André Singer: A presidente parece uma personagem de Kafka

Tempo de leitura: 2 min

 dilma-preocupada2

O Planalto de Kafka

ANDRÉ SINGER, na Folha de S. Paulo, sugerido por Caio N. Toledo

A divulgação de duas listas complementares — a de 28 políticos arrolados na delação premiada de Paulo Roberto Costa (19/12) e a de 13 ministros indicados por Dilma Rousseff (23/12) — deram um toque de absurdo ao Natal de 2014. É tal a proximidade entre uma e outra que a presidente chegou a consultar, sem sucesso, a Procuradoria Geral da República para evitar repetições. Parece anedota: “Em que lista você entrou?”. “Na da Dilma”. “Ufa!”.

Tem mais. Depois de entregar a política econômica à direita, tendo feito uma campanha classista, a nomeação de símbolos conservadores para outras pastas sem, por enquanto, qualquer compensação à esquerda, somou o insulto à ofensa. A presidente parece uma personagem de Kafka, condenada a cumprir papel que sabe não ter sentido. Senão, vejamos.

A duras penas, graças à manutenção do emprego e da renda, ela conseguiu recuperar e manter parte da alta popularidade que tinha até as manifestações de junho de 2013. Agora, por meio de Joaquim Levy, vai serrar o galho no qual está sentada em nome de uma austeridade feita para agradar o capital financeiro que sempre a odiou e ela combateu. Pior: a cada rodada, os novos “amigos” da presidente vão exigir mais austeridade para resolver os problemas que a própria austeridade vai criar.

De outro lado, com o megaescândalo da Petrobras, o intuitivo seria Dilma nomear um honrado ministério técnico de alto nível. Além de ser compatível com o seu próprio perfil, isso a blindaria contra qualquer possível denúncia. Porém, por mais paradoxal que pareça, à medida que as revelações prosseguem, a presidente fica refém da opção oposta.

Ocorre que Dilma precisa munir-se agora da maior base congressual possível, pois quando o navio começar a balançar, os mais fisiológicos irão rápido para a oposição, tornando o palácio alvo de isolamento e a chantagem. Mas para montar tal suporte, ela precisa recorrer exatamente àqueles que estão na mira da Operação Lava a Jato. Afinal, simplesmente não há outras forças com as quais possa se aliar.

Em outras palavras, para proteger-se do escândalo, precisa apoiar-se nos que estão nele enredados. É como tentar avançar caminhando sobre areia movediça com um peso enorme nas costas.

Para completar, tendo a Petrobras papel produtivo central — por vezes portadora de mais investimentos que a União –, os danos provocados na companhia podem ter também repercussão econômica. Para não falar do que significa paralisar as maiores empreiteiras do país. And last but not least: o solavanco russo da semana passada acena com a possibilidade de turbulência externa.

Apesar do cenário ruim, desejo a todos o melhor 2015 possível.

 Leia também:

Emanuel Cancella: Que tal iniciarmos um movimento contra a sonegação da Globo, que faz campanha contra a Petrobras?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

JC

FÓRUM 21

O recente editorial da Carta Maior – embora subscrito por ‘Saul Leblon’ (?) – e intitulado ‘2015, o ano que pode surpreender’, dá conta de um ainda incipiente mas necessário movimento especial e que a própria Carta Maior aventou dias atrás. Segundo refere o artigo, após a primeira reunião sucedida no Sindicato dos Engenheiros, São Paulo, o movimento denominado Fórum 21 deverá reunir as figuras mais expressivas da esquerda brasileira, intelectuais inclusive. Ele visaria conter os avanços indevidos daqueles que perderam as eleições presidenciais. Tentaria evitar assim a morte anunciada do que se esperava um governo progressista, voltado às reais e mais prementes necessidades do povo brasileiro. Excelente a idéia para que este não ceda os seus direitos, inclusive os adquiridos e conquistados a partir de uma eleição tão disputada e regida pelos melhores padrões democráticos e na qual esteve em jogo a própria soberania brasileira. Há que convencer e pressionar este governo a resistir, e não sucumbir como tem ocorrido secularmente no Brasil. É o caminho de se evitar uma irremediável vigésima quinta hora que vem sendo planejada desde concluída a apuração. Que a nossa Presidente entenda que, mesmo os que votaram nela por estarem contra Aécio, a exemplo de todos os demais que a escolheram, não lhe confiaram um cheque em branco, mas em sua palavra e em sua ação corajosa. Cordial abraço,

JC

Felipe Garcia

Petistas são todos iguais. Se você não concorda com o que eles pensam, com as ideias geniais (?) q

abolicionista

Para mim está mais para pato manco do que para Odradek… um pato manco numa fábula de La Fontaine, com uma moral no final.

Não se deve trair os mais pobres para agradar aos poderosos.

Maria Rita

Estamos todos pisando em ovos. Alguns por medo sabe-se lá do que vem por aí – conluios espúrios, mesmas conspirações incansáveis internas e externas; sabe-se lá de onde vem – da justiça paraguaia local ou da ‘justiça’ norte-americana que só protege os interesses dos seus acionistas em casos envolvendo especulação nas bolsas que só são interessantes se derrubarem mercados e governos latinos ou eslavos, ou árabes ou quem ingrato for àquela Grande pequena nação ‘democrática’ (de araque). Porque os bancos que levianamente acabaram com as economias de aposentados norte-americanos não foram punidos, pelo contrário, foram abençoados com recursos que o salvaram. Tudo pago pelo contribuinte de lá e de outros lugares. O problema é o mercado, não o Walter Mercado do ligue já!, mas aquele que fundou o golpe paraguaio com DNA golpista da CIA.Dilma tem que lidar com o real, nós é que vamos ter que lidar com os inimigos ou O inimigo.

Nelson Sales e Silva.

Não vamos fazer como a coruja que de tanto querer acabou por furar oss olhos dos filhotes.. A critica mordaz não a ajuda em nada.

Nelson Sales e Silva.

Quem não conta com os aliados , ao menos não pode confiar em muitos deles, tem que apostar na sorte. Não vejo nada demais nela escdolher pessoas competentes, emboras com outros pensamentos. Afinal não vão ficar cimentados no ministério e a presidente é ela.

Marcio Leandro

Blah, blah, blah, blah…

tulio muniz

A presidenta em seu labirinto ou no abismo que cavou com seus pés? Dilma, a se confirmar os prenúncios, pode em tudo imitar Obama, e ter um segundo mandato melancólico em seu ocaso.

Roberto de Souza

Acredito que a presidenta Dilma precisa com urgência ler sobre a história da rainha inglesa Elizabeth, filha de Henrique VIII, para aprender mais sobre lidar com inimigos de perto e de longe. Elizabeth, grande estadista britânica, assim como Dilma foi presa por questões religiosas e políticas, Dilma, bem mais por esta última.

Renata

Lula em 2002 teve que fazer a Carta ao Povo Brasileiro, Dilma em 2014, escolher Levy. São jogos de forças que às vezes empurram para situação não desejada. Com a avalanche sobre Dilma, risco de impeachment, problemas econômicos, Petrobrás e novo congresso, ficou difícil. Creio que Dilma está escolhendo o melhor, dentro do possível, e visando a governabilidade. Espero que isso não inviabilize levar adiante uma marca dos governos petistas: redução da desigualdade social.

Fabio Passos

Nenhuma palavra sobre o PiG nesta análise? Como pode ignorar a ação do PiG apoiando e insuflando aventuras golpistas antes mesmo de iniciar o segundo mandato da Presidenta Dilma?

A esquerda criticando a esquerda no PiG? Não faz sentido escrever para uma publicação da oposição. O PiG é o verdadeiro partido da direita.

Esmael Leite da Silva

Antes dos convites ao ministério, ha conversas e exposições de motivos e objetivos, uma vez acordados só resta o cumprimento, e isto se vê ao longo do mandato, todo o resto, é pré julgamento, haverá decepções? Claro que haverá. Erros também acontecerão, o mundo é assim, porem pelos acertos demonstrados até agora, temos de continuar acreditando nas razões e propostas da campanha vencedora.De uma certa forma acredito que um novo pacto social esta sendo proposto pela presidenta, e Lula Também fez isto, se for bem costurado terá sucesso,presumo.

Marcos Lima

A segunda premissa da Liderança de Mandela é: “Tenha seus amigos por perto. E seus rivais mais perto ainda”. Mandela costumava ligar para alguns de seus desafetos para desejar feliz aniversário a eles. Seu raciocínio? “Os rivais são menos perigosos dentro de seu círculo de influência do que soltos no mundo”. Dos amigos, ele exigia lealdade, mas não de forma obsessiva. A razão: “As pessoas são movidas por seus próprios interesses”…;http://profissaoatitude.blogspot.com.br/2011/08/controle-os-seus-inimigos-uma-licao-de.html

    Roxane

    Uau!

Marcos Lima

Assim age uma verdadeira estadista. Que sabe e tem consciência do atual momento em que vivemos onde o grau de manipulação midiática sobre a maioria desavisada ficou demonstrado no resultado das ultimas eleições. E o governo terá que formar maioria em um dos mais conservadores congressos já constituídos no Brasil…; http://www2.planalto.gov.br/presidencia/presidenta/foto-oficial/foto-oficial/@@download/image

    EDUARDO MICHELAZZO

    O ELISEU PADILHA citado por Fernando Rodrigues acaba de ser nomeado por Dilma ministro da ANAC, evidentemente pelos seus vastos conhecimentos em AVIAÇÃO CIVIL do Brasil .Foi ministro de FHC.
    Dilma também nomeou o fenômeno ALDO REBELO como ministro de CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, também pelos amplos conhecimentos das áreas.
    HELDER BARBALHO, será o ministro da PESCA nomeado por Dilma tem 6 ações penais contra ele em andamento.
    E nós petista idiotas e imbecis, lutamos tanto para eleger Dilma e ela monta um ministério NEOLIBERAL.

    Rodrigo

    Faltou lembrar que teremos um pastor da Universal no comando do ministério dos Espertes. Isso a menos de 2 anos para as Olimpíadas.

abolicionista

Também não vejo muita saída pra Dilma, a não ser que ela mude os rumos novamente e volte a governar para o povo e não para o capital financeiro, cumprindo sua promessa eleitoral. Contudo, pelo visto as promessas de campanha eram só uma isca para apanhar o voto popular e injetar energia na militância, Dilma parece ter compromissos mais sólidos com as empreiteiras que financiaram sua campanha do que com o povo que, afinal, apenas contribuiu com o seu voto, e esse, todo mundo sabe, vale muito pouco no mundo de hoje.

Sideshow Bob

Perdão, apertei o “enter” antes.

Então vamos, os riscos que a presidenta correu (e que ainda corre, e que seguirá correndo), o soluço conservador de uma sociedade que foi projetada a avanços que levaram 500 anos para chegar, e ainda assim, não nos fizeram capazes de superarmos nossos recalques e enclaves atávicos.

Uma sociedade que gosta de se imaginar “pacífica” e “hospitaleira” e mata e segrega pretos e pobres aos milhares todo ano.

Uma sociedade que diz rejeitar o racismo, mas o pratica em nome da rejeição de que o outro (preto) existe, tanto menos como raça, muito mais como gente.

André, com certeza, deve estar em um dia ruim.

Sideshow Bob

Kafkaniano é o artilculista tentado dissimular sua frustração. É André, desta vez não deu. Não emplacou ninguém na lista, e aí, claro, as uvas ficaram horrivelmente verdes.

Eu tenho incomum paciência para discutir política. Não me assombro ou sobressalto com coisas deste tipo, mas há exceções.

André Singer não é um “zérruela” qualquer, é um “zérruela” que arrosta sapiência dos dogmas do poder e das análises.

Conjuga o verdo do “eu estou bem próximo do que falo”. Talvez por isto não enxergue o que está embaixo do seu nariz.

Perece desprezar a conjunta na qual a presidenta foi eleita, os riscos que correu (e q

    EDUARDO MICHELAZZO

    É assim que se desmoraliza um André Singer, como se fosse um vigarista.
    Vigarista e velhaco é quem usa de artifícios pra desqualificar uma pessoa do porte de André Singer.
    Felizmente os cães ladram e a caravana passa.

    O ELISEU PADILHA citado por Fernando Rodrigues acaba de ser nomeado por Dilma ministro da ANAC, evidentemente pelos seus vastos conhecimentos em AVIAÇÃO CIVIL do Brasil .Foi ministro de FHC.
    Dilma também nomeou o fenômeno ALDO REBELO como ministro de CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, também pelos amplos conhecimentos das áreas.
    HELDER BARBALHO, será o ministro da PESCA nomeado por Dilma tem 6 ações penais contra ele em andamento.
    E nós petista idiotas e imbecis, lutamos tanto para eleger Dilma e ela monta um ministério NEOLIBERAL.

Euler

Embora Dilma mantenha uma grande dificuldade para se comunicar, acredito que ela não tenha tido escolhas para montar o seu ministério da crise. Como reconhece o autor do post, Dilma enfrentará dificuldades no congresso e fora dele, sobretudo em função da Operação Lava Jato e das revelações seletivas feitas pela mídia golpista. Se não tiver um bom apoio no congresso ela cai. Ela já não conta mesmo com a boa vontade da mídia, que é aquela que pauta a agenda do país. A mídia é que decide qual investigação é importante, quem são os condenados, além de blindar os eternos inimputáveis da república da Casa Grande brasileira.

Ora, diante dessa realidade, esperar o quê? Que Dilma monte um ministério técnico? Ou com peso igual entre esquerda e direita? Parece-me ingenuidade. Ela precisa governar, e para isso precisa ter maioria no congresso. Simples assim.

A maior preocupação da presidenta, além da estratégia de governo de crise montada, deveria ser em construir uma melhor comunicação com a população brasileira. Ela já deveria ter percebido que através da mídia golpista essa comunicação não acontecerá. Então ela deveria pensar em formar um gabinete para se comunicar diariamente com a população. E paralelamente, fortalecer uma mídia alternativa, injetar recursos para criar uma imprensa independente, formada por uma rede de blogs, rádios comunitárias, TVs, jornais e revistas, para furar o cerco imposto pela mídia golpista.

Enfim, que tal começar os cortes com a bolsa-mída, que sangra o país com mais de R$ 1 bilhão por ano, dinheiro este vai para meia dúzia de famílias ligadas ao golpismo? Feliz ano velho, rs.

    EDUARDO MICHELAZZO

    Então como não dá pra montar um ministério equilibrado, Dilma poderia atender o pedido do ator Ari Fontoura e pedir demissão ou chamar o FHC, o Collor, o Sarney para assumir a presidência.
    Pior que venho votando no Lula e na Dima e sou filiado ao PT até dia 31.12.
    Depois de 31.12, tchau PT, Dilma, Lula.

    Lagrange

    Ãh, ãh…então tá. Petista, né?

A Holanda

Kafkiano parece ser um termo mais adequado ao pessimismo do articulista.

Deixe seu comentário

Leia também