VIOMUNDO

Diário da Resistência


Reorganização vai fechar 94 escolas públicas do Estado de São Paulo
Denúncias

Reorganização vai fechar 94 escolas públicas do Estado de São Paulo


26/10/2015 - 22h36

escolas do alckmin

Reorganização escolar vai fechar 94 escolas estaduais

Segundo Governo Estadual de São Paulo, 66 prédios serão disponibilizados para municípios e outros 28 ainda têm destino incerto

  de Carta Educação 

O secretário Estadual de Educação de São Paulo, Herman Voorwald, anunciou nesta manhã de segunda-feira pós-Enem o plano de reorganização escolar que tem causado protestos há um mês.

Ao todo, 94 escolas estaduais deixarão de existir. Os prédios de 66 serão disponibilizados para uso dos municípios e de outras 28 ainda estão em estudo.

O número de unidades fechadas representa 2% do total da rede. As instituições que terão alteração em seu funcionamento são muitas mais.

Das 5,1 mil escolas estaduais de São Paulo, 754 que atendiam a diferentes etapas de ensino passarão a funcionar em seguimento único, só Ensino Fundamental ou só Ensino Médio.

As justificativas são um aumento no desempenho “segundo avaliação da secretaria” e uso das salas ociosas em centenas de unidades por conta da municipalização e mudança demográfica ao longo dos anos. Desde 2000, o número de alunos caiu de 5,5 milhões para 3,8 milhões. Quase 10% destes, 311 mil estudantes, mudarão de escola no ano que vem.

Para especialistas ouvidos por Carta Educação na semana passada, o real motivo da reorganização escolar é economizar custo.

No próximo dia 14, a Secretaria pretende fazer um dia D em todas as escolas envolvidas para receber pais e alunos. O movimento “não fechem minha escola” que tem aglutinado os protestos em todo o Estado, promete continuar buscando reverter a medida.

Leia também

Pimenta: Factoide com filho é para usar a Operação Zelotes contra Lula

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

rita

29 de outubro de 2015 às 13h29

das 94 escolas que serão fechadas em SP, 30 possuem um desempenho acima da média no IDESP. outras 15 escolas já funcionam em regime de ciclo único.

Responder

Morvan

29 de outubro de 2015 às 12h20

Bom dia.

Saiu na QuantoÉ, Dinheiro: Em SP, 30 das 94 Escolas Fechadas têm Desempenho Acima da Média Estadual.
No texto, também é ressaltado o fato de algumas destas escolas já funcionarem em turno único, o que esvazia completamente o argumento de “reorganização”; leia-se redução de gastos com ‘supérfluos’, ou seja, Educação. No Tucanistão é assim mesmo.

Saudações “Gushiken vive; os viperinos Procuradores pereceram seu corpo. As ideias, jamais. Todos à luta contra o golpe“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

Responder

Morvan

28 de outubro de 2015 às 10h13

Bom dia.

Reorganização (Sic!) de escolas públicas em São Paulo: tucanaram o desmanche, agora nas escolas do Estado.

Saudações “Gushiken vive; os viperinos Procuradores pereceram seu corpo. As ideias, jamais. Todos à luta contra o golpe“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

Responder

Urbano

27 de outubro de 2015 às 15h10

Mais uma obra escroque no currículo…

Responder

Haroldo Cantanhede

27 de outubro de 2015 às 14h24

Lamento pelos paulistas que não votaram nessa turba da “reorganização”; eles reorganizaram a geração e dsitribuição de eletricidade em SP, reorganizaram as estradas de SP, com seus caríssimos pedágios; houve até quem reorganizasse ambulâncias…; me lembro da “reorganização” dos mata-mosquitos, despedidos todos, e hoje temos a dengue, avassaladoramente reorganizada agora, massacrando a população. É o PSDB reorganizando para você !!

Responder

FrancoAtirador

27 de outubro de 2015 às 08h37

.
.
O Cartel de Corporações de Ensino Particular
.
agradece ao PSDB pelo Retorno de Campanha.
.
.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!