Clarín censura artigo sobre o golpe: “Não queriam que eu falasse em ‘submissão aos EUA’. Recusei”; leia aqui o texto vetado

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2016-09-12 às 14.43.58

Eleonora de Lucena, no Facebook

FUI CENSURADA PELO “CLARÍN”.

O jornal argentino me encomendou um artigo sobre o impeachment.

Escrevi e enviei. Pediram para eu “amenizar” trechos.

Especificamente não queriam que eu falasse em “submissão aos EUA”.

Recusei fazer qualquer modificação no texto.

Há duas semanas ele está numa gaveta virtual em Buenos Aires.

Para registro, aí vai o que o “Clarín” não quis publicar.

Um golpe à democracia e à soberania na América Latina

ELEONORA DE LUCENA

O julgamento de Dilma Rousseff atropela a democracia e expõe de maneira crua o embate de interesses antagônicos na América Latina. De um lado, um projeto de integração regional sem submissão aos Estados Unidos; de outro, a volta das conhecidas “relações carnais” com o império do Norte.

O governo de Michel Temer mostra que quer esvaziar o Mercosul. Repetindo ardis usados internamente no país, manobra para golpear essa construção da união sul-americana que vai muito além de acertos comerciais.

De supetão, dá início a uma onda de privatizações, vendendo um naco do pré-sal brasileiro, onde estão valiosas reservas de petróleo. Tenciona desidratar e esquartejar a Petrobras, ícone de uma proposta independente de desenvolvimento e objeto de desejo de companhias estrangeiras.

Temer anuncia cortes em gastos em saúde, educação e previdência. Planeja desmantelar conquistas trabalhistas obtidas desde meados do século 20. Almeja transferir renda dos mais pobres para os mais ricos: projetos sociais serão podados para garantir o pagamento dos juros estratosféricos pagos à elite.

É a reedição de um enredo já desenhado no Paraguai e em Honduras: um golpe sem tanques que corrói as instituições para minar a independência. Num ritual kafkaniano, políticos acusados de corrupção votam a cassação de uma presidente que todos reconhecem ser honesta.

Nos anos 1990, com governos neoliberais, a América Latina experimentou uma combinação de concentração de renda, desindustrialização, privatizações selvagens e perda de soberania. A Argentina viveu com radicalidade esse processo. Nas ruas, o derrotou.

Agora, as mesmas armações daquele tempo tentam ressuscitar no continente. Aproveitam a situação adversa na economia e disseminam um discurso de ódio, preconceito e intolerância. Conquistam, assim, fatias das classes médias, muitas vezes refratárias à ascensão que os mais pobres obtiveram nos últimos anos.

O movimento precisa ser entendido dentro da atual crise capitalista e das mudanças na geopolítica mundial. O capital financeiro busca garantir ganhos na América Latina. Necessita derrubar barreiras de proteção na região — o que é mais viável com governos dóceis, também dispostos a vender ativos a preços baixos.

Enquanto se atolavam na guerra do Iraque e adjacências, os EUA viram a influência da China crescer de forma exponencial no continente sul-americano. O petróleo, os minérios, a água, os mercados internos, as empresas inovadoras — tudo é alvo de interesse externo.

Nesse contexto de disputa é que devem ser analisadas as intenções norte-americanas de instalar bases militares na Argentina — na tríplice fronteira e na Patagônia. O império volta a se preocupar com o que considera o seu eterno quintal.

O impeachment de Dilma é peça chave no xadrez de poder da região. Afastar quem não se submete a interesses dos EUA será uma advertência aos países. O processo, que deixa as instituições brasileiras em farrapos, demonstra, mais uma vez, como a voracidade dos mercados e a força imperial são incapazes de conviver com a democracia.

ELEONORA DE LUCENA, 58, jornalista, é repórter especial da Folha de S. Paulo. Foi editora-executiva do jornal de 2000 a 2010.

 Leia também:

Paulo Teixeira: Exército e GSI serão cobrados pela Operação Tabajara


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Educação Petista

Petista apenas & só se preocupa com PSDB e outras ASNEIRAS. Que amor enrustido! Só fala a toda hora e minuto etc.

Mas petista nem se lembram do PeTê mesmo… Vejam:

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
A Semiótica do Coração Valente
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Mas quanto a tudo isso o que importa é a publicidade & a propaganda, somada com a baranguice — tal qual Dilma. Eis:

Grave mesmo é isso aqui:

GOLPE e «CORAÇÃO VALENTE»:

São clichês publicitários elaborados por 1 publicitário! Tal qual o preso milionário JOÃO SANTANA (o “Feira”…).
São tais quais a frase publicitária de iogurte da DANONE, assim, veja:
«DANONINHO VALE POR 1 BIFINHO». [ou: “CVC pensando em você”].

Nunca jamais houve GOLPE; assim como DANONINHO jamais VALE POR 1 BIFINHO… E o slogan petista “Coração Valente” é uma frase feliz em termos publicitários (fazer a cabeça via mitologia), mas de um vigarismo extraordinário.

[e reparem.., tudo isso tem a ver com Educação grosseira do Governo Petista. A pior da América inteira].

    Paulo Tarso

    Que tal pensarmos em João Milionário Santana?? Também!

    Eis aqui:

    MORO é do Mal mesmo.
    
Ele prendeu um marqueteiro… 

    Um milionário! 
Pilantra, não??

    Imagina! Prender um MI-LI-O-NÁ-RIO!
    
Que ousadia esse Juiz Moro.
    O Marqueteiro cobrou na
    Nota Fiscal
    2 Senas acumuladas!
    
R$ 90.000.000,00! 


    Cobrou do PT!
    
Isso com Nota Fiscal! 

    O equivalente a 2 Senas, ACUMULADAS!

    E por baixo, João-o-Milionário-Santana, 

    Lavou dinheiro… 

    Aí esse injusto e babaca do Sr. Juiz Moro,
    vem e prende ele. 

    Um Milionário! 
É mole?

    E o que o PT tem a ver com isso? 

    Ele só ERA o marqueteiro do PT… 
Apenas.
    O PT é puro, bom & honesto.

João Luiz Pereira Tavares

«Chegue num jantar de inteligentinhos e, por exemplo, defenda a LAVA-JATO. Haha. Você vai VER o que vai acontecer com você, né? Vão olhar TORTO pra você achando que, de repente, você é dono de um banco, alguém assim! E não alguém que trabalha duro para sobreviver e, por isso, SEMPRE desconfia de quem não o faz… Né?»

    resposta ao Petismo

    O lulopetismo virou um caudilhismo corrupto e corruptor”

    Brasil 31.10.18
    06:33

    Ciro Gomes sempre insinuou que tiraria Lula da cadeia.

    Só agora, depois de voltar de Paris, ele entendeu que fez o cálculo errado.

    Ele disse para a Folha de S. Paulo:

    “O lulopetismo virou um caudilhismo corrupto e corruptor que criou uma força antagônica que é a maior força política no Brasil hoje. E o Bolsonaro estava no lugar certo, na hora certa. Só o petismo fanático vai chamar os 60% do povo brasileiro de fascista. Eu não, de forma nenhuma.”

João Luiz Pereira Tavares

OS INTELIGENTINHOS DO PT, DA SOCIEDADE CIVIL — estudantes, professoores universitários, cineastas, cantorzinhos tipo Chico BUARQUE etc.

========
Por favor! Faça o seguinte:

«Chegue você num jantar de inteligentinhos e, por exemplo, defenda o impeachment. Haha. Você vai VER o que vai acontecer com você, né? Vão olhar TORTO pra você achando que, de repente, você é dono de um banco, alguém assim! E não alguém que trabalha duro para sobreviver e, por isso, SEMPRE desconfia de quem não faz… Né?»

João Luiz Pereira Tavares

REDE GLOBO Cultura & Educação Petista:

Naturalmente que a política da Globo é diferente daqueloutra política do PT. Mas há o populismo em grandes Redes de TV, sobretudo em assuntos educativos e “artísticos”-educacionais.
Observe naquilo que se entrecruza entre PeTê e a REDE GLOBO, por exemplo.
PT e Globo cruzam-se entre si, perfeitamente. É apenas um recorte. Daquilo em que ambos se encontram perfeitamente: que são iguais (2+2=4), — não sequer semelhantes, mas iguaizinhos. Como gêmeos univitelinos.

Ou seja: a cultura e a educação veiculadas são as MESMAS que o PT ADORA, cobiça, venera, reverencia e ACATA. Sempre sonhou e invejou: o que a Globo faz. Enfatizando, atenção: eu disse que a educação do PT é a mes-mís-sima da REDE GLOBO. ¿Para que então petista odiar a Globo?

Regina Casé, filminhos clichês, sentimentalismo exacerbado, Claudia Leitte, simplismos e ingenuidades múltiplas, facilidades, ensinamento engana-trouxa; educação ruim e de 3ª categoria, defasada e retrógrada etc. etc.

A Rede Globo é o PT; o PT é a REDE GLOBO.

João Luiz Pereira Tavares

Cultura & Educação Petista:

Naturalmente que a política da Globo é diferente daqueloutra política do PT. Mas há o populismo em grandes Redes de TV, sobretudo em assuntos educativos e “artísticos”-educacionais.
Observe naquilo que se entrecruza entre PeTê e a REDE GLOBO, por exemplo.
PT e Globo cruzam-se entre si, perfeitamente. É apenas um recorte. Daquilo em que ambos se encontram perfeitamente: que são iguais (2+2=4), — não sequer semelhantes, mas iguaizinhos. Como gêmeos univitelinos.

Ou seja: a cultura e a educação veiculadas são as MESMAS que o PT ADORA, cobiça, venera, reverencia e ACATA. Sempre sonhou e invejou: o que a Globo faz. Enfatizando, atenção: eu disse que a educação do PT é a mes-mís-sima da REDE GLOBO. ¿Para que então petista odiar a Globo?

Regina Casé, filminhos clichês, sentimentalismo exacerbado, simplismos e ingenuidades múltiplas, facilidades, ensinamento engana-trouxa; educação ruim e de 3ª categoria, defasada e retrógrada etc. etc.

A Rede Globo é o PT; o PT é a REDE GLOBO.

Joao Luiz Pereira Tavares

O Brasil é a repetição do “mesmismo”. Não experimenta o novo e nem evolui. Nada de novo na POLÍTICA. Lula não tem nada de novo. Só discurso populista. Nem em EDUCAÇÃO ou CULTURA. O Brasil continua brega, por isso perde oportunidades. Veja aqui 1 exemplo:

A concorrência pelo Oscar em 2017 & o PT:

O nome do filme barango, com a brega da Regina Casé:

é: “Que horas ela volta?”. (repare que nome que não tem nada a ver).
Isso ano passado, 2015. Concorreu ao Oscar. Lógico que a Academia de Ciências e Arte não iria apreciar tamanho clichê de filme. Sem mérito nenhum esse Que horas ela volta. Coloque esse nome no Google e veja a foto do cartaz, para ver a baranguice.

Já o desse ano, que concorreu por CANNES, e perdeu por lá é AQUARIUS, de Kleber Mendonça Filho — o Baba Ovo do Festival de Tiradentes. Lá em Cannes fizeram uns cartazinhos com o ENGANA-TROUXA: o “Fora Temer”.

Aquarius dançou… O novo Ministério da Cultura, do Temer, escolheu outro filme para concorrer em 2017… cujo nome é “Pequeno Segredo” (repare o título! Parece interessante!). Que tem mais potencial para seduzir a Academia do Oscar.

O pessoal de Aquarius deve está NERVOSINHO.

Jeovane Marusia Fernandes

A ingenuidade não nos é permitida á essa altura, pra não ter certeza que por tras do golpe existe os Estados U

FrancoAtirador

.
.
Ainda Existem Jornalistas Ingênuos
que Crêem que a Mídia FasciPaulista
tem Limite para a Falta de Escrúpulos

.
.
Prefeito Haddad Debate
com o Caluniador Villão
na Rádio Jabá do PSDB-SP:

https://twitter.com/eita_br/status/775351746742853632
https://twitter.com/eita_br/status/775352216546844672
.
.
https://t.co/jwO1veQ3dn
https://twitter.com/DCM_online/status/775516276802392064

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/qual-o-limite-da-jovem-pan-para-os-surtos-psicoticos-de-villa-com-haddad-agressao-fisica-por-kiko-nogueira/
.
.

    João Luiz Pereira Tavares

    ¯\_(ツ)_/¯ ©

    2017

    Viva 2016!

    Em 2016 houve fato fabuloso sim, apesar de Vanessa Grazziotin falar que não, dessa forma equivocada assim:

    “O ano de 2016 é, sem dúvida, daqueles que dificilmente será esquecido. Ficará marcado na história pelos acontecimentos negativos ocorridos no Brasil e no mundo. Esse é o sentimento das pessoas”, diz Grazziotin.

    Mas, por outro lado, nem que seja apenas 1 fato positivo houve sim! É claro! Mesmo que seja, somente e só, um ato notável, de êxito. Extraordinário. Onde a sociedade se mostrou. Divino. Que ficará na história para sempre, para o início de um horizonte progressista do Brasil, na vida cultural, na artística, na esfera política, e na econômica.

    Que jamais será esquecido tal nascer dos anos a partir de 2016, apontando para frente. Ano em orientação à alta-cultura. Acontecimento esse verdadeiramente um marco histórico prodigioso. Tal ação acorrida em 2016 ocasionou o triunfo sobre a incompetência. Incrementando sim o Brasil em direção a modernidade, a reformas e mudanças positivas e progressistas. Enfim: admirável.

    Qual foi, afinal, essa ação sui-generis?

    Tal fato luminoso foi o:

    — «Tchau querida!»*

    [ (*) a «Coração Valente©» do João Santana; criada, estimulada e consumida. Uma espécie de Danoninho© ‘vale por um bifinho’. ATENÇÃO: eu disse Jo-ã-o SAN-TA-NA].

    Eis aí um momento progressista, no ano de 2016. Sem PeTê. Sem baranguice. Sem política kitsch do Petismo.

    A volta de decoro ao Brasil.

    Feliz 2017 a todos.

    [P.S.: a todos do blog, que fiquem atentos à picaretagem em 2017 & que vossas mentes permaneçam rápidas perante ao ilusionismo do PT. Um sublime 2017!].

Lukas

Vocês reclamam tanto da Folha e volta e meia jornalistas de lá estão por aqui.

    Márcio

    O problema, penso, é que dificilmente ela conseguiria publicar isso na Folha…(e ainda que publicassem, seria uma matéria a favor – de Dilma, Lula e/ou PT – contra milhares de matérias descendo o sarrafo)….ainda bem que existem outros veículos, fora desse pequeno grupo que domina praticamente tudo o que é noticiado país afora.

Nelson

“Afastar quem não se submete a interesses dos EUA será uma advertência aos países. O processo, que deixa as instituições brasileiras em farrapos, demonstra, mais uma vez, como a voracidade dos mercados e a força imperial são incapazes de conviver com a democracia.”

É isto mesmo.

O Clarín é um dos tantos órgãos da mídia hegemônica, que se dizem amantes inveterados da democracia e da liberdade de expressão, que não conseguem admitir críticas, as mínimas que sejam, ao seu amo do norte.

FrancoAtirador

.
.
Curiosidade

E Quantas Reportagens e Artigos de Jornalistas

do Grupo GAFE (Globo, Abril, Folha e Estado SP)

foram Engavetados, Editados ou Adulterados ?
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Responde Pra Nós Aqui, Garganta Profunda!
    .
    .

    João Luiz

    Franco Atirador:

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária e demagógica formará um público tão vil como ela mesma”. Pulitzer.
    2016 é: a disfarçada truculência do PT. Evidente que o PT se utiliza de técnicas brilhantes de publicidade, mas ENGANA-TROUXA…
    Petista apenas se preocupa com PSDB e outras ASNEIRAS. Amor enrustido! Só fala toda hora sobre PSDB. Petista nem se lembra do PT:
    GOLPE e Coração Valente são clichês elaborados por 1 publicitário! Tal qual o preso do PT milionário JOÃO SANTANA (“Feira”…). São como frase publicitária iogurte DANONE: «DANONINHO VALE POR 1 BIFINHO».
    Jamais houve GOLPE. Jamais DANONINHO vale por BIFE nenhum

Joao Luiz Pereira Tavares

Vejo muita COISA do Petê. Escrito por Petistas, históricos ou jornalistas.

Eles adoram, adoram mesmo, veneram dizer que a mídia é uma arma golpista. Que a mídia é isso, que a mídia é aquilo.

Criaram até o termo “midiota”, para se dirigirem a qualquer opositor a Dilma e ao anti-Petismo e ao anti-populismo esquerdalha atrasado. Mas esses blogs Petistas fingem esquecer (sempre fingem), exatamente, de que estão utilizando para falar mal da mídia a mídia, compreendem? O que é um “blog” senão um dispositivo midiático???

Dizem eles que está havendo um “grande” «Golpe da Mídia» (termo petista), mas os vídeos petistas são também mediáticos, são mídia também… Não seria se tivessem falando em praça pública, sem mediação videográfica — direto ao público, sem gravação. O Youtube é mídia. A Internet é um dispositivo mediático. E vários blogs petistas [Tijolaço, Nassif, 24/7, Carta Capital etc. etc.] são também “Grande Mídia”, patrocinada até a pouco pela Petrobras… PT acha que o povo é otário. Mas os Petistas acreditam nesse papo furado, e o reproduz nas variadas mídias sociais (Facebook, G+, Twitter etc.). Petistas são alienados mesmo.

E quanto a Dilma está é aqui: Um produto a ser vendido e consumido. Apenas isso. E haja publicidade! Desgastante. Veja. Eis:
DANONINHO, PT, LULA, DILMA, REQUIÃO, KLEBER MENDONÇA, PSEUDO-INTELECTUAL:
O PT ainda continua perfeitamente astuto e sutil, quase invisível em seu ilusionismo. Pratica qualquer NARRATIVA para estar no poder.
Narrativas publicitárias que USURPAM o pensamento, mentes e traz medo. Vigilância e controle ideológico. Dentro das Universidades, nas ruas, botons, autoadesivos, blogs espertalhões, artistas puxa-sacos, discursos manipuladores, «lavagem cerebral».

========================================================
Mia, bebe leite, tudo indica que é um gato; mas o PT afirma: é um cão.
========================================================

   “””Golpe”””, com toda certeza, é um clichê  publicitário, é frase-pronta, imagem estereotipada e montada a priori (nessa altura, provavelmente, recomendada por algum marqueteiro, tal qual João Santana. Semelhante a ele. Senão, ele próprio): frases clichês tais quais: “Danoninho vale por um bifinho”.

    leonardo

    Pense num cara IDIOTA feito esse João Luiz Pereira Tavares. e pior,assina embaixo que é um MIDIOTA.

    Márcio

    Cara, na boa…pensei em responder, mas deu preguiça. Muito ódio nesse coraçãozinho…

    Serjao

    Pelo raciocínio, sim, é um midiota.

    Midiota do Petismo

    Do Sul do Brasil:

    ===========================================
    GLEISI HOFFMANN é sim NOSSA SANTA DUMMOND!
    ===========================================

    Nossa HEROÍNA-MÓR; Nossa heroína nacional; Nosso NOVO Coração Valente. Coração Valente que disse certo dia PALAVRAS SÁBIAS:

    «Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.»

    2 mulheres heroínas!

    A 2ª HEROÍNA DO MUNDO É MAJLINDA KELMENDI [1ª MEDALHISTA DE OURO DO RIO 2016!].

    Mas a 1ª é:
    * 1ª Heroína: Gleisi HOFFMANN.

    * 2ª Heroína: Majlinda Kelmendi, meio-leve, 52kg, judô, lutou e GANHOU, para o reconhecimento do Kosovo [que até as últimas Olimpíadas não era reconhecido como nação independente].

    OURO! 1ª medalha de sua história, 1ª do Kosovo. MALIJNDA linda! Rimou. Heroína devido ao belíssimo YUKO. Num combate tenso, foi decidido com um yuko, inicialmente foi ajuizado waza-ari. Batendo a italiana Odette Giuffrida.
    Mas Brasil tem também sua heroína! Semelhante a Majlinda Kelmendi, dia 07 de agosto no Rio. Chama-se GLEISI HOFFMANN. Claro!

    Junto com Dilma Rousseff… ¿Devido a quê?… Devido ao CORAÇÃO VALENTE, do João Santana! [Produto a ser comprado e consumido].

    ¿¿E GLEISI, devido a QUÊ??…
    (…)

    Professor Doutor. [sobre Midiota]

    mIDIOTA: o Coração Valente de João Santana [o Petismo mais estimulante!] — todos caem & caíram! Certo? Eis:

    Mas falemos, também do mais recente, a possível anulação da redação do ENEM 2016 (e por tabela falar da Esquerda, de Marx, de Lulopetismo etc.): Ou seja, CORAÇÃO VALENTE!

    Que tal MUDAR o tema da Redação do Enem para CORAÇÃO VALENTE?

    Aquele produto de consumo. Como a venda de um SABONETE QUALQUER. Vendida pelo PT e comprada por excesso. João Santana poderia ser o parágrafo de desenvolvimento da REDAÇÃO DO ENEM. Coração Valente, a PresidentA InocentA!

    Seria interessante dizer desse consumismo, CONSUMIR CORAÇÃO VALENTE! No parágrafo seguinte da redação do Enem 2016.

    E dar uma solução final!
    Qual solução?

    A solução do:
VOLTA Dilma! Volta Coração Valente! Nossa MÃE ILIBADA! Junto com nosso Amado Chefe. Santos e inocentes!

    Redação nota 1000!

    [professor pós Doutor de Redação — pós-Doutor Paris VIII].

    Delson o anti-inteligentinhos

    Leonardo, Serjao e Marcio:

    SAO os Midiotas inteligentinhos! Sao com grande chance os Midiotas da Esquerdalha do Nassif, Tijolaco, Coracao Valente, Kleber Mendonca, Dilma, Joao SANTANA (certamente — o criador de Coracao Valente).
    Repare no estilo em que escrevem… rsss.

    Certamente!

    Os Inteligentinhos do Petismo

    Para Márcio, Serjão e Leonardo, os MIDIOTAS do Petismo (“posts” acima, no dia 19/09/16):

    Hoje li por aqui, a história de um chinês que nasceu com uma “mutação” nos olhos, cujo nome é NONG YOUHUI.

    Ele enxerga no escuro e os olhos brilham. Um fenômeno!

    Para confirmar as afirmações do garoto, os médicos fizeram um teste de leitura no escuro, o que Nong Youhui tirou de letra.

    Deveria trabalhar para o Moro à noite, próximo a Sede do PT, onde durante a escuridão da madrugada e o silêncio da população adormecida, os RATOS agem com maior rigor e com desfaçatez. rsss.

    Bom…, Vejamos o PT (os puxa-sacos DIURNOS):

    Durante o dia, vá a casa de seus amigos professores da Universidade. Das HUMANAS. Leitores de DCM (“Diário do Centro do Mundo”, rssss). Encontre com Kiko Nogueira, jornalista nota 10. Encontre no restaurante seus colegas artistas, músicos moderninhos cancioneiros, amigas atrizezinhas de teatro… Marque uma janta… Com os INTELECTUAIZINHOS…

    Nesse jantar, você, com grande chance estará diante de in-te-li-gen-tinhos!!

    Tente falar bem da Lava-jato ou do impeachment e verá as consequências. Tire as provas, e verá o resultado!

Deixe seu comentário

Leia também