Datafolha trará empate técnico

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Já escrevi sobre isso antes. Mas vou me repetir, por causa da idade. É sobre a nova estratégia para o vazamento das pesquisas eleitorais.

Elas “vazam”  em colunas amigas ou através de comentaristas de blogs de grande audiência.

Elas falam em grande vantagem de Dilma Rousseff, em vitória no primeiro turno etc.

Então, quando os números reais são divulgados, dão gás a José Serra.

“Ele não está tão mal quanto imaginávamos”, conclui o leitor.

Por isso, eu cravo que o próximo Datafolha trará empate técnico, com pequena vantagem numérica de Dilma (1 ou 2 pontos).

Digo isso porque li, na coluna de Dora Kramer, no Estadão:

Vacina. Os tucanos mudaram os planos de começar o horário eleitoral com empate entre Dilma e Serra. Já dizem esperar que a pesquisa do Datafolha — para eles a única totalmente confiável — registre a dianteira da petista. Aguardam algo como cinco pontos percentuais de frente.

PS do Viomundo: Não foi o que aconteceu. Datafolha: Dilma 41%; Serra 33%.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

monge scéptico

É fácil para eles; é escrever EMPATADOS!. Mas quem vai acreditar na data falha ou data fraude
como bem diz o navegante? Ninguém de bom senso.

sergio

Então será que caberá ao IBOPE fechar a boca do jacaré, se valendo das entrevistas direcionadas da Rede GLOBO?
Vamos ver.
Só para lembrar a diferença de número de votos pelo DATAFOLHA pró-DILMA é de um pouco mais de 13 MILHÕES.
Se o IBOPE manipular, gostaria de ver como vão mudar 13 milhões de votos em apenas 3 dias. Vale a pena ver.

AUGUSTO SOARES

Azenha acertou, mas no momento errado. Acredito que a estratégia mudou: apresentam agora o resultado próximo ao real (cerca de 10 pontos pró-Dilma) e a partir do início da propaganda eleitoral vão tentar tirar a diferença semana a semana, ponto a ponto, com a Dilma estacionária (PIG: Candidata de Lula atinge seu limite) e Serra subindo muito lentamente, para, ao final de setembro, subida exponencial (PIG: Eleitorado opta por maior experiência na reta final). Essa é a ultima cartada da direita.

Tiago

Que isso! Vi gente aí falando mal do Josias de Souza… ele é um dos jornalistas mais isentos que conheço, desce o pau em quem for preciso, seja do PT, seja do PSDB. Leiam o livro dele, 'A história real', que escreveu com o Dimenstein, e parem de falar abobrinha. Só porque o cara trabalha na Folha!

    André Ruas

    Diga-me com quem andas que te direi a quem obedece.
    Santa ingenuidade!!

    ocator

    Josias? Aquele das vagabundas?

Francisco Mattos

O Noblat com aquele datapolvo que sabe antes … escreve no log que amanhã com IBOPE e VOX POPULI (bendito instituto que junto com o Sensus não deixou fraudarem) a vida dos DEMO-Tucanos fica ainda pior!!!
Vamos aguardar!

dukrai

a datafraude aproveitou pra desembarcar da canoa furada e deixou a gente com cara de tacho kkkkk o josias de souza já jogou a toalha, arrumou as trouxas e parece que vai morar junto com o Mainard na Itália.

    mariazinha

    ahahahhaha
    Mais um careca sem rumo….

Claudio Marcio

É…não deu mais pra mentir tanto. Na verdade ja deve ta com 12 pontos de frente e mandaram que só tava 8

Taques

"Datafolha trará empate técnico.

É um chute."

Tá com receio, Azenha ???

    sergio

    Taques, você chuta com a direitinha? pois é, acho que pode jogar a toalha, bom pra você mesmo, que depois não vai precisar se arrepender de um votinho desses. Aliás o seu partidinho o PSDB ou DEM, deveriam pedir desculpas aos EUA, mão conseguirarm desta vez cumprir as ordens, risos…

    mariazinha

    Azenha, meu filho:
    tem gente desesperada, e tanto, que até o jogo do empate ficou impossível! D. DILMA já superou a marca, em muitos pontos. que nenhum taques a segurará. Bem que a gente estava achando tudo muito estranho, né?
    ahahahaha

ratusnatus

Eles já se comprometeram a deixar o Serra 'empatado' até o início do horário político.

…e assim será.

miguel grazziotin

OLHEM O MAPA E RESPONDAM: DE ONDE SAEM OS VOTOS DE SERRA PARA ESTAR EMPATADO COM DILMA? http://bit.ly/ai4diI

Observadoro

Vão falar que o Serra subiu porque foi melhor no debate da Band (como se a grande massa tivesse assistido…)

mariazinha

Fico imaginando como o pig deve estar fuçando a vida de D. DILMA e de LULA, atrás de escândalos! Gente mais baixa, impossível! Fico imaginando qual será o destino da enorme pocilga, ao elegermos D. DILMA.
DILMAIS!

José Honório

cont …
Isto é, já está preparando a divulgação da pesquisa datafolha logo mais, justificando uma eventual subida de Serra com a aparição do mesmo no JN.
Engraçado é que no mundo real, a manipulação da Globo foi detectada pelo telespectador médio, e otiro pode ter saido pela culatra. Por depoimentos de pessoas que assistiram, inclusive eleitores do Serra, ficou evidente a malandragem da emissora. Creio na possibilidade de votos serem revertidos a favor de Dilma em função da revolta íntima de muitas pessoas que detestam serem manipuladas.

José Honório

A esse propósito, o Fernando Barros já deu a dica na folha de hoje com este comentário …"O predomínio da TV na campanha (e, na TV, da Globo) é avassalador. Mostrou-se equivocada a suposição de que as novas mídias (celular, internet, e-mail, redes sociais etc.) iriam ameaçar a hegemonia da TV na eleição. Elas se incorporam às campanhas como ferramentas de mobilização e guerrilha política, mas a definição do jogo está, mais do que nunca, atrelada ao desempenho dos candidatos na TV. E na TV o que pesa de fato é o "JN", além dos programas eleitorais. As campanhas inclusive organizam suas agendas em função do minuto diário de exposição que o telejornal da Globo lhes oferece. A era dos comícios chegou ao fim. Não deixa de ser assustador que, no seu contato com as massas, o maior constrangimento de um candidato à Presidência se resuma à entrevista de 12 minutos no "JN". É exatamente isso: o PT na internet só faz guerrilha política. Na televisão, os garraios amarelam…". cont….

Jair Orichio Junior

Será que o IPEA, IBGE, DIEESE todos jogariam as suas reputações técnicas no ralo, para agradar ao governo federal?
Claro que não… Logo, qualquer coisa diferente do que tirar 40 milhões de miseráveis da vala aberta do esgoto é mentira.
Será que o povão que não comia uma vez por semana e passou a comer duas vezes por dia, vai desejar voltar para a vala de esgoto?
Só um insano, para achar que a eleição se decidirá aqui ou nos demais blogs da internet.
Acordem, o povão que vai decidir, não sabe nem o que é blog, não sabe o que é DATASERRA, não sbe o que é PIG, não sabe nada o que é pps contra a DILMA… o povão só sabe que precisa continuar a comer duas vezes por dia, pois é algo maravilhoso… só isso…só isso!!!

jbmartins

O Maior problema dos Demos Tucanos é este manter este empate, este empate representa doação de campanha, noto que isto estar saindo muito caro ao PIG, por que prestigio não se compra, se adquiri, por tanto em 2011 o PIG estará no fundo do poço.

Leandro Martins

Concordo com o Azenha…Teremos que ter nervos de aço para suportar o resultado da DATAFALHA hoje…..E preparem-se para as manchetes nos grandes portais: "Serra se recupera e avança na pesquisa". Entetanto, o resultado só aumentará o descrédito no Instituto Datafolha, tendo em vista que os resultados nos estados são desfavoráveis a Serra e apontam crescimento de Dilma.

    Lucio

    Desconfio que a essa altura credibildade não é prioridade.

Guanabara

E o fato novo para justificar o suposto empate serão as esntrevistas do JN. Motivos para votar em Serra serão a saúde e o combate à corrupção, e o de não votar em Dilma será o mensalão. Pesquisa realizada no Itaim, Moema, Morumbi, Leblon, Lagoa, Ipanema e Barra da Tijuca, rs.

Marat

Como o Tavinho vive num mundo paralelo, creio que o datafolha dará vantagem de 1 ponto para o seu Messias: São Serra Sebastião, saído do mar…

Marat

Por favor, alguém me diga: Dora Kramer é jornalista ou assessora de imprensa do PSDB e das oligarquias nacionais?

    Glecio_Tavares

    Ora, a maioria dos … da folha não são assessores do (S)erra?

    Paulo Roberto

    É uma das mais bem pagas (porque escreve bem) integrantes da tropa de choque "intelectual" tucana!

Ed.

Eles só não podem fajutar a "pesquisa" de 3 de outubro…
O resto é trololó!

cardoso

DataFolha? ou DataSerra?

    Roberto Locatelli

    Ou DataBranda?

Gerson Carneiro

Realmente não entendo nada de estatística. A exceção do Acre a Dilma está no mínimo com 8 a 10% de vantagem nos demais estados (incluindo MG e RS). No Nordeste a vantagem de Dilma então… tá batendo no índice da popularidade do Lula. Como pode no plano nacional a Dilma está empatada? Ah tá… dex´eu trabaiá.

@sergiobio

"para eles a única totalmente confiável". Acho que ela quis dizer: para eles a última fonte confiável.

    Carol

    ou seja, última fonte manipulável.

Danilo

Também acho. Só que desta vez, pra não perder a pose, a margem de erro será de 10 pontos para cima ou para baixo.

Morais

Eu tenho lido muitos resultados por estado e em quase todos a Dilma já supera o Serra ou está muito próximo dele, por isso esta tentativa de mostrar empate técnico já não cola, pois através da internete nós temos muitos informações.
O Serra está despencando com força e não tem nenhum argumento novo para ajudá-lo, na verdade o que vai surgir de novo será o LULA como garoto propaganda da Dilma, o que está atemorizando a tucanalha toda.

pedro – bahia

A Dora escreve também para o jornal A Tarde aqui de Salvador. Por causa dela e do Mendonça de Barros, outro colunista, deixei de ser assinante do jornal.

    Carlos

    Qual Mendonça de Barros? O Luiz Carlos "estamos no limites das nossas irresponsabilidades", que presidiu o BNDES e substituiu o ´trator´ no ministério das Telecomunicações?

ferrera13

E dirão que se deu porque o tucano que se apropria da autoria de Leis no aprovadas no CN se saiu bem no debate da band e na entrevista com o JN. Sinceramente; eles já provaram que não tem o menor constrangimento em usar "óleo de peroba". Cara de pau que são, vão cravar empate duro, como disse o Lauro.

luizpedroso

Calma gente. O horário eleitoral gratuito ainda nem começou. Lula colocará a pá de cal nesse breve entusiasmo da Direitona Fascista. Eles, no fundo, sabem que não podem com Lula. A vitória será esmagadora, e no primeiro turno. Esta minha confiança advém do fato que todos substimam Lula e é exatamente por isso que o Homem é tão forte. Ele tem a paciência de um velho sindicalista, não esqueçam. E sabe muito bem como agir com essas velhas hienas da direita. Como dizemos aqui no sul, não está morto quem pelea (luta). Dilma será reconhecida como a candidata do Lula. E isso é ponto pacífico para a boiada estourar a porteira. A velha mídia está esperneando e talvez seja a última vez que tenha esse direito de espernear, e eles sabem muito bem disso. Para eles é a última bala na agulha. Por isso querem uma luta encarniçada, pois não tem nada a perder, ou melhor, tem tudo a perder. E o velho sindicalista com sua paciência saberá a hora de dar o tiro de misericórdia.

    Polengo

    É verdade.

    Mesmo que haja temor em um golpe 'fatal' de pig/psdb/dem, não podemos esquecer que lula também pode dar o golpe 'fatal' dele.
    E ele, quando ganhou a primeira, não tinha um lula atrás dele.
    Sinceramente, acho o Lula o cara mais vivo que já vi na vida.
    E olha que nem estudou na sourbourne.

    ana

    e precisa?

    Polengo

    Estudar na sourbourne, você diz?

    Bem, a mim parece que não só não ajuda, como atrapalha.
    Em alguns casos extremos, deixa a pessoa completamente tapada.

    Gerson Carneiro

    E o que tá me surpreendendo é o Lulão. Perdeu a vergonha também, hein! Tá em todos os palanques da Dama de Ferro. Tá nem aí pros problemas da "procuradora qualquer aí"… tô vendo a hora dela chorar, e a moça da saia justa chamá-lo de "cabra macho selvagem". Ó o Lulão provocando, hein! Eitha!

carmen silvia

Eu vou esperar o Dataprado,nesse instituto eu confio e boto a mão no fogo(ai,ai,ai,)

Daniel

Já escrevi sobre isso antes. Mas vou me repetir, por causa da idade. É sobre a nova estratégia para o vazamento das pesquisas eleitorais.

Elas “vazam” em colunas amigas ou através de comentaristas de blogs de grande audiência.

Elas falam em grande vantagem de Dilma Rousseff, em vitória no primeiro turno etc.

Então, quando os números reais são divulgados, dão gás a José Serra.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Percebi isso também. Têm mais de um mês que a tática do PIG é essa.
Semana passada foi o tal Lauro Jardim da Veja que espalhou que a Dilma tinha ampliado a vantagem no Ibope
Euforia coletiva na militância petista
Divulgados os números, deu tudo na mesma: Dilma 39%, Serra 34%
Balde de água fria

Espero que tenham aprendido a lição.

Irani

Concordo em gênero, número e grau com vc, Azenha.

dukrai

o Sensus deu uma dianteira de 10% da Dilma contra o Serra, o ibope 5%, e a diferença entre os dois institutos de pesquisa ficou quase, ou dentro da margem de erro. O Datafraude pode muito bem dar um empate entre a Dilma e Serra e a diferença do Datafraude com o Ibope ficar nos mesmos 5%, quase, ou dentro da margem de erro.
Só falta o Vox Populi soltar uma pesquisa dando a Dilma na frente com 15%. Aí quem vai chamar a Polícia Federal pra saber quem está mentindo?

Franco Atirador

Realmente chegamos ao ponto de termos de fazer leitura interpretativa do jornalismo opinativo.

washington

É uma vergonha. Para os tucanos, a única confiável é a Datafolha. Os outros três institutos estão errados. parece até aquele história da mãe que vai aoquartel e vê o filho marchando, errado. Mas para ela, dos 400 só ele marcha certo

O Brasileiro

Podem gastar a vontade com falsas pesquisas, afinal de contas, foi o povo de SP que pagou mesmo!

william porto

É claro que a direita vai armar e essas insituições ligadas aos jornalões vão dar uma mãozinha, Acho que o atafolha vai dar algo parecido com empate técbico e o povão vaoi pensar que foi devido às entrevistas da Globo. Não sde pode subestimar a direita. Eles, pasmem, estão usando até Marina e Plínio. Lula precisa retaliar. Urgente.

Lauro

Azenha,

Pode anotar ai 38% a 38% empate. Este resultado já se espalhou pela rede.
Globo, O Globo e Folha (Data Folha) vêm com tudo!
Sds,
12/08/2008 as 18:10

Leider_Lincoln

Eu caí como um pato a outra vez. Mas agora não, jacaré…

Deixe seu comentário

Leia também