Milly Lacombe: Por que um dos maiores especialistas em fascismo deixou os EUA

Tempo de leitura: 2 min
Montagem sobre Groenlândia publicada por Trump Imagem: Reprodução redes sociais

Por que um dos maiores especialistas em fascismo deixou os Estados Unidos

Por Milly Lacombe, no UOL

Conforme o discurso de Donald Trump vai se tornando ao mesmo tempo mais honesto e assombroso, caem as cortinas que tentavam esconder o simulacro de democracia que alguns acham que ainda existe nos Estados Unidos.

A caminho de Davos, visivelmente mais desbocado e patologicamente mais desagradável, Trump vai deixando cair a pouca fantasia que restava sobre seu corpo.

Até alguns republicanos estão pulando do barco, assustados com os rumos políticos da nação.

É o momento ideal para lembrarmos de Jason Stanley.

O filósofo de 56 anos, professor de Yale e autor do livro “Como o Fascismo Funciona”, deixou os Estados Unidos no fim de 2025. Foi com a família para Toronto, Canadá, onde vai seguir lecionando.

Entrevistado por veículos americanos, Stanley não usou eufemismos para dizer o que está acontecendo.

Para ele, o “regime” de Trump sabe que está com as mãos em muitos e diferentes níveis de poder a ponto de não precisar mais da opinião pública para agir ou deixar de agir. O professor diz categoricamente que Trump é um fascista que lidera um regime autoritário.

Ao site político Mother Jones, Stanley disse:

Apoie o VIOMUNDO

“Para as políticas fascistas serem bastante efetivas, você precisa de um certo tipo de sistema educacional dizendo que o seu país é o melhor do mundo. Como mostro em meu livro, Hitler é extremamente claro a respeito disso em “Mein Kampf”, ele fala claramente sobre educação e sobre a necessidade de ter um sistema que promova os fundadores da nação, os grandes homens arianos que fundaram a Alemanha são exemplos e modelos, e você constrói a educação ao redor dessa ideia. Nos Estados Unidos já temos um sistema educacional nesses termos, basta fazer ajustes na teoria. Você pode dizer, por exemplo, que a grandeza americana é resultado do trabalho desses grandes homens brancos cristãos. E se você tentar substituir esses grandes homens brancos e cristãos que estão em situação de poder e colocar em seus lugares pessoas não-brancas ou mulheres você estará comprometendo a grandeza americana”.

Stanley alerta com todas as letras: existe um golpe em andamento nos Estados Unidos.

“Eles estão assassinando pessoas sem motivo algum. É completamente ilegal. Trump pode agora matar qualquer um em qualquer lugar apenas declarando que se trata de um terrorista. Vai funcionar assim: ‘Olha, esses narco-traficantes são terroristas. Esses imigrantes são terroristas. Qualquer um se opondo ao ICE é terrorista. Se você é contra esse trabalho que estamos fazendo de explodir barcos sem evidência alguma de que estava carregando drogas, ou se você é contra o ICE brutalizar crianças pequenas, você é um terrorista. Os democratas são terroristas”.

Podemos seguir fingindo que tudo está normalíssimo e que Trump é apenas um desvairado que daqui a três anos sairá do poder. Ou podemos chamar a coisa pelo nome que ela tem, fascismo, e agir de acordo com aqueles que derrotaram Hitler e Mussolini nos anos 40.

*Este artigo não representa obrigatoriamente a opinião do Viomundo

Leia também

Marcelo Zero: Decifrando Trump via Mcklinley

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também