Band: Denúncia contra delegados que deixaram escrivã nua é arquivada

Tempo de leitura: < 1 min

Por Conceição Oliveira do Blog Maria Frô, twitter: @maria_fro

Vários leitores se lembrarão desta denúncia aqui: Agentes da Corregedoria despem à força escrivã para fazer uma revista, hoje o Jornal da Band informa que a denúncia contra os delegados foi arquivada. Alguma surpresa?

Denúncia contra delegados que deixaram escrivã nua é arquivada
Do Jornal da Band

13/06/2011
A Justiça de São Paulo decidiu manter arquivada a denúncia contra policiais acusados de despir à força uma escrivã dentro de uma delegacia da capital. O crime de abuso de autoridade prescreve daqui a dois dias.

O Ministério Público Federal acusa as autoridades paulistas de omissão e defende que os envolvidos respondam por crime de tortura.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mara

São Paulo é o berço da tortura. Ela foi ensinada nas Escolas de Polícia pela cartilha do famoso delegado "Fleury". Na época da ditadura até dava para entender, eles mandavam e o "pau comia" e pronto. Mas desde a CF de 88 é outra fase, não se admite tamanha violação a dignidade da pessoa humana. Punição severa deveriam ter não só os delegados, mas todas as pessoas que estavam naquela sala e assistiram passivamente a prática da tortura. Penso que se eles fazem assim com os colegas, imaginem o que fazem com o povo nas abordagens…(e olha que dá para imaginar tanta coisa)

Delegado que algemou e despiu ex-escrivã será ouvido hoje na Assembleia Legislativa | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] da Corregedoria despem à força escrivã para fazer uma revista Band: Denúncia contra delegados que deixaram escrivã nua é arquivada […]

Chato Nildo

Quando acharam US$ 100.000 dentro da cueca do assessor do irmão do Zé Genoíno em 2005 ninguém falou nada sobre abuso de autoridade.
Acho que deveriam reabrir o caso.

Roberto S.

Saindo um pouco dessa notícia, mas não fugindo ao assunto "violência contra a mulher":
O programa humorístico "Zorra Total" da Rede Globo trata o assédio sexual em transporte público (no caso, metrô) como motivo de piada. Não é moralmente irresponsável?

Fernando

É impressionante que alguém possa considerar correta a atitude desses policiais. O que está na lei é pra ser cumprido. Ponto final.

Se um agente da lei extrapola para "fazer justiça" passa a ser ele o fora da lei. Fato. Um dia você que defende um agente desses pode ser o alvo de um deles. Basta apenas que achem que você é suspeito por qualquer motivo. Pode até mesmo ser um motivo fútil. Cuidado.

vilmer

Se tivessem feito isto com minha mulher, filha, mãe ou irmã, e a justiça não fosse feita, poderia ser o presidente da republica, eu faria a justiça.

    Luan

    Se tivesse feito isso com sua mulher, filha, mãe ou irmã, elas seriam corruptas, coisa que me enoja, gente sem caráter.

    JREO

    Uma coisa não justifica a outra. Ela é corrupta e o tratamento que recebeu não muda isso, mas os delegados passaram totalmente dos limites e também cometeram um crime…

    Taiguara

    Luan, para resposta, recorro ao marginal Lúcio Flavio Vilar Lírio. Bandido é Bandido. Polícia é polícia. Os "policiais" que praticaram a violencia em foco, fazem parte do Estado Bandido. Simples assim.

Fernando Henrique

Correta a postura dos delegados e agentes operacionais, a marginalidade tem que ser combatida através de todos os instrumentos. Vergonhoso seria deixá-la sair sem autuar em flagrante. Direitos humanos, para quem é humano, não rouba, mata, estupra nem lesa os cofres públicos, papinho de maconheiro, defender uma marginal!

    JREO

    Acontece que havia policiais femininas no local e a revista deveria ter sido feita por elas. Não se trata de defender a impunidade

    dbacellar

    Os policiais poderiam ter feito o serviço deles direito, sem violar a lei. Deveriam ter chamado a policial feminina. Aliás, não consta que a escrivã tenha matado ou estuprado ninguém. Só para manter a conversa no mesmo tom, isso é papinho de alcoólatra.

CRISTOFER

VICA O BRASIL
isso é uma piada

celso

Enquanto houver um sistema corrupto, a justiça só será para os mais pobres, menos letrados Ou para os ricos menos influentes. Afinal, pode mais quem manda mais e tem "rabo preso" com as autoridades.
O que mais incomoda é ver que nessa sociedade corrupta, a grande maioria dos brasileiros prefere assistir horrorizada a cenas deprimentes e lamentáveis praticadas por quem deveria ser o bom exemplo.

@89nuncamais

Lamentavel,enrolaram até vencer o prazo
![youtube XGdHFwubCxA http://www.youtube.com/watch?v=XGdHFwubCxA youtube]

MARINA-SP

EU COMO MULHER E POLICIAL CIVIL FIQUEI E ESTOU INDIGNADA. PORQUE FIZERAM ISSO COM ELA? É A UNICA QUE COMETEU CRIME NA POLICIA? OU PORQUE É MULHER? E QUANTOS POLICIAIS HOMENS TBEM ERRARAM E NAO LHES TIRARAM A CUECA? CRIMINALIDADE SE COMBATE COM TRUCULENCIA, OU COM A JUSTIÇA? JUSTIÇA, MOSTRA A TUA CARA. ELA ERROU, SIM. MAS NAO SE COMBATE O CRIME COM INJUSTIÇA E SACANAGEM!!!!

Felipe

Não existe lei por aqui… nessas horas tenho vergonha de ser brasileiro

    Carlos Mangino

    Vergonha de ser brasileiro? ou de ser PAULISTA ?.

    dbacellar

    Vergonha de viver em um dos estados mais reacionários do país, com tons de neonazismo, como é São Paulo.

    Chato Nildo

    Fora São Paulo!

Gerson Carneiro

Quem não pune delegados que despiram escrivã à força dentro da delegacia não tem condição de combater tráfico nas fronteiras. Viu, José Serra.

yacov

ABSURDO DOS ABSURDOS!!! È a institucionalização da DITADURA, que ainda está bem viva no BRASIL. A escrivã tinha que ser revistada por "policiais femininas". Se não houvesse policiais femininas no momento, a moça deveria ser encarcerada até que chegassem. Despí-la à força, em meio a um monte de machos babando sobre ela, é o fim da picada…. Isso não existe… VIVA A CHUÍÇA!!!!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS"

rogerio

Certamente não foi o melhor método usado mas que acharam dinheiro na periquita dela, acharam… e aí o que fazer?
no vídeo fica claro que ela queria outras pessoas para tentar subornar.

rafael

Ela pode procurar a ewsfera cível e pedir reparação de danos morais.

    Ariíni

    A discussão não gira em torno da esfera pessoal dela.
    Não estamos discutindo uma arbitrariedade qualquer de um particular para outro.
    Não estou dizendo que ela não tem direito, mas o problema é maior que isso.
    É um ente público dotado de força coercitiva, excepcional portanto, agindo contra sua funcionalidade.
    E além disso, lembrem-se que foram policiais da CORREGEDORIA , agora se pergunte quem vai fiscalizar os fiscalizadores?
    Ela foi humilhada, mas eu como mulher também me sinto.
    Eu como cidadã de um estado democrático me sinto humilhada.
    Eu como estudante de direito me sinto humilhada.
    Como posso gritar: "Eu tenho os meus direitos!"?

    Maria A.

    Ariini tem razao. Se um funcionario da policia comete um delito, tem de ser investigado. Se eh necessario despir o investigado e este investigado eh uma mulher, que se chame policiais femininas e proceda-se conforme os protocolos que respeitam os direitos do suspeito. Tem de haver protocolos que sejam respeitados, para homens e mulheres e os corregedores sao os que deviam estar cuidando para que estes protocolos sejam atendidos. Nao podem ser eles os perpetradores da violencia. Danos morais em esfera civel? O que os corregedores fizeram eh crime.

Pedro Luiz Paredes

Que absurdo!
Alguém deveria deixar nu quem arquivou as denúncias.
Já ia me esquecendo…
É SP gente! Trabalhando por você!
Aqui pode tudo!
A rede bobo ia bombar se fossem delegados federais.
Mas não – São "Delegados da Corregedoria da Polícia Civil de """"São Paulo""""" – o estado mais corrupto do país!
Lembro de Robert Fisk dizendo que nunca viu uma máfia pior que a de São Paulo.
Isso que o cara já entrevistou o Bin Laden duas ou três vezes.
Acho que quando o paulista diz: "Viva o Brasil"; deve estar querendo dizer: "Viva São Paulo".

Roberto S.

Este fato cria uma jurisprudência: qualquer autoridade vai poder despir à força uma subordinada, ainda mais se ela for gostosa. Despir corrupto que esconde dinheiro na cueca nunca apareceu vídeo e ninguém vai querer fazer isso, não é mesmo?

henrique de oliveira

Esperar o que de São Paulo , o estado esta falido em todos os sentidos.

    Hugo

    Se fosse verdade que ela estava recebendo propina e que a polícia já sabia disso, bastava filmar ela recebendo e prende-la em flagrante…Tortura… a polícia civil de São Paulo só usa quando PRECISA incriminar alguém
    para servir de bode expiatório…

GilTeixeira

Em São Paulo?
Qual é o espanto?
Espantado eu ficaria se a justiça trabalhasse!

Luiz Oliveira

Os tucanos que desgovernam SP tem o "fiofó" preso com a polícia e o PCC, além de outras dezenas de "entidades". Não é um espanto .

Antonio soares

Ainda lembro da declaração indignada do governaro Alckmin, quando a Band mostrou o vídeo. E aí, Sr. governador, como é que ficamos ?

Ronaldo Luiz

Nem sei o que falar. Não esperava um absurdo destes da Justiça Paulista. Estou decepcionado. Aguardem quando a justiça age assim, a população fica totalmente a mercê das 'otoridades'.

    Herminio

    Justiça paulista? essa só atua em prol de abastados, com certeza foi mais fácil arquivar o caso do que mexer com poderosos.

rita

luto.

Celso

A única solução para o caso é que o MPF faça um Incidente de Deslocamento de Competência para que os fatos sejam remetidos á esfera federal, nos termos do §5º do art. 109 da Constituição Federal.
Só assim poderá haver isenção na apuração e julgamento dos fatos ante a grave violação de direitos humanos vislumbrada na questão.
Lembrando-se que os agentes ministeriais, juízes e demais autoridades que foram omissos podem eventtualmente serem inseridos no art. 11, capút e inc. I da Lei 8.429/92 ( Lei da Improbidade Administrativa).
Abs.

Marcelo de Matos

O Dr. Pinto tem sobrevivido a todos os escândalos da Segurança Pública paulista. O homem parece que passou por consulta no Boston Medical Group e está vacinado contra queda precoce. Será que se a Folha colocar esse escândalo como manchete de primeira página ele sobrevive? Alô, senhor Frias…

Pitagoras

O judiciário é a segunda perna desse tripé o mal. A terceira é o legislativo!

Pitagoras

Digo e repito. O órgão público mais viciado, corrupto, ineficiente, ineficaz, contaminado, (e olha que existem às pencas neste país patético) é a polícia civil, de qualquer estado.
Não é a tôa que somente 1% dos homicidas são condenados. Com uma polícia deste nível não precisamos e bandidos.
O que fazer? Pelo jeito só mudando de país!

    M. S. Romares

    Pode até ser verdade o que voce afirma sobre a polícia civil, mas acho que voce está confundindo leis com justiça. O Brasil deve ter a maior quantidade de leis do mundo, mas com esse poder judiciário vai ser dificil. De longe, é poder mais corrupto. Basta dar uma olhadinha em quem presidiu o stf e se acha o supra-sumo.

    Gerson Pompeu

    Se é por falta de adeus…

Bruno revoltado!

Só tem safado!!!! É um mais safado que o outro! Primeiro, a mulher recebendo propina, segundo o delegado abusando de sua autoridade!!! Inacreditável!!

Sérgio Vianna

INACREDITÁVEL….

No século XXI uma mulher ser humilhada em público, com filmagem da cena, sendo ela uma agente da Polícia Civil, por vários homens que lhe arrancaram a roupa à força.

Se a cena já é chocante, a ausência de providências da própria Policia Civil, da Secretaria de Segurança, do Ministério Público, e até da Justiça paulista nos deixa a impressão de voltar aos tempos da inquisição, quando os usuários do Poder podiam até queimar vivos os adversários e investigados.

Num país em que o STJ anula provas robustas da Polícia Federal, que foi auxiliada pela ABIN, sob supervisão do Ministério Público Federal e autorização de um Juiz Federal, tudo convalidado pela avaliação posterior do Tribunal Regional Federal, a IMPUNIDADE já é a marca registrada mais triste de nossa história.

Na outra ponta, na raia miúda, pode-se arrancar as roupas de mulheres, inclusive as calcinhas, à força, porque no Brasil a agressão é a regra, inclusive das autoridades de todos os poderes.

Uma vergonha!

    Clara

    Pois é, Sérgio.

    Quando vi o maldito vídeo passei por diversos estágios… Vontade de vomitar, de matar e de ir embora daqui, respectivamente.

    Faço suas as minhas palavras:

    " Na outra ponta, na raia miúda, pode-se arrancar as roupas de mulheres, inclusive as calcinhas, à força, porque no Brasil a agressão é a regra, inclusive das autoridades de todos os poderes."

Leonardo

O que é mais grave?

Um corrupta sem roupa ou uma corrupta corrompendo ou sendo corrompida?

Parece que todo mundo esqueceu os crimes dessa mulher e só ligam para as roupas dela…

Ah, mas aqui é o Brasil, país de malucos, onde matar um ser humano e chutar um cachorro é quase a mesma coisa para a "lei".

    Só pra comentar

    Não diga besteiras. Se você assistiu ao vídeo todo, entendeu o que se passou.

    @hugohagogo

    Então, se eu entendi bem, a tortura praticada é justificável quando se trata de pessoas corruptas. E o Estado de Direito? São Paulo é outro país? Ao que me consta a Constituição Federal vale para todos os entes federativos.
    Se percebi bem, o amigo deve ser companheiro de trabalho dos elementos de alta periculosidade que trabalham na corregedoria. Está se sentindo tão ofendido em ver que seus santos corregedores "Inquisidores" tem pés de barro que não atentou para o fato que crime é crime, seja ela praticado pela escrivã ou pelos delegados. Logo logo o internauta vai justificar as torturas sofridas nos porões da ditadura pelo motivo que a militância de esquerda "pretendia" trazer para o Brasil uma ditadura do proletariado.
    Para mim, bandido é bandido, seja um corrupto, policial, da corregedoria ou não, e o que eu vi no vídeo foram bandidos despindo uma mulher à força, esses são os fatos filmados e mostrados para todo o Brasil, e contra fatos não há argumento que se sustente.

    Leonardo

    A questão é que aqui só se fala na roupa da corrupta, como se fosse o fato mais grave.

    Eu não afirmei que o ato do delegado foi correto. Mas aqui ninguém liga pra corrupção, o único crime é terem tirado a roupa dela.

    Não vejo ninguém criticando o fato dela ter se vendido.O foco principal é a roupa, a corrupção, é normal, crime "menor".

    Mas no Brasil, ser corrupto, ter o "jeitinho" é até charmoso.

    Como pude me esquecer disso?

    Eneida Melo

    Um crime não justifica o outro. Os delegados são tão bandidos quanto ela. E não acho que o crime deles seja menor. Você acha isso porque não foi a sua mãe (se é que tem).

    Gerson Pompeu

    Comeu cáca, meu lindinho?

    João PR

    Lenardo.

    Seu raciocínio é por demais simplista: será que não haveria outra maneira de se revista a policial sem fazer o que fizeram?

    Pela sua lógica de raciocínio os torturadores do regime militar tinham razão: afinal, o "perigo vermelho" assolava o país….

    Pela sua lógica de raciocínio deveríamos, todos, financiar esquadrões da morte. Afinal, "bandido bom é bandido morto".

    Finalizando: sua lógica de raciocínio diz que os fins justificam os meios. Esta lógica não funciona em um regime democrático de direito.

    diogojfaraujo

    Posso te dizer que se eu ver um ser chutando um cachorro na rua ele vai rezar pra polícia chegar logo…

Só pra comentar

Assim caminha (para trás, cada vez mais rápido) o desgoverno do PSDemB, e quem está sob o julgo dessa corja tucanalha.

PEDROS

VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mariano

Como sempre os direitos individuais são pisoteados e desprezados por nossas autoridades policiais e acima de tudo por nosso governador !

    Leonardo

    Quem respeita os direitos individuais são os comunistas, to com voce nessa!

João PR

Esperar o que? Afinal, o governo do PSDB paulista não erra! No máximo, comete algum equívoco!

Esperar o que de um governo que trata movimentos sociais como caso de polícia?

Só espero que, um dia, a maioria dos paulistas (democracia é governo da maioria) acorde da letargia na qual se encontram.

Deixe seu comentário

Leia também

Blog da Mulher

Feministas reúnem-se com Líder do Governo na Câmara para discutir MP 557/2011

Em 10/05/2012, às 9H na Câmara dos Deputados – Gabinete de Arlindo Chinaglia (PT)

Blog da Mulher

MPF ajuíza ação contra TV Globo para que produza e exiba campanha sobre Direitos da Mulher

Por Conceição Oliveira, no twitter: @maria_fro A quem pense que com o fim do BBB12 terminou também as acusações que esta edição do programa sofreu. Mas […]

Blog da Mulher

Isoladas, a história de oito mulheres, criminalizadas por aborto

Conceição Oliveira, no twitter: @maria_fro Reproduzo a seguir a introdução do livro Isoladas, a história de oito mulheres, criminalizadas por aborto, com textos de Evanize Sydow […]