Olívio Dutra: PT merece “lambada forte” do eleitor por repetir velha política

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2016-10-09 às 11.05.47

Corrupção? Crise econômica? Erros locais? Os números acima deveriam fazer o PT pensar. Deveriam…

Olívio Dutra: “PT tem que levar uma lambada forte mesmo porque errou”

Ex-governador avaliou a reação do eleitorado como “legítima” diante da série de escândalos com envolvimento de figuras importantes do partido

Por Kelly Matos, rádio Gaúcha, 04.10.2016

O ex-governador Olívio Dutra teceu duras críticas ao Partido dos Trabalhadores ao analisar o desempenho da legenda nas eleições municipais. Em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta terça-feira, Olívio reconheceu que o partido levou “uma lambada” e avaliou a reação do eleitorado como “legítima” diante da série de escândalos com envolvimento de figuras importantes do PT. As informações são do blog Cenário Político.

— A reação do eleitorado é legítima, consciente e até acho que é necessária. O partido tem que levar mesmo uma lambada forte porque errou. E errou seriamente — disse Olívio em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.

Olívio fez críticas a condutas de ex-dirigentes do PT:

— Essas figuras que atuaram na direção do partido tomaram essas atitudes. O partido tem que se repensar. A gente não pode ter essas condutas.

O ex-governador também rechaçou o comportamento de integrantes da legenda que preferem culpar outros fatores pela derrocada eleitoral em vez de admitir os próprios erros.

— Não adianta querer dizer que a culpa é do Judiciário, do adversário, da grande mídia. Tudo isso existe, sim, mas existem também erros cometidos. E erros graves pelos quais pessoas estão sendo julgadas e até presas — lembrou Olívio Dutra.

Na avaliação de Olívio, a direção do PT deveria ter tomado atitudes “bem antes” contra ex-dirigentes da sigla que cometeram irregularidades.

— O partido agiu como a velha política tradicional, que ele próprio condenava. E que contaminou tantos outros partidos. Agora, querem se defender dizendo “tem mais ladrão lá do que aqui”. Isso é uma guerra de bugio que não tem fundamento — sentenciou.

As eleições municipais deste ano marcam o pior desempenho do PT nas capitais em pelo menos 20 anos. O partido conquistou uma prefeitura no primeiro turno e terá a chance de somar outra na segunda rodada de votações.

A queda no número de prefeituras também foi expressiva. Em 2012, o PT conquistou 630 prefeituras, e agora, no primeiro turno, elegeu apenas 256 prefeitos.

Cientistas políticos avaliam que a Lava-Jato e o impeachment da presidente Dilma contribuíram para a derrocada do Partido dos Trabalhadores.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

O Olívio, esquerdista da velha e boa cepa dos esquerdistas, está aí, se mostrando novamente, ao modo do ex presidente do Uruguai, o Mujica. Diz palavras fortes, que melindram e tocam na sensibilidade de muitos esquerdistas hipocritas. Não poderia ser diferente do Olivio que admiro, e cujo tipo sempre tive preferência na representação de esquerda do RS. Não me decepciona, antes ao contrário ganha mais simpatia e admiração de minha parte. Não há duvida quanto ao seu acerto, de que se não dessem motivos para a perseguição jurídica e midiática elas não aconteceria é pior seriam tão bem sucedidas. O Lula, sempre tão cioso com a quantidade de benefícios concretos a entregar a sociedade, deixou de lado a qualidade abstrata da entrega desses benefícios. Dizia que de sua obrigação, por sua origem, de fazer a melhor administração que este país já havia visto, mas renegou aspectos importantes, que fizeram a incoerência em seus governos, e que serviu de pontos vulneráveis aonde penetraram seus adversários. O PT naufragou por ter feito de personagens como o próprio Olívio secundários, ou quem sabe terciários. O PT piorou e muito quando mudou suas preferências. Orquestradas pelo Lula. Mudou a preferência na sua fotografia, o que representou também uma clara mudança de viés político partidário, quando passou a desprezar líderes do calibre de um Olívio, trazendo caras novas, como os tipos Delcidio. Mudando suas suas orientações de parcerias preferenciais, de grupos de esquerda, por sua ambição de isolar-se na associação como única instituição de esquerda responsável do Brasil, ao mesmo tempo que buscou se associar preferencialmente e premeditadamente com o partido dos fisiológicos calhordas do Brasil.
O PT realmente fez por merecer e espero que vistam as sandálias da humildade, entendam a lição e aprendam que não é a justiça nem a mídia quem votam é o povo, e esse é inteligente o suficiente para perceber se há algum mérito na perseguição. É que não são só os militantes que elegem os políticos e os governos.
POR FAVOR IGNOREM O COMENTÁRIO ANTERIOR.

Míriam Machado

Concordo plenamente com o Altamiro Gomes Pinheiro, e acrescento, ainda, que o fracasso do PT nas eleições foi devido a campanha de guerra contra o partido originada pela mídia golpista, do judiciário comprometido com este, e com as elites política ultraconservadora e econômica que se recusam a sair da Idade Média. É por essas razões que o Brasil jamais vai se igualar a Países progressistas como Alemanha, Inglaterra, França e outros, que já saíram dessa fase faz tempo. Discordo, portanto da opinião do Olívio Dutra. Acrescento, por oportuno, que os comentários do Tarso Genro, lavando a roupa suja em público, só servem para fazer a festa da direita. Míriam Machado

FrancoAtirador

.
.
Pela Governabilidade, o PT fez Coligações com PMDB, PP e o Diabo a Quatro.

Hoje Percebe que foram Precisamente Esses Partidos que tornaram o País

Ingovernável, para Derrubar a Presidente Petista, Anular Lula e Tomar o Poder.
.
.

Luiz Carlos P. Oliveira

Olívio Dutra sempre foi contra a aliança do PT com o PMDB. Ele advertiu, lá no início, que isso não daria certo. Quem conhece o Olívio, sabe que a política não o corrompeu.

dinarte

Já tem muita gente massacrando o PT desde a sua fundação,portanto, não precisamos de mais pessoal e ainda por cima pertencente ao partido. Gostaria de perguntar ao Olívio Dutra como ele governaria o Brasil a partir de 2003 com apenas 91 deputados de um total de 513,sem fazer nenhuma aliança.

    Maria

    Olívio Dutra diz o que muitos outros petistas gostariam de dizer. A oposiçao, que sempre essteve no poder, agiu como se imaginava e como passamos a confirmar ao longo desta ultima decada e meia. Nao acredito que haja surpresas nesse setor. E, no início e ainda oposição, o pt lidou com essa situaçao sem usar as mesmas artimanhas, até porque nao as havia vivenciado.
    Portanto, devemos sim exigir a todos os petistas quereflitam sobre isso: a direita agiu conforme o esperado, mas o pt não. O pt mudou, elitizou-se no agir pessoal mas manteve seu discurso e um pouco da pratica prevista no espaço coletivo. Perdeu o contato e o compromisso com seu eleitor e nao conseguiu o eleitor da direita, pois o pt nao tem a oferecer o que o eleitor de direita deseja.
    A autoreflexao é indispensavel. Rever todos seus conceitos e valores ante este choque de realidade tornou-se fundamental caso nao pretendam afundar na pratica direitista e tornar-se um outro PMDB/PSDB. Que aliás na creio que consigam pois esses 2 nao abrem o flanco e radicalizaram no escracho da politica excludente.
    O pt expulsou as vozes discordantes.
    É o pt ainda, ou pode retornar via uma opçao ética e verdadeiramente comprometida com este eleitorado órfão de representação?
    Necessario refletir sobre o projeto que trouxe dignidade a mais de 40 milhoes de brasileiros, elevou o padrao de todas as demais classes, escancarou espaços para a liberdade de ser – mulheres, lgbts, negritude, ideologias e crenças – dinamizou e inovou na produçao nacional em todos os setores e elevou o país a modelo em nivel internacional. Mas perdeu-se na pequenez das suas individualidades. Individualizou o poder e isso o tornou cego em relaçao às mudanças na vida de seus eleitores, às reais e às necessárias, como promover a democratizaçao radical da gestao publica. A reflexao geradora de conscientização perdeu-se como se perderam os votos.
    Mas acredito na força da autoreflexao criativa.

    Cesar

    Dinarte,

    eu ja começo a achar que para o bem da esquerda e do povo brasileiro, teria sido melhor não ter governado. Hoje teríamos uma esquerda e oposição forte à tudo que está ai, e talvez o governo tivesse vindo mais tarde naturalmente sem que a o PT se corrompesse.

    dinarte

    Maria , esse bláblá todo eu já conheço,eu só quero saber como vocês do PSOL governariam com apenas aproximadamente 15% da câmara dos deputados, sem fazer nenhuma aliança e ainda , com partidos de esquerda saindo de braços dados junto com os radicais de direita , como aconteceu durante as CPI’s do mentirão indo levar representações contra o partido. Isto me lembra um trecho de uma musica do CHICO BUARQUE, joga bosta na GENI.

    dinarte

    Cesar , qual seria esse momento certo para a esquerda assumir o poder. Pelo seu comentário, eu só posso concluir que seria no dia de SÃO NUNCA.

Mauricio

Pessoal, agora é hora de parar de ficar reclamando sentado na cadeira e fazer alguma coisa. No próximo dia 5/11 haverá ocupações e protestos em todo o Brasil, para remover esse governo ilegal e ladrão que se apossou do poder através de um golpe. Não adianta só reclamar e não fazer nada. Organizem protestos em suas cidades nas portas de veículos de comunicação, da PF, do STF, do congresso, etc. Todos que participaram desse golpe infame precisam responder pela traição ao povo brasileiro. A hora é agora!

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/10/09/marcha-para-brasilia-e-cerco-ao-palacio-do-planalto/

FrancoAtirador

.
.
Gurizada do Alegrête Não Néga Fogo, Tchê!

Estudantes Secundaristas ocupam
Instituto Federal Contra PEC 241

https://t.co/88TBbUAuid
https://twitter.com/nedicr56/status/785200291347959808

https://pbs.twimg.com/media/CuU-IndWgAAX2ed.jpg
https://twitter.com/nad_pimentel/status/785102087944273924
.
.

Edgar Rocha

E o PT de São Paulo chama a tudo isto que o Dutra falou de puritanismo. Vão ter que criar um neologismo pro PT de São Paulo: psicopetia. Estão com medo danado de sair dos quadros “contempláveis” da cúpula do PT. Fisiologismo aqui é virtude, abre portas entre os rivais. Permite coalizões inimagináveis.
É que o chato do Dutra já se tornou ultrapassado, não tem goela de sucuri pra engolir a tudo e nem cacareja pelos cantos num infindável “é-pela-causa, pela-causa” como faz a militância daqui de São Paulo.
Seja estrela ou tucano, uma vez paulistano, sempre paulistano. E quem não estiver na vibe (gíria global de novela), leva gelada e fica quieto porque é gentinha. O Dutra não é da hora, né, não, mano? Mó deprê, zé-povinho do caramba, meu! Psiiiicoooo….

BRASILEIRO

Acredite se quiser no político puritano!
Outro dia senti falta da Heloísa Helena, e resolvi procurá-la na net, queria saber a sua opinião sobre a crise política, e descobri que tinna se filiado a REDE de Blablarina e estava defendendo veementemente a mesma! Eu só tenho decepções com essa Esquerda BUNDA MOLE! e para completar é desunida e gosta de entregar companheiros!
Já a DIREITA, briga, briga mas está sempre unida contra a Esquerda TONTA! O Lula está apanhando feito cachorro sem dono porque a Direita sabe o que ele representa na política, já os puritanos da esquerda quere ele longe! Com uma esquerda de MERDA como essa, a Direita faz a festa!
SE NA POLÍTICA FOSSE ASSIM FÁCIL COMO FALAM OS PURITANOS DE ESQUERDA E DE DIREITA ERA SÓ SEPARAR O jôio DO TRIGO, o mal do bem, os de bons corações dos de maus corações, o preto do branco num país de mestiços! MAS AÍ, DEIXA DE SER POLÍTICA!

    Mauricio

    Concordo plenamente, não vejo ninguém cobrando autocrítica dos partidos de direita por terem apostado no quanto pior melhor, no fascismo, no golpe, etc. É claro que o PT deve fazer sua autocrítica, mas a derrocada do partido deve-se muito mais aos seus acertos do que seus erros. A direita fascista, principalmente dos grandes centros, jamais perdoou o PT por ter melhorado a vida de milhões de pessoas miseráveis, esse papo de corrupção foi pretexto para a tomada de poder que escondia um ódio de classes secular. Não entender isso é dar armas aos inimigos. Se tem uma autocrítica que o PT precisa fazer é a leniência que teve para com inimigos históricos que deram o golpe agora, como FIE$P, Globo, etc.

    Nelson

    A Heloísa Helena é aquela que encheu de esperança muita gente e, não demorou muito, desiludiu todo mundo. Na campanha eleitoral de 2010, ela só falava em corrupção, ou seja, repetia o que a direita dizia. Seu ódio irracional ao PT não a deixou aproveitar os preciosos momentos em frente às câmeras para instigar o povo brasileiro a debater as reformas de base fundamentais ao país.

    O resultado é o que vemos hoje: de uma figura de dimensão nacional, ela paira num ostracismo total. Lamentável como a esquerda tem muita gente que já não é mais criança, não nasceu ontem, mas que consegue repetir os mesmos erros indefinidamente.

marcio gaúcho

Infelizmente, pessoas com a integridade de Olívio Dutra não existem mais, atualmente, na política brasileira. Bancário, reto por profissão, e formado em Letras, Olívio foi devidamente defenestrado da cúpula de decisões do PT, ainda quando ministro das cidades (ministérios sem verbas e sem importância à época). Discordando dos métodos da cúpula paulista do partido, exilou-se na sua solidão em Porto Alegre. Seu pensamento é radical e fiel aos antigos princípios do partido. Hoje, não se reconhece mais dentre os seus velhos companheiros. Salvou-se uma alma, mas perdeu-se um grande idealista!

Elizabeth pretel

Caramba! ! Esse corretor é danado. Olivio Dutra.

Elizabeth pretel

Acredito que assim como Tarso Genro, o Olivia Dutra deveria ir para o p sol. Como governar um país, estado ou município com esse tipo de governança que está aí
Colisão? ???

FrancoAtirador

.
.
Infelizmente o PT do Olívio foi ‘Petrolado’ pela Cúpula do Campo Majoritário.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Nos Últimos 10 Anos, o Tiroteio de Injustiças Contra o PT
    têm sido Tão Grandes, que Não Sobra Tempo de Criticar.

    Porém, Grande Parte da Militância Histórica do Partido
    pensa em falar exatamente o que o Olívio vem dizendo.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Por outro lado, no Rio Grande do Sul, o Partido dos Trabalhadores

    foi Apeado do Poder, tanto na Capital quanto no Governo Estadual,

    muito mais devido a uma Perseguição Político-Ideológica Sistemática

    do Grupo RBS/Globo, do que por Qualquer Desvio Ético dos Petistas.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Só Prá Lembrar

    Um Tempo Que Não Existe Mais e Não Retornará:
    Quando o PT não tinha sequer Caixa 1, que dirá 2.

    O Eterno Líder Sindical dos Bancários Olívio Dutra, ex-Deputado Federal Constituinte,

    foi Eleito Prefeito de Porto Alegre em 1988, ano em que Erondina venceu em São Paulo.

    Junto com o Vice, Tarso Genro, Fez a Melhor Administração que a Capital Gaúcha conheceu.

    Em 1998, elegeu-se Governador do Rio Grande do Sul, com Apoio do PCdoB, PSB e PDT.

    Em 2002, não concorreu à Reeleição, porque perdeu a Disputa Interna nas Prévias do PT

    para o Prefeito Tarso Genro, que renunciou ao Cargo, para tentar o Governo Estadual.

    Perdeu, no Segundo Turno, para um Azarão do PMDB que teve apoio da RBS/Globope.

    Em 2004, após 4 Gestões Consecutivas no Executivo Municipal e Muitos Rachas Internos,

    o Partido dos Trabalhadores perdeu a Prefeitura de Porto Alegre, para não mais voltar.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ol%C3%ADvio_Dutra
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também