Cynara Menezes: ACM já morreu

Tempo de leitura: 3 min

ACM já morreu

por Cynara Menezes, na CartaCapital

Que a polícia baiana é truculenta, todo mundo sabe. O problema é fazer pouco ou nada para mudar isso. Até quando os petistas, no poder no Estado há cinco anos, irão dizer que qualquer questão envolvendo a Polícia Militar é resultado dos desmandos de Antonio Carlos Magalhães? Chega de governar olhando o retrovisor, ou melhor, culpando o retrovisor…

Em 2008, fui a Salvador fazer uma reportagem sobre o assassinato pela polícia de quatro rapazes, no espaço de apenas 12 dias, durante diligências em comunidades carentes –os famigerados “autos de resistência”, que todos os anos roubam as vidas de tantos jovens no país, principalmente negros. Houve protestos nos bairros atingidos, manifestantes fizeram piquetes e atearam fogo a um ônibus. Até hoje não sei se houve sanções aos policiais envolvidos, o que sinalizaria para o fim da sensação de impunidade que leva, aliás, à “truculência”.

Na época, ouvi de uma socióloga que, de fato, foi ACM quem importou para a Bahia o modelo nova-iorquino de “tolerância zero”, que na terra de Todos os Santos se traduziu na institucionalização do “descer o sarrafo”. Mas, conversando com o governador Jaques Wagner sobre isso, ele falou de sua intenção de formar melhor a polícia e de introduzir novos quadros para tentar reverter esse perfil típico de regimes ditatoriais, tão ao gosto do finado ACM.

“Considero inadmissível que policiais ajam à revelia da lei. Nosso objetivo é aprofundar o conceito de cumprir a lei dentro da lei, de segurança com cidadania”, disse então Wagner. Isso, repito, em 2008. Quatro anos depois, o que vemos é uma polícia aparentemente fora de controle, suspeita, segundo o próprio governador, de ter até matado gente durante a greve que começou no dia de Iemanjá, 2 de fevereiro.

É correto que policiais, para fazer reivindicações, amedrontem a população? Não. Mas tampouco é correto que policiais, numa sociedade democrática, nem sequer tenham suas reivindicações ouvidas pelas autoridades. “Nem plano de cargos e salários eles têm”, diz o professor de Desenvolvimento Urbano Carlos Alberto da Costa Gomes, coordenador do Observatório de Violência da Bahia. Costa Gomes também é contra policiais intimidarem pessoas. Mas adverte que tudo chegou a esse ponto porque há 30 anos os policiais baianos pedem praticamente as mesmas coisas. Ou seja, não foram atendidos por ACM –nem por Jaques Wagner.

A pauta dos grevistas foi reduzida a dois pontos: anistia para os que participaram do movimento e o pagamento da GAP (Gratificação por Atividade de Polícia), que representaria um aumento real de salários para os policiais. Pois essa GAP está esperando há quase 15 anos para ser regulamentada! Antes da última greve, em 2009, Wagner tinha acirrado os ânimos dos PMs ao conceder 54% de aumento aos policiais civis. Reclamando falta de isonomia, os policiais fizeram circular um manifesto intitulado “Governador Jaques Wagner incentiva PM a fazer greve”. O movimento só cessou quando o governador fez promessas que até hoje não cumpriu, como a regulamentação do quê? Da mesma GAP…

Existem muitos erros na condução desse processo e já não é possível debitá-los na conta do falecido ACM. A Bahia é complexa, rica e dessemelhante. Mas a polícia é consequência, não a causadora dos problemas baianos. O que essa greve prova é que as autoridades locais precisam começar de uma vez a planejar melhor o futuro do Estado. E não estou falando de Copa do Mundo.

PS do Viomundo: É vergonhoso como as autoridades locais só pensam na Copa do Mundo. Visitei recentemente um hospital de referência com uma fila quilométrica na emergência, numa cidade em que só se fala… na Copa do Mundo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

sergio m pinto

Como sempre acontece, quando um governo popular é eleito, querem que todos os problemas, acumulados por décadas, inclusive a cultura do lugar, que acaba favorecendo esses problemas, como é o caso das PMs, não só de Salvador, sejam resolvidos num estalar de dedos.
Aí, tome crítica e mais crítica, de modo que numa eleição próxima, facilite a volta ao poder a turma que no mínimo manteve a situação ruim por longo tempo.
Espero, por exemplo, que isso não aconteça quando apearem o PSDB do poder, aqui no Estado de São Paulo.

AlceuCG

… Continuação:

O que vemos agora é um PT dominado e controlado pela extrema direita, descendo ao nível de, em Dourados a segunda cidade do estado, que já foi considerada o último bastião de resistência petista, se aliar com o dem indicando o vice prefeito e em várias cidades do estado aceitando a filiação no partido, de militantes dos mesmo famigerado e truculento dem. Este texto é um rápido retrato do que é o PT atualmente em MS. E acredito que em muitos estados que foram e estão sendo governados pelo PT, está acontecendo o mesmo.

AlceuCG.

    Carlos

    Alceu,
    Aqui na Bahia não é diferente e, em certa medida, parte do PT parece que está com aquela onda da Sindroma de Estocolmo, e amando ressuscitar as "espertezas" que ACM lhes impigiu por anos e anos.
    Em Remanso, um município no nordeste do estado, figuras centrais da direção estadual (deputado federal Josias Gomes e deputado estadual Paulo Rangel) impuseram a recente filiação de uma pessoa que já foi um bocado de coisa na política local, menos, muitíssimo menos, PT, ter votado alguma vez em Lula, em Dilma, e até em Jaques Wagner, ou mesmo se pautado na defesa de interesses coletivos..
    Pior, mas extremamente pior, é que o novo filiado não foi imposto para ir militar mas para já sair candidato a prefeito do município em 2012. E fizeram isso na maior, como os discípulos que suplantam a sabedoria do mestre – no caso da Bahia,Toninho Malvadeza. Assim, forçaram a saida do presidente do diretório municipal que é um militante histórico do PT e articulava sua candidatura a prefeito.
    Ah!! e tem mais: com essa "jogada esperta" do Josias e Rangel, o atual prefeito, do PMDB, que também já foi um tantão de coisa na política local, menos, muitíssimo menos, PT, ter votado alguma vez em Lula, em Dilma, e até em Jaques Wagner – em 2010 votou em Serra e Gedel Vieira Lima – garantiu seu pupilo no PT e provavelmente um bom naco do esquemão governamental para disputar a eleição de 2012.
    Assim, conforme alguns "analistas dessas jogadas de mestre", o Josias e o Rangel garantiram seus bons votinhos para serem reconduzidos às vetustas Câmara Federal e Assembléia Legislativa ou quem sabe alçarem vôos maiores..Triste Bahia..

    Um pouco dessa história está aqui, http://www.geraldojose.com.br/index.php?sessao=no

    e aqui,
    http://www.geraldojose.com.br/index.php?sessao=no

AlceuCG

… Continuação:

Não extirpar o cranco nos mais diversos níveis da administração do estado, herdado de todos os governos anteriores, principalmente achar que colocaria no bolso as velhas e criminosas hienas da política local. E os dois maiores erros;1) trazer para o PT o atual senador delcídio do amaral, o qual já entrou com um objetivo definido, destroçar politicamento o Zeca e ajudar o retorno dos criminosos alijados do poder com as vitórias do PT. 2) Não educar políticamente a população e achar que bastava mostrar trabalho e progresso que tudo estava resolvido. Continua…

AlceuCG

… Continuação:

Bem, pela justiça deve-se dizer que os governos do Zeca foram bons de um modo geral tanto para os funcionários públicos, infra estrutura com o asfaltamento de praticamente todas as estradas estaduais, mudanças para melhor na saúde e educação e organização e modernização das finanças do estado. Seus erros? Continua…

AlceuCG

AlceuCG

Nasci e moro aqui no estado do Mato Grosso do Sul. Sempre fui petista militante, em todas as campanhas petista, tanto na minha cidade, Dourados, quanto no estado, eu e minha família batalhamos pelos candidatos, gastamos o que não tínhamos em dinheiro, tempo e saúde. Quando o Zeca do PT ganhou sua primeira eleição para governador, derrotando o que mais havia de extrema direita criminosa e latifundiária, choramos, realmente choramos na nossa santa ingenuidade achando que se começava uma nova era no estado. Continua…

Raimundo

Gente procure no google as tabelas salarias das PMs nos estado brasileiros. O salário da PM Baiana, só é menor que da PM sergipana, estado este também governado por um petista. O Salário da PM Baiana e Sergipana é maior que da PM de SP, RJ, ES, MG, SC, PR dentre outros. O Wagner está fazendo um bom governo.

damastor dagobé

façam um pequeno e simples experimento que vão entender o que é Bahia e perder todas as ilusões de pequenos burgueses tolos e "humanistas": selecionem os sites e blogs de cada um dos dez maiores municípios do estado e deem uma passada lá de vez em quando durante uma semana; não precisa mais.
leiam as noticias olhem as fotos que todos eles publicam..não vou adiantar aqui nada do que vão ver..se o fizer sujeito-me a uma verdadeira tsunami de acusações tolas de preconceito contra nordestinos, de má vontade contra a parte mais carente e oprimida da população brasileira; como se eu – que moro na Bahia por opção e amor à terra e a seu povo – fosse uma Mayara Petruso qualquer..É uma tsunami de tolice, mas nem por isso menos tola…

Maria

Concordo inteiramente. A gestão é péssima. Pessoas sem experiência administrativa alguma hoje dirigem os principais órgãos do estado. Na secretaria de saúde ex dirigentes sindicais, professores de universidades órgãos federais,profissionais de outros estados q não estão familiarizados c a cultura, hábitos e o perfil epidemiologico da população. Resultado :reuniões incontáveis, planos de ação mirabolantes, falta de compromisso no cumprimento dos acordos fechados com os funcionários, condições de trabalho inadequadas. Em vários órgãos da secretaria de saúde os profissionais convivem com ratos, baratas e mosquitos da dengue dentre outros. Voces entenderam bem, eu disse Secretaria da Saúde. Materiais para atendimento e prevenção de saúde nem é bom falar. Na teoria são ótimos mas na prática só Deus tendo piedade. Pior sobra p os profissionais e para a população.

    Francisco

    sempre votei nos socialistas. O PT nos estados deixa a desejar…

    Não é a toa que Dilma faz essa "pagação" geral com o "perfil técnico".

    É que nos partidos, ninguém tem!! Em todos!!! (Serra não é economista coisa nenhuma, e esses "cargos em confiança", da direita à esquerda, estão entupidos de recém formados inexperientes, quando não flagrantemente incompetentes).

    Bahia e Sergipe (Sergipe, coitada, o governador do PT é uma nulidade e o prefeito de Aracaju um comunista que não sabe nem falar em público – isso mesmo! – um comunista que sabe falar pra massa!!!).
    Ai, irmão, facilita pros homi do lado de lá…

Gerson Carneiro

É chegada a hora de pegar minha cruz e seguir meu calvário.

A Bahia está cheia de problemas, nas mais diversas áreas, principalmente Educação e Segurança.

Para resolver os problemas da Bahia tem que ser alguém na política que realmente goste da Bahia e não apenas do Poder. E sinceramente, não consigo ver ninguém com essa propriedade.

Tenho a sensação de que nem os artistas da Bahia gostam de fato da Bahia. Exceto Gilberto Gil e artistas realmente engajados com a cultura negra da Bahia como Lazzo Matumbi que esteve ontem, 06/02/12, no teatro Vila Velha discutindo a questão da comunidade negra do Rio dos Macacos ameaçada pela Marinha do Brasil.

Até o carnaval não é mais feito para os baianos.

Salvador é uma cidade cara e violenta. Não consigo andar em Salvador sem estar em alerta. Em Aracaju ando tranquilo, em João Pessoa ando tranquilo mas, Salvador, Maceió e Recife não consigo relaxar.

Vou entrar em conflito com meus conterrâneos mas não posso esconder que há (ou está se desenvolvendo) em Salvador uma cultura egoísta. A sensação é a de que há um código de conduta próprio e os baianos o praticam sem o menor pudor de quem quer que seja que esteja observando.

Há muito tenho percebido isso porque tenho sido vítima disso. Por duas vezes eu e minha esposa caminhando na calçada, no Rio Vermelho, quase fomos atropelados por motoristas que subiram na calçada para estacionar. E senti que se eu falasse alguma coisa iria ser agredido. Outra vez um motorista se aproximou silenciosamente por trás de mim e a cerca de um metro buzinou de forma estúpida para que eu saísse da frente em um local aonde eu passava e a calçada estava interditada.

No aeroporto, eu aguardando um pessoa desocupar o carrinho para utilizá-lo, assim que a pessoa desocupou um rapaz passou na frente e pegou o carrinho, expliquei que estava alí aguardando e a resposta que tive foi “qualé meu rei, o mundo é dos espertos; fique esperto”.

Quem chega à Salvador achando que a Bahia é a terra da felicidade logo percebe que não é. E Salvador não é cidade para ingênuos. Viver em Salvador não é fácil.

Essas cenas violentas de saques que vi por conta desse motim da PM em Salvador, e que me remeteram aos Haiti, é a baixa cidadania da população (populaçãoesta desprezada ao longo dos anos, desde que se negociava escravos no Mercado Modelo) se manifestando. Quando governantes não se dão ao dever de trabalhar para elevar o sentimento de cidadania de um povo, essa baixa cidadania não despreza oportunidade para se manifestar.

Tenho andado entristecido com a Bahia e meu povo. E não vou esconder isso.

    Mariana

    Não tem que esconder, não Gerson. Estes mesmos PMs que querem este aumento de Brasília num estado que tem orçamento de 28 bilhões e que, a maioria da população vive de ajuda governamental e os que acham, como disse alguém, para trabalharem na zona rual, ou melhor,no cacau, ganham 100 por semana.

    Isto sem falar no semiárido, que, certamente, deve ganhar menos na roça, visto ser a região mais pobre do estado. Um egoísmo do soteropolitano e a desigualdade ao lado. Aquilo lá, pela história do negro, já que é diferente do negro carioca que falam que vão descer o morro mas não desce. Salvador quando explodir vai ser pior do que o que estes PMs fizeram. Parece que não conhecem a história e nem seu próprio povo.

Nelson Menezes

Dar aumento para os PMs para aumentar o tamanho po porrete nas costas dos operarios , estudantes e dos pobres como aconteceu no Pinheirinho.

macz

J.w faz um governo muito bom na Bahia , é só olhar as estatísticas . Se a PM baiana é bandida o problema está no comando do exército .

Mari

É a velha história que o PT tem obrigatoriamente com uma varinha de condão consertar todos os desmandos que foiram instituicionalizados em tantos anos de poder e de mando, concordo sim que mudanças sejam implantadas, que só com passar do tempo mostram os resultados, a polícia militar é concursada e o Governo pode fazer pouca coisa neste sentido, uma diferença é sentida Os governos federal e estadual não invadiram a assembléia e "desceu o sarrafo" em grevistas, mulheres e crianças como era o estilo ACM , ao contrário negocia apesar de tudo, a imprensa conservadora da Bahia elogia a conduta do exército, e grita que a oposição não se aproveite da situação, agora barbas de molho o rumo dessas greves é preocupante o ovo da serpente pode está chocando por aí.
essa greve ao modo com foi deflagrada foge ao contexto de uma reivindicação salarial e de direitos e se assmelha a um motim que pode adquirir proporções nacionais, eles têm armas e munições e estão usando.

Bonifa

A polícia baiana é a mesma, não mudou nada desde os tempos ditatoriais do líder ainda apenas local ACM. Truculenta e até, paradoxalmente, já que é composta em maioria por homens de cor, também racista. O que admira é que o governo trabalhista no poder após nunca dantes, nada tenha feito para modificá-la. A única novidade é que ela agora pensa que por ser o governo trabalhista, pode fazer greve. Coisa impensável na época da ditadura carlista.

damastor dagobé

imaginemos a seguinte utopia: governos seriam contratáveis…tipo: o gabinete da Suécia ficou desempregado e foi sondado pela ONU para assumir a reconstrução do Haiti, empregando métodos civilizados e democrático;
e só para exagerar ao extremo suponhetemos que o governo do Haiti assumisse a Suécia..que acham que aconteceria ao fim de 5 anos por exemplo?
– A Suécia virava a Haiti e Haiti virava Suécia?
– ficava tudo igual?

A Bahia é como o Oriente médio ou o casamento: não tem conserto; é ingovernável..
a policia em qualquer cidade do interior do estado trabalha em delegacia com grades mais reforçadas que das maiores transportadoras de valores; bandidos entram nas pequenas cidades em 20 picapes atirando em tudo que se mexe, inclusive na policia que normalmente não sai de suas casinhas…
os palpiteiros daqui parecem viver em outro planeta…nem é outro país..

FrancoAtirador

.
.
A Polícia da Ditadura Militar deve ser extinta em todo o País.

Não há como reformar ou reestruturar o "modus operandi" .

A Polícia Militar é incompatível com o exercício da cidadania.
.
.

    Bonifa

    Repensar toda a polícia no Brasil é fundamental. Você tem razão, esta polícia que aí está ainda é aquela que servia aos coronéis, como o soldado amarelo de Vidas Secas. Pode não chegar a tais limites, mas bem que isto está cheirando a que extremistas de direita queiram espalhar o caos pelo país, usando a polícia, como tentaram fazer no Equador. Se um tal movimento chega ao Rio ou a São Paulo, poderá ser entendido como uma tentativa de golpe.

Polengo

Quanto ao fato do título, nada a lamentar.

Tadeu Versulotti

Graças a Deus p coisa ruim ja morreu e esta sentado a direita de satã de onde não deveria ter saido nunca e não vai mais mesmo

Luci

Deputado a Bahia há de acordar, o Brasil há de acordarr, sem cidadania plena e a contínua violação de direitos humanos submete todos nós a uma sub cidadania._O que estamos presenciando é o desrespeito sem limites aos cidadãos, que pagam impostos e são desrespeitados em suas dignidade humana.É desumanidade o que presenciamos nas ações colonialistas, divulgadas no Brasil e no mundo. http://quemtemmedodademocracia.com/colunas/empode

beattrice

Pois a tal Copa do Mundo também não é a desculpa esfarrapada da vez para a privataria petista da dona Dilma?

Julio Silveira

Cynara, perfeita a sua percepção. Tenho dito que quem se propõe a governar neste sistema de democracia, tem que arcar com a responsabilidades e todas as consequencias dessas injustiças, justificadas, como seculares, para alguns. Mas não vejo ação nenhuma para modificação das causas. Ganha-se a eleição costuma-se reinar como o antecessor, sem sequer propor se questionar os sistemas e as fórmulas também seculares. Vejo uma completa inapetência propositiva em todos os governantes, em maior ou menor grau, com um imenso receio da democracia, a verdadeira. Aquela em que o cidadão e estimulado a ser de fato senhor de seu destino Ao cidadão e dado apenas o direito de apontar seu comandante, sem capacidade de resistência futura, mesmo sob as mais diversas intempéries politicas e administrativas, em que suas vidas estejam sujeitas. Já disse e repito, hoje nossos politicos ditos de "esquerda" estão muito parecidos com os da chamada "direita". Mas se tornam piores a medida que se propõem governar com mudanças de métodos, infelizmente se acovardam. Só o medo de reação dos reacionários de sempre, e da perda de legitimidade emprestada por esses, pode justificar. Talvez por isso aceitem de bom grado, quase inertes, as seculares injustiças que tornaram o País da forma que está. Mas somos, ricos. Ricos em culturas de fuga da realidade, das que chamo psicológicas, tipo circo, carnaval e outras.

leandro

Excelente o "PS do Viomundo"…só se pensa em Copa do Mundo, vale tudo pela copa. Vamos privatizar para ter como atender a FIFA, vamos liberar bebida nos estádios para atender a FIFA, vamos remover famílias para atender a FIFA. O Lula vendeu a alma ao diabo quando assinou todos esses compromissos com a FIFA e agora tem que cumprir. Até acidentes naturais, se houver, a FIFA vai ser indenizada pelo povo brasileiro.

Jose Mario HRP

O Jaques Wagner jamais tentou mudar algo……
A grande maioria dos governadores nem quer ouvir falar de aumento para funcionário público e nem a PM eles tem interesse em mudar por que ela sustenta os "momentos autoritários" dos governos.
Em São Paulo, e em todo o país!
Jaques é mais e mais do mesmo!
Está ferrando o PT e a esquerda !
E a Dilma , uma parva, caiu nessa esparrela !
Tem que chamar o Lula para por ordem nessa barafunda!

Fernando

A Copa criou um estado de exceção muito perigoso no Brasil.

patrick

O pior é que parte relevante da opinião pública "comprou" essa ideologia e também só se preocupa com a Copa do Mundo.

Paulo

Sou baiano e eleitor do PT, por isso posso falar se reservas.
Wagner quando assumiu seu governo, oprtou por não mudar nada, fez o pacto da mediocridade. Manteve na PM as mesmas pessoas. Vale lembrar que em 2010 ou 2009 houve a prisão do comandante da PM por corrupção em licitações.
Para viabilizar sua reeleição, Wagner se uniu à panelinha que ele tanto criticou na sua 1ª campanha.
Agora ele paga pelos erros e pelas promessas não cumpridas. Mais importante é ver o PT virar vidraça. Pois uma vez no governo é incapaz de pôr me prática tudo o que sempre pregou.
O grande problema na Bahia é que as pessoas precisam levantar a cabeça para enchergar o que realmente está acontecendo. Ou se vive com a cabeça no Carnaval ou acredita-se que a copa vai trazer uma revolução. Nos dois casos a única preocupação é com o turista.
Infelizmente, saúde, escola e segurança só são importantes durante as eleições, depois vão para a gaveta. É absurdo que se gaste bilhões, com os elefantes brancos que vão se tornar esses estádios, e não se tenha dinheiro para mais nada.

    Almeida Bispo

    A Bahia tem quatro séculos e meio de promessas, meu caro. E, como diz aquele ilustre baiano, "nos barracos da cidade, ninguém mais tem ilusão".
    Mover uma massa acomodada por quatro séculos e meio de vícios por um lado e decepções por outro… não é fácil. E a culpa não é da construção de estádios ou de copa ou qualquer coisa em particular. Vá à região além-franciscana – alí por Barreiras – observe o que está acontecendo por lá e faça um comparativo com o Recôncavo, com o Sertão e até com o sul do estado.

Pedro Rocha

"chega de governar culpando o retrovisor"

Quem toma emprestado de Serra qualquer coisa, até um mote idiota, não merece ser lida com seriedade.

Almeida Bispo

COMPLEMENTO ao comentário anterior:
Ao transferir a responsabilidade pelos problemas AO GOVERNO FEDERAL, a instituição nacional dos policiais demonstra claramente que o que os move – e que conta no movimento baiano – acima de tudo, não são as justas reinvidicações salarias, nas quais acreditam quase todos os policiais; e sim a implantação de um estado de rebelião militar; estado de terror, porque infunde muito mais medo à população do que movimentação de tropas das Forças Armadas. E assim fica a cara do clima pre-golpe em Allende.

Almeida Bispo

Tudo bem. Sei que os policiais, na sua esmagadora maioria estão cobertos de razão em reinvidicar. Concordo até que o Governador pisou na bola ao não negociar e deixar a bola de neve crescer. MAS, me deixou de cabelo em pé A AFIRMAÇÃO do presidente da Anaspra: "“São mobilizações isoladas em cada Estado. É tudo uma reação contra o massacre do governo federal que não quer pagar salários compatíveis à função policial”, ENDOSSOU O PRESIDENTE DA ENTIDADE, Pedro Queiroz." (In A Tarde. Juiza manda bloquear as contas bancárias da Aspra, por Samuel Lima, George Brito e Diana Gomes. Mais aqui: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-iminen

    Lenin

    Eu tbém começo a desconfiar q outros objetivos estão em curso.Tomara esteja(eu)pensando bobagem.

luiz pinheiro

"ACM já morreu" – "cinco anos e nada mudou" – "chega de governar culpando o retrovisor".
A Cynara – parece – acha fácil mudar as coisas. Não é fácil assim não, Cynara. A PM é uma instituição secular, com hierarquia estruturada, que acumulou por décadas e décadas a doutrina da porrada. Será que é fácil mudá-la em cinco anos? Não acho não. Precisa começar a mudar, isso é verdade. Inclusive começando pela preparação do policial militar, que hoje é uma coisa degradante, desumana. Mas me parece um enorme equívoco achar que em um punhado de anos seria possível modificar em profundidade a rigorosa estrutura da oficialidade das PMs.

    histlatino

    Uma boa forma de começar agora é pagando um salário decente, com um plano de cargos e salários definido.

    leandro

    'Epidemia' de greves faz Dilma rediscutir direitos de servidores públicos
    Engavetado pela presidente quando era ministra da Casa Civil, projeto obriga manter 40% do efetivo público.

    Edmundo Adôrno

    Sr Luiz,
    Concordo com sua posição. A Cynara elenca situações extemporâneas para justificar sua tese. Aquela que a oposição sustenta: o governo de Wagner é fraco.
    O único parâmetro para comparar o atual governo é com as gestões democráticas de ACM e seus fantoches.
    A PM baiana é das instituições mais antigas da Bahia, cuja elite que a comanda não se renova em oito anos como deseja a jornalista.
    Acho, Sr Pinheiro, sintomática esta situação: ex-PM, expulso da corporação por atos de indisciplina transforma-se em voz desta mesma corporação, e seu alto comando não sabia de suas movimentações aponto de não deixa-lo prosperar. Não parece estranho?
    Depois vem d. Cynara que só aparece aqui de caju em caju para deitar falação e dizer o que deveria e o que deve ser feito, alimentando a tese da oposição que está apeada do poder um tempo jamais imaginado.
    Abraço.

    Marisa

    Luiz e Edmundo penso q ao falar de policia militar deveriamos pensar que a policia q deve constitucionalmente cuidar da seguranca da populacao, nao pode ser 'Militar' tem e deve ser policia civil, com atribuicoes mais proximas das necessidades das comunidades e sem o vies do 'confronto' ou defesa de territoio que sao atribuicoes das areas militares… Neh nao…

    Edmundo Adôrno

    Srª Marisa,
    Concordo com sua tese. A segurança de civis não deve se objeto de polícia militar Contudo, vai grande distância entre nosso desejo e a realidade que se impõe. Entendo também que crise como a que estamos vivenciando aqui na Bahia deferia servir pontapé inicial para a reformulação disto que está estabelecido.
    Por fim, permita-me, lembro a senhora que quem tentou implementar reformas cruciais no Brasil foi alijado do poder: Jango.
    Abraço.

    Francisco

    Meu Deus! A ditadura acabou em 1985 e ainda somos patrulhados por militares!!!

    Ninguém enxerga a aberração disto! Eu sou um civil tomando "baculejo" de milico!

    Que democracia é essa!!!!

    @lucasvazcosta

    Prometer e não cumprir não pega nada bem. Como a Cynara Menezes disse, foi o que Jacques Wagner fez. É essa a forma dele de começar a mudar, fazendo mais do mesmo? A bomba estourou e ACM já se foi. Está tranquilo, descansando no além. O mundo é assunto dos vivos. Quem está no poder é Jacques Wagner. Quem deve responder é ele. Sob pena de não fazer seu sucessor. O ciclo de ACM acabou. O de Wagner também poderá não ser eterno. Tudo indica que está bem desgastado.

Deixe seu comentário

Leia também