PM de Beto Richa usa gás lacrimogêneo, bombas e balas de borracha contra manifestantes: Há 150 feridos, oito em estado mais grave, diz o Samu

Tempo de leitura: 3 min

betoParaná 11 - feridosparaná 6paraná 5 paraná 8

Créditos das fotos: Mulher ferida, no topo, de Jornalistas Livres; homem ferido, de Giuliano Gomes /PRPRESS, via Affonso Cardoso; as demais, de Ivonaldo Alexandre e Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Batalhão de choque entra em confronto com manifestantes no Centro Cívico.SERVIDORES X GOVERNO

PM e manifestantes entram em confronto e sessão continua; siga votação e protestos

Antonio Senkovski, Diego Antonelli, Katia Brembatti, Katna Baran, Rogério Galindo, Kelli Kadanus e Felipe Vanini,especial para a Gazeta do Povo

Atualizado em 29/04/2015 às 17h20

O clima é tenso no Centro Cívico durante a manifestação dos professores da rede estadual que estão em greve contra o projeto de mudanças na Paranáprevidência. Por volta das 15h horas desta quarta-feira, policiais militares e manifestantes entraram em confronto na frente da Assembleia Legislativa. Imagens mostram que os policiais usaram bombas de gás lacrimogênio, balas de borracha e jatos de água são lançados contra os manifestantes.

Segundo o Samu, há 150 pessoas feridas, 42 delas foram encaminhadas para o Hospital Cajuru e oito estão em estado grave. Também há outros feridos sendo atendidos no Centro Médico do Tribunal de Justiça, mas ainda não há total de atendimentos lá. Quatro ambulâncias fizeram atendimento no local. Muitos professores e manifestantes feridos são atendidos na rua e na prefeitura. Até o momento, cinco pessoas foram presas.

O prefeito Gustavo Fruet (PDT) disse que até o momento houve 34 pessoas encaminhadas ao hospital e mais de 100 atendimentos. O prédio da prefeitura está aberto para o acolhimento de feridos na a ação da polícia contra os manifestantes no Centro Cívico. As ambulâncias não foram suficientes e equipes da Guarda Municipal foram acionadas para ajudar no deslocamento dos manifestantes feridos.

Fruet repassou as informações em uma entrevista a jornalistas durante o confronto, por volta das 16 horas. Durante a conversa, bombas de gás lacrimogêneo continuavam sendo disparadas pela polícia. O prefeito disse que a ação do governo do estado tem um grau violência desnecessário. “Há dias a prefeitura vem alertando da desproporcionalidade da força.”

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Centro Cívico , que atende cerca de 150 crianças, entrou em contato com os pais das crianças para que fossem buscá-las com urgência. Algumas delas estavam passando mal por causa do gás lacrimogênio utilizado pelos policiais.

Imagens da RPCTV mostram a confusão no Centro Cívico.

Dentro da Alep

Mesmo com o tumulto do lado de fora, deputados estão votando o projeto de mudanças na Paranáprevidência. Houver bate-boca entre os deputados e a sessão chegou a ser interrompida, mas a dicussão foi retomada.

O deputado Tadeu Veneri disse que o governo vai conseguir aprovar projeto, mas questionou o preço a ser pago. “Este é um momento triste do parlamento”.

Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou o parecer do relator das emendas feito pelo líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB). Em sessão relâmpago, os deputados aprovaram quinze emendas e substitutivos e mandaram o projeto para plenário. A tendência é de que apenas três emendas sejam aprovadas em plenário.

Acompanhe as manifestações e votação na Assembleia Legislativa do Paraná do pacote que vai retirar dinheiro das aposentadorias dos professores públicos.

A transmissão é da Rede TV 15, do senador Roberto Requião (PMDB).

Veja também:

Requião: Comportamento déspota do governador mancha para sempre nome da família na política do Paraná


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

abolicionista

E a Dilma? Vai dar uma de avestruz mais uma vez?

sara [email protected]

Todos esses fatos, reportagens e vídeos deverão ser passados exaustivamente para os alunos, para que saibam o que é ditadura e MILITARISMO.
TEMOS MATERIAL DE SOBRA.

JorgeSP

povo do Paraná, não permita que esse massacre de professores fique impune.
aonde está o ministério público?
esse governador não pode continuar no poder, cometeu um crime gravíssimo hoje.

gilmar

Cadê os indignados do impitman, porque não aparecem para comentar esta barbárie.

    carmen silvia

    Essa gente é a favor da barbárie não se engane, quem pede regime de exceção aplaude de pé a violência contra trabalhadores. Além de covardes são sádicos.

gilmar

A barbárie que aconteceu hoje em Curitiba não pode passar em branco, intervenção federal já e impitman para este governador imbecil. Se os coxinhas puderam fazer as suas passeatas sem bombas da polícia porque agora que os professores estão protestando mandam a policia bater e quem sabe até matar.

Sergio Varella

Essa é a Democracia que pediram na avenida Paulista.

Jose

Assistam esse vídeo onde os políticos tucanos dentro do Palácio do Iguaçú dão risada e comemoram o massacre dos professores que ocorria do lado de fora:

http://www.youtube.com/watch?v=Ram0jFobI2s

Marat

Cadê os indignados que sempre pedem impítiman???

Marat

Com a palavra: Waak, Bonner, Miriam Leitão, Cantanhêde, Merval. Gilmar Mendes, Senhoras de Santana, Piotto, Cristina Koghi, Sheherazade, Sardenberg, Ali Kamel, FHC et caterva… que toda essa massa gordurosa, de gordura ruim, calórica, colesterólica, mostre sua indignação com este truculento, covarde e incompetente governador de uma direita podre e sem ideeeeea de nação!

Almir

Vocês não viram nada ainda. Esperem só quando o PL 4330 começar a “render frutos” para o a burguesia. Férias e licença-maternidade? Isso não te pertence mais… Quem mandou votar na direita? Ah, foi a rede globo… Então prepare o lombo, escravo!

FrancoAtirador

.
.
Cabe Intervenção Federal Constitucional no Estado do Paraná.
.
(http://caduchagas.blogspot.com.br/2012/05/direito-constitucional-intervencao.html)
.
.

Messias Franca de Macedo

VÍDEO INÉDITO!

Datena “da Band” se reta com o Tucanato da ‘Guantánamo do Paraná’!

“Nem ‘Jesus’ os DEMoTucanos respeitam!”

Ah ‘lote” de sacripantas desalmados!

###########################################

Cinegrafista da Band é atacado por pit bull da PM

Cão mordeu repórter cinematográfico em Curitiba, em manifestação de professores em que 150 foram feridos após confronto com a polícia

https://www.youtube.com/watch?v=OriMaBBJLno

e aqui:

http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000748662/cinegrafista-da-band-e-atacado-por-pit-bull-da-pm-durante-protesto.html

Messias Franca de Macedo

IMPEACHMENT do governador DEMoTucano Beto ‘Rincha’ também conhecido por Beto ‘Hitler’!

“Do time do ‘Aécio Furnas Forever’, [José] (S)erra, ‘Carlos Bochecha Bravateira Sampaio’ et caterva”!

Mais um fato concreto determinante!

A prova documental!

#########################

Palácio Iguaçu comemorou massacre dos professores; assista ao vídeo

29 ABR 2015 – 19:34

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.esmaelmorais.com.br/2015/04/palacio-iguacu-comemorou-massacre-dos-professores-assista-ao-video/

https://www.youtube.com/watch?v=Ram0jFobI2s

Marat

A matéria do UOL, totalmente favorável ao truculento governador, joga toda a culpa no PT, e não apresenta o “outro lado”. Eu sempre desconfiei que nossa impren$$$a era assim mesmo, muito democrática!

Cláudio

:
Ouvindo A Voz do Bra♥S♥il e postando:
:
* 1 * 2 * 13 * 4 *************
: Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
:
D ignidade
I ntegridade
L iberdade
M aturidade
A mabilidade
.:
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !

abolicionista

É esse tipo de déspota que o PSDB quer colocar no poder. Tucanos, além de corruptos, são tirânicos, violentos, anti-democráticos. Têm nojo do povo e sede de dinheiro. É preciso uma revolução, não tem negociação com esse tipo de monstro.

    abolicionista

    E a gente chama isso de democracia, tem cabimento?

Donizeti

Tem que protocolar urgente o pedido de impeachment desse governador do PSDB Richa.

Aliás, o que está acontecendo no Paraná nessa greve dos professores (!!!), esse seria o destino de todo nosso país e do povo brasileiro trabalhador e mais pobre se o candidato do PSDB Aécio Neves ganhasse a eleição presidencial do ano passado, é essa barbaridade que a imprensa conservadora defende para o Brasil.

É assim que os tucanos tratam o povo nas ruas quando reinvidam seus direitos, na base da bala de borracha, cassetete, gás de pimenta.

Andre

Isso não é uma luta partidária é luta de classes, vamos dar o nome real da coisa. Garanto que qualquer governo de qualquer partido vai reagir com violencia maior ou menor a qualquer tentativa de barrar medidas ultraliberais sob o justificativa do ‘ajuste fiscal’. Foi assim no mundo todo quando a destruição da proteção social se deu, sob qualquer governo, conservardor ou social democrata. Os gerentes do Estado podem mudar, mas os donos continuam o mesmos. Com a fraseologia do défict o Estado está totalmente vendido ao capital, é com a dívida pública que se compra o Estado, não é com a corrupção. E o capital só fala duas linguas: a do dinheiro e a da porrada.

J.Carlos

Gostaria de saber quanto cada deputado estadual que está votando a favor do confisco, está ganhando pra isso.
O confisco não poderá ser anulado judicialmente?

Regina Fe

Isso que está acontecendo no Paraná é uma pequena amostra do que poderia ter acontecido no Brasil, se o PSDB tivesse voltado ao Poder. Ao colocar a polícia para bater nos professores, o governador do Paraná está promovendo um atentado. Isso deveria ser motivo suficiente para que esse governador sofrer processo de impedimento. O que os deputados do Paraná estão fazendo, votando com o governo essas medidas, é uma traição rasteira. Mas que não se enganem, a conta chegará para esses deputados. Depois desse episódio, acredito que o povo do Paraná aprendeu, da forma mais dura, violenta e dolorosa, que a direita extrema, representada pelo PSDB e seus aliados, não pode e não merece governar o Estado. E que sirva de exemplo para os demais Estados onde o PSDB ainda governa (?!). Minha solidariedade aos professores do Paraná. Espero que as vítimas desse atentado se recuperem e não sofram sequelas da violência. É muita indignação. De embrulhar o estômago. Algo precisa ser feito. Esse governador precisa ser responsabilizado. O povo do Paraná deve ficar do lado dos professores e exigir reparação.

    Antonio

    Me perdoe, mas seu julgamento está errado.
    Deputados como esses são eleitos e reeleitos por eleitores infantilizados.
    Infelizmente!

Deixe seu comentário

Leia também