VIOMUNDO

Diário da Resistência


Advogada tem esperança de Esquivel visitar Lula nesta sexta: “Secretária da 12ª Vara Federal informou errado; juíza não analisou nosso 1º pedido”
Adolfo Pérez Esquivel visita Acampamento Lula Livre nesta quinta-feira (19) em Curitiba. Foto: Ricardo Stuckert
Política

Advogada tem esperança de Esquivel visitar Lula nesta sexta: “Secretária da 12ª Vara Federal informou errado; juíza não analisou nosso 1º pedido”


19/04/2018 - 23h55

Adolfo Pérez Esquivel nesta quinta-feira (19/04) em Curitiba. Foto: Ricardo Stuckert

por Conceição Lemes

Tânia Mandarino integra o Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia (CAAD) e dá apoio jurídico no Brasil ao Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel no Brasil.

Há pouco entrevistei-a pelo whatsapp:

— Tem chance ainda de Esquivel visitar o ex-presidente Lula?

— Ainda, há sim.

— Mas a juíza não indeferiu também a visita de Esquivel como amigo? Desde o final da manhã circula a notícia de que a juíza havia indeferido.

— Assim que chegou ao meu conhecimento essa informação, via CartaCapital e Agência Brasil, questionei a secretária da 12ª Vara da Justiça Federal. Após falar com a juíza que estava em audiência, a secretária retornou. Realmente a juíza ainda não havia apreciado o nosso primeiro pedido.

— O que aconteceu?

— A secretária da 12ª Vara Federal disse que se enganou, deu informação errada a alguns veículos de comunicação.

— Mas então o que juíza indeferiu hoje?

— A decisão que saiu hoje cedo foi referente aos embargos de declaração que nós interpusemos para sanar a omissão da juíza em relação ao pedido de visita de Esquivel como amigo pessoal do presidente Lula.

Na segunda-feira (16/04) , as advogadas Ivete Caribé da Rocha e Tania Mara Mandarino, protocolaram duas demandas de Esquivel à juíza federal Carolina Lebbos, da 12²ª vara da Justiça Federal de Curitiba (PR)

Na primeira, em caráter de urgência, Esquivel pediu à juíza autorização para visitar o amigo Lula nesta quinta-feira (19/04).

As advogadas esclareceram que Esquivel, depender de mudança de seu voo de retorno a Buenos Aires, poderia ficar em Curitiba até esta sexta, dia 20. Colocaram como alternativa o dia 20, na parte da manhã.

A segunda demanda era um comunicado de inspeção.

Aproveitando a visita a Lula, Esquivel informou que, na condição de Prêmio Nobel da Paz e presidente de Organismo de Tutela Internacional dos Direito Humanos, faria inspeção na sala em que o ex-presidente está encarcerado, assim como nas demais instalações, inclusive aquelas em se encontram custodiados outros presos.

As advogadas lembraram à juíza Carolina Lebbos que a inspeção está fundamentada nas Regras Mínimas das Nações Unidas para o tratamento de presos – Regras de Mandela, regramento editado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Ontem, quarta-feira (17/04), a juíza indeferiu o segundo pedido, que é o de inspeção.

— Como ela não se manifestou sobre a visita do Esquivel como amigo, nós interpusemos ontem mesmo embargos de declaração nessa ação, que a juíza indeferiu hoje — reforça Tânia Mandarino.

— Observe que nessa decisão ela justifica que se determinou o retorno aos autos, justamente para análise das questões pendentes — acrescenta.

— Acredita que a juíza vá despachar em tempo hábil para a visita amanhã cedo? 

— Apesar de o despacho poder ocorrer em tempo hábil, a possibilidade de que a prestação jurisdicional chegue com atraso é muito grande.

— Ou seja, não a tempo de a visita ocorrer. E, aí?

— Alguém já disse que justiça tardia não é justiça. De qualquer forma, o importante é que o pedido seja deferido. Caso, ele já tenha ido embora, nos cotizaremos para  trazê-lo, de novo, da Argentina para a visita. Esquivel certamente encontrará um lugar em sua apertada agenda. Lula vale a luta!

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

João Lourenço

20 de abril de 2018 às 14h06

Conceição vc sabe se a menina do BBB18 já chegou aí na portaria da PF para as selfies ?Vão tentar a entrada dela também?

Responder

João Lourenço

20 de abril de 2018 às 12h18

Conceição é preciso avisar o “promoter” do PT que a vencedora do BBB 18 tá dando sopa na praça e seria uma excelente jogada de marketing legal para fazer foto dela tentando visitar o “preso político “ não é mesmo?Você sabe dizer se estão dando os remedinhos certo para o Pérez?

Responder

José Flávio de Assis

20 de abril de 2018 às 10h02

Sequestraram a maior LUZ do mundo e a querem esconder do candeeiro da democracia, debaixo da maior tapeçaria da ignorância!

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

Últimas matérias
Preso, Paulo Preto vai para Curitiba e “escapa” de matada no peito de Gilmar; Aloysio tinha cartão de crédito ligada a conta milionária

Paulo Vieira de Souza é preso em nova fase da Lava Jato Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil São Paulo A 60ª fase da Lava Jato, deflagrada na manhã de hoje (19) pela Polícia Federal de Curitiba, prendeu Paulo Vieira de Souza, também conhecido como Paulo Preto, apontado como operador de esquemas […]

Ler matéria