Com Esquivel e “Bom dia, Lula!”, Parlasul entra na luta pela liberdade do ex-presidente; comissão o visitará em maio; veja vídeo

Tempo de leitura: 3 min

Da Redação

Com a presença do Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, o Parlamento do Mercosul  (Parlasul) entrou hoje, sexta-feira, 25 de abril, na luta pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As atividades começaram com os representantes do Mercosul, desejando “Bom dia, Lula!” (veja vídeo acima)

Presente à reunião, o senador Humberto Costa (PT-PE) informou que uma comissão do Parlasul visitará o ex-presidente em Curitiba.

A data ainda não está definida.

Provavelmente será em 9 de maio.

É que no dia seguinte, 10 de maio,  haverá uma reunião da Comissão de Direitos Humanos do Parlasul.

Foto: Ricardo Stuckert

por Samuel Gomes, de Montevidéu, especial para o Viomundo

A parir de hoje o Parlamento do Mercosul entra na campanha pela libertação de Lula. Durante todo o dia, o Parlasul promove atividades de solidariedade ao povo brasileiro na luta pela liberdade de seu maior líder e por eleições livres com Lula candidato.

O dia começa com os representantes dos povos do Mercosul desejando “Buenos días, Lula!” em frente do Palácio do Mercosul, na Rambla Mahatma Gandhi.

Seguem-se debates, manifestações, discursos e coletiva dos membros da Comissão de Direitos Humanos do Parlasul anunciando que vão a Curitiba levar sua solidariedade e visitar Lula.

O panteão dos pais fundadores da Pátria Grande ganha um filho caçula, o retirante Pernambuco que virou metalúrgico, sindicalista, deputado constituinte e Presidente da República. Lula cresce e vira mito.

Ao dizer “Buenos días, Lula!” os povos do Mercosul estarão dizendo:

A América do Sul te abraça, Lula!

O Mercosul te abraça, Lula!

Por nossa voz e nossa palavra o povo argentino, boliviano, paraguaio, uruguaio e venezuelano te abraça, Lula!

Mantenha a serenidade, Lula!

Conserve a firmeza que só os justos pode ter na travessia das mais terríveis tormentas!

A tua indignação é a nossa indignação! É a indignação dos injustiçados, Lula!

Cantemos juntos, Lula, com o cancioneiro popular: “Prá que a nossa esperança seja mais que vingança! Seja sempre um caminho que se deixa de herança!”

A força da tua presença entre nós transmuta a indignação em esperança, Lula!

Você não está só, Lula! Somos todos Lula! Milhões e milhões de Lulas argentinos, bolivianos, brasileiros, paraguaios, uruguaios
e venezuelanos!

Os teus verdugos são indignos, Lula! Vis são os teus carcereiros! Ratos, ratazanas togadas e armadas, Lula!

Ninguém se lembrará deles! Seus nomes serão pó com o pó dos seus corpos! Eles morrerão, Lula!

Você não, Lula! Você não morrerá porque o sonho não morre! Porque o sonho é eterno! Você e o eterno povo brasileiro são um só nesta tempo de trevas, Lula!

As grades se abrirão, seu rosto será novamente banhado pelo sol tropical desse gigante Brasil e o calor dos milhões de abraços do teu povo apagarão todas as lembranças do horror! Você é a esperança de milhões Lula! Você é o sonho de milhões.

Os nossos corações estão unidos ao teu nessa hora terrível! As trevas passarão, Lula! O sol voltará a brilhar! E nós estreamos aqui, Lula! Nós estamos aqui, Lula!

*Buenos días, Lula!

A história não detém sua marcha. Preso Lula nasce o mito.

Da esquerda para a direita: Samuel Gomes,   Benita Díaz,  Adolfo Pérez Esquivel, Eliana Berton  e Nacy Borgoa; as três são parlamentares da Bolívia. Foto Ricardo Stuckert

Leia também:

Juíza Lebbos, que curso de medicina  frequentou para alegar “não urgência” e vetar médico a Lula?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cleanto Beltrão de Farias

Lindo o texto. Ele nos anima para a luta de resistência, que será longa, intensa e permanente. Nem bombas atômicas vencerão a predisposição do povo brasileiro pelo retorno da democracia, por um Brasil soberano e pleno de justiça social. Lula voltará!

João Lourenço

Meninos ,Esquivel não é uma grande personalidade de grandeza ,até mesmo na terra dele é ignorado mesmo tendo sido um Nobel ,ta velho e gaga.Vou dar uma dica pra vcs darem ao pessoal do PT já que vcs vivem pra eles. Peçam pra chamar o Mario Vargas Llosa que não cobra cachê mas aviso de ante mão que não gosta de fazer selfies pior ainda em porta de prédio da policia.Ele goza de muito respeito no mundo inteiro e sempre esta antenado ao mundo em que vivemos.Abraços pra vc e feliz acampamento pra vcs !!!!!!

Julio Silveira

A juiza, concursada, não tá nem aí, rsrsrs, vai barrar todo mundo.

Jose fernandes

A Elite está indo por um caminho, que ou ela apela pra violência extrema ou vai abrir mão dessa escandalosa persiguicao, ao Presidente Lula e ao povo mais pobre desse País….

Deixe seu comentário

Leia também