Urgente: Senado já recebeu pedido para devolver processo de impeachment; nova votação em cinco sessões, sem que deputados sejam obrigados a seguir orientação partidária

Tempo de leitura: 3 min

waldir-maranhao 

09/05/2016 11h56 – Atualizado em 09/05/2016 12h38

Presidente em exercício da Câmara anula votação do impeachment

Waldir Maranhão (PP-MA) acolheu pedido da Advocacia-Geral da União.

Nathalia Passarinho, do G1, em Brasília

O presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), decidiu nesta segunda-feira (9) anular a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff realizada na Casa no dia 17 de abril. Ele acolheu pedido feito pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.

Waldir Maranhão substituiu Eduardo Cunha na presidência da Câmara na semana passada depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu afastar o peemedebista do comando da casa legislativa. O deputado do PP votou contra a continuidade do processo de impeachment na votação da Câmara, descumprindo decisão de seu partido, que havia fechado questão a favor do afastamento da presidente da República.

No despacho no qual anulou a votação da Câmara, Maranhão marcou uma nova votação, para daqui a 5 sessões do plenário da Casa, para os deputados federais voltarem a analisar o pedido impeachment. O prazo começa a contar no momento em que o processo for devolvido para a Casa pelo Senado.

Segundo o G1 apurou, Waldir Maranhão participou, durante o fim de semana e na manhã desta segunda-feira, de reuniões com integrantes do governo federal, deputados do PT e do PC do B. O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, teria participado desses encontros.

A decisão de Maranhão

Em nota divulgada à imprensa, Maranhão diz que a petição da AGU ainda não havia sido analisada pela Casa e que, ao tomar conhecimento dela, resolveu acolher. Na decisão, ele argumenta “ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a sessão em questão”.

Para Maranhão, os partidos políticos não poderiam ter fechado questão a favor ou contra o impeachment. Quando há o chamado fechamento de questão, os deputados devem seguir a orientação partidária sob pena de punição, como expulsão da legenda.

“Não poderiam os partidos políticos terem fechado questão ou firmado orientação para que os parlamentares votassem de um modo ou de outro, uma vez que, no caso deveriam votar de acordo com as suas convicções pessoais e livremente”, destacou o presidente em exercício da Câmara na decisão.

Maranhão argumenta ainda que os deputados não poderiam ter anunciado suas posições antes da sessão da Câmara que decidiu dar continuidade ao processo de afastamento da presidente Dilma. Ele também afirma que a defesa de Dilma deveria ter tido o direito de falar durante a votação do impeachment.

“Não poderiam os senhores parlamentares antes da conclusão da votação terem anunciado publicamente seus votos, na medida em que isso caracteriza prejulgamento e clara ofensa ao amplo direito de defesa que está consagrado na Constituição. Do mesmo modo, não poderia a defesa da senhora Presidente da República ter deixado de falar por último no momento da votação, como acabou ocorrendo”, afirma.

Por fim, Maranhão alegou que o resultado da votação deveria ter sido formalizado por resolução, por ser, segundo ele, o que dispõe o regimento interno da Câmara dos Deputados e o que estava previsto no processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

“Por essas razões anulei a sessão realizada nos dias 15, 16 e 17 e determinei que uma nova sessão seja realizada para deliberar sobre a matéria no prazo de 5 sessões contados da data em que o processo for devolvido pelo Senado à Câmara dos Deputados”, disse.

“Para cumprimento da minha decisão, encaminhei ofício ao presidente do Senado, para que os autos do processo de impeachment sejam devolvidos à Câmara dos Deputados”, concluiu Waldir Maranhão.

PS do Viomundo: Publicamos o texto do ex-governador Garotinho segundo o qual Eduardo Cunha preparava vingança contra líderes do PMDB, dentre os quais Michel Temer. Será a reviravolta parte disso? O pedido de Waldir Maranhão pela devolução do processo à Câmara já chegou ao Senado, segundo informaram os senadores petistas Jorge Viana e Lindbergh Farias.

nota-anulacao-impeachment-waldir-maranhao_1633816

nota-anulacao-impeachment-waldir-maranhao_1633817


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Sérgio

Renan resolver dar continuidade ao Golpe?. O Povo tem que invadir o Senado e não sair mais!!!

Somente a população nas ruas vai resolver a situação.

FrancoAtirador

.
.
Segunda-Sem-Lei

Renan Desconhece Decisão do Presidente da Câmara

e Determina Prosseguimento do Processo no Senado.

https://www.youtube.com/watch?v=0T–BWbA8cA
(https://www.youtube.com/channel/UCLgti7NuK0RuW9wty-fxPjQ)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Hoje, além de Renan Calheiros (AL),

    outro Traíra do PMDB se Revelou:

    o Deputado Leonardo Picciani (RJ).
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Segunda-Sem-Lei

    Ministro Luiz Fux, Outro Pilatos do STF, Lavou as Mãos

    e Não Apreciou o Mérito do Mandado de Segurança

    Impetrado pelo Deputado Federal Paulo Teixeira (SP)

    que pedia a Anulação da Votação do Golpe na Câmara.
    .
    .

Fabio Nogueira

É por isso que eu acho impossível a imprensa industrial acompanhar o alcance das análises e a independência dos blogs progressistas. Para mim, a pergunta se a reviravolta do momento faz parte da vingança do Cunha é um gol de placa. Não sei se é vingança ou não, mas é uma questão inteligente que foge completamente do ufanismo da esquerda e de um governismo infantil, que está atribuindo a ação de Maranhão ao poder de argumentação de Cardozo, a um recuo dos golpistas, ao “poder do povo”, e a outros eventos místicos que tem tanta lógica que só uma física avançadíssima poderá encontrar a relação de causa e efeito ali proposta.

Luiz, SP

A festa pelo golpe (isso sim, é golpe) durou pouco… Podem recolher os fogos e guardá-los pro fim do ano, kkkkk…
“Renan manterá cronograma do impeachment, dizem senadores” – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou nesta segunda-feira (9), de acordo com senadores, que irá manter o cronograma do processo de impeachment no Senado por considerar que a decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a votação do caso na Câmara foi “ilegal”.

“Presidente da comissão no Senado garante: “anulação não terá efeito prático” – O presidente da Comissão Especial do Impeachment, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) garantiu, em entrevista à Rádio Jovem Pan, que a decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a tramitação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, não terá nenhum efeito prático e que o cronograma seguirá conforme o planejado. Lira afirma que não há efeito prático, mas apenas político sobre o processo, que foi feito conforme a lei e protocolado no Senado Federal. Ele ainda ressaltou que apenas o Superior Tribunal Federal (STF) tem poder para anular o impeachment no momento.

Resumo: Melhor sorte da próxima vez!
;-)

lulipe

Essa decisão tomada por um fantoche que, além de irresponsável é analfabeto jurídico, não vai dar em nada. Renan já disse que o Senado seguirá normalmente os trâmites do Impeachment, até por que o processo na Câmara já encerrou. A decisão não suporta uma análise simples do STF. É apenas o último suspiro de um governo incompetente que quebrou o país. Tchau querida!!!!

Josué Araújo

Chegou a hora de desmontar de vez a farsa comandada pela República de Curitiba – da qual fazem parte Moro, Globo, Aécio, CIA, Veja, Temer, Cunha, Folha. A quadrilha do golpe implodiu. Por favor, povo, vamos moralizar este país, agora. O Brasil está quebrando com essa briga. Não ao golpe!!!!

FrancoAtirador

.
.
https://twitter.com/Domingosanto13/status/729735212427522049
.
.

marcio ramos

… direita medíocre, pensam que podem governar sem propostas, sem projeto, sem liderança, sem legalidade…

eto

FrancoAtirador

.
.
Presidente da Câmara Acata Pedido
da Advocacia Geral da União (A.G.U.)
e Anula Processo de impeachment

https://t.co/UHFFDvsK37
(https://twitter.com/AdvocaciaGeral/status/729714324386635776)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    “Decisão do Presidente da Câmara, em Exercício,

    Reconheceu Vícios Jurídicos no Procedimento

    ANTERIOR à Votação dos Deputados no Plenário
    .
    “E Decorreu de Recurso Proposto
    HÁ MUITAS SEMANAS pela A.G.U.”
    .
    Flavio Dino
    Ex-Juiz Federal
    Governador do Maranhão
    .
    https://twitter.com/FlavioDino
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Em Processos de Impeachment,
    “é INCABÍVEL ‘Orientação de Bancadas’
    e Partidos “Fecharem Questão.”

    “Isso VIOLA Liberdade dos ‘Julgadores’
    (isto é, a dos Parlamentares, no Caso)”

    https://twitter.com/FlavioDino/status/729722391249719296
    .
    “Organização dos Estados Americanos (OEA)
    já se Manifestou Assim no Peru e no Equador”
    .
    https://twitter.com/rubenspereirajr/status/729685097717305344
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    “Raiva Contra a Decisão do Deputado Waldir Maranhão
    Mostra que Golpistas Não Aceitam Regras do Estado de Direito”

    https://twitter.com/FlavioDino/status/729712475281723392
    .
    .

    Luiz, SP

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, durou pouco a festa da golpe…
    “Presidente da comissão no Senado garante: anulação não terá efeito prático”.
    Melhor sorte da próxima vez. Guarde os fogos pro Réveillon…
    :-P

FrancoAtirador

.
.
BARALHO DO GOLPE

Cartas Marcadas: 52 Coringas da Corrupção

https://pbs.twimg.com/media/Chz4NtlXEAEovFx.jpg
https://twitter.com/PTnaCamara/status/728730157779955712
.
.

Luís

Por certo, foi uma manobra articulada por algum motivo específico que ainda deveremos saber. Mas é boa porque o tempo está contra o golpe… se Renan Calheiros ignorar a decisão, aí é que mela tudo de vez e o STF decidirá… e se o vice for incluído no processo, aí o golpe Temer fica ferido de morte: é Dilma ou novas eleições…
De qualquer modo, é o povo na rua que derrotará o golpismo de vez!

FrancoAtirador

.
.
!!! NÃO VAI TER GOLPE, VAI TER RUA !!!
.
Amanhã, 10 DE MAIO, Terça-Feira
.
!!! DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO !!!
.
Nota Oficial da CUT: (https://pt-br.facebook.com/cutbrasil)
.
https://t.co/sLngtaz3uG
https://twitter.com/luizmuller/status/729717473298288640
.
.

FrancoAtirador

.
.
Decisão de Hoje do Presidente Interino da Câmara dos Deputados
.
Aponta “VÍCIOS JURÍDICOS” no Rito do Processo de Impeachment,
.
afirmou, nesta 2ª-feira, ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal.
.
(https://twitter.com/joaquimboficial)
.
.

Bacellar

Modernidade líquida virou um conceito antigo; agora é modernidade vaporosa…

FrancoAtirador

.
.
“Quando o ‘povo’ da Globo surta
é sinal de que alguém
fez alguma coisa certo
em algum lugar”

https://twitter.com/VIOMUNDO/status/729692371127025664
.
.
“Pede pro Merval falar com Gilmar
e voltar Cunha, o preparado”
.
https://twitter.com/VIOMUNDO/status/729691084612354048
.
.

Lu Coimbra

A imprensa golpista tradicional está pirada. Eu não a assisto a essa mídia, mas, às vezes, dou uma olhada, só para a cara de tacho dessa galera… quá.. quá.. quá…

FrancoAtirador

.
.
Segunda-Sem-Lei
Renan Diz que Não Vai Devolver
o Processo do Impíxi à Câmara.
.
.

Christian Fernandes

Escolheu segunda-feira só para sacanear a Veja, tens o meu respeito! ;D

    joão guilherme

    Christian, suas observações são pertinentes, creia. Esse presidente interino tem mesmo é __lhão preto.

FrancoAtirador

.
.
!!! CHUPA GOLPISTA !!!
.
.

Lukas

Cunha retaliando Temer.

Urbano

Quando nada, um papel de homem.

Deixe seu comentário

Leia também