Alencar assume condenando o paulistismo

Tempo de leitura: 4 min

José Alencar assume comando da coordenação de Dilma em MG

5 de Outubro de 2010 – 18h56

do Vermelho

Vice-presidente diz que estratégia será reforçar a “mineiridade” de Dilma, seus laços com o Estado e questões ambientais

Ainda se recuperando da última cirurgia, o vice-presidente da República José Alencar assumiu nesta terça-feira (5) a coordenação da campanha em Minas Gerais da candidata à Presidência Dilma Rousseff, do PT.

O anúncio foi feito hoje em Belo Horizonte, em coletiva a imprensa. Segundo ele, a estratégia – como no primeiro turno – será reforçar a “mineiridade” de Dilma e seus laços com o Estado. Embora tenha nascido em Belo Horizonte, Dilma construiu carreira política no Rio Grande do Sul, onde morou a maior parte da vida.

Nesta etapa, porém, a coordenação quer reforçar também a ligação da ex-ministra com as questões ambientais. A motivação é clara: Minas Gerais foi um dos Estados onde Marina Silva, do PV, obteve melhor votação. Na capital, a votação da candidata do Partido Verde chegou a superar a de Dilma e também a do tucano José Serra.

Disposição para a batalha

Logo no primeiro dia da nova função, Alencar mostrou disposição juvenil para a campanha do segundo turno. O vice-presidente, com anuência do presidente Lula, reuniu-se com a maioria das lideranças de partidos da base aliada em Minas Gerais e cobrou empenho no segundo turno em favor da candidata petista. A reunião foi a portas fechadas no escritório político de Alencar, localizado no prédio da Coteminas, em Belo Horizonte, empresa do qual ele é dono.

Após a reunião, Alencar deu recados duros em relação ao que classificou de “hegemonia de São Paulo”, em relação ao domínio político, e até conclamou tucanos do Estado a confirmar, no segundo turno, o voto denominado “Dilmasia”, voto casado em Dilma e no governador eleito Antonio Anastasia (PSDB), que se confirmou no primeiro turno das eleições.

Alencar procurou justificar o desempenho de Dilma no primeiro turno relembrando que em 2002 e 2006, quando ele e Lula disputaram a eleição e a reeleição, os pleitos só se decidiram em segundo turno. “Só que naquela época, os números não eram tão exuberantes como os de hoje. O quadro é de vitória. Apenas não queremos, de forma alguma, calçar salto alto”.

Ele disse que a petista ganhou de Serra no primeiro turno. “Nós ganhamos a eleição no primeiro turno [em Minas Gerais], só que a regra do jogo exige que nós ganhemos novamente. Então nós estamos indo para a segunda vitória, para confirmar a primeira”, disse.

O vice-presidente delineou como será a estratégia no Estado. Segundo ele, a ênfase vai ser em relembrar os eleitores mineiros que Dilma nasceu no Estado, é mineira e que o Estado está há muitos anos sem assumir a Presidência da República.

“Minas é uma síntese do Brasil. Minas quando está presente significa participação de todo um país. Nós temos uma preocupação muito grande com a hegemonia de São Paulo. São Paulo é a matriz econômica do Brasil, então é muito importante que as forças políticas estejam presentes, mas contemplando o Brasil como um todo.”

Alencar disse que há muitos anos “estamos oferecendo apenas vice-presidentes”. Em seguida, ressaltou a participação de Dilma no desempenho do governo Lula como um fator preponderante. A todo o tempo ele frisou a importância de um presidente mineiro”.

“É preciso que nós estejamos atentos porque temos a responsabilidade de sermos mineiros, e o Brasil tem saudade de Minas.” De forma prática, Alencar revelou que o presidente estadual do PT em Minas Gerais, o deputado federal Reginaldo Lopes, vai coordenar os contatos com prefeitos, deputados e apoiadores no interior do Estado para que não falte material e eles saibam com quem falar.

Marina Silva e Aécio Neves

O vice-presidente José Alencar procurou elogiar tanto Marina Silva quanto o recém-eleito senador Aécio Neves. Ele afirmou que foi amigo de Marina Silva no Senado, tendo participado de projetos conjuntos. “Somos grandes admiradores dela e a respeitamos muito. Ela demonstrou muito valor nessa campanha. Ela deu uma demonstração de que é a grande mulher brasileira, da selva amazônica, que encanta o mundo. O mundo inteiro torce por Marina por causa das questões ambientais que ela defende”.

Alencar disse respeitar a decisão de Marina, de apoiar Serra ou Dilma, e procurou ressaltar que o presidente Lula deu, no entendimento dele, total autonomia a ela quando ocupou a pasta do Meio Ambiente.

Na sequência, Alencar disse que não tem nada contra o governador reeleito, Antonio Anastasia (PSDB) e desejou a ele que faça um “grande governo”, e disse que o ex-governador Aécio Neves “teve uma grande vitória e ele mereceu isso”.

“O governo de Minas foi vitorioso e constituído também com votos da Dilma por causa do ‘Dilmasia’. Isso é um fato”, disse Alencar convocando os eleitores tucanos a participar de “um momento histórico de responsabilidade cívica” e disse que não há razão para que todos os eleitores mineiros não estejam ao lado da candidata que devolve “a grande oportunidade a Minas de servir ao Brasil”.

“Me atrevo a dizer, é claro que isso é impossível, mas [esse movimento] deveria ter à frente o próprio governo vitorioso [de Minas Gerais]”, completou ele.

O encontrou, realizado um dia depois da visita de José Serra (PSDB) a Belo Horizonte, contou com mais de 70 lideranças entre deputados, representantes dos partidos da base aliada do governo em Minas Gerais, além do ex-ministro Hélio Costa (PMDB), Patrus Ananias (PT), candidatos a governador e vice-governador derrotados, e Fernando Pimentel (PT), que também não conseguiu se eleger senador no último domingo.

Fonte: Folha Online


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nizinha

Que bom saber que Alencar está de volta, com ânimo juvenil, empenhando em eleger a Dilma. Ele trabalhou com ela nos dois mandatos de Lula. É um político decente, competente e hábil. Além de defender uma pessoa contra as baixarias inventadas por uma direita tomada pelo pânico de perder seus privilégios, Alencar defende, também, um projeto de inclusão social e de proteção das riquezas nacionais.

Maria

Vamos ter que lembrar os evangélicos sobre os "vendilhões" e hipócritas do templo. A deus o que é de Deus, a César o que é de César. Apesar de Dilma se colocar pessoalmente contra o aborto, o fato é que essa questão não é um problema do Estado, que governa para todos sem discriminar este ou aquele credo ,assim como aqueles eleitores que prescindem de qualquer tipo de fé religiosa. Ser democrático não é um privilégio de ateu ou de religioso progressista, mas de pessoas de boa-fé (não querendo fazer trocadilhos) e que confiam em um sistema que abrange TODOS os cidadãos. E cidadania envolve direitos e deveres, os nossos e os dos outros que vivem nesse país. O Estado não obriga ninguém a fazer nada contra sua crença religiosa. Então, onde está o perigo?

rubem

Minas vai ser importante , mas sem duvida é um estado conservador politicamente, lá deve ficar 50% para cada, talvez até Dilma ganhe, pois a rejeição de Serra é muito grande, só mesmo o PIG pra tenta empurrar aquele "Vampiro nascisista".

Josnei Di Carlo

É só os mineiros continuarem falando em mineirês que Serra não entenderá o que se passa em Minas Gerais, sô.

Jairo_Beraldo

Dilma precisa de 3 milhões de votos e Serra de 18 milhões.
Nas estatisticas, cerca de 7 milhões de nordestinos não foram às urnas, provavelmente por falta de documentos com foto. Mutirão no nordeste, para que estes adquiram pelo menos uma carteira de trabalho, que se tira na hora!

João Paulo

Faltou um argumento aos do José Alencar: Toda vez que Minas Gerais e Rio Grande do Sul conjugam esforços, o Brasil ganha. Sempre que São Paulo ganhou, o Brasil perdeu. Vejam 1894, com a queda da política industrial dos dois primeiros governos militares. A cafeicultura paulista ganhou. É verdade que o Brasil teve um grande presidente, Rodrigues Alves, paulista. Em 1930, houve uma disputa entre o projeto paulista de colocar o café como único produto de exportação do Brasil e o projeto mineiro, gaúcho e paraibano de diversificação da economia. Vencemos, e o Brasil entrou no seu 2º grande momento, e em 1942 tornou-se uma potência siderúrgica. No governo Vargas, foi que se preparou o terreno para a construção de Brasília, com a expedição Roncador-Xingu, da qual os Vilas Boas, famosos sertanistas participaram. Depois veio Juscelino com seus investimentos em infraestrutura, que depois foram copiados pelos militares. Os grandes presidentes que o Brasil já teve, com grandes investimentos em infraestrutura foram: Vargas, Juscelino, Costa e Silva (um pouco), Médici (apesar das torturas e do clima ditatorial, mas justiça lhe seja feita), Geisel e Lula.

Castor Filho

Prezado Azenha
O povo paulista é isso.
Sofre com a greve do Judiciário; morre esperando o pagamento dos precatórios vencidos; paga caro por obras públicas que desabam e matam; se afoga em enchentes por incúria e incompetência dos governantes; é roubado no IPVA; é assaltado nos postos de pedágio mais escorchantes do País; é assassinado e roubado nas ruas e vielas das cidades; mas vota na corja tucana emburrecido por uma mídia boçal e mentirosa. Tudo isso por ter uma das piores avaliações da Educação do Brasil.
Conclusão: o paulista dá o rabo e pede desculpas por estar de costas.
Castor Filho

simonebh

Com o resultado do primeiro turno em Minas temos que admitir, nos igualamos aos paulistas: não soubemos escolher. Newton Cardoso, Eduardo Azeredo DE NOVO!!!! E em BH a Marina venceu, que lástima! Mas a Dilma ganhou no total do Estado, felizmente. Mas o que mineiro não gosta mesmo é da arrogância dos paulistas. Aqui gostamos mais de um diálogo "divagarzim, bem suave", né Carmen Silva?

Edmar

Ei! Esse papo de que o $erra é candidato dos ricos e a DILMA dos pobre comigo não cola! Qualquer um com renda superior a 20 SM não é pobre. O $erra é candiato dos desinformados ou mal intencionados. Quem conhece a história e a capacidade técnico-administrativa do $erra não vota nele. Quem conhece a história e a competência técnico-administrativa da DILMA só vota nela.

alexis

Por favor…!
Deixem Hélio Costa e Pimentel fora do 2o turno.
Que nem apareçam….

    Jairo_Beraldo

    Principalmente o helio globo costa. Mande ele para a caverna do fhc, passar uma temporada.

Mauro Toshiuki

A Marina vai para um lado e os eleitores dela vão para outros dois ou três que ela não tem como impedir, os eleitores dela votaram na esperança de uma terceira via, mas se ela se decide por uma das outras duas vias, então acabou a terceira via. O problema são os boatos e conseguir convencer os eleitores que votaram na terceira via, outro problema é colar na testa do Serra a verdade de que ele é o representante dos ricos e a Dilma é a representante dos pobres e tem também que explicar porque o programa dela é melhor que o programa do Serra.

Hiro

Fico contente com o retorno de Alencar e a sua disposição e carisma. Mas não concordo com bairrismos. Defender Anastasia-psdb e Aécio-psdb não tem nada de melhor em comparação com qq representante de SP do psdb. São direitistas como outros quaisquer.
Não concordo tb com a expressão "paulistismo". Lembro a todos que o PT foi fundado em SP, ABCD, Mauá, etc., além de periferias pauistanas. Por que ninguém festeja isto? Não seria por causa desse mesmo bairrismo? Lula chegou em S.Paulo aos 5-6 anos. Com orgulho podemos dizer que ele tb é paulista. Por que dizem que FHC é paulista e Lula não? FHC migrou adulto para cá ao contrário de Lula. Será por que FHC pertenceu sempre à classe alta? O MST nasceu no PR, mas tem uma grande atuação no oeste paulista. A Universidade Popular Florestan Fernandes fica no Estado de SP. A idealização do Fórum Social Mundial foi em SP, apesar de realizado em P.Alegre.
Incrível, parece que tudo o que acontece de mal no Brasil é creditado injustamente aos paulistas. E tudo o que é bom no Brasil, é creditado a outros estados, exceto SP. Essa visão bairrista faz com que alguns acreditem que seus respectivos estados são paraísos de bondade e história límpida.
Sobre a "hegemonia" do SP no Brasil é outro engano. Os tó-canos destruíram o Estado de SP: profunda redução na participação no PIB nacional, uma das piores realidades educacionais do mundo, pobreza, miséria e violência 360 graus. Em todos os governos federais, principalmente tó-cano/demo, investimentos federais no SP são raros à vista do trabalhador comum. Justificam ser um estado rico, mesmo com todas essas favelas 360 graus. Isso faz com que a alienação grasse no Estado e os tó-canos sejam eleitos mais uma vez… E aí aparece gente para culpar as próprias vítimas-os trabalhadores paulistas.

    francisco.latorre

    concordo com você.

    mas deixa quieto..

    mineiro é assim.. tem jeito não.

    importa mesmo defender as conquistas.

    que estão sob ameaça das forças do passado.

    e podem virar pó.

    ..

    e depois..

    melhor negociar com as idiossincrasias regionais.. que são históricas e culturais..

    que com o fundamentalismo religioso.. ou com os 'moderninhos' inocentes inúteis.

    ..

CC.Brega.mim

de qualquer modo
não acho que o argumento bairrista seja grande coisa.
acho que é preciso atenção com o conservadorismo
e a religiosidade mineiras.

Maria das Graças

Necessário juntar o máximo de forças agregando e esclarecendo a visão principalmente dos mais jovens que se deixaramlevar por esta onda podre mediática.Organizemo-nos junto às comunidades urgentemente pois os ataques serão vigorosos e precisamos estar fortes e tranquilos A lutacontinua sempre !!!!

mario cezar

azenha, não é possível que a coordenação de dilma não saiba responder com bons argumentos que não faltam) a mentira e o sensacionalismo) vá pra coordenação desse troço

O_Brasileiro

PT e PSDB são majoritariamente comandados por paulistas, e o PMDB tem vice paulista!
O eixo MG-SP-RS continua dominando… só Collor distoou!

M Peres

A direita não vai se render fácil. Eles sabem quer perderão (é uma questão aritmética, só precisa,os de 4% e eles de 18%), mas o interesse é desestabilizar o país, enfraquecer Dilma politicamente, quesionar os avanços do governo Lula e pavimentar o terreno para a volta triunfante.
Atenção, não podemos entrar no jogo da baixaria. Temos que usar a militância para mostrar que as mentiras tem perna curta, olho no olho, cara a cara e não de forma apócrifa como na internet.

francisco.latorre

agora o zé se esborrachou.

mineiro só vota em mineiro.

e estão loucos pra serem donos da situação.. com dilma..

e da oposição.. com aécio.

zébaixaria.. pede pra sair.. antes que seja tarde demais.

já é tarde demais?.. então fedeu.

adeus zéperdedor. vai tarde.

..

tô achando que vai ser como 2006..

esse segundo turno só vai fortalecer a dilma.

anotem. e cobrem depois.

..

    felipe augusto

    não vamos esquecer também que o mineiro gosta muito do povo nordestino, principalmente o mineiro da região central sentido norte, e mineiro não é muito fã de paulista, existe a imagem de que paulistas não gostam de nordestinos, lula é nordestino, dilma é mineira, serra é paulista e representa a imagem daqueles que não gostam de nordestinos e querem rebaixar Minas e RS a subserviência!

Baixada Carioca

Uma histórica briga colocada às claras. Já não é de hoje que o domínio tem sido do leite. O café ficou relegado à um segundo plano, pelo menos foi assim que o PSDB tratou o recém eleito senador Aécio Neves.

Alencar vai para a batalha e diz que é hora do café assumir a posição de liderança nacional. Ainda que seja por um período não muito longo, precisamos fazer das Minas Gerais um Estado com a devida importância para a Federação. São Paulo já deu o que tinha que dar e alguém precisa dizer isso para o Brasil. E justamente alguém com a envergadura de José Alencar assume essa tarefa. Tranquiliza.

    carmen silvia

    Uma pequena correçãozinha,nós mineiros é que somos o leite e São Paulo o café.E deu pra sentir como mineiro faz política né?divagarzim,suave.

    felipe augusto

    Minas precisa de gente que tome para Minas e o Brasil o que Minas produz, e aí acabou, Minas se torna fácil a maior potência do país, potência que está adormecida por causa da subserviência da oligarquia que reina atualmente.

PARACATUENSE

Moro em Paracatu,, a 200 km de BRASILIA estamos vivendo dias de mentiras e boatos onde a internet virou campo para mentiras e artimanhas daqueles que estão com muita vontade de voltar ao poder a qualquer preço. Aqui exiiste uma rádio de propriedade da igreja católica que pede aos Paracatuenses para não votarem na DILMA; AFIRMANDO CATEGORICAMENTE QUE ELA É A FAVOR DO ABORTO SENDO ASSIM NÃO PODERÁ SER MERECEDORA DO VOTO DOS CATÓLICOS. É DIFICIL DE ACREDITAR QUE AINDA EXISTA ESTE POSICIONAMENTO AFIRMANDO QUE ELA A DILMA REPRESENTARIA O MAL E OUTRO DO NINHO TUCANO O BEM. É BEM PROVINCIANO MAS É VERDADE.

    PARACATUENSE II

    Sou Paracatuense(MG) também, e assim como o colega acima, fiquei perplexo ao chegar em Paracatu, para votar e encontrar estes boatos e difamações como se estivessemos vivendo no periodo em que as pessoas eram queimadas e apedrejadas em praça pública , terra de homens famosos a nossa" Paracatu do Principe",apelido dado à Cidade no periodo do Império, "Prisioneira das distãncias", como dizia o poeta ,Embaixador, grande Jurista Afonso Arinos de Melo Franco, Joaquim Barbosa, nosso querido Ministro do STF e grandes outros nomes renomados e algumas pessoas ainda usam deste artificio ,usado também no golpe de 64 quando conclamaram o povo para derrubar o governo de João Goulart, alegando que ele era perigoso, que comia criancinhas, assim como fizeram com o Lulla, até que ele provasse exatamente o contrário
    Lamentável a atitude destes perdedores, que mesmo sabendo da capacidade e da altivez da nossa candidata Dilma em não querer baixar o nivel da campanha ainda usam do mesmo artificio da direita reacionária.

    Nilva

    Olha, acho que vocês devem registrar queixa no TRE, tem que tentar alguma coisa, denuncia na TV Record, já está aqui no Azenha, veja com ele o que fazer. Tem que fazer alguma coisa. Não é possível continuar assim.

    O PT e os coligados têm parlamentares donos de rádios ou TV, se não me engano. Tem que tacar denúncia, entrevista, claro que não pode fazer campanha..rsrs, o TSE vai multar o Lula e fechar a rádio kkk mas tem que tentar

    Jairo_Beraldo

    manda isso pra eles…
    http://taiguaraonline.blogspot.com/2010/07/jose-s

Rodrigo Ferrari

Isso sim me emociona. Em vez de se preocupar com Marina, é preciso ação. Quando ela se decidir, daqui a um mês, seu apoio, seja para quem for, será inócuo. O Brasil é mais que Marina, e o PT está começando a entender isso.

    francisco.latorre

    isso isso.

    isso.

    ..

    esqueçam a marina.

    ..

    alexis

    Os votos ganhos nesta recente eleição não são da Marina, mas da rebeldia do eleitor frente a duas candidaturas forçadas, empurradas, tanto por Lula (inicialmente, vale lembrar) como pelo PIG. Se fosse “onda verde”, muitos candidatos do PV teriam sido eleitos e isso não aconteceu.
    Entrando o segundo turno, o jogo volta ao normal, é FHC vs. Lula, ALCA contra MERCOSUL, privatizar ou fortalecer o estado, economia de “mercado” neoliberal ou economia planejada, etc. Não tem espaço para Marinas nestas discussões de gente grande e com partidos políticos com fundamentos sólidos e abrangentes, mais do que disputar o governo de “Avatar” e apelando para o voto ingênuo e Peter-Pan.

Deixe seu comentário

Leia também