Israel sequestra deputada do PT e outros ativistas da flotilha rumo a Gaza
Tempo de leitura: 2 min
Israel intercepta barco de flotilha rumo a Gaza e sequestra deputada do PT e outros ativistas pró-Palestina
De forma ilegal e autoritária, as forças armadas de Israel sequestraram a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), juntamente com vários outros ativistas que participam da missão humanitária que leva alimentos e medicamentos à população de Gaza.
A deputada participa da Flotilha Global Sumud (palavra que significa “resiliência” em árabe), a qual conta com dezenas de voluntários de mais de 40 países em missão humanitária e de solidariedade à população de Gaza, que vem sendo alvo de um massacre organizado pelo governo de extrema-direita Benjamin Netanyahu.
Luizianne Lins estava no barco Grande Blu, juntamente com mais nove pessoas. Os ativistas e tripulantes já se aproximavam de Gaza, para onde estão levando água, comida e medicamentos destinados ao povo palestino. A missão foi violentamente interrompida nesta quarta-feira em mais um ato de violação do direito internacional pelo governo de Israel.
Palestinos famintos
Nas últimas horas, houve grande expectativa de que as embarcações conseguiriam chegar aos palestinos famintos e perseguidos por Israel. A flotilha tem tido grande repercussão internacional, com declaração de apoio de diversos países.
Porém, Israel movimentou suas forças armadas para sequestrar, prender e, posteriormente, deportar os integrantes da missão humanitária, como ocorreu com o barco Madlen, da Flotilha da Liberdade, no último mês de junho.
Luizianne enviou ofício ao Ministério das Relações Exteriores no dia 17/09 solicitando apoio diplomático e medidas de proteção para garantir a segurança da delegação brasileira na missão, composta por 15 pessoas.
No dia 11/09, o próprio Itamaraty comunicou, por meio de ofício, que está atento para prestar assistência consular e política em caso de captura dos cidadãos e cidadãs brasileiros.
Em 26/09, um grupo de 37 deputados também assinou documento pedindo ao governo federal ajuda e proteção para os tripulantes da Global Sumud Flotilla.
Apoie o VIOMUNDO
Deputados e deputadas da bancada do PT reagiram à ação truculenta e ilegal do Estado de Israel.
Denise Pessôa (PT-RS) manifestou solidariedade à colega do PT e a todos os que foram sequestrados por Israel, enquanto a deputada Natália Bonavides (PT-RN) escreveu no X (ex-Twitter): “Autoridades nacionais e internacionais estão agindo para que sejam soltos o mais rápido possível e em segurança! Estamos com vocês, companheiros!”
Nilto Tatto (PT-SP) publicou na rede social: “Nossa colega de bancada @LuizianneLinsPT foi sequestrada por forças israelenses que invadiram a flotilha que tenta levar ajuda humanitária à Gaza. Mais um capítulo vergonhoso da saga genocida praticada por Israel”.
Maria do Rosário (PT-RS) escreveu: “A Global Sumud Flotilla, que leva ajuda humanitária a Gaza, acaba de ser interceptada por Israel! A ação de Israel viola os direitos humanos e a soberania das nações. O mundo precisa estar atento! #FreePalestine #GlobalSumudFlotilla”.
Os brasileiros nos barcos até agora interceptados são:
Barco Grande Blu – Luizianne Lins, deputada federal pelo PT
Barco Alma – Thiago Ávila (membro do Comitê Diretor da Global Sumud Flotilla)
Barco Sirius – Mariana Conti, vereadora de Campinas pelo PSOL; Nicolas Calabrese, professor e coordenador da Rede Emancipa no Rio de Janeiro; Bruno Gilga, trabalhador da USP e ativista da CSP-Conlutas; Lisiane Proença, comunicadora popular; Magno Costa, diretor do SINTUSP
Barco Adara – Ariadne Telles, advogada popular e militante da luta pela terra na Amazônia; e Mansur Peixoto, criador do projeto História Islâmica
Barco Spectre – Gabi Tolotti, presidente do PSOL-RS e Mohamad El Kadri, presidente do Fórum Latino Palestino e coordenador da Frente Palestina de São Paulo
Barco Yulara – Lucas Gusmão, ativista internacionalista




Comentários
Zé Maria
.
.
Incidente Internacional Gravíssimo.
Quando é que os Governos de Países Decentes
enviarão Tropas Armadas para impedir os Crimes
Cometidos pelos Sionistas Racistas de isRéu?
.