VIOMUNDO

Diário da Resistência


Blog da Mulher

Secretaria Nacional de Mulheres do PT pede expulsão de dirigente


21/09/2011 - 16h34

Nota de Repúdio

Ao Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores

À Comissão Executiva Nacional

Ao Diretório Estadual do PT de Minas Gerais

Ao Diretório Municipal do PT de Belo Horizonte

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um crime abominável, extremamente cruel e covarde, com seqüelas que muitas vezes perduram por toda a vida. Na maioria dos casos os principais agressores são o pai, a mãe, outros parentes e padrasto, pessoas que deveriam oferecer proteção, carinho e cuidado com uma parcela da população considerada vulnerável e incapaz.

O secretário de organização do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Belo Horizonte, Nartagman Wasly Aparecido Borges, foi condenado a sete anos e nove meses de prisão pelo estupro de uma criança. A vítima é sua ex-enteada que à época tinha 9 anos de idade. O crime ocorreu em 2004 e, segundo o delegado do Departamento de Investigações, Alexandre Oliveira, além de estuprar a enteada, Nartagman também assediava a irmã dela e uma empregada doméstica.

O Código de Ética do Partido dos Trabalhadores afirma, ainda em seu preâmbulo que:

“Toda e qualquer transgressão ética cometida por militantes, dirigentes, parlamentares e governantes petistas deve ser apurada e punida com rigor e transparência pelo próprio Partido. A construção da nossa utopia deve ter a ética como um ponto de partida e um ponto de chegada”.

Pois bem. É da competência da direção do Partido fazer com que sejam cumpridas as resoluções partidárias, o Estatuto e o Código de Ética.

Por isso, nós mulheres do PT,exigimos a expulsão imediata do filiado e dirigente do Partido dos Trabalhadores de Belo Horizonte, Nartagman Wasly Aparecido Borges. Sua conduta fere o código de ética, macula a instituição partidária e atinge a história do Partido dos Trabalhadores. Não há lugar nesse Partido para estuprador e pedófilo.  Além disso, o Partido dos Trabalhadores não vai proteger um cidadão que tem contas a acertar com a justiça brasileira.

Pela expulsão imediata de Nartagman Wasly Aparecido Borges do Partido dos Trabalhadores.

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Laisy Moriére – Secretária Nacional

Coletivo Nacional de Mulheres

Alessandra Terribile

Angélica Fernandes

Euli Steffen

Fátima Beatriz Maria

Kátia Guimarães

Maria Teles dos Santos

Paula Beiro

Raquel Auxiliadora

Rosângela Rigo

Suely de Oliveira

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



47 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

PT de BH diz que desligou dirigente após a condenação judicial | A Tal Mineira – Blog da Sulamita

29 de setembro de 2011 às 00h16

[…] o PT, através da sua Secretaria Nacional da Mulher, divulgou nota de repúdio a respeito – aqui, em Vi o […]

Responder

Wilson

26 de setembro de 2011 às 17h11

Não gostaria de estar aqui postando um comentário mas, visto que este processo ultrapassa alguns limites, à aqueles que estam mais bem informados dos que eu, gostaria de relatar: meu nome é Wilson, sou o pai da menina em questão e pediria a todas (as) que omitissem seus comentários a respeito dela ou de minha família. Mas acho necessário esclarecer que, ao tomar ciência do possível fato, toas as medidas foram tomadas pra o acompanhamento da mesma e para a comunicação junto ao PT. Sob suspeita, o mesmo foi desligado de um gabinete e após a 1ª condenação, pedi uma reunião com a executiva, pedindo ainda a presença de um advogado dos quadros do partico, para que fosse feita uma leitura técnica. Encaminhei na oportunidade uma carta com o pedido de abertura do processo de expulsão… houve um 'acordo' que resultou em 'licença'. O mesmo retomou posteriomente suas 'funções', e aí veio a condenação em 2ª intância e se encontra PRESO. Cabe este relato para deixar claro que, algumas manifestações aqui postadas tem mais informações sobre o ocorrido que eu mesmo… Saudações

Responder

    wilson

    26 de setembro de 2011 às 17h17

    Como parte interessada, peço a inclusão do comentário

Mulheres do PT-MG exigem expulsão de filiado condenado por estupro | Viomundo - O que você não vê na mídia

25 de setembro de 2011 às 22h35

[…] Nota de repúdio da Secretaria Nacional de Mulheres do PT […]

Responder

Mulheres do PT-MG pedirão neste sábado expulsão de filiado condenado por estupro | Viomundo - O que você não vê na mídia

22 de setembro de 2011 às 18h14

[…] caso pelos jornais, aí iniciamos a busca de informações. E ontem fui comunicada por meio da  Nota de Repúdio da Secretaria Nacional, que me enviou por […]

Responder

alício

22 de setembro de 2011 às 16h09

Expulsão sumária e pronto! Nada a declarar!

Responder

yacov

22 de setembro de 2011 às 16h01

Que blá blá blá iútil… Parece que depois que a DILMA foi eleita e discursou na ONU as mulheres são uma raça superior e imaculado, né???? Existe mulher ressentida sim!! E MEDÈIA é o maior exemplo delas, assim com existem homens ressentidos, e o çERRA é o seu maior exemplo. Vamos parar com esse trololó idiota. Se o cara já foi condenado pelao Justiça em um julgamento legítimo, o partido tem que expulsá-lo. Se ele acha que a condenação é injusta que apele, e entre com os recursos necessários. E não se fala mais nisso.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZil apra tOLOS"

Responder

Felipe Andrade

22 de setembro de 2011 às 14h32

O partido deve se embasar em decisões judiciais, pois somente deste modo irá ter credibilidade. O sujeito em questão deve ser expulso sim, e caso ele consiga provar sua inocência (por meio de apelações) – deverá retornar ao mesmo. Nada muito complexo e dentro dos conceitos libertários oriundos do espírito republicano pós-moderno, onde se respeita o direito à presunção da inocência e segue as deciões judiciais.

Responder

Samyra

22 de setembro de 2011 às 11h46

Não precisa nem pedir.
Se está julgado e condenado, não deve mesmo fazer parte de QUALQUER coligação política de representação popular. E tem de ser preso. Ponto final.

Agora… o que são esses comentários de "mulheres ressentidas" aí, hein? É impressionante! Se conforme dito, acusações de violência "é comum em mulheres ressentidas", creio que o "problema de violência contra mulher" tem mais a ver com ressentimento feminino do que um machismo histórico e social.
Essas mulheres, viu? Inventam cada uma e entendem as coisas tudo errado! Distorcem tudo! Um horror!

Tem que ver isso aê, camarada. Tem que ver.

Responder

Marcelo de Matos

22 de setembro de 2011 às 10h50

Não sou filiado ao PT, apenas simpatizante. Repilo, porém, algumas atitudes sectárias que têm sido adotadas pelo partido, como a campanha contra o comercial da Caixa e esse pedido de expulsão de filiado. Pensei que o PT já tivesse superado esse vanguardismo folhetinesco. Precisamos nos dar conta que PT não é PSOL. Cansei de ler comentários pedindo a cabeça deste ou daquele ministro, como nos tempos em que foram expulsos Francisco Wefort e Airton Soares. Ninguém pode ser condenado antes do trânsito em julgado de sentença condenatória. Se o filiado for condenado perderá os direitos políticos enquanto durarem os efeitos da sentença condenatória. Essa punição é automática: o partido nem precisa se preocupar com isso e pode gastar seu tempo com assuntos mais importantes.

Responder

Vlad

22 de setembro de 2011 às 10h29

Transgressão "ética"????
Se estupro de criança agora é "transgressão ética", então, para eles, genocídio deve ser "falta de educação" e latrocínio "indelicadeza".
A gente morre e não vê tudo.

Responder

quase anonimo

22 de setembro de 2011 às 10h21

Mesmo que seja só uma suspeita deve se afastar o dirigente .
Caso seja provado o contrario que ele volte com todas as glórias a ele devida.

Responder

Eduardo dos Anjos

22 de setembro de 2011 às 10h12

Me parece que há muita desinformação, é preciso que se apure os fatos.Tá preso ou solto ? É condenado ou suspeito ? Pôde se defender ou não ? Há muitas perguntas a ser respondidas porém uma coisa é clara : ninguém sério defende pedófilo ou estuprador, se ele fez isso deve ser expulso do partido sim e punido na justiça como qualquer criminoso.

Responder

leandro

22 de setembro de 2011 às 08h31

Detalhe, o pai da criança também é do diretório do pt. Se houve perseguição politica como o condenado diz, que se prove e expulse o pai da menina. Agora, seguindo essa linha de defesa do criminoso e de alguns fanaticos, ficarem os dois no mesmo barco é ridiculo, até porque, já houve julgamento e condenação.

Responder

Julio Silveira

22 de setembro de 2011 às 07h31

É de causar estranheza que o proprio PT ainda não tenha expulso esse pulha de seus quadros.
Mas até que pensando bem, se tem gente que vem colocar suas palavras no blog para lançar suspeição a investigação que vem desde 2004 fazer o que? Como a gente não conhece as pessoas que aqui frequentam, pode até ser alguem com as mesmas tendências, quem vai saber.

Responder

Anna

22 de setembro de 2011 às 06h19

Vai ver uma menina de 9 anos armou para ele. No dia que a presidente fazi um discurso na onu enaltecendo as mulheres, vejo uns fanaticos aqui defendendo gente dessa estirpe. E olha que não vi uma linha no pig. Soube desse caso num outro blog esquerdista. Aos amigos tudo, aos inimigos a lei.

Responder

    Wanderson

    27 de setembro de 2011 às 20h06

    O tal Jairo Beraldo teve um dia de Paulo Maluf. Asco!

NilvaSader

21 de setembro de 2011 às 23h17

Expulsão já ! Já houve condenação, logo, tem que sair do partido.

Responder

Gerson Carneiro

21 de setembro de 2011 às 21h39

Lembro que o PT desperdiçou a ilustríssima Luísa Erundina por muito, mas MUUUUUITO menos.

Responder

monge scéptico

21 de setembro de 2011 às 21h32

Tem de atira-lo no chiqueiro. Dessa escória o PT tá cheio. São os oportunistas, que se infiltram
num partido popular, com uma visão distorcida do que é ser militante de um partido de esquer-
-da.

Responder

mfs

21 de setembro de 2011 às 19h31

Não cabe ao PT apurar se a denúncia desse tipo – criminal – é verdadeira. Cabe ao Poder Judiciário! Em tempo: já houve apuração e condenação do réu. Então, fundada na decisão judicial, já que foi crime comum e não há sombra de manipulação política, a expulsão sumária deveria ser para hoje a noite mesmo, numa reunião de emergência do Diretório. Agora, segura a onda, porque daí o PT ser acusado, pela direita de sempre, de ser "partido dos pedófilos" será apenas uma questão de tempo!

Responder

Orsola Ronzoni

21 de setembro de 2011 às 19h29

Não foi essa doce figura, dirigente do PT/MG, que ajudou a organizar a reunião dos blogueiros “progressistas” de MG, a tal Bloguemus Quae Sera Tamen? Uau! Que bela figura a se esconder sob um rótulo tão a gosto dos esquerdistas!
Será que a indignação dos blogueiros “progressistas” contra esse pedófilo, será tão grande quanto àquela contra a piada do Rafinha Bastos?

Responder

    Leider_Lincoln

    21 de setembro de 2011 às 22h51

    Richard, Richard: você não está vendo a indignação na forma de documento não? Cara, há pontos em que não dá para usar burrice como desculpa mais não, é falta de caráter mesmo…

    Orsola Ronzoni

    22 de setembro de 2011 às 10h55

    Para Leider Lincoln
    O documento foi feito pelas mulheres do PT. Mostre-me onde os blogueiros “progressitas”, que é o que eu cobro, externaram sua indignação e assim você poderá chamar-me de burro e sem caráter. Aliás, meu caro Lady Li com pose ridícula de pensador de Rodin, dê uma lida nos comentários dos medalhões que diuturnamente aqui escrevem e você verá como eles se posicionam em relação ao pedófilo reincidente. Alguns exemplos:
    1-Eduardo Guimarães escreveu “Lamentável”. O que é lamentável o comportamento do pedófilo ou o documento das mulheres do PT?
    2-Jairo Beraldo enfia Gilmar Mendes na história e exclama “…vai saber se a ex não armou pra ele? Isso é comum em mulheres ressentidas!”
    3-Flipeicl “a investigação foi feita de forma arbitrária, … a única coisa que o condena é a palavra da suposta agredida e da emprega doméstica com a qual ele flertava … essa história é muito estranha.”
    E qual é a sua posição frente ao caso? Você veio aqui apenas para descarregar sua raiva e xingar-me do que não sou, e não disse lhufas sobre o ocorrido. Por quê?

    Raquel C.

    22 de setembro de 2011 às 14h33

    Orsola, lá no blog do Miro há uma nota de esclarecimento dos blogueiros de MG sobre o caso, http://altamiroborges.blogspot.com/2011/09/esclar

    Fábio Rezende

    22 de setembro de 2011 às 14h50

    Agora você quer fazer a pauta dos blogueiros? Por que não faz um blogue para você? A notícia estampada neste blogue não lhe mostra que os blogues noticiam o que atinge esquerdistas? Quer mais o quê? Quer uma cobertura ao estilo da grande imprensa? A notícia já foi dada, camarada, e o espaço dos blogueiros progressistas é de reflexão; não é página policial. Vá à grande imprensa que você encontrará o que quer.
    E você disse que o cara acima não falou nada do ocrrido. E você, falou? Do ocorrido? Não falou nada! Optou por atirar nos blogueiros. Por que você está incomodado com os progressistas? Você é conservador? Você sente inveja? Qual é seu problema?

    Orsola Ronzoni

    22 de setembro de 2011 às 19h59

    Para Fábio Rezende
    Que diabos quer dizer progressista?
    Já sei, é uma homenagem ao partido aliado dos petistas desde 2002, o PP – Partido Progressista, do Jair Bolsonaro, do Paulo Maluf, do Esperidião Amin, do Francisco Dornelles, do Pedro Henry, do Celso Russomano, etc.
    Acho que sou conservadora sim, se conservador for:
    -defender o mérito e a eficiência máxima do estado;
    -defender a ordem constitucional e os valores institucionais, como a lei e a democracia;
    -combater o ideário que põe em risco os valores mais nobres da democracia ao pregar o aparelhamento e o inchaço do estado, o desperdício de dinheiro público e o assistencialismo desmedido;
    -ser favorável a cotas sociais em vez de cotas raciais.

    Leider_Lincoln

    22 de setembro de 2011 às 14h57

    Primeiro, por que não te devo satiosfação.
    Segundo por que não alimento trolls.
    Terceiro, por que tanto sei que existe uma enorme diferença entre ser acusado de alguma coisa e fazê-lo quanto que, a partir de um certo nível, à mulher de César não basta ser honesta, há de parecer honesta.
    Acrescento também que não sou filiado ao PT, que o Azenha publicou o documento e que vida de pessoas que mais tarde se mostraram inocentes (lembra da Escola Base?) foram destruídas em casos semelhantes.
    Aliás, seu trollzinho covarde, sem coragem ou culhões sequer para mostrar o nove verdadeiro, é muita empáfia sua querer cobrar qualquer coisa de qualquer um, não acha? Mas mesmo que não fosse um serzinho assim tão reles e tão vil, me mostre UM comentário seu, feito por você com qualquer um dos nomes que usa para se esconder, condenando o Arthur Virgílio (PSDB-AM) por proteger um famoso pedófilo durante a CPI da pedofilia.
    Mostre-me, seu caluniadorzinho covarde, e aí conversamos enquanto homens. Por enquanto esta é apenas uma satisfação que estou dando a um rato.

Márcia

21 de setembro de 2011 às 18h53

O caso já foi transitado em julgado. Ele foi condenado e está PRESO. que dúvidas vocês ainda podem ter?

Responder

Eduardo Guimarães

21 de setembro de 2011 às 18h27

Lamentável.

Responder

    Richard

    22 de setembro de 2011 às 02h17

    Mas o que aconteceu afinal pra vir essa nota? …porque eu não estou sabendo de nada.

    EUNAOSABIA

    22 de setembro de 2011 às 07h23

    E se for mais um golpe do PIG e seus jornalões????

    ZePovinho

    22 de setembro de 2011 às 10h02

    Esqueça,EUNAOSABIA.O cara está desaparecido e não vai fazer a mesma coisa com você em suas taras e perversões com a esquerda.

    Klaus

    22 de setembro de 2011 às 08h29

    Só?

    francisco.latorre

    22 de setembro de 2011 às 12h13

    coitado.

    ..

Antonio

21 de setembro de 2011 às 18h26

O sujeito já foi condenado e não pode fazer parte dos quadros do PT. Ter um criminoso dessa estirpe no Partido é uma vergonha.

Responder

Alexandre Felix

21 de setembro de 2011 às 18h02

Bem…esse sujeito deve ter seu direito de defesa garantido. Se não tem culpa, por que foge? Comprovadas as acusações, a expulsão do partido é adequada, e a cadeia…mais ainda.

Responder

flipeicl

21 de setembro de 2011 às 17h12

Esse sujeito é daqui perto de onde moro, e segundo notícias ele está foragido e a investigação foi feita de forma arbitrária, segundo me informado o caso ocorreu a bastante tempo e a única coisa que o condena é a palavra da suposta agredida e da emprega doméstica com a qual ele flertava, que já era maior à época, enfim, pelo o que EU ouvi, essa história é muito estranha.

Responder

    helena

    21 de setembro de 2011 às 17h39

    Não tem estranho, nem meio estranho, meu caro. E não tem essa de "eu ouvi" dizer… O caso está rolando desde 2004, quando foi feita a denúncia pelo pai e pela mãe da vítima. Cadê a comissão de ética do PT que não apura uma acusação gravíssima como essa? Jogar para baixo do tapete é um desrespeito e uma semvergonhice sem tamanho.

    Jairo_Beraldo

    21 de setembro de 2011 às 19h19

    Parece que sua linha é a mesma do rábula Gilmar Dantas…olho por olho, dente por dente…todos tem direito a defesa, e é inocente até que se prove o contrario…vai saber se a ex não armou pra ele? Isso é comum em mulheres ressentidas!

    Rodrigo Leme

    21 de setembro de 2011 às 22h49

    Vai ver é culpa do PIG. Francamente…

    Silvio I

    21 de setembro de 2011 às 23h20

    Jairo_Beraldo:
    Não existem mulheres ressentidas, ou não ressentidas. Este caso foi provado na justiça? Comprovou-se ante o IML que a menina de nove anos, foi estuprada? Em esse caso não existe discussão alguma, não sô ser expulso, como ser detido e cumprir alguns anos, de cadeia.

    Jairo_Beraldo

    22 de setembro de 2011 às 13h58

    Silvio I, acho que deveria rever seu conceito sobre mulheres ressentidas ou não….olha que já vi muitas que, por terem sido trocadas, armaram todo tipo de armadilhas ao "coitado"!

    leandro

    22 de setembro de 2011 às 10h21

    Só que ele já foi julgado e condenado e quem acusa tambem é do diretório do pt de minas.

    mfs

    22 de setembro de 2011 às 09h37

    Reafirmo, o PT não pode condenar ninguém por crime comum. Partido não é para isso. Isso cabe ao Poder Judiciário. Onde o réu tem direieto à ampla defesa. Mas isso já aconteceu. E ele foi condenado à cadeia! Então, deixou de ser acusado para ser culpado. Daí, tem que haver a expulsão imediata. Cabe recurso nos tribunais? Então, que vá até a última instância. Se provar a inocência, volta ao PT. Caso contrário, que vá cumprir pena e que se dane.

    Raquel C.

    22 de setembro de 2011 às 14h26

    a questão ética não passa necessariamente pela jurídica. se, por exemplo, houvesse provas de um crime, como homicídio ou estupro, mas o prazo para punição judicial já estivesse prescrito, isso tornaria o crime aceitável?
    Ou seja, mesmo que não fosse condenado pela justiça, a violação de outra pessoa é sim um desvio ético. E o estatuto do partido fala em transgressão ética, que é muito mais abrangente, ao meu ver, que a jurídica.

    flipeicl

    26 de setembro de 2011 às 00h03

    Realmente não tem "eu ouvi", tem sim uma investigação que atropelou trâmites de investigação, não sei se é culpado ou inocente, sei que ele foi condenado, mas isso me cheira ao "caso da escola infantil", mas não me vale de nada essa discussão.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!