Comentários

Clique aqui para ler e comentar

xacal

Tá bom, e como seria o país socialista? Tem mercado? Não tem? Vai ter empresa privada?

E o que fazer com a burguesia nacional e os setores moderados, progressistas não socialistas? Gulag neles?

Como nos relacionaríamos com o resto do mundo, supondo que a revolução não fosse internacional?

Quais são as propostas, quais são os métodos, qual é o momento de se definir a ruptura? Vai ser na via institucional? Vai ser na “marra”?

Cadê as armas e financiamento? Vamos convencer os militares ou formar nossas forças?

Qual é o partido que cumprirá esta tarefa?

E aí, que começa?

Tenham paciência…tenham santa paciência…A maioria aqui tá bem velhinha para brincar de guerrilheiro.

Marcelo de Matos

Frente da burguesia interna domina o governo… Ah, assim fosse… Podemos classificar a burguesia como for. No mundo manda quem tem dinheiro, porque sem capital não se vai a lugar algum. Nos tempos coloniais expulsávamos os holandeses daqui para acolá, mas, na hora de conseguir dinheiro para os empreendimentos açucareiros íamos atrás deles. Aliás, diz um historiador que o Brasil fundou os EUA, porque expulsamos os holandeses de Pernambuco para a ilha de Manhantann, nos States. Na área das telecomunicações a moçada quer expulsar os espanhóis, os mexicanos, os italianos e o casal Bernardo. O setor está progredindo no país, mas, conseguiria isso sem capitais estrangeiros? A burguesia “interna”, se é que existe, não é de nada. Não é ela que estabelece, por exemplo, o “spread” bancário, embora participe da ciranda financeira. A taxa de juros é algo tão importante que tem de ser decidido por um conselho mundial dos detentores de capitais. Não sei como nem onde, mas, na minha ignorância acredito que isso ocorre.

Juliana

“O governo Lula não pôde ao mesmo tempo preservar sua relação política com o agronegócio e fazer uma reforma agrária. O governo concebeu uma estratégia para contornar essa contradição. Aumentou muito o credito agricola (…) contemplando uma das bases sociais dos movimentos camponeses (…), porem a outra base social desses movimentos, o camponês sem-terra, o governo Lula abandonou e, tendo em conta a classe social que ele representa, só poderia mesmo abandonar.”

Da mesma forma o governo Haddad abandonou os professores da rede municipal, que dada a sua classe social, e com ameaças e coerção do governo, aceitou receber a reposição de promessa de campanha e os dias nao trabalhados (com reposição de aulas). E se fosse ao governo do estado de são paulo, abandonaria também os professores da rede estadual. Afinal professor que recebe 1500 por mês não tem nenhuma moral na praça… Se não pressionarmos o PT e este não pressionar a elite nacional, as reformas politicas, tributárias, os royalties do pré-sal podem ser esquecidos, pois o PT vai sentar sobre o desenvolvimento e enriquecer mais e sempre a grande burguesia nacional, o setor financeiro, além do cumpenharada. O Brasil perderá o bonde do desenvolvimento, quem sabe de vez, será sempre o país do futuro, como muitos há muito “adivinham”.

O conteúdo de classe dos governos Lula-Dilma | Marcos Aurélio

[…] Seguindo as pegadas do blog Vi  o Mundo (aqui) […]

Jayme Vasconcellos Soares

Ultimamente o governo Dilma tem se revelado extremamente neoliberal, privatizando empresas estatais, favorecendo a entrada de capitais de empresas multinacionais nos diversos setores estratégicos da economia nacional. A relação custo de vida versos salário mínimo tem mostrado um crescimento considerável.O povo brasileiro, em sua maioria, tem tido perdas significativas no seu poder aquisitivo, claro que isto em decorrência da política neoliberal, vamos admitir, em parte significativa, adotada por esta burguesia interna, que inclui o PT com acresção de sua base aliada, a cuja classe se refere o analista político Armando Boito Jr. A maior dificuldade que encontra o País para adotar um melhor destino político-social para o nosso Pais está na educação do povo brasileiro, que permita o discernimento e escolha, via eleições, de atores que encampem este propósito. Não é possível vislumbrar, na política atualmente adotada pelo PT, nada que favoreça, nem no presente nem no futuro, a sociedade brasileira.

Roberto Locatelli

Não concordo com a “teoria” do prof. Boito.

Todos sabemos, sim, que o PT não é e nunca pretendeu ser um partido revolucionário, marxista, etc.

Mas a origem de classe do PT está determinada pelo fato de ele ter sido constituído por lideranças sindicais da cidade e do campo. Ele é o partido que concentra a força da classe operária, dos trabalhadores, do campesinato e dos trabalhadores do campo.

A grande burguesia brasileira, exceto raras exceções, está conectada econômica e politicamente ao grande capital financeiro. Não há média empresa que não tenha um pé (ou os dois) na especulação.

O fato da burguesia nacional ter conexões fortíssimas com o capital financeiro explica, em grande parte, porque a economia brasileira não cresce muito mais do que está crescendo. Por que não? Teríamos condições, sim. Mas, mesmo com toda a desoneração, flexibilização de obrigações, redução da conta de luz (foi de 32% para grandes empresários), eles não se animam a investir em produção. Preferem remeter grana a paraísos fiscais. Por isso tivemos o “pibinho” de 2012.

Se o PT fosse o partido da burguesia nacional, a Gerdau, empresa brasileira, estaria muito mais disposta a ajudar na construção da Ferrovia Norte-Sul. Mas seus dirigentes não querem produzir trilhos para essa ferrovia. E os trilhos comprados na China são de 5ª categoria e não poderão ser utilizados. As obras pararam.

Esse tipo de raciocínio do prof. Boito Jr. é desmobilizador, pois as pessoas pensam: “ah, burguesia por burguesia, já que não estou representado não vou me mobilizar pela Dilma.

Se o PT representasse a grande burguesia nacional, Folha e Estadão não fariam oposição furiosa a Lula e Dilma. Aliás, nem mesmo a Globo faria oposição.

    tomaz

    tá maluco? não viu a fala do boito ou não entendeu?

    ele não falou em momento algum que o pt representa a burguesia interna. ele falou que a burguesia interna tem hegemonia no governo.

    Roberto Locatelli

    Sei, sei…

    Samir

    “O Danoninho é crocante porque vende mais ou vende mais porque é crocante?” Hehehe. A burguesia, hoje, não está fora do PT, ela É o PT. Us cumpanhêro tá tudo rico, milhonáru.

    xacal

    Não é à toa que a ultra-esquerdalha se dá tão bem com gilmar “dantas”, e até descola um espaçozinho no PIG, de quando em vez.

    A crítica desqualificadora é a mesma. A leviandade é a mesma!

    Só há uma coisa pior que a burguesia…é o recalque dos “radicais” da pequena burguesia e da classe mé(r)dia!

    Luiz Fortaleza

    Pois o PT nasceu sim colocando o socialismo como horizonte de luta e o único socialismo científico e não utópico como o socialismo do PT é o socialismo com bases no marxismo. Ou vc não sabe o q é marxismo ou vc comprou a ideologia burguesa tal como PT da sociedade cidadão, uma utopia que se desmoronou na Europa do Well far state.

    Eunice

    Penso que Lula e o PT são diferentes. O PT pode ter nascido socialista mas Lula sempre foi um lutador direto. Seu perfil. Nunca mentiu. Desde o sindicato já trabalhava assim. Cabe a nós darmos os novos passos.

    Quanto ao PT, se nasceu assim socialista, faz tempo e se esqueceu.

    Luiz Fortaleza

    Lula não fundou o PT sozinho, ele precisou de várias matrizes ideológicas, desde a sindical reformista, católica progressista até o ala mais marxista e suas derivações. Como disse Luiz Carlos Prestes em 1989, na Faculdade de Direito da UFC, Lula precisava ler o marxismo, a ciência dos trabalhadores, para entender as contradições e os limites do capitalismo.

    Marcelo de Matos

    “A grande burguesia brasileira, exceto raras exceções, está conectada econômica e politicamente ao grande capital financeiro. Não há média empresa que não tenha um pé (ou os dois) na especulação”. Grande Roberto – isso aí eu assino embaixo.

Bernardino

excelentes exposiçoes dos membros da mesa.O prof ARMANDO Boito deu um banho de conhecimento com sua analise imparcial,cheia de conteudo e colocaçoes verdadeiras definindo muito bem quem é quem na formataçao do governo dos ultimos anos:LULA E DILMA.È um homem com profundo conhecimento do assunto tratado no encontro e com certeza sem desmerecer aos demais da mesa se saiu melhor que os outros.Em parte issi se deveu ao carater imparcial da sua conduta politica que com certeza nao esta ligada a nenhum partido politico!!

leia

Sejamos mais sábios. No meu simples modo de pensar, nos dias de hoje na América Latina ,ter um país 100% socialista, é utopia. Primeiro porque está enraizada o domínio da elite. Se o PT conseguir diminuir a pobresa, já está de bom tamanho, vamos nos dar por satisfeito. Precisamos de uma reforma política, reforma tributária e uma lei de médios. Se conseguirmos controlar a sonegacäo de impostos, fazer com que os ricos paguem de fato os impostos devidos, investir numa educacäo de primeira qualidade principalmente ´do pré escola ao terceiro grau, universidade pública para jovens pobres, dar continuidade ao juros baixos, melhorar a saúde, vamos ser felizes assim.

    antimalufista

    E não vai uma cereja em cima do creme chantilly, também?

Narr

Ainda existe uma ala de esquerda do PT, intimidada pelos governistas. Só voltarão a ter voz e vigor quando o PT retornar à oposição. Então, todo militante sério de esquerda deve juntar forças para a eleição de Aecio Neves presidente do Brasil em 2014. A partir daí, o PT burguês será desmascarado e os trabalhadores poderão distinguir melhor quem está a seu lado.

    Julio Silveira

    Estás de sacanagem né? Você não lê o que este blog mostra? Querer mudar algo que pode não ser o ideal colocando algo que pode ser desastroso? para nós? Deve ser piada de brasileiro.

    Pedro Teixeira

    Votar em Aécio? Faz-me rir.

    José Ruiz

    a questão relacionada com o PT não considera um retrocesso político.. realmente o PT “endireitou”, mas está anos luz à frente de DEM/PSDB.. a solução é olhar para a frente, aprofundar as reformas, talvez a bordo de um novo partido de esquerda, não trazer para o cenário político um vendido incompetente como o Aécio Neves..

    Paulo

    Como anarquista, voto na Dilma e no PT. Eles que embalem o feto morto nos próximos 4 anos!

    xacal

    Tá aí a verdadeira natureza do escorpião: quanto pior melhor!

    Dá-lhe demotucanalhada…

    Feto morto?

    Acho que este menino bateu a cabeça e desmaiou em 1998 ou 1999 e só acordou agora!

    Deve ser um choque:

    Dormiu com um acordo-resgate do FMI, fuga cambial, país quebrado, desemprego de 12%, juros de 15%, inflação acumulados desde 94 de mais de 200% (e dizem que acabaram com a inflação), e agora chega em 2013 e o mundo não acabou:

    Juros a 7.5%, desemprego a 5.7%, inflação sob controle, credor do FMI, a menor relação dívida PIB da história, maior gasto social da história, etc, etc, etc.

    Para um cara que tem a tarefa de defender o “legado” demotucanalha, a realidade deve ser uma merda mesmo. Melhor se dedicar aos delírios do trauma craniano.

    Roberto Locatelli

    Narr, seu comentário foi uma piadinha. Não foi?

    Narr

    Tô levando o raciocínio da extrema-esquerda às últimas consequências.

    xacal

    E a ultra esquerdalha raciocina?

Samir

Ao ver o vídeo cheguei à conclusão que o Partido dos Trabalhadores é, na realidade, o partido da burguesia.

    Julio Silveira

    Mas é, e sempre foi. O Brasil jamais vai deixar de ser uma nação de força burguesa, nem adianta nutri a ilusão de possivel mudança. A questão de fundo é que tipo de burguesia queriam e propunham para o Brasil. E aí é que está o x da questão para mim. O que demonstram hoje é que gostam de ser a burguesia esperta que sempre tivemos, a que se faz passar por povão para passar incolume perante esses, na percepção das diferenças, e continuarem tocando suas vidas e criando suas oportunidades exclusivistas as custas do sacrificio de muitas outros, na crença de que lhes devem isso. Apenas por seus próprios méritos.

    GEORGE MELLO

    Não é o partido, é o poder. A cadeira tem um formato de bunda. Bundas que não tem aquele formato não sentam. Então, acham alguém na esquerda que tenha aquele design. Uma vez lá, o resto já sabemos. Veja o Obabma.

    Samir

    Quêiço, cumpanhêro!? O PT é pôvo.

    xacal

    Bom e verdadeiro deve ser o pissol, aquele do randolfe com gilmar “dantas”, e com a aliança com o demos em Macapá.

    Ou todos os outros partidelhos, como PCO, PCB, PSTU, que juntos não fazem nem cócegas no establishment político, e nem conseguem organizar a sociedade para algum contraponto, ou seja, nem cagam, nem desocupam a moita.

    Fazendo o jogo de quem? Da burguesia, claro!

    Porque há algo bem pior que um partido (ou um governo) que cede, ou faz concessões na luta política…são aqueles partidos que não fazem NADA, não significam NADA, e não conseguem trazer um avanço sequer para o povo pelo qual dizem lutar!

Deixe seu comentário

Leia também