VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Como destruir uma liderança

15 de maio de 2018 às 12h40

por Marco Aurélio Mello

Quem assistiu ao Jornal Nacional ontem à noite, aquele lixo de telejornal com o qual ninguém mais deveria perder seu tempo, viu uma reportagem acusando a dona Carmen, do movimento de Luta por Moradia, ligado à igreja católica e ao Partido dos Trabalhadores, de extorsão.

Já começa com o apresentador lendo a cabeça (parte introdutória) chamando a ocupação do Hotel Cambridge, no centro de São Paulo, de invasão.

O prédio está ocupado, foi parcialmente recuperado pelos moradores, coletivos de artistas e arquitetos e sua história virou até filme, dirigido pela Eliane Caffé, que eu recomendo.

A reportagem parte da denúncia de um(a) morador(a) anônimo(a) que filmou o momento em que é cobrado com firmeza, por uma dívida, em um dos rateios que são feitos para custear despesas de manutenção predial, limpeza e segurança.

A reportagem é uma aula de mau jornalismo.

Primeiro, porque criminaliza os movimentos sociais, que lutam por direitos assegurados constitucionalmente.

Segundo, porque dá crédito a uma “denúncia” sem apurar quais seriam os interesses da pessoa que gravou o vídeo.

E, terceiro, porque põe contra a parede uma liderança que nasceu espontaneamente, das lutas por moradia no Centro de São Paulo, contra o abandono e a especulação imobiliária.

Toda pessoa é inocente até prova em contrário.

E prova só é constituída depois de perícia, testemunho e tudo o que for demonstrado no devido processo legal.

Conheço a dona Carmem desde 2012, quando ao lado do jornalista Gustavo Costa, produzimos e realizamos um documentário chamado Vidas Sem Lar, exibido pela TV Record e premiado depois.

A história dela começou há mais de uma década, nos cortiços da Bela Vista, o famoso Bixiga, em São Paulo.

O que está sendo feito é o que popularmente chamamos de “assassinato de reputação”, que a dobradinha mídia e Justiça sabem fazer como ninguém.

Portanto, o que o Ministério Público e a TV Globo fazem, não só contra ela, contra muitos há tempos, é crime!

Espero que, assim que tudo for esclarecido, a emissora seja processada e condenada.

Apoie o VIOMUNDO

Crowdfunding

Veja como nos apoiar »

O lado sujo do futebol

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Entre os mais vendidos da VEJA, O Globo, Época e PublishNews. O Lado Sujo do Futebol é o retrato definitivo do que acontece além das quatro linhas. Um dos livros mais corajosos da história da literatura esportiva, revela informações contundentes sobre as negociatas que empestearam o futebol nos últimos anos. Mostra como João Havelange e Ricardo Teixeira desenvolveram um esquema mafioso de fraudes e conchavos, beneficiando a si e seus amigos. Fifa e CBF se tornaram um grande balcão de negócios, no qual são firmados acordos bilionários, que envolvem direitos de transmissão e materiais esportivos. Um grande jogo de bolas marcadas, cujo palco principal são as Copas do Mundo.

por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet.

Compre agora online e receba em sua casa!

08 - maio 2

Sem inteligência

Policial

07 - maio 0

Já que é pra morrer mesmo…

Que tenha alguma graça.

01 - maio 6

Noticiário previsível

Perdem os de sempre

 

2 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Allex

17/05/2018 - 08h33

“Espero que, assim que tudo for esclarecido, a emissora seja processada e condenada.” É o que todos esperamos. Mas pra isso acontecer, é preciso arrancar o poder desses monstros. A questão é como. Temos que pensar. E, sobretudo, é imperioso agir.

Responder

Jose fernandes

15/05/2018 - 12h43

Os crimes da globo você vê o tempo todo, mas existe uma parcela da sociedade que está cega pra isso, vai vê que eles precisam passar por isso,o grande problema é que a outra parte paga por essa cegueira.

Responder

Deixe uma resposta