As curvas pirotécnicas do Datafolha

Tempo de leitura: < 1 min

De acordo com o Datafolha, Dilma estava em curva de baixa, mas de repente acelerou de novo e ganhou um ponto.

Pode ser? Pode. As flutuações ficam sempre dentro da margem de erro, mas me parece incomum ver esses movimentos de “susto” estatístico em véspera de eleição.

No domingo, teremos um histórico confronto entre Vox Populi vs. Datafolha.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Paulo Rick

Por isso, o apelido DATAFALHA, esse ligação íntima entre institutos de pesquisas e jornais, é muito ruim, estimula essas estranhas modificações, depois querem que acreditemos nos métodos de pesquisa!

Marco Aurélio

Nos EUA , os jornais se declaram em relação a quem apoia , aqui ( com excessão do ESTADÃO )a coisa tenta ser na surdina ,fica nessa dissimulação mal exercida pelo PIG , ocorre que essa sutileza é falha , basta uma analise básica para se perceber as intenções dessa turma do PIG ,Hoje , estava assistindo o jornal Nacional , esperando mais uma do PIG ( VIA GLOBO ) não é que surgiu mais uma bala de prata , ela veio mesmo , mas via anuncio " publicitário " da Folha de São Paulo , a trës dias do pleito eleitoral , abrem o anuncio tentando fazer um paralelo da alemanha do inicio do século com o nosso Brasil dos dias de hoje , recordando que a Alemanha passou por uma grave crise no inicio do século , e surgiu um lider que consertou tudo , devolvendo o orgulho da nação Germanica , na seguencia surge a imagem de HITLER , para os incaltos e desavisados fica o paralelo estabelecido , eta imprenssa marronzinha e golpista .

Josnei Di Carlo

A metodologia da Datafolha é inspirada numa montanha russa. Opa, Rússia, Stalin, logo, Datafolha foi aparelhada pelo PT, segundo Soninha e Weslian.

Baixada Carioca

Azenha e amigos,

Hoje, nos primeiros minutos do dia, Rovai anunciou o datafolha com os novos números. Então Nassif fez um comentário sugestivo:

"Ué, Serra estava com 32 e Marina com 16. Recuou? RT @renato_rovai: @luisnassif já sabe do Datafolha? Dilma 47, Serra 28 e Marina 14".

Eu não tenho o privilégio de ter um contato com Nassif como o Azenha, mas seria legal saber dessa informação, porque isso é uma prova cabal de que o datafolha manipula os números que tem em mãos.

francisco.latorre

quinta. jn pré-debate.

folhafrias manda o spot.. lula é hitler.

tá crescendo. raiva. ira.

vão pagar.

não perdem por esperar. ganham.

e vão levar. se vão.

..

Marat

O debate de hoje da globo será entre Dilma e os jornali$ta$ ame$trado$ do Kamel. Alias a Globo é um verdadeiro zoológico: ali tem leitão, pig, chacal, urubu, focas em profusão, papagaio (que só repete o que o patrão manda), macaco, preguiça (editores de internacional), hiena e outros animais agourentos, além de traíras… só que Dilma é Leoa… vai se impor como a líder desses est'úpidos!

Ruy Barbosa

A mim também ( No Paraná):
Deputado Estadual: Tadeu Venere – 13131
Deputado Federal: Dr. Rosinha 1313
Senador: Gleisi Hoffmann – 131
Senador: Roberto Requião – 151
Governdor: Osmar Dias – 12
Presidente: Dilma Rousseff

    AlunoJ

    Eu votei na Gleisi. Apesar de ela ser do PT ela é uma pessoa de princípios.

ruypenalva

Eleitor muda de pau pra cacete segundo o tracking da Vox/Band de hoje

Tracking Vox/Band/iG: Dilma mantém 55% dos votos válidos
A três dias da ida às urnas, cenário da disputa permanece estável na medição diária realizada pelo instituto

Rodrigo Rodrigues, iG São Paulo | 30/09/2010 17:22

Faltando apenas três dias para as eleições, o cenário da disputa presidencial permanece estável, dando à candidata do PT, Dilma Rousseff, 55% dos votos válidos no tracking Vox Populi/Band/iG. A conta, que exclui os votos nulos e em branco, mantém a perspectiva de uma vitória da petista ainda no primeiro 1°turno, segundo o Vox Populi. Se a eleição fosse hoje, o tucano José Serra teria 29% dos votos válidos e a candidata do PV, Marina Silva, 13%.

Para vencer no primeiro turno, a candidata do PT precisa obter 50% dos votos válidos mais um.
Quando é analisado o total de intenções de voto, Dilma continua com 49%, mesmo patamar registrado nos últimos cinco dias. O candidato do PSDB, José Serra, aparece na segunda colocação, mantendo 26% da preferência do eleitorado, mesmo índice registrado na medição de ontem.

Marina também continuou com 12% das intenções de voto na medição de hoje, mesmo patamar do dia anterior. Os outros candidatos, juntos, alcançaram 1% dos entrevistados pelo instituto. Ainda segundo o Vox Populi, 4% dos entrevistados pretendem votar em branco no próximo domingo e 8% se declaram indecisos.

Cenário regional

Termômetro da Política

* Compare o desempenho de Dilma e Serra no Twitter

No atual cenário, Dilma mantém dez pontos de vantagem em relação à soma de todos os adversários. O melhor cenário para a candidata petista é o Nordeste, onde ela tem 64% das preferências – contra 18% de Serra e 7% de Marina.

No Sudeste, onde Dilma chegou a ter 48% das intenções de voto há dez dias, o índice chega agora a 42%. Ela oscilou um ponto percentual positivo em relação a ontem, tirando um ponto da candidata do PV, Marina Silva, que oscilou de 16% para 15%.

O maior avanço de Dilma na comparação com a medição de ontem foi no Sul, onde ela passou de 46% para 49%, oscilando além da margem de erro. Nessa mesma região Serra passou de 36% para 32% e Marina se manteve com 6%.

O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 27.428/10.

    Marat

    O vetusto Datafolha está sendo colocado em seu devido lugar, pelos novos Vox e Sensus… O Datafolha está nessa situação porque perdeu o senso e logo logo ficará sem voz!!!
    Dilma neles!!!!!!!!!

    daniel

    O Datafolha está nessa situação porque perdeu o SENSUS e logo logo ficará sem voz!!!
    *corrigido*

Liz maria

Seria maravilhoso hoje no debate que se mostrasse esse assunto do telefonema do zé pilantra p/ o boquinha de lacre o gilberto mendes e mais o documento que saiu no blog da dilma, sobre assinatura do zezinho, sobre aprovação do aborto quando ele era ministro da saúde…seria a glória…

ruizaltino

a edição de hoje tá um primor, pérolas no erramos (sempre, a melhor parte deste panfleto), pérolas nos colunistas, pérolas na cobertura política e, expressionantemente, o furdúncio que varreu a Europa ontem não mereceu uma única linha na capa e ficou relegado a uma página par. é uma aula de jornalismo, às avessas. não fosse a revelação do telefonema do zé erra para o gilmar dantas, aquela papelada seria somente um crime ecológico.

Elias São Paulo SP

Vox Populi X Datafolha

A verdade ocultada pela parceria Globo/Datafolha irá desmascarar a mentira publicada dia após dia.

laura

O datafolha é ridiculo.

Dimas

A mim ninguém convence de maneira alguma:

Deputado Estadual: Durval Ângelo – 13139
Deputado Federal: Odair Cunha – 1307
Senador : Pimentel – 133
Senador : Zito – 650
Governador: Hélio Costa – 15
Presidente : Dilma – 13

Está lacrado o caixão.

    Arthur Schieck

    Felizes são os gaucho que podem votar 13 pra governador…
    Aqui no Rio só votaria em Cabral se fosse pra salvar as Laranjeiras do hóspede pseudoverde, mas como ele não tem a menor chance voto nulo mesmo.
    Cabral era tucano quando Marcelo Alencar (o pior governador que o Rio já teve) privatizou trem, metrô e barcas. Hoje é um ferrenho defensor das empresas concessionárias desses serviços, mesmo quando elas dão chicotadas (literalmente) na população.
    Não sei qual a espécie de politico que pertence Hélio Costa, mas Cabral é da espécie "tucanus fugidus".

    Arildo M Silva

    A mim também ( No Paraná):
    Deputado Estadual: Tadeu Venere – 13131
    Deputado Federal: Angelo Vanhoni – 1322
    Senador: Gleisi Hoffmann – 131
    Senador: Roberto Requião – 151
    Governdor: Osmar Dias – 12
    Presidente: Dilma Rousseff

Melchíades A. Prado

Blog Tijolaço: Tasso perde altitude e periga não se eleger
Eeeeeeeeeeeeeeeeé!!!
Quem leu o Tasso Bandeira, digo, o Passo Bandeira de Oswaldo França Jr. (o mesmo autor de Jorge Um Brasileiro)?
É o passo-bandeira!
A bruxa tassolta! (ops!)
Acabou o querosene!
Entrou em parafuso!
Perdeu uma asa!
Pane geral!

Paulo Rezende

Azenha, vc está sendo bonzinho demais dando chance ao Datafolha de estar agindo, quem sabe, de forma "correta", todos já sabem o que é e a quem serve esse "instituto" de pesquisas. A credibilidade desse dataserra é zero, ele só ajustou tudo pq os outros não o seguiram e ele voltou a fazer o jogo da "margem de erro". Não sabemos da situação no domingo, até lá tem os demais "golpes" já conhecidos do PIG, mas hoje é o que mostraram Vox, Sensus e até o Ibope ( o Ibope!, como diz o PHA).

Domngos

Nada mudou, DILMA vai ter, no mínimo, 60% dos votos. Confiram dia 03/10.

sergio

O Vox Populi vai ganhar é claro, pois, o datafolha sempre fraudou pesquisas, depois que o termo "margem de erro" foi incorporado ao jargão estatístico fraude mudou de nome.

ruypenalva

Continuo preocupado com:
1. Votação complicada – deputado federal, estadual, senador, governador, no final presidente – pode confundir o eleitor
2. Exigência de documento com foto e não o simples título de eleitor
3. Abstenção por não comparecimento e por falta de documento.
4. Voto nulo por erro do eleitor ao votar devido ao excesso de cargos em votação.

    charles

    "Exigência de documento com foto e não o simples título de eleitor"

    mas isso só FACILITA a votação… na base do "cara-crachá".

    usar APENAS o título de eleitor seria inviável… como comprovar se o eleitor é quem ele diz que é? aí só apresentando 2 documentos… e isso sim SERIA preocupante…

Guilherme Scalzilli

Censura?

Imaginemos. Dois candidatos chegam ao segundo turno com iguais chances de eleição. Na véspera da votação, depois que os programas eleitorais terminaram, um jornal importante publica matéria reconhecidamente falsa, baseada em testemunho sem comprovação, acusando um dos pleiteantes de algo muito, muito feio. As emissoras aproveitam e repercutem a “matéria”, colocando-a na conta do jornal.

Previsivelmente, o infeliz perde a eleição. Nas semanas seguintes, porém, consegue provar sua inocência e a má-fé dos veículos que o prejudicaram. Como remediar um dano desses? Que valor deveria ter a multa ou a indenização impostas ao jornal? Mesmo um radical encerramento de suas atividades remediaria quatro anos sob o comando de uma farsa política?

A única maneira legítima e razoável de prevenir esse absurdo é proibir judicialmente a publicação de determinados conteúdos que podem causar danos irreparáveis ao processo eleitoral. Pois a imprensa corporativa chama isso de “censura”. Ela quer interferir nos rumos do … http://guilhermescalzilli.blogspot.com/

    José Ruiz

    Olá Guilherme… de fato eu acho que isso que você apontou acima é censura, e não é bem vindo em uma democracia… não importa se a notícia vai afetar ou não uma candidatura… a notícia tem que ser dada, é dever do jornal e direito do cidadão o acesso à informação, inclusive para definir o seu voto.

    Tudo isso, entretanto, é completamente diferente da mentira, da distorção dos fatos, da omissão de detalhes fundamentais para o entendimento da notícia, enfim, da manipulação que vemos no PIG. Isso tem que ser condenado.

    Como separar as coisas? Bem, acho que a partir do dia 04 o Brasil deve se debruçar sobre essas questões e definir mecanismos democráticos e eficientes… Notícia, sim, sacanagem, não!

    AlunoJ

    Parabéns. Comentário ótimo. Estamos numa democracia. E a denúncia é necessária, pois sempre foi com a denúncia que se conseguiu chegar aos culpados.

Lincoln, BHte

É bom saber. O PIG Brazilian inclusive é internacional, dia desses foi um artigo de um professor da Federal de Santa Catarina num veículo argentino q ficou mais de semana 'em cartaz' q dizia q o Brasil estava se 'venezuelando', amordaçando a imprensa etc e temos tb o Correio da Manhã, jornal q mais vende em Portugal, q adora exibir 'matérias' depreciativas contra o atual governo e sobre Dilma. Costuma deixar a 'matéria' por mais tempo do q o normal e do q as demais e com o agravante de não postar nenhum comentário q faça reparos ou corrija a 'informação' do seu 'correspondente'sempre visivelmente 'bem intencionado'… Pq um pasquim português q vergonhosamente se apropriou do nome de um jornal brasileiro de respeito teria interesse na nossa eleição?! A cidade do RJ é cheia de lusos, é a 'segunda maior cidade portuguesa do mundo' e existe tb uma gratidão visível nos periódicos da Ibéria pelos lucros q as empresas portuguesas e espanholas auferiram nas privatizações tucanetas, nunca faltam loas, salamaques, espaço etc para o Fernando Henrique Cardoso!

    Fátima

    entre no site do Correio da Manhã e exponha esses fatos, pelo menos haverá alguma manifestação contra esse jornalzinho… de quinta categoria, eles não têm notícias nem meios de sobrevivência, por isso estão na estagnação que se encontram, e eu posso falar com tranquilidade… por conhecer a situação…

ValmontRS

Interessante a forma que eles encontraram de jogar o boato na primeira página:

Magrina diz que Dilma se desdisse.
Dilma desdiz o boato.

Conclusão suína: "O boato não é boato."

Minha conclusão: Essa folha do frias atenta diariamente contra democracia e a inteligência de todos os brasileiros.

antonia lima

Por que a imprensa não cai em cima do Richa (PSDB) como fez com o Lula?
O Lula nunca impediu resultado de pesquisa…
Interessante a Globo/Folha e outros meios pouparem o PSDB de Richa/Serra.

    Adolfo Neto

    Ontem a Globo falou sobre o Beto Richa no Jornal Nacional…

    Adolfo Neto

    O link está aqui: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/

    Melchíades A. Prado

    ´Pois é, Adolfo Neto! Mas o casal 45 não fez aquela cara de b… que faria se a notícia abordasse uma ação semelhante promovida pelo PT.
    Além de fan da TV Globo você assina a Veja também?

Guilherme Milani, SP

Mesmo que parte dos eleitores de Dilma não votem por causa da exigência de 2 documentos, fiquemos tranquilos. São precisos 6 milhões de votos a menos pra que a eleição vá pro 2.º turno. IMPOSSÍVEL que 6 milhões de eleitores façam tamanha burrada no domingo. Serra, tua hora chegou. Dia 4 estarei em êxtase!!!

ruypenalva

Existem erros gritantes nesse números do Data Falha, vejamos:
1. Marina não tem 14, tem no máximo, sendo bonzinho 13, mas provavelmente tem 12
2. Plínio não tem 1, nem mesmo chega a meio
3. A soma dos outros candidados não dá 1, mas é próxima a zero

Jairo_Beraldo

Mas a maior piada está aqui em GO. O DM, do cumpadi de Perigo AFIRMA categoricamente que o cumpadi vence no primeiro turno.
Cumpadi Perigo = 50, 2%
RESTO(isso mesmo, resto) = 49,8%
Eleito!

    Marcos

    É uma pena que o senado aqui vá novamente para os demo-tucanos. Vão quebrar a Saneago também.

    Jairo_Beraldo

    Vão quebrar? Mas ela está com pires na mão! Perigo quebrou tudo..até a Radio K, literalmente!

    José Ruiz

    Diga-se de passagem, e nem sei se foi sempre assim, mas a coisa está feia em Goiás… êta povinho prá votar na direita… A coisa tá tão complicada lá que a alternativa para o Perillo é o Iris Rezende, uma espécie de Sarney goiano…

    Jairo_Beraldo

    Iris está longe de ser um "Sarney". Tanto que Goiás é um estado produtor e promissor. E certamente, a direita vai entortar aqui. Perigo não se elege!

Edelcio Pescador

Caro Azenha, no dia 03 de outubro, pode deixar que o Datafalha, vai acertar sua curva na pesquisa de boca de urna, se não a desmoralização será total

    Paulo Preto

    Também acho isso…

    Robson Porto

    Acho que teremos o primeiro jogo do play-off hoje mesmo… Algo me diz que Dilma vai a 50 e Serra volta a 25 no tracking do Vox Populi.

    À conferir…

luiz pinheiro

Nestas eleições, O Datafolha vem operando no limite da irresponsabilidade – quer dizer, da margem de erro…

Marcio

Curiosa a posição do Data Folha. Como só faz " o serviço" para o Serra e não para o PSDB todo, teve duas de suas pesquisas para governador do Paraná liminarmente impedidas de serem divulgadas. Por quem? PELO PSDB. A Folha poderia fazer agora um extenso editorial sobre os riscos da democracia. Mas……………….

Tania R Guimaraes

E necessario que o povo, nao o governo acabe com a pouca vergonha que e o PIG brasileiro, que e uma copia carbono do PIG-USA. E so aprendermos que quem mantem estas viboras vivas somo nois. Ja desliguei a rede boba de telepigao. Os brasileiros de consciencia tem de criar midia que reflitam estas consciencias. Ha de haver uma forma de conseguir investimentos e incrementar bastante competicao, quebrar a monopolia.
Aqui nos USA e tudo monopolizado tambem. Muitos pensam que nao por haver varios networks, so que eles formam 5 conglomerados e se disfarcam de variados, mais nao e nada disto. A midia alternativa e a que tem menor evidencia. E um Wallmart da mdia competindo com uns 3 ou 4 quitandeiros.
Vamos la gente, criem mais midia alternativa e promova.

    ValmontRS

    Tem toda razão, Tânia.
    Precisamos de uma nova mídia, outros olhares, outras vozes.
    Infelizmente, os agentes do PIG estão tentando (e muitas vezes conseguindo) minar a iniciativa da tv pública no Brasil.
    Mas eles não conseguirão vencer isto que já é uma tendência nacional. O povo exige uma nova mídia.

Fernando

O Datafalha tem um vicio que o Ibope não tem: nasceu a partir do interesse da expansão do jornal enquanto o Ibope nasceu para ser instituto de pesquisas, ou seja: O Ibope no limite perde o negócio se perder a credibilidade pois faz todo tipo de pesquisa, já o Datafalha é mais um instrumento. Isso explica muita coisa…

Triste é saber que o PSDB auditou o Vox Populi autorizado pelo TRE mas ninguém fala em auditar o Data…

Deixe seu comentário

Leia também