Por Marco Aurélio Mello
por Marco Aurélio Mello
Quem assistiu ao Jornal Nacional ontem à noite, aquele lixo de telejornal com o qual ninguém mais deveria perder seu tempo, viu uma reportagem acusando a dona Carmen, do movimento de Luta por Moradia, ligado à igreja católica e ao Partido dos Trabalhadores, de extorsão.
Já começa com o apresentador lendo a cabeça (parte introdutória) chamando a ocupação do Hotel Cambridge, no centro de São Paulo, de invasão.
O prédio está ocupado, foi parcialmente recuperado pelos moradores, coletivos de artistas e arquitetos e sua história virou até filme, dirigido pela Eliane Caffé, que eu recomendo.
A reportagem parte da denúncia de um(a) morador(a) anônimo(a) que filmou o momento em que é cobrado com firmeza, por uma dívida, em um dos rateios que são feitos para custear despesas de manutenção predial, limpeza e segurança.
A reportagem é uma aula de mau jornalismo.
Primeiro, porque criminaliza os movimentos sociais, que lutam por direitos assegurados constitucionalmente.
Segundo, porque dá crédito a uma “denúncia” sem apurar quais seriam os interesses da pessoa que gravou o vídeo.
E, terceiro, porque põe contra a parede uma liderança que nasceu espontaneamente, das lutas por moradia no Centro de São Paulo, contra o abandono e a especulação imobiliária.
Apoie o jornalismo independente
Toda pessoa é inocente até prova em contrário.
E prova só é constituída depois de perícia, testemunho e tudo o que for demonstrado no devido processo legal.
Conheço a dona Carmem desde 2012, quando ao lado do jornalista Gustavo Costa, produzimos e realizamos um documentário chamado Vidas Sem Lar, exibido pela TV Record e premiado depois.
A história dela começou há mais de uma década, nos cortiços da Bela Vista, o famoso Bixiga, em São Paulo.
O que está sendo feito é o que popularmente chamamos de “assassinato de reputação”, que a dobradinha mídia e Justiça sabem fazer como ninguém.
Portanto, o que o Ministério Público e a TV Globo fazem, não só contra ela, contra muitos há tempos, é crime!
Espero que, assim que tudo for esclarecido, a emissora seja processada e condenada.
Marco Aurélio Mello
Jornalista, radialista e escritor.
Comentários
marcos dos santos
O objetivo é atingir a candidatura do brilhante Guilherme Boulos.
Allex
“Espero que, assim que tudo for esclarecido, a emissora seja processada e condenada.” É o que todos esperamos. Mas pra isso acontecer, é preciso arrancar o poder desses monstros. A questão é como. Temos que pensar. E, sobretudo, é imperioso agir.
Jose fernandes
Os crimes da globo você vê o tempo todo, mas existe uma parcela da sociedade que está cega pra isso, vai vê que eles precisam passar por isso,o grande problema é que a outra parte paga por essa cegueira.
Deixe seu comentário