Carlos Chagas e o Índio da Costa

Tempo de leitura: < 1 min

sexta-feira, 02 de julho de 2010 – Tribuna da Imprensa

PSDB na avenida do desencanto

Por Carlos Chagas

Perguntam os tucanos: fazer o quê com Indio da Costa? Substituí-lo, só por vontade própria e, além do mais, por quem? Álvaro Dias responderia com um palavrão, rejeitando uma segunda humilhação. Aécio Neves fugiria para Ipanema. Os Democratas até que se curvariam a essa necessidade tão  absoluta quanto inviável, conscientes que estão da bobagem feita. O fato é que  48 horas depois da sagração do candidato a vice na chapa de José Serra, não há quem não se arrependa.

Só o  indigitado Indio da Costa ainda não acordou do sonho,  mas breve  perguntará qual o seu papel no processo sucessório, além de haver contribuído para que José Serra venha a dispor de mais três minutos de tempo de rádio e televisão, na propaganda eleitoral gratuita.  Votos, não traz para a chapa oposicionista. Prestígio, muito menos, claro que fora da tribo dos Maias, não o Agripino, mas o César e o Rodrigo. Experiência, zero. Credibilidade, nenhuma.

Apesar das cortinas-de-fumaça sustentando a unidade do bloco de oposição, a verdade é que o PSDB entrou na avenida do desencanto, onde não há limite de velocidade.  Como ganhar a eleição com um peso morto a tiracolo, guardado o respeito devido ao jovem deputado?

Fica difícil imaginar o  candidato inscrevendo-se na galeria onde pontificam José Alencar, Marco Maciel,  Itamar Franco, José Sarney, Aureliano Chaves, Pedro Aleixo, José Maria Alckmin e outros. É cedo para prognósticos, mas a escolha de Índio da Costa parece indicar que o futuro inquilino do palácio do Jaburu chama-se Michel Temer…


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Beto Crispim – BH

Eu acho que este Indio não dura muito. Ele cai ou renuncia, só esperar.

Urbano

Nem vá com apito zé contra-rampa, que o índio está querendo é merendar.

Jairo_Beraldo

"Não existe esta coisa de homem 'feito por si mesmo'. Somos formados por milhares de outros. Cada pessoa que alguma vez tenha feito um gesto bom por nós, ou dito uma palavra de encorajamento para nós, entrou na formação do nosso caráter e nossos pensamentos, tanto quanto do nosso sucesso."
(George Matthew Adams)

beattrice

Esse vice do Serra é um programa de índio não de 5 estrelas, mas de 5 tacapes, para o PSDB.

francisco.latorre

tucanic.

o iceberg já rasgou o barco..

o filme não terminou.

mas o desfecho.. todos sabem qual será.

..

jura

Por que não debates entre os vices no Brasil também como nos EUA. Nosso marqueteiros copiam tudo de lá, até mesmo importam outros marqueteiros de lá. Então vamos copiar por inteiro: Temer X Índio já.

Já o New York Times se mostra duro em relação à candidata.

"O debate não mudou a verdade essencial da candidatura de Palin: McCain fez uma escolha ousadamente irresponsável, que desfez a imagem que foi criada, a de um homem honesto, moderado, com muita de experiência, com julgamento e princípios", considera o jornal.

"Após uma série de entrevistas cheias de gafes que suscitaram sérias dúvidas, até mesmo entre os conservadores, quanto a sua capacidade de ser vice-presidente, Palin não tinha muito a dizer, apenas uma ou duas coisas sensíveis e evitar uma grande gafe que decidiria o resultado da eleição", acrescentou o NYT.
http://afp.google.com/article/ALeqM5gSKJS4kGHuGbB

Índio da Costa é a Sarah Palin do Serra.

Diano Lauar

É, tá mostrando o desespero. Tucano é um pássaro de matas virgens, índios eram os seus habitantes, costa (litoral) é onde foram descobertos. Se antes era a poítica café-com-leite, agora eles renovaram de vez, foram lá no fundo buscar uma nova forma de politicar. É essa distância que é proporcional à de Serra vencer as eleições. Estão sem prumo e norte.

marianne

poderia estar certo se o rosto (e todo o resto) do Indio da Costa não fosse um fato novo e agradável. Afinal, Aécio também não passa de um rostinho bonito (um pouco acima do peso). minhas amigas acham que Serra acertou e vão votar nele.

    Carlos

    Padrão "caras".

    beattrice

    Padrão "COLLOR".
    Acabam de inventar nas hostes tucanodemoníacas o trollzinho "vote em moço bonito".

Geysa Guimarães

Simples, direta, rápida e certeira essa análise de Chagas. O Indio da Costas exterminador de pobres – versão carioca do Kassab – vai continuar em sua oca, para o Jaburu vai o Temer e pt saudações.
Segundo a comentarista Aline, o vice de Serra, quando secretário municipal, mandava jogar água com creolina nas ruas para os mendigos não poderem dormir. Só que as pessoas e seus cães passaram a ter reações alérgicas ao produto e este método de limpeza "étnica" fracassou. Bonzinho esse Índio, não?

Nelson Menezes

A vereadora do psdb do Rio de Janeiro Sra.Andrea Golvêia, mostra realmente ser uma mulher digna,mas falta-lhes coerência diante deste caso ,preferindo a fuga, que tal votar na Dilma ou em ultimo caso anule o voto.

    beattrice

    O PSDB que não aceita Serra, Índio e apaniguados pode se juntar ao TREM da DILMA?

O Brasileiro

A colocação do post é muito bem feita.
De um lado, Michel Temer, político nato, habilidoso, que consegue ser líder do partido que não é só o maior do país, mas também o mais heterogêneo, e que conseguiu ser eleito por duas vezes presidente da Câmara dos Deputados. Ou seja, é alguém com habilidade política que pode ajudar Dilma naquilo em que ela é mais criticada, na sua falta de experiência política.
Já o Índio… quem é o Índio? se elegeu com que plataforma? quem são seus padrinhos políticos? é líder de quê? o que pensa o Índio? a ficha do Índio é limpa?
Realmente o Serra está se lixando pro Brasil… apesar de um dia ter sonhado ser presidente deste!!!

    beattrice

    Gostaria de saber que setores do RJ votaram neste Índio, afinal o RIO não se vangloria diuturnamente de ter um eleitorado progressista?
    Fato é que há bolsões conservadores e retrógrados pelo Brasil todo, e nenhum estado pode AINDA ,infelizmente, evitar a pecha de ter seu quinhão de políticos corruptos e ultra-conservadores, até reacionários.

Jairo_Beraldo

Falam que o Rodrigo Maia quis com essa manobra, tirar o Indio de concorrer a camara. Pode ser que nem ele se eleja, que será uma benção ao Brasil e ao Rio de Janeiro.

    luizCarlosDias

    Ja pensou na nossa alegria,Cesar maia + rebento perderem a eleição, +Xuxu do $erra, será o espetaculo da eleição. Oba,é Dilma.

Paulo

Nao subestimem o instinto de sobrevivencia e convenienca de politicos. O DEM ja abandonou a candidatura Serra e o que vemos nada mais eh do que faz de conta. Que outra opcao alem de Serra eles tem alem de disfarcar?
O Indio nada mais eh do que o possivel. Nenhum politico com o minimo de experiencia e sabedoria daria a cara a bater sabendo da derrota. Alem do Indio ser um desconhecido a nivel Brasil ( o unico a ganhar com a exposicao eh o proprio ) resolve um problema paroquial dos Maias
.
Ou seja, nos DEM/PFL/ARENA ja eh cada um por sim.

Jose Serra: infelizmente seu ocaso chegou sem voce perceber. A nivel Brasil, poltica e pessoalmente voce eh peso morto, nada mais.

flavio cunha

Assistir à propaganda política da oposição será um verdadeiro "programa de índio".

Marat

Li algumas das "idéias" do vice do Serra: Ele não passa de um fascista ignorante!

    Leider_Lincoln

    Para dizer o mínimo. O projeto dele para proibir a mendicância e punir quem dá esmolas foi realmente uma pérola da humanidade.

    Mozart

    Marat você foi generoso, ele pior que um fascista

Marat

Parece que a coligação Unidos Pela Mentira (PSDB/PFL/PPS/PIG) levou aquele slogan muito a sério: "Vote num careca e leve dois": O tal de Índio é careca de idéias…

Nonato Pires

A grande novidade da campanha de serra foi um vice que duro menos de 24 hora e o rapaz da merenda escolar. Que avalição positiva do PIG PARA EMPATE TÉCNICO?

antonio rodrigues

Agora tentam apresentar o tal Indio da Costa como relador do ficha limpa.
A primeira vez que escutei esse nome e jamais esqueci foi em decorrência de uma absurda proposta feita por ele quando vereador. Algo completamente cretino e inimaginável.
Peço aos colegas do blog com melhor memoria que relembrem em detalhes essa proposta.

    beattrice

    O relator do FICHA LIMPA foi o deputado José Eduardo Cardozo, do PT-SP, para o bem e para o mal.

    Antonio Sales

    O relator do projeto ficha limpa (PLP 168 de 1993) foi o Deputado José Eduardo Cardoso – PT/SP, tanto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJC (designado em 20/04/2010) quanto no plenário (em 04/05/2010), onde a proposição foi aprovada em 11/05/2010…

    O melhor lugar para se verificar isto é no histórico do Projeto na própria página da Câmara dos Deputados: http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?i

    É impressionante observar a tentativa, que ocorreu em 04/05/2010, do deputado Marcelo Itagiba – PSDB/RJ de tentar aprovar um outro projeto do "ficha limpa" (como um 'voto em separado') em que a Câmara se auto-regularia e os próprios deputados é que estabeleceriam se os candidatos apresentariam "bons antecedentes" ou não… Uma brincadeira de mau gosto com a idéia original do Projeto, que foi aprovada à revelia das vontades do Deputado Marcelo Itagiba – PSDB/RJ em 04/06/2010 e virou a Lei Complementar 135/2010.

Hélio Jacinto

Carlos Chagas, não passa de um Tucano enrrustido, muito embora já tenha feito parte do PDT, no tempo de Leonel Brizola.
Se este Tucano inveterado critica a escolha, com certeza a coisa não anda bem no ninho Tucano.
Indio da Costa é um especialista em merenda escolar, ligadissimo ao corrupto clã dos Maia do Rio, que se equipara aos Maia do Rio Grande do Norte.
Índio da Costa vai atuar ao lado dos especialistas em fraudar licitações, daqueles que estão atolados até o pescoço com a corrupção do Grupo Alsthom.
Sem duvida Índio da Costa vai se aperfeiçoar em outros quesitos, onde os Tucanos demonstram uma enorme capacidade. O nobre Deputado esta no lugar certo, afinal só merenda não da muito retorno, o esquema é desvio de recursos de obras superfaturadas, como o Metro ou o Rodoanel.

    C. K. y A. (abrev.)

    Jacinto, Azenha e amigos,

    O Chagas perdeu o rumo na análise política há tempos. Costumava ler sua coluna na Tribuna da Imprensa, do Helio Fernandes, ora concordando, ora discordando, mas de uns cinco anos pra cá, ele desandou, a exemplo do Sebastião Nery (que ainda vale ser lido, a despeito das bobabgens que vem escrevendo, pelo estilo e pelo quase inesgotável acervo de "causos" da política nacional).

    C. Khosta y Alzamendi (mais que 20 caracteres!)

    P.S.: Avante, Celeste!!

    beattrice

    Quem vai treinar o Índio? O Andrea Alstom?

RONALD

CAMARADAS………O PIG JÁ TÁ SENTINDO NO BOLSO A DERROTA DO SERROTE……E DA COPA……EM 2014 A COPA DEVE SER TRANSMITIDA PARA O MUNDO INTEIRO…NÃO SÓ PELA GLOBO/BAND….(CAMERA EXCLUSIVA….OU MERD….EXCLUSIVA)………..CALA BOCA GALVÃO(GLOBO/BAND…)…….QUEM FOI O RESPONSÁVEL PELA COPA EM 2014 SER NO BRASIL FOI DE RESPONSABILIDADE DO MAIOR DIPLOMATA QUE O BRASIL JÁ TEVE……LUIS INÁCIO LULA BRASILEIRO DA SILVA…….APOIANDO NOSSA FUTURA PRESIDENTE ……..DILMA BRASILEIRA ROUSEF…..(PS…NÃO SEI DIREITO COMO ESCREVER O NOME DELA……TAMBÉM NÃO IMPORTA…..)

Marcio Gaspar

Se para arranjar um vice, e que vice!! hein!!!, foi esta bagunca toda, imagine para compor um ministerio. Putz. Eh melhor ficarmos so na imaginacao.

    carmen paiva

    Eu não sei não mas dizem por aí que esse menino foi escolhido quando participava de uma reunião PSDB/DEMO, ele se levantou para ir ao balnheiro e foi aclamado como vice.Li isso em algum lugar e achei otímo.

Edmilson

O Vice do Serra vai ajudar a redigir o programa de governo: o "programa de índio". Além disso, terá uma importante função na campanha: ficará postando trololós no twitter…

Franco Atirador

Indio não é ficha limpa, acusa vereadora do PSDB do RIO

A vereadora tucana Andrea Gouvêa Vieira (PSDB-RJ), relatora da CPI da fraude na compra de merenda escolar no Rio de Janeiro destruiu hoje pela manhã a candidatura do vice de Serra via rádio gaúcha (link abaixo).
Na entrevista, segundo ela, o deputado não é ficha limpa e e disse que Indio (DEM) favoreceu a empresa Comercial Milano numa licitação para a compra de merenda escolar.
A entrevista foi um arrasa quarteirão, como se tivesse caído uma bomba.
A vereadora foi mais além, e disse que na eleição não irá comparecer para votar em Serra.

ENTREVISTA/DENÚNCIA EM: http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/Playe

FONTE: http://tomandonacuia.blogspot.com/2010/07/indio-n

Pablo J C Silva

Ninguém me tira da cabeça – não se trata de torcida – que esse Índio da Costa fará uma tremenda besteira, daquelas de difícil solução. Serra queria um candidato low profile e é tudo o que o deputado não é. Serra menospreza a figura do vice. E não falo, pelas escolhas que faz: Kassab, Goldman e Índio da Costa. Foi ele, quem disse; em entrevista que o então governador, deu ao " Programa do Jô" defendeu o modelo presidencialista chileno: mandato de cinco anos, sem direito à reeleição e fim da figura do vice.

Mas, voltando às possíveis besteiras de Índio da Costa. Chamou Dilma para o debate. Pô! O PT poderia propor um debate entre ele e o Temer. Afinal, ele tem que discutir o Brasil é com Temer.

SérgioFerraz

O projeto do PSDB como um grande partido político já sucumbiu faz tempo, agora até o César Maia manda neles.

Polengo

A tática é a seguinte: para psdb/dem/genéricos, como no Brasil só tem índio, eles aguardam o voto dos semelhantes.

Tanto que o Globope já percebeu que deu certo.
Afinal, assistir a Globo não é um programa de índio?

Maria Dirce

No twitter do Alvaro Dias, esta super feliz e comemorando a pesquisa IBOPE da vitória do serra!!!!!
Coitado do povo brasileiro se isso fosse vero !!!!!!!

Ed.

E essa do Indio ter sido "O" relator do ficha limpa?! Não foi o Eduardo Cardozo do PT?!
É só usar o Google! Vê-se que, no máximo, relatou secundariamente…
O PIG mente, cria afirmações farsescas e factóides e fica por isso mesmo?!
A blogosfera precisa desmascarar e esclarecer mais essa farsa trombeteada pelo PIG!
É que nem o "Plano Real no governo FHC", os genéricos, a "pioneira" lei anti-fumo, a descoberta da penicilina… hehe

    Antonio Sales

    Você tem razão Ed. O relator do projeto ficha limpa (PLP 168 de 1993) foi o Deputado José Eduardo Cardoso – PT/SP, tanto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJC (designado em 20/04/2010) quanto no plenário (em 04/05/2010), onde a proposição foi aprovada em 11/05/2010… Não existe participação do vice do Serra como relator neste Projeto de Lei.

    O melhor lugar para se verificar isto é no histórico do Projeto na própria página da Câmara dos Deputados: http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?i

    É impressionante observar a tentativa, que ocorreu em 04/05/2010, do deputado Marcelo Itagiba – PSDB/RJ de tentar aprovar um outro texto para o projeto do "ficha limpa" (como um 'voto em separado') em que a Câmara se auto-regularia e os próprios deputados é que estabeleceriam se os candidatos apresentariam "bons antecedentes" ou não… Uma brincadeira de mau gosto com a idéia original do Projeto, que foi aprovada à revelia das vontades do Deputado Marcelo Itagiba – PSDB/RJ em 14/06/2010 e virou a Lei Complementar 135/2010.

Bonifa

Este índio baixou na epifania coletiva de algum terreiro de loucura dos Demos. Só pode ser isso. Serão os três minutos mais caros da vida do Serra, porque este índio ele não conseguirá carregar na cacunda.

Glecio_Tavares

Dilma ja deve estar com 48% da intenções de voto, por baixo.
A globope perdeu o rumo faz tempo. O importante agora é o registro das candidaturas e com essa pesquisa de empate técnico o Serra vai ter que engolir o Indio. Ta pego.

    Bonifa

    Grande sacada, não tinha me ocorrido isso, Glécio. Para todos os efeitos, o Serra subiu por causa do anúncio do índio como seu vice!

sergio

pulverização das verbas já.

Nilson Moura Messias

Só os crápulas da dita mídia grande, não perceberam que a Presidente e o Vice, são: Dilma Rousseff e Michel Temer. E, o primeiro ato da nova gestão seria suspender toda verba publicitária dos canalhas.

Deixe seu comentário

Leia também