Beto Richa, do PSDB, censura pesquisas (nesse caso não é censura)

Tempo de leitura: 2 min

29/09/2010 às 00:00:00 – Atualizado em 28/09/2010 às 22:44:37
Mais uma pesquisa é suspensa pelo PSDB no Estado

Luciana Cristo, no ParanáOnline

Seguindo a mesma metodologia de sondagens anteriores, nova pesquisa do Instituto Datafolha, contratada pela RPC-TV e pelo jornal Folha de São Paulo, com intenções de voto para governador do Estado e prevista para ser divulgada hoje foi novamente suspensa pelo juiz Nicolau Konkel Júnior, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após pedido de impugnação da coligação “Novo Paraná”, do candidato tucano Beto Richa.

É a quarta pesquisa com intenções de voto para governador suspensa no Paraná e a segunda do Instituto Datafolha, desde a semana passada. A argumentação do advogado da coligação “Novo Paraná”, Ivan Bonilha, para a nova impugnação é que o Datafolha continuou com o seu método de registro, sem discriminar entrevistados por grau de instrução, sexo e faixa etária, que é o mesmo empregado em todos os estados do Brasil.

“O Datafolha manteve os mesmos desvios, não abriu sua planilha amostral. Isso põe em dúvida a credibilidade do Datafolha como pesquisa isenta e bem estruturada”, afirma Bonilha.

A contestação sobre o método do Datafolha surgiu apenas no Paraná. Nos demais estados, as pesquisas para governador têm sido divulgadas normalmente. A falta de informação por aqui causou protestos na coligação adversária, “A União Faz um Novo Amanhã”, do pedetista Osmar Dias.

“Imagine se fosse o PT do Paraná que tivesse pedido a suspensão da divulgação das pesquisas. Iriam nos crucificar em praça pública, iriam dizer que nós estávamos promovendo a censura”, respondeu o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

No TRE do Paraná, há ainda duas pesquisas registradas, cujas coletas de informação acabam no sábado, dos institutos Datafolha e Ibope. Bonilha diz que ainda não analisou a possibilidade de impugnação nestes dois casos. Ao contrário do Datafolha, o Ibope adaptou a forma de registro para que não haja nova contestação e para a pesquisa possa, então, ser divulgada.

A Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep) divulgou ontem nota na qual lamenta as sucessivas representações contra a divulgação das últimas pesquisas feitas por Ibope, Datafolha e Vox Populi, no Paraná.

“Respeitamos a decisão da Justiça, tomada com base no devido processo legal. Entretanto, entendemos que o maior prejudicado com esse desfecho foi o próprio eleitor paranaense, privado do seu direito constitucional de livre acesso à informação”, afirma a nota, assinada pelo presidente da Abep, Paulo Pinheiro. A última pesquisa com intenção de votos para governador no Paraná, do instituto Datafolha, foi divulgada em 16 de setembro.

Inserções

As inserções do candidato Beto Richa na televisão estão barradas até amanhã, último dia da propaganda eleitoral, em dez emissoras paranaenses, por invasão do candidato a governador, no último final de semana, ao espaço dedicado aos candidatos ao senado da coligação. A decisão, que inclui as principais emissoras da capital a afiliadas no interior, foi confirmada ontem pelo juiz do TRE Luciano Carrasco.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Tonho, mas não bobo.

Não pode divulgar pesquisas no Paraná, mas o Fábio Campana (www.fabiocampana.com.br), está divulgando no seu site !!

Wrencher -Carioca

Não sou Paranaense , porem da minha chegada em 85 só posso agradecer as boas vindas e pernanência ,porem ,é duro ver este povo ter que ingulir por tanto tempo estes caroços de manga .Estarei com Requião por sua ousadia e com Osmar por sua
personalidade forte , esperando que a cada dia este Paraná se destaque no teatro nacional e internacional como um estado que tem governantes sérios e comprometidos com o bem estar do seu povo, e aos que restarem devemos entregar a DEUS , pois é o unico que a êles dará o destino que merecem.

Daniel Campos

Como certas pessoas conseguem ser hipócritas… Os editores de jornais gritam "CENSURA!!!" quando o Lula reclama das acusações infundadas contra ele e contra os representantes do governo.

Mas quando presenciamos uma censura genuína aqui no Paraná, os exatos mesmos jornais… silenciam. Posso até ver o sorriso de escárnio nos rostos dos donos.

E é ao mesmo tempo uma manobra estúpida, porquê o povo – que não é tão burro quanto eles pensam – percebe que se estão tentando esconder à todo custo as pesquisas então é porquê nesse mato têm coelho. E candidato que faz uma dessas não merece voto, Richa com isso conseguiu fazer eu decidir por votar no Osmar, pois eu não voto em gente que comete uma desonestidade dessas.

Josnei Di Carlo

Ia votar em Avanilson Araújo. "Contra burguês, vote 16."

Mas, ao notar que a eleição no Paraná está polarizada entre Beto Richa e Osmar Dias, diminuindo as chances de ter segundo turno, acabei mudando meu voto para Osmar Dias. Voto útil.

Mesmo eu não tendo identidade ideológica com Osmar Dias, como ele assumiu o compromisso de dialogar com os movimentos sociais e de manter as políticas sociais do Governo Roberto Requião, votarei nele. Tomei a decisão após ver sua serenidade e clareza de idéias numa Twitcam.

Manu

Azenha

E não tem nenhum partido lá no Paraná que vá ao STJ ou ao STF (a informação que foi transmitida é que foi o Tribunal de Justiça que deu a liminar e não o TRE), mas se for o TRE que vá ao TSE contestar esta brutalidade jurídica?

    Carlos

    Foi o TRE.

Janes Rodriguez

Beto Richa é velha raposa autoritária e arrogante da política paranaense. Casado com uma banqueira, repete os cacoetes da oligarquia endinheirada local, e se coloca acima do bem e do mal. Sob as bênçãos e dividendos da mídia monopolista local. Quem conhece Beto Richa, vota Osmar 12.

luiz

Relacionado ao tema, mas em outro local (SP):
Acabei de ver o Programa eleitoral e vi uma censura no programa do PCO, quando o mesmo criticava o governo do FHC. Acontece que ele ao criticar os dois ultimos governos (FHC e Lula), iniciava com a foto de Dilma ao lado de Lula e depois mostrava FHC ao lado de Serra. Eu vi esse programa pela manha. Agora a noite apareceu a foto do Lula com a Dilma, mas na sequencia ao inves de aparecer a foto Serra FHC, apareceu a tarja azul do TSE, ao mesmo tempo que emudeceu… E não dizia nada de mais… Mas ao que parece tem um tal de Serra que não quer aparecer ao lado do FHC de jeito nenhum… Mas pode isso? E depois reclamam que o Lula é quem é censor….ABSURDO

Sônia

O ato de impugnação das pesquisas já é de conhecimento da população, que boba não é; deduz-se, portanto que com ou em pesquisa, o povo sabe que o psdb (q. esteve muito à frente) está atrás ou empatado, no mínimo, por escondê-la. Além de um ato de censura e autoritarismo, é burrice também. E o DataFolha, que não esperneia?

Marat

Eu acho que ele tem alguma richa com a verdade!!!

Genghis Khan

Isso me lembra uma frase atribuida a um presidente americano, quando indagado sobre um determinado ditador que gozava das benesses da corte. Teria dito esse presidente: e daí? Ele é ditador sim. Mas é o "nosso" ditador.

    Dárcio Argento

    Não, ele disse: ele é um grande filho da p****, mas é o nosso filho da p****

Fabio_Passos

É o medo de que o crescimento do Osmar Dias seja conhecido.
Meu voto útil é Osmar Dias.

O Paraná não merece ser saqueado mais uma vez pela gangue de fhc e jaime lerner.

francisco.latorre

outro que esperneia.

perdidão.

..

MirabeauBLeal

.ALVARO DIAS (PSDB-PR) LAVANDO ROUPA SUJA: "Fui traído pelo meu partido"
Quase vice de Serra, senador diz ao iG que ataques do próprio PSDB o levaram a apoiar o irmão, do PDT, contra Beto Richa no Paraná
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou em visita ao iG nesta quarta-feira que foi traído pelo próprio partido em seu Estado, o Paraná. "Eu fui traído desde o primeiro momento no Paraná pelo meu partido. (…) Não só eu. O candidato à Presidência da República (José Serra) também", disse. Segundo ele, essa "traição" fez com que se sentisse "desobrigado" a apoiar o candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa.
"Houve uma traição ao compromisso assumido e isso desestruturou o que poderia ser o maior palanque pró-Serra, com forças que acabaram se confrontando", explicou.
Quase vice de Serra, o senador declarou seu apoio ao irmão Osmar Dias (PDT), principal rival de Beto Richa no Estado, e afirmou que além da questão familiar, seu posicionamento contrário ao tucano é uma questão de "princípios éticos".
"Figuras desprovidas de certos valores como dignidade não podem receber meu apoio. (Beto Richa) tem uma gestão que eu não aprovo com relação a certos comportamentos e, sobretudo, essa facilidade com que se desrespeita compromissos", disse. Segundo Alvaro Dias, sua decisão de ajudar o irmão, indo contra o próprio PSDB, foi motivada pelas "agressões despropositadas" de Richa a Osmar Dias. http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/fui+traid

Osvaldo

Não voto na coligação do Sr. Osmar Dias mais não posso de deixar de fazer este comentário: O que mais me intriga é um juíz conceder liminar proíbindo pesquisas. Isto não é juíz. è um cidadeão que eu pago o seu salãrio para ele ser um autoritário. Deve ser Eleitor desta coligação.

JONAS SILVA

Estava Zapiando a TV hoje a tarde, na hora que a Maria Beltrão da Globo News deu a notícia: Beto Richa Censura pesquisa da datafolha para o Governo do Paraná. Não acreditei, a Globo News informando isso? Será que o Pig jogou a toalha?

IV Avatar

Imagina só se fosse do PT
o PIG estaria em guerra
O PIG é forte mas Lula é mais forte do que o PIG

Alexandre A. G.

Precisamos mencionar a conveniência do DATAFOLHA, que mesmo tendo a 4 pesquisa impugnadas continua utilizando do mesmo método do pesquisa. Com isso, se for desfavorável ao PSDB ele impugna, se não for, deixa publicar. Risível

Eduardo

A combativa Folha de SP e demais meios de comunicação estão tratando de forma crítica essa censura, tanto quanto estão tratando de forma crítica a neo-promessa de R$ 600,00 do Serra. Não dá pra não – não – ler, ver, ouvir.

Genghis Khan

Isso me lembra uma frase atribuida a um presidente americano, quando indagado sobre um determinado ditador que gozava das benesses da corte. Teria dito esse presidente: e daí? Ele é ditador sim. Mas é o "nosso" ditador.
Então fica explicado que, para o PIG, a censura no Paraná é censura. Mas é "a nossa" censura.

MirabeauBLeal

.
Pois eu acho que o PT deveria fazer a mesma coisa, em relação à pesquisa nacional do DataFs…, para Presidente.
.

Eduardo

Pra mim que o TRE/PR e o TJ do PR estão claramente do lado do Beto Richa. A imparcialidade e o interesse público passaram longe.
Enquanto o Beto aparecia na frente, não pedia para impugnar. Porque será né?
Ele deve estar muito, mas muito, atrás…

Jukinha

E o pior… a mídia televisiva (leia-se RPCTV, RICTV, BAND, REDE MASSA – ex-Iguaçu) não falam nada a respeito. Estçao todas caladas. Legal, né? Se fosse ao contrário….? E o "grande" jornal daqui – o PIG paranaense – Gazeta do Povo, que é do mesmo grupo da RPCTV, afiliada a Globo) também não diz nada. Aliás, os outros jornais também não. Por que será? Por que desse silêncio todo? Será que estavam todos de acordo que o Richa levaria essa elição numa boa???? Pelo jeito que as coisas estão acontecendo… E a globo local fez, durante bom tempo, uma campanha pelo VOTO CONSCIENTE. Imagem se não fizessem.

El Cid

Conheça Weslian Roriz, esposa do ex-governador Joaquim Domingos Roriz e candidata ao governo do Distrito Federal:

SOFRÌVEL !!!

[youtube tPAFK_3nx9k&feature=player_embedded#! http://www.youtube.com/watch?v=tPAFK_3nx9k&feature=player_embedded#! youtube]

Clovis

É, aqui no Paraná é uma vergonha, esse almofadinha chamado Reto Bicha, digo, Beto Richa, é de lamentar!!!! Ô estado atrasado, também só tem caipira!!!!

HUGO

HISTÓRIA DE JUSTIÇA

"Havia um Nicolau no meio do caminho"

Felipe C

Sobre as pesquisas "continuarem" a cometer os mesmos erros, não deveria impugnar a divulgação das outras pesquisas também? Já que todas seguem os mesmos métodos. A coligação do PSDB deveria ser proibida, baseando-se no mesmo mérito, a divulgar qualquer pesquisas. Mas eles adoram divulgar pesquisas de 2 ou 3 meses atrás… qdo ele ainda estava frente. Agora está proibido qualquer menção às expressões "onda vermelha" ou "virada" aqui no paraná. Medo? Pra quê? Dia 3 de outubro teremos um #outubrovermelho

duducoutinho

Gilmar Mendes parou a sessão que julgava a necessidade de 2 documentos para votar no dia 3 de Outubro.
Muitos brasileiros seriam alijados do pleito caso essa lei entrasse agora em vigor. Mas Dantas, ops, Mendes, do alto de sua "honestidade" disse que os 7 ministros que haviam votado pra cair a lei estava servindo a jogo politico. Claro, custa perguntar o mesmo ao Senhor Gilmar Mendes?

pedro – bahia

Não é censura. É "sem cura".

El Cid

e por falar em censura, essa do "água de salsicha" foi demais:

[youtube GKNR5PXwOz0&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=GKNR5PXwOz0&feature=player_embedded youtube]

Abraão Tiago

Um absurdo o que o Gilmar Mendes acabou de fazer agora no STF! Depois de praticamente todos os Ministros DEFERIREM a liminar na ADI ajuizada pelo PT contra a lei que obriga o porte dos dois documentos para votar, o Min. Gilmar pediu vista SOMENTE para inviabilizar a liminar, pois ele só vai trazer o voto dele APÓS as eleições. Assim, ao contrário do que queria o PT, todos terão que portar os dois documentos.
Ficou nítida a intenção do Ministro tucano!
Um absurdo!
Esse individuo tem que ser destituído da Corte!

ruypenalva

O que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde.

No vídeo Lula desmascara os Cyberterroristas[youtube kmI_2s-9154&feature=player_embedded#! http://www.youtube.com/watch?v=kmI_2s-9154&feature=player_embedded#! youtube]

Marat

Manual de redação do PIG
Se o candidato é da nossa coligação (Unidos Pela Mentira – PSDB/PFL/PPS/PIG), escreva: "Ele prefere que não seja divulgado pelo motivo…" (invente um motivo);
Se o candidato é adversário, escreva: "Ele censurou (adjetive bastante e seja duro com o candidato)
Esse é o PIG
Ley de Medios neles!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

afcervantes

PSDB (Partido sem do do brasileiro) é assim, canditado ao governo do paraná impugna pesquisa, outro a presidência compra fita de gafe em entrevista, e assim vai. Eu sou paranaense é acredito que Osmar vai ganhar Beto Richa já era junto com Serra.

Jocelio

Realmente é uma vergonha.

O PSDB confunde "liberdade de expressão" com "liberdade de interesse", só pode.

Alguém vê alguma outra explicação para o que está ocorrendo no Paraná?

O pior de tudo, e ao que tudo indica, com conivência do TSE e dos os institutos de pesquisas, já que estes não se manifestam ou tomam providências com relação as proibições.

Espero que o Beto perca logo no primeiro turno, para que não tenhamos que ficar vendo suas armações por mais tempo do que já vimos.

É incrível, mas "baixaria" parece ser a marca registrada do PSDB, estão precisando atualizar o nome do partido para "Partido Só Da Baixaria".

Deve estar na cartilha deles…
Mandamento numero 1: jogue sujo com seu adversário, sobre todas as coisas.
Numero 2: Ganhar a qualquer custo.
Numero 3: Mentir, caluniar difamar se necessário.
etc, etc…

Gerson Carneiro

Interessante que a censura é em relação à pesquisa do próprio jornal Folha de São Paulo. Taí a censura esfregada na cara. Se fosse o PT que estivesse censurando seria matéria de capa. Estaria estampada a manchete em letras enormes. Ou seja, o PIG bebe o próprio veneno.

paulo chacon

Nada mais atrasado, truculento, reacionário e golpista do que político tucano.

Marcos C. Campos

De Curitiba , Paraná:
Esta história está mal contada .

Metodologia incorreta ? Justiça atendendo pedido de censura de candidato ?
Tomara que tenha segundo turno para se esclarecer tudo isto …

Jairo_Beraldo

Aqui em GO o candidato tucano vetava com apoio do TRE o programa da valente Marta Jane do PCB, durante todo o programa eleitoral. O motivo? Contar seus processos no STF e mostrar sua truculencia. Tucano é truculento aqui em GO, em SP, RS, PE,e nas demais estados da federação.

jonas

Tem mais censura do Beto:

Beto Richa impede “Tribuna de Cianorte” divulgar pesquisa
28 de Setembro de 2010 – 19:51 by editor.
O jornal Tribuna de Cianorte não poderá divulgar nas páginas impressas – ou na internet – a intenção de votos para o governo do Paraná, pois Beto Richa (PSDB) também impugnou sondagem do Instituto Brasil Pesquisas.

Na tarde desta terça-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já havia suspendido a divulgação de nova rodada do Datafolha, encomendada pela RPC TV e Folha de S. Paulo.

Semana passada, o tucano censurou a divulgação da Vox Populi, Ibope e Datafolha.

Há quem desconfie que os institutos de pesquisas estejam fazendo “três cantos”, ou seja, o jogo de Beto Richa.

O Datafolha, por exemplo, repetiu os mesmos erros de registros anteriores. Portanto, não pretendia que os números viessem à tona.

Agora a pergunta que não quer calar: por que as empresas de pesquisas só erram tecnicamente nos registros do Paraná? http://www.esmaelmorais.com.br/?p=35599

Luana Trevisan

Quem "censura" não é partido ou candidato (graças ao bom Deus ainda não deram esse poder a eles), é a JUSTIÇA.
Mas se o Judiciário, tão apegado à liberdade de expressão, sistematicamente defere o pedido de impugnação dos tucanos, fica a pergunta: o que é que há de errado com a metodologia?
Em Alagoas nós já sabemos…mas e no Paraná?

    Gerson S.

    Aqui no Paraná, comentei recentemente sobre a longa e antiga briga do Requião contra o Tribunal de justiça, no passado recente. O Governador ameaçou interromper o repasse das verbas orçamentárias para o Judiciário. MAs os detalhes desta briga e as ações que foram tomadas de um lado e de outro eu não pesquisei nem salvei as matérias. MAs deu uma safra de matérias na imprensa paranaense contra o Requião. Em todas as frentes que ele batalhou, desde a revisão dos contratos de energia elétrica, à tentativa de rever os contratos de pedágio. Sempre a imprensa se posicionou contra o Requião. E este capítulo de censurar as pesquisas é mais um apenas nesta longa briga. MAs pelas conversas que tenho com os taxistas, e com amigos e conhecidos, tem muito mais pessoas/eleitores aderindo à campanha da Dilma que eleitores deixando de declarar voto na coligação PT / PMDB / PDT e outros. MAs a luta continua e não se pode relaxar antes de fechar a última urna às 18:00 h do dia 03 de outubro.
    Certamente será o maior OUTUBRO VERMELHO do Brasil até hoje.

kimparanoid

A coisa tá tão ruim pro PSDB do Paraná que agora o Álvaro Dias até arranjou argumento pra votar no irmão dele:
'segundo Alvaro Dias, o candidato do PSDB passou a atacar o adversário de forma "fortuita, desnecessária, improcedente e desonesta".' (fonte: http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx… )

    Carlos

    Solidariedade e entre irmãos, mas também oportunismo de Álvaro Dias que pretende creditar-se parcela substancial dos méritos pela provável vitória de Osmar.

Oberdan

Aqui no Paraná estamos em um verdadeiro apagão eleitoral
uma vergonha um candidato conseguir privar a população do direito de saber como esta a corrida eleitoral no estado.
Essas mesmas pesquisas que quando apontavam o candidato do PSDB em vantagem eram divulgadas e comemoradas massivamente. Foi so elas apontarem queda de Beto Richa para começarem a ser impugnadas.

Uma das coisas mais nojentas que ja vi na política.

Fernando

Que vergonha Beto! Cadê o político moderno?

    Jairo_Beraldo

    Ser tucano é moderno?

    Marat

    Veja bem – rsrsrs, moderno é algo difícil de explicar… vou te falar em tucanês: Ser moderno é achar que pode comprar tudo, inclusive a impren$$$a

Deixe seu comentário

Leia também