Contra terceirização, “pobres” dançam forró em rua da elite de São Paulo

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

Quem se deu ao trabalho de ler os gráficos da pesquisa que professores da USP e da Unifesp fizeram na manifestação do 12 de abril na avenida Paulista constatou: era majoritariamente a “massa cheirosa”, segundo definição da colunista Eliane Cantanhêde.

Dos entrevistados, 77,4% eram brancos e 48% ganhavam mais de 7 mil reais por mês. Bota massa cheirosa nisso!

Por isso, foi comovente ver o forró que os trabalhadores dançaram em plena rua Oscar Freire, nos Jardins, exclusivíssimo endereço onde a elite faz compras, tão exclusivo que os lojistas se juntaram para eliminar a fiação aérea que estragava o sonho dos que se imaginavam na Rodeo Drive.

Na pungente descrição dos repórteres Rodrigo Gomes e Sarah Fernandes, da Rede Brasil Atual, quando os “pobres” passaram pela Oscar Freire, em direção ao prédio da Federação das Indústrias, a Fiesp, na avenida Paulista, os comerciantes da rua assumiram postura defensiva. É risível:

Na Oscar Freire, mais um recado: “É povo, não é ladrão”



Ao chegar na rua Oscar Freire, na esquina com a avenida Rebouças, a manifestação já ocupava toda a faixa no sentido da avenida Paulista. A marcha se estendia da Oscar Freire até a avenida Pedroso de Moraes, em Pinheiros, perfazendo cerca de 2 quilômetros.

Grande número de nordestinos ocupou a rua Oscar Freire, nos Jardins, conhecida pelo comércio da alto padrão e frequentado pela elite paulistana. No carro de som, militantes do MTST lembraram a discriminação que sofreram, em ataques, inclusive durante as eleições. Ao som de forró, os militantes pediram para o povo dançar, debaixo da chuva, para homenagear a elite de São Paulo.

Em frente às lojas da Oscar Freire, manifestantes ficaram irritados com o gesto de lojistas que se plantaram em frente aos seus estabelecimentos, para protegê-los. Os manifestantes entoaram cânticos, segundo os quais os lojistas não precisam “ter medo porque aqui é povo, não é ladrão”.

No vídeo acima, Caio Castor registrou o momento.

Vejam só a diferença em relação à massa cheirosa da Paulista!

Leia também:

MST e sindicalistas sobem o tom, ameaçando denunciar deputados em postes de todo o Brasil


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

MARIA

Com licença, é da maior importância.

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Enquanto-pais-protesta-contra-terceirizacao-STF-amplia-modelo-para-o-servico-publico/4/33290

Se quem deveria nos proteger não nos protege, teremos que fazer usos mais frequentes da execração pública.

Marat

Isso é impagável! Maravilha!!!!!!!!!!!!!

Mário SF Alves

É… na conjuntura atual, depois um video como esse e encerrado com esse estranho “grito de guerra” da UNE, e quando já se fala abertamente em cassação do registro do PT, lamento muito, e com pesar, mas aqui despeço-me do Viomundo.
Seja como for, agradeço a todos do Blog. Agradeço, inclusive pela tolerância com que acataram as defesas que tenho feito em favor do PT; partido este que sempre vi como imprescindível instrumento social na luta constitucional pela superação do sádico, injustificável e atrasado capitalismo autoritário que insiste em impedir a evolução do querido e potencialmente riquíssimo Brasil.

    Adilson

    Sinceramente, prefiro dar meu voto para um conservador do que para a Luciana por causa do seu oportunismo.

    Ramalho

    Prezado Mário SF Alves, concordo com você em que o PSOL atacar o PT na atual conjuntura é traição aos movimentos populares (afora ser enorme burrice). Não concordo, porém, com sua decisão de abandonar este fórum de debates, pois suas contribuições para a compreensão da luta entre a elite exploradora que nos flagela e o Povo são fundamentais. Espero que você reconsidere o abandono de seu posto nesta guerra. De qualquer forma, agradeço-lhe pelas reflexões com que nos ajudou a pensar a política brasileira. Abraço.

Eduardo Guimarães

Só quem disse algo que oresta foi Vladimir Safatle. Luciana acha que o PSOL será o novo PT. Ela ainda não descobriu que está ajudando a direita e que esta irá trucidar o PSOL com mais facilidade do que está trucidando o PT

    Adilson

    Meu voto a Luciana nunca terá.

Maria

Tava ótimo mas aí aparece os divisionistas. Não é hora disso pessoal. Vamos brigar contra a direita que tá ganhando cada vez mais espaço. Mas as vezes eu desanimo. Esse pessoal da “ultra” esquerda tem tanto ódio do PT quanto a direita. Temos que empurrar o PT, esse governo pra esquerda e pra isso temos que nos unir.

Lukas

Uma pergunta: e daí que quem estava na manifestação ganhava mais de 7 mil por mês?

E daí?

E daí que eram brancos?

Os que dançaram forró eram pretos e pobres? E daí?

E daí?

De novo: e daí?

luiz mattos

Uma vez oportunista sempre oportunista.

JorgeSP

puxa, a luciana começou bem, mas depois partiu para o divisionismo atacando Dilma…
lamentável…

Deixe seu comentário

Leia também