Datafolha: Dilma tem 54% dos votos válidos, mas vantagem cai

Tempo de leitura: 2 min

22/09/2010 – 20h20
Dilma segue na frente, mas vantagem sobre adversários cai 5 pontos, diz Datafolha

ALEC DUARTE

EDITOR-ADJUNTO DE PODER

da Folha

Nova pesquisa presidencial Datafolha divulgada nesta quarta mostra que a diferença entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, para os demais adversários somados caiu cinco pontos percentuais (de 12 para 7 pontos) com relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 13, 14 e 15.

A petista agora aparece com 49% (tinha 51% há uma semana), contra 42% de todos os outros postulantes (que apareciam com 39%). José Serra (PSDB) está em segundo, com 28% (tinha 27% na semana passada), enquanto Marina Silva oscilou positivamente dois pontos percentuais e passou de 11% para 13%.

É o primeiro levantamento do instituto após as revelações de tráfico de influência e a consequente crise que culminou com a demissão da sucessora de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra –52% dos entrevistados disseram ter tomado conhecimento do caso, mas apenas 13% julgam-se bem informados sobre o episódio.

Brancos e nulos somam 3% na nova pesquisa (ante 4% da semana passada), enquanto 5% dos eleitores entrevistados se declaram indecisos (dois pontos percentuais a menos do que o cenário dos dias 13, 14 e 15).

As movimentações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, pesquisa a ser feita na próxima semana deverá mostrar se trata-se de uma tendência ou apenas um registro do momento em que o levantamento foi realizado.

Dilma caiu principalmente nos segmentos dos que possuem renda familiar mensal entre 5 e 10 salários mínimos (10 pontos), nível superior de escolaridade (três pontos) e têm entre 35 e 44 anos (quatro pontos).

O crescimento de Marina Silva se deu entre os mais escolarizados (onde a verde cresceu quatro pontos) e os que têm renda de 5 a 10 salários mínimos, faixa em que a candidata do PV saltou de 16% para 24% (Serra subiu de 28% para 34%).

VOTOS VÁLIDOS

Considerados apenas os votos válidos (excluindo-se, portanto, brancos e nulos), a candidata petista, que figurava com 57% no levantamento anterior, lidera a corrida presidencial com 54% das intenções de voto. José Serra (PSDB) está com 31% (tinha 30%), e Marina Silva (PV), chegou a 14%.

Quanto menor a diferença entre o líder das intenções de voto e os demais candidatos, maior a probabilidade de um segundo turno (para ser eleito numa única rodada de votação, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos ou superar a soma de seus rivais).

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidélix (PRTB) não atingiram 1% (porém foram mencionados e, juntos, equivalem a essa parcela da votação).

SEGUNDO TURNO

O Datafolha também perguntou aos eleitores como eles se comportariam num eventual segundo turno entre Dilma e Serra. A petista receberia 55% (dois pontos a menos que no levantamento da semana passada), enquanto o tucano ficaria com 38%, três pontos percentuais a mais do que exibia na semana passada.

A pesquisa, contratada pela Folha e pela Rede Globo, foi realizada nos dias 21 e 22, em 444 municípios de todo o país, com 12.294 eleitores. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 31.330/2010.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Paulo

Azenha,

Gostei da definição de um outro internauta:

A Fohla está tentando UM SALTO TRIPLO CARPADO ESTATÍSTICO

IRANILDA

Que Deus ajude para que Dilma seja igual a LULA e olhe muito pelo nordeste e saiba que ALGUNS potigures estão com Dilma por lula e por nos , E QUE A TRANSPARENCIA SEJA UMA LUZ EM SUA PRESIDENCIA POIS O POVO EM GERAL PRECISA DE RECONHECIMENTO COMO SER HUMANO ,DIGUINIDADE,RESPEITO, UMA MULHER NA PRESIDENCIA UM ORGULHO PARA NÓS MULHERES BRASILEIRAS………………………………………….. FACA COM QUE O NOSSO PAIS SE ORGULHE DILMA

Almerindo

Vocês querem apostar que na última "pesquisa", quando não houver mais tempo de dar resposta à altura, o datafalha irá jogar a Dilma lá embaixo e TODOS do pig irão reverberar?

    Fernando Kraichete

    Essa pesquisa do Datafolha, dando avanço de Serra e Marina e queda de Dilma, em relação à pesquisa anterior, é estranha, muito estranha, pois ela foi feita nos dias 21 e 22. E já foi divulgada no próprio dia 22? A pesquisa anterior do Datafolha foi encerrada no dia 14, mas só foi divulgada no dia 16. As pesquisas diárias do Vox Populi, segundo sabemos, só são divulgadas após as 16 horas do dia seguinte. As pesquisas, todas elas, necessitam de um tempo para que os dados colhidos sejam processados. Essa pesquisa do Datafolha merece credibilidade?

ruypenalva

Azenha, segundo cálculos de economistas serristas, para aumentar o salário mínimo para 600 reais, conforme Serra está especulando para ganhar votos, ou levar Dilma à mesma armadilha, o governo teria que gastar a mais, de um orçamento já deficitário, cerca de 17 bilhões, o que é mais do que se gasta atualmente com o Bolsa Família. Se se somar outras promessas do Serra, e ele fosse cumprir, no mínimo ele teria de dar um calote na dívida pública, pois facilment chega à casa do 30 bilhões, sem contar 400 km de metrô. Será que Serra quer acabar com o PAC e com isso poupar dinheiro para populismos idiotas?

    Daniel Francelino

    Vai doar estatais com o pretexto de que isso vai sanear a dívida pública, tal como na época de Fernando II – o louco. Mas o dinheirão todo vai sumir e ninguém vai explicar para onde foi… Se algum dia o tal livro do Amaury Riberiro sair, quem sabe alguma resposta venha à tona.

Julio Silveira

Tudo bem que pode ter havido um esfriamento na campanha, mas que ai tem treta, isso tem.
Chegando ao final se aproximando das eleições o Serrote vai ter todo apoio de seus apoiadores isso nem tem duvidas e a Folha descarada desde sempre vem jogando todas a suas fichas já perdendo mesmo qualquer resquicio de etica, vai para o tudo ou nada, alguem duvidaria de isso fosse acontecer?
Quero ver os outros institutos dar voz a folha é tudo que eles querem, a folha já tem o PIG para repercurtir suas má informações.

Benedito

As oscilações estão dentro da margem de erro. Ou dentro da margem de manipulação. Obviamente que demotucanos e seus panfletos do PIG vão usar isso como arma de propaganda. A margem de erro é de dois pontos. Dilma caiu dois, Marina subiu dois e o Zé Baixaria subiu um. Tudo dentro da margem de erro. Não aconteceu nada. Mas o PIG já tá falando que é a virada…

    Daniel Francelino

    Já tem gente dizendo que a Marina vai levar pra segundo turno… Isso num estado que se diz politizado, lá do sul maravilha, onde odeiam Bolsa-Familia, dizem ser pra sustentar nordestino preguiçoso. Mas espere! No sul tem pelo menos 30% de pobres e que seguramente, uma boa parte dessa porcentagem é atendida pelo BF, senão, estariam em situação ainda pior… Mas espere! Não era pra nordestino preguiçoso? Então, esses sulitas são preguiçosos? Então, pelo menos a preguiça presumida é democrática? Muito bem…

    Com ou sem oscilação, Dilma no primeiro turno. Marina em segundo e Zé Maquete em terceiro, empatado com o Plínio.

Alex

Aos que defendem o PT ir ao ataque, cuidado pessoal essa não é a estratégia para vencer. Ir ao ataque agora é render-se ao que o PIG e a tucanalhada quer. O momento é o de aproveitar a popularidade do presidente Lula e aprofundar o debate sobre os avanços do Brasil.

GustavoEgito

A militância está fria, achando que já ganhou antes mesmo de lutar!

O Rodrigo Vianna está chamando a atenção!!!!

Acorda, gente! Vamos pra guerra, só faltam 10 dias!

Não vamos deixara vitória no 1º Turno escapar agora!!

priscila presotto

Gente,pois eu estou muito preocupada.
Não aguento + mais esta onda de denuncismo.
Tá certo a Erenice errou,usou de nepotismo e clientilismo e tem que ser punida,mas vcs acham que Dilma saberia de alguma coisa ?
Ela iria se arriscar pela Erenice?
O pig quer é sangue.
Está de volta o udenismo mais perigoso já visto desde 1964.

osmar

to assistindo o jornal da band, e tá o cara do vox populi, do tracking ig, e o fernando mitre ta desesperado dizendo que a dilma ta caindo, os especialista, o abafaram dizendo que pesquisa ta estabilizada, fernando mitre não me faça rir!!!! eta desespero

Baixada Carioca

Ôpa! E a Globo, tudo a ver. Por que o trackingVox Populi-Ig os números não se alteraram de maneira significativa? Tem dedinho do otavinho nessa bagunça… Otavinho, otavinho. Cê vai apanhar menino!

Paulo Sanches

Aliás, e essa história que o Beto Richa impediu a divulgação da pesquisa Vox Populi e do Ibope e a do Datafolha, não, é só a pesquisa no Paraná ou é nacional?

Ricardo

Eu acho que é preciso partir para a guerra também! Chega de aturar as mentiras do PIG! Essa pesquisa é tendenciosa e mentirosa!

ana

OI Azenha acabei de ler no uol na coluna de uma tal fernando rodrigues asguinte frase"ta explicado onervosismo do lula" se esta pesuqisa for verdadeira acho que ainda estamos bem pois depois de um mes prticamente de bombardeio pesado estamos aguentando bem

Orlando Bernardes

DataFalha é aquele instituto de " pesquisa " da FSP ( Força Serra Presidente ). Não precisa dizer mais nada.AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.

Paulo Roberto

Não confio mesmo no Datafolha, sabemos da manipulação descarada que já fizeram, gerando até a representação do MSM. Agora, estão naquela de "perdido, perdido e meio", tanto faz, dane-se a "credibilidade", que ele já nem tem. A questão é esperar o próximo Vox Populi, porque não sei se o Ibope tb não vai realinhar-se ao Datafolha a esta altura do campeonato em que a mídia perdeu as estribeiras completamente. Interessante é que há dois ou três dias a Dilma acusou a Folha e sua parcialidade e acusações. Será que o Otavinho "perdeu a cabeça" de vez?, está tudo muito no limite da margem de erro, mas favorecendo a oposição, no mínimo, estranho. Vamos aguardar o Vox e o Sensus.

Renato Lira

Tá todo mundo vendo que, a cada baixaria dele e de sua mídia, Serra cai nas pesquisas.

E Dilma subiu sempre.

Por que agora quando a turma do Serra vai fundo na fossa do golpismo, Dilma iria cair?

Datafolha, mídia em geral, demotucanos e aquela turma do manifesto dos hipócritas vão para o esgoto junto com sua credibilidade.

Marat

E olha que se houver segundo turno, o Serra deverá dar muita grana ao PIG, que é seu aliado mais forte e leal!

Renato Lira

Vocâs lembram da informação de comoas perguntas desta "pesquisa" foram formuladas?

É só mais uma farsa.

E, como todo mundo sabe, Datafolha e farsa são praticamente sinônimos.

EVOÉ!!!

Renato Lira

Pessoal, calma.

É o Datafolha…

Precisa dizer algo mais?

celso

A Marina é muito fraca.

Em SP ninguém vota nesta candidata.

Claudio Ribeiro

o que penso:
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/09/o-c

a grande imprensa conservadora usa seu imenso poderio difusor para jogar como cabo eleitoral de uma candidatura e o máximo que consegue é evitar que Dilma dispare ainda mais e Serra despenque no fosso das derrotas humilhantes, "anestesiam" o eleitor de sábado a terça-feira com teses e denúncias ocas de provas, mas como não incorporam nada de concreto ao noticiário, o mesmo eleitor não crê como reais "tais "fatos" e abandona o barco furado do factóide na quarta ou quinta-feira.

E o datafolha de hj? A confirmar…

william porto

Esse resultado pode até ser manipulado, mas a verdade é que a campanha da Dilma está na defensiva, evitando botar na rua os podres da direita, ficar apenass apanhando e tirando onda de edcucado é ukm perigo. É precisp nessa reta final encostsr essa cambada nas cordas e bater até eles beijarem o chão. O povo nãs gosta de gente mofina, É preciso Lula asvançar nas críticas à imprensa fascvista.

hugo

Pessoal , essa pesquisa ja era esperada , vcs notaram o golpe o ze alagao so subiu um ponto , e a marina 2 , tudo armado , aqui no meu trabalho mesmo com esses escandalos 22 pessoas garantiram que vao votar na dilma , e apenas 4 no zé alagao , como disse o colega num comentario acima , a dilma deve ta uns 35% na frente , tenho certeza disso , podem inventar e manipular a vontade , na proxima pesquisa es crevam ai ; a dilma vai ter 41 , o ze pedagio 29 e marina 22 rssssssssssssss

ducor

A Erenice Guerra deve ser parente do Sérgio Guerra! Parece que estão do mesmo lado.

Epaminondas

Agora esperar do João Santana, marqueteiro, que estava nadando de braçada, algum tipo de reação contra este bombardeio do PSDB. Fica difícil pra nós militantes, ficarmos nos defendendo, sem uma campanha mais incisiva. Estamos apanhando sem parar há semanas.

MirabeauBLeal

.
Data3F… (Fraude da Folha do Frias)

envenenou a pesquisa com 3 perguntas

caluniando Dilma e , mesmo assim:

!!! DILMA NO 1º TURNO !!!
.

Mauro

AZENHA,

olha só que estranho o que descobri vendo o registro da pesquisa do Datafolha de número 31.330/2010 no TSE, conforme o link
http://www1.folha.uol.com.br/poder/803202-dilma-s

que está no link
http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/procD

Lá está escrito que a data de registro é 17/09/2010 e que o período de realização é de 21/09/2010 a 23/09/2010.

Podem conferir no link acima.

Como a pesquisa é divulgada no dia 22, se está registrado no TSE que sua realização se daria até o dia 23???

Tem mais. Várias outras pesquisas registradas no dia 17/09/2010 tem o mesmo período de realização, de 21/09/2010 a 23/09/2010, como pode ser conferido nos seguintes links:
http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/procD
http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/procD
http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/procD
http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/procD

Portanto não pode ser um erro de digitação.

Acredito que isso é um forte indício de que a pesquisa foi manipulada.

Pelo menos, é uma prova de que ela não atendeu ao que estava registrado no TSE.

Acho isso gravíssimo, ou não é???

    Mauro

    O link correto do TSE para a pesquisa a presidente do Datafolha de número 31.330/2010 é
    http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/procD

    MirabeauBLeal

    TSE
    Data do Registro17/09/2010

    Protocolo 31330/2010

    ContratadaDATAFOLHA INSTITUTO DE PESQUISAS LTDA

    ContratanteEmpresa Folha da Manhã S/A. e Globo Comunicação e Participações S/A.
    Valor da Pesquisa194000
    Origem dos RecursosEmpresa Folha da Manhã S/A. e Globo Comunicação e Participações S/A.
    Pagante do TrabalhoEmpresa Folha da Manhã S/A. e Globo Comunicação e Participações S/A.

    Período de Realização de21/09/2010 a 23/09/2010

    Nr. de entrevistados12130
    SituaçãoAguardando decurso de prazo
    Área de abrangênciaBrasil,
    CargosPresidente,
    Registro da empresa no CONRE3884/92
    EstatísticoRenata Nunes César
    Registro no CONRE 72.49A

Flávio Luiz Sartori

ATENÇÃO: DATAFOLHA ENTRA EM AÇÃO PARA AJUDAR SERRA E O PIG ENGANAR A OPINIÃO PÚBLICA E PROVOCAR O SEGUNDO TURNO.

.A manipulação do Datafolha na pesquisa divulgada pela Globo agora a pouco no Jornal Nacional é descarada.

Tudo muito bem montadinho dentro da margem de erro.

Dilma com dois pontinhos a menos, de 51% para 49% das intenções de votos estimuladas.

Serra com apenas um pontinnho a mais de 27% para 28%.

E, Marina com dois pontinhos a mais, de 11% para 13%.

Ou seja, tudo bem planejadinho para Marina subir, tirar votos de Dilma, não alcançar Serra e acontecer o segundo turno, é claro, entre Serra e Dilma, isso no planejamento do PIG e de Serra.

O Datafolha é o instituto do PIG, da Globo e da manipulação, podem ter certeza.

Flávio Luiz Sartori – http://flavioluizsartori.blogspot.com

Maria Dirce

Quem consultar o STE antes da meia noite, vai ver que essa pesquisa do Data Folha era para amanhã e fopi antecipada porque será?????????

Cássio

Alguém ainda acredita na folha?
Dilma vai ganhar no primeiro turno com 60% dos votos válidos.

Tácio Nunes

Concordo com o companheiro Helio Braz, nada de defensiva é ofensiva, tem de bater, colocar que ele mente sobre o diploma, mente sobre o FGTS, FAT, etc. mostrar a corrupção no metro com a empresa francesa, mostrar os 60 milhoes de quebra de sigilo q a filha dele fez junto com a irma de dantas, poxa ta esperando oque? ja ta na hora, tem que botar lula de uma forma mais incisiva. poxa camarao q dorme a onda leva.ja ta na hora.

regina gonçalves

Esta pesquisa é manipuladora. Quer desmobilizar o povo. Verifiquem como estão os títulos para esta pesquisa no Globo , FSP e da Veja (tudo online) , fazem malabarismos para acentuar a queda de Dilma e a subida de Serra (1 ponto) e Marina (2 pontos). Vamos trabalhar para eleger a Dilma no Iºturno.

Eudes H. Travassos

vale lembrar que Dilma caiu no data-falha, em gente!

Maria Thereza

Nessa altura, depois de tudo que já vimos no datafolha, é melhor nem divulgar esses resultados mais do que manipulados.

Paulo Rick

Infelizmente a credibilidade da DataFolha já foi para o brejo, e o Vox Populi dá outro resultado em seu Tracking, como já sabemos a amostragem do Datafolha é única. E está sujeita a erros maiores.

    Jairo_Beraldo

    A margem de erro do DataFalha é de 10% pra menos ao Serra e 10% pra mais a Dilma.

Taques

Xiii, o pessoal com essa quedinha já tá se apavorando …

Não sei não mas na semana que vem é que o bicho vai pegar.

Te cuida MGF !!

Sergio Braz

O PT continua na defensiva, parece que o Serra , o PSDB e o Demo , são todos sérios e corretos. Não se ver uma denúncia se quer sobre eles, a imprensa não coloca e nem o programa da Dilma. Não sei que tipo de leitura o pessoal da coordenação da Dilma faz. Eu acho que está na hora de colocar as privatizações do PSDB , colocar as denúncias e fazer com que eles percam tempo em se defender. O que eles querem, estão conseguindo, fazer a Dilma cair na reta final e com isso esfimular os seus eleitores para a virada. Nòs estamos apáticos vendo tudo acontecer.

Domingos Savio

Mariana vai ter no máximo 5 por cento.

    Jairo_Beraldo

    terá mais, uns 9%…serra terá algo em torno de 18%….

Armando A. Ribeiro

Eis meu comentário na Folha Sempre Proto-golpista: – Como esse instituto nunca foi sério e sempre manipulou as pesquisas a favor de Sierra – lembrem-se das pesquisas de alguns meses atrás que davam empate e ultrapassagem espetacular de Dilma, equanto a falha ou a fraude dizia que o Nosferatu estava na frente -, essa enquete encomendada pela mídia golpista também não merece crédito. Faz parte da ofensiva protogolpista!

Epaminondas

Agora esperar do João Santana, marqueteiro, que estava nadando de braçada, algum tipo de reação contra este bombardeio do PSDB. Fica difícil pra nós militantes, ficarmos nos defendendo, sem uma campanha mais incisiva. Estamos apanhando sem parar há semanas.
Temos buraco do Metrô, PCC, alagões, crises eternas do FHC, privatarias, Alston, tudo pra mostrar e espero que comecem a mostrar um pouco da sujeira tucana.
Não dá pra ficar apanhando dia e noite.

malu

Até que caiu pouco, diante de tanto massacre da mídia nos últimos dias. As capas de jornais ficam estampadas nas bancas, todo dia a imprensa inventa uma crise, um escândalo, parece um pesadelo, não só para a Dilma, mas para nós, brasileiros bem informados. Espero que a Dilma, que aguentou a ditadura, aguente a tortura desses lacaios dos Frias, Civitta e Marinho

Fernando Souza Jr.

Quem ainda acredita no Datafolha? Nem a Velhinha de Taubaté

Mario.

Não é por nada, mas o que tem de conhecido meu que tem me falado recentemente que vai votar na Marina é uma enormidade.

Carlos A. Rosse

A tática agora do Data-Farsa é inflar os votos na canditada Marina Silva para que ninguém (todos aqueles que eles consideram idiotas, ou seja, o povo) perceba a fraude. E não adianta que eles ainda vão piorar esse panfleto marrom, para o delírio da elite decadente.

Roberto Locatelli

Manipulação pura.

    Estanislau

    Manipulação desavergonhada. Há 5 dias (portanto, antes sequer dos pesquisadores irem a campo), um comentarista de um dos blogs progressistas antecipou este resultado com total exatidão.

zanuja

O datafolha voltou a fraudar as pesquisas. A diferença é de 27% entre Dilma e o coiso. É vergonhoso esse instituto, tb pertence a quem mesmo?

rezende

Gente, vamos ser realistas.
depois desse bombardeio da mídia no caso da casa civil, ainda que acreditemos que muita coisa lá é factóide, não dá pra ignorar o fato dessa tal de Erenice Guerra ter transformado a casa civil num cabide de emprego para familiares e amigos.
Isso não dá pra negar e a Dilma sabia sim. É natural que alguns votos migrem para Marina. Precisamos ver agora se isso é um caso isolado ou uma tendência. Se for uma tendencia haverá segundo turno sim com Dilma e Serra. Haja Coração.

    swamy

    vaza, tucano!!
    Vai postar lá no site do nosferatu.

    ducor

    Rezende está correto!

Antonio Silva

Companheiros, temos que continuar nesta importante frente de luta através da web, mas TAMBÉM, intensificarmos o trabalho de convencimento de nossos amigos, conhecidos ou familiares para que não sejam manipulados por esta mídia ordinariamente partidária .
Não tem jeito companheiros, se quizermos liquidar esta disputa no 1º turno, teremos que, diuturnamente desfazermos todos os factóides que a máfia midiática lançará até o dia 03/10.
Amanhã partirei aqui do RJ para participar do importante evento contra a manipulação da notícia pela mídia golpista, evento este, que será realizado na sede do Sindicato dos Jornalistas de SP .

Saudações Socialista !

costa

Juristas lançam 'manifesto em defesa da democracia' no Largo de São Francisco..

Estudantes da São Francisco criticaram o manifesto.

Estudantes. Alunos da São Francisco que acompanharam à distância o ato desta quarta criticaram o manifesto. Para o ombudsman do Centro Acadêmico 11 de agosto, a manifestação é fruto do "ressentimento de alguns professores da faculdade". "Estão fazendo um ato em defesa da democracia. Mesmo que a tese valesse, se estão tão incomodados, a campanha começou há alguns meses. Por que só agora?", questionou

…..eles acham que conseguiriam novos caras pintadas para a campanha golpista deles, mas os estudantes estão mais bem informados do que eles imaginam..quuebraram a cara de novo……..parabéns estudantes do largo são francisco…

Mário Salerno

Por que alguém ainda:
1) dá atenção à Veja?
2) empresta credibilidade à Datafrias?

Francamente, não entendo!

Domingos Savio

A candidata do PT à Presidência da República @Dilmabr tem 51% das intenções de voto na pesquisa diária Vox Populi/Band/iG

Torquemada

Se a pesquisa for verdadeira, e não duvido que seja, ela acaba provando algo que todo mundo sabe, ou seja, que curso superior não é sinônimo de inteligência ou de grau de politização.

Tudo bem que a avalanche de factóides tem sido intensa e que algum prejuízo já era de se esperar, mas é justamente dos que possuem mais estudo que se imagina melhor reflexão, que se supõe sejam menos influenciáveis ou maria vai com as outras.

Doce ilusão!

Quanto mais estudam mais se revelam volúveis e mais se apegam aos valores da burguesia.

E, o pior não é isso. Tenho para comigo que esse pessoal que acaba de integrar-se à chamada classe C e que hoje admira e que é grata ao Lula, daqui há pouco tempo, se e quando ele voltar, deverá estar bem mudada, bem aburguesada…

O JUIZ

A essas alturas, pesquisa do DataFolha é na verdade uma "Frias".
Sem credibilidade. Puro jogo golpista de um Jornal sem caráter.
Basta ir às ruas, e fazer uma pesquisa por conta.
DILMA já está eleita.
É o efeito do "Furacão LULA"!
Aquele que tranformou o PSDB em pó.

Cornélius/Londrina

E a metodologia do DataFolha continua a mesma? Por ponto de fluxo, sem pesquisa na área rural e excluindo os sem-telefone?
Em caso positivo fica claro que continua a distorção na metodologia do DataFolha e que reflete em todos os resultatos apresentados até agora.
Evidentemente que o fogo TucanoDemo em conjuntocom a mídia golpista influem em algum grau na atual pesquisa.

Acredito tbm que a blogosfera do bem está tendo um papel fundamental no 'fogo- de- encontro' e que ela se manterá ativa, vigilante e INCANSÁVEL.

Maria Dirce

Como fica a editora abril se Dilma e Mercadante ganharem as eleições??????por isso a data folha daqui pro dia 3 a Dilma vai cair sempre 1 ponto, pra desanimar os eleitores e instigar tb dizendo que as denúncias pegaram!!!!

    Baixada Carioca

    Não fica Maria. Vai ter que se mudar pra onde um tucano tiver governando pra continuar a produzir o seu lixo.

José Fernandes

tenha santa paciência, acreditar no data folha nesta altura do campeonato, e pedir demais , vou falar uma coisa a Dilma vai levar essa de mais de 60 %. escrevam.

Irani

Não esperem muita coisa do Ibope, porque ele maquiou a última pesquisa para Marina. Confiem no Sensus e VP.

pereira

Há esta pesquísa é a pesquisa do questionário, nela a Dilma ia cair sim, com a pergunta você sabia que assessora da Dilma é ladrona, esta pesquísa não vale. Ela caiu foi pouco.

    ZePovinho

    Se vale acusação sem prova então o Pereira,supostamente, é um ladrão.E não se fala mais nisso.

alberto f. barbosa

Estou esperando a taxa de rejeição dos candidatos e a pesquisa espontânea. Sem este dois dados importantes não se pode dizer muito da pesquisa. Se Marina tem 13% e mais de 20% de rejeição, então ela não tem nada. E se o Serra tem 28% e mais de 25% de rejeição então tem muito pouco. Aguardemos a pesquisa do VOX e do IBOPE. Eles precisam de fazer Dilma cair, pois estão ficando apavoarados com a derrota e precisam de um alento. Além do mais vão fazer a última baixaria e precisam calibrar a mira. Se tudo até agora só fez Serra aumentar 1 ponto e Marina subir 3 e Dilma cair 2 pontos, então precisa ser uma baixaria mais forte.

    Lucia

    Segundo o Fernandes Rodrigues, a taxa de rejeição do Serra continua a mesma da pesquisa anterior, ou seja, 31%, como se vê ele está devendo -3%, a de Marina que era de 18% baixou um ponto, 17% e a de Dilma foi a 24%, parece que não há pesquisa para a expontânea.

Marcio Leandro

Bom, para mim o Datafolha já demonstrou que não é muito confiável, porém a oscilação ainda está dentro da margem de erro, vamos esperar os outros institutos, principalmente o Vox Populi. O pior é pensar que ainda teremos mais 11 dias de bombardeio pesado.

SÁVIO SOBREIRA

A FOLHA, DESTA FEITA TRABALHOU MANIPULANDO SIMPLESMENTE A MARGEM DE ERRO DOS PRINCIPAIS CANDIDATAOS, OU SEJA: REDUZIU 2 PONTOS DA DILMA, AUMENTOU 01 PONTO PARA O SERRA E INFLOU A MARINA EM 03 PONTOS …. PURA MANIPULAÇÃO E NÃO DURARÁ 48 HORAS , OU SEJA , A DIVULGAÇÃO DO VOX POIPULIS.

O JUIZ

O DataFalha e a Globo estão apostando no segundo turno para continuarem vivos. Pelo menos por mais um mês.
O que o Brasil precisa, é eleger a DILMA no primeiro turno para não darmos chances ao azar(Serra), e de quebra evitarmos que alguns milhões caiam no caixa da Folha e da Globo. É matar pelo bolso.
A outra razão, é por nós mesmos. Imaginem aguentar a Folha, Veja, Globo, Estadão por mais um mês.
Será uma tortura maior que nos tempos da ditadura. Façamos algo por nossa saúde.
Vamos evitar segundo turno.
Sentença Proferida !

pereira

Ficou exposto a manipulação, nas últimas pesquísas no g1 liberam um montante de pesquísas para governadores, quando eu vir esta sendo protocolada sexta-feira passada, Agora esta no meio da semana solta sem anexo, e manipulação sim, viram que o serra não vai estão tentando inflar a marina traíra e o pior sem proposta, esqueceram até de comparar um segundo turno da Dilma com a marina, tamanha manipulação.

Jose Airton

Vamos esperar a Vox e o Census, pois Ibope e Data não são de confiança.

Orlando Bernardes

Datafalha? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

ruypenalva

Temos de esperar as pesquisas dos outros institutos, a tracking do Vox Populi não confirma isso, a Data Folha é tradicional manipuladora.

Rodrigo Carvalho

O PT tem que partir para o ataque, chega de dormir em berço esplêndido. Recebi um e-mail sobre Eike Batista que cita a Dilma e passei para toda a extensa lista que constava um texto sobre Os porôes da privataria. A continuar assim e diante da falta de discernimento da classe média pode haver o risco de segundo turno. Está na hora de serem reforçadas as informações sobre as privatizações dos tucanos e todos participando na internet..

Monica

Não foi este instituto de pesquisa que direcionou as respostas,falando sobre e evolvimento da Dilma/PT,com
Erenice Guerra?Violação,etc?

Laura

Quem acreditano Datafalha? eu não acredito. isso aí é da campanha para acabar com a vantagem da dilma.

Marcos

A manipulação é tão escancarada que todos os "comentaristas" vão utilizar algo como:

"É o primeiro levantamento do instituto após as revelações de tráfico de influência e a consequente crise que culminou com a demissão da sucessora de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra "

Tapem o nariz e aguentem as duas semanas que faltam para a eleição. Vai ser um rio Tietê de factóides.

Deixe seu comentário

Leia também