CUT afirma que não perdeu sindicato dos metroviários

Tempo de leitura: 2 min

O Viomundo reproduziu, aqui, uma nota do jornal Valor Econômico sobre a vitória da Conlutas (ligada ao PSTU) na disputa pela direção do sindicato dos metroviários de São Paulo. A propósito, especulamos (com uma interrogação) se um dia a CUT não seria vista como o setor “conservador” do sindicalismo. A título de esclarecimenhto dos leitores, a Central Única dos Trabalhadores respondeu:

Em relação à matéria do Valor Econômico divulgada pelo Viomundo, gostaríamos de esclarecer que a CUT não perdeu a direção dos metroviários de São Paulo, como divulgado equivocadamente por este site.

Diante disso, cabem os seguintes esclarecimentos:

1.   Até então, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo era dirigido por militantes da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), incluindo o presidente nacional daquela central, Wagner Gomes.

2.   Desde a sua fundação, em 1983, nossa Central, a CUT tem se caracterizado por registrar os maiores índices de sindicalização, garantir os mais altos índices de reajustes salariais, bem como os melhores acordos e convenções coletivas. Sem demérito para ninguém, nos orgulhamos de nossa trajetória de independência e autonomia frente aos partidos e governos, prática que revolucionou a história do movimento sindical brasileiro e que tem se demonstrado correta.

3.   Após a eleição do presidente Lula, a CUT não deixou em momento algum de organizar greves e mobilizações, o que significou a ampliação da sua base de representação.

4.   Neste período, muito longe de uma orientação sectária e excludente, ampliamos o leque de ação junto às demais centrais e conquistamos o maior acordo coletivo do mundo, materializando uma política de valorização do salário mínimo, reconhecida como fundamental para o combate às desigualdades e essencial no enfrentamento à crise internacional.

5.   Para citar só alguns exemplos mais recentes, estivemos com a Apeoesp à frente da greve dos professores paulistas – taxada de “política” pelo governo tucano; lideramos com a Federação Única dos Petroleiros (FUP)  paralisações e mobilizações contra a direção da Petrobrás, em defesa da valorização profissional, combatendo a precarização e as terceirizações; apoiamos e organizamos em conjunto com as entidades cutistas diversas greves do funcionalismo público federal, estadual e municipal, e lutamos ombro a ombro com a Federação Estadual dos Metalúrgicos de São Paulo (FEM/CUT), que conquistou o maior índice de reajuste salarial da sua história. Neste momento, estamos empenhados, junto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) em fazer com que os bancos redistribuam parte dos recursos que têm amealhado da sociedade brasileira.

Em nome da nossa amizade, bem como da justiça e da verdade, seria importante que o Viomundo esclarecesse os seus leitores sobre o equívoco comentário a respeito de um pretenso braço “conservador” em nossas fileiras.

Atenciosamente,

Vágner Freitas

Executiva Nacional da CUT


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

assalariado.

Ano passado aconteceu o 10º CONCUT(Congresso Naciona da Central Unica dos Trabalhadores),e neste congresso lembro-me de que foi lançada,por uma das corrente da central, uma proposta -(por causa da marolinha)- que todas as empresas que recebessem dinheiro do governo -(via BNDES)- ,não deveriam demitir seus funcionarios por causa da marolinha,no entanto,por uma manobra da corrente lulista,acabou-se por enfiar goela abaixo dos trabalhdadores neste congresso que,não deveria seguir em frente esta idéia.Isto sem falar,no bebate da tv band que,surgiu perguntas tipo,o que os candidatos(as) achavam das 40 horas semanais,reforma agrária,fator previdenciário,reforma urbana,enfim,…

Reforço o PS do viomundo:A CUT será,em breve, o braço "conservador" do sindicalismo brasileiro?

Obs:Ou seja,serão os neos pelegos do século 21? Quem viver verá!

Urbano

Há um sindicalista que faz enorme falta à oposição ao Brasil, o dos vinte dinheiros. Caso ele visse o vídeo que mostra a dinheirama que está correndo para a mão dos corruptos dessa facção, no Mato Grosso do Sul, certamente babaria de inveja, pois se vendeu por ninharia.

Vinícius Camargo

Parabéns, Azenha !!!

É fundamental dar a oportunidade a outra parte de esclarecer ou colocar sua visão do acontecido.

No entanto, o fato abordado não mudou, isto é, como se comporta a CUT ao "disputar" melhorias para os trabalhadores? É independente, não é subserviente? Tem perdido espaço para outras Centrais?

Entre a categoria Petroleira, as linhas ligadas ao PT e a CUT tem perdido espaço:
– 44% dos petroleiros já são representados pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), frente aos 56% representados pela FUP, ligada a CUT e ao PT.

Na negociação coletiva na Petrobras, em 2010, foi apresentada a ÚLTIMA proposta, que concede um aumento real de 4,36% ou menos.

E, frente aos resultados inigualáveis dos Petroleiros, relativamente, aos que qualquer outra categoria possa ter realizado (http://petroleiro2020.files.wordpress.com/2010/08/criacao-dos-trabalhadores6.ppt) o encaminhamento dado pela Federação Única dos Petroleiros(FUP), foi o de orientar suas bases a aceitar proposta da Petrobras que é menor que a conquistada pelos metalúrgicos do ABC (10,81% (6,25% de aumento real)); menor do que o aumento de 30% concedido à Diretoria da Petrobras para o ano de 2010; e nem se fala quanto aos Servidores Públicos (Legislativo, Judiciário e Executivo), que conquistaram salários iniciais na casa dos R$ 5.000,00(nível médio) e R$ 12.000,00 (nível superior).

eli

Cale a boca Valor Econômico – não diga tantas besteiras.

Sandra Caballero

Sou professora da rede pública de SP, não sou sindicalizada, mas participei de todas as greves da categoria. Muitas vezes fivava espantada como a oposição ao sindicato jogava contra o movimento, numa visão reducionista de que o PT e o PSDB são a mesma coisa. Daí o isolamento dos partidos de esquerda que não conseguem se tornar partidos de massa, mesmo o PT tendo caminhado, cada vez mais, para o centro. Por isso, vou acompanhar atentamente o PSTU no comando do sindicato do metrô, afinal jogar pedra é fácil

    Carlos

    Desconheço a realidade atual do sindicalismo, mas suponho que o dos metroviários passa a ser o sindicato mais importante dirigido pelo PSTU.
    Baita responsabilidade.

Gerson Carneiro

Úia! E ainda intimou o Viomundo!
Ah, tá. E o Serra manda avisar que não vai perder essa eleição e em nome da amizade pede que o Viomundo esclareça porquê de todas essas reportagens sujas.

Paulo Kautscher

Sindicato de referência

No dia 26 de agosto o sindicato dos metroviários completou 29 anos. É um sindicato de referência nacional no setor de transporte e um dos mais importantes do país. A categoria tem por volta de 8.600 metroviários, sendo 6.640 associados.

A “Chapa 2, Oposição é Hora de Mudar”, obteve 2.650 votos, ou 53%, e a Chapa 1, “Sindicato no Rumo Certo”, 2.321 votos, ou 47%. Votos brancos foram 28 e nulos 187, totalizando 5186 participantes. A chapa 2 foi composta pela CSP-Conlutas, Intersindical, a corrente “Unidos Pra Lutar” e dois outros grupos independentes, um deles ligado ao setor da segurança. A chapa 1 foi formada pela CTB e a CUT.

A campanha foi marcada por um debate sobre os problemas da categoria. No meio do processo, a direção do sindicato baixou o nível e partiu para ataques pessoais, mas o mais importante é que a categoria participou ativamente da eleição e não se intimidou.

Para falar dessa histórica vitória, falamos com Altino de Melo Prazeres Júnior, que encabeçou a chapa 2, e é militante do PSTU e da CSP-Conlutas.
http://www.pstu.org.br/

Baixada Carioca

Eu não entendi nada. Quem venceu as eleições do sindicato? A CUT estava em qual chapa? A vitoriosa ou a derrotada? Embora também entenda que daí a atribuir à CUT é de irresponsabilidade tamanha.

    Metroviário

    O sindicato dos Metroviários não pertence mais a CUT há algum tempo. Ele esta na central ligada ao PCdo B que é a CTB. Portanto a CUT não fazia mais parte do Sindicato. Houve até descontentamento quando da filiação do sindicato a essa nova central, pois muitos como eu, acharam que não houve debate sufuciente na categoria para essa mudança. Esse foi uns dos pontos de descontentamento com a Chapa 1 que a categoria sentiu. Portanto não tem nada a ver com CUT.

    Carlos

    Mas houve uma composição (CTB+CUT) para eleição de agora, certo?

    Bruno

    A CUT perdeu e mentiu. Coisa de petra… digo, de gente que não sabe perder.

tiago

A CUT fala de lutas, mas em grandes questões deu um apoio "branco" ao governo, tal como no veto ao fim do fator previdenciário. Em outras, deu um apoio explícito, como o processo de repactuação da PETROS (caixa de previdência dos trabalhadores da PETROBRÁS), muito semelhante com o processo proposto pelo FHC e amplamente rejeitado pela CUT à época. Bastou o PT entrar no poder para eles apoiarem o plano e aceitarem fazer acordos para burlar garantias de milhares de trabalhadores, a ponto de a própria Justiça (conversadora por natureza) acolher a pretensão dos trabalhadores. Isso sem contar o apoio ao governo no que tange a questões dos servidores públicos estatutários, implantando o mesmo plano neoliberal do FHC e discriminando aposentados com gratificações apenas para ativos.

@eduliver

A composição da Chapa 1 (derrotada) era formada por membros da CTB e da CUT, onde a CTB diminuiu seus espaços nas secretarias em prol da aglutinação de forças com a CUT. Agora resta esperar e organizar para prôxima eleição!

Mas tem sim, o peso cutista nesta derrota da CTB…

    Mauro

    Ridículo jogar a responsabilidade da perda para a CUT…

    Carlos

    Ele não responsabilizou a CUT, mas o fato que é a chapa de composição perdeu, logo: a CUT também perdeu.
    A Conlutas, fundada e dirigida por integrantes do PSTU, assumiu uma responsabilidade gigantesca.

turmadazica

Me lembra "A Vida de Brian" essas miudezas… Ooo Locatelli, a guerra fria acabou brother…

    Bruno

    "Brother", não, que é coisa de imperialista e ele não gosta. Prefira "camarada".

    assalariado.

    turmada zica,voce fala do Locatelli –(que discursou como um autentico social democrata,tipo,vamos explorar o povo mas,nem tanto)- ,mas devo dizer que voces viajaram nas idéias do PIG,digo isto porque a guerra fria acabou mas,a luta de classes não -(Karl Marx,explica)-,portanto,estamos ainda,sob a ótica de sociedade capitalista,ou seja,vivemos numa sociedade dividida entre exploradores e explorados -(capital x trabalho)-,logo as injustiças vão continuar.É isto que voce chama de mal menor?

    turmadazica

    Que?

    assalariado.

    turmadazica,fui um tanto confuso,não é.Explico,a guerra fria não acabou,apenas esta submersa.O imperialismo e a luta de classes continuam,estes,o combustivel que movimenta as guerras e a guerra fria,ora, feito uma rolha de(cortiça) embaixo d'agua.Abraços.

    turmadazica

    Discordo em parte; luta de classes sempre existirão… Só acho que o fim delas não está em no socialismo autoritário, mas no libertário… Mas a partir daí a discussão fica deveras densa… Da mesma forma entendi o que o Locatelli descreveu como mal menor, e eu concordo: o SUS continuará ruim, haverá déficit de moradias, no entanto o combate a tais deficiÇencias será mais rápido com o PT no poder… Pra mim escola, hospital e transporte seriam públicos, sem exceção; isso sim seria um avanço… Mas sem nada de Bolchevismo e tantas outras siglas (daí a menção ao filme "A Vida de Brian")… Daí digo que a guerra fria acabou e a transição será de maneira muito lenta, no longuíssimo prazo… Temos que acabar com os Red Necks do planeta através do isolamento…

Carlos

Sai PCdoB, entra PSTU.

Roberto Locatelli

Se a elite brasileira tivesse um pouco de inteligência social, apoiaria a eleição de Dilma como um mal menor.

Se houver radicalização, pode ocorrer que forças muito mais radicais do que PT, PCdoB, PDT e PSOL ganhem a simpatia da população. Refiro-me ao PSTU, PCO, Esquerda Marxista, etc.

Melhor que a elite entregue os aneis ao PT hoje para não perder os dedos e as mãos amanhã para um levante bolchevique.

    Jair de Souza

    Deve dizer que fiquei estarrecido por seu comentáio. Pelo que lia antes de você, não esperava algo assim. O povo brasileiro deve votar na Dilma para avançar, porque é o único caminho neste momento que aponta uma possibilidade de avanço real para os trabalhadores. Mais para a frente, numa outra situação de força, a coisa pode ser outra. As elites sabem muito bem que PSTU, PCO e assemelhados não representam nenhum risco para eles, ao contrário, sempre servem como elementos desunificadores das lutas dos trabalhadores. Não peça às elites para serem ainda mais inteligentes, senão eles vão centrar fogo no apoio ao PSTU e ao PCO. A função histórica da extrema-esquerda pequeno burguesa sempre foi a de aliados da grande burguesia nas horas decisivas das lutas dos trabalhadores.

    Hiro

    Acho que no afã de concorrerem pela liderança e monopólio da esquerda e das massas, os antigos petistas como PSOL, PSTU e PCO, em suas críticas desfavoráveis ao PT e à CUT, acabam favorecendo apenas ao PiG, psdb e dem.
    Parecem preferir essas direitas no poder do que o PT, devido a essa concorrência. Todos querem ser mais de esquerda que Marx, Lênin e Trotsky juntos. Mas a população dos trabalhadores preferem o PT. Essa população precisa ser ouvida e respeitada. Todos precisam combater a direita , o PiG e o autoritarismo, e não a própria esquerda.

    Carlos

    "Levante bolchevique"?

    Carlos

    Já que houve composição a CUT foi derrotada também.
    Resta saber se greves no metrô serão aplaudidas pela população.

    Corações e Mentes

    Quase caí da cadeira ! Faz 40 anos que não ouvia mais essa "bandeira de guerra".

    Baixada Carioca

    Locatelli. Nun intindi nada!

    edineuza

    Meu Caro, o PSTU de bochevique só tem o discurso, há quantos anos dirigem o sindicatos do metalurgicos de Betim? e o de são jose dos campos? algum resultado diferente para esses trabalhadores? Aqui no Rio Grande do Norte dirigem o sindicatos dos servidores da saúde e todo mês é uma greve, perguntem quais as conquitas e mais, porque não fazem alternancia de poder como eles pregam e a democracia que leles pregam é aquela que servem a eles. É assim se perdem os outros deram golpe, mesmo quando são eles que dirigem o processo, como foi o caso da eleição do Sindicatos dos Trabalhadores em Educação Pública do RN, onde o PSTU e o PC do B era que compunha a comissão eleitoral e impuseram varias manobras para tentarem tomar o sindicato, como levaram(como dizemos aqui) uma lavagem grande, o PSTU passou a dizer que a eleição foi uma fraude. É assim que eles se comportam.

Augusto

Lido,entendido e apoiado.

Deixe seu comentário

Leia também