VIOMUNDO

Diário da Resistência


Homem atropela integrantes do MST e mata um de 73 anos; Doria é cúmplice, afirmam secretários de movimentos do PT
Acampamento Marielle Vive abriga mais de mil famílias. Foto: Esquerda Onlin
Denúncias

Homem atropela integrantes do MST e mata um de 73 anos; Doria é cúmplice, afirmam secretários de movimentos do PT


18/07/2019 - 11h36

Caminhonete atropela manifestantes do MST e mata um homem em Valinhos (SP)

Famílias do Acampamento Marielle Vive realizavam manifestação quando foram atingidas; há muitos outros feridos

Pedro Ribeiro Nogueira e Anelize Moreira, Brasil de Fato | São Paulo (SP)

Um homem dirigindo uma caminhonete em alta velocidade jogou seu veículo contra uma manifestação das famílias do Acampamento Marielle Vive, em Valinhos (SP), a uma hora da capital do estado de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (18).

Os integrantes do MST estavam realizando um protesto com entrega de alimentos no quilômetro 7 da Estrada do Jequitibá, visando pressionar a prefeitura por fornecimento de água.

De acordo com o relato dos manifestantes, houve uma clara intencionalidade do condutor da caminhonete de atingir os sem-terra. O movimento ainda apura o número de feridos. Um deles não resistiu aos ferimentos graves e foi a óbito no local da manifestação, Luiz Ferreira da Costa, 73 anos, que faz parte do MST.

A manifestação reuniu 500 militantes sem terra em frente ao acampamento.

“O protesto ocorria em frente ao acampamento. É uma estrada movimentada, mas eles estavam ali em denúncia a situação de falta de fornecimento de água no acampamento, distribuindo alimentos da reforma agrária para os carros que passavam e panfletos”, afirma Kelli Mafort, da direção do movimento.

Testemunhas afirmam que o homem estava armado e ameaçou os manifestantes com a arma.

Ela explica que o movimento já está pressionando as autoridades de Valinhos para investigação do caso.

“Nós já temos a descrição da caminhonete, mas vai ser fácil a identificação da placa do carro e do assassino do Luiz. A estrada é toda cercada de câmeras de segurança instaladas na estrada do Jequitibá, em Valinhos, região de Campinas”, explica

Mil famílias vivem no Acampamento Marielle Vive, ocupado em 14 de abril de 2018 – um mês após a execução da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro – e localizado na Fazenda Eldorado Empreendimentos Ltda.

“A guarda municipal de Valinhos está no local e só pede o tempo todo para gente desobstruir a pista, mas não quer falar sobre punição, isso é mais uma vez a polícia querendo culpar as vítimas e não ir atrás do que causou todo esse problema”, ressalta dirigente do MST.

Em nota, o MST exige punição imediata ao assassino, “que age sob o clima de terror contra os movimentos populares, incentivado por autoridades irresponsáveis que estão no governo brasileiro”.

A Prefeitura de Valinhos informou que duas pessoas deram entrada no sistema de saúde municipal, Luiz Ferreira da Costa, 73 anos, chegou em óbito a Unidade de Pronto Atendimento, e um jornalista Filipe Tavares, 59, sofreu escoriações, passou por exame e estava pra ser liberado.

Ao Brasil de Fato, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valinhos informou que havia uma reunião marcada para esta quarta-feira (17) sobre a questão da água, com uma juíza, mas foi adiada para esta quinta.

Eles também afirmam que nesta semana começou o fornecimento de caminhões-pipa, porém os manifestantes demandam ligamento da rede. Sobre o ato criminoso, afirmam “que é caso de polícia e o responsável precisa ser investigado e punido”.

Edição: Daniel Giovanaz

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Às vítimas do Acampamento Marielle Vive do MST em Valinhos-SP

Na manhã desta quinta-feira(18), fomos informados pela direção estadual do MST-SP, da brutalidade com o qual manifestantes do movimento, foram vítimas do atropelamento criminoso de um homem que dirigia uma caminhonete em alta velocidade que jogou o veículo contra os manifestantes.

Os acampados, realizavam manifestação pacífica com entrega de alimentos na Estrada do Jequitibá, Km 07, em frente ao Acampamento Marielle Vive na cidade de Valinhos-SP.

Manifestamos solidariedade com as vítimas e pesar aos familiares do Sr. Luiz, que chegou ao óbito após atropelamento, exigimos a imediata prisão do criminoso, resposta imediata do Governador João Dória/PSDB, que consideramos cúmplice pelo fato em diversas oportunidades incitar a opinião públicas contra os movimentos sociais em especial o Movimento Sem Terra e chamamos aos diversos setores da sociedade para defesa intransigente do estado democrático de direito, pois vivemos largos passos para um sistema fascista, autoritário e de perseguição sistemática aos movimentos sociais e à participação cidadão, cláusula pétrea da nossa já desfigurada constituição.

Não nos calarão!

Ivan Alex Lima – Secretário Nacional de Movimentos Populares do PT

Simão Pedro – Secretário Estadual de Movimentos Populares e Setoriais do PT-SP

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Zé do rolo

19 de julho de 2019 às 03h02

O Dória é um repudiável só mesmo nesse país para eleger espécie Dória como governante…não gosto do Bolsonaro mais nada mais gratificante no âmbito político que no segundo turno das eleições o arrogante Dória ir manifestar apoio ao Bolsonaro e quem diria o Bolsonaro não quis receber o Dória em sua casa no rio de janeiro e mesmo humilhado o Dória apoiou o Bolsonaro.

Responder

Zé Maria

18 de julho de 2019 às 15h43

Com Bolsonaro e Moro,
Em vigor a Lei do Abate.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.