Presidente do Paraguai renuncia em meio à crise política provocada pela falência do Ueno Bank

Tempo de leitura: < 1 min
Santiago Penã renunciou em meio a escândalo financeiro Foto: Reprodução rede social

Na Telesur

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, renunciou nesta quinta-feira ao cargo de chefe de Estado, após o escândalo e os protestos provocados pelo colapso do Ueno Bank, que prejudicou milhares de poupadores.

A crise financeira relacionada à intervenção no Ueno Bank resultou em um pedido de impeachment no Paraguai. A Câmara dos Deputados analisa nesta quinta-feira, 5 de novembro, “uma denúncia formal para dar início a um processo de destituição contra o presidente Santiago Peña e o vice-presidente Pedro Alliana”. A iniciativa parlamentar “detalha cinco capítulos de suposta responsabilidade política e administrativa pela gestão dos fundos previdenciários”.

O episódio institucional tem origem na decisão do Banco Central do Paraguai (BCP) de submeter o Ueno Bank a um “procedimento de resolução e administração especial”, medida adotada em razão da “insuficiência no índice de solvência da instituição”, provocando o “congelamento dos recursos dos depositantes”.

Leia também

Marcelo Zero: O desesperado e imprevisível “Sr. Veto”

Pedro dos Anjos: A quantas anda o inquérito por fraudes na pandemia?

Carlos Fidelis: Bolsonarismo e intolerância em Santa Catarina — até onde pode chegar a crueldade?

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também