A decisão do Partido Verde e de Marina

Tempo de leitura: 3 min

Marina anuncia posição de independência no 2º turno

Posição contribui com o equilíbrio do processo eleitoral, segundo ela
17 de outubro de 2010 | 14h 27

Daiene Cardoso, da Agência Estado

Em sintonia com os dirigentes do PV, a ex-candidata Marina Silva anunciou hoje a sua posição de independência no segundo turno em convenção com militantes e não militantes do partido em São Paulo. A posição contribui com o equilíbrio do processo eleitoral, segundo ela.

“No meu entendimento, expressa o que deve ser a nossa posição no segundo turno”, disse.

Em rápida votação, os mais de 92 membros com direito a voto do partido votaram em sua maioria pela independência.

Em seu discurso, Marina criticou o velho pragmatismo que dominou a disputa política entre PT e PSDB. A senadora leu uma carta, que será encaminhada aos candidatos José Serra e Dilma Rousseff, em que chama os dois partidos de fiadores “do conservadorismo”. “A escolha se estende agora à atitude de vocês”, disse Marina.

Votação

A votação que definiu hoje a posição de independência do PV para o segundo turno teve apenas quatro votos, de um total de 92, a favor do apoio a um dos presidenciáveis, sem especificar qual. Em três horas de convenção, realizada hoje em São Paulo, nenhum partidário do PV defendeu abertamente a posição de apoio a um dos dois candidatos do PT ou PSDB. Os quatro votos favoráveis foram o do secretário municipal do Verde da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Jorge, da presidente estadual do PV no Espírito Santos, Sidnéia Fontana, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, Marcos Belizário, e um militante do partido que não identificado.

O candidato derrotado ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, votou pela independência. “É a sociedade que vai dar o tom e apontar o caminho”, disse Gabeira.

Com a decisão de hoje, os militantes que decidirem manifestar apoio à petista Dilma Rousseff ou ao tucano José Serra não poderão utilizar símbolos do PV ou falar em nome do partido. Dirigentes e diretórios nacionais e estaduais do PV estão proibidos de declarar seu voto nessas eleições ou se manifestar a favor ou contra algum candidato. Gabeira, no entanto, que já declarou seu apoio a José Serra, pode fazê-lo porque não é dirigente do partido, assim como outros membros que não ocupem posição de liderança – Gilberto Gil e Zequinha Sarney, por exemplo.

Entre os destaques do PV que participaram da convenção neste domingo, estava o deputado federal eleito pelo Maranhão e filho do presidente do Senado, Zequinha Sarney. Ele também defendeu a posição de não dar apoio oficial a nenhum presidenciável. “A melhor decisão é a independência.”

Durante os discursos, o vice-presidente nacional do PV, Alfredo Sirkys, deu um parecer sobre o acolhimento das propostas do PV pelo PSDB e pelo PT. Segundo ele, o PT foi o partido que sinalizou maior interesse nos pontos sugeridos pela plataforma de Marina Silva. “O pessoal da Dilma foi mais completo (na avaliação das propostas do PV)”, afirmou. Sirkys criticou a carta encaminhada pelos tucanos e assinada pelo presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, e disse que enquanto o texto assinado por Dilma foi mais programático, a carta do PSDB teve um tom mais político e deu “a impressão de ter sido feita às pressas”.

O vice-presidente do PV reforçou que o fato das candidaturas terem se comprometido com alguns dos 10 itens propostos pelo PV não significam que esses compromissos serão efetivamente cumpridos. “É um compromisso que eles estão assumindo perante os eleitores”, ressaltou.

Aborto

Em seu discurso na convenção, Fernando Gabeira criticou o debate em torno da questão da legalização do aborto e propôs que o PV prepare uma pauta de sugestões sobre o tema e as encaminhe aos partidos que seguem na disputa ao segundo turno das eleições presidenciais. “No nosso caso, não é uma questão de salvar nossas almas, é salvar as adolescentes e os mais pobres”, disse. Segundo ele, essa pauta de sugestões deve ser voltada para campanha de conscientização e melhora da assistência pré-natal.

Outro tema que teve destaque na convenção do PV foi a reforma política, defendida pelo ex-candidato ao Senado por São Paulo Ricardo Young. “Temos que nos debruçar agora sobre a reforma política”, sugeriu.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Laurita Salles

eu disse que marina faria isso, escolheria a 'neutralidade' , no caso, travestida de independencia. cComo sempre, oportunista,com frases sublinhando a sua 'superioridade moral".Sei. Já ví esse filme

    Edineuza

    Eu ta,bém Laurita. O PV devia tirar a máscara!!!!

paulo sergio

Que partido é esse , confuso sem capacidade alguma de avaliar a conjuntura politica , não percebe o óbvio .Estamos sim divididos entre dois projetos que marcam difeentemente o futuro do país apartir das mudancas que aconteceram nesses oito anos , nunca na história desse país um operário havia chegado ao poder e ao asumi-lo conseguiu um pacto importante entre as classes produtivas , do patrão ao empregado , de todos que querem um Brasil gigante , sem ufanismos , um país real sem , diferente do que querem esses neocons que voltaram à carga graças ao infantilismo de Gabeiras e Marinas , niilistas , quase idiotas .Cadê o Gilberto Gil , passou quase que todo o tempo dos dois mandatos , foi um cara importante na pasta da cultura , tinha muito pr'á falar do seu governo , das suas conquistas , cadê o Gil?… Aqui em Minas o PV tem em seus quadros um Tal Vitório Medioli , direita radical , António Roberto , um idiota que vive às custas deenganar pessoas com literatura de auto-ajuda … ah me poupe galera , pr'®a esses verdes verem se eu tío lá em Marte , já .
Paulo

    Edineuza

    Gil já mostrou a sua CARA e como alguem sério já mandou o seu recado. É DILMA !!!!

Vinícius

Se Deus quiser, a Marina vai conseguir formar um bloco de oposição não tão ligado ao PSDB – portanto, um tanto mais capaz de discutir idéias. Porque o PSDB está ocupado demais no papel de antagonista.

É essa a contribuição à democracia que Marina poderá fazer nos próximos anos.

Pena que o PV não seja o partido ideal para isso. Mas não fosse este, qual? "Só tem tu, vai tu mesmo". Ela tinha opção?

    Edineuza

    Bloco de oposição meu caro Vinícius? Que oposição, aquela do quanto pior melhor? O PV sempre foi e continuará sendo uma legenda de aluguel, as pessoas sérias desse partido estão a cada dia se distanciando, pois o mesmo serve apenas como apendice do PFL e PSDB, E quando chega ao poder é um desastre, vide a cidade de Natal/RN

Carlos Cruz

Em um primeiro momento me entusiasmei com a candidatura Marina, ano passado. Mas com o passar dos dias fui me desencantando. Havia alguma coisa de "falsidade" no ar. Assim optei por Dima. Agora vejo que agi corretamente. Maria é um factoide criado e agora descartado. Já foi usada, não presta mais. A posição de "independencia" resume-se a apenas uma coisa: traição a quem acreditava em seus projetos. Vendeu sua alma. Quem mais investiu na proteção da Amazonia, mata Atlantica, mar, rios, saneamento (que refere-se diretamente a conservação dos mananciais), reciclagem, etc? Quem lhe acolheu quando era uma desconhecida, deu-lhe projeção mundial? Seu silencio será barulhento. Até as rochas gritarão: traidora!

Baixada Carioca

Meus amigos. O que é o PV?

Isso será uma parte daquilo que um dia será um partido de direita junto com o DEMo e o PPS. Fragmentos de uma promessa de legenda se perde em um discurso udenista. O ex-gabeira andou replicando os factóides do PIG no Rio de Janeiro para tentar ajudar o tucano já que dava como certa sua derrota. O Sirkis já foi integrande do governo do DEMo do César "Vaia" e ficou o tempo todo a vomitar acusações tucanas contra o PT e contra Dilma. O mesmo discurso do Roberto Freire se comparado em teor.

Não há nada que os difere dos fascistas tucanos. Eu já esperava esta posição da Marina.

Marco Haurélio

Por justiça social,
Casa, cama, fé e pão,
Por trabalho e educação,
Por um mundo mais igual,
Por um país ideal,
Que inda não aconteceu,
Mas cuja luz se acendeu,
Me deixando pensativo:
Chico Mendes está vivo,
Porém Marina morreu!

Floriano Júnior

Então o PV, o "Partido Vendido", resolvel não "apoiar" ninguém? Marina tá querendo não se queimar mais ainda e acabar como a Heloisa Helena.

luiz

Depois de 28 anos de PT e 7 de governo Lula Marina descobriu que o melhor é ficar indiferente entre Dilma e Serra.
Que barbaridade. Ou será que ela acha que não participou das virtudes e dos defeitos do PT?
Quanto ao PV, esse não importa: é legenda de aluguel. Quem tinha algo para leiloar, já o fez.

Sidora

Encheram muito a "bola" da Marina e agora ela se sente a "Rainha da Cocada Preta". Sim, os quase vinte milhões de votos foram dados realmente a ela, por força das circunstâncias, por causa dos últimos acontecimentos, por causa da Erenice, principalmente pela campanha suja e difamatória contra a Dilma, desencadeada pela tucanalha e que a Marina acabou "pegando carona", e ninguém me diga que não pegou, essas coisas concorreram para que muitos votos migrassem para ela. Passado o primeiro turno ela tenta agora mostar o Partido, dividir esse mérito com o PV, já pensando em futuras campanhas. Ora, se os votos fossem para o PV, certamente o Partido Verde teria feito uma bancada significativa, tanto nas Câmaras Estaduais e Federais, como no Senado e também Governadores, o que não ocorreu. Portanto não dá pra assumir essa pose toda, de dona da situação, fazendo "beicinho" pra ser bajulada. Deus é Luz, Ele irá iluminar o povo, a vitória será do bem contra o mal

Celso – SP

Marina cumpriu corretamente a atribuição que lhe foi dada pela elite e PSDB que era tirar votos da Dilma e levar a eleição para o segundo turno, permitindo a Serra forças para ganhar a eleição.
Respeito muito o direito de escolha de cada eleitor, mas é hora de perguntar ao sr. Leonardo Boff se era isto mesmo que ele queria ao ajudar a inflar a candidatura verde.
Serra carrega com consigo o atraso da política nacional e será um grande retrocesso se ganhar
.

Yes we créu !!!

Sinceramente, Gabeira eh uma decepcao. Quem diria…. de combatente na diatadura a apoiador do conservadorismo demo-tucano. Ele revela pra mim, mais uma vez, que a classe media nao eh confiavel, vide a Soninha, que hoje eh do PSDB. Esse discurso ordinario de liberar a maconha eh coisa de classe media, embora eu mesmo seja a favor da liberacao. Mas nao confiem nesses canalhas, que usam bandeiras supostamente libertarias, mas sao lobos em pele de cordeiro. Usam determinados temas, ecologia, preservacao da Amazonia, liberacao da maconha, etc, apenas como instrumento para capitalizar politicamente. No fundo, eles sao conservadores. Pra mim, o que importa eh o peao de fabrica que reinvidica aumento de salario, seguro-desemprego, saude, etc. Isso eh reinvidicacao autentica de classe, o resto sao mauricinhos e patricinhas criados com Ovomaltine exigindo o direito de ir ao shopping center. Que se dane a classe media, o PV, Gabeira, o Greenpeace e outros que tais. Viva os trabalhadores, os sem-terra, os sem-teto, os sem-porra-nenhuma. Eles, sim, sao os autenticos representantes da massa que avancara as conquistas sociais neste pais. Mas, por favor, nao esperem da classe media nada alem daquilo que Belchior ja dizia: "de carrao chego mais rapido a revolucao". Que revolucao porra nehuma, meus caros…. Eu nao acredito mais em revolucao. Eu acredito em avanco de conquistas sociais, PAU-LA-TI-NA-MEN-TE. A revolucao do dia-a-dia.

Luiz Rogerio

Nem assim os verdes amadurecem… Também se amadurecer e ninguém for resgatar, apodrecem e caem.

Paulo Roberto

Na minha opinião os eleitores da Marina, por ter um perfil centro esquerda, vão naturalmente para Dilma. Era de se esperar a neutralidade da Marina. Muitos eleitores que inicialmente optarm por Dilma, com o escandalo da erenice migraram para Marina e dificilmente eles votarão em Serra por razões obvias ( candidato da ultra direita), na pior das hipoteses anularão seus votos.
Um dado importante são os professores e aposentados no estado de são paulo, que grande parte votaram na marina, mas no segundo turno votarão em Dilma.

    rafaela buonarrotti

    Por outro lado, há aqueles "direitas enrustidas" que, sabendo que Serra é o que é, ainda assim negam-se a votar no PT e por isso escolheram a ex-petista (risos) e agora verde Marina. Conheci alguns assim. Um advogado outro dia tentou me convencer que Marina saiu do PT porque queria um partido com mais ética. Pode?

    Márcia Aranha

    Rarara… Logo um advogado…

    Ronaldo D.

    Quando Marina entrou no PV, enviei vários comentários a este e outros blogs dizendo que ela não era burra como os PVendidos pensavam e perceberia que estava sendo usada. Não deu outra. Agora resta saber se ela assumirá o comando do PV e o trará de volta ao campo progressista ou seguira os passos do Penna, se tornando a nova líder desses renegados.

malu

Estou no Rio de Janeiro, comprei um jornal local, aparecem uns artistas que votaram na Marina no 1o turno, dando sua opinião sobre o segundo turno. São artistas sem muita expressão, mas fiquei decepcionada ao ler que o Luiz Melodia vai votar no Serra, porque conhece o programa dele. Achei tão despolitizado, não tem nada a ver com ele, com sua trajetória artística. A Luiza Brunet também é Serra, mas não sei nem que tipo de artista ela é, é mãe de modelo, ex-modelo, dá prá entender, vive em outra esfera A Letícia Sabatela vai de Dilma, porque acha que ela tem projetos para os mais carentes. Eu moro em Santos, estou de férias, vim para assistir o manifesto do intelectuais à favor da Dilma, ou como diriam minhas irmãs, vim ver o Chico Buarque, nem que seja só de binóculos.

    Edineuza

    Luiza Brunet é agropecuaristas, latifundiaria assim como a Regina tenho medo Duarte, o Luis Melodia é seguidor de Caetano o que esperar dessas pessoas? Há esse eu se pudesse também iria, mesmo que não conseguisse ver, só em saber que ele estava ali já valeria a pena estar lá.

Domngos

Nesta eleição temos dois projetos para o BRASIL, muito diferentes, ficar neutro é dizer tudo é a mesma coisa. Não é! O BRASIL de LULA/DILMA é bem melhor que o de FHC/Serra.

Prof. Ramos

Dos eleitores que conheço que votaram em Marina a procura de uma terceira via polítíca, repito, dos que conheço, a maioria estão com Dilma no 2º turno e já expressaram sua decepção com a traíra. Marina, enquanto ser político não pode ficar neutra entre o projeto de Serra e o de Dilma. O destino político dela vai ser pior do que o de HH. Pelo menos HH se elegeu vereadora por Maceió e Marina foi derrotada no seu próprio estado. Quanto aos votos de Marina, fruto de boataria, podem ser dados a Serra.

Urbano

Um partido que caiu no colo das facções demo e tucanato e agora falar em ser independente só pode ser piada de mau gosto, ao estilo dos ‘sem-graça’ da groubo.

    Edineuza

    Caiu? sempre esteve no ninho, não apenas no colo.

FatimaBahia

A minha aversão por Marina,após sua postura nessa eleição,chegou a tal ponto que em uma eleição entre ela e o Aécio,se não houvesse Dilma ou Ciro de opções,eu votaria no Aécio.
A Cristiana falou aí embaixo,"não seja morno que eu te vomito",pois é,eu vomitei essa traíra com cara de santa do pau-oco e na minha lista de elegíveis ela não entra nunca mais!

Rita

Os meus comentarios não estã sendo postados…

Vianey

Marina Silva além de traidora é irresponsável e cínica! Neutralidade, em disputa política, nunca existiu. Ao declarar '"neutralidade", ela e o PV dão reforço ao projeto de direita dos Demo-Tucanos. Afnal, foi por causa dela que Serra está no 2º turno. Que Marina seja banida da vida pública!

    Baixada Carioca

    Eu não esperava posição diferente. A ecotucana é um produto do PIG.

claudio bala

aqueles que defendiam o pos eleicao marina se transformaria em uma lideranca nova viram suas expectativvas irem agua abaixo, candidata do pv esta mais para um desfecho HH, papel de qualquer lideranca é justamente liderar, indicar caminhos, diante de um quadro de 2º turno, papel seria no minimo mostrar segundo PV qual menos pior para o pais ou mais proximos de suas propostas, ao assumir "independencia" ou seja nao diz em quem votar e pior posicao pessoal da MARINA SILVA, recorreu ao voto secreto para nao definir seu voto, quando pais todo esta para decidir sobre dois projetos de governo para pais, LIDERANCA VERDE SE OMITE, voto secreto é um direito do eleitor, lideranca politica nao tem este direito, fazendo esta ESCONDENDO SUA POSICAO, NAO EXISTE LIDERANCA SEM POSICIONAMENTO POLITICO, pratica comum dos oportunistas,,,,

João

Quem fica no muro leva pedradas dos dois lados.
Marina sepultou sua vida pública neste ato.
Poderia ter tido a grandeza de apoiar a Dilma, independente do PV.
Ficou no muro. Parece um passarinho do bico grande: quando as coisas apertam, suba no muro.

    Edineuza

    Ou de apoiar SERRA, como assim queria o seu partido.

Elias São Paulo SP

Gabeira e Caetano nasalam suas falas e de tal forma que às vezes não sei quem é um e quem é outro. Só uma coisa há de se crer, Gabeira cantando só pode ser igual a Caetano (…).

etnografando

A História se encarrega dos Omissos.
Quem viver, verá.

milton freitas

Marina assumiu as altas rodas ,mas veremos se vai ser aceita nos movimentos sociais .
Agora não tem mais utilidade para o PIG pelo menos por mais 4 anos .
Agora teremos o risco de juntarem os 2 lixos na próxima,Marina e H.H para serem usadas .

Almerindo

Depois DE TODAS AS BAIXARIAS promovidas pela direita, a Marina AINDA resolve ficar em cima do muro…

RIDÍCULO

André Machado

A neutralidade da Blablarina e do PV é a mesma do Estadão, da Folha e da Veja.

    Edineuza

    Concordo contigo André.

DUDU

Bem, o que esperar da traira marina?
Como essa mulher ficou tanto tempo no PT e no Ministério?
O que estava fazendo lá?
Após esta eleição, na qual mostrou que é completamente vazia de opinião, ela, simplesmente, sumirá na sua insignificância.

Fernando Franke

ATO DE COVARDIA TRAIRA.
VOCE TRAIU as pessoas que confiaram em VOCE, Trai seus Princípios e Raízes, Trai todos que te alçaram ao este Patamar. Você trai uma pessoa digna que mesmo sem ter o curso Superior, é o responsável por sua Projeção Nacional e até no exterior. PIOR trai uma nação, não 19mi de eleitores, VOCE TRAI UMA Nação que agoniza os Riscos de RECAIR na mão de LACAIOS, que você os conhece muito bem, VOCE não é ingenua, sabe bem o que já fizeram de mal ao Pauis e o que pretendem se Retornarem. Vão dar continuidade ao desmonte da Petrobras, depois será o pré-sal, depois podemos perder a Amazônia (vc não ta nem ai, começo a levar a sério as denúncias de biopirataria do sobre a empresa do seu Vice, e depois o que nos sobrará ? O que sobrará aos nossos filhos e NETOS? VOCE sim é um Factoide, projetada pela mídia Golpista e financiada pelos interesses escusos dos demo-tocalhordas, sabemos de seus gastos, sabemos da grana preta injetada em sua Campanha para sabotar o PT, principalmente do Agronegócio, achamos lindo o seu Jatinho (modesto). VOCE é uma MULHER sem Peito, sem Atitude, trai até mesmo seu sexo. SE esta nação vier a ter uma Bandeira Azul e Vermelha, tenha a dignidade de dizer aos seus descendentes que você foi uma das Responsáveis. Se o lacaio ganhar a Eleição talvez ainda se ouça falar no seu NOME, caso contrario, cairás em esquecimento. Esperávamos de você no MÍNIMO a dignidade, a Inteligencia do mestre PLINIO. Seja Feliz…..e que o Senhor tenha piedade dos honestos e dos covardes também……..Fernando Franke Barueri SP

Henrique Nunes

A farsa se revela: verde, imatura, crente que desabrochou, mas não passa de um pseudo-fruto.

Marcos Roma Santa

A hipocrisia é verde.

Marco Ferreira

Espero que o PV continue neutro também no próximo governo, sem aceitar cargos. É uma questão de coerência…Se bem que coerência na política…tá difícil…

@liapsicologa

A Marina nunca me enganou. ANTES do primeiro turno eu comecei a perceber um movimento estranho no twitter. Todo mundo estava tuitando "eu vou com marina" ou qualquer coisa assim. Abri um link com "não voto em Marina" e não tive sucesso. Agora, ela mostra a que veio.Como alguém já disse aqui, é uma pessoa com inteligência e visão limitadas, inclusive pelas incoerencias de sua religião fundamentalista, seu compromisso impossível com o ambientalismo e o capitalismo e certas alianças espúrias (Como é o caso de Gabeira). Se não puder ser aproveitada pelo PSDB vai ser relegada ao esquecimento (que eu sinceramente espero). Uma pessoa equivocada, que prefiriu se omitir no momento mais importante do país. Uma traíra um tanto boba,um tanto ególatra.

    Baixada Carioca

    Se ela voltar ao Pará pode ser que seja eleita vereadora por lá. Mas com o PV, é tudo o que lhe restará.

    Edineuza

    Como ao Pará? Ela é do Acre e teve a menor votação do país

Luiz Iclaro

Partidos como o PV e o PSOL provaram nessa eleição que são partidos oportunistas. São pessoas covardes e que não tem ideologia. No meio de tudo isso, o que fica claro é que esses partidos irão acabar (principalmente no Ceará).

    Baixada Carioca

    Cara, estava acompanhando o Plínio no TTC: o cara tucanou mesmo!

Vanda Viana

É que Marina conta com "derrota" (toc toc toc…madeira) de DILMA……e em 2014 vem como candidata, 1ª mulher com reais condições de governar o Brasil. Por isso a mais nova moradora do MURO.

    Valéria Cabral

    É o que também acho. Ela deve até estar apostando nisso. Está muito iludida a Marina!

Vicente

Qual o preço do jatinho que levou a Marina pra cima e pra baixo no primeiro turno? Ou ela apoiaria o Serra, ou no máximo ficaria neutra, optou por ficar neutra, mas a historia já está escrita, e ela faz parte das pessoas que ajudaram a derrotar um governo popular no Brasil.

CC.Brega.mim

era o esperado.
a única saída pseudo digna pra ela e o partido
aposta no futuro da "terceira via"
a direita vai ser por aí,
único discurso com cara de queremos o bem de todos é o verde
a direita se apossou porque sabe que seu discurso morreu.
papelão da marina, ser a vanguarda da nova direita!
é carma pra duzentas vidas…

carlos-fort-ce

que lindro, marina.hipocritamente, lavou as mãos.
uma postura notável que mostra quem voce é e nunca deixou de ser. uma ressentida.
então, tá.

Roger Bacon

Marina Silva é só a Heloísa Helena da vez. Foi turbinada pela mídia por ter traído o governo Lula e o PT. A tentativa era de tirar votos de Dilma, mas as pesquisas do segundo turno me fazem acreditar que tirou votos de Serra. Enterrou a carreira política. Infelizmente é uma grande perda, mas que já foi anunciada faz tempo.

Fábio

A Dona Marina com sua postura de "boa moça" está cuspindo no prato em que comeu.
Se fez conhecida através do PT, dizendo defender a herança do Chico Mendes mas, na realidade, interessada somente em se promover.
Saiu do Governo emburrada, como criança mimada.
Como se diz religiosa, deve lembrar que "os mornos serão vomitados". É o que espero que aconteça com ela.

Carlos Morais

Marina despontou para o anonimato.

Rita

Ela tem é memoria curta!
Ela gosta mesmo é falar palavras de duplo sentido e na verdade, não fala nada! Quiz posar de santinha e de santinha ela não tem é nada!! Ela é muito ESPERTINHA!!!
Marina, você foi uma grande decepção para o Brasil!!!

Maria

A Marina e o PV contribuíram para o que está aí: a direita voltando a rugir!
Será que a consciência não dói?
Lamentável!!!

ruypenalva

Não foi uma posição verde nem madura, foi de-vez.

Maria Jocineide

Alguém achou que Marina e PV iriam tomar partido por um dos candidatos???? Santa engenuaidade….num processo político que ainda nos encontramos….ÁNOS LUZ AINDA TEREMOS PELA FRENTE ANTES QUE ISSO ACONTEÇA.
O MÁXIMO QUE PODERIA ACONTECER E FICARMOSA TODOS EM PAZ E EM CIMA DO MURROOOOOOOOOOOOOO!

    Maria Jocineide

    Alguém tinha dúvida de que Marina e PV iriam tomar algum partido por um dos candidatos???? Santa engenuidade…. num processo pilítico que ainda estamos vivendo…. ANOS LUZ ATÉ QUE ISTO ACONTEÇA. Por enquanto FICAM EM CIMA DO MURO AINDA CHAMA-SE DE " INDEPENDÊNCIA" , e assim todos ficam em PAZ. Parabéns!!!! cada vez mais independentes.

antonio rodrigues

Fico triste pelos nossos rios e matas defendidos por um partido assim.
Lamentável.
E o PV no final é o grande responsável pela mudança do Código Florestal que esta sendo tramada pelos ruralistas e que trara grandes tragedias para a população.
Esteve em suas mãos a possibilidade de impedi-la nessas eleições.
Essa Marina Silva causou um grande mal politico ao pais e sobretudo a causa que diz defender.

José Tadeu

Caro Azenha;

Foi bom para Dilma este "posicionamento" de marina, pois a Dilma não precisará dos votos dela e desta forma não terá a obrigação de abrigar o pv e marina em seu governo.

sds

José Tadeu

Rita

A Marina, para o meu entender não ficou neutra coisa nenhuma, ela é bem esperta!
Alguem leu a parte quanto ela sitou o Serra e a enfase que ela deu para ele? Já, quando sitou a Dilma, não deu a mesma enfase! ( PARA UM BOM ENTENDEDOR, UM PINGO É LETRA…)
Fiquei foi muito decepcionada com ela, eu esperava uma atitude realmente neutra ou a favor da Dilma. Afinal ela está cuspindo no prato que comeu!
Estamos mesmo é rodeados da hipocrisia!
Partido verde…. neutralidade…. que vergonha!!!

Fernando

O PV conseguirá uma boquinha seja lá quem for o vencedor.

PV, o novo PMDB.

    Baixada Carioca

    Tá mais pra um PPS freiriano.

Alexandre Marques

Marina Morena Marina você se entregou
Marina você faça tudo mas faça o favor
Não fique em silêncio, menina, pelo amor de Deus
Marina não pague esse mico esquecendo dos seus
Já me aborreci, me zanguei, não dá pr’acreditar
Pois Serra vendeu o país junto com o efeagá
Eu já desculpei muita coisa
Mas deixar privatizar o pré-sal
Desculpe Marina Morena
Mas eu tô de mal!

Mister Allende

Mas esperavm o quê de madame? Ela está se achando, mas já perdeu o primiro embate junto com as lacraias do PV. E ainda pensa que é dona de votos às mãos cheias, ah coitada! De coitada mesmo, não de pena! Eis uma evangélica que não teme as profundas do inferno. Pelas minhas sondagens quem votou em Marina por medo da Dilma, vai pro Serra ou anula o voto, pra Dilma jamais. Então é catar eleitores em outras bandas, o que não está sendo fácil!

Ricardo Pereira

Depois de uma campanha sórdida de ataques e mentiras contra a Dilma e todas as mulheres do Brasil, criadas a partir da "central PSDB de São Paulo, esperava-se que Marina, ao menos, lembra-se da sua história de mulher, pobre, negra, que sofreu, mas venceu as agruras da exclusão. Essa posição de "neutralidade" pode ser cômoda para Marina, mas é risível. Aliás, o quais foram as propostas apresentadas pela Marina, além do blábláblá subjetivo da proteção ao "meio-ambiente"? Neutralidade em política não existe. E mais, essa "neutralidade" apenas legitima toda essa onda de boatos, inverdades e preconceito.

Chico

Caramba! os verdes deveriam ver o mapa de votação na área do agronegócio, principalmente o Gabeira que é Serra. Se eles criticam o atual governo de dar apoio ao agronegócio. Estes parecem ainda insatisfeitos. Aqueles, se o Serra ganhar, vão ter que fazer uma ginástica retórica para explicar o porque da devastação da Amazônia.

Davi Nasser

Marina apequenou-se. Não teve a grandeza de Brizola em 89 quando decidiu por um lado. Reduziu-se ao tamanho do partido ao qual é filiada. Terá o mesmo destino de Heloisa Helena. Lamentável.

luiz reis

Marina acaba de assinar sua saída da política como algo novo… ou ela acha que quando vier outra vez não vai ter o telhado de vidro? ela se saiu bem no 1º turno porque ninguém bateu, ninguém se preocupou com ela e foi inflada quando viram que o Serra não saía do seu teto hitórico, só isso. A incoerência do discurso progressista com o tom do conservadorismo religioso não colam por mais de 15 minutos. E essa decisão mostra exatamente o que ela e seu partido são: nada! eu, durante muito tempo, pensei que ela fosse o novo d política, algo diferenciado, que nada, é mais uma, com discursinho para agradar jovens decerebrados. O partido poderia até declarar independência, ela não. Porque ela sabe que do outro lado está a bancada do agronegócio e os maiores desmatadores e poluidores, como pode ela ficar neutra numa situação dessas? Ou seja, virou uma política comum, conservadora e covarde.

Janete

No orkut já paelidaram a Marina: Nossa Senhora do Seringal

Bernardt

Marininha, marininha, que decepção!!!
Será que ela se tocou que os 15 minutos de fama estão chegando ao fim?

Carlos.

Uma vez o Chico Buarque explicou que para fazer aquela música cheia de nomes de passarinhos, ele recorreu ao dicionário. Peguei o dicionário para procurar nomes de espécies de peixes e para meu espanto, "Traíra" não estava na letra "M". Eu suspeitava que a "Traíra" era uma espécie que era atraída por minhocas espetadas no anzol, como tantas outras de água doce, mas acabei descobrindo que "Traíra" é uma espécie que é atraída pela promessa de 15 minutos de fama e de muita badalação.

Enfim, aquela ex-candidata prestou-se a papel vergonhoso nesta eleição. Judas vendeu Jesus por 30 moedas, tem gente que vende a nação por vaidade. Como disse alguém, ela deve ter alguma "limitação intelectual" ou a ambição é tanta a ponto de confundir-lhe as idéias. Não se iluda, ex-candidata, os votos não foram seus. Os votos vieram da mídia, do James Cameron (que inventou as criaturas simpáticas da floresta tropical) e do fanatismo religioso. O Acre é tua verdadeira referência eleitoral.

Rios

Marina Poncio Pilatos…. Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito!!!

Cristiana Castro

Ô Marina, vc tá achando que tá enrolando quem? A parte mais legal é " fiadores do conservadorismo". Aham, tá… Cai na real, Marina, a gente tá aqui se matando com o seu "debate democrático, do tipo 3ª via, e vc aparece com esse papinho careta de neutralidade. Vou colaborar com vc. Vc é anti-Lula mas não quer ser Serra. Só que vc é anti-Lula, por vaidade e anti-Serra por convicções políticas. Logo, seu voto é figadal, não tem valor nenhum.

Vicente P Pereira

Voltando à questão da religiosidade: onde estar o amor ao próximo que Cristo ensina? Marina presta um desserviço ao povo brasileiro – ela é conivente com a volta a um passo de exploração de nossa gente. Que ela queime nas labaredas. Quanto a nós, vamos a luta para manter o orgulho de ser brasileiro, coisa que ela não em.

marcelo mesquita

Pela primeira vez vez, desde a eleição pra presidente em 89, uma candidatura derrotada (marina) não assume um lado no 2º turno. Em 89, Brizola e Covas, derrotados, apoiaram Lula contra Color. Em 2002 e 2006, Garotinho, Ciro e Heloisa apoiaram Lula contra os tucanos. Marina se coloca neutra na eleição, mesmo tendo de um lado o PT, que ela ajudou a fundar, e do outro lado o Psdb de FHC e o Dem, ex-PFL. Patético

LENICE GUSMAN

Na verdade o que a Marina defende é a vaidade sobre aquilo que ela não conseguiu. Provou que não tem ideologia e só quer se promover . Deslumbrada pela vaidade se deixou cooptar pela mídia e atacar a Dilma, fazendo um jogo escondido a favor de Serra. Foi a meta que ela encontrou pra se vingar de uma pendenga contra Dilma, quando estava no ministério.
Sua trajetória é o que podemos chamar de DECEPÇÃO pelos petistas que a admiravam, não por ter saído do partido, mas pelo rumo que tomou. Revelou-se acintosamente!

Fernando Souza Jr.

Analisando friamente a questão, sem paixão política, me parece claro que a Marina não tinha outra saída. Ela seria muito incoerente com o que ela vinha pregando nesta campanha. Ela fez uma aposta arriscada não ontem, mas quando que deixou o governo Lula há dois anos, para ser candidata a presidente. O que ela fez com essa posição de neutralidade foi tentar reforçar sua imagem junto ao próprio eleitorado, não se importando com os que os outros iriam dizer. E tem outra: ela sabe que declarar apoio agora é irrelevante, dada a cristalização de votos que se percebe junto ao eleitorado dos dois candidatos.
A missão da Marina é espinhosa, mas possível: tornar-se um figura de relevo politcamente, furando o Fla x Flu da política nacional entre PT e PSDB. Se a Dilma ganhar, ela tem maiores chances de tornar essa realidade possível, pois a oposição hoje, centralizada nas figuras do PSDB paulista, respira por aparelhos, e seu eixo vai mudar com uma vitória governista na eleição. Assim, Marina poderia emergir como uma opositora light e pontual do governo Dilma, uma oposição "serena" , para usar um adjetivo que ela gosta. Ela é esperta o suficiente para não cometer o mesmo erro que a Heloísa Helena, de querer crucificar o presidente Lula e seu legado para o país. Marina seria uma oposicionista "do bem", para usar um termo em voga. A oposição mais forte ficaria com Aecio e a mais raivosa com o Cesar "Nero" Maia.
O problema da Marina para desempenhar esse papel são dois: ela não tem mandato político de relevo a exercer nos próximos quatro anos, e pertence a um partido fraco. Com ela vai superar essas limitações, se é que vai conseguir, só o tempo dirá.
Meu palpite: acho que ela vai mudar o domicílio eleitoral para Brasília ou Rio de Janeiro, lugares em que teve expressiva votação.

abiliosol

Vemos agora o nível político e inelectual dessa ex-candidata. Ela definiu ontem seu fim político ao mesmo tempo que aumentou o risco para as classes sociais mais baixas. A partir de 1 de janeiro, talvez antes, não ouviremos mais falar de Marina. Ela se reduziu ao nada, cometeu suicídio político, mostrou não ter qualquer visão. Sua honestidade e sua defesa do meio ambiente virarão uma catilena enfadonha aos ouvidos dos empresários e a midia já teve dela o que queria. Ela serviu a elite. Perdeu uma chance importante para a defesa de seus princípios. Imaginem essa mulher como presidente, como dizia minha avó, meu neto isso poderia ser pior.

Ivanah

A Marina segue para o ostracismo,
quem se omite desagrada a 2 partes…
Se alguém, inclusive ela pensava
que a porcentagem de votos
transferem-se totalmente a um dos candidatos,
raciocina mal; isto porque dificilmente alguém
muda o voto no 2º turno,e mais a rejeição
que cada candidato tem, sobra uma
pequena porcentagem para um ou outro
candidato…
Se a Marina está "se achando o gás"
do refrigerante…raciocina mal, aliás:
"Quem raciocina mal, vive mal" (até em política).
Acho razoável a teoria do Chico Alencar,
de que com a Dilma os movimentos sociais
poderão ser fortalecidos. Com o Serra
sabemos que será a truculência.
Ele já está dando sinais, na campanha
dele quando fala de agronegócios e a
soja; latifúndios são dos latifundiários,
óbvio…
O Serra é o mais preparado para o
neoliberalismo selvagem; e o povo que se dane…
A Dilma será favorável aos movimentos sociais,
de gente séria e decente.

@marisps

Que moral a Marina tem para falar em fiadores “do conservadorismo”? Embarcou no papo furado do aborto, da moraleira vazia, é contra as pesquisas com células tronco. Realmente Marina você se pintou. De palhaço. Só que você não tem a menor graça. O que você chama de independência eu chamo de sacanagem, trairagem, covardia. Que o muro que você subiu despenque e te leve pro ostracismo que é o que você merece.

Claudio

Li no vermelho o blog da Soninha do RS: Marina = Pôncio Pilatos.
Concordo plenamente.

Laércio Nunes

A decisão pela neutralidade do PV só mostra a falta de substância da candidatura da Marina. Ela já fez o seu trabalho (sujo) de levar a eleição para o segundo turno. Agora se encaminha para o ostracismo político.

JOSE DAVID RHODEN

bem a elite verde a elite reprimida e sem espaço eu ja sabia pra onde ia mas você nossa deu prova de tucanato sem ser do partido murro talvez por isso quem te conhece no acre naum voto em voce so os deinformados mesmo
que naum sabiam que o verde e a favor do aborto que o verde iria vender a amzonia que estão a serviç do grande capital
fala sério perdeu a chance de mostrar que poderia representar o pais!

joao batista jr

Um atitude que simplesmente renega seu passado e mostra que está focada em próximos pleitos, não abrindo mão do generoso apoio do empresariado esverdeado de momento. Marina não se comportou como estadista, pois neste momento de decisão fez como os tucanos das primeiras horas, subiu no muro para só descer quando surgir o lado ganhador e juntar-se a ele com sua agenda verde-laranja moderninha.

Valdir Gomes

Depois do estrago feito, a traira fica em cima do muro, coisa bem bem tipica de tucuno, depois de ter pretado um servico ao PSDB, agora vem com postura idependente, de que lado voce esta traira ?

Marat

Antes assim que apoiar o medonho…

LAGUERRE

Voces esperavam outra atitude desse partidinho de merda chamado pv?? Esperavam alguma coisa de consistente em blablarina?? Para mim, deu a lógica: em cima do muro, sem se comprometer com nada. Após as eleições, acaba pv, acaba blablarina e acabam esses deputados patetas e interesseiros. O gabeira já foi e foi tarde.

Oliveira

A omissão é uma das facetas do covarde, ao se omitir esta senhora lava-se as mãos e joga o seu passado dentro do PT na lata do lixo, meus pesames.

Aline C Pavia

Será que entre Dilma e Serra, Chico Mendes ficaria em cima do muro?
Essa mocinha conseguiu pisar no seu passado político de 30 anos de PT, nas leis de Darwin, e nos cadáveres de Chico Mendes e Dorothy Stang, tudo ao mesmo tempo. É um feito notável para essa Heloísa Helena versão 2010.

Agora ela pode voltar a reduzir-se a nada, à presidente de um Instituto não-sei-do-quê. Por falta de tchau, adeus.

Azarias

Com esta posição de cima do muro, este pessoal "verde que te quero dolar", demonstra o tipo de liderança que são na vida. Como dirigir uma nação, como dar um "norte" a todo um povo, desta maneira? São ridiculos, "in natura" uns palhaços.

Gerson Carneiro

Tinha dito que a Marina clamou por um segundo turno, na verdade ela incitou. Agora finge não ter nada a ver com isso. Portanto, reafirmo: Marina Silva age de forma irresponsável e gananciosa.

Mas o dela está guardado, e não tardará a vir. Quando não servir mais aos interesses do PSDB, logo logo será descartada, assim como aconteceu com a Heloísa Helena. Anotem aí.

Ully

"FICARAM EM CIMA DO MURO" – Ela e eles do PV, não tem certeza de quem vai ganhar as eleições, nem tão pouco se importam. Mas, no seguinte após as eleições cobrarão o quinhão que cabe ao PV. Só que com DILMA, na presidência, acho muito difícil ela e eles usufruirem alguma pasta no governo. Plagiando os Tucanos e digo: “Não se larga um líder na estrada a troco de nada(Acreditando quem estão com dois pássaros na mão). Não cometam(PV) esse erro” – Eu sou povo, moro na periferia.

Julia

Por que ninguém está falando sobre a investigação sobre a viúvad a Chico Mendes??? Já está tudo resolvido? Ela não é o Chico Mendes…

Chico Doido

Ifelismente Marina Silva jogou sua história política e seus 30 anos de militancia a favor da vida em todas as suas formas na lata do lixo.Sua posição de "neutralidade", só contribui para uma das campanhas, e é justamente aquela que combate os ideaís dos ambientalistas.Senadora , a senhora prestou um desseviço a causa e a nação.

Marcos

Faltou dizer: e o PV nem cresceu tanto assim. Marina não tem a estatura que eles acham que ela tem. O eleitorado volátil que voou para o lado dela não tem nada a a ver com o verde, com o meio ambiente. Trata-se de pessoas, em sua maioria, revoltadas com a campanha barra pesada do demotucanato piguiano contra Dilma. Por falar nisso, e a apuração do caso do caixa 2 da campanha do Serra, quando é que vem?

Marcos

O mal maior foi feito. A candidatura Marina foi criada e inflada para levar Serra ao segundo turno e a estratégia deu certo. A dita neutralidade é a pá de cal, pequena, aliás. O mal maior já havia sido feito.

Antonio Soares

Pra mim esquerdista que fica em cima do muro ou da macha ré não merece crédito.

Angela

Declarações da Marina:mimimimi…detesto a marina

Gerson Carneiro

Marina age, e agiu, de forma irresponsável e gananciosa.

Primeiro clamou para que as eleições fossem levadas ao segundo turno, mesmo sabendo que não teria chance alguma de estar presente no segundo turno. Conseguiu.

Agora, em pleno segundo turno, finge não ter nada a ver com isso e oficialmente não se posiciona a favor de um ou outro candidato. Sonhando com uma "volta triunfal" em 2014.

Portanto, considero a Marina irresponsável e gananciosa.

Se engana, porque em 2014 ela será apenas uma Heloísa Helena em 2010.

IV Avatar

Ela acha que os 20 milhões de votos são dela e não de Lula
Até parece que Lula morreu e ela vai herdar os votos
Então tá…

Marcelo Teixeira

Ex-Gabeira é uma Farsa e essa "convenção" foi uma forma manjada de se manterem na mídia.
So para os que aqui miltam avaliar, às 7 manhã desse domingo muitos cruzamentos da Gávea, Leblon e arredores já se via placas impressas em plástico, expalhadas pelas ruas. Esse tipo de material demanda de alguma antecedência para formatar e o mesmo para imprimir e montar.

Arnoldi Caiado Filho

Era óbvio que esta seria a posilção do PV: neutralidade. Assim, ganhe as eleições quem ganhar, o fará sem o apoio verde, que, por sua vez, poderá sempre criticar sem estar comprometido. E, pensando um pouco mais a frente, daqui a quatro anos, seja Serra ou seja Dilma, quem ganhar esta eleição, tera que enfrentar de novo uma mais fortificada e experiente Marina Silva, já não com os apenas 3% das pesquisas, mas com os 20 % das urnas + todos os insatisfeitos com petistas e/ou tucanos.

Robstaine

O coitado do Chico Mendes deve está rolando no túmulo de vergonha, e a Blabarina perdeu uma grande chance de entrar para a história , mas já se esperava isso dela, ele é rancorosa e não pensou nos pobres desse país que estão tendo dignidade, ela acha que sustentabilidade enche barriga, desapareça blabarina para sempre, pois voçê não serve para nada.

Hudson

tudo que os tucanalhas queriam. a mulher entregou o brasil na mão dos tucanalhas, parabéns marina você conseguiu o que queria. não é nada e vai voltar a ser um nada. pergunta se o psdb vai olhar pra você novamente.

Evandro Alves Maciel

A neutralidade revela, talvez, uma espécie de "desejo de poder" não a partir dos valores que se defende, ou se defendeu, mas a partir do "vamos ver o que acontece e aí a gente vê o que faz". Não é preciso jogar essa responsabilidade para o povo. Ela já é nossa. Nem é preciso jogar essa responsabilidade sobre os dois candidatos. Eles a tem como obrigação, ou ao menos deveriam, se não a tem. Agora, criticar o PT por ter mudado seus rumos e se tornado "conservador" não está muito longe de anunciar "neutralidade" em um processo que EXIGE um posicionamento autêntico, real. Eu acho que a Marina e o PV (partido do qual simpatizo muito) estão a poucos passos do "paraíso" político que ela mesma, a Marina, denomina "conservadorismo e pragmatismo".

Evandro Alves Maciel

Marina Silva e o PV me decepcionaram muito com a decisão pela neutralidade. Evidentemente, eles têm o direito de assim se posicionarem, assim como qualquer outro cidadão. No entanto, uma pessoa como a Marina, que obteve uma votação fantástica, deve ter alguma responsabilidade política. Para isso, porém, é preciso definir quais são os reais valores que ela deseja para o Brasil e, a partir disso, decidir pelo programa que melhor expressa esse valores, ou o do PSDB ou o do PT. E trabalhar em conjunto, democraticamente. Ora, uma ex-petista, logicamente, mesmo considerando as transformações que o PT sofreu nos últimos anos – sobretudo quando se tornou governo – não pode ter abandonado completamente os ideais do partido e seus valores mais caros, assim como é difícil crer que o próprio partido dos trabalhadores também os tenha abandonado completamente.

Maria Dirce

Marina seu discurso no Terra não apoiam nenhum candidato jogaram o progresso do Brasil no vaso sanitário e deram a descarga!!!!O PV decidiu agora com cantorias como-Brasil contente Marina independente!!

    JOSE DAVID RHODEN

    pra quem queria ser presidente sinceramente perdeu um bom momento de mostrar se era falavor do brasil
    então como seria quando presidende ficaria em cima do muro tambem e dira façam o que quiserem
    jamais tera meu voto pra quem queria a faixa murro é coisa feia e anti democratica ou ficou com medo de mostrar quem éz de verdade e a quem o verde serve que interresses são esses?

Nilva

Ridícula ! Contribui para o equilíbrio do processo eleitoral? Quanta falácia. Ela foi subsidiária do Trevoso na questão do aborto. Ela enviou cartas que eram lidas na igrejas falando pra votar em candidatos contra o aborto. Ou seja, ela, que realmente é, e o Trevoso, que diz ser, mas cuja mulher já fez. O Sirkys foi mais honesto no parecer favorável ao PT, apesar de dizer que, assim como os tucanos, não iriam cumprir as promessas. E estava lá o neo-verde Eduardo Jorge, que saiu do PT porque tinha briga por cargos, hahaha e se aninhou aos tucanos que não fazem este tipo de coisa.
Que lindinha a crítica do ex-Gabeira sobre o aborto na campanha, encaminha sugestões, quais, cara-pálida? Não é questão de salvar nossas almas, então o que a Blablarina está fazendo no PV? Ela é contra tudo que há no programa deles.

Mas assim ficou bom pra todos. Haverá equilíbrio na disputa eleitoral. Não poderia ser diferente, né? E os "compromisos" que ela assumiu com a direita pra levar as eleições para o segundo turno?
Vá pro inferno, santinha-do-pau-oco!

    francisco.latorre

    pro inferno..

    amarrada no zé trevoso.

    ..

    Dulce

    Concordo.

    PRO INFERNO…

Pedro

Com esta decisão o PV coloca-se como coadjuvante da campanha fascista desencadeada pelos demo-tucanos. Infelizmente, a senadora Marina, que aliás deveria ter renunciado ao cargo quando mudou de partido, joga na lata do lixo sua história e quer posar de política íntegra. Uma falsidade ideológica. Os ecocapitalistas, como bem disse o sr. Plínio, podem assumir agora a sua posição de neo-integralistas. Agora aqueles que sairam do PT para o PV devem conviver pelos próximos anos com esta posição vergonhosa que tenta igualar Serra a Dilma, ou seja igualar o retrocesso político com as mudanças sociais.

    francisco.latorre

    laranja verde.

    podriu. vai pro lixo.

    ..

    Jairo_Beraldo

    Serão como os que saíram do PT e fundaram o PiSOL…se reduzirão a nada.

    Maria 1

    Não foi com esta decisão que o PV e a Marina colocaram-se como coadjuvantes da campanha fascista. Estão nisso desde o comecinho. Fazem parte do plano. Ela (a Marina), em especial. Não esqueça, a acreana é internacional. Paparicada por estadistas, reis e príncipes que querem salvar o planeta … deles.

    Elias São Paulo SP

    Os integralistas eram conhecidos como camisas-verdes, galinhas-verdes, tudo a ver com o PV. “Neo-integralistas”, boa, Pedro!

GustavoEgito

O conjunto da participação da Marina Silva nesta campanha eleitoral é o suficiente para formular concretamente um juízo de valor sobre o seu caráter público/político.

É uma pessoa honestíssima, mas limitada intelectualmente. Da mesma forma, é altamente corajosA e despreendida para publicar e defender seus princípios, embora tenha dificuldade para formular e assumir suas ideias e posicionamentos.

Em suma, despontou como uma gigante, mas decepcionou. Se o Serra vencer, Marina será esquecida: os ruralistas passarão com trator por cima do ideário dela (e será tratada como uma bobalhona facilmente manobrável); se a Dilma vencer (Deus queira!!!) a Marina estará à margem da Governo, vista como uma traíra.

P.S.: Serra demonstrou claramente como a pessoa de Marina Silva é descartável para ele. Temendo que Marina declarasse apoio à Dilma, Serra foi atrás da viúva de Chico Mendes.
Alô, Marina! Se o Serra for eleito você será jogada fora como um palito de picolé usado! Se liga!!!

    Luís Felipe

    considero a Marina inteligentíssima, e desconfio de sua honestidade, ou pelo menos comprometimento político.

    por ter militado tanto tempo no PT, ela sabe o risco de uma direita no poder. e se omitiu a apoiar a Dilma, o que favorece o Serra. enquanto isso, ela posa de candidata superior, e critica os dois da mesma forma. há uma diferença grande entre o governo do PT e do PSDB, mas a Marina se considera acima disso, quanta humildade! e ainda divulga inverdades nivelando Serra com Dilma.

    é claro que ela optou pela neutralidade (e não independência, pois sabemos o quanto o PV "depende" do PSDB) pensando nas eleições presidenciais de 2014. ela aceita 4 anos de retrocesso político admitindo a impossibilidade de ser eleita daqui a 8 anos. quanta honestidade!

    realmente a Traíra Trololó Silva decepcionou.

    rossana

    Corajosa, honestíssima…. Honesta se tivesse enregue o cargo de senadora que conseguiu graças ao PT e corajosa se declarasse seu voto… nem isso ela tem coragem e ainda diz que o voto é secreto – voto secreto é desculpa de coronel pra o curral eleitoral ser mantido!
    Acho um poço de covardia, não aguenta pressões – que boa bisca é essa criatura e ainda queria ser presidente – não serve nem pra vereadora!
    Pra mim, Marina nunca mais!

Beto Crispim – BH

Alguém precisa lembrar a Marina que está em cima do muro, tem uma vantagem e uma desvantagem. A vantagem é que vê dois lados e a desvantagem é que o muro pode cair.

    Jairo_Beraldo

    A segunda hipótese é a mais real.

Deixe seu comentário

Leia também