Com estrago feito, CNBB agora se afasta de panfletos

Tempo de leitura: 2 min

CNBB reconhece erro ao posicionar-se contra Dilma
17 de outubro de 2010 | 19h 25

TATIANA FÁVARO – Agência Estado

O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), grupo representante das dioceses do Estado de São Paulo, reconheceu hoje ter errado em posicionar-se politicamente contra o PT e a candidata Dilma Rousseff em nota intitulada “Apelo a todos os brasileiros e brasileiras”, feita pela Comissão em Defesa da Vida e endossada pela direção da seção paulista da CNBB.

“O erro foi a apresentação de sigla partidária. Esse erro realmente foi colocado, isso não poderia ter acontecido. Você pode fazer uma nota, mas a partir do momento que você cita nome, cita partido, realmente você fere as pessoas. Com humildade, as pessoas reconheceram e vamos adiante, é preciso olhar para a frente”, afirmou o bispo de Limeira, d. Vilson Dias de Oliveira, responsável pela Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1.

Após a ressonância do conteúdo da nota propagada à revelia dos bispos pela internet, pelas paróquias, comunidades, igrejas e as ruas, não somente do Estado de São Paulo, os bispos católicos do Regional Sul 1 da CNBB divulgaram hoje nota oficial para esclarecer que “não indicam nem vetam candidatos ou partidos e que respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor”. “Agora não podemos tapar o sol com a peneira a essa altura dos fatos. O documento (“Apelo aos a todos os brasileiros e brasileiras”) existiu, foi revisto, tirado do ar (internet) e, com essa nota, eliminado”, afirmou d. Vilson.

A pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Polícia Federal (PF) apreendeu hoje ao menos 1 milhão de panfletos com o conteúdo produzido pela Comissão em Defesa da Vida, em uma gráfica no bairro Cambuci, em São Paulo. O material, com a logomarca da CNBB e as assinaturas do presidente, vice-presidente e secretário-geral do Regional Sul 1, recomenda aos eleitores votos somente a candidatos ou candidatas de partidos contrários à descriminalização do aborto.

Embora não citem o nome de Dilma, os panfletos apontam o PT como apoiador do terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela então ministra da Casa Civil, no qual se reafirmou a descriminalização do aborto. O material teria sido encomendado pela Diocese de Guarulhos. O bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Nota

A nota divulgada hoje pela Regional Sul 1 diz que o grupo “desaprova a instrumentalização de suas declarações e notas e enfatiza que não patrocina a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos”. O documento foi produzido e assinado por cerca de 50 bispos em uma reunião privada realizada na noite de ontem, em Indaiatuba (SP). Os bispos estavam na Vila Kostka, casa de retiros na qual ocorreu uma assembleia com lideranças diocesanas paulistas.

D. Vilson informou que não cabe à CNBB apurar se a ordem para a impressão dos panfletos anti-Dilma teria partido mesmo da diocese de Guarulhos. “Pode haver punição, mas aí é da nunciatura com o bispo”, afirmou d. Vilson. A nunciatura apostólica funciona como a embaixada da Santa Sé no País. O núncio apostólico (representante do Vaticano) no Brasil é d. Lorenzo Baldisseri. “Se a polícia apreendeu e se vai ser descoberto se foi ele (o bispo de Guarulhos), ou foi um serrista ou sei lá eu quem foi que fez, quem está patrocinando, isso é a investigação que vai dizer. A CNBB faz questão de dizer que ela está fora disso”, disse.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jaqueline Serávia

Azenha, o site da diocese de Guarulhos ainda não tirou o "Apelo a todos brasileiros e brasileiras" do ar: http://www.diocesedeguarulhos.org.br/miolo.asp?fs….
Ainda estão sentando o bambu no PT

(copiei pq já tinham postado 2 vezes isso aqui e até agora, continua no ar)

Vergonha Nacional mesmo!!!!!

joni

Como vão ficar os evangélicos, caso serra ganhe? Ele agora é carola, católico desde criancinha. Os bispos da IC vão mandar por trás do pano? Vai fechar Igrejas evangélicas a pedidos? Vai denegrir outros pastores como fizeram com o da Igreja Universal, via rede globo? Evangélicos, vamos ter cuidado, o aborto pode ser apenas mais um engodo.

joni

E agora? serra diz condenar os panfletos. A igreja lava as mãos. Como os brasileiros podem confiar num candidato mentiroso e numa igreja hipócrita? Os membros da igreja, que não compactuam com práticas desonestas, que me perdoem, mas assim como geralizam em relação ao PT, nós também podemos generalizar em relação à igreja católica. Sugiro que os que são inocentes façam um manifesto público repudiando os hipócritas da igreja.

Nestín

Outro día, revisando umas fotos históricas da toma do poder pelos golpes de estado frequentes em nossa América vi que fora as caras todas são a mesma foto. Os militares, os donos do dinheiro, os bispos, a 'justiça', a midia "livre" e os embaixadores "amigos", ou seja os ocupantes da Casa Grande. O povo nunca aparece en nenhuma foto. Cómo a banda de Alí Babá não vai estar nervosa se o povo agora está na foto e, pior, teima em ficar aí. E pior ainda, entanto mais fique o povo na foto mais dificil vai ser tirarlo daí. Cómo não vão fazer exorcismo os bispos?

Mauro Toshiuki

Eu sempre digo e sempre vou dizer que enquanto a igreja católica apostólica for ROMANA, repito ROMANA ele definitivamente visará somente os interesses externos no Brasil. A igreja católica tem lado sim, sempre teve e é hipocrisia não ver que ela, salvo período em que teve alguma influência da teoria da libertação, a igreja católica esteve sempre ao lado dos ricos e CONTRA todos os interesses dos pobres no Brasil e tem mais ela sempre esteve ligada aos interesses das nações mais ricas e em defesa do colonialismo na América Latina. No dia em que os brasileiros se afastarem da igreja católica eles se tornaram pessoas mais livres e felizes, defenda o Brasil e se afaste da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.

@Aprillo

os membros da igreja católica continuam a dar sequência à onda de terror que inflingiram durante a idade média, não compreendem os anseios nacionalistas de parte dos cidadãos brasileiros, com um #Brasil13 independente das potências hegemonicas e religiosas

Sebastião Martins

Eu acho que, a policia federal que é ainda a policia que mais trabalham nesse pais sem desmerecer as outras,deve fazer uma investigação pesada contra essa quadrilha de caluniadores e botar todos na cadeia porque calunia e descriminação no brasil é crme.
tenho quase certeza que o partido PCDB junto com as igrejas católica e evangelicas esta por traz desses planfletos porque eles jogam sujo.
"quem lembra na campanha do do meu amigo Lula falo assim porque sou metalúrgico tambem, eles fizeram calunia contra o mesmo disendo que ele ia muda as cores da nossa bandeira nacional e vender a Amazonia“. estou indiguinado com as propagandas na tv porque elas enganam os aposentados e os demais trabalhadores…

João Vieira Filho

A CNBB é macaca velha de guerra, essa mea culpa é pura hipocrisia. Fez de caso pensado sim. Obviamente que não usaram o dinheiro que eles achacam dos pobres e ignorantes fieis, que deixam de dar comida aos filhos, para "doar" para as igrejas mandarem para o Vaticano, talvez, o estado mais rico do mundo, sustentado com o dinheiro achacado de todos os miserávei do planeta. São verdadeira empresas que tem metas de arrecadação e não pagam um centavos de imposto. Certamente que é dinheiros dos cofres de SP que vai para a Opus Dei, TFP e outras coisas obscurantistas do gênero.
Salvo exceções, e é óbvio que elas existem, esses padrecos quando não estão "pedofilando" estão extorquindo otários.

Ivanda Martins

Não gosto de Igrejas nem Católica nem Evangelica, acho instituições falidas, preconceituosas cheias de dogmas, capaz
de fazer do sujeito que o frequenta um doente mental. Igrejas não deveria existir e se existe é para fazer o mal porque bem
nunca fez a ninguém. Se não vejamos, a Santa Inquisição, a máfia italiana no Vaticano, os padres e bispos pedofilos, quando
não GAY, ou engravidam as freiras e elas fazem aborto e por ai vai, as mazelas da IGREJA. a CNBB agora vem dar uma de joão sem braço, mas é falsa porque estava lá fazendo o panfleto contra Dilma e PT. Agora que já foi feito o estrago ela tira o dela da reta. Se a Igreja agora pode panfletar, nós também podemos panfletar nas Igrejas, desmintindo o conteudo desse panfleto mentiroso e difamatório contra nossa canditata.
Vamos repudiar essa atitude da Igreja e eleger DILMA PRESIDENTE

Janes Rodriguez

CNBB se retira de pois de todo o estrago que foi feito? Assim, assim? E não vão ao menos minimizar o malfeito? Além de pedófilos, misóginos, cruéis e desumanizados, agora difamadores, caluniadores, perversos,mentirosos. Que crime falta a CNBB cometer?

tereza Novaes

O sujeito confessa, é perdoado e saí da igreja pronto para a próxima. Fica tudo pra conta de deus. O que mais me impressiona nessa campanha é a caretice e hipocrisia da turma do Serra junto com a TFP, numa volta a idade média. É assustador e vergonhoso. Esse PSDB junto com demo só podia produzir esse esgoto. Agora, é encarar a igreja e a militancia fiscalizar todas as igrejas até as eleições, verificando se estão distribuindo panfletos anti-DILMA, e se estiverem botar a boca no trombone! I

Marco Aurélio

Não sou muito bom de futebol , e nem de matematica , mas essa operação matematica , gerada por essa tabelinha entre a OPUS DEI e TFP , infiltrados na CNBB e os DEMO-TUCANO tá super facil de decifrar , não tem oque errar , ( 1+ 1 = 2 ) só um cego não vé , é um trosso maiusculo , indecente , é uma regra de três , intenderam ???, a encomenda é clara ( TFP + OPUS-DEI ) , o financiador é o proprio PSDB , ( a grafica é de membro da logistica do PSDB ) , a distribuição do material , não por acaso , tá engessado com a agenda do tucano Serra ( Aparecida – SP , Caninde – Ceara , e uma cidade do interio de MG ) foram cidades que receberam a visita do Serra , nos mesmos dias das panfletagens "" coincidencia pocha , cadé a Policia Federal , cadé a tal da Procuradora geral da republica , aquela que é imparcial ( amiga do Serra ) ….

Carlos Cruz

Sou catolico e envergonha-me o comportamento da Igreja e seus bispos. Cada mentira que propagaram eles crucificaram Jesus Cristo. Cada vez que tentaram influenciar o eleitor atraves de mentiras eles crucificaram Jesus Cristo. Rasgaram os mandamentos. A CNBB deve explicações a todos os catolicos. E não atraves de uma notinha mixuca dessas. Assim como tiveram a coragem de mentir e difamar, gastando dinheiro dos fieis, eles tem a OBRIGAÇÃO de, em rede nacional, pedir PERDÃO aos catolicos. Transformaram a Igreja em um balcão de negocios, em venda de almas: ums são uins e vão para o inferno, outros são boms e vão para o Céu. Quantas vezes mais vão cruxificar Cristo? Quantas?

El Cid

parece que os vídeos da gráfica foram retirados do YouTube… mas estão disponíveis nestes links:
http://www.megaupload.com/?d=9GORXOJC
http://www.megaupload.com/?d=813CNNMS

malba tahan

Se Deus é brasileiro, agora é hora de aproveitar: a gráfica está ligada umbilicalmente ao PSDB. 30 mil só numa encomenda. A pPolícia Federal apreende o material. Se ele for utilizado de novo , O CRIME ESTÁ CONFIGURADO: é só colocar quem distribuiu na cadeia. Presentão pra dilma: Paulo Preto, uma das suas filhas advogando pras empreiteiras com que ele negociava, outra funcionária especial do Palácio dos bandeirantes, indicada por serra e agora o PSDB imprimindo os panfletos mentirosos dos católicos. Ou seja: a tlal "Moralidade" do PSDB está praticamente distruída.Agora é divulgar, divulgar e pedir explicaçãoes

malba tahan

Eu LAVEI A ALMA embora sendo materialista e ateu. O escândalo foi ótimo! haja vista a "recepção de Serra e Tasso – na versão papa-hóstias, no Ceará! O padre práticamente pois os dois pra correr e as essoas atrás. A tramóia agora ficou clara e a Igreja sinucada: não dá mais pra fazer vista grossa pra Opus Dei e nem pode desautorizar muito fortemente. Agora é repercutir o fato da polícia federal ter apreendido os panfletos.

edson

O crime eleitoral do PSDB tipificado na lei nº 9504/97
Postado por LEN às 1:32 pmAdicionar comentários
Oct
18
2010
Recebi um e-mail de um companheiro de Twitter que se debruçou sobre a lei eleitoral nº 9504 de 30 de setembro de 1997, sobretudo na parte que define as regras para doação de pessoas físicas e jurídicas para a campanha e a necessidade de declaração de qualquer doação superior ao valor pré-estabelecido.

Com a relação entre os donos da Gráfica Pana, que teve panfletos atacando Dilma apreendidos, e o PSDB sendo desvendada, além da negativa da Regional Sul 1 da CNBB de ter encomendado os panfletos, e como a pessoa (Kelmon) que fez a encomenda à gráfica declarou que a impresão estava sendo financiada por alguns “fiéis”, se a ligação da autoria do panfleto com o PSDB ficar comprovada, O PSDB vai responder, além de imprimir material da campanha sem a devida identificação da coligação partidária, também por não declarar doação de aproximadamente R$ 600.000,00 que foram usados para a impressão dos panfletos, ou seja, mais uma prova de caixa 2 eleitoral. Abaixo segue a transcrição do E-mail:

por @paginadois:
http://gmpconsult.com.br/blogdolen/?p=4950

Fabio_Passos

Bandidos de batina cometendo crime eleitoral? E acham que está tudo bem?
Que podridão é esta na CNBB?

Imperdível é ouvir o sabão que o padre passou em um politiqueiro sujo que profanou a missa:

"Os áudios da missa do Canindé" http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-novos

Raimundo

A Igreja católica Apostólica Romana, longo de sua historia vive cometendo erros e pedindo perdão, em alguns caso a humanidade teve que espera 300 anos, em outros ,como os de Bento XVI, com medo dos mulçumanos, tem sido mais rápido. Só que nunca houve reparo às vitimas desses erros. E agora na campanha eleitoral? O que fará a CNBB para reparar os prejuízos causados a candidata DILMA e ao povo brasileiro?

Raimundo

A Igreja católica Apostólica Romana vive desde a idade media cometendo erros e pedindo perdão, em alguns caso a humanidade teve que espera 300 anos, em outros como os de Bento XVI com medo dos mulçumanos tem sido mais rápido. Só que nunca houve reparo às vitimas desses erros. E agora na campanha eleitoral, o que fará CNBB reparar o prejuízo causado a candidata DILMA?

    Jussara

    É bom não generalizar. Em todo lugar tem gente ignorante. Veja o manifesto de bispos, padres e leigos católicos em defesa da candidata DILMA.

Luiz Henrique

Me desculpem, bispos, papa, padres e coroinhas tucanos. Não tem desculpas e nem tem como, agora, tirar o corpo fora. Vcs estão atolados até o pescoço! O que vcs fizeram não tem perdão! Cadeia aos culpados!

Tiago Colossale

Hoje fico indignado ao ver padres da nossa igreja agindo de forma tão ridicula, padres da nossa igreja que sobem no altar e ao invés de proclamar a boa nova, ao invés de buscar mostrar aos fiéis o verdadeiro sentido da fé, eles sobem para julgar, para ridicularizar a nossa igreja, sobem para serem motivo de vergonha, espanto.
Por que ao invés de julgarem a Dilma esse padres não tetam esclarecer melhor assuntos como pedofilia, padres envolvidos com mulheres, padres que usam dinheiro da própria igreja para ir a festas, baladas entre outros lugares digo isso porque já fui seminarista já estive la dentro da igreja e sei do que estou falando…

Daniel

Eu sou católico e sempre tive orgulho da CNBB, por suas posções, mas depois disso….pelo vejo andam marchando com a Opus Dei.

Carlson Magno

Meus Caros,

Até agora o José Serra apareçe falando que foi o melhor Ministro da Saúde do Brasil. Mais a Dilma tem que explorar este tema. foi ele quem demitiu mais de cinco mil matas mosquitos no brasil e o País viveu o maior surto de dengue da sua história. deve ser explorado também o tema das enchentes que acabaram com São Paulo. O Jardim Romano e O jardim Pantanal que ficaram mais de três meses alagados sem providencias nenhuma tomado pelo Governo de São Paulo. e ficou mais de três meses a midia martelando o tempo toodo sobre este assunto. Cadê a Assessoria da Dilma que não colocam estes temas na Ordem do dia. ?

Cícero

A Regional Sul 1 da cnbb só caiu fora por que nós da blogosfera divulgamos, em âmbito nacional, o caso.

Agora é a Arquidiocese do Rio de Janeiro que passa a distribuir jornaizinhos nas missas celebradas no Rio, acusando o Governo Federal de fazer “campanha pela legalização do aborto no país”, usando “números inadequados”. O texto ofensivo é assinado, segundo reportagem da Folha.com.satã, por dois médicos e um advogado, presidente da união dos juristas católicos do Rio.

Ou seja: tucanos, PIG e uma banda podre da Igreja, unidos em conluio contra a Dilma.

E a principal razão de todo esse esquema sórdido, sujo e criminoso armado contra Dilma, a principal razão de tudo isso é o desejo ardente, ávido e insano que o PSDB tem de pôr as mãos no nosso PRÉ-SAL, de assenhorar-se de nossa atual e maior riqueza, para depois, entregá-la a preço de banana a um consórcio estrangeiro qualquer.

Segundo informado no Blog "Brasil Mobilizado", o Fernando Henrique Cardoso já anda por aí se reunindo com empresários estrangeiros tratando de privatizações. Leia a matéria em:
http://brasilmobilizado.blogspot.com/

Acho que o PT tem de investigar a fundo esse encontro do FHC com consórcios estrangeiros. O PSDB parece estar "convicto" da vitória… Isso nos leva a um segundo raciocínio: de onde viria toda essa "certeza" de vitória?

Será que conseguirão fraudar o resultado do pleito? Será que manipularão os operadores, engenheiros e técnicos, responsáveis pela transmissão de dados no sistema eletrônico de votação?

edson

A CNBB e Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 deveriam veicular em páginas inteiras de jornais e pela televisão uma nota repudiando o conteúdo dos panfletos e dizendo que apóia tanto o José Serra como a Dilma para presidente e retirando definitivamente da eleição com as honras que ainda restam, se restam… ainda…

Marcelo de Matos

Curioso como a mídia mudou de opinião com uma rapidez incrível na questão do aborto. Fernando Mitre, diretor de jornalismo, diz em um comentário repetido várias vezes na Bandnews que é um absurdo colocar essa questão na campanha. Engraçado que quando Collor e Mônica Serra fizeram isso eles acharam natural. Agora, virou baixaria. O mote para essa mudança de opinião deve ter partido do comitê tucano. FHC, o guru da mídia e da oposição, acaba de declarar: “Questão sobre aborto não é eleitoral, como a questão da droga” (FHC é um dos principais defensores da liberação da maconha no Brasil). “Que as pessoas discutam sistemas é natural, mas acho uma questão de convicção pessoal, e não uma questão política”. “Acho que os políticos não devem confundir a questão do Estado com a questão confessional”, concluiu o cardeal tucano, tentando dar uma nova diretriz à campanha. É tarde: agora Serra vai provar do próprio veneno.

Luiz Otávio

Esse episódio do padre Marcelo eu mesmo vi, ninguém me contou. Tinha acordado cedo pra votar e liguei a TV pra saber do noticiário sobre as eleições e ouvi essa barbaridade.

augusto

Sr vilson Dias, por sinal de LIMEIRA, comunicador da regional da CNBB, que especie de covardia sua organização exibe agora?
E devemos concluir que ate o momento, o pastor citrico de LIMEIRA se omitiu como avestruz ou agiu como laranja?
Comunicador, essa é sua tarefa?

Luiz Otávio

"Atenção… Atenção, pessoal! Não votem em candidato que é a favor do aborto!." Essa frase foi dita no dia das eleições, 3 de outubro, pelo padre Marcelo, na tal missa transmitida naquele domingo pela TV Globo. Quer mais engajamento que isso? Só faltou mesmo ele dizer o nome de Dilma Rousseff.

Evaristo

Estão usando o dízimo dos fiéis para fazer propaganda da favor de Serra? que Igreja é essa que se fecha para os pobres? Serra mandou colocar vigas embaixo de viadutos para impedir que pessoas que moram na rua pudessem usá-los para se abrigar contra a chuva ou dormir lá. Ele é sanitarista, destesta pobre, é autoritário, hipócrita com relação a aborto, visto que a Monica Serra fez aborto no Chile. A imprensa brasileira lembra a imprensa nazista de Hitler. Serra mente todo dia e a imprensa nada, é cúmplice. FHC já fez seminário para dividir as empresas estrangeiras com estadunidenses, ingleses e empresários de outros países interessados em ficar com as estatais brasileiras. Os bispos estão apoiando aqueles que mataram o arcebispo da Guatemala, da direita mais reacionária. Esses bispos não deveriam falar em fé cristã, pois são contra o povo brasileiro. Se aliam a Serra e FHC para entregar a riqueza do povo brasileiro aos estrangeiros. São traidores!

Flavio Lima

Mais um comentario. Ja não tava muito assiduo mas missas. Fui pra Grecia apresentar um paper num simposio, e estiquei pra Istambul. Passeando pelo bairro Tackisins, encontrei a Igreja de Santo Antonio, com uma estatua de João 23 (que Papa esse!), pois foi nessa igreja que ele morou, quando nuncio apostolico da Grecia e Turquia.
Chego aqui no Brasil e vejo esse escandalo digno de pedra de mó no pescoço.
Foi minha ultima missa.
Na igreja onde trabalhou João 23.
Pra mim, interpreto como um sinal de Deus.
"Senhor Senhor, porque me abandonaste" – esta dizendo o Jesus Cristo presente nos brasileiros miseraveis e antigamente desenperançados.

    Jussara

    Não esqueçam que segundo a última pesquisa revelou, 52% dos católicos votaram na Dilma. A grande maioria dos bispos, padres e leigos católicos votam no PT pelas questões sociais. Vamos calmar e parar de ofender os católicos como se todos fossem como esse bispo de Guarulhos. Embora com essa campanha suja contra a Dilma e essa pressão toda, 52% dos catolicos votaram Dilma. Com esses ataques generalizados corremos o risco de afastar eleitores! É preciso respeitar a fé das pessoas.

    Flavio Lima

    Jussara
    Os catolicos da minha cidade são anti-PT.
    Sou PT ha trinta anos, vim da ala progressista catolica, que não existe mais organicamente.
    Os padres, que alguns são (eram?) meus amigos, contra a Dilma. Cansei de dar esporros neles.
    Devemos estar atentos aos sinais.
    João 23 e bispo de Guarulhos.
    Se eu estiver errado, Deus avisa.
    Mas o sinal pra mim foi claro.
    ps: mudei email, sai do uol, to no gmail.

    Flavio Lima

    Ou talvez seja hora de encarar um cisma.
    Mas a antiga ala progressista não vai ter onde morar nem onde comer, vai ter que sair nu como São Francisco da casa do pai dele.

mario cezar

caro AZENHA, eu quero é que essa igreja se LASQUE. essa igreja fede. é um NOJO

monge scéptico

Agora é tarde. Todo racional com alguma inteligência, se afatará desse antro de malignidade,
em que se tornou a igreja católica, infelizmente.
Nunca foram a favor de melhorias para o povo. Parecem bonzinhos ao praticar atos de caridade,
mas nada fazem para tirar da necessidade quem quer se levantar. Onde iriam lavar À alma pôdre?
HEREGES!

easonnascimento

Será que é possível refazer os estragos? Quem vai juntar os fragmentos? Quanta irresponsabilidade.
http://easonfn.wordpress.com

Brito

Depois que levaram um "gambá" para a sala não adianta sair de "fininho", pois o odor vai permanecer e, será sentido por todos que adentrarem o recinto. A campanha da Dilma foi gravemente afetada pelo odor da panfletagem de batina.
O ideal agora é permanecer no recinto, mostrar o "gambá", assumir a culpa e pedir publicamente o perdão pelo erro.
Não tentem sair de "fininho" com uma cartinha, pois o mal já está feito e se faz necessário reparar o estrago.
Espero que a CNBB, assim como ensina perdoar, tenha também aprendido o ato de pedir perdão.
O povo aguarda da CNBB mais que uma carta veiculada na internet. Aguardamos uma posição que tenha proporção maior ou igual ao sinistro panfleto (gambá), sob pena de não repararem o dano causado à candidata Dilma e ao processo eleitoral.

    Elizete

    Sabe, estou me sentindo muito só desamparada. Não acredito no pedido de desculpas da Igreja, eles já alcançaram seus objetivos semear a dúvida no meio da população. Acredito sim que alcançado o objetivo de ajudar o canditato serra a se eleger, estejam fazendo uma média. Ou seja; Agora que temos certeza da posssbilidade de ser Serra ser o presidente vamos mais uma vez enganar o povo. Gente sem escrupulos, esses que propagaram essa carta. Não acredito que estivessem defendendo o não realização do aborto e sim a candidatura de Serra.

    Aldenôra Moraes

    Eu até defenderia que as igrejas e quaisquer outras intituições, públicas e/ou privadas tivessem o direito de publicizar suas posições, contanto que fosse a verdade e não posições fundades em preconceitos e/ou interesses puramente pessoais. Apenas os fanáticos afirmam que matar uma criança de um ano de idade é a mesma coisa que impedir que um óvolu fecundado se desenvolva e se transforme num ser humano. Fica dificil, para não dizer impossivel, discutir com mentes tão ortodoxas. Enquanto o povo brasileiro não for capaz de entender que existe diferenças entre a escolha de um governante, de um papa ou de um santo, estaremos sempre na corda bamba diante de uma eleição. Ás vezes me sinto como se estivesse prestes a ver milhões de pessoas, cada uma com sua arma na mão, com uma única bala na agulha, apontando para a própria cabeça.

Eudes

Caro Azenha
Espero que este comentário que aqui faço seja uma sugestão para a campanha da Dilma. Se vc concorda comigo, encaminhe a sugestão para o comando da campanha. Segue…
Agora que a CNBB reconheceu o erro dos panfletos é hora de juntar os cacos e colher apoio da própria igreja e dos fiéis no sentido de desfazer o estrago na imagem da candidata Dilma.. Ainda dá tempo. O PT tem muita gente ligada à igrja católica. Va´rios políticos, inclusive. É hora de reaproximar e não de promover ataques do tipo " ah, agora a igreja recuou" ou " não queremos suas desculpas". Há que se perdoar o erro de alguns bispos. O diálogo deve estar sempre presente. Boa sorte a todos

    Geraldo

    meu caro Eudes,

    Paz e Bem,

    sou ligado à Igreja católica de onde não sairei, nem por esta burrice feita e ratificada pela CNBB ( o pecado da omissão…). Confesso a você que acho muito complicado …Concordo, foram alguns bispos que erraram. Temos de exigir uma postura enérgica do Núncio Apostólico…Mas em MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITAS igrajas, na periferia, o estrago JÁ FOI FEITO…sem falar na classe média: Dima " mata criancinhas", é a favor do casamento gay e outras barbaridades… como reverter???Acho que só rezando… Só não recomendo em Guarulhos nem na Paraiba, sob risco de excomunhão ou ser queimado em praçça pública…

    um abraço,

    paulobueno

    ACHO QUE O PT DEVE EMITIR UM JORNAL RELATALATANDO AS ACUSAÇÕES E TUDO DE MAL QUE O
    PSDB VEM FAZENDO E DISTRIBUIRI D CASA EM CASA NESTA 2 ULTIMAS SEMANAS QUE FALTA
    MAIS TEM QUE FAZER URGENTE MAIS URGENTE MESMO.

Gilson Silva

Não é atoa que a Igraja católica está perdendo seus fiéis. Já não basta os casos de pedofilia que a séculos vem manchando sua reputação?

Marcus

A Igreja Católica há muito vem negando a Jesus. Vejam o seguinte registro:

O autor de um livro de muito sucesso, Minutos de Sabedoria, Carlos Torres Pastorino, açós os estudos no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro onde, em 1924, recebeu os diplomas de Geografia, Corografia e Cosmografia, e pouco depois, o de bacharel em Português, foi para Roma a fim de cursar o Seminário, vindo a diplomar-se, em 1929, pelo cardeal Basilio Pompili, para a Ordem Menor de Tonsura. Ordenou-se em 1934. Em 1937 ante a recusa do Papa Pio XII em receber o Mahatma Gandhi em seu traje habitual decidiu abandonar a batina, raciocinando que o célebre pacifista indiano vestia-se como Jesus, e que, como este jamais se sujeitaria ao rigor formalista da Igreja Católica.

A Igreja está muito longe de seguir as orientações de Jesus.

João de Azevedo

Já estão vendendo a pátria antes mesmo de ganharem as eleições. Se é que ganharão. Pois, um portal de Foz do Iguaçu, o Clickfoz, confirmou junto ao Hotel das Cataratas que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso esteve presente em um evento fechado ontem à noite no hotel com a presença de vários estrangeiros. Veja matéria completa em: http://www2.tijolaco.com/

luís nascimento

Resta saber de onde saíram os recursos para pagar os libelos hipócritas: DO CAIXA DOIS DE SERRA OU DAS CONTRIBUIÇÕES DOS ENGANADOS CATÓLICOS? O Ministério Pública e a Justiça Eleitoral continuarão calados?

bene

É, se a igreja católica já estava em decadência, por suas idéias arcaicas, imaginem agora, com os padres e monsenhores, fazendo sexo com crianças dentro das próprias casas paroquiais, e pra completar, disseminando mentiras e calúnias em panfletagem dentro das próprias igrejas, realmente não é de Deus!

vera oliveira

são lobos em pele de cordeiros,sabem o que estão fazendo,depois pra ficar bem na fita pedem desculpas,mas por dentro estão felizes que ajudaram seu candidato.Religião é um mal à humanidade

nilo

Disse um aí acima, que com uma igreja destas, o diabo ficará desempregado, digo que ela é o próprio, sempre foi.

sergio

Sou católico e perplexo. Ao desfecho: A CNBB não tem nada a ver com isto, respondo:
Padres não são bispos.
Os deslizes individuais podem até ser suportados. Os coletivos? Como?
As omissões individuias podem até ser suportadas. As Coletivas? Como?
Estou envergonhado por ser idiota.

Eugênio Magno

Gostaria que a CNBB falasse dos padres pedofilos, do grave problema da pedofilia na Igreja, porque é contra a camisinha… Eu acho que li que esse bispo de Gaurulhos protege um PADRE PEDOFILHO. Além do mais sou cristäo vou a missa aos domingos…..

IV Avatar

O bispo vai fazer novos sermões e panfletos reconhecendo que errou ao fazer campanha contra dilma?
Só assim para os fieis reverem suas posições, criadas por esta insanidade

Márcia Aranha

É para envergonhar qualquer cristão…

18/10/2010 – 08h48
Gráfica de tucana fez panfletos anti-Dilma

BRENO COSTA
DE SÃO PAULO

A Polícia Federal apreendeu ontem, por determinação da Justiça Eleitoral, cerca de 1 milhão de panfletos que pregam voto contra o PT devido à posição favorável à descriminalização do aborto.

A gráfica que imprimia os jornais pertence à irmã do coordenador de infraestrutura da campanha de José Serra (PSDB), Sérgio Kobayashi.

Arlety Satiko Kobayashi é dona de 50% da Editora Gráfica Pana Ltda, localizada no Cambuci, na capital paulista.

eraldo souza rocha

Eu sugiro que o CNBB deveria utilizar o horário gratuito do partido do Serrador para fazer essa declaração. Ou até mesmo ler o manifesto em que eles declarão que são contrários aos atos cometidos. Para que toda a Nação saiba disso, pois muitos não lêm jornais, não têm acesso a internet. O Superior Tribunal Eleitoral deveri exigir que fosse feita essa divulgação.

Tiago

Com uma igreja dessa, o diabo vai ficar desempregado.

Guimarães

Será qua a Igreja iria gostar se fosse colocada uma propaganda … imagens de panfletos….. igreja participando de atos políticos fechando o comercial com uma pergunta. …. é em ações assim que você gostaria de ver aplicado o dízimo que você paga? É ……………..seria uma guerra. Mesmo se for o caso de perder …… perder com dignidade. deixar a baixaria para os baixos de caráter. Como disse a DILMA nem todos são pessoas HUMANAS. HUMANAS de ter humanidade. Muitas pessoas perdem a humanidade.

kimparanoid

Parece que alguns bispos e padres estão precisando fazer um "curso de reciclagem da fé cristã", passando alguns dias atrás das grades. Essas desculpas protocolares não são suficientes para reparar o estrago que já fizeram no processo eleitoral. O mínimo que poderiam fazer é, em todas as missas até a eleição, do alto do púlpito, fazer uma pregação desvinculando a religião da política.

joao carlos

A denuncia sobre a reuniao de FHC com investidores estrangeiros sobre as privatizaçoes de empresas estatais na msm hora em q ocorria o debate na rede tv esta no blog da hildegard angel

PauloBR

A igreja da pedofilia e da PTfobia…

Baixada Carioca

Então. Fizeram exatamente como o PIG.

Primeiro espalham boatos e aterrorizam o povo. Depois que o estrago está feito, aí vem o "da batina" e diz: "desculpem-nos! Não devíamos ter feito isso." Ora, ora. Se arrependeram? Então se apresentem à justiça e digam que querem pagar pelo erro cometido. Duvido que façam isso! Hipocrisia pura!

Eu me excomungo dessa porcaria a que chama de fé católica. Se me permitissem gostaria de dizer umas boas pra essa corja de pilantras, safados, bandidos que se protegem sob a boa fé das pessoas: vocês nos mantiveram no atraso por muitos anos de braços dados com a ditadura militar; vocês querem manter o povo na mais absoluta miséria e ignorância porque sabem que um povo culto e sem necessidades primárias, essa porcaria que vocês chamam de igreja ficaria completamente vazia.

Vocês são parte da escória humana!

Desejo que a Polícia Federal e a Justiça lhes confiram o peso da Lei. Quero-os respondendo criminalmente pelo que fizeram. Se Deus existe e é justo ele não os perdoarão.

    dukrai

    chafurdam na lama mas se arrogam a perdoar os pecados alheios.

rafaela buonarrotti

A Justiça Eleitoral e Comum deveriam condenar este Império fétido de batina a apresentar o Mea Culpa em rede nacional nas principais emissoras de rádio e TV durante vários dias, principalmente no horário nobre. Aí sim, poderia-se cogitar a possbilidade de o mal ser desfeito. É com acontecimentos como estes desta eleição que reafirmo minha condição de atéia. SEMPRE!!!

joao carlos

azenha surgiu uma nova bomba descoberta por um jornalista q enquanto ocorria o debate na rede tv FHC dava palestra em foz de iguaçu para investidores estrangeiros tratando de privatizaçoes da petrobras, itaipu, banco do brasil entre outras no governo Serra se eleito

Jairo

Será que as doações que nós católicos fazemos nas missas é aplicado nessas baixarias?
Que ódio que eu tenho de ter participado! O Papa sabe o que está acontecendo?

    a Lesma Lerda

    O Papa??? o "pastor alemão"???? o membro da juventude hitlerista???? nao deve saber…ele nao permitiria..

    Danilo

    E com isso a CNBB conseguiu eleger Geraldo Alckmin e Aluisio Nunes do psdb.

    Como é que fica agora???????????????????

joaquim machado

Quando os padres e bispos da igreja católica do estado de São Paulo pedirem para pagarmos o dízimo, devemos perguntar se é para a comunidade carente que ela atende ou para a campanha eleitoral suja do José Pedágios Serra?

Cornélius/Londrina

Assim como na pedofilia a igreja vai colocando o caso pra debaixo da batina. É assim tbm com os tucanos: escondem o que não é bom debaixo das asas entapetadas, em especial os tucanos da Opus Dei. Não é mesmo Geraldo Aclckmin?

Recado aos prejudicados e aos cristãos de boa fé: não adianta reclamar ao Papa, pois ele tbm usa batina, é de luxo, mas é batina.

emilio gf

Essa é a Santa Madre Igreja Católica de sempre.

A Igreja que torturava e assassinava na Idade Média.
A Igreja que escravizava índios e negros.
A mesma que se aliou aos burgueses contra os trabalhadores.
A Igreja que apoiou o fascismo e o nazismo e jamais os condenou.
E, quem hospedou e providenciou passaportes falsos para os nazistas fugitivos, incluído o carniceiro chefe Adolf Eichmann? Ela mesma!
É essa igreja que sufocou a Teologia da Libertação, enquanto canonizava o franquista Escrivá De Balaguer após 20 anos de sua morte (os cânones indicam um mínimo de 50).

Quem pode, ainda hoje, enganar-se com ela?

Humberto

Mensagem pra CNBB <[email protected]>

CNBB Regional Sul envolvida “até o pescoço” em crime eleitoral, mentira, calúnia, maledicência, manipulação de fiéis, e abuso de confiança.

Voces sao mesmo uns fariseus !
Falta de decencia, como cidadaos e como sacerdotes !

Comportamento ilegal, anti-cristao, e proprio de hipocritas nas altas cupulas dessa organizacao.
Primeiro aquele discurso do Padre Jose Augusto na Cancao Nova, e outras estorias semelhantes involvendo padres apresentando candidatos em missa como sendo o candidato da igreja. Voces ficaram calados. Panfletos fartamente distribuidos nas igrejas e nas casas em varias localidades. Tambem ficaram calados.

Estou consciente que ainda tem muitos padres e alguns bispos cumprindo sua missao corretamente.

Espero que a Policia Federal e o Ministerio Publico chegue ate' o fim dessa historia e puna com o peso da lei a tentativa de contribuir para um estelionato eleitoral no Brasil.

Desta vez, espera-se, sem acobertamento e protecao por parte da direcao da igreja, a individuos que se escondem atras de uma batina para perpetrar crimes contra a comunidade e abusar da confianca neles depositado por fieis.

Vilma Rodrigues

O site da Diocese continua divulgando o panfleto, isso não é crime eleitoral?

ernani zamberlan

Agora que o estrago esta' feito do que adianta eles virem com esta conversa. Espero que a justiça seja feita e a punição seja dada a estes bispos. Sou católico, mas não gosto de padres ou bispos que assim agem, não são cristãos, são pecadores e com o demônio na alma.

eduardo peixoto

É triste ver que um país como o Brasil – do carnaval, alegria e cordialidade – seja ainda tão atrasado em temas como aborto!
Muitos falam de uma "falsa moral" do brasileiro que, inflezimente, ainda se constata!
Essa, relembre-se, é uma eleição para Presidente da República e não para Papa!

Antonio Valadão

Começo a suspeitar que depois das eleições, convocam o sumido e, maior Relações Públicas da Opus Dei, Pde. Marcelo Rossi, para resgatar a imagem desgastada da igreja Católica. Quem sabe teremos uma over dose de Marcelo na mídia. Ah, tem também o Pde. Fábio de Mello, outro competente Relações Públicas, que até pouco era "pop star" da Globo. Preparem- se para o porre.

    maria

    Pe Fábio não se encaixa nessa turma

Marcio Gaspar

Por tudo isso, depois que a igreja catolica invocou e tentou invocar, atraves de seus plantetos contra a Dilma, faz com que eu acredite mais ainda no espiritismo. Uma pena temos esta igreja medieval que ainda nos cerca, literalmente.

maria rosa f. mendes

que moral tem a igreja agora pra querer cobrar dos politicos "ficha limpa", pois ela propria e "ficha Suja"?? na minha diocese o bispo se gabou qdo. voltou de uma reuniao da CNBB em brasilia, do reconhecimento que os politicos la tinham pela igreja. agora nos pobres e ingenuos fieis ja sabemos: sao todos da mesma corja!!! hipocritas, reacionarios, mentirosos. estou envergonhada de ser catolica!!!

Tucana do Panfleto e CNBB | Blog dos Perrusi

[…] no VioMundo (aqui): CNBB reconhece erro ao posicionar-se contra Dilma 17 de outubro de 2010 | 19h […]

José Mario Balan

Fascistas. Fascistas. Fascistas

Ely

Essa nota que a cnbb divulgou é muito tímida, porque o estrago foi grande. Eu desejo que todos os católicos não faça mais nenhuma doação financeira, pois eles não precisam, a igreja é rica até financia candidato.

Cezar

Definitivamente não é esta a igreja de Jesus Cristo!

Claudio

Ouvi dizer que os bispos da CNBB vão lançar um curso em DVD chamado "Lavando as mãos com Pilatos". Mas acho que eles deviam se concentrar mais em suas igrejas e cuidar da pedofilia que assola a Igreja Católica.

Leonardo Câmara

Vamos olhar pra frente, seu Bispo?

Vamos olhar pro presente, pro agora!

Cadeia pra quem comenteu estelionato eleitoral.

Raymundo Silveira

Brasileiros sérios, conscientes da sua cidadania e reconhecedores do que o Governo LULA fez para diminuir a diferença injusticíssima entre pobre e ricos em nosso país, jamais porá os pés num templo católico.

josé

Infelismente a igreja ainda manipula as pessoas de bom carater, acredito que ou ela destroi ou ela edfica, pareçe mais a rede globo.

etico

Esses falsos padres podiam eles sim respeitarem as criancinhas. e parar de abuasarem sexualmente delas, prisão perpetua para os pedofilos já.

Raymundo Silveira

Brasileiros sérios, conscientes da sua cidadania e reconhecedores do que o Governo LULA fez para diminuir a diferença injusticíssima entre pobre e ricos em nosso país, jamais porá os pés num templo católico.
Seja para o que for> até para missa de sétimo dia de amigos.

Jairo

Será que vão mandar esse bispo para o Inferno?

Se não tiver vaga, pode ser para a Espanha, pois a Opus Dei está lá para recebê-lo.

Regi

Desculpe iniciar um texto com pronome oblíquo.
Me engana que eu gosto, CNBB.
Pulou fora do crime, mas não desmentiu com tanta firmeza o envolvimento dos padrecos corruptos na campanha do Serra.
Aí é mole, quando chega a polícia nega o crime.
Serra também sempre nega, o aborto, a corrupção, a mentira.
Se não está realmente envolvida, por que não vai à rede de televisão, inclusive a tucana redevida para desmentir.
Não é suficiente a notinha na internet.
Tem que divulgá-la na mesma medida em que os milhões de panfletos criminosos, ou seja, atingir os milhões de fiéis, considerados preconceituosamente pelo arcebispo de Niterói de MASSA AMORFA.

oswaldo j. baldo

Quem vai ver essa desculpa esfarrapada, só nós que procuramos, estamos atentos ?
UMA COMUNICAÇÃO EM REDE É OBRIGAÇÃO DA CNBB. Ou então é mais ou menos como o ditado GLOBOTUCANO o que é bom a gente mostra o que é ruim para nós escondemos !! ??
Errou, assumiu o erro.
Eu e todos que nos sentimos usados pela religiãopolitica da CNBB exigimos um pedido de desculpas nacional.
É uma obrigação que a CNBB não pode fugir com toda sociedade.

priscila presotto

Pai ,Afasta de mim este cálice:CNBB falando dos bispos rebeldes!

Silvio

Não podemos esperar outra forma de proceder da Igreja Católica, sempre procedeu dessa maneira. Produz o Incêndio, e depois retira a mão. Pede perdão, pelo erro cometido, mais o mal já foi feito. Que era sua intenção. Cair e fácil, o difícil e levantar.

vania maria

o programa eleitoral do pt agora no horario do almoço colou o paulo preto no pescoço do serra, uhuuuuuuuuuuuuuuuuu
agora so falta colar os panfletos…

viva o Brasil!!!
viva o Lula!!!
viva a Dilma presidente do Brasil!!!

Sidnei

É um insulto! Neutralidade agora? Só se lessem um ataque semelhante contra o Serra e sua santa mulher, em rede nacional, todos os dias a cada meia hora, ordenando que nenhum católico vote em Serra. O estrago já explodiu. Lavar as mãos agora é um insulto a todos.

Azenha e comentaristas – para vocês terem uma ideia da tragédia um amigo meu me mandou um e-mail pedindo pra tirar o e-mail da Mãe dele de uma lista que discutia a eleição. Motivo: a influência da "igreja" foi forte demais – ela não pode nem ouvir falar no nome da Dilma. E agora? A legitimidade desta eleição foi levada para as profundezas pelo Serra – e se ele acredita mesmo em religião, espero que compartilhe de uma companhia do mesmo "andar" a que levou esta eleição por toda a eternidade…

Renato F. Silva

Dêem uma olhada nesse link: http://www.youtube.com/watch?v=EdNJwnN_vV0

    Humberto

    Renato, e' importante voce dizer de que trata o link. Assim fica mais conveniente para a pessoa decidir se quer ir la' ou nao. Sem uma descricao do que se trata, a maioria nao vai gastar 3 minutos para saber do que voce esta' falando. Abraco

antonio c a santos

Antes de falar tolices e fazer acusações ao Bento XVI seria melhor conhecer sua biografia e ler os seus trabalhos. Varios deles a disposição no site do Vaticano. Antes de ser um Papa e lider dos católicos ele é um grande intelectual e mesmo aqueles que são contra religião sairam ganhando com a leitura dos seus textos.

Mais uma vez, infelizmente, a Igreja é a grande perdedora neste incidente e pelas mãos de um candidato que se diz católico, mas que fez aborto aos 4 meses. Sim ele, também é parte deste ato pecaminoso, já que dificlmente esta decisão foi tomada sem sua participação.

    luiz armando

    "Antes de falar tolices e fazer acusações ao Bento XVI seria melhor conhecer sua biografia "

    Começou na juventude hitlerista e depois foi para o neo Santo Oficio.
    É rrrrrrruim hein.

Atenir

Com a igreja catálica é sempre assim. Primeiro atacam, difamam, queimam, mentem. Depois é só pedi perdão.
Ninguem merece isso….

Humberto

CNBB hoje e' uma caricatura grotesca do que ela ja' foi no passado. Eu espero que os culpados de crime eleitoral sejam punidos dentro do rigor da lei, sem acobertamento como ocorreu com os padres pedofilos. Que a CNBB seja penalizada na extensao de suas responsabilidade legal, e exposta em seu totalitarismo obscurantista.

Robson A. Oliveira

Azenha, o site da diocese de Guarulhos ainda não tirou o "Apelo a todos brasileiros e brasileiras" do ar: http://www.diocesedeguarulhos.org.br/miolo.asp?fs
Ainda estão sentando o bambu no PT.

VIÇOSO

PHA. e agora!!!. Como fica o estrago naq cvampaqnha da DILMA?

João de Azevedo

A candidatura de Serra está jogando sujo e imprimindo panfletos em todos os cantos da país para caluniar a campanha de Dilma. Depois que a Polícia Federal apreendeu panfletos na Editora Gráfica Pana Ltda, localizada no Cambuci, na capital paulista, descobriu-se que a proprietária da gráfica Arlety Kobayashi, era irmã de Sérgio Kobayashi, coordenador de infra-estrutura da campanha de José Serra (PSDB).
Mas, o buraco ainda é mais embaixo. No mercado, a informação corrente é de que Sérgio é o verdadeiro dono da gráfica. Veja: http://www.revistaforum.com.br/blog/

Robson

Azenha, o site da diocese de Guarulhos ainda não tirou o "Apelo a todos brasileiros e brasileiras" do ar: http://www.diocesedeguarulhos.org.br/miolo.asp?fs
Ainda estão sentando o bambu no PT

João Leite

Pois é! Quem vai correr atrás do estrago feito? Quem vai juntar as penas que voaram? O pior é que além de divulgarem panfletos caluniosos, porque é difícil acreditar que bispos, padres não sabiam que a lei vigente, a PNDH2 que estava em vigor até 2007, foi assinada no governo FHC/SERRA, e que a PNDH3, é uma reformulação da anterior. Mas preferiram agir diante não do seu posicionamento político e ético, mas pela raiva, ódio, instigando as pessoas ao mesmo sentimento, como infelizmente vejo no meu local de trabalho, na minha Igreja. Pessoas que não tem acesso a informação verídica e infelizmente confiam no que o padre, bispo, pastor diz. Tá na hora da CNBB, no mínimo ir a público desmentir essa atitude, só pedir descupas como no caso dos pedófilos, não resolve. O pecado Deus perdoa, mas as consequencias do pecado continuam…com a resposta: CNBB, Pe. Paulo Ricardo, Pe. José Augusto, Canção Nova…

fabio

e por isso que eu me afastei da igreja catolica.

Reis T.

O Sr. Bispo de Guarulhos deveria cuidar de seu próprio quintal – sua diocese repleta de escâdalos de toda sorte entre os padres (desde sexuais até financeiros) – e meter-se menos nos destinos do país. Mas, obviamente, apoia aquele que defende seus interesses de pequena elite de uma cidade que muito arrecada e pouco faz pelo seu povo. A diocese idem. Deveria este bispo se preocupar em ter um clero decente.
Que saudade de bispos como Dom Helder, Dom Luciano Mendes, Dom Paulo Evaristo…
N.B. Sou contrário ao aborto, católico, votei no Plínio e agora votarei na Dilma.

paulo chacon

É O PODER…ESTÚPIDO
Esta discussão sobre o aborto, promovido pela igreja católica é apenas cortina de fumaça. O que eles querem mesmo é voltar a ter poder junto ao Governo Federal. Eles querem voltar a influir nas decisões de governo. Como a igreja católica vem perdendo espaço, junto à sociedade, para outras religiões e, durante o Governo Lula houve a maior liberdade de expressão e de culto da história do Brasil, a ala consevadora da igreja católica passou a odiar o atual governo, pois, querem ter a hegemonia da religião no país e o poder de influência de volta. Isto eles só vão conseguir com Serra, que como todo PSDB/DEM governa para poucos.

Marcos

"Tutti in preti sono falsi."

Paulo

Mais uma grande multinacional a caminho da falência ( multinacional da fé) inexorável.

william lopes guerra

A despeito de os Evangélicos terem ensaiado, quando Marina ainda estava no páreo, uma onda contra Dilma, com a mancada da Igreja Católica, agora, muitos fiéis vão migra para os Evangélicos e/ou ficarem sem religião. Acho que o Papa vai dar uns puxões de orelha nos bispos brasileiros que se meteram numa enrascada dessa. A CNBB diz que tá fora, enquanto o bispo de Guarulhos (que não me engana: é vinculado à Opus Dei e á famigerada e ultrapassada TFP) vai se saindo de mansino, pela tangente? Não! A PF tem que ir a fundo e desvendar esse escândalo no seio da Igreja Católica que caminha para o extermínio… E quem tiver culpa que pague e repare o dano!

vania maria

saiu no r7 http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/gra

Viva o Brasil!!!
Viva o Lula!!!
Viva a Dilma!!!

martinho

eles deviam fazer panfletos pedindo votos em pedófilos…

J_Amaro

Não sem razão a Igreja Católica está em baixa. Alguns de seus bispos estão enfiando oe pés pelas mãos. Deveriam ao invés de se envolverem em política, ir cuidar dos abusos sexuais que são cometidos contra jovens, praticados por seus membros. Quanta falsidade se oculta embaixo da batina. Que Deus perdoe esses pecadores.

DUDU

Esses dinossauros que se dizem bispos, deveriam, isto sim, controlar os pedófilos que comandam e não fazerem política.
Até porque, gastam dinheiro do povo, cuja ingenuidade são por eles, covardemente explorada.
Não são pastores da igreja. São piranhas ávidas de poder e dinheiro.
Tenho comigo que, qualquer das "igrejas", seja ela qual for, não passam de vigaristas profissionais, que pregam o avanço do atraso, a volta à idade média, onde imperavam e cometiam os crimes mais ediondos.
Essa canalha não merece respeito e sim despreso.

Anderson Batista

Vergonha nacional… estado laico não é estado "xiita"…
Por isso que igrejas universais florecem e crescem a cada dia …
Pobre nação de "marionetes religiosas"

Vania Cury

Acho que está mais do que óbvio que a questão deixou de ser religiosa e se transformou em política. Há uma clara oposição desses setores conservadores do país [inclusive religiosos] aos avanços promovidos, em todos os campos e segmentos, pelo governo do presidente Lula. A continuidade desses avanços, sobretudo na educação, certamente levará a uma mudança significativa no equilíbrio de forças que domina as relações sociais, ameaçando o poder de grupos e setores que, há séculos, comandam as consciências e as escolhas de milhões de cidadãos nativos.

Luís Henrique -MG

A CNBB seguiu a Marina ou a MArina seguiu a CNBB? Ou ambas seguiram Pilatos? CNBB = HIPOCRISIA

Rogério

Depois de abrirem milhões de travesseiros com essa calúnia,vem com sem querer?
Foi muito bem pensado,muito bem organizado >Parece que o Vice indio do Serra e o movimento monarquista também estava junto com a CNBB.
Essa Igreja ainda não aprendeu que não deve se meter em política.Sempre ao lado de alguém que tem o poder,eta igreja hipócrita.A Inquisição,as Cruzadas e eles não desistem.Com que desfaçatez ainda se apropriam do nome de Cristo.Cristo por certo,não iria querer a companhia deles.

Tiago Merheb

Jogaram o Bispo para as cobras… rsrsrsrs

Napoleão Oliveira

A qual bispo nós iremos nos queixar!

Edmundo Bernardo

Se fosse contra o Serra, a Grande Mídia já estava pedindo intervenção do Papa, pedindo a expulsão do tal Bisbo, não sei se isso poderia ser feito, mais enfim, seria o fim do mundo.
Mais como é contra o PT/Dilma até o Presidente Lula se cala, do alto de sua popularidade ele não deixa a Dilma bater no Serra na TV com medo que a Grande Mídia vá em cima dele.
Dilma no debate parece que está acuada, quer soltar a fera que está dentro dela e o Lula não deixa, dizem que é o marqueteiro, mais duvido se o Lula quizesse não teria marqueteiro, petistas e etc que iria impedir.

O_Brasileiro

Espero que esse seja um dos passos que levarão ao fim da intolerância nessas eleições, e que permitirão que o Brasil caminhe em paz depois das mesmas!

Margarete

E dai CNBB? Catem as penas!

Armando P. Silva Jr.

Essa igreja católica é nojenta.
Sobre o envolvimento de padres com a pedofilía, não dizem nada.

organico2000

Amigos, escrevamos em massa! Se cada um enviar 5 e-mails, teremos milhões na caixa postal da CNBB.

Divulguemos os e-mails da CNBB, vamos pressionar pela moralidade.

CNBB – Regional Sul 1 – [email protected]

Pe. Nelson Rosselli Filho, secretário Executivo
Pe. Nelson Rosselli Filho- [email protected]

cabral

Felizmente, longíncuos são os dias em que "a santa madre igreja" era uma imposiçao respaldada pelo Estado!
Felizmente, não temos de levar entre nossos fardos o brasão que patrocina tais homens e,que deles égide, os tem mantido.

José Maria

Como católico jamais imaginei atitude de bispos tão vil, e agora que o mal já foi feito, e a CNBB?, enchenos, católicos, de vergonha, parece que a igrêja é parte do sistema que quer manter o pôvo submisso pela necessidade, não é visto pelo catolicismos os beneficios do governo Lula? não querem a continuação deste governo, mudar para o atrazo FHC, não estão vendo a causa dessa baixaria tôda, ou seja a volta ao poder para terminar de dilapidar o patrimonio do pôvo com o nome de privatização. Quem descobriu o pre-sal? A Petrobras claro, as empresas particulares estão no Brasil desde da quebra o monopolio porque não descobriu nada importante ?

nonato barboza

Tinha razão o meu professor de História do Brasil no começo dos anos 1980. Dizia ele – e eu o achava muito radical – que a Igreja católica não gostava de pobres e nem de pretos, e a história mostrava com fatos a omissão sobre esses assuntos durante o transcorrer dos séculos. Segundo ele a Igreja gostava do fausto, do ritual, da riqueza, das ligações estreitas com os poderosos, mesmo que para isso enveredasse por caminhos pecaminosos, para não dizer criminosos, com raríssimas exceções. Que a igreja gosta de dinheiro já sabemos. Agora não precisava exagerar. Aqui em Fortaleza os espaços da Igreja da Sé foram cercados por grades de ferro onde funciona um imenso estacionamento, pago, claro, e não é barato. Um fiel que queira visitar ou rezar na Igreja da Sé já tem que pagar pelo estacionamento, se vir de carro. Se quiser tirar fotos terá como paisagem um amontoados de veículos, num estacionamento improvisado. Professor Ribamar tinha sim suas razões.

Marcos Roma Santa

Então é assim, a CNBB lamenta o fato, discorda do panfleto, não tem nada a ver com o crime cometido em seu nome etc. etc.etc. Pois bem. Que diga isso, então, aos católicos, em todas as missas a serem celebradas, até o dia da eleição, com um claro pedido de desculpas à candidata Dilma. Vamos ver se esses bispos têm mesmo vergonha na cara.

Metheoro

Pior que a "neutralidade" da CNBB, só a neutralidade da "folha". Até a Ombudsman hoje disse que "as baixarias e boatos na internet são de baixo nível, a cobertura na rede não tem limites"… me pergunto: E a cobertura da Folha é o que? Isenta? Sem baixarias? MAGINA HEIN?

Se Nagao

Que gracinha estes bispos! O crime já foi e continua sendo cometido. Nota Oficial? quem lê?
Padres fazendo campanha eleitoral durante a homília.
O material contra a Dilma continua sendo distribuído dentro das igrejas católicas pelos padres, além dos discursos (isso mesmo discursos) contra o PT e a Dilma durante a missa, amigos da minha filha da catequese estão muito chateados com essa situação. A catequese serve para quê? Os padres cometendo pecados!
A igreja católica vai continuar perdendo rebanho para outras igrejas.
CNBB quem te viu e quem te vê! Esses crimes cometidos pelos membros do clero não tem perdão, crimes contra os mais pobres, os mais vilipendiados, os que eram dessastidos pelos governos anteriores ao Lula, cometido pelos representantes do conservadorismo brasileiro representados pelo Serra.
Adeus igreja católica, esperava uma posição mais decente.

paulo chacon

Explica aí zé "esgoto" serra:
1- cadê os 4 milhões do Paulo Preto?
2- você sabia que sua mulher fez aborto?

Charles Harnack

Primeiro pedofilia. Agora se metem na política,cada vez mais perto das coisas do céu.

zanuja

Estou escutando rádio agora, estou morando num interior, em Caruaru-PE, a pergunta do ouvinte é sobre a participação do tal Malafaia na campanha do Serra e perguntando qto é que ele tá recebendo do psdb para fazer sermão. As pessoas no interior estão metendo o pau da igreja católica e na evangélica por tomar partido na política. A maioria da participação dos ouvintes é mandando as igrejas, católica e evangélica, resolver o problema de pedofilia. Estão metendo o pau na igreja católica.

zanuja

São uns escrotos, com licença da palavra Azenha. Eu acho um asco essa parte da igreja católica.Um asco. Tem q responder pelo crime eleitoral. Não se pode amenizar a sujeira desses bispos. Não se pode.

Anonymous

Cadeia neles!!!

maria ferreira

Que tal mandarmos e-mails a Regional SUL dizendo claramente o que achamos da atitude deles?

Bonifa

Para reparar um pouquinho este mal, que estimulou até crimes que poderiam ter resultado em tragédia de porporções desconhecidas, crimes contra a fé de pessoas extremamente humildes como são os romeiros de Canindé, a CNBB deverá aconselhar (com veemência) a fixação de uma nota curta e sintética, na porta das igrejas e também sua leitura pelos padres durante as celebrações.

A L

Muitos bispos perderam a batina, quero dizer a credibilidade. Omitem-se sobre questões de pedofilia e se intrometem de maneira ilegal no segundo turno das eleições e de maniera torpe, escandaolosa vergonhosa.A Igreja virou uma empresa.São beneficiarias de privilégios não pagam imposto, água, luz, não pagam salários aos padres que não podem entrar na Justiça conbtra o Vaticano e querem impor aos eleitores o voto que pregam. O povo brasileiro é livre para escolher seu candidato de acordo com suas consciências.A Igreja tem que vir a público e nos informar quem são os candidatos (deputados estaduais e federais) que ela apoiou e elegeu/como apoiou?Qual é a bancada da Igreja?

Luiz Antonio

Parabéns CNBB, vocês estão conseguindo dividir os CATÓLICOS, um grande abraço de uma família CATÓLICA.

Luiz Antonio

Esses canalhas vestidos de BISPOS, tinham que ser presos, ficam usando a palavra de Jesus para encherem os bolsos de DIMDIM!!!!!!!!!!!!

Miro

Vai ficar por isso mesmo? No mínimo a CNBB deveria exigir a confecção de nota desmentindo sua partitipação na mesma quantidade de planfletos para distribuição à população.

Luiz Antonio

Agora seus BISPOS, façam agora um manifesto, sobre o ABORTO feito pela esposa de SERRA, dona MÔNICA, e os planfletos que já foram distribuidos contra a Dilma, como fica? um absudo que fizeram em causa PRÓPRIA.

fatima

E raça de podres mesmos! Bando de vermes. vão punir sim, que nem punem os pedófilos… só rindo mesmo

Marcos Sousa

Pessoal, vamos votar na enquete do IG sobre debate da Rede TV. Vamos reforçar a nossa candidata: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/enquete+q

renato

Mostra a eles o video, do filme onde o padre pede a mulher para cortar o travesseiro e jogar as penas ao ar, e depois recolhe-las. Meu Deus um padre, um bispo fazer tal coisa…..ele deveria estar nas ruas gritando o que fez e pedindo desculpas, não vivo dentro da igreja, mas como estou decepcionado………Que dor sinto dentro do meu peito, pois não posso me afastar de minhas crenças…..

adenilde petrina

Raça de víboras!

Tarso

Quando o Frei Leonardo Boff escrevia em termos gerais, foi obrigado a se calar! Os bispos paulistas, especificando em quem votar explicitamente e através de milhões de panfletos, fazem um estrago extraordinário na reta final de uma eleição presidencial e fica por isso mesmo! Alguma coisa a CNBB e o Malafaia têm em comum! É lamentável.

Luciana

Leite derramado, não se junta mais.

André Moreira

O que esses bisbos que não punem com rigor os padres que praticam pedofilia ou pederastia, ou mesmo que descumprindo um juramento com um dogma de fé, não cumprem o celibato, tem que se meter na politica? Como essas cabeças tão atrasadas que negam o mundo que vivem ao proibirem o uso da camisinha se arvoram em derer definir em quem o povo deve votar?

Rita

QUANTA HIPOCRISIA!
Estou muito envergonhada de ser CATÓLICA!
Se a CNBB realmente quizesse fazer alguma coisa, ela se pronuciaria em cadeia nacional e em horário nobre, para desfazer essa barbaridade, que é totalmente contra as leis de Deus!
Onde foi parar a moralidade da igreija? Será que está escondida no comitê do Serra?
Cadê a justiça desse país? Também está no comitê do serra? Ou, só vai fazer alguma coisa depois da eleição?

sergio

Os pedófilos conseguiram sair da mídia, santos do pau oco defendem Serra que é tão cristão quanto Marx,Engels,Sartre,Nietzsche, agora no período eleitoral deum até para beijar santinhos, hipócrita, dissimulado, falso tal qual uma nota de 3 reais.

sergio

Dissimulados, semearam o caos, levaram a eleição par o segundo turno e agora dizem que foi um erro, no jargão do catóilicos foi um pecado, sujeira ou qualquer coisa abjeta.

André Moreira

O que esses bisbos que não punem com rigor os padres que praticam pedofilia ou pederastia, ou mesmo que descumprindo um juramento com um dogma de fé, não cumprem o celibato, tem que se meter na politica? Como essas cabeças tão atrasadas que negam o mundo que vivem ao proibirem o uso da camisinha se arvoram em derer definir em quem o povo deve votar?
Deveriam ser enquadrados pela lei eleitoral.
Aproveitando o momento, o que o Serra respondeu ontem sobre a Cracolândia? Bom, ele não respondeu nada mesmo…

Regis

O panfleto foi a parte menor dessa manipulação que sofreram os católicos em São Paulo. Nas reuniões da Renovação Carismática e em encontros religiosos, "autoridades" da igreja católica fizeram pregação explícita contra a Dilma e o PT.
Pode-se defender a verdade de peito aberto sempre, mas o que fez parte da Igreja foi levantar falso testemunho e usar o nome de Deus em vão. Pecadores.

João Carlos

Só reconheceram o CRIME ELEITORAL porquê foram pegos com a boca na botija.

FabioT

serra "paulo preto quem ?"

monica serra "aborto eu?"
veronica serra "veronica dantas quem ?"
cnbb "panfletos ? que panfletos?

ruypenalva

De tanto CNBB se embebedou.

    Baixada Carioca

    A culpa terá sido do vinho da homilia?

Edmar

Azenha, brincando um pouco, como disse um outro comentarista: Alguns bispos têm razão de se posicionarem contra a DILMA e o PT. Afinal o PT tirou as crianças nordestinas da beira das estradas e levou pra escola, com o Bolsa-Família, e a DILMA, segundo a Mônica Serra, vai matar as criancinhas. Daí, como vão se virar esses pedófilos?

Edmar

AZENHA, Os bispos tão sendo tão cínicos qto. o candidato deles e isso deve envergonhar seus seguidores. MAS NÓS EVANGÉLICOS tambem devemos nos envegonhar e refletir sobre o TIPO DE LIDER que estamos "ouvindo". Pessoas como Silas Malafaia, devem ser questionadas. Agora, gravando pro programa do CANDIDATO DOS BISPOS PAULISTAS, ele tá no papel dele de buscar uma "REDE" pra seguir vendendo seus livros e os discos da filha, tudo bem. Qualquer cidadão tem esse direito. Agora, enquanto fez campanha usando recursos, equipamentos e tempo de TV do tal de programa "vitória em Cristo", estava gastando dinheiro doado pra propagação do EVANGÉLIO. Fazer campanha pela eleição de alguém que mente diuturnamente; que se diz a favor da "união" homosexual e que esses casais ADOTEM CRIANÇAS; que "leva" a esposa a fazer aborto porque "a situação estava difícil" com dinheiro doado para a obra de DEUS é maior sacrilégio, é mais nefasto que os pafletos dos BISPOS PAULISTAS.

    Dina

    Silas Malafaia, o bispo e Serra com certeza estão juntos nessa. O povo cinico e hipócrita!

Ronald

A igreja católica se esfacela com casos de pedofilia, lavagem de dinheiro e agora sujeira política…triste fim! Inclusive, a bíblia(apocalipse) narra este fim.

armindo

Sou católico que VERGONHA! HIPOCRESIA! PUNIÇÃO PARA ESSES SAFADOS!!!!!!

Elisabete Otero

Como católica que viveu o Concílio Vatcano II com tanta esperança,que viveu a campanha contra a Teologia da Libertação nesta América Latina com tanta tristeza,me parecia que o limite tinha sido atingido com a atitude de não identificar a pedofilia dentro da própria Igreja como crime; entretanto, as atitudes da CNBB durante a campanha eleitoral me mostram que não há limites para o afastamento do Evangelho. Cada vez compreendo mais os espanhóis que renunciaram ao batismo de forma massiva, eles não toleravam o afastamento da Igreja do mandamento que o Cristo anunciou: "Deus é amor".

Augusto Reis

Tudo mentira! Eles já tinham combinado a malandragem. Este pessoal é tudo astuto.
Esta conversa fiada de aborto, mais isto e mais aquilo,era só pra enganar trouxa. Eles são mestres em dividir e depois se juntarem pra continuarem tirando vantagens. São próprios da religiões. Pergunte para o Papa se ele está preocupado com os póbres da África e veja resposta. Ele é preocupado é com a s verbas.

Владимир Ильич Ленин

Então partindo do que falou o nobre e tucano bispo a CNBB se acovarda ao negar a o panfleto. Sabem que a Igreja Catolica cada vez amis se afunda como instrumento vazio de fé. A muleta catolica cada vez aguenta menos o peso das responsabilidades. Sou catolico e muito triste com isso…

Minha fé não é muleta de reacionario. As pastorais sociais sempre foram criminalizadas por esse clero medieval que ainda se sustenta da instituição. Não deixo meus fihos frequentarem sozinhos a Igreja por motivos que nem preciso comentar.

fascistas integralistas
Homofobicos
Pedofilos
Racistas
Incoerentes
Covardes…

Covarde como o Serra que expos a mulher ao ridiculo e não teve a coragem de defende-la. Tenho pena da Monica Serra.. Submissa, arrogante, deslumbrada e humilhada pelo proprio marido. Já vi mulheres bem mais fortes.

Viva Dilma

Rachel

Lamentável, só isso que tenho a dizer. De minha parte me auto excomungo, não quero fazer parte de uma igreja que se porta desta maneira. Vendilhões do templo, conforme Cristo falou. Continuo com minha fé, mas bem longe da igreja Católica.

Maria L. Borges

Mentira! Eles sabiam de tudo. O que foi combinado era manterem uma posição dúbia como sempre. As Religiões sempre foram assim. Eles estão com quem está o poder, o dinheiro! Isto aconteceu na época de Cristo e vem acontecendo até hoje. Só que agora a máscara caiu, foram pegos com as calças (batinas) nas mãos e não tiveram como se defenderem. Ainda bem que alguns patriotas ficarama noite inteira de vigilia na porta da gráfica para evitar da retirada das provas até a Polícia Federal chegar com a ordem de apreensão. Agora, nós queremos saber é o seguinte: Há uma ordem no TSE que este assunto é Segredo de Justiça, mas pelo que se vê isto só terá andamento lá para 2012, pois, o TSE tá cheio de Tucanosl Vamos ver! Como ficará esta vergonheira toda!

    Baixada Carioca

    O povo, sobretudo os católicos, precisam responder à isso. Sua crença está sob suspeita.

bubu do brejo

Mostre-me uma única linha no Livro Sagrado onde há a necessidade de um intermediário para falar com Deus. Eh simples: Por quê eu como cristão preciso de um intermediário para sufragar o meu voto ? Vamos as ruas. Aqui no Ceará a militância já aparece nos cruzamentos, praias, etc.

Flavio Lima

Para quem foi "expulso" da igreja nos anos 80 junto com a ala progressista, não é surpresa.
Mas ainda ia aos cultos (missa). Agora não sei se consigo mais comungar com esse pessoal.
Do meu catolicismo sobrou Teilhard de Chardin (o que não é pouco), alias tambem silenciado pela igreja, e apesar de que a visão catolica atual sobre a Evolução ser toda teilhardeana, ainda existe um "monitum", um aviso sobre o "perigo" das ideias de Teilhard para a "fé catolica".
"Senhor Senhor, por que me abandonaste?"

TÔ NA ÁREA TAMBÉM

Parte 2
Cristo não veio para ajudar aos mais necessitados sob todos os aspectos?
Cristo nunca pregou a política. Isto não é um ponto a ser destacado pelas religiões que se dizem Cristãs.
Quando perguntado sobre os altos impostos cobrado pelos romanos, Cristo disse, dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. Não emitiu uma opinião sobre a atuação dos romanos.
Srs. Padres e Pastores, não vamos misturar as coisas! Recolham-se às suas igrejas que são os seus lugares e bico calado quanto ao assunto política. Não pequem!!!
Parecem que não querem que o Brasil continue crescendo?
Se eles ganharem vão vender o Pré-Sal e a Petrobrás!
SERÁ O BRASIL DO RETROCESSO!!!!
É ISTO QUE O QUER ESTE SEGMENTO DAS HOSTES RELIGIOSAS?

TÔ NA ÁREA TAMBÉM

Parte 1
O BRASIL ESTÁ MOSTRANDO A SUA CARA.
Líderes, políticos, certos segmentos das religiões católicas e evangélicas começam a sair do armário e assumir o que realmente são!!!!
Não se engana a Deus!
Em nome de interesses escusos estes falsos profetas, políticos e líderes estão tapando o sol com a peneira.
O Brasil hoje é um país de pessoas que estão saindo da miséria a cada dia, graças ao governo do PT.
Olhar para os pobres é ser Cristão!
Dar moradia digna e emprego para que estas pessoas tenham comida na mesa todo dia é ser Cristão!
Oferecer acesso gratuito ou não ao ensino em todos os níveis é ser Cristão! E desta maneira estas pessoas irão ser formar e ter melhores empregos e, portanto ganhar mais e ter uma vida melhor ainda.
Certos segmentos da igreja Católica e dos Evangélicos não querem isto?

    vanda

    Concordo com tudo o que vc escreveu. Entendo que cristianismo é a busca e a luta da construção do Reino de Deus: comida, escola, moradia e dignidade de vida). Entendo que o governo Lula foi pautado pelo cristianismo e o Neoliberalismo que, desemprega e exclui não pode ser cristão. Cobro uma coisa da CNBB, Canção Nova, evangélicos como o Malafaia e outros: pronunciem-se sobre a reportagem com Sheila Ribeiro e que rola na Internet. Trata-se de relato de aborto feito pelo casal José e Monica Serra, episódio não desmentido pelo santo casal, apenas uma nota,da campanha negou o episódio.
    O que os evangélicos, e católicos apoiadores de Serra e algozes de Vilma têm a dizer sobre o episódio. Aprendi no catecismo que omissão contra a injustiça, ostentação de rituais, dissimulação, etc., são próprios do pecado chamado, no cristianismo, de farisaismo.
    Vanda

Cornélius/Londrina

Assim como na pedofilia a igreja vai colocando o caso pra debaixo da batina. Assim como tucanos escondem o que não é bom debaixo das asas entapetadas..

Recado aos prejudicados: não adianta reclamar ao Papa, pois ele tbm usa batina, é de luxo, mas é batina..

mª tereza da silva

Hipócritas já se vê porque apoiam Serra são tão hipócritas quanto ele .

Morais

Acho que reconhecer o erro só não resolve o caso, pois depois que se espalha numa cidade que seu amigo é corno e todo mundo fica sabendo, se você disser apenas depois que foi um engano não vai acabar com a fama de corno do cara, pois ele já foi prejudicado e muito.
Pois é acho que agora não só a Cnbb deve soltar esta nota como deve deixar bem claro que a Cnbb não tem nenhum tipo de discriminação contra a candidata Dilma, isto tem que estar escrito e ser lido em todas as igrejas, pois do contrário vai ficar prevalecendo o que escreveu a regional sul.

LAGUERRE

Esses patetas pensam que nós somos idiotas. Sinceramente, eu não entendo como alguem medianamente inteligente pode ser católico. A igreja católica é um lixo. Sempre foi e não vai mudar; ou vai: pra pior. Olha o imbecil do papa que colocaram lá. Nazista e sem vergonha. Tou com esses caras "por aqui" .

Morais

Azenha será que alguma pessoa não pode entrar com um processo pedindo a cassação da candidatura do Serra o beneficiado desta falcatrua, pois o PT parece estar com medo e até agora não se manifestou, não atacou a coligação beneficiada e a Sandra curió finge que não tá sabendo de nada.

O JUIZ

A CNBB precisa respoder por esse crime. A Polícia Federal, já recolheu o material criminoso. O crime eleitoral está configurado. A Igreja não possui nenhum tipo de imunidade. Queremos agora, ver como vai se posicionar o TSE, esse órgão inútil, no que diz respeito a ética e crimes em campanhas eleitorais. Provou isso na atual campanha.
O TSE possui, como amplamente divulgado, uma Procuradora Comum que gosta de constranger certos órgãos da imprensa. Vamos ver se ela mostra suas qualidades contra a CNBB.

Paulão

Agem da mesma forma que com a pedofilia. Não esperem atitude decente da cúpula da igreja.

Lalo Pereira

Com esse vai-vem da Igreja Católica do interior de São Paulo onde vamos parar?.

De manhã uma padre histérico faz escândalo. De tarde seu chefe- monsenhor pede perdão.

De madrugada um bispo inquisidor rascunha e imprime panfleto facista.

No dia seguinte vem a Federação dos cardeias dizer que não é bem isso.

Está muito clara a posição da Igreja Conservadora, que infelizmente que infelizmente é 90%.

do clero brasileiro.

E naõ e enganem o trabalho nas sacristias, cúrias, freguesias e confesionários continua.

Não foi à toa que aquele padre bradou asneiras aos quatro ventos. Ele tinha

suporte por trás pra fazer o que fez.

Marat

Eu só desejo saber o que será feito juridicamente dessa presepada…

Mako

Do ponto de vista objetivo é preciso que seja divulgada de maneira urgente e massiva o posicionamento, sobre o tema em questão, expresso pela candidata Dilma e encaminhado à CNBB. A médio e longo prazo precisamos promover esta necessária reflexão: [youtube OzHAVgJzx5U http://www.youtube.com/watch?v=OzHAVgJzx5U youtube]

    joacir pedro

    Ontem fui a missa e graças a Deus não houve manifestação contra Dilma, quando li o que este bispo falou fiquei com vergonha de ser católico os evangelicos deram exemplos.
    Sds
    Joacir Pedro

Dina

Sinceramente; após este fatos, não importa mais quem será ganhador ou perdedor no dia 31 de outubro.
O grande derrotado desta eleição é sem dúvida alguma o CRISTIANISMO!
Venceram, o MEDO e a HIPOCRISIA. Seja da igreja católica ou evangélica.
Sou cristã da igreja batista e sinto-me envergonhada.

MirabeauBLeal

.
E quer dizer que o BISPO DA DIOCESE DE GUARULHOS-SP

também não tem nada a ver com a REGIONAL SUL 1 DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB) m,

muito menos com a CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB) ?
.
Repito o que dizia o falecido tio-avô do meu falecido pai (que Deus os tenha):

"OU EU ESTOU LOUCO OU OS SENHORES ESTÃO LOUCOS !"
.

a barbosa filho

Não quero que aconteça, seria uma intromissão absurda e ilegal, mas talvez o bispo de Guarulhos pense em fazer uma nota da CNBB-1 contra o voto no marido da Sra. Mônica Serra que, segundo depoimentos de amigas e ex-alunas, praticou um aborto. Ou contra o próprioex- ministro da Saúde José Serra, que facilitou o aborto nos casos determinados em lei, pelo SUS.
Aliás, segundo o Código de Direito Canônico, por ter facilitado o aborto José Serra está excomungado da Igreja Católica Romana. Independe de processo, decisões de bispos ou do Papa: é o Código, aplicado automaticamente.
Não entendo como passou a comungar agora, na campanha…

Francisco

HIPÓCRITAS, HIPÓCRITAS, HIPÓCRITAS…. QUE CARA DE PAU DIZER QUE ELES NÃO FIZERAM NADA… DEPOIS QUE DIFAMARAM, CALUNIARAM, MENTIRAM E FIZERAM CAMPANHA ILEGAL PARA O PSDB ELE VEM LAVAR AS MÃOS??? QUEM PAGOU??? FOI O PSDB OU FOI O DIZIMO DOS FIÉIS???

Admar

Porque a igreja nas suas homilias não condena o PECADO dentro de suas hostes em especial a PEDOFILIA!!!
Porque não fazem panfletos orientando os fieis contra o comportamento destes religiosos pedofilos???
ICAR uma igreja que fez coro com o nazismo.

Amaury Andrade

Azenha, só nos resta lamentar e e pedir que realmente afastem de nós esses CÁLICES. "HIPÓCRITAS."

Cálice – Composição: Chico Buarque e Gilberto Gil
http://www.youtube.com/watch?v=26g1jQG-n4Y&fe

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue…(2x)

Como beber
Dessa bebida amarga
Tragar a dor
Engolir a labuta
Mesmo calada a boca
Resta o peito
Silêncio na cidade
Não se escuta
De que me vale
Ser filho da santa
Melhor seria
Ser filho da outra
Outra realidade
Menos morta
Tanta mentira
Tanta força bruta…

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue…

Como é difícil
Acordar calado
Se na calada da noite
Eu me dano
Quero lançar
Um grito desumano
Que é uma maneira
De ser escutado
Esse silêncio todo
Me atordoa
Atordoado
Eu permaneço atento
Na arquibancada
Prá a qualquer momento
Ver emergir
O monstro da lagoa…

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue…

De muito gorda
A porca já não anda
(Cálice!)
De muito usada
A faca já não corta
Como é difícil
Pai, abrir a porta
(Cálice!)
Essa palavra
Presa na garganta
Esse pileque
Homérico no mundo
De que adianta
Ter boa vontade
Mesmo calado o peito
Resta a cuca
Dos bêbados
Do centro da cidade…

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue…

Talvez o mundo
Não seja pequeno
(Cale-se!)
Nem seja a vida
Um fato consumado
(Cale-se!)
Quero inventar
O meu próprio pecado
(Cale-se!)
Quero morrer
Do meu próprio veneno
(Pai! Cale-se!)
Quero perder de vez
Tua cabeça
(Cale-se!)
Minha cabeça
Perder teu juízo
(Cale-se!)
Quero cheirar fumaça
De óleo diesel
(Cale-se!)
Me embriagar
Até que alguém me esqueça
(Cale-se!)

José Luis

olha a mão de gato da CNBB, sempre agindo assim.
agora só falta mudar o nome de IGREJA CATÓLICA para IGREJA CAÓTICA.

Fernando

Cara de Pau e sem-vergonhismo são características comuns aos vigaristas.

vigarista
vi.ga.ris.ta
s m+f (vigário+ista) 1 Ladrão ou ladra que passa o conto-do-vigário. 2 por ext Pessoa que explora a boa-fé dos incautos; trapaceiro, velhaco, intrujão. http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/ind

Archibaldo S. Braga

Uma igreja repleta de PEDÓFILOS não tem moral alguma para assacar inverdades contra NINGUEM!!! A.S. Braga

David Lima da Silva

Evangélicos de todo Brasil atentem para o logotipo d propaganda do SERRA, é um dos simbolos da NOVA ERA. Serra não!. Não entendo como o Pastor SILAS MALAFEIA não ter alertado seus seguidores, induzindo-os ao erro

Sônia Maria

Isso é típico da igreja católica!!! Isso mesmo, lava-se as mãos para não haver o "desculpe então Dilma em cadeia nacional e publicado em site, enviado aos fiéis, proclamado e lido nas missa, depois do abraço da paz. É esquecer isso, porque é mais do que um milagre a igreja fazer isso. Aliás, o "desculpa então" poderá vir assim como foi o pedido de perdão para Galileu e da inquisição, 500 anos depois. Eles são tão hipócritas que não sentem culpa, então para que se desculpabilizarem? O que adianta o pedido de perdão para Galileu Galilei, se a igreja reeditou a inquisição contra a Dilma de forma tão truculenta nessas eleições? Vamos ver a marcha da história, o que sobrará dela, igreja católica. Hipoteticamente falando: se esse bispo fosse preso, teria coragem de propagar esse ódio e preconceito na cadeia?

antonia lima

Enquanto a Igreja Católica faz estragos contra a continuidade do Lula e apoia Serra, o Bispo Edir Macedo me surpreende como um grande defensor da erradicação da pobreza. Serra realmente conseguiu o impossível: fazer com que milhões de católicos se decepcionassem com a sua Igreja. Entre eles, eu.
Antonia Maria Gomes de Lima
Recife -PE

Gerson Carneiro

O documento (“Apelo aos a todos os brasileiros e brasileiras”) existiu, foi revisto, tirado do ar (internet) e, com essa nota, eliminado”, afirmou d. Vilson.

Não é verdade. Tanto o vídeo do Dom Luiz Gonzaga, quanto o documento "APELO AOS BRASILEIROS" que atacam Dilma e o PT ainda se encontra no site http://www.diocesedeguarulhos.com.br, sendo que este último, "APELOS AOS BRASILEIROS" não se encontrava no site ontem, domingo, 17/10/2010, mas hoje, segunda-feira, 18/10/2010, às 07h00 da manhã, estou constatando a presença dele no site. Até já mandei um email para todos os endereços da CNBB.

Lira

A CNBB não é a mesma que dá cobertura aos padres pedófilos.

João Ribeiro Júnior

Não tenho dúvidas que a CNBB nem sabia desse panfleto, nem mesmo os bispos, que o PT tem que acionar juridicamente, mas tem também que entrar com o pedido de cassação da candidatura de José Serra por crime eleitoral.

claudio dos santos

a grafica é do PSDB….? quem deu dinheiro para o Bispo?…….Paulo Preto tem que ter sua vida revirada pela parte boa da Policia Federal?……tem que todos os homens de boa vontade ir pra cima desse esgoto que se abriu….e com isso nos livrar dos demonios do PSDB e DEM, para sempre!!!! que assim seja graça a Deus.

Mirto

A verdade nua e crua é que o ponto nevralgico desse ódio dos setores conservadores da igreja ao PT não é o aborto, mas sim a abordagem socializante do lulismo. Fosse o governo FHC ou Serra não haveria essa reação. Há muitas mulheres da elite que declararam publicamente ter feito o aborto e nenhuma foi excomungada pela igreja. A Nicarágua, Honduras, El Salvador, tiveram sérios problemas com a igreja ao tempo em que tinham governantes de esquerda. A ela não interessa nenhuma forma de socialismo o que pode significar o fim da sua hegemonia.

silvio

Então a igreja católica de são paulo realmente se meteu em questões de escolhas políticas? Nem sequer os bispos sudestinos tem o que fazer da vida.

Beto Crispim – BH

Quem paga pelo estrago feito no primeiro turno e no segundo? Então é só dizer que erraram e pronto? Esta carta poder ter decidido a eleição em São Paulo e pode ainda influenciar em muito no segundo.

Robson Porto

Vamos falar o português claro; Só tem dois tipos de gente que ainda acredita em religião, qualquer uma: os espertalhões e os otários. A lógica deles é de matar de rir um asno… Foi Deus quem tirou os mineiros chilenos da mina mas estava distraído quando houve o desabamento e eles ficaram presos.

É esse tipo de lógica que norteia o pensamento religioso e que, pasmem, querem que em pleno Século XXI, funcione tal qual funcionava na Idade Média. Numa sociedade moderna, a utilidade real de uma religião é o assistencialismo aos mais necessitados.

Fora disso, não passa de uma enorme arapuca para manipular mentes inseguras e medrosas.

Luis

Disse JESUS CRISTO:
Quanto a vós, não vos façais chamar de 'rabi' , pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Não chameis a ninguém na terra de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de 'guia', pois um só é vosso Guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós, deve ser aquele que vos serve.
Quem se exaltar será humilhado, e que se humilhar será exaltado.

MirabeauBLeal

.
Quer dizer que a REGIONAL SUL 1 DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB),

não tem absolutamente nada a ver com a CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB) ?
.
Como dizia o falecido tio-avô do meu falecido pai (que Deus os tenha):

"OU EU ESTOU LOUCO OU OS SENHORES ESTÃO LOUCOS !"
.

    Evanir Gonzaga

    Você não está louco não. Eles sabiamde tudo. Mas, como a casa caiu, agora a Cnbb quer tirar o corpo fora. Pode ser que um ou outro nãosabia do mal feito mas,a cúpula sabia e aprovou tudo isto. É aquela história, vamos fazer e aquele que for vitoriosos nós estamos dentro. Sempre foi assim. Pode ser o Ditador mais sanguinário, mas a Igreja Católica está sempre com quem está no poder. Vejam os Ditadores na Argentina, veja o Pinochet ou mesmo aqui no Brasil.
    São todos mais falso s que uma nota de treis!

    JOSE DAVID RHODEN

    a regional sul e outra comunidade deve ser os pedofilos e comedores de adolescentes que talves tenha medo que alem da pedofilia descubram outras cozitas mas e ai ja viu ne sim porque quem apoia o casal serrra que ja fez aborto
    denunciados por pessoas ou ex alunas , e que acobertam abortos de ricos que mantem suas polpudas contribuiçoes a igreja, sim pq na minha região oeste do parana sabemos que muitas filhas dos que ficam na barrra da saia de padres e de pastores mandam suas filhas fazerem abroto em curitiba so que o diabo faz a panela mas esquece a tampa. NEH DONA MONICA SERRA QUE HORRIVEL QU|ENM JA F|Z O QU|E S|ENHORA F|EZ E| NAUM JULGO SE|| CERTOU| ERRRA|DO ACUSAR OS OU|TROS ||||DA PRATICA |E NO MINIMO NAUM TER |ES|CLULO|S!

Yaya

E lava as mãos como Pilatos. Quem diria hein! A Santa Madre Igreja já foi bem mais "severa" com alguns de seus bispos que destoavam de suas posições. Principalmente quando aqueles defendiam a causa dos pobres e dos desvalidos aqui no Brasil. Pois então, um peso e duas medidas.

    Jairo_Beraldo

    Ora, para quem ouviu, como eu ouvi de uma gaúcha radicada na Bahia, que "ninguém tem nada com isso, se o casal Serra optou pelo aborto… e que Dilma sim, é que tem responder pelos seus atos" (que atos são esses a que ela se referiu, que não entendi?), estas atitudes dos bispos isentarem de culpa a prelazia, é insignificante. Lembram-se, que eles podem perdoar os pecados? Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, Amém!

Orellano Paz

Fariseus!!!!!!

    Marat

    Esse é o termo!!!

Welington B

È muito fácil agora a CNBB falar que não tem mais nada com a divulgação e confecção dos panfletos, quando o prejuízo para a candidata Dilma já foi foi feito. E agora?? será que não caberia enquadrar a CNBB e os demais envolvidos na penas da lei eleitoral???

Rodrigo Carvalho

Essa igreja católica…uma vergonha…

Pedro

Hipócritas estes bispos. Depois que indicaram numa carta o voto contra a candidata do PT, agora querem posar como neutros. Novamente tem que ser dito: hipócritas. Aliás, esta posição da CNBB – regional 1, está me cheirando interferência estrangeira em questões nacionais. Por trás deste movimento de apoio ao candidato Serra está as mãos do papa Bento XVI, que só para lembrar foi simpatizante do nazismo na sua juventude. Agora outra coisa que é certa é que todo este furor conservador contra o aborto e os homossexuais é uma tática para distrair a sociedade dos verdadeiros criminosos que usam batinas e pregam nos púlpitos: os padres, bispos e pastores pedófilos.

beattrice

Azenha
essas notinhas da CNBB ou suas afiliadas não resolvem rigorosamente NADA
A CNBB tem que vir a público e dar a cara a tapa.
Difundir uma retratação na internet, nas rádios e na tv, e nas igrejas nas missas, retirando o que disse.
Menos que isso é jogo de cena.
Em tempo,
o tal bispinho também fugiu para o Chile como dona Mônica?

Deixe seu comentário

Leia também