2006: Como a Globo ajudou a levar para o segundo turno

Tempo de leitura: 2 min

Por Luiz Carlos Azenha

O texto abaixo trará apenas uma novidade (considerável) para os leitores habituais do site.

Mas é importante repetir a história, especialmente para os leitores que chegam agora.

Em 2006 eu era repórter especial da TV Globo baseado em São Paulo. Fui escalado para cobrir as eleições presidenciais. Foi minha primeira experiência no gênero. Fui destacado para acompanhar o candidato Geraldo Alckmin.

Mas antes, durante as denúncias que pipocaram por causa do mensalão, comprovei em Goiás caixa dois do PT. O assunto foi parar em Brasília. Na hora agá, o denunciado abriu os arquivos e disse que tinha dado dinheiro a todos os partidos. A partir daí, o assunto morreu.

O incômodo que eu e muitos colegas sentimos nasceu mesmo na campanha. Eu friso muitos porque a Globo quis fazer parecer que eram apenas dois gatos pingados. Na minha contabilidade, pelo menos dez profissionais da emissora demonstraram abertamente que estavam alarmados com o andamento da cobertura.

Conversávamos abertamente a respeito, na redação.

Como jornalistas experientes, sabíamos detectar as nuances na cobertura da emissora:

1. Marco Aurélio Mello, editor de Economia do Jornal Nacional, nos contou que tinha recebido ordens do Rio para “tirar o pé” das reportagens econômicas que poderiam ser vistas como positivas para Lula, que buscava a reeleição;

2. Alexandre Garcia, comentarista de Brasília, começou a aparecer em programas de entretenimento para fazer análises eleitorais;

3. Todos os sábados, o Jornal Nacional repercutia as capas com denúncias da revista Veja ao governo, sem checar se as informações eram ou não verídicas;

4. Nos 50 segundos diários de cada candidato, muitas vezes a emissora repercutia as denúncias que havia apresentado contra o governo. Assim, eram três candidatos (150 segundos) pedindos explicações ou fazendo acusações ao governo (Geraldo Alckmin, Heloisa Helena e Cristovam Buarque) e 50 segundos de “defesa”.

5. Só entravam no ar denúncias contra o governo, o que levou o repórter Carlos Dornelles a fazer um protesto público. Colegas se reuniram para pedir isonomia ao editor regional de São Paulo. Como resultado do protesto, fui encarregado de fazer uma reportagem sobre o escândalo das ambulâncias, que envolvia aliados do candidato ao governo paulista, José Serra. A reportagem nunca foi ao ar. Esse caso eu contei aqui.

6. Na semana do primeiro turno, a Globo bombou no ar as denúncias que envolviam o candidato do PT ao governo de Pernambuco, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, mas escondeu que aliados de José Serra estavam envolvidos no mesmo escândalo.

Aqui, a novidade: diante de tal descalabro, um colega chegou a ligar para o então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para denunciar que a Globo se empenhava em levar a eleição para o segundo turno.

E a Globo ajudou a levar, com a colaboração dos aloprados petistas, do delegado Edmilson Bruno e por causa da ausência do candidato Lula no debate final da emissora.

A diferença entre 2006 e 2010 é que naquela época éramos dez pessoas denunciando o descalabro, de dentro. Agora, alguns milhares já são capazes de perceber a manipulação apenas assistindo TV.

Para ler outro texto que escrevi a respeito, clique aqui.

Curiosamente, em 2010 Ali Kamel não terceirizou o golpe. Pretende aplicá-lo apenas com a ajuda do mais alto escalão, no qual se inclui William Bonner.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Como, em 2006, a Globo ajudou a provocar o segundo turno « Blog do EASON

[…] a provocar o segundo turno Filed under: Mídia,Política — easonnascimento @ 0:26 Do Viomundo – Luiz Carlos […]

graciliano

Azenha: menciono seus textos sobre o episódio de 2006 no meu livro "A Imprensa x Lula – golpe ou sangramento?" que será lançado neste dia 21, às 17:00 hs na Bienal do Livro de São Paulo (Rua L 44). O livro traz também uma entrevista com o Rodrigo Vianna, sobre a mesma fase da Globo e outros aspectos da luta pela democratização da mídia, na qual vocês dois atuam brilhantemente.
Espero que logo tenhamos um livro seu sobre este momento lamentável da mídia tradicional brasileira.

Cristian Korny

não só alguns milhares de jornalistas estão percebendo o descalabro, a população começa a despertar em alguns estados, e isso ainda vai chegar a São Paulo de cuja população não vê a desonestidade na tevê, porque vê os outros como vê a si mesma acreditando que a mídia e a globo não agiriam com tal desonestidade, o povo tá deixando de ser bobo e sem memória, e assiste tevê por falta de opção, quem está perdendo a credibilidade é a imprensa, mas tudo bem para os donos de empresas os quais parecem preferir o grotesco na tela.

Antonio Morais

O que me deixa mais chateado é saber que muitos artistas e jornalistas, que se dizem do bem, sabendo de tudo isso, não falam nada à respeito. Pelo contrário, alguns até ajudam a globo a destruir o Brasil. É revoltante.

amores

Dilma 70% no primeiro turno.

SérgioFerraz

O "jornalismo" de manipulação e mentiras praticado pela Globo já não engana mais.
Uma grande parte do povo já percebeu que ela é anti-Lula e anti-PT.
E para os que ainda não perceberam, nós esclarecemos.

Ed.

Às vezes me dou conta de quanto essa Globo / PIG já prejudicaram os milhões de habitantes deste país.
Fico pensando em como seus protagonistas (famiglias) não se afetam com isso?!
Aí penso bobagens que pensei na juventude, respiro fundo e caio na real…
Neutralizar essa mediocrelite sem sair da linha, dentro das regras, dá um trabaaaaalho!…
Principalmente quando sabemos que eles sequer respeitam as regras…
Mas estamos progredindo…

Ed.

Também achava que estava pregando no deserto com minhas "hostes" sociais.
Hoje descubro que sou mais um na imensa multidão que já percebe a manipulação apenas de ler, ouvir e ver.
Tá melhorando muuuito!… (daí o desespero PGmático…)
E vai ficar ainda melhor!

Rosamaria Carvalho

Para onde o jornalixo da Globo vai? Enquanto o RECORD está fazendo um jornalismo melhor, batendo recorde de audiência aos Domingo, durante 5 horas, o que vai refluir durante a semana. Até quanto tempo a Globo vai empregar esses bosais com Bonner? Eles se dividem entre os apresentadores que visam alienar as pessoas XUXA, Pe Marcelo, Galvão Buenos, Fantástico etc. e o outros grupo dos que mente descaradamente os Bonners, Renato Machado, Jô Soares,
Arnaldo Jabor (os dolares mandado para fora). Acho esse W.Bonner um chato com essa voz "pasteurizada", ele está acabando com a "simpatia" da Fátima Bonner.

Andre Azevedo

Vira e mexe a folha anúncia livros deste naipe, criticando o atual governo. Só temos que lamentar.
http://livraria.folha.com.br/catalogo/1101084/a-e

    Edson Augusto

    Com um pequeno desconto: De: R$ 39,00 Por: R$ 9,90 (subsidiado por quem?)

    NO THEORY

    Senhores,

    Estou cansado. Eu estou tendo o meu direito a informação séria e honesta violado todo o dia. Eu fico assistindo a este espetáculo desonroso, a estes ensaios de conspiração dia após dia e ninguem, repito, ninguem está se mostrando competente para dar a resposta a altura. Ninguem teve coragem ainda de enfrentar esta barbarie, que vem sendo promovida pelo rede globo.
    FALTA HOMEM DE CORAGEM OU REALMENTE ELES SÃO A GRANDE HIDRA, QUE PODE DESTRUIR QUALQUER UM EM QUALQUER LUGAR.

sadaki yama

Azenha. Boa Noite.
Que a Globo apoiou a ditadura, cresceu com a ditadura, e ainda tem saudades dela, e do conhecimento ate do mundo mineral, utilizando a expressao criada pelo Mino. Mas a degradacao de alguns que aparecem na linha de frente dessa emissora atingiu limites insuportaveis, e chegou a hora de cidadaos brasileiros fazerem alguma coisa. Pessoalmente nao sei o que poderia fazer.
So posso fazer uma proposta surreal. Jamais votaria num mentiroso, segurança de privilegiados, exterminador do futuro para ambientalistas, desonesto, chamado SERRA , e seus irmao golpistas do DEM, PPS, PTB e PSDB. Mas trabalharia para conseguir votos a Serra se ele prometesse fazer UMA UNICA COISA vital para o Brasil caso fosse eleito.:
CASSAR A CONCESSAO DA GLOBO. Poderia ate deixar de lado a BAND defensora dos fascistas rularistas, e o SBT explorador dos pobres. Creio que milhoes de brasileiros votariam nele. Como Brizola faz falta.!!!!!!

Maurice Moss

Se o Lula perder a oportunidade agora, nunca mais terá uma igual.

É só deixar bem claro para o povo como fez Obama " a Globo é um partido de oposição ao governo."

E é só citar o tratamento diferenciado dado a Dilma e a Serra.

Ponto…

Seria a pá de cal na vênus platinada

não é preciso uma lei como a Argentina.

É só usar o horário eleitoral para colocar os pingos nos is.

ferrera13

Eu gostaria de entender Azenha, porque alguns jornalistas se deixam manipular assim? Seria por causa da empregabilidade? Ideologia? Raiva do PT?

Eu levo em consideração que, sendo jornalistas, conhecendo os bastidores e sabendo da verdade, qual o motivo de se deixar ser usado?

    Jairo_Beraldo

    O duro, ferrera13, é voce pagar uma TV fechada e ter que ouvir o que eles querem que eu ouça, como se eu fosse um idiota, que não enxerga um palmo a frente do meu nariz, substimando a minha inteligencia. E isso acontece até nos canais de esportes. Informação séria? Em nenhum canal deste provedor de canal a cabo.

    Guanabara

    Eu parei com televisão já tem uns bons anos. TV a cabo, depois que vi que pagava pra ter mais canais pra ficar mudando e não parar em nenhum desde 2004 que cancelei. Sinceramente, não faz a menor falta.

    Jairo_Beraldo

    Penso como voce Guanabara. Mas eu sou vidrado por esportes. Assino para assistir a toda e qualquer competição esportiva que não passa nas TV's abertas.

    ferrera13

    Mas neste caso Beraldo, podemos questionar a qualidade das Academias de formação dos jornalistas. É tudo muito do mesmo. Sem criatividade, sem inovação. É a cópia mal feita do que já é mal feito. Tem jogador de futebol que sequer gosta de responder aos jornalistas porque eles não entendem a mesmice do "qual que é a sua expectativa pra esse jogo de hoje?. Terrível, mas é assim mesmo.

    Agora, no caso das eleições, canais fechados ou abertos, estamos supondo que os jornalistas se dão ao trabalho de ler o que escrevem; de ler sobre o que vão escrever (ou falar); de ter uma informação acurada e tal. Mas não é o que acontece: eles simplesmente abole toda concepção de ética, de verdade, e simplesmente adotam o discurso do Kamel, digo Jabor, digo Mainardi, digo Reinaldo Azevedo, digo empregador (parei porque tava ficando chato).

    E adotam o tal discurso ideologicamente desprezível sem nenhuma criticidade. Parece que lhes faltam competência, tem medo de perder o emprego e se sujeitam a tal atitude. Noblá, blá, blá taí para fundamentar nosso argumento. É de nos deixar com uma baita interrogação na cuca.

    Jairo_Beraldo

    Concordo com voce ferrera13. Mas penso que por estar pagando, deveria ter no mínimo informação séria, não querer me forjar aos pensamentos deles.

Bonifa

O maior feito da Globo foi, sem dúvida, espionar cronometradamente o Top! Top! Top! do Marco Aurélio Garcia. Foi a coisa mais surrealista de toda a imprensa mundial em todos os tempos. Ficará na história quando amanhã se procurar entender esta desmesurada influência no poder de setores como a imprensa, este arauto do ricaços que ficou mais importante que os próprios ricaços, e que reinou e desreinou durante tanto tempo no Mundo. E o pior é que naquele episódio, protagonizando o mais puro Nelson Rodrigues, O Marco Aurélio foi obrigado a pedir desculpas ao público por uma coisa legítima que fez na intimidade de, praticamente, um banheiro. Ele teria, onde houvesse justiça, o direito de processar os espiões.

    Ed.

    Jamais deveria ter pedido desculpas, mas sim deixar claro a quem eram dirigidos os top tops, na intimidade de sua cas ou escritório, sei lá. E questionar a invasão de privacidade de um "profissional" de imprensa filmando da rua…

José Barbosa

"A diferença entre 2006 e 2010 é que naquela época éramos dez pessoas denunciando o descalabro, de dentro. Agora, alguns milhares já são capazes de perceber a manipulação apenas assistindo TV."

Tem razão. Às vezes esqueço desse importante detalhe.

Valentin

Caro Azenha

Apesar de a globo cumprir mais uma vez o script do pig para impedir a vitoria de Dilma do primeiro turno, ela ganhará no primeiro turno. Serão quatro de Dilma ou talvez oito, ou quatro de Dilma e depois mais 8 de Lula. Não se assustem com o tempo, é mais ou menos o tempo que o PSDB põe o Estado de SP a reboque. Até o fim desse tempo a globo não será o que é hoje, porque o tempo e a sociedade terão mostrado com sua participação e dununcias o que ela representa, e os interesses que defende, contrários aos interesses da maioria do povo brasileiro. Assim, a ela caberá o lugar dos derrotados, quem sabe ocupando um terceiro ou quarto lugar em audiencia e faturamento.

Maurice Moss

Plinio critica Globo e eles interrompem entrevista http://www1.folha.uol.com.br/poder/781977-critica

Por que Tavinho publicou isso?

Luiz Carlos

Temos que acabar com esses reporteres e ancoras que emporcalham o País. Ficha-limpa já para os reporteres.

    Jairo_Beraldo

    Sabe que na verdade, temos que limpar são as mentes mesquinhas dos barões da mídia? Os reporteres são tudo pau mandado. Viram, como birutas, para o lado que o vento sopra.

JOACIL CAMBUIM

Vislumbro a possbilidade de uma debandada de eleitores que ficarão descontentes com o tratamento parcial dado pela Globo ao candidato tucano. Acredito, sinceramene, ainda que possa parecer ingenuidade, que o povo – mesmo as camadas mais simples da populção – não acreditarão na manipução daquela emissora que sempre esteve acima do bem e do mal. Essa ajuda pode vir a se constituir em "uma faca de dois legumes", como diria o saudoso Vicente Mateus. Aguardaremos, pois.

Maurice Moss

Em 2006, além do mensalão, havia o fato da economia brasileira não estar tão bem.

Agora, em 2010, as pessoas sabem que melhoraram de vida.

Como disse Hannah Arendt, enquanto as necessidades básicas são satisfeitas, os governantes podem ficar sossegados que continuarão em seus postos por muito tempo.

Deixe seu comentário

Leia também