Seu filho não come?! Ainda bem! O doutor Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança da USP, explica por quê

Tempo de leitura: 3 min

por Conceição Lemes

Basta ficar algum tempo na sala de espera de ambulatórios ou consultórios de pediatras que certamente se ouvirá:

— Não sei mais o que faço… Meu filho não come!

— Já estou ficando desesperada… Juro que ele não come!

A queixa é bem brasileira. O prato do dia a dia de todo pediatra. Acontece quando o bebê atinge 1,5 anos, 2, 3 anos. Se a mãe é de origem italiana, espanhola ou portuguesa, então nem se fala. Frequentemente continua carregando tradições dos antepassados que chegaram aqui no século passado. Quase sempre humildes, eles queriam trabalhar para que suas famílias tivessem o melhor futuro possível, com sucesso financeiro e muita saúde. Para todos, a comida sempre foi associada à boa saúde.

— Doutor, meu bebê comia bem, agora não quer mais…

— Ele não come nada o dia todo…

— Estou achando que ele está com algum problema…

“Ainda bem”, de pronto, quebra o gelo o pediatra o pediatra Ary Lopes Cardoso, chefe do Departamento de Nutrologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. “Graças a Deus, seu filho é normal!”

Calma, mãe (pai também!). O doutor Ary não está fazendo pouco caso da sua queixa. Ele fala sério.

Apoie o VIOMUNDO

“Só de observar a criança, dá para perceber que ela está se desenvolvendo bem”, afirma o doutor Ary. “Vamos pesar e medir o comprimento do seu nenê e ver se estão adequados “.

As explicações para o que está acontecendo são as seguintes:

* No primeiro ano de vida, em geral a criança ganha três vezes o peso que tinha ao nascer e metade (em centímetros) do comprimento do nascimento.

* No segundo ano, adquire cerca de 3,5 quilos e 8 a 10 centímetros de comprimento.

* Do terceiro ano até à puberdade, vai mais devagar :  cerca de 2 quilos e 5 a 6 centímetros por ano.

Matou a charada? Pois é isso mesmo. No primeiro ano de vida, o apetite é enorme porque as necessidades nutricionais para são muito altas para que as metas propostas sejam atingidas. Nos anos seguintes as necessidades anuais vão diminuindo e isso se traduz por menor apetite.

A família precisa entender isso. É necessário que o pediatra explique esse fenômeno fisiológico da diminuição do apetite. Se isso não ocorrer, a tendência da família é insistir, forçar, agradar (com guloseimas e outras tranqueiras engordativas ) e principalmente começa a “irradiar” a refeição: se comer esta colherada vamos passear, a vovó vai dar um presente, o papai vai deixar você brincar no carro, você vai crescer

Eventualmente o próprio pediatra cai na armadilha e prescreve equivocadamente um desses estimulantes de apetite.

“O resultado desses erros freqüentes, muitas vezes, é a obesidade no futuro”, alerta o doutor Ary. “Às vezes ao medir e pesar a criança já se nota o ganho excessivo de peso para a altura e idade.”

— O que fazer então?

Se o seu bebê vem mantendo uma velocidade de crescimento dentro de um canal adequado, tranqüilize-se, tranqüilize-se, tranqüilize-se…

No primeiro ano de vida, o leite materno deve representar o único alimento nos primeiros seis meses. No segundo semestre, inicia-se a introdução das frutas e da comida da casa, as papas. O leite materno continua sendo necessário. É um período em que a criança come a cada 3 ou 4 horas.

O interessante é que a partir dos seis meses a criança já entre nos horários da família. Por exemplo: tome o café da manhã na forma de leite materno ou fórmula infantil, seguida de lanche no meio da manhã (uma fruta com ou sem o leite), almoço (comida da casa amassada em peneira e com consistência pastosa), lanche à tarde (fruta ou leite com bolo ou iogurte  ou cereais) e jantar. À noite, novamente leite.

 — Mas meu filho não come NADA!!!

Nada mesmo? E aquelas três a quatro mamadeiras de leite, quase sempre com açúcar e cereais são o quê? Alimento. Por isso o seu filho não come outras coisas. As mamadeiras saciam o apetite dele.

“Talvez abolir as mamadeiras seja o único jeito de o seu filho passar a comer comida”, recomenda o doutor Ary. “Experimente. Depois, me conte.”

Leia também:

Junk food: Médicos puxam a orelha de pais e mães

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Juliete

Minha filha tem 4 anos e quase não come só gosta de arroz com ovo ou macarronada ou batata frita de fruta ela gosta de laranja maçã batata abacaxi e melancia.e quando come come muito pouco

Claudia

Meu filho tem 7 anos, desde os 2 anos nao come nada de comida de sal, tipo; arroz, feijão, macarrão, legumes, carne, verduras, guloseimas tipo pizza, cachorro quente, salgados, nada.
o que ele come: papinha de bolacha, pastel de queijo, muito raro pão sem nada, banana, pepino e bolo de chocolate. Somente isso, não consigo fazer ele comer no almoço antes de ira pra escola, nem janta nada. tenho medo pois ele fica com olheras reclama de fome mas so come se for isso que citei.
Exames de sangue faço duas vezes ao ano sempre td certo.
Se puderem me ajudar agradeço muito.

Maria Cristina

Dr. Meu filho tem três anos e onze meses ele nao come comida como arroz feijão e me uma fruta e nao gosta de tempero.
Só gosta de come pão biscoitos batata frita macarrão na água e sal bebe chocolate mama mucilon.
Pq des de um ano e meio ele teve afitas na boca e depois de sarrou ele nao come nada com tempero.
O que pode ser usado para ele falta a ccome comida com tempero.

    DANIEL DE SOUZA FERREIRA

    Como faz 3 anos do seu comentário, poderia informar como seu filho está? Melhorou a alimentação? Estou perguntando pois meu filho tem 3 anos e 11 meses e está exatamente como o seu filho estava no seu comentário. Só come miojo, biscoito passatempo e leite com toddy.

Bruna

Esses pequenos são é muito espertos, sabem que se não comerem o que a mamãe quer, daqui a pouco ganham um mamá ou uma guloseima bem gostosa e cheia de açúcar.

Bruna

Estava ouvindo na rádio local uma nutricionista alertar para o fato de que alimentos ricos em açúcar, carboidratos e gorduras, como por exemplo biscoitos, salgadinhos… Podem atrapalhar a criança a desenvolver o paladar e o gosto pelos alimentos saudáveis. Observo isso no meu filho de 1 ano e 10 meses, enquanto eu não permitia q comesse nenhum biscoito, bolo ou pão, aceitava muito melhor as frutas e legumes. Acredito q o jeito para nossos pequenos já tão cedo iniciar uma reeducação alimentar. Leite só no copinho e sem engrossante. Se a gente só der opções saudáveis e tbm comer o q é saudável, a gente acaba vencendo pelo cansaço. Bora tentar!

Beatriz

Oi meu filho tem 1ano e 6 meses e com esse tempo doido pegou um leve resfriado e tbm tem alguns dentes saindo desde então não come comida direito , mais ele mama no peito e come bolacha e bebê bastante líquido , alguma história parecida ?! Estou triste pois ele se alimentava bem .

Rosângela

Minha filha tem 3 anos, ela não come direito, ela só quer comer salgadinhos, doces,leite. Comida ela não come nada, quando ofereço arroz, feijão, verduras,ela faz ânsia de vômito. Fico muito preocupada o que devo fazer????

Luana alves

Ela tem 2 e 3 meses só quer comer o que ela quer Jesus não sei massss

Luana alves

Minha filha não come direito tô muito preocupada com ela não sei mas oque fazer mim ajude pelo o amor de deus ???

Letícia

Bom dia, o meu sobrinho comia muito bem,de tudo; só que de uns tempos pra cá ele só come bolinho recheiado,banana e todinho o dia todo; a mãe trabalha fora e a pessoa que toma conta dele e a mãe não insistem em oferecer outros alimentos; e ele chora;fica nervoso ataca a bronquite alérgica e começa a engasgar com a tosse; e elas cedem;ele passa o dia na creche e lá só se alimenta de suco de uva e rosquinha; esta pesando 32 kilos;estou muito preocupada pois temo uma diabetes infantil, pois ele já esta obeso,ele gosta muito das minhas filhas e sempre que me visita falo que tem comer comida e não só bolinhos; e agora nem aqui em casa ele quer vir mas;pois sabe que vai ter que comer comida de verdade; ele se transforma se você tentar colocar um pouco de comida próximo dele ou até oferecer na boca;ele parece que tomou ou teve algum trauma com comida; já falei pra levarem no psicólogo pra ver qual a causa desse problema pois vejo que até os pais não sabem como agir; principalmente a mãe que faz o que ele quer cedendo as vontades dele.Gostaria de uma opinião sobre o problema. Grata.Dr.Ary Lopes Cardoso.

Bianca Menezes

A minha bebe está com 1 ano e 10 meses e já iniciou a recusa dos vegetais e verduras. Praticamente belisca o dia todo, pede mamadeira fora dos horários quando está em casa. Curioso é que na escola ( creche) as tias dizem que come super bem. Vou observando e tentando manter nos finais de semana a mesma rotina da escola, mas está bem difícil….. A manha é bem participativa também, o que dificulta um pouco no foco.

Joyce

Socorrooooo! Minha filha acabou de fazer 4 anos e não come nada,só toma gogó de mucilon eu já forcei ela a comer comida ela vomitou, ela não gosta nem de Danone nem de frutas nem de verduras, sempre que força ela bota pra fora e eu cada dia que passa entro em desespero, não sei mais o que fazer.

Wanessa

A minha bebê tem 2 anos não come nada de legumes verduras nada
Só mama 2 mamadeira se por dia
E não aceita comida o que eu faço

    claudio murilo

    Cara Wanessa meu bebe tem 1 ano e nove meses e está a duas semanas sem comer nada de fruta e legumes tambem só mamadeira com frutas, coloca inhame e batata doce, em algumas fortini e mucilon, vc já resolveu o problema do seu filho? se já passe me umas dicas se for possivel, minha esposa tá desesperada com isso, como seu post foi o mais recente resolvi te perguntar, grato,

PATRÍCIA APARECIDA SILVA’

Boa tarde,o meu filho tem 2 anos e 2 meses e de uma hora pra outra ele parou de comer, tem uns 3 meses, não sei mais o que faço. Já tentei tirar a mamadeira , tipo dei mamadeira as 6 da manhã e não dei mais nada, ofereci almoço, lanche e nada….as 18:00 fiquei c dó e dei o que ele queria , mamadeira,….agora ele a´te come uma farofinha de arroz c ovo, mas só isso tbm. fiz todos os exames e esta tudo ok….estou precisando mesmo é conseguir mudar a alimentação do meu filho.

Debora Silva

Gente…. Toh nessa mesma situação.. ou talvez pior….. Meu filho tem 2 anos e meio….. E nao come nada, nada de nada mesmo….. Nem mingau… Nem comida de qualidade nenhuma…. Verduras legumes frutas… NADA! É só peito o dia inteiro. Toma só um pouquinho de nescau, ou cafe com leite de manha…. E só…. Nao sei mais oq fazer…. Continua no mesmo peso… Nao aumenta nem diminui…

    simone oliveira

    oi debora.E ai seu filho passou a comer? oq vc fez?
    to na msma situação o meu filho tem 2 anos e seis meses e so quer peito.come pipoca,algum biscoito.alguma fruta.n ta gostando de iogurte.toma vitamina de caixinha.n é facil n.gosta de melancia,maça e banana mas so as vezes.

jessica

minha filha fez 10 meses agora dia 12 de fevereiro.. ela mama na mamadeira só que o problema q estou tendo e que ela só quer mama só quando eu estou perto.. não mama com mais ninguem nem com o pai e eu trabalho não tem como fica saindo para alimenta-la, alguém q já passou por isso, pode mim ajudar.. por favor..

Daniele

Meu filho de 2 anos e 7 meses só quer saber de tomar mamadeira suco bolachas e salgadinhos Vou dar comida para ele e ele empurra o prato. Mas ainda gosta de frutas.. não sei mais oque faço para ele comer comida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também