VIOMUNDO

Diário da Resistência


Tá chegando a hora…
Amor Nos Tempos de Cólera 22/01/2018 - 11h09

Tá chegando a hora…


Por Marco Aurélio Mello

por Marco Aurélio Mello

Um é “rigoroso”, o outro é “garantista” e o terceiro “rema com o STF”. Foi mais ou menos assim que a Veja num artigo de três páginas traçou o perfil dos três magistrados que vão decidir o destino de Lula logo mais, ao vivo em cores.

Uma capa sóbria e um texto sem afetação. É a estratégia para legitimar a pretensa imparcialidade da cobertura.

Os três juízes são tratados com certo respeito e parcimônia, mas sobram nas entrelinhas insinuações aos “petistas” que já foram condenador por aquela corte.

O texto dá um jeito de livrar a cara de Sérgio Moro diante da suspeita de que suas relações com um dos ministros vai além das formalidades jurídicas.

E dá um jeito de dizer que Lula despreza a Justiça, ainda que ressalve que o ex-presidente não fez críticas diretas a nenhum deles.

No encerramento eles ainda dão um jeito de dizer que, segundo entendimento do Supremo, se condenado, o réu deve ser preso imediatamente, antes mesmo que seja interposto e apreciado o recurso especial.

Ao final, ouço do dono da revista o seguinte comentário: “acho que não tem jeito. O povo quer que todos os corruptos sigam para a cadeia.”

Aí eu penso: que povo? Como ele pode fazer uma afirmação desta a respeito de alguém que, se as eleições fossem hoje, estaria consagrado com a maioria avassaladora dos votos em primeiro turno?

Se a Justiça tende a julgar sob a espada do interesse público, que quer punir independentemente de haver ou não prova, porque os institutos de pesquisa não preparam uma enquete fazendo uma pergunta bem simples: Na sua opinião o presidente Lula deve ou não ser condenado e ir parar na cadeia?

Ainda dá tempo. Sugiro até que Datafolha, Ibope, Gallup (ainda existe?) e outros dêem uma mexidinha na metodologia para privilegiar os brancos, de classe média e dos grandes centros.

Até que a farsa metodológica seja descoberta o serviço já estará pronto, com “viés” de autenticidade.

Detalhe, o assinante em questão não paga pela assinatura. Foi identificado por robôs na internet e passou a ganhar de graça a revista toda semana a revista que virava encalhe.

Privilegiado pela editora, ele acha que está fazendo um excelente negócio. “Tempo-Rei, oh Tempo-Rei, oh Tempo-Rei…”

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.