércia vai perder para Marta.

    heheheheheheheh

Nilton Silva

IG Ultimo Segundo:
Lula monta ‘banca’ para última indicação ao STF
Ex-ministro Márcio Thomaz Bastos será um dos ouvidos pelo presidente sobre indicação ao lugar de Eros Grau.
Eros Grau estara se retirando nas proximas semanas. Sera que poderiamos fazer um movimento na internet pelo indicaçao pelo Juiz federal Fausto Martin de Sanctis??

    Jairo_Beraldo

    Se Lula indicar esse cara, o Márcio Thomás Bastos, mudo meu voto!

Luciana

Porque será que Serra e o PIG não se manifestaram sobre a prisão do soldado "monstro".Diário de São Paulo(12/06) "soldado monstro" Paschoal dos Santos Lima, denunciado à justiça por mais de 19 homicidios volta a prisão.Conhecido como "monstro" pela crueldade, foi indiciado pela morte do cel. comandante da Zona Norte José Herminio Rodrigues , em janeiro de 2008 com seis tiros, que investigava a participação de policiais militares em chacinas e na máfia caça-níqueis. O cel Rodrigues afastado/transferiu integrantes do grupo "matadores do 18" formado por praças do 18º BPM, para outros quartéis, entre eles o "monstro" soldado Pascoal.

Paulo Achilles

AZENHA e leitores no endereço vcs encontrarão mais um político do DEM escravizando pessoas. Seria uma norma do partido? Justamente no estado do ex-presidente do demos, aquele que queria ou quer acabar com aquela ou esta raça… http://www.reporterbrasil.com.br/exibe.php?id=175

Luciana

É a melhor candidata, mas tenho receio do vice escolhido pelo PT deputado Michel Temer. O deputado compôs com a candidata, talvez pela força e poder econômico de sua colônia libanesa em São Paulo; que aliás elegeu o Prefeito; eu gostaria de ver um candidato a vice presidente um jovem com indices de popularidade e com idéias mais modernas para o Brasil.
Temos que ficar atentos porque o que aconteceu lá no Maranhão, quando Jackson Lago eleito governador , perdeu o cargo para Rosena, em decisão do TSE ……!!!! Na minha opinião o PT errou o vice.

Bonifa

Uma declaração de guerra. Com os preciosos minutos de propaganda explícita de Zé Serra, a Globo mostrou que não está para brincadeira. A Globo levantou a cabeça e partiu decidida para a luta, em prol de seu candidato, e não há mais meios termos. Não adianta fingir que a emissora poderia ser pelo menos um pouco imparcial. Ela tomou uma atitude firme. Ela faz ostensiva e decididamente a propaganda de José Serra. Com todos os seus recursos de laboratório e de pessoal. A peça propagandística, lançada sob o pretexto de cobertura da convenção do PSDB, não deixa a mínima margem para qualquer dúvida. Reprisada hoje, no Bom Dia, Brasil, mostrando um candidato antecipadamente batido como sendo um grande vitorioso, demonstra que a Globo aceita a aposta de vender seu peixe, seja lá em que estado de higidez ou putrefação que se encontre, como sendo a maravilha das maravilhas. Uma ofensiva desse porte não pode ser minimizada. Exige, obrigatoriamente, uma estratégia de defesa igualmente ampla, igualmente firme e decidida por parte da candidatura de Dilma.

SérgioFerraz

Os papagaios do Serra conseguem reproduzir direitinho todos os dircursos dele, só não conseguem ( e nem o candidato) explicar o desastre que foram os 8 anos de governo deles.

mac

EUA "descobrem" R$ 1,8 trilhão em reservas minerais no Afeganistão, diz NYT
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/750392-eua-des

Washington

E Serra fez o que por São Paulo?? E quando foi Ministro do Planejamento planejou o que?? Quanto ressentimento e inveja senhor Paulo. Deixe o país para não ser corroído por um câncer no fígado!

    Jairo_Beraldo

    Washington, não seja injusto com o Zé. Ele fez mais para São Paulo…mais pedágios. Mais alagões. Mais privataria. Mais corrupção. Mais violencia. Mais impostos. É um devaneio dizer que ele não PODE MAIS.

    dvorak

    E vai fazer seu sucessor no primeiro turno, imagine se tivesse feito algo, heim Beraldo…

    eheheheheheheeheh

Franco Atirador

.
Um discurso perfeito:

Introduz com emoção,
Fundamenta com razão e
Conclui com emoção.
.
.

laura

Dilma já se apresenta como a grande presidente que será. Ela resume em imagens diretas um projeto inclusivo de desenvolvimento.
Neste discurso apresentou seu projeto e programa de governo. Um discurso que aponta o aparecimento de uma estadista. Cada vez mais já a vejo como presidente, com autoridade e determinação para mudar este país.
Uma mulher para continuar mudando este país.

Carlos

Bem, algo que nada tem a ver mas que não posso deixar de observar nas falas e discursos de Dilma como candidata. A sua inexperiência nesse "papel" é visível. Já acompanhei outros áudios onde ela esbanjava conhecimento , inteligência e segurança. Bem diferente desses "discursos de candidata" que ela tem que aprender "na marra" e por vezes fica um pouco atrapalhada e comete alguns erros. Eu li em algum lugar que ela foi e está sendo "treinada", etc. Às vezes acho que isso tira um pouco (ou muito) da personalidade. Mas por outro lado isso pode acabar sendo útil. Acho que onde ela deve se sair bem mesmo é nos debates. Isso se a pressão dos "treinadores' não fizerem o contrário. Continuo torcendo por ela e por nós todos.

william porto

Belo discurso. Ela esta emocionando o Brasil e demonstrando que esta preparada para auumir a presidencia. A entrevista que cocedeu a revista direitista, Veja, foi maravilhosa. Vamos torcer para que os aloprados do PT nao atrapalhem. Amem.,

Ana Cruzzeli

Acabei de ler o discurso de Dilma, ela está cada vez melhor. A cada aparição pública ela desabrocha. Discurso consistente e sincero de alguém que sabe o que fez e sabe cristalinamente o que vai fazer.
Vai ser eleita com mais de 60% de votos válidos e logicamente no primeiro turno !
Justiça tardia é melhor que a instantânea. Vamos vingar 1989 nas urnas e se possível cassando os direitos políticos de todos os traidores da pátria. Como diz a Marquesa da Sapucaí ( do grupo Hariprado) já fiz minha fantasia e só estou esperando o dia 3 de outubro ..

Ubaldo

Perdi a parte do discurso que diz como ela poderia contornar os problemas principais do governo Lula:
Temos de afastar-nos de três recordes internacionais que em nada nos ajudam a satisfazer nossas necessidades e preencher nossas esperanças: o Brasil hoje tem uma taxa de investimento governamental das menores do mundo, a maior taxa de juros reais do mundo e a maior carga tributária de todo o mundo em desenvolvimento.

    Hernán

    Esse é um discurso serrista.
    Serra esteve lá e não fizeram muito para contornar esses três problemas, ao contrário, o aumentaram.
    Já o governo Lula os minorou bastante, e de xepa, distribuindo rendo.

    Jairo_Beraldo

    E diminuiram o Estado.

    Leider_Lincoln

    Mas você não deve ter perdido a parte do discurso do Serra em que ele diz como resolverá estes três problemas. Apresente-os e vamos debatê-los!

    Emilio_Matos

    Em compensação, ela dedicou boa parte do discurso a reforçar a sua prioridade maior que é reduzir a desigualdade social. Reduzir o índice de Gini parece ser mais prioritário que reduzir a carga tributária, não concorda, Ubaldo? E além disso, você não perdeu essa mania de distorcer: você conseguiu perceber que os juros reais caíram drasticamente no Brasil nos últimos anos? Você parece acreditar que o governo criou um plano de marketing maléfico, para enganar até letrados: aumentar o PIB e diminuir a desigualdade. Que governo maquiavélico… Que horror…

    dukrai

    Ubaldo, a Hilary Clinton, e eu, concordamos que uma carga tributária maior é uma ferramenta para a atuação do estado, permite um maior investimento governamental, que vc diz que é um dos menores do mundo mas não cita a fonte e não fornece os dados, mas que vai dar um crédito de mais de 100 bilhões de reais para o agro-negócio e possibilita o atendimento de programas sociais como os chamados de bolsa esmola pela oposição e que responde por 25% da redução da miséria absoluta.
    Quanto a taxa de juros eu pergunto a vc qual a razão da bundamolice do Lula em não peitar o "mercado" e bancar o Meireles.
    Assim, dando uma no cravo e outra na ferradura o Lulinha vai caminhando para a beatificação e para a continuidade do seu governo.

    Ant^^onio Carlos

    Vamo0s fazer estas mesmas perguntas para O Serra e para FHC? Responda Ubaldo tomando com parametro o governo do FHC? Tem coragem de motrar os numeros?

Taques

" Lula mudou o Brasil e o Brasil quer seguir mudando."

Deus te ouça, companheira, Deus te ouça …

Que em outubro o povo mude o Brasil.

Taques

"… para ampliar e aprofundar o olhar de Lula, ninguém melhor que uma mulher na presidência da República."

Que frase "fantástica" !!!

Tão "objetiva" , tão "verdadeira" …

Ganhou o meu voto.

    Leider_Lincoln

    O seu pode não ter ganhado, mas quer apostar que ganhará o das dezenas de milhões de eleitores que votarão em quem o Lula indicar? E não se preocupe: tenho certeza que durante a campanha a Dilma lembrará que aqueles que adoraram os anos FHC devem é votar no Serra.
    Olha um motivo que o Brizola Neto achou e eu transformei em gráficos: http://www.estadoanarquista.org/blog/?p=5751
    Veja o quanto o governo do PSDB foi competente para reduzir a pobreza: 0.62 pontos percentuais em 8 anos! Nessa toada, adivinha só em 1290 anos (323 governos do PSDB) o país terá erradicado a pobreza!
    Já no ritmo do Lula levariam 16 anos, 4 mandatos. O que você acha que as pessoas, o povo, preferirá, hein Taques? Esperar 1.290 anos ou 16?

Hélio Jacinto

Dilma, esta brava mulher, que foi perseguida, foi torturada, mas jamais abaixou a cabeça, jamais levou companheiros de luta a morte, jamais traiu seus ideais, fundadora do PDT no Rio Grande do Sul, com participação na administração de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul, foi uma Ministra extremamente competente, tem todas as condições de fazer um ótimo Governo.
Mas o que mais admiro na Dilma é o fato dela não guardar rancor daqueles que a torturaram, Dilma tem um Coração do tamanho do Brasil.

sergio pinto

Paulo,

Desde quando ter votos significa alguma coisa? Temos um monte de políticos cheios de votos e… de processos.

Quanto ao paraquedas, tivéssemos mais alguns paraquedistas desses em nossa história, certamente estaríamos comparando aqui quem deles governou melhor, diferentemente de alguns de outros partidos.

Procure saber da vida pregressa da paraquedista nas secretarias e ministérios que ela comandou e, se isso for paraquedismo, vou votar em um deles, particularmente se o assunto for energia.

Jairo_Beraldo

Alguém ainda duvida que teremos em 2011, uma mulher subindo a rampa do Planalto?

Taciana

O Rio Grande do Norte pede justiça para o nome daquela que foi a primeira educadora, a primeira feminista e que presidiu os salões de intelectuais na Europa em seu tempo, que foi Dionizia Pinto, a quem se chamou NIZIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTA. Cidadã do mundo, cidadã da França, não é conhecida no seu País. Espero que a campanha da ministra Dilma não esqueça de lhe fazer justiça. E se eleita Presidente, ela torne público o seu reconhecimento sobre o papel de tão ilustre e brava mulher..

dukrai

a certeza da vitória é quase absoluta mas o terror do Vampiro Brazileiro habitar o Palácio da Alvorada é maior ainda, portanto, à luta, companheiros!

Paulo

A candidata Dilma não fez nada, absolutamente nada que possa qualifica-la para ser presidente do Brasil.Ela desceu de para-quedas no Palacio do Planalto.Nunca teve um voto na vida. Teve e tem sim muita lábia.

    Carlos Borborema

    Dilma a cada dia demonstra porque foi escolhida por Lula. Possui uma capacidade imensa de trabalho, totalmente afinada com o ideário do presidente, como também do partido. Com certeza, há uma proximidade maior entre ela e o presidente. Sua competência ficou demonstrada na gestão do Ministério de Minas e Energia, quando ela teve que reorganizar a estrutura de setor totalmente destruído durante a gestão tucana. Num momento difícil do mandato de Lula, foi convocada para organizar o governo e tocar adiante todos os programas do governo petista. Muitos lembram só do PAC. Mas todos os demais programas do governo deslanchou, na minha modesta opinião, depois que ela assumiu a Casa Civil. Agora ela foi escolhida para ser a canidata do partido numa momento em que nenhuma das lideranças petista seriam capazes de repetir a popularidade e o carisma do presidente Lula. Todos citam a falta de experiência eleitoral da Ministra algo negativo (repito, ninguém no partido possui no momento a capacidade eleitoral do Lula), mas a Dilma tem a vantagem a favor dela da competência: tudo que pega pra fazer, faz bem feito. Dá conta do recado! Deve ter pensado o presidente Lula quando a escolheu.

    Carlos Borborema

    A tal "falta de experiência eleitoral" também conta a seu favor, e não contra, num momento em que os brasileiros demonstram uma total desconfiança nos políticos tradicionais, os ditos mais "experientes". Enfim, a campanha da petista vai ganhando corpo, e ela mais uma vez mostra que força e inteligência para vencer os obstáculos e os limites impostos pela atual conjuntura política-eleitoral.

    Magno Sena

    E o que dizer do Serra que nunca completou um mandato.

    Araujo

    Então, ó sábio Paulo, por favor, mostre-me sua sabedoria e me indique quem é a pessoa mais qualificada para ser presidente do Brasil. Porque na última eleição eu não contei com a sua orientação (rimou!) e votei completamente errado, no Lula, e veja o que ele, que também não tinha qualificação, fez para esse pobre país. Todos os índices indicam essa desqualificação. Os pobres ficaram mais pobres, somos odiados internacionalmente, estamos de joelhos perante o FMI, a Petrobrax dando enormes prejuizos…e por aí vai; cansei! Aguardo ansiosamente a sua palavra, que brilhará como um grande facho de luz a iluminar o caminhos que nós, grandes tolos e ignorantes, devemos seguir. Abraço.

    Polengo

    Olhando por outro lado, o FHC teve um monte de voto na vida, e olha a estrumice que ele fez.

    Jairo_Beraldo

    Pois é Paulo. E o Zé tem só o azedume…como voce!

    Hélio Jacinto

    Meu caro, você esta usando as palavras usadas pelo Serra, mas que falta de capacidade, assim você fica parecendo Papagaio de recados do Serra.
    O PSDB, esta cheio de pessoas que receberam votos e foram uma decepção completa. por ex: FHC, Yeda Crusius, o ex Governador do Para Almir Gabriel, responsável pelo massacre de Eldorado dos Carajas, Antério Mânica, presidente do PSDB de Unai em MG, responsavel pela morte de 4 fiscais do Ministério do Trabalho que investigavam trabalho escravo em suas propriedades, só pra citar alguns nomes do PSDB, tem também os aliados de Serra, como os ex Governadores Quércia e Freury, que dispensam comentários. Todos receberam muitos votos.

Leider_Lincoln

Vendo o discurso da Dilma e o não-Discurso do Serra, lendo a ficha falsa da Dilma e o livro-denúncia em que o Serra é personagem principal, eu entendo o medo e a raiva da Mídia, dos partidos de oposição, dos juízos de oposição, dos procuradores gerais de oposição, do Graeff, dos trols dele e tudo o mais. Por que, a não ser que eles econtrem um manuscrito que ligue Dilma à morte de Cristo, eles estão derrotados. E mais que isso: a bancada de senadores e deputados cairá muito: por isso que ela e o Lula estão de vermelho. Não precisam mais ter medo: quem tem medo, e quer que também tenhamos, são eles.

Deixe seu comentário

Leia também