Burburinho penetra no ninho de tucanos e arapongas

Tempo de leitura: 4 min

por Stanley Burburinho

A parceria entre José Serra e Marcelo Itagiba vem de longe. Segundo a matéria abaixo, publicada pela IstoÉ, em 2001 havia a suspeita de que a PF estaria se transformando num braço político da candidatura José Serra. Havia relatos de que a PF e a Abin foram usadas, entre outras coisas, para espionar adversários e criar dossiês.

O texto abaixo já mostrava a preocupação do Marcelo Itagiba em proteger o caixa de campanha dos tucanos Ricardo Sergio:

“A primeira vítima foi Deuler da Rocha, que investigava o caixa de campanha dos tucanos, Ricardo Sérgio de Oliveira. Ele foi afastado pelo superintendente da PF no Rio de Janeiro, Marcelo Itagiba, amigo e ex-assessor do candidato José Serra. O degredo também foi o destino do delegado José Castilho, que apurava as penas de tucanos no envio de dinheiro para o Exterior, via contas CC-5.”

“|  N° Edição:  1710 |  10.Jul – 10:00 |  Atualizado em 09.Dez.09 – 22:03
Ninho de espiões
A PF e a Abin são acusadas de espionar adversários de tucanos

O microempresário tucano Fernando Tenório Cavalcanti foi procurado em junho de 2001, em São Paulo, por um suposto funcionário da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que se identificou com a discrição habitual: “Meu nome é César.” O araponga convidou Tenório para um encontro pessoal no 12º andar de um prédio da avenida Prestes Maia, no centro da capital paulista, que abriga também o Ministério da Fazenda. O convite serviria para detalhar as supostas denúncias que o empresário teria feito contra o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, na Polícia Federal. Tenório foi, o araponga não, mas a história pode revelar a estreita relação entre a PF e a Abin. O enredo dessa tentativa de conversa, contado a ISTOÉ na terça-feira 2, em Brasília, pelo líder do PT na Câmara, João Paulo Cunha (SP), terminou desembocando numa das maiores encrencas do governo Fernando Henrique Cardoso: a suspeita de que a PF estaria se transformando num braço político da candidatura José Serra, sob o amparo do general Alberto Cardoso, chefe da Abin. Na quinta-feira 4, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) fez um protesto diante do edifício-sede da PF, na capital, criticando a manipulação da instituição. “A polícia está sendo usada politicamente contra o Lula, como foi usada no caso Roseana. O Ciro que se cuide. Hoje quem manda na PF é o general Cardoso”, acusa o presidente da Fenapef, Francisco Garisto.

O nome de Fernando Tenório Cavalcanti apareceu, em novembro de 2000, no ofício explosivo que o escrivão de polícia Roberto Barreto enviou ao delegado Alberto Lasserre, informando que o empresário, identificado como ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), acusava Lula de comprar imóveis em nome de laranjas. O documento levava o timbre da CPI do Narcotráfico, onde Lasserre prestava assessoria. O próprio Lasserre, também usando um papel oficial da CPI, deu início à investigação. Os documentos não integram o relatório da CPI. “Nunca ouvi falar de nenhuma denúncia contra Lula. Não poderia andar sem a CPI aprovar”, condena o ex-relator, deputado Moroni Torgan (PFL-CE). A história está recheada de contradições e irregularidades. A denúncia não tinha relação com tráfico, Tenório Cavalcanti nunca foi prefeito e, mesmo sem haver o que apurar, só agora o inquérito foi arquivado. O mais grave: Tenório diz que nunca acusou Lula. O delegado Lasserre responde agora a uma sindicância. “Eu reconheço que possa estar sendo usado politicamente”, defende-se o delegado, dando a pista dos possíveis beneficiários do escândalo: “É o Serra que ganha com isso? Não, é o Lula, que posa de vítima.” Sobre a identidade dos responsáveis pela tramóia, Lasserre diz: “Isso tudo é briga interna na PF.”

O governo não imaginava que a briga pelo controle da PF se transformasse num pesadelo eleitoral. A primeira crise da era FHC veio com a demissão do diretor da PF Vicente Chelloti. A degola abriu uma guerra entre o órgão e o chefe da Abin, general Alberto Cardoso. De lá para cá, o Ministério da Justiça, ao qual a PF é subordinada, passou a ser comandado por tucanos: José Gregori, Aloysio Nunes Ferreira e, agora, Miguel Reale Junior. Os chefões da polícia foram escolhidos a dedo. Primeiro o delegado Agílio Monteiro Filho, hoje candidato a deputado federal pelo PSDB mineiro, e, atualmente, Itanor Carneiro. A PF nunca esteve envolvida em tantos casos nebulosos de grampos e espionagem política. O mais curioso é que as vítimas são sempre adversárias do governo.

Em Santo André, o PT também acusa a PF de agir politicamente, quebrando o sigilo telefônico de uma dezena de suspeitos usando como argumento o narcotráfico. O pretexto da PF está sendo investigado pelo Ministério Público. O PT comparou a operação a Watergate – a espionagem política que levou o então presidente dos EUA, Richard Nixon, à renúncia. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, desconsiderou a denúncia feita contra o presidente do PT, José Dirceu, pelo procurador-geral Geraldo Brindeiro. Disse que se tratava de uma acusação de “ouvi dizer”.

Primeira vítima – Um outro caso envolvendo a PF acabou implodindo a candidatura da pefelista Roseana Sarney. Em março deste ano, quando a PF invadiu a empresa Lunus, do marido de Roseana, Jorge Murad, encontrou R$ 1,3 milhão. A operação soou como espionagem. O chefe do clã Sarney acusou os tucanos pela tocaia e apontou o dedo para o então ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, para Serra e para Agílio Monteiro. Esquadrinhando os documentos da apreensão da dinheirama, o advogado da família Sarney, Antônio Carlos de Almeida Castro, reforça: “Nada foi fortuito. O juiz foi induzido a erro na invasão da empresa.” O argumento do advogado se atém ao verbo usado pelo Ministério Público para autorizar a batida policial. Duas empresas eram suspeitas na roubalheira da Sudam: a Agrima e a Nova Holanda. “A Lunus, onde estava o dinheiro, não tinha projetos na Sudam. Para fazer a vinculação, o MP afirmou que a Nova Holanda tinha como acionistas a Agrima e a Lunus. Só que não é verdade”, diz o advogado. De fato, no seu pedido, o procurador de Tocantins, Mário Lucio Avellar, afirma que a Agrima “é composta pela Lunus”. A Lunus saiu formalmente da Agrima em 1993. A Justiça vai dar a palavra final.

A bronca dos federais, no protesto da Fenapef, tem um histórico: três delegados foram afastados de casos rumorosos envolvendo tucanos graúdos. A primeira vítima foi Deuler da Rocha, que investigava o caixa de campanha dos tucanos, Ricardo Sérgio de Oliveira. Ele foi afastado pelo superintendente da PF no Rio de Janeiro, Marcelo Itagiba, amigo e ex-assessor do candidato José Serra. O degredo também foi o destino do delegado José Castilho, que apurava as penas de tucanos no envio de dinheiro para o Exterior, via contas CC-5. O delegado Deuselino Valadares foi outro afastado, no caso Sudam, após Roseana ser detonada. Nunca, como agora, a Policia Federal foi tão policiada.”

http://www.istoe.com.br/reportagens/26508_NINHO+DE+ESPIOES?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jairo_Beraldo

"Cerca de 500 funcionários da USP (Universidade de São Paulo) invadiram, por volta das 10h desta terça-feira, o prédio da reitoria da universidade em protesto contra o corte dos salários de alguns funcionários que aderiram a greve. De acordo com o movimento, os manifestantes devem permanecer no local até que os pagamentos sejam feitos."

O Zé além de grande estadista, é um candidato competente….vai angariar muitos votos, agindo desta forma!

ana cruz

O desespero fica cada vez maior a medida que o Brasil se torna uma potencia economica, com mais descobertas do PRE-SAL e dinheiro entrando pelo ladrão…sentem que estão perdendo bilhões, não obstante tenham faturado muito com a privataria. Mas ainda resta muito para ser vendido…… PETROBRAS, por exemplo.

Bruno

Eu sempre desconfiei de que o dossie de 2006 era armação dos tucanos. Aquela estória do delegado saber do dinheiro. Como se soube? E aquela estória das equipes tucanas estarem lá com as filmadoras. Tentaram faer de novo a mesma coisa. Acho que vao tentar subornar gente do comite do PT para "tentar" comprar dossies fajutos.

    ana cruz

    Eu sempre tive certeza. O caso LUNUS da Roseana Sarney era prova cabal de que os tucanos eram dados a dossiês e que tinham aparelhado a PF deixando nela alguns arapongas bicudos. Estavam preparando um dossiê para AECIO que postulava com serra a indicação pelo PSDB a candidato a presidencia. O aviso foi dado a AECIO no PÓ PARÁ do Estadão. Ciro avisou que serra é capaz de tudo.

dukrai

depois o Gilmar Dantas fala que o Lula estava montando um estado policial e, Ele, o ex Supremo mandatário do Supremo, é que impediu que a PF se tornasse uma KGB.

    Jairo_Beraldo

    Esquece o Supremo ex Presidente…já voltou à sua insignificancia, não ministerial, mas de oportunista.

SérgioFerraz

É por isto o desespero deles para voltarem ao poder.
É preciso desvendar a teia da privataria, punir os responsáveis e os que colocaram em prática o terrorismo de Estado através de dossiês, arapongas, escutas clandestinas e uso político das instituições.

Ali Quarésimo

Existiria também a suposta suposição de que uma rede de televisão estaria super-endividada e que visualizaria na vitória do agente onSérramo sua tábua salvação, com a capturação do BNDES.

    Vinícius Vitoi

    Eu também disconfio disso. Tem também o crescimento de outras emissoras colocando em risco a hegemonia da Globo.

Milton Hayek

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

domingo, 6 de junho de 2010

Confirmado: Onézimo integrou aparato de arapongagem de José Serra no Ministério da Saúde
O infiltrado

As relações do ex-delegado Onézimo das Graças Souza, fonte da revista Veja, são mais próximas de José Serra (PSDB/SP) do que se imaginava.

E fica cada vez mais claro que houve tentativa de infiltrar na campanha de Dilma, num primeiro instante. Não conseguindo, resolveram apenas produzir um encontro público que desse margem à versão da encomenda do suposto dossiê.

O fabulosa máquina de espionagem de José Serra no Ministério da Saúde

É preciso voltar ao tempo, no fim da década 90, no governo FHC, quando José Serra era ministro da Saúde, para encontrar os primórdios das relações de José Serra como o ex-delegado Onézimo.
………………………………………………….
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

Milton Hayek

Eu não sou o Stanley Burburinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fabio_Passos

Este itagiba é o chefete da polícia política do zé serra.

E lembrem que itagiba foi um dos mais atuantes defensores do daniel dantas.
Eu quero saber quando será devolvido o dinheiro roubado durante a privataria…

fhc & daniel dantas & zé serra & quadrilha veja & itagiba: Máfia!
Cadê o dinheiro roubado?!?

william porto

Parece que nao e mais possivel dar o golpe antigo, fazer terrorismo eleitoral. Esse Itagiba e manjado e esse delegado onesimo tambem. Estao ficando desesperados, nesses dias armam um plano cohen, Serao desmoralizados. Dilma vai vencer no primeiro turno..

Zezim

Tem uma emissora endividada que não vê a hora de colocar a mão no dinheiro do BNDES, para isso precisa eleger o Zé Biruta.

Luis

Ainda bem quepoucos acreditam nestes privatistas…entreguistas e fracassados. Dá-lhe DILMA neles.

Ramalho

Conforme reza o adágio popular, recordar é viver.

A promessa de Serra: [youtube NtPFYAsv2l4 http://www.youtube.com/watch?v=NtPFYAsv2l4 youtube]

Você compraria um carro usado deste homem?

    Werner_Piana

    é um mentiroso PATOLÓGICO esse Serra.
    Mas piores são a maioria do eleitorado paulistano, que trocou Marta-PT por este estrupício e os paulistas no geral que, mesmo com Serra descumprindo a palavra na eleição da Prefeitura, o colocou para desgovernar o Estado de SP.

    Não sei quem é pior… mas:
    Serra/Aócio/DEMO-TUCANOS, nunca mais!!!

Ubaldo

2001 (dois mil e um)?
Estamos em 2010 e vocês ainda estão falando em 2001?
E o FHC que deixou o governo há quase oito, sim oito anos e esses comunistas ainda estão falando que ele fez isso, fez aquilo e que o Lula foi melhor e por ai vai….
Bola prá frente…. No próximo ano é Serra. O Brasil pode mais.

    Bonifa

    O Ubaldo é um gozador.

    Sérgio Tenório

    Pois é, passará de gozador a carpideira logo, logo.

    Salvador J. Ferreira

    Acorda cara! Vc acha que o povo é bobo?
    Olhe para a realidade se não quer morrer pastando.

    Muchacho

    putz Ubaldo, vc ainda existe aqui no blog do Azenha, já nem me atentava mais aos seus posts, eu tenho te traido lendo o Prof.Hariovaldo. Mas conta aí, o jabazinho da campanha do Zé Pedágio ainda entra regularmente ou a crise financeira já bateu na campanha demotucana ? ah eu tenho uma sugestão de vice pro Zé: FHC.
    Já imaginou o intelecto do cara a serviço da campanha e ainda uma ajudazinha do IFHC na captação de recursos…..vai por mim, coisa melhor vcs não vão ter mesmo, então ruim por ruim, fiquem com o original.

    Cleverton Silva

    Ei. O Ubaldo pode ser o vice do Zé Alagão. Poucas pessoas são capazes de defendê-lo aqui no blog do Azenha. Se Ubaldo se oferecer, acredito que Zé Alagão topa na hora.

    Antenor L Moreira

    Pois é, Ubaldo.
    Estamos em 2010 e FHC continua solto!

    marcos Ovos

    O Brasil Pó Demais. Pó de mico, pó de Serra, Pó de Aécio? Qual vc se refere?

    borges

    O Brasil pode muito mais… foi isto que o Lula e PT provaram aos tucanos. Com Dilma, mais ainda. Esquece este povo e junte-se aos bons rapaz. Ainda dá tempo.

    Milton Hayek

    Meu araponga, o Tião,tá na tua cola Ubaldo.Tá ligado????????????

    [youtube LpNEqkINCVA http://www.youtube.com/watch?v=LpNEqkINCVA youtube]

    Pilo

    Serra nem para síndico de prédio!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Polengo

    Engraçado que quando alguém fala do sucesso do governo Lula em alguns aspectos, vocês de sempre correm para dizer que TUDO JÁ ESTAVA ENCAMINHADO em 2001.

    kalango Bakunin

    tem razão, ubaldo
    é preciso trancafiar o fhc e toda sua era no armário
    e esquecer que o zé biruta foi bi-ministro de fhc nos áureos tempos da privataria
    o zé doa pocalipse tem todo o direito de mentir, na constituição brasileira mentira não é crime

    ele abandonou a prefeitura do alaganistão para ser governador
    ele saiu do governo do demotukanistão para ser presidente do Brasil
    se ele fosse (mas não será) eleito
    abandonaria o governo do Brasil para ser Imperador do Planeta Terra
    abandonaria o governo do Planeta Terra para ser Plenipotenciário do Sistema Solar
    largaria o governo do Sistema Solar para ser Supremo Tirano da Via Láctea
    deixaria o governo da Via Láctea para ser o Ditador Vitalício do Universo
    e finalmente sairia do governo do universo para tomar o lugar à direita de Deus Pai

    vai te catar, Ubaldo
    você é o meu bipolar (antigamente chamado de psicótico maníaco-depressivo) preferido

    Ivan Arruda

    Não se orgulha e quer esquecer do passado? Não se orgulha da sinceridade e competência do seu candidato?

    francisco.latorre

    fala bem do serra aí.

    defende seu candidato.

    não dá?..

    então paste um chiclete.. ou masque grama.

    ..

    grande concurso.

    elogie o serra.

    virou piada.

    ninguém se habilita.

    nem unzinho. pra constar.

    missão impossível. conjunto vazio.

    ..

    Nilton Silva

    O Brasil pode mais… mais os tucano eh po demais…

mac

José Serra e sua turma deveriam estar presos há muito tempo !!!

Jairo_Beraldo

Mas eles pensam que estamos levando a sério, suas condutas.

    Bonifa

    Tucanos, Arapongas…Faltam as Araras do DEM com a Kátia Abreu à frente.

Jairo_Beraldo

Confirmado: ex-delegado Onézimo das Graças Souza,integrou aparato de arapongagem de José Serra no Ministério da Saúde. As relações do ex-delegado, fonte da revista Veja, são mais próximas de José Serra (PSDB/SP) do que se imaginava. E fica cada vez mais claro que houve tentativa de infiltrar na campanha de Dilma, num primeiro instante. Não conseguindo, resolveram apenas produzir um encontro público que desse margem à versão da encomenda do suposto dossiê.

Eliezer Oliveira

Propaganda do gov. de São Paulo aqui na Bahia. Pode? Tv Cultura.
Engraçado que só agora na pré-campanha é que eles colocaram
retransmissores novos em todo o estado. Quem sabe em todo o
nordeste. Por que será??

    mirian

    tem propaganda da Sa besp???
    obras da Sabesp foram "paralisadas" em todo litoral do est.de s.paulo, assim que o Serra entregou o governo p/o vice.
    conclusão: quem paralisou tudo não foi o Serra, foi o atual governador.
    funcionarios estiveram em greve por um bom tempo…… a noticia saiu em algum jornal?
    funcionarios do judiciario do est.de s.paulo estão parados a mais de 20 dias…….. alguma noticia?

    é só uma pequena mostra do que acontece em sampa…….

    Mirian

Fernando

Burburinho já deu várias dicas, foi da resistência armada à ditadura e leciona na PUC do Rio.

Albany Sampaio Jr

Azenha, não nos esqeçamos que até o Juca Kfoury, notório (posso dizer puxa-sacos?) do PSDB deu nota em sua coluna de esportes sobre a conduta de Aécio Neves, lembra?

    Jairo_Beraldo

    Na verdade, Kfouri é serrista, e se passou por moleque de recados.

    Marco Vitis

    Quem "ama profundamente" o Juca Kfoury é o Milton Neves (que não é neto do Tancredo).

Albany Sampaio Jr

Por que oS PETISTAS nom Congresso não trazem esse caso à tona, Azenha? É preciso lembrar o "modus operandi" dos DEMO-TUCANALHAS com o aval do PIG, ou continuaraão a fazê-lo para sempre.

    José Junior

    Isso só vai gerar o "diz que me diz" que os tucanos desejam (o "diz que me diz" deles é mais forte… por causa do PIG – e prá quem não tem projeto, blá, blá é uma "mão na roda")… É fumaça para manter o Serra na mídia… O PT quer mais é que chegue OUT/2010… é Dilma no 1º turno…

alexis

Anos atrás foi noticiado pela imprensa de que dinheiro do FBI estaria ingressando como “ajuda” dos EEUU à PF, apenas que não diretamente, mas nas contas de alguns delegados.
Alguém se lembra disso?
Tem algo a ver?

    Bonifa

    Lembro vagamente. Será que tais "beneficiados" ainda agem na Federal?

Franco Atirador

.
Tá na hora de acabar com essa quadrilha desorganizada!
.
Dilma no 1º Turno!
.

    Jairo_Beraldo

    Se quer Dilma no 1º turno, deixa essa quadrilha como está. Só temo que peçam ao Marcola para organizar a coisa.

Carlos Cruz

E os tucanos acusam o PT (Dilma) de criação de dossies contra Serra… Logo eles (tucanos) possuem mestrado, doutorado, pos-doutorado em dossies. Fala serio!

Leider_Lincoln

E aí Ubaldo, eu estou te esperando para nós começarmos uma animada discussão pública sobre dossiês. No aguardo.

    Gerson Carneiro

    Hummmm… esses comentários zerados indicam que alguém já passou por aqui e ficou quietinho.

    Outra característica de um certo alguém é a sua mal sucedida tentativa de mensagem subliminar "…implantação do comunismo nos moldes cubanos".

    Acho que esses elementos seria um bom recheio para um dossiê.

    Jairo_Beraldo

    Deve ser porque o Ubaldo não gosta de polemica….

Tweets that mention Burburinho penetra no ninho de tucanos e arapongas | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Augusto, belaspalavras. belaspalavras said: Ninho de serpentes http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/burburinho-penetra-no-ninho-de-tucanos-arapongas.html […]

Deixe seu comentário

Leia também