VIOMUNDO

Diário da Resistência


Blog da Saúde

Ômega-3, proteção contra doenças cardíacas


24/05/2011 - 21h35

por Conceição Lemes

Você gosta de salmão ou atum? Prefere bacalhau, truta ou sardinha? Pois esses peixes do mar, todos de água fria, possuem outra característica em comum: contêm em abundância um tipo de gordura poli-insaturada muito especial – os protetores ácidos graxos ômega-3.

“Quem come mais peixe rico em gordura ômega-3 infarta menos”, informa a médica e professora Isabela Benseñor, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP. “O ômega-3 tem ação contra arritmia e, com isso, previne morte súbita por doenças cardíacas.”

O médico e professor Walter Willett, chefe do Departamento de Nutrição e Epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, acrescenta outros benefícios dos ácidos ômega-3: 1) são componentes importantes das membranas das células de todo o organismo, especialmente dos olhos, cérebro e espermatozoides; 2) são matéria-prima para a produção de alguns hormônios, entre eles os que regulam a contração e o relaxamento das paredes das artérias; 3) ajudam na prevenção e no tratamento de AVC e possivelmente de doenças autoimunes, como lúpus eritematoso e artrite reumatoide.

Por isso, segundo Willett, todas as pessoas deveriam ingerir diariamente pelo menos uma boa fonte de ômega-3. Para gestantes ou mulheres que desejam engravidar, isso é indispensável. “Uma criança em desenvolvimento precisa de suprimento constante de ácidos graxos ômega-3, para a formação do cérebro e outras partes do sistema nervoso”, cientifica o professor.

Óleo de soja e cápsulas

Os peixes de água fria, no entanto, não são a única fonte de graxos ômega-3.  Eles também estão presentes em boa quantidade em castanhas (como amendoim, castanha-do-pará, macadâmia e castanha-de-caju), semente de linhaça e – atenção! – no óleo de soja, o mais usado no Brasil.

“Claro que comer peixe é melhor, mas quem utiliza normalmente óleo de soja no preparo dos alimentos preenche as necessidades diárias de ômega-3”, tranquiliza a nutricionista Celeste Elvira Viggiano, da Supervisão de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo e mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP..

– Vale a pena tomar as cápsulas de ômega-3 à venda nas farmácias?

A resposta é não. “Os estudos científicos feitos até agora não demonstraram que elas são eficazes”, justifica Isabela. “Comprovadamente o que funciona é o ômega-3 misturado no prato de comida, interagindo com outros nutrientes.”

Mas há mais um argumento contra as cápsulas: o financeiro. É só fazer as contas. Considerando o número de cápsulas recomendado nos rótulos desses produtos e o preço de mercado, você gastaria por mês cerca de 50 reais. A quantia dá para comprar uns quilos de salmão e vários de sardinha. A vantagem dos peixes é tripla: além de saborosos e de fornecerem ômega-3 de primeira, são ótimas fontes de proteínas e minerais. Proteja o seu bolso e o seu coração.

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



18 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Tutuca Cintra

26 de abril de 2012 às 11h40

Uso e recomendo. Estou consumindo Omega 3 diariamente há um ano e me sinto 10 anos mais jovem. Fui pré-diabetico, e e devido ao consumo do Omega, perdi peso e meu colesterol, HDL e LDL nunca estiveram melhores.
Uma dica: Estou comprando Omega 3 Now Foods com 200 softgels na Healthdesigns.com. Pago US$ 10,95 com frete pro Brasil. Se alguer se interessar use o cupom 5233151 e o Omega vai sair por menos de seis dolares. Dois frascos dão pra quase um ano. Não se acha este produto no Brasil por menos de 100 reais.

Responder

    silvia affonso

    09 de julho de 2012 às 14h20

    preciso tomaro omega tres e comofaço para comprar e usar o numero do tal cupom?aguado resposta.obrigao.

Leo V

31 de janeiro de 2012 às 22h25

Mas tomando a capsula durante as refeições ele não vai interagir com os outros alimentos?

Sou vegetariano, não como peixe, e quase não como frituras. E estou tendo que tomar omega 3 em capsulas por um problema nos olhos.

Responder

paula

29 de outubro de 2011 às 16h25

acho que tenho hipertireoidismo pós parto com duração de um ano e tres meses o ômega 3 e bom para cura

Responder

Atividade física: Dores e doooooooooooooooores | Viomundo - O que você não vê na mídia

12 de agosto de 2011 às 13h49

[…] Ômega 3, proteção contra doenças cardíacas […]

Responder

Che Guevara

01 de junho de 2011 às 22h08

Os ianques querem impor o consumo de Ômega 3

Responder

OPSAN/UnB

01 de junho de 2011 às 15h59

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu ontem, 31 de maio, uma carta da ABRASCO com o posicionamento da Associação em virtude da polêmica gerada por uma campanha publicitária que vincularia o Ministério a uma rede de fast food. Entre outros pontos, a carta enfatiza que "(…) o Brasil foi protagonista no processo de elaboração da `Estratégia Global Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde´ e tem sido um exemplo a seguir em estratégias abrangentes e bem sucecidades de controle do uso de tabaco, incentivo ao aleitamento materno, prevenção e tratamento do HIV. O país tem uma agenda positiva em relação à promoção da alimentação saudável a ser desenvolvida e aprofundada, cujos princípios e diretrizes estão dispostos na Política Nacional de Alimentação e Nutrição, assumida e reiterada em várias ocasióes por esse Ministério(…). A Saúde pode e deve assumir a liderança para a prevenção e o tratamento do excesso de peso(…)".

Leia na íntegra em: http://www.abrasco.org.br/UserFiles/File/ABRASCOD….
Relatar

Responder

Pedro Luiz Paredes

01 de junho de 2011 às 12h49

Hoje em dia o peixe já não é a melhor opção para tanto uma vez que até o salmão esta sendo criado em cativeiro.
Isso porque não da tempo do peixe produzir o omega 3 até ser abatido. Até a coloração do Salmão é artificial nos dias de hoje, colocam corante na ração para ele ficar laranja abatem ele muito cedo, justamente por ser de cativeiro, quiça produzir omega 3.
Precisaríamos saber a procedência do peixe, que tem que ser de águas profundas e geladas.
O omega 3 também ajuda no controle da diabetes e gota.
Já tive contato com capsulas de omega 3 feitos em farmácia de manipulação e com uma capsulas vindas de uma empresa norte americana de produtos estritamente naturais.
A pessoa que me apresentou a capsula norte americana ferveu água em um copo de plastico branco e colocou uma capsula furada dentro. De repente o copo foi cortado pela substância na altura da água e essa começou a vazar, fiquei impressionado.
A explicação foi a de que o copo é formado de moléculas gordurosas derivadas de petróleo (salvo engano polipropileno), assim, se assemelha com as moléculas gordurosas que entopem nossas artérias. Justificou-se que da mesma forma como a substância desintegrou a gordura do copo, faria o mesmo com as gorduras contidas nas artérias.
Fiz o teste com o omega 3 de farmácias, não deu o mesmo resultado, além do cheiro de peixe, bem mais ameno.
A posologia do omega 3 das farmácias de manipulação normalmente é de 2 a 4 capsulas por dia, ligeiramente mais barata do que a similar norte americana, qual a posologia para o fim em questão não passa de 1 capsula ao dia.
Eu comprei a capsula da empresa norte americana por 80 reais, contém 60 capsulas, durou 2 meses, recomendo.

Responder

A Voz da Liberdade

31 de maio de 2011 às 23h07

Conceição, como faço para conversar em particular com você? Qual seu e-mail? Estou necessitando escrever um e-mail particular. Como faço para te contactar?. O meu é esse que está ai para liberação de algum comentário.
Desde já fico muito grata pela atenção dispensada.

Sds,

Responder

Jadiel Souza

30 de maio de 2011 às 10h44

Queimada urbana >>ajude a divulgar<<ajude a evitar>>
É o termo para a prática de atear fogo em galhos e folhas, ou lixo, varridos e amontoados das calçadas, lotes ou quintais de qualquer espaço urbano, e que vem acontecendo em muita quantidade.
Os sintomas decorrentes pela fumaça são um processo desencadeado pela exposição da mucosa nasal aos gases poluentes contidos nesta fumaça, principais sintomas são: congestão nasal, coriza, espirros e lesões de pele, os quais podem apresentam redução da qualidade de vida. Ajudem a divulgar na NET.

Responder

Mariana Andrade

25 de maio de 2011 às 16h52

Uma das propriedades descritas do Ômega 3 é que esse ácido é um potente antiinflamatório das veias e artérias. Dessa forma, gostaria de saber se essa informação é verdadeira e se ele pode proporcionar alguma melhora no quadro de portadores de uma doença que é muito pouco comentada, a TVP, que provoca uma inflamação crônica da parede do vaso atingido, e os sintomas diminuem muito a qualidade de vida dos portadores, principalmente nas altas temperaturas do nosso verão.
Abraços

Responder

    Conceição Lemes

    25 de maio de 2011 às 17h23

    Mariana, perguntarei à médica entrevistada. Abs

    Mariana Andrade

    25 de maio de 2011 às 17h25

    Obrigada Conceição!

    Conceição Lemes

    31 de maio de 2011 às 14h36

    Olá, Mariana.
    Conversei como dr. Arnaldo Lichtenstein, médico do Hospital das Clínicas de São Paulo. Há oito anos ele trabalha com a TVP, ou trombose venosa profunda. O ômega 3 não funciona para TVP.

    Segue a resposta dele:

    "A TVP, ou trombose venosa, se não tratada na sua fase aguda apropriadamente, pode causar grandes transtornos pelo resto da vida, como inchaço permanente e até ulcerações na perna. O ômega 3 não funciona para TVP. Muitas vezes apenas a meia elástica é útil. Mas, sem dúvida, um acompanhamento com o cirurgião vascular deve ser feito."

    Beijo e boa sorte,
    Conceição Lemes

    Mariana Andrade

    31 de maio de 2011 às 18h56

    Obrigada mais uma vez Conceição!

Fábio Schenberg

25 de maio de 2011 às 15h43

Com 50 reais dá pra comprar 1,2 kgs de salmão, já que o kg tá 39 reais! Muito caro! Isso quando não vendem truta-salmão como se fosse salmão, é a nova moda: passar gato por lebre pros frequentadores do Pão de Açucar da rua Maranhão.

Responder

matuturbano

25 de maio de 2011 às 13h52

e emulsão scott. serve?

Responder

José Eduardo Camargo

25 de maio de 2011 às 13h26

Mas afinal de contas, as cápsulas de Ômega 3 contém ou não a substância? A dúvida permanece!

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.