A resposta de Gleisi à arrogância e má-fé dos editoriais do Globo e Estadão sobre Lula e o massacre da população de Gaza

Tempo de leitura: 3 min
Lula conversa com dois dos 32 repatriados pelo Brasil da Faixa de Gaza: a jovem Shadd Albanna e Hasan Rabee. Fotos: Reprodução de vídeo

Da Redação

Nessa quarta-feira, 15/11, os editoriais de O Globo e Estadão foram sobre as declarações do presidente Lula na chegada a Brasília dos 32 palestino-brasileiros que há 37 dias estavam retidos na Faixa de Gaza.

Lula, indignado com as mortes de crianças e mulheres palestinas, disse:

”Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o Estado de Israel está cometendo também vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças não estão em guerra, ao não levar em conta que as mulheres não estão em guerra”.

”Eles estão matando junto crianças. Já são mais 5 mil crianças. Tem mais de 1.500 crianças desaparecidas que certamente estão no meio dos escombros”.

Globo e Estadão, alinhados incondicionalmente com o Estado de Israel, não gostaram e se manifestaram em editoriais, como mostram abaixo as imagens dos títulos.

Tal qual a mídia corporativa brasileira em geral, ambos estão fazendo uma cobertura jornalística totalmente desequilibrada do conflito, inclusive passando o pano as atrocidades cometidas pelo governo de extrema direita de Benjamin Netanyahu.

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, respondeu-lhes no X (antigo twitter).

” Querem censurar o presidente Lula, determinar as palavras que ele pode ou não pode dizer sobre o massacre da população civil em Gaza”, afirma Gleisi (@gleisi) na sua postagem (na íntegra, ao final).

”Aferram-se a uma discussão bizantina, sobre o emprego da palavra terrorismo, para no fundo sancionar a retaliação bárbara e desproporcional do governo Netanyahu aos condenáveis ataques do Hamas a civis de Israel”, observa.

E dá-lhes uma sapatada à altura: ”’Primitivo’ é impor a lei do mais forte numa região ocupada por meio da violência. ‘Desequilíbrio’ é escolher entre seres humanos os que podem ser mortos e aqueles que podem matar. ‘Descabido’ é proibir Lula de receber um artista como Roger Waters por causa de suas posições políticas”.

Abaixo, a íntegra da mensagem

Gleisi Hoffmann @gleisi

É impressionante a arrogância dos editoriais do Globo e Estadão de hoje. Querem censurar o presidente Lula, determinar as palavras que ele pode ou não pode dizer sobre o massacre da população civil em Gaza.

A mesma censura que nos impõem sobre manifestações em solidariedade aos palestinos ao redor do mundo.

Precisamos recorrer à mídia estrangeira para saber das marchas de centenas de milhares na Europa e até nos EUA, porque os donos da nossa imprensa não admitem que há dois lados nessa guerra, não apenas o que eles apoiam.

Aferram-se a uma discussão bizantina, sobre o emprego da palavra terrorismo, para no fundo sancionar a retaliação bárbara e desproporcional do governo Netanyahu aos condenáveis ataques do Hamas a civis de Israel.

“Primitivo” é impor a lei do mais forte numa região ocupada por meio da violência. “Desequilíbrio” é escolher entre seres humanos os que podem ser mortos e aqueles que podem matar. “Descabido” é proibir Lula de receber um artista como Roger Waters por causa de suas posições políticas.

Lula elevou o Brasil a um protagonismo inédito na diplomacia internacional, até por expor corajosamente os limites do sistema unipolar em que vivemos. É isso que incomoda tanto os donos mesquinhos da nossa imprensa.

Leia também:

Histórico: A chegada dos 32 brasileiro-palestinos resgatados pelo Brasil da Faixa de Gaza; vídeo de toda a recepção de Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

.
“Zanatta, Dudu, Seif, Magno & cia foram aos EUA
dizendo que denunciariam políticos e outros
brasileiros que seriam simpatizantes do Hamas;
o infeliz do Gustavo Gayer até me citou na lista
pró-Hamas, mas olha com quem eles foram falar:
https://twitter.com/i/status/1724976729842708559
.

Zé Maria

.
.
“O Sionismo tem que ser
Combatido a Ferro e Fogo.
Como se faz com o Fascismo.
Ele pertence à Mesma Família.”…
“Uma Doutrina Colonial e Racista.”

Jornalista Breno Altman
https://youtu.be/dGoQFTXnvcI?t=2554
.
.

Zé Maria

“Por que o Banco Safra e a Construtora Cyrela
voltaram a patrocinar a Imprensa Brasileira?”,
questiona o Jornalista Breno Altman
https://youtu.be/dGoQFTXnvcI?t=1950

Zé Maria

O Dono da Cyrela é um Sionista Filiado ao Likud no braZil?
https://youtu.be/dGoQFTXnvcI?t=1725

Zé Maria

.

“O SIONISMO TEM PODER DE CENSURA?”

Jornalista Breno Altman Entrevista
Professor de Direito Internacional
Salem Nasser.

https://youtu.be/kRvWDNCmFwU

.

Zé Maria

.

Dinheiro Grosso Sionista patrocinando
Jornalões Falidos de Grupos de Imprensa.

Não lhes resta outra cousa senão adular
o Senhor dos Exércitos que mata Crianças.

.

+almeida

Penso que a grande mídia corporativa jamais deixará de lamber botas e sapatos de ditadores e qualquer regime de força e exceção. Parece que adora submeter-se, ajoelhar-se e ficar arriado aos pés daqueles que a ignora, que a deprecia e que até a censura na marra.
Deixa a entender que ainda hoje, está tão adaptada e tão à vontade com a vergonhosa e covarde submissão, o quanto esteve nos tempos em que desfilava de mãos dadas, com todos os regimes opressores.

Deixe seu comentário

Leia também