Caixa: “Flexibilização dos pagamentos não causou corrida às agências”

Tempo de leitura: 4 min

por Conceição Lemes

“Não foi a flexibilização dos pagamentos que causou corrida às agências” 

Contatamos hoje  a Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal, em Brasília,  para entrevistar a direção do banco a fim de ter mais detalhes sobre a liberação antecipada da Bolsa Família e a origem dos boatos.

O banco decidiu no final da tarde que por enquanto só se manifestará à imprensa por nota oficial.

“Os dados reforçam que não foi a flexibilização dos pagamentos que causou corrida às agências e canais de atendimento da CAIXA”, afirma a nota. “O banco tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos.”

Segue a nota na íntegra.

NOTA DA CAIXA

A Caixa Econômica Federal afirma que não há qualquer relação entre a movimentação verificada a partir das 13 horas de sábado (18), em alguns estados (13 estados no total), e a flexibilização do saque do benefício do Bolsa Família fora da data prevista no calendário de pagamentos do Programa. Ao contrário, o fato de o calendário estar liberado evitou um problema maior caso as famílias não tivessem acesso ao seu benefício.

Diante dos acontecimentos do fim de semana, a preocupação do banco naquele momento era transmitir segurança e tranquilidade aos beneficiários de que os pagamentos estavam assegurados, além de evitar quaisquer outros fatos que provocassem o surgimento de novos tumultos, principalmente em razão das consequências danosas dos boatos. A partir de segunda-feira (20), o pagamento foi normalizado em todos os estados.

A CAIXA faz a gestão do programa Bolsa Família há dez anos. Em 2012, o banco realizou 156,1 milhões de pagamentos de benefícios do Programa, no valor de R$ 20,2 bilhões. No primeiro quadrimestre de 2013, foram pagos 52,2 milhões de benefícios, no valor de R$ 7,6 bilhões.

Em março deste ano, foi implantado o novo Cadastro de Informações Sociais, que conta com cerca de 200 milhões de número de inscrições, com o objetivo de aprimorar o sistema e controles.

Nesse processo, aproximadamente 700 mil beneficiários tiveram seu NIS (Número de Inscrição) unificado, fazendo com que aqueles que tivessem mais de um número de inscrição passassem a ter apenas um, valendo o NIS mais antigo.

Para garantir que esses beneficiários não estivessem impedidos de buscar os seus benefícios nas datas que usualmente tinham por referência, considerando o número que prevaleceu,  foram adotas medidas operacionais de atendimento e acompanhamento dos saques.

As medidas adotadas visaram  assegurar o pagamento aos beneficiários por meio dos cartões que já possuem, garantindo a facilidade do acesso do benefício às famílias.  O comportamento das famílias observado ao longo de dez anos de gestão do Programa é de busca do pagamento do benefício na data do calendário.

Assim, foi implementada a flexibilização, provisória e temporária, para o início do calendário da folha do mês de maio, tendo como determinante o comportamento histórico da procura pelo saque dos benefícios e, principalmente, a premissa de sempre e necessariamente assegurar o acesso ao Bolsa Família,  já que o Programa tem entre suas finalidades a transferência de renda para promoção do alívio imediato da pobreza.

Considerando que as condições de saque do programa são conhecidas pelos beneficiários, inclusive quanto à validade de 90 dias das parcelas mensais do Programa e que existe um comportamento habitual de procura mensal pelo benefício, no qual 20% a 30% das famílias não buscam o benefício na data prevista, não houve divulgação das medidas adotadas.

Tanto é assim, que não houve alteração da quantidade histórica de pagamento. Na sexta-feira (17), o volume de saques foi inclusive inferior ao mesmo período do mês anterior, com um total de 649 mil saques. Em abril de 2013, foram realizados 852 mil saques no primeiro dia do calendário. Portanto, os dados atestam a normalidade dos pagamentos realizados durante toda a sexta-feira (17) e também na manhã do sábado (18) em todos estados do país.

Somente em torno das 13 horas do sábado (18) é que se verifica o início da anormalidade de saques particularmente em alguns estados, quando também começaram a circular notícias sobre os boatos em relação ao Bolsa Família. Os demais estados mantiveram a normalidade dos pagamentos.

Os dados reforçam que não foi a flexibilização dos pagamentos que causou corrida às agências e canais de atendimento da CAIXA.

Para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física das pessoas, o banco manteve o procedimento de disponibilizar os pagamentos durante o fim de semana, independente da data prevista no calendário de pagamentos.

O banco tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos.

Assessoria de Imprensa da CAIXA

Leia também:

Rovai e Interagentes: Como evoluiu o boato sobre o Bolsa Família


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Souza

Ou o Presidente da CAIXA demite quem autorizou a antecipação dos pagamentos do Programa Bolsa Família ou ele mesmo pede demissão. Os pagamentos vinham sendo efetuados normalmente e há muito tempo. Qualquer mudança teria que ser precedida de comunicado à população, via imprensa e internet. O boato deve ser investigado e punidos os culpados mas não isenta a administração da CAIXA, setor Bolsa Família, de erro.

Fabio Passos

Se tudo o que o aético never tem para oferecer são ataques ao Bolsa Familia e a Caixa… melhor desistir logo de 2014.

O candidato do PiG não tem a menor chance.

jõao

Polícia Federal suspeita que pastores começaram os boatos de suspensão do Bolsa Família

Transmitido diariamente às 8h55, “A política como ela é” traz os comentários de Kennedy Alencar no Jornal da CBN. Na edição de hoje, o jornalista falou sobre a investigação da origem dos boatos de suspensão do Bolsa Família, fato que provocou tumulto em vários Estados do país.

Segundo Alencar, a Caixa contribuiu muito para a confusão ao antecipar pagamentos sem aviso. A Polícia Federal acredita que há algo de doloso nos fatos e investiga uma empresa de telemarketing no RJ.

O comentarista informou também que há a suspeita de que pastores podem ter começado os boatos que provocaram a corrida aos saques, salientando a relação atual problemática entre o PT e as igrejas evangélicas.
Ouça abaixo o programa na íntegra.

http://www.pavablog.com/2013/05/28/policia-federal-suspeita-que-pastores-comecaram-os-boatos-de-suspensao-do-bolsa-familia/
THIETRE MIGUEL – RIO DE JANEIRO-RJ
Postado há 5 hours ago por Blog Justiceira de Esquerda

Joao Carlos

Muito fácil de entender o que aconteceu. É lógico que a liberação de todos os pagamentos do bolsa família iria criar uma super corrida das pessoas para o Banco. Interessante notar quanto tão necessitadas essas pessoas são. Não esperam para outro dia. E como todas elas souberam que o pagamento foi liberado? Boca a boca correndo feito lastro de pólvora. É dinheiro! O meu saiu e o seu? O que aconteceu? VÃO ACABAR COM O BOLSA FAMÍLIA. Essa mesmíssima coisa acontece em outra bolsa, A BOLSA DE VALORES funciona do mesmo jeito. Todos correm ou para vender ou para comprar ações a qualquer suspeita de alguma coisa. A culpa foi sim da Caixa, qualquer analista financeiro e conhecedor de comportamento de multidão sabe disso, essa é fácil. Não houve boato, houve pânico.

FrancoAtirador

.
.
POPULAÇÃO DESINFORMADA É SUSCETÍVEL

À MANIPULAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

E FICA À MERCÊ DO “OUVI DIZER QUE…”

(http://oglobo.globo.com/pais/bolsa-familia-mais-de-16-milhao-de-casas-abriram-mao-do-beneficio-8312947)
(http://www.crato.ce.gov.br/index.php/south-america-mainmenu-37/1219-secretaria-de-saude-do-crato-convoca-beneficiarios-do-bolsa-familia)
(http://www.diariodocurimatau.com/2013/05/mds-bloqueia-893-mil-beneficios.html)
(http://pbfcuite.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html)
(http://www.portalcantu.com.br/goioxim/item/4048-goioxim-atencao-aviso-importante-aos-beneficiarios-do-bolsa-familia)
(http://acritica.uol.com.br/noticias/manaus-amazonas-amazonia-Beneficio-Bolsa-familia-cancelado-necessario_0_921507844.html)
(http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2013/05/17/o-falacioso-sucesso-do-bolsa-familia)
.
.
Dilma cancelou o fim do Bolsa Família com medo que o povo pedisse Aécio
21 de maio de 2013
By Sílvio Caldas, no Blog do Professor Hariovaldo de Almeida Prado

Turba desesperada com o fim do bolsa esmola depreda agência da CEF

O Governo tirano usurpador do poder, seguindo o primeiro conselho do novo ministro Afiff, determinou neste sábado o fim do programa de esmola “Bolsa Família”.

Surgia assim uma luz no fim do túnel de que a presença de um homem bom na equipe ministerial da búlgara vermelha trouxesse de volta o liberalismo democrático e acabasse com estas políticas comunistas assistencialista e paternalistas que estão há dez anos levando nossa pátria amada à banca rota, à miséria, ao total caos social e à fome das massas desempregadas e desamparadas que vagam desesperadas e desiludidas pelas ruas sem nenhuma esperança no porvir.

Nós, homes bons e mulheres de bens, já comemorávamos efusivamente, chacoalhando nossas jóias.

Palavras de ordem eram cantadas nos mais variados convescotes de pessoas do bem organizados às pressas no seio da pátria: “fora comunismo / comunismo fora / fora comunismo / chegou a tua hora…” bradávamos em regozijo.

Mas a turba ao saber da alvissareira notícia, provocou balbúrdias nos mais distantes rincões pátrios, invadindo agências bancárias e estabelecendo o quebra-quebra. Milhares de caixas eletrônicos foram totalmente destruídos.

O governo, num ato covarde, temendo que a corja enfurecida iniciasse uma revolução popular, depondo a Srª. Rousseff e pondo Aécio em seu lugar, voltou atrás em sua atitude de nobreza democrática e cancelou a extinção do plano de assistência à gentalha, inventando que tudo não passava de boato criado pela calejada oposição.

A ala governista marxista comandada por Dirceu e Genoino venceu a recém criada ala moderna de Affif.

Desta vez bateu na trave. Mas um dia o comunismo sucumbirá.

(http://www.hariovaldo.com.br/site/2013/05/21/dilma-cancela-o-fim-do-bolsa-familia-com-medo-que-o-povo-pedisse-aecio)

Leia

Qualquer cidadäo que tem capacidade de raciocínio ,percebe que näo foi a Flexibilazacäo dos Pagamentos a causa da corrida à Caixa para o saque. Isso foi um boato e näo de boca em boca, foi através da net ou via rádio.

Fabio Passos

A boataria contra o Bolsa Familia foi o lancamento de aecio never para 2014.

O PiG mal lancou seu candidato e ja precisa fazer massagem cardiaca pra ressucitar o defunto. rsrs

O povo ta vacinado pras canalhices da direita e pras lorotas do PiG.
Esta de atacar a Caixa so nao e mais tosca que a da bolinha de papel que virou uma bigorna no coco do jose privata.

PiG-psdb caminham para a extincao em 2014.
Estao desesperados…

    heber rodrigues pinheiro

    aqui em bh na campanha pra prefeito do Lacerda eles pagavam pessoas pra ficarem soltando boatos em bares,ônibus iam fazendo boataria de boca em boca isto é feito deles mesmos.

    Fabio Passos

    Entao e pratica costumaz? aecio ou aetico never?

    Antes jose cerra, agora aetico never.
    Muda a fuca do candidato do PiG… mas a baixaria continua a mesma.

willian

Flexibilização?

Roberto Locatelli

A agência de telemarketing do Rio de Janeiro foi contratada por alguém. No entanto, a própria agência cometeu crime de alarme social. Tem que ser punida. Quanto aos mandantes, aposto que são os tucanos. E como nosso ministro da Justiça é tucano, vai ficar por isso mesmo.

    Leandro

    A própria pf já desmentiu essa de telemarketing.

    José Souza

    A PF tucanou também.

    IZA

    José Eduardo Cardoso que se dar “bem” (e como)com a turma da Grobo, e não e de hoje!
    Ainda acha que Dilma quer indica-lo para suprema piada!

    Zanchetta

    Eu aposto que não tem telemarketing nenhum e que quem mandou foram os petistas. Como o ministro é petista, nada vai acontecer…

    Augusto

    a PF não apurou NADA ainda mas o Sr já sabe o q aconteceu?

    e foi culpa dos tucanos?

    ahhhhh tááááááááá…

    o q esperar de um petista, né?

    willian

    Qual o nome da agência?

    Rodrigo Leme

    Sim, os tucanos sincronizaram a mentira com a Caixa. Que plano, hein?

    De novo, se apertarem mais a investigação, vão ter que dizer mais uma vez que é culpa “de alguns aloprados”.

IZA

Cadê o pessoal do PF?
Quase uma semana e nada!
Se o pessoal da PF não tem competência, deveria ler alguns blogs sujos, que já deram o caminho das pedras.
Será que a PF terá que contratar os Inspector Jacques Clouseau?

Mauro Assis

E dá prá acreditar numa instituição cujo diretor mentiu em horário nobre???? Então tá…

Se fosse um governo sério, pelo menos uns 5 tinham tomado o rumo da rua.

    Abel

    Governo sério? Acabei de me lembrar daquele cara do Banco Central… como era o nome dele mesmo… Chico Lopes? Sim, aquele era um governo sério (gargalhadas, por favor)!

    Augusto

    então são 2 governos q não são sérios… o de FHC e o de Dilma!

    é isso?

    Mauro Assis

    Amigão, isso não é um Fla X Flu. Se eu digo das lambanças do PT não quer dizer que eu seja PSDB, ou qualquer outro partido. O único argumento que vcs tem para defender o governo atual é dizer que antes era pior? Francamente…

renato

Não quero saber d nada!
Quero o Culpado, com nome e identidade.
Se fosse uma bomba numa agencia, teríamos que descobrir.
De qualquer jeito.
Temos muito que aprender com a vizinha Bolívia.
Vapt- Vupt, doze na cadeia, com nomes e sobrenomes.

    Mauro Assis

    Renato, falar em Bolívia, essa é outra lambança: vc acha certo DOZE estarem em cana pelo que certamente só um fez? Cadê o nosso Ministro da Justiça, Cardoso, o Garboso, para apertar os caras e soltar a turma? Se eles estivessem presos na Colômbia a turma já tinha batido o bumbo, como é na terra do indiozinho…

Wildner Arcanjo

O problema é que o povo brasileiro tem preguiça de ler “Nota Oficial”. Mas acreditar na “edição jornalística do fato” noticiado por nossa IMprenZa, é muito, deveras vezes, mais fácil…
Vão sair de “bandidos” no caso se não fizerem nada de mais convincente. Aí, a idoneidade da insituição (Caixa) vai para o saco e o Governo Dilma junto, por tabela.

lulipe

Ah, bom, então tá explicado.Vou informar ao saci e ao papai-noel, eles estavam preocupados…

    Abel

    A mula-sem-cabeça você não precisa avisar… ah, é você mesmo?

Urbano

Essa de a Caixa Econômica ser a culpada pelo evento ocorrido é a argumentação cretina dos bandidos da oposição ao Brasil. Só pra variar, outra imbecilidade deles.

    Augusto

    argumentação cretina, depois de uma mentira cretina, é a da CEF ao “afirmar” (baseado em q?) q não houve relação entre a antecipação dos pagamentos e os tumultos ocorridos…

    Urbano

    Pare e pense, então verás que realmente não tem nada a ver uma coisa com a outra. Sem o boato tudo ocorria dentro da normalidade, como sempre ocorreu. Se houvesse essa relação que vocês creem, todo mês que o Governo depositasse, o fato se repetiria. Pensar não dói, gente…

    Urbano

    Corrigindo: .. sem o boato tudo ocorreria…

    Augusto

    Sua premissa é falsa…

    Foi a primeira vez q o calendário de pagamentos foi alterado pela CEF…

    Não seria e nunca foi o deposito do Governo q causaria o tumulto e sim a possibilidade de saque antecipado do dinheiro!

    Pense e pare de escrever tolices…

Murdok

Então foi terrorismo mesmo.

Deixe seu comentário

Leia também