Benedito Tadeu César: Ao atacar o presidente do STF e dizer que não vai acatar suas decisões, Bolsonaro atravessou o Rubicão

Tempo de leitura: 3 min
Foto: Reprodução de Facebook

Benedito Tadeu César é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e cientista político.

Bolsonaro ataca Alexandre de Moraes e diz que não cumprirá mais decisões do ministro do STF

Presidente discursou em ato na Paulista e voltou a atacar o sistema eleitoral brasileiro e governadores e prefeitos que tomaram medidas de combate ao coronavírus. Alexandre de Moraes é responsável pelo inquérito que investiga o financiamento e organização de atos contra as instituições e a democracia.

Por G1 SP — São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou na Avenida Paulista na tarde desta terça-feira (7), durante ato em seu apoio, e afirmou que não vai mais cumprir as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em sua fala, Bolsonaro voltou a atacar o sistema eleitoral brasileiro, outros integrantes do STF e governadores e prefeitos que tomaram medidas de combate ao coronavírus.

“Dizer a vocês, que qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou, ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais.”

“Ou esse ministro [Alexandre de Moraes] se enquadra ou ele pede para sair. Não se pode admitir que uma pessoa apenas, um homem apenas turve a nossa liberdade. Dizer a esse ministro que ele tem tempo ainda para se redimir, tem tempo ainda de arquivar seus inquéritos. Sai, Alexandre de Moraes. Deixa de ser canalha. Deixa de oprimir o povo brasileiro, deixe de censurar o seu povo. Mais do que isso, nós devemos, sim, porque eu falo em nome de vocês, determinar que todos os presos políticos sejam postos em liberdade”, completou.

Alexandre de Moraes é responsável pelo inquérito que investiga o financiamento e organização de atos contra as instituições e a democracia e pelo qual já determinou prisões de aliados do presidente e de militantes bolsonaristas. Bolsonaro é alvo de cinco inquéritos no Supremo e no Tribunal Superior Eleitoral.

Moraes vai ser presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo ano.

Mais cedo, Moraes fez uma declaração após o discurso de Bolsonaro em Brasília.

“Nesse Sete de Setembro, comemoramos nossa Independência, que garantiu nossa Liberdade e que somente se fortalece com absoluto respeito a Democracia”, disse o ministro em sua conta no Twitter.

Bolsonaro também voltou a pedir o voto impresso e criticou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não mencionou o nome de Luís Roberto Barroso.

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso foi arquivado na Câmara dos Deputados em agosto, uma derrota para o governo Bolsonaro.

“A paciência do nosso povo já se esgotou Nós acreditamos e queremos a democracia. A alma da democracia é o voto. Não podemos admitir um sistema eleitoral que não fornece qualquer segurança. Nós queremos eleições limpas, democráticas, com voto auditável e contagem pública dos votos. Não podemos ter eleições onde pairem dúvidas sobre os eleitores. Não posso participar de uma farsa como essa patrocinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Não vamos mais admitir que pessoas como Alexandre de Moraes continue a açoitar a nossa democracia e desrespeitar a nossa Constituição. Ele teve todas as oportunidades de agir com respeito a todos nós, mas não agiu dessa maneira como continua a não agir”, disse Bolsonaro.

“Não podemos admitir um sistema eleitoral que não oferece qualquer segurança; em uma ocasião das eleições. Dizer também que não é uma pessoa no Tribunal Superior Eleitoral que vai nos dizer que esse processo é seguro e confiável”, completou.

O presidente voltou a dizer que não vai ser preso.

“Preso, morto ou com vitória. Dizer aos canalhas, que eu nunca serei preso. A minha vida pertence…. Mas a vitória é de todos nós. Muito obrigado a todos. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, encerrou o discurso.

Na segunda (6), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), Alexandre de Moraes determinou à Polícia Federal as prisões de envolvidos na organização de atos contra as instituições e a democracia, além de buscas e apreensões em endereços e bloqueio de contas bancárias.

Gilmar Alba foi flagrado no último dia 26 com R$ 505 mil em espécie no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O prefeito também deverá ser ouvido sobre a origem do dinheiro.

As buscas envolvem documentos físicos e eletrônicos que indiquem a associação entre investigados; e acesso ao conteúdo dos aparelhos eletrônicos apreendidos, sobretudo dos dados armazenados em “nuvem”;

As decisões de Moraes atenderam a solicitações da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os pedidos de medidas cautelares foram assinados pela subprocuradora Lindôra Araújo.

Protesto

Manifestantes fazem ato na Avenida Paulista, na região central de São Paulo, nesta terça, feriado da Independência no Brasil, a favor de Bolsonaro. Duas pessoas foram detidas por furto de celular e uma pessoa ficou ferida após queda de um drone não autorizado.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Henrique martins

Complementando comentário anterior:

Agora, independente de ato unificado ou não, será preciso tomar muito cuidado com extremistas bolsonaristas infiltrados nas manifestações. Essa gente está com a mente lavada. Alguns têm incendiado hospitais. Neste sentido, participantes dos partidos políticos
e movimentos sociais deverão estar orientados a ter seus celulares com baterias devidamente carregadas para fotografar e filmar a ação deles de forma que possam ser identificados e posteriormente reconhecidos como bolsonaristas. Assim a gente corrói o pouco de reputação que tiver sobrado a essa turma.

Henrique Martins

https://www.youtube.com/watch?v=FK9i-MqgX8A

Concordo inteiramente com o jornalista Reinaldo Azevedo. É hora de haver um ato unificado de todos aqueles que se dizem democratas contra o golpismo independentemente do processo eleitoral.

Zé Maria

“No discurso da paulista, fica evidente o motivo de
todo esse alarde de Bolsonaro e dos seus seguidores:

Não querem que os trambiques da familícia
sejam investigados e descobertos!”

https://twitter.com/NatBonavides/status/1435325270886686723

    Zé Maria

    Em nota, ANAMATRA lamenta que a data, que representa cidadania,
    liberdade e independência, tenha sido utilizada como mote
    para incitar manifestações antidemocráticas:

    “A ANAMATRA – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO, entidade da sociedade civil que congrega cerca de 3.600 magistradas e magistrados do Trabalho de todo o Brasil, vem a público reafirmar o respeito à democracia, às decisões judiciais e aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, em especial ao Ministro Alexandre de Moraes, diante das colocações desrespeitosas expressadas na tarde de hoje pelo Presidente da República.

    A ANAMATRA lamenta, profundamente, que uma data tão significativa como o 7 de Setembro, que representa cidadania, liberdade e independência, tenha sido utilizada pelo chefe do Poder Executivo como mote para incitar manifestações antidemocráticas, que desrespeitam a Constituição Federal e o Poder Judiciário.

    As decisões judiciais devem ser cumpridas e constitui crime de responsabilidade de um mandatário incitar o seu descumprimento, fazendo referência expressa ao Supremo Tribunal Federal. Ninguém, nem qualquer autoridade está acima da Lei e de decisões judiciais. Ademais, o respeito às regras democráticas é fortalecido pelo seu exercício regular.

    Em face dos inúmeros problemas políticos, econômicos e sociais que o Brasil apresenta, é urgente que as autoridades estejam empenhadas para a retomada econômica, combate à inflação, enfrentamento ao desemprego, busca da ampla vacinação e controle da pandemia da Covid-19, no lugar de, a todo momento, terem que contornar crises institucionais.

    Assim, a ANAMATRA manifesta a inafastabilidade do respeito e do cumprimento das decisões judiciais proferidas por todos os magistrados e magistradas que integram o Poder Judiciário brasileiro, pois a democracia está relacionada, de forma intrínseca, com o respeito ao princípio da separação dos Poderes da República e à independência judicial. Externa, ainda, sua irrestrita solidariedade ao Supremo Tribunal Federal e seus Ministros e sua incondicional defesa da democracia.

    Brasília, DF, 07 de setembro de 2021.

    LUIZ ANTONIO COLUSSI
    Presidente da ANAMATRA

    https://www.anamatra.org.br/imprensa/noticias/31349-7-de-setembro-anamatra-defende-independencia-e-harmonia-entre-os-poderes-da-republica

Zé Maria

Excerto

“Moraes vai ser presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo ano.”

Henrique Martins

Bolsonaro está na politica há mais de 30 anos. Foi eleito ‘n’ vezes pelo sistema da urna eletrônica. Nunca ficou fora do páreo. Nas últimas eleições eles e seus filhos foram
eleitos pelo sistema da urna eletrônica. Onde está a fraude canalhas? Se houver algum jeito de fraudar o sistema eleitoral foram vocês que o usaram. Pronto. Falei.

Zé Maria

.
“Bolsonaro é um criminoso que ameaça a ordem pública.
E é assim que deve ser tratado. Não há outro termo:
ou é contido, afastado e preso
ou mergulhara o país num caminho sem volta.”

https://twitter.com/Wadih_Damous/status/1435238331638550534

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/bonner-bolsonaro-golpista/

Considerando o nível de penetração da Rede Globo de TV eu diria que essa demoníaca rede de televisão prestou um serviço à democracia no Brasil com essa introdução do âncora Willian Bonner sobre os protestos bolsonaristas – coisa que não faz mais que sua obrigação uma vez que usa por concessão o espectro eletromagnético que pertence ao povo brasileiro. e a democracia é um bem precioso do nosso povo.
Até porque, obviamente, se ela não fizer nada neste contexto, perderá a concessão para pastores a la Edir Macedo. Lógica,. Pura lógica.

    Gb

    Quem pariu Matheus que o embale.

Zé Maria

http://www.facebook.com/watch/?v=248949876979976
https://twitter.com/TarsoGenro/status/1435397104881516544

“Ensaio do golpe.
Defensores da CF de 88, independente de divergências,
deveriam chamar para dia 12, manifestação unitária
para reunir um milhão de pessoas em defesa da Democracia.
Ou não terá mais país para ninguém. Por décadas.
É o momento da grandeza política e da unidade.”

“Caros, falo de um unitário convocado pelas grandes lideranças
políticas democráticas do país, não importa que neste dia,
seja que dia for, tenha outras manifestações em defesa
da Democracia e contra o fascismo.
A luta contra o fascismo não pode ser subjugada pelo calendário.”

https://twitter.com/TarsoGenro/status/1435243657716719622

    nelson

    Ningém é otário pra dar suporte a direita que ajudou a eleger o bozodóido não. O Brasil só vai as RUAS com LULA e PT 13 e não dia 12 se virem.

    Zé Maria

    É difícil chamar de ‘Democratas’ esse DemoTucanos
    que deram o Golpe contra a Presidente da República
    Dilma Rousseff, em 2016. Nem tapando o nariz não dá.

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/E-s2bTWXEAgEARW?format=jpg
https://pbs.twimg.com/media/E-t26LeXoAAKi8f?format=jpg
“O presidente, usando dinheiro público, transformou a data nacional
em evento particular, a serviço de seus interesses golpistas.
Chegou o momento histórico de os presidentes da Câmara e do Senado
tomarem posição.
A sociedade espera atitude firme de defesa da democracia ameaçada.”
https://twitter.com/FelipeOABrj/status/1435347358322147334
https://pbs.twimg.com/media/E83WHhKWUAAuTBr?format=jpg

Henrique Martins

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/09/4948202-reuniao-do-conselho-da-republica-e-bravata-de-bolsonaro-afirma-lira.html

Se a carruagem continuar a caminhar nessa toada o senhor Lira não terá Câmara dos Deputados para presidir e muito menos mandato. Eu disse mais de uma vez aqui no blog: “Vocês não sabem do que esse homem é capaz”. Não errei e agora digo mais: ele e seus filhos são capazes de muito mais porque são criminosos. Nessa altura do campeonato não precisa ser paranormal para intuir esse tipo de coisa. Trata-se de lógica pura e simples.

Zé Maria

.
“Depois de hoje, mais do que nunca, quem não se posicionar pelo impeachment
imediato de Bolsonaro é CÚMPLICE dessa aventura golpista e genocida.

O Brasil NÃO está com Bolsonaro e quer um país com emprego, vacina, comida
e educação!”

https://twitter.com/PSol50/status/1435310730258092035

Zé Maria

.
Bolsonaro voltou a falar sobre prisão.
Nunca na história do país tivemos
um presidente que dorme e acorda
se pelando de medo de ir em cana.
Toda essa presapada de hoje foi
por pânico de mofar numa cela
pagando por seus crimes.”

https://twitter.com/OrlandoSilva/status/1435321421232803850

Zé Maria

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann @gleisi,
diz que reunirá bancada amanhã em Brasília
e quer procurar presidentes de partidos,
como PSDB, PSD e MDB, para debater
um movimento suprapartidário nas ruas
contra Bolsonaro.
“Temos de articular um grande movimento
do campo democrático nas ruas”.

https://twitter.com/renataagostini/status/1435350700364550151

Henrique Martins

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,bolsonaro-tenta-combinar-o-jogo-eleitoral-e-o-golpismo-diz-fernando-abrucio,70003833919

Ora, vejam só. O Centrão além do costumeiro oportunismo mostrando lógica e inteligência. Quem diria! É claro que a corja bolsonarista não vai votar neles – a menos que sejam pastores – e sim nas Bias Kissis e Zés Trovões. E eles vão perder o votos de 70 por cento da população que não está com Bolsonaro. Isso sem contar que o ataque agora é contra o STF, mais amanhã, se deixarem, a corja vai pedir é o fechamento do próprio Congresso Nacional.

Zé Maria

Depois do Discurso de Bolsonaro, Doria se posiciona
pela primeira vez pelo impeachment do Presidente

“Eu até hoje nunca havia feito nenhuma manifestação pró-impeachment,
me mantive na neutralidade, entendendo que até aqui os fatos deveriam
ser avaliados e julgados pelo Congresso Nacional, mas depois do que assisti
e ouvi hoje [07/9], em Brasília, sem sequer estar ouvindo, ele, Bolsonaro,
claramente afronta a Constituição, ele desafia a democracia e empareda
a Suprema Corte brasileira”
[G1]

Henrique Martins

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/09/4948203-bolsonaristas-se-dividem-entre-euforia-e-frustracao-com-manifestacoes.html

RISOS.
A questão senhores bolsonaristas é que a maioria esmagadora dos nossos jovens não estão com a vida arrumada, não são empresários, não andam de Hilux ou motos acima de 150 cilindradas dentro das carreatas ou motociatas de vocês, não são sonegadores de impostos, não são defensores da queima de desmatamento da floresta Amazônia e nem do descaso com a educação porque precisam dela, além de não serem preconceituosos ou misóginos como vocês. . A alma dos nossos jovens vocês não levam não, ouviram bem?.

Henrique Martins

Complementando ainda o comentário anterior:

É preciso aproveitar enquanto a batata ainda está quente e a corja bolsonarista cometeu erros crassos tais como levar pênis gigante inflado na avenida Paulista quando se diz defensora da moral e dos bons costumes, ameaçar o funcionamento de um dos três poderes da república que é o STF, e principalmente, o descaso de Bolsonaro: com o desemprego, com a fome, com inflação, com o preço da gasolina, com a destruição da floresta amazônica, com a educação, com a saúde e os 600 mil mortos, com a desonra e a vergonha que o país enfrenta no exterior, e também os crimes que ele e seus filhinhos cometeram , além de outras coisas.

Que tal o seguinte roteiro: esquerda e direita unidas convocando a população a se manifestar contra Bolsonaro no dia 12 exigindo o impecheament ou renúncia dele e instalação do processo de impecheament no dia 13?

Zé Maria

“Em um quadro extremo, eu posso ficar
no Governo [do Maranhão] em uma atitude
de resistência democrática, para garantir
a legalidade perante o povo do nosso estado
e perante o país e dizer que tem um grupo
de governadores que não aceita golpe,
que não aceita ditadura”

Entrevista: Flavio Dino

No Brasil de Fato:

https://youtu.be/m80n_9w9vn4

https://www.brasildefato.com.br/2021/09/06/se-houver-golpe-posso-ficar-no-governo-em-uma-resistencia-democratica-diz-flavio-dino

    Zé Maria

    “[Bolsonaro] já está tentando um golpe, não se trata mais de uma previsão.
    No momento em que ele faz essas marchas milicianas, com ele à frente
    e esse tipo de emulação criminosa, não se trata mais de discutir se ele tentará
    ou não um golpe, uma ruptura, ele já está naquilo que nós chamamos
    de itinerário criminoso. A questão é saber até onde ele vai”

    Flavio Dino: (https://t.co/0HaqQdtjRh)

Henrique Martins

Complementando o comentário anterior: obviamente que os candidatos de direita vão herdar os votos da corja bolsonarista porque eles odeiam Lula e não votariam em nenhum candidato de esquerda., Portanto, sejam lógicos senhores de direita e se unam à esquerda para tirar Bolsonaro do páreo.

Henrique Martins

Complementando o comentário anterior: Os senhores parlamentares querem ser pressionados a legislar por imposição dessa corja bolsonarista que saiu às ruas hoje levando um pênis gigante inflado na avenida Paulista?

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/brasil/partidos-do-centrao-decidem-consultar-bancadas-sobre-adesao-ao-impeachment-de-bolsonaro

Dia 12 promete se a esquerda for humilde o suficiente para engrossar o coro para salvar a democracia no Brasil. Direita e Esquerda – ambas democratas – precisam se unir urgentemente contra o nazifascimo e o terrorismo no Brasil. A disputa eleitoral fica para depois, até porque, se elas não salvarem a democracia não tem para nenhuma das duas. Bolsonaro planeja alegar fraude nas eleições de 2022 e manter a extrema direita no poder com o apoio dessa corja que saiu às ruas hoje. A esquerda já está na dianteira nas pesquisas eleitorais para 2022 e não tem nada a perder. A Direita, por sua vez, precisa mostrar a cara e marcar o campo como salvadora da democracia também para ser uma segunda via competitiva, uma vez que Bolsonaro esteja fora do páreo. O Congresso Nacional que se cuide. Agora o ataque é contra o STF amanhã pode ser contra o Congresso. Será que os nossos nobres parlamentares querem o Congresso fechado e seus mandatos encerrados e na lata do lixo?. Se não for pelo povo, que os senhores lutem ao menos pelos seus próprios mandatos senhores parlamentares. Reajam!. Um presidente que tem o apoio de 25% da população na base a lavação de mentes e fake news não merece guarida não. Caí a ficha gente. A maioria dos senhores são oportunistas. Tentem ser inteligentes também.

Henrique Martins

https://noticias.uol.com.br/colunas/maria-carolina-trevisan/2021/09/07/juventude-nao-vai-aos-atos-antidemocraticos-de-bolsonaro.htm

Pois é. Agora precisamos mobilizá-la para o ‘Day After, até porque, o futuro pertence à ela, e não à escória sonegadora de impostos. exploradora da mão de obra do povo brasileiro, preconceituosa, grileira, garimpeira, desmatadora de florestas, racista, disseminadora de Covid, miliciana, hipócrita, e, sobretudo, nazifascista.

Henrique Martins

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/09/4948182-sucesso-ou-fracasso–internautas-debatem-os-atos-pro-bolsonaro.html

A diferença entre a lotação de Brasília com os show do Capital Inicial e da turma fanática de Bolsonaro é que nos shows do Capital Inicial – que por sinal, mandam muito bem com a música ‘Que País é Esse’ , de Renato Russo – é que os fãs da banda pagam ingresso e nos atos pró-Bolsonaro muita gente foi paga para estar lá, e o que é pior, paga com o dinheiro público para defender governo ilegítimo Ilegítimo sim!. Porque governo eleito à base de fake news, lavação de mentes, armação com facada e outras ‘coisitas’ mais é ilegítimo sim senhor.

Deixe seu comentário

Leia também