Altamiro Borges: Acorda Dilma! A fase do “namorico” com a grande mídia acabou

Tempo de leitura: 3 min

Testando o clima político, a mídia demotucana tem atiçado os seus leitores, telespectadores e ouvintes para sentir se há condições para a convocação de protestos de rua contra o governo Dilma. O mote dos filhotes de Murdoch seria o do combate à corrupção, o da “ética”. A experiência a copiar seria a da “revolução dos indignados” na Espanha.

Na prática, o objetivo seria o de reeditar as “Marchas com Deus”, que prepararam o clima para o golpe de 1964, ou o finado movimento Cansei, de meados de 2007, que reuniu a direita paulistana, os barões da mídia e alguns artistas globais no coro do “Fora Lula”. Até agora, o teste não rendeu os frutos desejados. Mas a mídia golpista insiste!

Visão conspirativa?

A idéia acima exposta pode até parecer conspirativa, amalucada. Mas é bom ficar esperto. Nos últimos dias, vários “calunistas” da imprensa têm conclamado a sociedade, em especial a manipulável “classe média”, a se rebelar contra os rumos do país. Parece algo articulado – “una solo voz”, como se diz na Venezuela sobre a ação golpista da mídia.

O primeiro a insuflar a revolta foi Juan Arias, correspondente do jornal espanhol El País, num artigo de 11 de julho. O repórter, que adora falar besteiras sobre o Brasil, criticou a passividade dos nativos, chegando a insinuar que impera no país a cultura de que “todos são ladrões”. Clamando pela realização de protestos de rua, ele provocou: “Será que os brasileiros não sabem reagir à hipocrisia e à falta de ética de muitos dos que os governam”.

O Globo e Folha

Logo na sequência, dia 17, O Globo publicou reportagem com o mesmo tom incendiário. O jornal quis saber por que o povo não sai às ruas contra a corrupção no governo Dilma. Curiosamente, o que prova as péssimas intenções da famiglia Marinho, o diário só não publicou as respostas do MST, que desmascaram as tramas das elites (leia aqui).

Já nesta semana, o jornal FSP (Folha Serra Presidente) entrou em campo para reforçar o coro dos “indignados”. No artigo “Por que não reagimos”, de terça-feira (19), o colunista Fernando de Barros e Silva, que nunca escondeu a sua aversão às forças de esquerda, relembrou a falsa retórica udenista do falecido Cansei:

“Por que os brasileiros não reagem à corrupção? Por que a indignação resulta apenas numa carta enviada à redação ou numa coluna de jornal. Por que ela não se transforma em revolta, não mobiliza as pessoas, não toma as ruas? Por que tudo, no Brasil, termina em Carnaval ou em resmungo?”.

Hoje, 21, foi a vez de Eliane Cantanhêde, a da “massa cheirosa do PSDB”. Após exigir que Dilma seja mais dura contra a corrupção, ela cobra uma reação da sociedade. “A corrupção virou uma epidemia… E os brasileiros que estudam, trabalham, pagam impostos e já pintaram a cara contra Collor, não estão nem aí? Há um silêncio ensurdecedor”.

Seletividade da mídia

Como se observa, o discurso é o mesmo. Ele conclama o povo a ir às ruas contra a corrupção… no governo Dilma. De quebra, ainda tenta cravar uma cunha entre a atual presidenta e o seu antecessor. A corrupção seria uma “herança maldita” de Lula. A intenção não é a de apurar as denúncias e punir os culpados, mas sim a de sangrar o atual governo.

Na sua seletividade, a mídia demotucana nunca convocou protestos contra o roubo da privataria tucana ou contra a reeleição milionária de FHC. Ela também nunca se indignou e exigiu que sejam desarquivadas as quase 100 CPIs contra as maracutaias do governo do PSDB de São Paulo. Para a mídia golpista, o discurso da ética é funcional. Só serve para os inimigos!

Acorda Dilma!

É bom a presidenta Dilma ficar esperta. O tempo está se esgotando. A fase do “namorico” com a mídia acabou. Das denúncias de corrupção, que já sangram o governo há quase dois meses, a imprensa partidarizada já passou para a fase da convocação de protestos de rua. Como principal partido da oposição, a mídia retomou a ofensiva. E o governo se mantém acuado, paralisado, sem personalidade.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

nei

Toda vez que se descobre corrupção nos Ministérios a mídia e o Congresso se desmoralizam, porque eles esquecem que os corruptos que lá estão são políticos do Congresso Nacional, deputados e senadores eleitos pelo povo. Será que eles não tem vergonha de se tratarem de V. Excias. A presidenta não tem que temer e continuar a faxina. Ou será que eles querem uma nova revolução?
Nei

Fabricio Alves

Estava escutando a radio bandeirantes e eles estavam convocando a população para fazer uma especie de panelaço… A Band é golpista tambem!!!

Paulo Roberto

Até que seria interessante um movimento destes, porém deveria ser feito em cada cidade e contra a corrupção que existe dentro de suas próprias prefeituras e câmaras de vereadores.

SILOÉ -RJ

Não é a DILMA que está de NAMORICO com a grande mídia, é exatamente O CONTRÁRIO.
Se observarmos bem, conseguimos ver agora, isto é: bem recentemente, um certo cortejo do PIG com a DILMA, eles não estão batendo mais tão pesado COMO ANTES.
Há um certo clima de morde e assopra que eu não estava entendendo "O PORQUÊ", agora sim.
Eles tiveram acesso ao relatório CFR ao qual o ex ministro Celso Amorim se refere, muito antes de nós e no desepero estão tentando mais uma de suas cartadas sujas, só que agora com um certo cuidado, pro tiro não sair pela culatra.
NÃO DEMORA MUITO, E ELES TERÃO QUE JOGAR A TOALHA E PEDIR ARRÊGO.

Fernando Branquinho

Dilma precisa de povo nas ruas, para apoiar uma ampla faxina no governo. Não terá apoio da "lógixa política" vigente, que está em todos os partidos, de aparelhar o estado para seus fins, por isso os movimentos sociais hoje atrelados por fisiologismo ao governo certamente não terão essa iniciativa.

Quem é a Globo, os tucanos, o DEM e a extrema-direita para puxar um movimento moralizante? Todos mamam nas tetas da grande vaca que é o governo brasileiro, alimentada pelos nossos impostos. Quem pode ir às ruas é o movimento não organizado, contra todo tipo de corrupção e contra a classe política parasitária, contra a Globo, em apoio à possibilidade rara de Dilma dar uma varrida séria na esfera federal. Esse mesmo movimento pode e deve cobrar em São Paulo transparência, assim como no Rio, deixando os corruptos pelo menos estressados com a visibilidade dos seus atos e pela divulgação independente de tudo.

Roberto

Entrevista para jornal O GLOBO, da familia dos MARINHO, para o chapa branca do MORENO … cade a consideração com voces (Azenha, PHA, Altamiro), que são da "rapaziada" do PT?

Bernardino

Parabens sr RIO REVOLTA,sua analise deste pais é perfeita.A lixeira portuguesa facilitou a entrada de todos esses anti republicanos nos secXVIII e XIX e ai esta o resultado""O SR ALTAMIRO esqueceu que no brasil a esquerda rouba com a mao esquerda,a direita com a mao direita e o centro com as duas!!
O QUE o LULA nao teve peito foi peitar essa Imprensa manipuladora,canalha e antipatriota e fazer como os KICHNERS fizeram na Argentina-Lei dos medios.
A D DILMA esta cercada de traíras,muitos colegas dela na epoca da luta armada e hoje todos capitalistas e oportunistas querendo tirar o atraso !!Ja reparam que todos esquerdistas do passado sao hoje linha auxiliar da DIREITONA(99%) SR BONIFA nem o Rio revolta nem eu temos complexo de vira latas,apenas exercitamos a REALIDADE cujas MAOS nao gosta de JOGAR CONFETE EM AVIAO.Lembre-se!!!

Evandro

Numa boa, mas esse primeiro ano de mandato do "novo-velho" governo parece período de pré-temporada no futebol quando não há campeonato e todo mundo fica procurando uma notícia, uma transferência bombástica de jogador, algo que acalente a alma dos que sofrem de abstinência de futebol.

Não está acontecendo absolutamente nada no Brasil. Tá todo mundo trabalhando, vendo novela e só. Ninguém está se importando com o que rola na política.

Acho que muita gente está sofrendo de abstinência eleitoral. Depois da emocionante e vibrante eleição de 2010, os militantes de direita e de esquerda, da grande imprensa e da blogosfera, estão querendo acender a pira olímpica eleitoral antes da hora, mas não adianta. O povão só vai dar atenção pra essas coisas no segundo semestre de 2012, quando o Kassabinho voltar a rebolar na TV.

Cidadãos, vão para suas casas, não há nada pra vocês nesse ano não-eleitoral. Não tem golpe nenhum, não tem movimento nenhum e é isso. A antiga classe-média tem medo até de levar o poodle pra passear, quanto mais de sair às ruas pra exigir o que um jornal pede aos seus leitores que não lotariam meio estádio da Portuguesa.

O resumo da ópera é o seguinte: A Folha vai se dedicar a massacrar o Kassab para abrir espaço para um candidato do PSDB nas eleições municipais, o Estadão vai ficar elogiando a Dilma pra irritar a militância dela, a Veja continuará derrubando ministro safadeeeeeeenhos que não fazem falta e o Globo seguirá tentando não perder a assinatura da véia debaixo da cama.

Não haverá nada além disso.

    Eduardo Souto Jorge

    Muito boa essa Evandro. Agora , sabado 5:22, vou abrir os trabalhos do segundo tempo, tomando uma tequila.hahahah!!!! No fundo sao todos burgueses querendo dizer como o Povao deve pensar e agir. Mas parece que o Povao esta ,definitivamente, "invadindo as praias deles. Com muita farofa, cerveja e vitrolinha.

trombeta

Menos gente!
O "general" do PIG, rede globo, tá perdendo em audiência até pro Chaves do SBT, a capacidade de influência da mídia amiga vem caíndo dia-a-dia, a decadência, o distanciamento do povo, o endividamento são, hoje, marcas da grande imprensa brasileira.
Pra quem fala o PIG? pra eles mesmos: viuvinhas da ditadura, direitada em geral, classe média alienada e os sem-voto.
O contorcionismo do PIG em querer comparar a conjuntura política do oriente médio e da espanha com a realidade brasileira é mais uma obra do psicopata de extrema-direita Ali Kamel.
O Brasil está em pleno emprego, o povo tá viajando, comprando imóvel, adquirindo carro… vivendo uma fase de prosperidade econômica nunca antes vista pelo menos para minha geração.
Ao PIG resta o golpismo, sua maior característica.

Sebastião Medeiros

Bastou o LULA ser reeleito em 2006 e a direita troglodita já estava nas ruas com o movimento "CANSEI" explorando de maneira sórdida e mórbida o acidente com o Avião da TAM em congonhas em julho de 2007,tentando culpar o Presidente LULA pela tragédia,não foram muito longe,ainda bem!Agora querem reeditar o "CANSEI 2"com a desculpa do caso de corrupção nos Ministério dos Transportes,caso este que já está sendo apurado pelo atual governo.O que podemos fazer neste momento é ajudar a Presidenta Dilma nas apurações destes casos de corrupção e se houver uma tentação golpista por parte dos direitistas temos que colocar nas rua e avenidas do BRASIL OS MOVIMENTOS SOCIAIS,SINDICATOS,PARTIDOS E CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM PROGRESSO SOCIAL E ECONÔMICO DO BRASIL.
A direita usa as carinhas da Marina Silva e do GAGAbeira,ops Gabeira como garotos propagandas destas "manifestações",mas no fundo mesmo eles pensam e têm a cara do JAIR BOLSONARO.

denis dias ferreira

O PIG está convocando (via internet) a população para um buzinaço e um panelaço contra a corrupção no próximo dia 25 de julho. Ao mensagem é anônima e o seu conteúdo é eminentemente conservador e golpista. Até hoje não me conformo com a omissão e a covardia do Lula e do PT, e agora da Dilma, em relação ao poder ilegítimo que a grande brasileira confere a si mesma. Cadê a Lei dos Meios? Será que vão aceitar passivamente a articulação de um novo golpe?

aurica_sp

A midia só vê, ou melhor só explora os fatos quando ocorre com o PT, o PSBD, os DEMOS pintam e bordam e é como se nada acontecesse. Cabe a Dilma ser mais enérgica, não apenas com a corrupção. Deve ser também com certos setores dessa imprensa podre. Presidenta não fuja e nem desvie das serpentes mate-as com o proprio veneno…rsrs…..

José Mário Comini

É muito simples pessoal, se os golpistas querem as ruas vamos às ruas. Colocaremos os 90% de brasileiros que apoiam e dão a sustentação popular ao Governo Popular da Presidenta Dilma, e ainda levaremos a própria Presidenta às ruas. Agora, do lado dos golpistas queremos ver estes jornalistas paus mandados dos marinhos e outros mais nas ruas também. Nós, os 90% dos brasileiros considerados por eles massa mal cheirosa do lado do Brasil e eles do lado do golpe. Esta é a minha sugestão, vamos para as ruas UNE, MST, CUT, SINDICATOS, DEMAIS CENTRAIS SINDICAIS e toda leva da sociedade civil que se enquadrar dentro do sentimento do nosso governo.

Luiz Rogerio

Não se brinca com a mídia, nem com a direita, vide o golpe de 64, eles estão caidinhs mas não estão mortos… Se houver gente na rua apoiando isso, iremos logo depois às ruas para apoiar a Dilma…

fabrib60

Hoje mesmo eu recebi um e-mail convocando uma paralisação geral em 1º de Agosto "seguindo o exemplo do povo árabe, que cansou do governo"…

Fiquemos MUITO atentos!

Julia

É… Eu assisti o programa do PSTU ontem e fiquei pasma!
Convocando a juventude a um tuitaço #indignados!

Que momento, hein!?

Izaltino F.C. Lima

O PIG não conseguiu cooptar os movimentos sociais, basta ver a entrevista que a representante do MST, deu ao O GLOBO e eles não publicaram. Os movimentos sociais como as centrais sindicais, a UNE, o MST e outros tem suas criticas ao governo, mas não vão entrar nesta onda dos grandes meio de comunicação e estes não vão conseguir cooptar os movimentos sociais e dificilmente terão êxitos em suas intenções. O governo no entanto deve agir rapidamente e dar uma resposta a altura para estes problemas e também enfrentar o mais rápido possível as questões relacionadas a comunicação no Brasil. LEY DE MEDIOS JÁ!

mello

É … O conluio demos/tucanos/ pps/psol/pstu/udenistas/ANJ/Opus Dei/TFP/Millenium/PIG/Hipócritas em geral/Direita legítima conta com aqueles que acreditaram no jânio ( o homem da vassoura) collor ( caçador de marajás) , denunciando o "mar de lama " ( as viúvas do corvo) e na "redentora ! ( o golpe de 64) Aposta suas fichas na enganação ao povo, querendo simular um movimento "similar" aos dos indignados espanhóis, gregos, chilenos, do oriente médio etc , cujas motivações são bem diferentes dessa tentativa de golpe brasileira….

Leonardo

Condenado à morte por corrupção na China

Ex-subdiretor-geral da China Mobile é condenado à morte por corrupção

Pequim, 22 jul (EFE).- O ex-subdiretor-geral da companhia estatal China Mobile Zhang Chunjiang foi condenado nesta sexta-feira à morte por corrupção, mas a pena pode ser comutada por cadeia perpétua se for comprovado bom comportamento durante dois anos, informou a agência oficial "Xinhua".

Um tribunal da província de Hebei ordenou ainda a privação de seus direitos políticos e o confisco de todos os ativos pessoais do ex-subdiretor da China Mobile, a maior companhia de telefonia celular do mundo por número de assinantes.

Segundo a sentença, Zhang, de 53 anos, aceitou suborno no valor de 7,46 milhões de iuanes (US$ 1,15 milhão) entre 1994 e 2009 em diversas acusações, incluindo a do chefe do Partido Comunista da China (PCCh) na companhia.

Zhang poderá ter a pena convertida em cadeia perpétua por ter confessado seus delitos e porque todo o dinheiro do suborno foi recuperado.

O ex-subdiretor foi demitido de seu cargo na China Mobile em janeiro e também expulso do Partido Comunista da China para poder ser julgado.

Outro diretor da China Mobile, Shi Wanzhong, de 51 anos, também foi condenado à morte em junho por ter aceitado US$ 5,06 milhões de suborno da multinacional alemã Siemens.

    H Aljubarrota

    Viva a democracia chinesa…

    aurica_sp

    Se um dia isso acontecesse aqui no Brasil, não teríamos mais senadores, deputados, vereadores kassabs…etc…Acho que faltaria até bala….

Pardalzinho

Já não falam do Murdock… o assunto simplesmente evaporou dos grande jornais e dos sites representantes da velha mídia, como o UOL. O assunto do momento é a "indignação" (apenas contra o Governo Federal, esqueçam o aditivo de 75% no custo da nova Marginal…) que deve virar golpe, de verdade. O único problema é que a economia vai bem, o desemprego continua baixo e os salários em alta progressiva. Ou seja, correm o risco de reeditar um Cansei 2… com os mesmos personagens, apenas 4 anos mais velhos.

Essa gente não é apenas inoportuna; é burra…

Leonardo

De acordo com esse Altamiro, o povo nao deve se indignar com a corrupção.

Para sustentar sua tese, ele vai lembrar do FHC que saiu do governo em 2003.

De lá para cá é escândalo todos os dias, mas o povo não deve ir às ruas porque no tempo do FHC não foi também.

Ou o Brasil dá um basta no PT e seus militantes ou o PT e seus militantes acabam com o Brasil.

OBS.: O curioso é ele querer insinuar uma comparação entre outros governos e o período mais corrupto da história brasileira sob o governo petista.

    H Aljubarrota

    mais um otavinho no pedaço… vamos ter que começar a espalhar mata-burros aqui no Blog.

    Fabio_Passos

    pfff… o período mais corrupto da história do brasil foi o desgoverno fhc.
    É devido a pessoas como você que o Brasil tolera a corrupção.

    Douglas O. Tôrres

    E o de São Paulo nem uma linha,viadutos caem,crateras de metrô superfaturadas,aumento da criminalidade,os pedágios,Alstom.Nem uma linha,é Leonardo se voe virar os pescoço para a direita para ver(se é que quer)as mazelas do ouro lado,acho que ele quebra,já calcificou de só olhar a esquerda.

    Paulo Cavalcanti

    Prezado Leonardo,

    Com toda ponderação do mundo, tentarei esclarecer de modo respeito suas argumentações, no sentido de ajudar clarear a linha de pensamento que você indicou:

    Se hoje estamos respirando democracia plena, saiba que o PT, com todos os seus êrros e defeitos, teve e tem, papel preponderante nesse processo. Portanto se tem alguém, como você disse: "quer acabar com o Brasil" – isso não é papel do PT. Sobre sua OBS, dizendo que estamos atravessando "o perídoo mais corrupto da história" – devo escarecê-lo, que nos 8 anos de gestão FHC e do "engavetador geral da República" Geraldo Brindeiro, a PF efetuou 57 prisões, e durante os 8 anos de gestão Lula, a PF, efetuou mais de 5 mil prisões, e prendeu de "A" a "Z", sem destinção. Você está desinformado.

    SILOÉ -RJ

    É uma questão de visibilidade tão somente.
    Antes, NÃO interessava ao PIG divulgava as MAZELAS e o GOVERNO tava nem aí pra corrupção. AMBOS metiam a mão .
    Agora não: Além do PIG com raiva por ter perdido a MAMATA, exagerar na divulgação criando até factóides nos quais voce acredita, O GOVERNO DO PT, faz questão de APURAR e PUNIR.
    O seu BRAZIL das elites corruptas bem que tentou dá um BASTA e não só no PT, mas o meu BRASIL do POVÃO disse NÃO e vai continuar dizendo NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
    Ainda mais agora que a "CLASSE DIFERENCIADA" do meu BRASIL está com a auto-estima lá encima .
    Acho bom voce comparecer com a sua TUBA e sua TURMA, atendendo aos apelos dos seus patrões, para não perder o emprego.

Paulo Cavalcanti

Peço licença aqui, ao Azenha e aos leitores, para fazer um "ácido" porém, pertinente comentário:

Conheço o Altamiro Borges, figura pela qual nutro respeito e admiração, porém, a cobrança que ele faz nesse texto, não coaduna com o seu alto conhecimento político, ou seja, é uma crítica muito rasa.

Ele como ninguém, sabe o que é navegar no fio da navalha de uma composição para governar. Kassab, coptou o PCdoB e dois vereadores do partido votaram à favor da ISENÇÃO FISCAL ao Corinthias, bem como à favor do aumento escabroso do Prefeito, saõ eles Jamil Murad e Netinho de Paula, cujo partido, oficializou em 25/04/2011, uma aliança com Kassab, em troca do cargo, em que o PCdoB, nomeou Gilmar Tadeu Alves como secretário especial de Articulação para a Copa de 2014. Como explicar isso? Será que é governabilidade????

fátima mattos

TE cuida Dilma!

Nelson Menezes

O ex presdente Lula foi esperto,se aliou logo com os blogsprog,mas a Presidente Dilma parece que não enchergou ainda o poder da blogosfera,ela precisa escolher um lado,os blogsprogs ou a imprensa das elites (PIG),parece que a nossa presidenta não percebeu que estão lhe armando uma cama de gato,o tombo vai ser feio.

    Dani Tristão

    O Lula está sem mandato, é diferente!!! Só deu entrevista para os blogueiros depois de a Dilma eleita. É claro que Dilma reconhece a blogosfera, não tenha dúvida disso!!! Que tombo é esse companheiro??? Eu hein!!! Assim como apoiamos Lula, também não vamos deixar Dilma tomar tombo nenhum!!!

    Fabricio Alves

    Eu acho que a Dilma não conhece a blogosfera.

Thomaz Magalhães®

Protesto na rua virou golpe!!!

Martinho

Acrescento informações de hoje sobre essa movimentação da mídia mediante artigos de opinião conforme segue:

O Estado de S. Paulo – 22/07/2011
Espaço Aberto – Página A2
EM TORNO DA INDIGNAÇÃO :: FERNANDO GABEIRA

“É um problema deixar de se indignar com uma corrupção que mata, como na saúde e nos transportes, e aniquila sonhos, como na educação. Mas também é um problema indignar-se e voltar para casa de mãos vazias.”

Folha de S. Paulo – 22/07/2011
Opinião
MARINA SILVA: NÃO À REPETIÇÃO

“A crise nos Transportes não é mais um caso de corrupção.
É emblemática, pode ser aquele momento que permite inflexão definitiva, que dá liga às iniciativas que clamam pela mudança. É só uma das manifestações da longa crise política que temos o dever de enfrentar. Na democracia, não há lugar para a passividade.”

Clarissa

Basicamente esses artigos traduzem a mentalidade da elite e sua classe média imigrante: alguém faça alguma coisa, desde que esse alguém não seja eu.

Heitor

Protestos nas ruas por quê?
Contra a Dilma???
Dilma está fazendo o que pode e todo mundo está vendo isso.
Agora querer culpar a mídia por esta situação onde as máfias se apossaram de pedaços do Estado beira o inacreditável.
Tendenciosos ou não, PIG ou não-PIG, blogs sujos (mesmo alguns com vocação para chapa-branca) ou limpos são hoje a única trincheira contra a institucionalização da corrupção a céu-aberto, pois o MP enfiou o rabo entre as pernas há muitos anos, com medinho da lei da mordaça.
Ninguém vai sair a rua nenhuma contra a Dilma, até porque ela está agindo como agiria qualquer cidadão de bem caso estivesse em seu lugar.
Ainda que mereça consideração por suas posições majoritariamente elogiáveis, o jornalista que assina a matéria delirou legal na teoria da conspiração, bem típica dos companheiros do PCdoB.

lauro oliveira

A clara pretensão da globo em convulsionar o povo seguindo a onda do oriente médio já foi expressa por vários de seus locutores certamente instruidos pela sua gerência. A última vez teve que a mídia teve sucesso em empreendimento semelhante resultou no golpe de 64. Estes aprendizes de feiticeiros não contam no momento com as forças armadas para tal aventura. Este movimento de cisânia se por desventura ganhar adeptos irá levar a dolroso confronto, onde a própria mídia tem muito a perder. Por favor um pouco de juizo.

Celina

PT (a noiva) e o PIG (Noivo)

O PT, principalmente de SP, parece uma noiva apaixonada. Depois da lua de mel, o noivo deu o pé no traseiro, foi se embora, fala mal da noiva, mas a noiva ainda continua acreditando que ele a ama e ainda nutre uma admiração pelo noivo !!

Edfg.

" (…) impera no país a cultura de que “todos são ladrões”"

Ora, mas a desculpa dos petistas para aquela picaretagem do suposto caixa 2 (do mensalão) não era de que "todo mundo faz"? Queriam que o povo pensasse o que?

Klaus

Tô achando que tem gente com ciúme do namorico da Dilma com o PiG. Gente que achava que ia dar casamento Dilma x Blogosfera e achou ruim vê-la no baile dançando de rostinho colado com a grande impresa. Bobos, o namoro era de interesses, de ambas as partes, não passa disto, eles estão só ficando.

    Julio Silveira

    Geralmente penso diferente de você Klaus mas nessa sou forçado a admitir, voce pode ter razão.

Bruno

Que lindo. Altamiro Borges bravo com as denúncias de corrupção. Bom é quando o "jeitinho" impera sem ser importunado por intrometidos como a imprensa, o MPF e a Presidente da República.

No mais, melindres e ressentimentos de quem tinha a douda certeza de que seria protagonista na relação governo-imprensa e viu seu sonho dourado cair por terra.

anna db

Council on Foreign Relations (CFR) divulgou um novo relatório sobre as relações EUA-Brasil que avança bastante para romper com o passado e recomenda que os EUA adotem uma nova posição política com Brasília. O ponto central do relatório é que o Brasil precisa ser visto em separado da política latino-americana e como uma das potências globais mais importantes da atualidade.
O PiG luta para que o Brasil retorne a condição de país sem futuro, conspirando contra o governo de Dilma.
Caberá ao povo brasileiro dizer um BASTA!

Marcos AC Lopes

A gente tem que se mobilizar contra essa mídia golpista. Sozinha, sem apoio da população, fica difícil a Dilma enfrentar essa corja. Se é para combater a corrupção, temos que começar justamente por São Paulo: a deslavada roubalheira do PSDB-DEM

Pedro Luiz Paredes

Não vou ser a favor da corrupção só porque a Dilma esta no poder ou porque a rede bobo quer isso.
Pra mim isso tudo já ta acertado e a Dilma vai ser preservada. Não acredito mais em papai noel.

Lucas

A corrupção "virou" uma epidemia? Em que mundo essa senhora vive? A corrupção é epidêmica em todo mundo em geral desde o início da humanidade.

    Zé Fake

    Virou uma epidemia no governo do Lula e da Dilma. Antes, como todas as pessoas de bem sabem, não havia. E nos probíssimos governos do PSDB em SP e Minas então, corrupção é algo que faz muito tempo não se vê.

fabio

Que falta faz um portal de noticias na net, uma tv e radio publica heim Dilma? Pois é né…o tempo tá mudando né, dizem que amanha chove e esfria um pouquinho, pois é , tempo doido, uma hora chove outra hora faz sol…eh laiá.

Fefeo

Não adianta a presidenta fazer uma faxina de milhões no Dnit, se a sua política monetária e cambial entrega bilhões para a bolsa banqueiro via a selic na estrastosfera !! Uma vergonha a selic a 12,5 % !! Os rentistas vão inaugurar uma estátua para a Dilma !!

Bia

Sinceramente? Leio diariamente vários blogs independentes, incluindo as discussões, mas não vi até hoje nenhum movimento real que convocasse apoio à Dilma nas ruas.

O movimento importante que virou notícia foi aqui em SP: o churrasco de gente diferenciada.

Dilma está tentando limpar um de seus ministérios, sendo ameaçada pelo PR com incentivo da mídia.
Não seria hora de irmos pra rua em apoio à Presidenta?

Os ficaremos no mesmo blá blá blá de sempre?
As vezes acho que o mais importante são os "dedinhos pra cima" de cada forum.

    Dani Tristão

    Não tenha dúvida se essa passeata contra o governo realmente sair, iremos as ruas a favor de Dilma!!!
    Apoiá-la é fundamental!!! E é aí que o PIG vê a nossa força!!!

Carlos

Quero apenas lembrar o óbvio: O Pig , e a oposição não tem nada concreto para propor ao país; Frente ao sucesso das políticas governamentais só lhes resta falar em corrupção na sua sanha para tentar quebrar a base de sustentação política do governo. O PIG está 24 horas por dia trabalhando para desestabilizar o governo federal. Não perde nenhuma oportunidade. Se não tiver nada de novo, requenta… Agora, quero ver conseguirem mobilizar a maioria, o povo trabalhador contra este governo. A própria classe média, que lê alguma coisa, está muito dividida (muitos, como eu estão satisfeitos) ; muitos são contrários, mas não são bobos para embarcar em aventuras golpistas. Mas devemos ficar atentos: a direitalha desesperada é capaz de qualquer coisa. Basta ver o que aconteceu na Venezuela.

Regina Braga

Acorda PT…Acorda Sampa…Acorda Brasil…Os demotucanos estão transvestidos de éticos e honestos e escondem o aparelhamento do Estado e o Governo Paralelo do PIG.

Fabio_Passos

De novo o udenismo mofado da mídia-corporativa?
A direita abusa do direito de ser um completo lixo. Insistem no fracasso.

Com a rede já sabemos qual é a pior gangue de corruptos do Brasil: rede globo / psdb / veja / dem / fsp / pps / estadão.
Esta podridão está tentando bancar gente honesta?

O governo não deve ficar intimidado.
Pelo contrário. Deve se dirigir diretamente a população ou utilizar canais alternativos.

A mídia-corporativa é a direita.

OzeiasLaurentino

É a hora de ir para a rua sim, pedir aprovação da lei dos médios, do fim da reeleição legislativa, de uma reforma universitária que tire os filhos dos magnatas das UNIVERSIDADES FEDERAIS, e coloque os filhos dos trabalhadores, os filhinhos de papai tem dinheiro pra ir a disney que pague o curso superior. Pedir a renuncia dos tucanos do governo de SP, o estado mais rico do país, com favela e quando chove aquela crise sempre.

    Fabricio Alves

    Chega de filhos de magnatas nas UNIVERSIDADES FEDERAIS!!

Eduardo Raio X

Se essa turma acha que alguém vai fazer isso por eles perde o precioso tempo! É mais fácil unirmos contra todo tipo de corrupção inclusive aquela que a própria Globo oculta em seus bastidores. O dono da bola no Brasil chamado Ricardo Teixeira! Quem vai sair é riquinhos almofadinhas, socialites fúteis, Patricinhas e Mauricinhos noiados depois de uma festa rave, políticos oportunistas e da banda podre direitista esquisoíde, PSDBucha de canhão, DEMentes, PPSubservientes, PVende-se, religioso$$$, burgUeSiA que jura amar o Brazil com Z, PInGuelas, milicos de pijama que restou do golpe de 64 e pau mandados! Agora se a nossa presidenta não for em cadeia nacional e conclamar a nação e o povo para uma reflexão dos acontecimentos ficará difícil. Porém estou com minha presidenta para o que der e vier! que se cuide PIG sua hora chegou o seu tempo terminou vai cair de joelhos primeiro e logo depois com a cara e corpo!

Roque Pinto

A idéia é formatar a noção de que todo político é igual e que a política brasileira é um lodaçal incorrigível. Depois, nivelar tudo por baixo. E finalmente, fixar na mídia um candidato tucano blindado e ungido pelo PIG. É um plano de médio prazo. A coisa da mobilização é só um balão de ensaio para avaliar o clima político no país e ajustar as ferramentas de manipulação. Resta, parafraseando Garrincha, "combinar" isso com a população brasileira.

    Zé Fake

    É o "cansei" redivivo, é o #forasarney ressuscitado…estão sempre dando um jeito de protestar contra a "corrupção"…menos no estado de SP né, governado pelos catões tucanos.

João PR

O Miro esqueceu de citar o Reinaldo de "Dois Córgo".

O blog do sujeito tem batido nesta tecla também.

Antonio

A Eliane Catanhedê bebeu?

    EUNAOSABIA

    Ela anda com Lula agora?

    Carlos Ribeiro

    A Catanhêde anda com FHC e deve tá fumando um baseado.

César Augusto Sandri

Acho também que devemos nos manifestar no portal da presidenta, dando apoio e cobrando uma postura dela nos meios de comunicação , ela tá fazendo um bom trabalho de limpeza , mas muito calada, levando paulada e não respondendo.
Devemos nos manifestar , demonstrando que se formos pra rua será pra apoiar o que ela tá fazendo, limpando a corrupção…

Bonifa

Concordo completamente e não sei como não pensei nisso antes. O Miro tem toda a razão. E a reação deve ser dar nome aos bois:

Acorda, Brasil! Estamos sendo vítimas da completa Descriminalização da Corrupção e não vai ser uma novela da Globo que vai repor no imaginário coletivo o sentimento de que corrupção é crime. A corrupção é filha do capitalismo transformado em pirataria e é irmã inseparável da violência. Seu primado poderá levar o país ao desastre completo, mais cedo do que se possa esperar. Quem contabiliza os custos da corrupção e da violência? Quem está registrando os crimes, o sofrimento humano e a quantidade de valores materiais perdidos no país? Que sociologia e que ciência sócio-econômica está estudando tudo isso?
O fato é que se operou com grande sucesso na classe média brasileira um fenômeno chamado de Descriminalização da Corrupção, que tem por base filosófica o princípio de que ninguém mais no mundo é honesto, a não ser os neobobos. Ninguém tem mais uma gota de vergonha de ser corrupto ou em outras palavras, ladrão. Transformou-se em orgulho o ser ladrão, desde que bem sucedido. Este fenômeno generalizou-se e contaminou a base da pirâmide, chegou às classes mais baixas, gerando uma escalada gigantesca de violência. Infiltrou-se nos poderes da República e fincou raízes que amparam e mantêm suas condições de existência. Criou-se no Brasil a Corruptocracia.
A Corruptocracia brasileira é baseada em um tripé: 1) A generalizada falta de credibilidade da Justiça, não apenas do Poder Judiciário mas de todas as instituições ligadas à justiça, como a OAB e até o Ministério Público. 2) A filosofia neoliberal do “levar vantagem em tudo” que consehuiu se tornar vitoriosa e dominante, instalando-se em todas as esferas da vida nacional 3) A dominação da opinião pública por uma casta intocável de empresas de comunicação que exercem uma verdadeira ditadura da informação.
A primeira, geratriz de todo o sentimento de impunidade aos corruptos é caso tão sério e tão profundo que exigiria reformas radicais e medidas extremas para ser efetivamente combatida. A segunda chegou a ser proposição oficial por mais de década, quando os próprios mandatários neoliberais chamavam publicamente de “neobobos” a quem confrontasse suas idéias com outros caminhos econômicos ou pretendesse preservar princípios de dignidade nos negócios e na vida pública. A terceira, base e sustentáculo das duas primeiras, omitiu e manipulou informações, subvertendo todo o arcabouço político. Assim, as três em conjunto destruíram (quase) completamente o senso de dignidade e de ética da classe média brasileira, a partir da Descriminalização da Corrupção. Mas tudo isso está sendo posto em xeque. É hora de mudar para muito melhor!

    Jr.

    Parabéns, Bonifa! Um dos melhores posts que já li.

    edson

    boa bonifa, exelente comentario …

    riorevolta

    Bom texto, mas a coisa é muito mais séria que isso pois o fenômeno não é recente. Tanto não é recente que se você copiar e colar o discurso udenista de 60 anos atrás, vai cair como luva, só trocar Getúlio ou Jango por Lula ou Dilma.

    O que o Brasil vive é um evidente conflito entre o ideal republicano e o ideário nobiliárquico-colonial.

    As nossas elites nunca perderam, nosso 'ancien regime' nunca foi derrotado, o Estado de Direito brasileiro jamais chegou em sua plenitude e o conflito que temos é entre a mentalidade burguesa, no sentido da revolução francesa, de legalidade e "Imperial da Lei", contra a mentalidade personalista, interesseira, nepotista, da pessoalidade da lei, e hereditária do Antigo Regime nobiliárquico.

    1. Nossa independência foi feita pela nobreza, que fugia do Império da Lei, republicano napoleônico.
    2. Muitos os órfãos do antigo regime, ao longo de todo século XIX vieram para o Brasil.
    3. Os imigrantes que vieram para o Brasil ao longo de todo século XVIII e XIX, vieram de países sem tradição republicana e até anti-republicanos. Alemães, italianos, japoneses, espanhóis e portugueses, todos, sem exceção já vieram de lá arraigados do ethos anti-republicano que era incrivelmente forte nos seus países (que acabou pouco depois, nos fascismos em TODOS estes países).
    4. Nossa república foi fundada por nobres e militares. Os militares diga-se de passagem, eram a base ideal material da nobreza, isto é, o nobre, por definição histórica era um militar que deveria defender o reino.
    5. Nossa educação nunca foi universal e gratuita, como em qualquer país onde o Estado de Direito é imperioso. Nossos principais colégios ficaram a cargo de sociedades cristãs e conservadoras (não é notável que um dos principais colégios brasileiro seja o "Pedro II"?).
    6. Nosso ethos é muito semelhante ao ethos de antigo regime ibérico. Propina era legalizada no Império, autorizada pelo imperador para que os fiscais recebessem pouco e pudessem cobrar o que bem desejassem dos fiscalizados. O jeitinho brasileiro é típico comportamento de antigo regime, o rei quer o resultado e a população "que de seu jeito" de obedecer, é uma resposta ao total deslocamento da lei à realidade.
    7. A hereditariedade do poder e a linearidade (física, biológica) dos próprios elementos que compõe as altas classes médias e o poder dominante é evidente. Não há um político se quer que não seja protegido de um anterior que por sua vez era protegido de outro, até chegarmos nos nobres de fato. Pare e observe em sua cidade a quantidade de referência à nobreza. No Rio de Janeiro é enorme a quantidade de ruas com nome de Barões, Duques, Marqueses, Imperadores, conselheiros de reis e nobres… Em Paris Luis XIV não é se quer nome de ruazinha, muito menos nos EUA achar uma rua com referência à nobres ingleses é bem difícil.
    8. A própria idéia de uma capital afastada da população é um sonho antigo da nobreza brasileira, inspirada no maior símbolo do antigo regime, o Palácio de Versalhes. Foi este espírito de intenções que fundou Brasília, encastelar a nobreza longe dos súditos.

    A corrupção é endêmica pois não temos Estado de Direito, mas algo muito especial: um Absolutismo Parlamentar. O Estado são Eles!

    O que você chama de corruptocracia nada mais é que sua reação republicana ao antigo regime.

    Se quiser ler mais sobre isso em meu blog, estás convidado: http://riorevolta.wordpress.com/2010/12/04/a-repu

    Bonifa

    Você quer provar o quê? Que o destino nos criou para que que sejamos etrnamente corruptos? Sua coleção de fatos históricos é ligeira, viciada e desfocada. Mas agora não cabe discutí-la.

    Helio Aguiar Filho

    Apoiado!
    E acrescento que a dertruicao do senso etico acaba sustentando o discurso
    anti-politico e anti-parlamentar, base ideologica da extrema direita.

César Augusto Sandri

Acho também que devemos nos manifestar no portal da presidenta, dando apoio e cobrando uma postura dela nos meios de comunicação , ela tá fazendo um bom trabalho de limpeza , mas muito calada, levando paulada e não respondendo.
Devemos também nos manivestar em outros meios da mídia em geral, abafar esse pretenso clamor do PIG…

Helio Aguiar Filho

Dilma e o PT nao farao nada para mobilizar o povo.
Nao acho que a presidenta seja traira, mas seu governo mostra claramente o que o PT
se tornou – um partido social-democrata estilo europeu, que como estes migrou para o centro,
apresentando-se como um bom gestor do capialismo. Inegavel progresso se comparado ao
governo FHC, com uma pitada de nacionalismo e programas sociais.
A figura simbolica de Lula, seu talento e sua inteligencia ofuscaram esta mudanca,explicitada
desde a carta de Junho de 2002. Lula nao mentiu, creio. Muitos achavam, entretanto,
que seria uma manobra tatica – ou nisto queriam acreditar (como eu).
Aparentemente, e bem mais do que isto.
O PT ja chegou aonde queria chegar.. Agora so avanca se alguem empurrar.

    Antonio

    Hélio, se a coisa é dessa forma, nós temos que empurrar e acertar o caminho de Dilma e o PT. Mas não acho. É que o Governo ficou numa sinuca de bico, com tantos partidos depravados governando junto (PMDB e PR), querendo cargos para a prática da corrupção e favorecimentos, que está difícil conciliar tanta pilantragem. Mas tenho certeza que Dilma vai desfazer esse nó e entrar no eixo. Além disso, a imprensa golpista e os demotucanos estão tentando atrapalhar a agenda da Presidenta, com os casos de corrupção. Mas eles não acalmam. Eles não tem projeto além da corrupção e estão fora do governo, o qual não alcançarão por muito tempo. Então, não têm muito o que fazer, além de atazanar.

    Helio Aguiar Filho

    Tomara que a Dilma desfaca os nos. Eu tenho lado e, a pricipio, e o mesmo lado em
    que ela sempre esteve.
    O problema e que Brasilia fica muito longe das ruas.
    Vamos torcer…e cobrar.

    Zé Fake

    Issu.

    Bruno

    Se ele gere bem o capitalismo, como você citou, bom. Se ela quer mesmo cortar na carne e extirpar cancros como o Waldemar da Costa Neto e seus cupinxas do governo, ótimo. Se ela quiser estender este momento bully e arrancar do governo outros corruptos, do PT, do PR, do PMDB ou do partido que for, ganha meu voto em 2014. Palavra de honra.

caldocarioca

Ainda não entendi o que o Bernardo faz no MinCom!

Zé Fake

Infelizmente a Dilma não está correspondendo a todas as expectativas de quem votou nela. É triste. A única coisa que consola é que com o vampiro seria muito pior, iria desfazer os 8 anos do Lula, seria a volta do atraso.

Agora com a volta do Lula à ativa vamos ver se ele dá uma chacoalhada nesse país. Lembram daquele ditado, "triste do povo que precisa de heróis" (ou algo assim) ? Pois é, é triste, mas de vez em quando a gente acaba precisando de alguém especial mesmo…

    César Augusto Sandri

    Dilma não está correspondendo? ELA TÁ fazendo o que o Lula não teve coragem, botar pra correr esses larápios, foi o que faltou no LULa , de resto ele foi bem…

    Bruno

    Mas ela dá entrevista pra Ana Maria Braga, que é uma representante da CIA, do Mossad, dos Illuminati e do PIG rumo à consolidação da nova ordem mundial e do capitalismo selvagem. Logo, ela não está correspondendo.

claudio

Alguém viu o programa político do PSTU de hoje, 21/7? Falando em nome dos indignados. Conclamando a juventude às ruas para expressar sua indignação contra tudo que aí esta.
Triste figura o lider do partido, desculpa, esqueci o nome, falando sobre o sigilos nas obras da Copa para estimular a roubalheira dos membros do governo. E aquela professora de Natal falando desses políticos corruptos e conclamando a juventude.
Pior que o programa do PPS. A coisa tá feia.

    Bruno

    O PSTU é dirigido pelo importante pensador Zé Maria. Mas não vi o horário político para saber se foi ele que falou.

    Quanto a o povo sair às ruas, nisso o Altamiro está certo (mesmo abordando o tema de forma totalmente alucinada): o povo tem preguiça de protestar. Se tudo estivesse um excremento (não vou me baixar ao nível de certos comentaristas deste blog e usar palavras de calão) como estava nos anos 80 com certeza abundariam os caras pintadas e as fiscais do Sarney, era só alguém (fosse a Globo ou o Altamiro) conclamar o povo que ele passaria o dia na rua fazendo panelaços e batendo na polícia.

    Helio Aguiar Filho

    Povo batendo na policia, Bruno?
    Povo preguicoso?
    Attamiro alucinado?
    E eu tava ate te achando simpatico…

Gerson Carneiro

Dilma, Dilma… eu só te digo uma coisa: eu num te digo é nada.

É o "jornalismo inovador".

A Eliane Cantanhede já está toda atiçada.

Logo no início do ano a Presidenta não foi lá apertar a mão do Otavinho!
Dilma saberá se defender. Certamente com os tais "tapas com luvas de pelíca".

À época eu falei… o escorpião, por pura conveniência, queria apenas pegar carona nas costas do sapo mas, antes de alcançar a metade do leito, por natureza, a ferroada viria.

    Fabricio Alves

    Aprovado por Gerson!

Antônio

Brilhante Miro. Será que o governo foi ou está sendo incapaz de realizar uma leitura lúcida do momento? A falta de seriedade com que o rapaz que conduz a Pasta das Comunicações chega a ser ofensivo ao povo brasileiro. Diante de uma pergunta feita por jornalistas sérios (os blogueiros "sujos"), Ele parte para a desqualificação dos profissionais ou fica com cara de paisagem. Perdão pessoal pelo desabafo, mas está ficando insustentável essa passividade toda do governo frente à GRANDE MÍDIA GOLPISTA.

Klaus

Que inveja do Rafael Correa, hein gente?

Geysa Guimarães

Altamiro tá coberto de razão, mas o toque de acordar não deveria ser dirigido apenas para a Presidenta. PROGRESSISTAS, ALERTA GERAL!
Especialmente blogueiros do primeiro time com penetração midiática – vc é um deles, Azenha.
Quando é que vão devolver a bola? Desviem o ataque, toquem fogo no ninho!
Há tanta coisa "bicuda" que ainda não foi esclarecida e sequer investigada!
Saiam da capital, venham dar umas incertas por aqui e vão ter material à beça! Tô às ordens!

robledo duarte

Pois é, acorda presidente, água e óleo nunca se misturam.

M. S. Romares

Acho bom ela ficar esperta não só com a mídia,mas também com alguns ministros que foram colocados lá.

    Bruno

    Colocados com a anuência dela, diga-se de passagem. Quem pariu Mateus que o embale. E ela está "embalando" bem o tema, por ora.

Herminio

Esses colunistas residem em outro pais? corrupção existe e não é de hoje e é em todos os governos, o que tem que ser feito? a imprensa fazer o seu papel e divulgar corrupção nos governos federal, de São Paulo, Maranhão etc sem tomar partido como: se for do pt vamos divulgar, se for do psdb/demos/pps, vamos abafar é isso que acontece e o povo percebe essas sujeiras e não cai na onda, e o judiciário jogar pesado contra corrupto e corrupitor, também os da imprensa.

    anna db

    O odio do PiG é o Brasil ter se tornado por obra de Lula e Dilma uma das potências globais mais importantes da atualidade.
    O PiG não se conforma e quer o Brasil de volta a condição de pais de terceiro mundo subdesenvolvido.
    O povo permitirá? Vamos sair as ruas pedindo a LEI DOS MÉDIOS, JÁ!

Calves

O correspondente do jornal El País (citado no artigo do Miro), Sr. Arias, foi objeto de debates no Blog do Eduardo Guimarães e recebeu uma resposta à altura do consagrado blogueiro. Percebo agora que, talvez, esse jornalista espanhol seja muito mais afinado com o PIG do que eu imaginava. Veja o debate no Blog da Cidadania: http://www.blogcidadania.com.br/2011/07/respuesta

O sóciólogo Emir Sader também deu um arremate geral nos equívocos mal intencionados do jornalista espanhol. Veja em: http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostra

Marcellus

Propõe-se uma contra-convocação. O povo nas ruas contra a mídia monopolista! Fora Marinhos, Frias, Civitas & Murdoques da vida! A nata da lama…

    RICARDO

    FAÇO CORO!

Herminio

Sobre esse correspondente, a presidenta deveria mandar o Itamarati cassar o visto de permanência desse safado e consequentemente espulsa-lo do poia, nós não precisamos de um cara assim que insufla contra as instituições que lhe são alheias, poderia até ser julgado por espionagem.

Calves

Mesmo que o PIG e a oposição não consigam "criar" uma massa de indignados nas ruas contra a corrupção, meu receio é que a faxina da Presidenta Dilma se estenda até o fim do mandato.

Repito, milhões de brasileiros, principalmente jovens, não indignados, mas exultantes e esperançosos sairiam às ruas para apoiar a Presidenta Dilma se ela lançasse um grande movimento pela Banda Larga, universal e moderna sob comando do Estado, via a reconstrução da Telebrás.

    SILOÉ -RJ

    Essa vai demorar mais um pouco, a que vai sair agora com a teles é emergencial, a outra precisa ser mais elaborada, daí…

Daniel Neto

Pergunta se algum desses veículos apregoou qqr tipo de passeata contra o MP de SP… O detalhe, como bem escrito, é a seletividade, como sempre foi…

Deixe seu comentário

Leia também