Lula vai à Justiça contra jornalista que noticiou falso câncer no pâncreas

Tempo de leitura: 2 min

Lula

por Conceição Lemes

Em 4 de janeiro de 2015,  o jornalista Leandro Mazzini publicou em sua Coluna Esplanada, no UOl e em outros veículos, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

* Tinha sido “acometido de um câncer no pâncreas, que teria sido descoberto no inicio de 2014”.

* “Fez tratamento sigiloso”.

” Combateu de um ano para cá um novo câncer [no pâncreas] e o controlou”.

Esta repórter desmontou o falso câncer no pâncreas de LulaDesrespeito, má-fé, crueldade e desumanidade com ex-presidente. Canalhice sem tamanho.

Com um objetivo político: deixar a dúvida no ar sobre um tumor cujo diagnóstico representa praticamente uma sentença de morte, visando minar Lula com vistas às eleições presidenciais de 2018.

Lula não deixou passar em branco.

Nessa terça-feira, 19 de janeiro, o ex-presidente ingressou com interpelação criminal contra o jornalista Leandro Mazzini. A medida foi protocolada no Fórum Criminal de São Paulo.

A assessoria de imprensa do Instituto Lula justifica:

A reportagem acima mencionada afirma que o ex-Presidente Lula, após se curar de um câncer na laringe amplamente divulgado pela imprensa, teria sido acometido no início de 2014 de novo câncer, desta vez no pâncreas.

O jornalista faltou com a verdade ao fazer tal afirmação. Não houve qualquer diagnóstico de câncer no pâncreas do ex-Presidente Lula e, por isso mesmo, não foi ele submetido a qualquer tratamento para essa doença, muito menos de forma sigilosa. O Hospital Sírio Libanês divulgou nota em 15.11.2014 afirmando que o ex-Presidente Lula realizou naquela data “exames físicos, ressonância nuclear magnética, PET-CT, e nasofribrolaringoscopia e, ainda, que “todos os exames apresentaram resultados normais”.

A interpelação criminal está prevista no artigo 144, do Código Penal. É medida preparatória para eventual ação penal.

No corpo da interpelação criminal, foram pedidos esclarecimentos ao jornalista, que permitirão analisar a sua real intenção com a reportagem. Também aferir se houve intenção em manchar a imagem e a honra do ex-presidente Lula.

 Leia também:

Como funciona a regulação da mídia na “ditadura” britânica

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eduardo

Normal! Quem fala tem que provar. Se for mentira, deve ser amplamente divulgada a mentira e os prejuízos morais, politicos etc. todos ressarcidos. Também o sol da manhã do mentiroso deveria ter a figura geométrica alterada. Simples! Mas no Brasil não! Tem vários recursos, delações e sentenças no caminho e finalmente o STF. Até lá, diversão e mentirão à vontade!

Fúlvio Costa

Conceição, o tal Leandro Mazzini não se deu por vencido e continua insistindo nessa história:

http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2015/01/21/medium-cuida-da-saude-de-lula/#comentarios

    Luis

    Esse é mais um pau mandado a serviço dos patrões

    Fabio Silva

    Pois é, foi o que eu perguntei. Não tem nenhuma ainda contra a Veja, apesar do estardalhaço? Na primeira matéria diz que uma ação pedia direito de resposta ao TSE, blá-blá-blá, a eleição já passou; e que “na esfera penal, será encaminhada…”. Será, no futuro. Nada ainda? Na segunda matéria diz que um já foi arquivado pelo Teori, e a única coisa em andamento seriam “procedimentos” da PGR para fazer uma apuração. Também nada ainda? Será o Benedito? Vai ficar o dito pelo não dito?

Paternon

Agora ele ficou furioso e publicou que tá indo atrás do “João de Deus”.
O cara tá louco mesmo.
http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2015/01/21/medium-cuida-da-saude-de-lula/

Marat

Se o “jornalista” levar em banho Maria, o caso acaba caindo no STF, e ai, por uma coincidência incrível, cairá nas mãos de GM que, além de livrar a cara do “profissional”, ainda chamará Lula às falas, isso com todos os holofotes pigueanos possíveis, e a enorrrrrme equipe de comentaristas nota (de) mil…

Elias

Hoje mesmo, 21/01/2015, em sua coluna, Leandro Mazzini tenta voltar à carga com texto semelhante ao do dia 4 de janeiro deste ano. O título é “Médium cuida da saúde de Lula”. Como se vê o jornalista parece não temer a interpelação criminal contra si. Menos de 48 horas após Lula protocolar a interpelação, Mazzini insiste em impingir uma doença que o ex-presidente não tem. E pelo visto faz de propósito, como um desaforo, como a dar de ombros a qualquer processo criminal ou penal. E pasmem. Diz tudo o que diz com base em fonte anônima.

Observem a petulância: “Ainda de acordo com a fonte, Lula estaria com a recaída do câncer sob controle, sem riscos imediatos de metástase. Após a revelação da Coluna, começou uma caça às bruxas na família do ex-presidente, porque só parentes e alguns poucos médicos tinham acesso à informação.”

Pena que no Brasil a justiça anda a passos de cágado. Leandro Mazzini deveria ser interpelado o mais rápido possível. Sabe-se lá quando será chamado. Enquanto isso ele segue mentindo a seu bel prazer.

Vlad

Pelo jeito, o jornalista não está muito preocupado:

http://correiodobrasil.com.br/ultimas/medium-cuida-da-saude-de-lula/748129/

Além de repetir tudo, ainda pôs tratamento mediúnico (amiúde associado à idéia de ultima ratio) na fervura.

FrancoAtirador

.
.
BANDITISMO INTERNACIONAL DA MÍDIA-EMPRESA

Prefeita de Paris diz que a capital francesa
processará Fox News, do magnata Rupert Murdoch,
por insultos à imagem de alguns bairros da cidade
que foram referidos pela rede de TV norte-americana
como áreas que não devem ser visitadas na França.

20/1/2015 às 20h43
Reuters, via R7

Prefeita de Paris pretende processar a Fox News,
do empresário de comunicações Rupert Murdoch*,
depois que a rede de TV a cabo norte-americana
insultou a imagem da capital francesa
ao retratar alguns bairros da cidade
como áreas que não devem ser visitadas

Jennifer Saba, em Nova York

A cidade de Paris pretende processar a Fox News, do empresário Rupert Murdoch, depois que a rede de canal a cabo dos Estados Unidos “insultou” a imagem da capital francesa, afirmou a prefeita da cidade, Anne Hidalgo, nesta terça-feira.

Durante uma entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN, Hidalgo disse que a cidade estava planejando uma ação legal contra a Fox News porque a honra de Paris tinha sido “prejudicada”.

Na sequência dos ataques mortais ao jornal satírico Charlie Hebdo e a um supermercado de produtos judaicos em Paris, a Fox News pediu desculpas no sábado por retratar alguns bairros da cidade como áreas que não devem ser visitadas.

“A imagem de Paris foi prejudicada e a honra de Paris foi prejudicada”, disse Hidalgo.

O vice-presidente executivo de notícias da Fox News, Michael Clemente, disse em comunicado:
“Nós temos empatia com os cidadãos da França, já que passam por um processo de recuperação e voltam à vida cotidiana. No entanto, achamos os comentários da prefeita em relação a um processo judicial equivocados”.

*(http://pt.wikipedia.org/wiki/Rupert_Murdoch)
(http://pt.wikipedia.org/wiki/News_Corporation)
(http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/2007/08/01/ult4294u730.jhtm)

http://noticias.r7.com/internacional/prefeita-de-paris-diz-que-cidade-processara-fox-news-por-insultos-20012015
.
.

Fabio Silva

Massa! E qual é mesmo o número do processo que a Presidenta prometeu, em campanha, abrir contra a Veja? É que tem gente falando que a revista estava certa, e eu queria esfregar na cara deles que a Presidenta tem palavra.

Sta. Catarina

Que a indenização seja milionária com a exigência de direito de resposta à altura do dano causado.

Mancini

Finalmente, essa atitude deveria ser comum com essa imprensa marrom! http://refazenda2010.blogspot.com

Rodrigo Leme

Bom, acredito então que o Viomundo apoia os processos de Aecio contra blogueiros que fazem as alegações de vício em cocaína, certo?

Estamos de olho.

    Lukas

    Lula é intocável, só nos resta nos prostar diante de sua augusta figura.

    Fúlvio Costa

    Cara, pqp, não é questão de Lula ser ou não intocável, pare de falar bobagem. NÃO IMPORTA COM QUEM SEJA, o que o tal Leandro Mazzini está fazendo NÃO É JORNALISMO.

    J Fernando

    Processa a torcida no Mineirão, que cantou: “Ô, Maradona, vai se f*, o Aécio cheira mais do que você!”
    Processa o jornalista da mídia de SP que publicou coluna “Pó parar, governador!”
    Ah, e o avião dos Perrela, amigos do Aécio, com 400 kg de pasta base de cocaína…
    E aquele vídeo do Aécio cambaleando ao dar entrevista para a tv folha, em plena campanha presidencial, bem, nós acreditamos mesmo que era culpa do vento…

    Aécio não moveu nenhum processo contra comentários que associam sua pessoa à cocaína e sim contra a difamação geral dele e de sua família.

    Sidnei Brito

    Estranhamente, além do finado Mauro Chaves, do Estadão, Aécio também se esqueceu do Danilo Gentilli. Intocáveis estes também, não?

    Maria Amélia Martins Branco

    Se divirta Zoinho,

    “Aécio Neves é um Narcotraficante perigosíssimo, além de comandar cartel, assassinatos e torturas”, denúncia Policial de Minas

    http://www.folhabaiana.com/banner-destaque-home/aecio-neves-e-um-narcotraficante-perigosissimo-alem-de-comandar-cartel-assassinatos-e-torturas-denuncia-policial-de-minas/

    Gerson Carneiro

    Bom, acredito então que você vai fazer em relação aos “blogueiros que fazem as alegações de vício em cocaína contra o Aécio” o que a Conceição Lemes fez em relação ao Leandro Mazzini, certo?

    abolicionista

    Só faltou dizer que o boato do Aécio cheirar cocaína não surgiu nos blogs de esquerda.

    Que desonestidade, hein senhor Rodrigo? Não tens vergonha na cara?

ANTONIO CARLOS

Ótimo, Lula! Demorou!

FrancoAtirador

.
.
Libertinagem de Imprensa e Arbítrio de Expressão

DE MINUTO EM MINUTO, UM CRIME APÓS OUTRO CRIME

Contra o Direito e a Dignidade da Pessoa Humana.

É o PseudoJornalismo de Sangue, Suor e Lágrimas.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também