Boato causou 920 mil saques do Bolsa Família em dois dias

Tempo de leitura: 2 min

Tania Rego/Agência Brasil

Boato sobre fim do Bolsa Família levou beneficiários a sacar R$ 152 milhões no final de semana

20/05/2013 – 18h49

Luciano Nascimento

Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após o boato sobre o fim do Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal registrou 920 mil saques de beneficiários do programa somente no final de semana. Foram sacados R$ 152 milhões, informou a Caixa, que disse que o total de saques até hoje (20) serão confirmados na terça-feira, após finalização dos registros nos terminais de autoatendimento.

A presidenta Dilma Rousseff criticou hoje o boato e assegurou o compromisso do seu governo com o programa. Ela fez um apelo aos brasileiros para que não acreditem nos pessimistas e, sobretudo, nos boatos, “porque os boatos no país às vezes ocorrem de forma surpreendente”.

Em razão do grande movimento nas agências e do tumulto decorrente do boato, a Caixa chegou a antecipar o recebimento da parcela de maio, que hoje voltou a seguir o calendário normal  de pagamentos. O calendário está disponível no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.

Ontem (19), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, desmentiu o boato de que o governo federal iria extinguir o programa   e de que um bônus pelo Dia das Mães estaria sendo pago apenas até ontem (19), o que levou centenas de pessoas a procurar um posto credenciado. Os rumores lotaram, no fim de semana, as agência da instituição nas capitais do Nordeste, além de Manaus, Belém e Rio.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal   para apurar a origem do boato.

Edição: Fábio Massalli

Leia também:

Dilma diz que boato sobre Bolsa Família é desumano e criminoso


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Caixa: "Não foi a flexibilização dos pagamentos que causou corrida às agências" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Boato causou 920 mil saques do Bolsa Família em dois dias […]

Tijolaço: Quem ganha com o bolsa-boato? – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Boato causou 920 mil saques do Bolsa Família em dois dias […]

Arivaldo Roussef Lula da Silva

Sei não: um boato como este tinha que objetivo? Um doce pra quem acertar.
O que me preocupa é a movimentação do exército aqui no interior (Sorocaba).
Presença ostensiva, discurso exaltando a insegurança, aproximação com a população. E para quem conhece, sabe que Sorocaba é um reduto de conservadores…Dias atrás já teve farta distribuição de medalhas para militares por aqui…esquisito demais…

antonio carlos ciccone

Ministro da Justiça, o Zé, deveria pedir demissão ,junto com Casa Civil, e o secr. da presidencia Gilberto Carvalho.Imcompetentes e negligentes.E O SNI? E depois investigar a fundo quem iniciou os boatos e a mando de quem.E mostrar pra população,com nomes e fotos . Eu tô com os nomes do interessado na ponta da lingua, como varias pessoas……

Luiz Clete

Como um boato que mobiliza tal contigente não foi identificado pelo SNI? Como pessoas que, aparentemente, tem pouco acesso a informação, conseguiram se mobilizar de tal forma e em tão pouco tempo? Os operadores do boato já sacaram que é facil mobilizar certas pessoas. Será um ensaio para um golpe maior?

De Paula

A pergunta é: Como um cidadão totalmente destituido de recursos para informar-se pode mobilizar tantas comunidades e pô-las em sobresalto sobre um programa tão crucial para os seus beneficiários? Se foi de boca em boca houve uma primeira boca; se foi através de uma rádio comunitária alguem sintonizou e sabe portanto a origem. Isso cheira e tem impressão digital de alguem que já fez isso antes. “Policarpo, ce sabe quem foi, num sabe?

carlos cruz

Acostumados a não trabalhar, a viver dos “bolsas” isso, aquilo, qualquer fofoca faz o efeito estouro da manada. Não que eu seja contra a existencia das tais bolsas. Mas elas foram criadas não para prover o sustento de TODa familia, mas para ajudar. Como NINGUEM quer trabalhar, o medo foi enorme. Mas hoje a existencia das tais bolsas significa VOTOS. Repito: não sou contra sua existencia. Mas há deturpação que não é contida (ou reprimida) por causa do VOTO.

    Negreto

    deve ser poque eles detestam trabalhar, que milhares de familias devolveram o cartão do programa alegando que não precisavam mais se tal atendimewnto social.

Mello: Boato sobre Bolsa Família só acontece porque temos 3 ministros fracos – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Boato causou 920 mil saques do Bolsa Família em dois dias […]

André Silva

Será que fosse o governo oferecendo frentes de trabalho, teríamos tanta gente assim?

    A. Moreno

    Pois é André Silva…

    Não sei o que você faz da vida e/ou onde vive. Mas fica a sugestão de um teste: Abre uma barraquinha no meio da rua oferecendo emprego e vê o tamanho da demanda. Depois volte aqui e nos diga se sobrou “povo folgado” na sua barraquinha de emprego OU, se na verdade, é você que tem uma visão distorcida do mundo.

    Enfim… o Governo oferece emprego. A oferta nunca foi tão grande e o índices de desemprego nunca foram tão baixos.

Hélio Pereira

Pois é, se a PF investigar vai descobrir sem grande dificuldade a origem destes Boatos.
Em minha opinião,a PF deveria fazer um levantamento em todas agências da Caixa onde ocorreram tumultos e convocar os 20 primeiros beneficiarios de cada agência que fizeram saques deste programa e pedir que informem como souberam destes boatos.
Tudo indica que houve uso de “Rádios Comunitárias” neste esquema e todo mundo sabe,que a maioria destas “Rádios Comunitárias” pertencem a Politicos ligados a Oposição.
Caso tenha hávido a participação de alguma “Rádio Comunitária” neste fato lamentável,a PF descobrira,a não ser que o Ministro Zé Cardoso não queira!

Julio Silveira

Fico pensando, onde estão os serviços de informação do país? Por que será que não conseguem antecipar esse tipo de violencia contra a cidadania?

FrancoAtirador

.
.
Convenhamos que a política de comunicação do Governo Federal é um fracasso absoluto.

A população brasileira, sem educação política e sem canais alternativos de informação, está à mercê da manipulação de uma Mídia Bandida Mercenária, que cria um factóide atrás do outro para beneficiar Corporações Econômicas Apátridas, Gangs de Profissionais Liberais e Quadrilhas de Políticos Oligarcas, colocando em dúvida cada programa estatal e gerando insegurança permanente em relação às ações governamentais e às próprias instituições da República.

Este caso da mentirinha do Bolsa-Família é pictórico para demonstrar o grau de alienação em que permanece a maioria das pessoas no Brasil.

Até sexta-feira passada (17), aparentemente, não havia problema algum que recaísse sobre esse programa social do Governo, mas a base já vinha sendo minada por ação articulada no subterrâneo, melhor dizendo, no esgoto a céu aberto da extrema-direita.
De repente, no fim-de-semana, estouram, ao mesmo tempo, o boato no Nordeste, com reflexo até o Rio de Janeiro, e uma matéria da Folha rebaixando 22 milhões de brasileir@s à miséria absoluta (http://bit.ly/10iCO1f), com o objetivo claro de atingir frontalmente e negativamente o Bolsa-Família que, por sinal, já adquiriu projeção internacional, sendo reconhecido, inclusive, pela ONU que citou o programa social do Brasil como referência para erradicação da pobreza aos países em desenvolvimento (http://www.onu.org.br/programa-bolsa-familia-e-exemplo-de-erradicacao-de-pobreza-afirma-relatorio-da-onu).

Estamos chegando ao ponto do descontrole governamental generalizado, face ao descrédito implementado de forma direcionada pela Mídia Bandida conluiada com entidades privadas representativas de grupos sociais reacionários da pior espécie – os mesmos de sempre com outros nomes – com a intenção única de desbancar o pouco que resta de política humanista socializante no Governo Federal, para frear o avanço civilizatório no País.

Atualmente, a bandidagem midiática que está sendo praticada no Brasil não prejudica apenas eleitoralmente @ governante da vez, o partido d@ governante ou a frente partidária que @ apóia, mas ataca diretamente a essência da Democracia, que é a Participação Popular.

O Povo Brasileiro continua totalmente alheio ao que se passa e ao que se realiza efetivamente no conjunto da Administração Pública, porque foi alijado do contato direto com os administradores públicos, os quais, por sua vez, concederam a uma Mídia Venal, que se vende aos interesses empresariais, o poder de intermediação da informação entre governo e população.

E a omissão do Governo Federal, em relação à área da Comunicação Social, é de uma negligência tamanha que chega às raias da irresponsabilidade:
Dá o Bolsa-Família aos brasileiros pobres e outorga o Bolsa-FamíGlia a quatro grupos famiGliares que monopolizam o Mercado de Mídia no Brasil.

Assim, de desmentido em desmentido governamental, os Marinho, os Civita, os Frias e os Mesquita vão enchendo as burras, em todos os sentidos e significados que possam ser aplicados à expressão.
.
.

pereira

Será que o tal tagiba e outros estão nessa enrolada, esse demo e psdb não tomão jeito mesmo, ontem o povo já estava na rua, é coisa do psdb, o caras acabaram mesmo, levam o nome de trambiqueiro mesmo, o tal aécio disse que vai fazer caravanas, vou o esperar em Irecê para li dar um banho de ovos.

Deixe seu comentário

Leia também