Governo dá novo alívio a desmatadores

Tempo de leitura: 2 min

por Vinicius Mansur, do Comitê de Florestas, sugerido por Igor Felippe

Foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (9), o decreto 7.640 que prorroga as multas aplicadas a proprietários rurais que descumprem a atual lei ambiental por desmatamento. Eles estarão isentos da punição até 11 de abril de 2012. O decreto anterior que suspendia as multas venceu neste domingo (11).

A medida foi tomada, a pedido dos ruralistas, porque o governo avalia que a Câmara dos Deputados dificilmente conseguirá aprovar o novo Código Florestal ainda este ano. A nova legislação deverá conceder anistia a parte dos produtores que devastaram suas terras.

Esta é a quarta vez que o governo federal alivia a situação dos desmatadores. A primeira delas aconteceu com o decreto 6514, publicado em 22 de julho de 2008, pelo então presidente Lula, que estendia o perdão até 11 de dezembro de 2009. Este decreto foi prorrogado por mais 18 meses em novembro de 2009, também por Lula. A presidenta Dilma, por sua vez, prorrogou o decreto por duas vezes: de 11 de junho de 2011 para 11 de dezembro do mesmo ano e, agora, para 11 de abril de 2012.

De acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Mais (PT-RS), o projeto que altera o Código Florestal só deverá ser votado pela Casa em 2012.

Entretanto, as organizações que compõe o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável estão em alerta. “Os parlamentares adiaram seu recesso parlamentar para o dia 22 de dezembro. Até lá, estaremos em vigília para garantir que o projeto não será aprovado no apagar das luzes. Não estamos contentes com o texto que veio do Senado e lutaremos por modificações até o fim. Se não conseguirmos no Legislativo, iremos cobrar do Executivo seus compromissos de campanha: a não anistia a desmatadores e o combate ao desmatamento”, afirmou Kenzo Ferreira, integrante da WWF Brasil e do Comitê.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberval

E assim será com a aprovação do Novo Código Florestal em 2012!__Em 2012 veremos outdoors com os seguintes dizeres: "PT e DEM(UDR) em coquetel de comemoração pela aprovação do Novo Código Florestal"._"Ruralistas: se vocês desmataram e não pagaram, agora não poderão pagar mais". Os ruralistas ficarão tão tristes! Ah!! E seus representantes poderão continuar a violência contra trabalhadores rurais e lideranças comunitárias em todo o país. O que o governo Dilma está fazendo para coibir essa violência? O que esse governo acha que vai acontecer com as milhares de famílias de posseiros que vivem nas áreas rurais quando o novo código florestal for aprovado? Nós já conhecemos as táticas violentas dos ruralistas em todo o país, com a expulsão e morte de muitas lideranças rurais. Se quiserem saber mais visitem o sítio http://www.cpt.org.br._É lamentável e triste ver o PT dos anos 2000 receber em sua sala de jantar os algozes da ditadura militar e de todas as mazelas sociais desse país. E além disso apoiar suas bandeiras de luta fascistas.

cronopio

E ainda há quem diga que este blog é chapa branca…

zwca

Essa discussão é ridícula. De um lado, um jornalismo que acha que sabe do que fala, mas não sabe. De outro, leitores que acham que sabem do que falam, mas não sabem. Por todos os lados um 'ecologismo' de butique, cheio de boas intenções, mas sem qualquer vestígio de consciência clara sobre coisa alguma. A UDR e os ruralistas à moda Caiado, Lupion e outros precisam, mesmo, é desse tipo de ignorância metida a entender das coisas e tão lépida no movimento de alinhar-se sob qquer bandeira de lugar-comum metido a 'ético' ou a 'ecológico'. Se continuarmos nesse plano de discussão INDIGENTE, o mais provável é que, em breve, a turma dos ongueiros unidos elejam, por aqui, talvez… o Al Gore?!

    @Waldezurbe

    fiquei impressionado como vc conseguiu gastar 13 linhas sem dizer mostrar nada que factualmente contradiga a notícia. parece que o "estilo tourette" de reinaldo Azevedo não é monopólio do "PIG".

    Roberval

    Desculpe minha ignorância, mas o que você quer dizer mesmo?

    Escrever, escrever e escrever e não dizer nada é sua especialidade?

Palmas

Diante disso sugiro anistia a todos que sofrem com os juros extorsivos praticados pelo sistema bancário desse país. Que se cumpra a cosnstituição(12%a.a).

Zilda

É só o assunto esfriar e a Presidente anistia esses contraventores! Alguém duvida?

    zwca

    Mas… que loucura é essa, Zilda?! De onde você tirou esse tipo de ideia mais tresloucada?! O Brasil dos nossos governos Lula-Dilma é hoje elogiado em todo o planeta, justamente porque está conseguindo navegar entre terríveis perigos, sem nem se deixar detonar pela violência desses contraventores, nem ceder nos pontos essenciais do NOSSO projeto dos NOSSOS governos Lula-Dilma. Mas aqui no Brasil, de gente 'educada' pelo pior jornalismo do mundo, o que se ouve é esse tipo de asneira metida a 'ecológica'! De onde vc tirou essa ideia? De alguma coluna do Jabor?! Mas… será possível?!

FrancoAtirador

.
.
Triste.
.
.

CLÁUDIO LUIZ PESSUTI

É , os grandes vencedores do governo Lula/Dilma:agronegócio, banqueiros, grandes empresários e multinacionais.Ah, só um detalhe, a tal privataria tucana, um desastre para o país, não foi alterada em NADA pelo governo Lula e Dilma.Só para registro.Nenhuma empresa, absolutamente nenhuma , foi reestatizada, nenhum processo contra os ladrões foi feito.NADA!

Deixe seu comentário

Leia também