Corte de verbas dos Institutos Federais ameaça ida de estudante potiguar a olimpíada nos EUA

Tempo de leitura: 3 min

Da Redação

Ciros Kauer Tavares das Chagas,  19 anos, é estudante de eletrotécnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)—Campus Mossoró.

Como atividade prática do curso, ele criou um sistema de automação de estufas agrícolas para pequenos agricultores.

De baixíssimo custo, desenvolvido com softwares livres, o sistema é capaz de monitorar as variáveis climáticas e, a partir delas, detectar mudanças bruscas frequentes no Rio Grande do Norte, permitindo controle de recursos hídricos e energéticos.

Recentemente, numa feira de ciências, o trabalho dele selecionado para participar da olimpíada I-Sweeep, que acontece há dez anos em Houston, Texas/EUA.

I-Sweeep é a sigla de International Sustainable World (Engineering Energy Environment) Project.

O objetivo desse projeto internacional é inspirar os estudantes a preservar os recursos da Terra e criar alternativas para um planeta sustentável para todas as pessoas .

Este ano I-Sweeep acontecerá de 3 a 8 de maio.

O campus do IFRN- Mossoró solicitou à Pró-reitoria, em Natal, recursos para custear a viagem e estadia de Ciros nos EUA durante a olímpiada científica.

A Pró-reitoria negou, alegando cortes orçamentários feitos pelo governo federal nos investimentos de pesquisa e inovação dos Institutos Federais (IF).

Ciros não se conforma. Ao Mossoró Hoje, disse:

“Primeiramente me sinto traído como um estudante que venho de escola pública. Segundo, uma enorme dor em ver a dura realidade do pequeno produtor, que já é difícil, e um projeto que viria para auxiliar ele nessa caminhada ser impossibilitado de participar de um evento tão grande. É um sentimento muito horrível”.

Na semana passada ao saber que a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) estava no campus, ele a procurou para denunciar a situação.

“Primeiro, toda a minha solidariedade, levante a cabeça, continue na luta”, abraçou-lhe Fátima.

“Vou ligar para a pró-reitora para ter mais informações e denunciar isso na comissão de Educação do Senado Federal”, prometeu-lhe.

Entre passagens, estadia e refeições, Ciros precisa de R$ 6.200,00.

Como acreditam no potencial do jovem, amigos, professores, ex-professores lançaram a campanha Ciros na I-Sweeep- Houston, TX/EUA.

A pedido do professor Daniel Valença, da Universidade  Federal Rural do Semi-Árido – Campus Mossoró, nós a estamos divulgando

Ciros na I-Sweeep- Houston, TX/EUA

“Diversas vezes os Institutos Federais provaram a qualidade do ensino frente às escolas particulares. Ex-estudantes nas melhores universidades do país e do mundo, outros ocupando as melhores vagas nas multinacionais de grande renome mundial e sendo cumprida a respectiva função do IF que é a de formar profissionais cidadãos prontos para o mundo.

Ciros Kauer está entre eles. Hoje ele está cursando eletrotécnica no IFRN – Campus Mossoró e seus sonhos e objetivos na vida são vários. Entretanto, mudar a realidade do agricultor familiar é o seu objetivo. Ele construiu um sistema capaz de monitorar e verificar as variáveis climáticas e a partir delas controlar os recursos hídricos e energéticos, controlando, assim, as mudanças climáticas bruscas que ocorrem em nossa região do Nordeste. Seu projeto tem uma enorme importância, pois visa tornar a plataforma mais acessível aos pequenos produtores. Recentemente, ele foi credenciado a participar da I-Sweeep que ocorre em Houston, TX/EUA.

Infelizmente, essa viagem e parte dos seus objetivos encontram-se ameaçados, por causa de um projeto de governo que está em curso.

O governo do atual presidente deu um forte golpe nos IFs, cortando as verbas de pesquisa e extensão. O que se inicia no nosso país é um sucateamento do Ensino Público.

O estudante Ciros e tantos outros jovens do Brasil encontram-se inteiramente ameaçados por essas medidas.

Precisamos o mais rápido possível ajudar o Ciros a conseguir sua viagem. E precisamos lutar juntos contra essas medidas do atual governo que não possui a educação como sua principal prioridade.

Para ajudá-lo, clique aqui.

Leia também:

CUT/Vox: 93% dos brasileiros são contra a reforma da Previdência de Temer

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também