Ex-ministro devolve caneladas de Lula no PCdoB: “Flávio Dino é a novidade da esquerda brasileira”

Tempo de leitura: 2 min
Foto: Eduardo Matysiak

Por que Lula deu uma canelada no PCdoB?

Por Orlando Silva*, via e-mail

Hoje cedo um camarada me alertou: “Lula foi desrespeitoso com o Partido”. Reagi: “deve ser Fake News!”

Minha reação foi a mesma que a maioria dos nossos teria diante de um registro desses. Lula é muito querido entre os comunistas.

Fui ver a entrevista. E, quando entra em tela o nome de Flávio Dino, o presidente nos brinda, para a minha surpresa, com frases absolutamente dispensáveis.

As pérolas: “o PT é um partido muito grande se comparado ao PCdoB”; “é difícil eleger um comunista e Flávio sabe disso” e “é muito difícil eleger alguém de esquerda sem o PT”.

As mesmas frases ditas por um analista político dispensariam qualquer comentário. Mas, sendo proferidas por Lula, merecem atenção.

O presidente estava num ambiente controlado, sem estresse e pode desenvolver seus raciocínios com clareza e sem pressão.

Lula, como ele próprio disse, sempre contou com o apoio do PCdoB (ele disse 4 vezes, mas na verdade foram 5). O PCdoB é o único partido que o apoiou em todas as suas campanhas presidenciais.

O presidente Lula considerar difícil a eleição de um comunista para presidente não surpreende, afinal, ele considerava impossível uma vitória para o governo do Maranhão. Flávio Dino foi eleito e reeleito governador sem seu apoio. Mas qual a utilidade de reforçar a retórica anti-comunista?

Que o PT é “grande” em relação ao PCdoB não chega a ser uma “descoberta”. O PT é o maior partido político do Brasil – e já conquistou uma rejeição da mesma proporção. Aliás, essa é a principal explicação para ter sido derrotado por um candidato nanico, Jair Bolsonaro, de um partido então minúsculo, o PSL.

Esquerda vencer sem PT? Impossível! Claro! E se um partido de esquerda não estiver aliado ao PT? Esteja certo de que esse partido nem era tão de esquerda assim…esse raciocínio conhecemos desde o final dos anos 70 do século passado.

Flávio Dino é a novidade da esquerda brasileira. Cresceu sem “dedaço” e não incubado por nenhum grande líder. A sua competência já está à mostra no governo do Maranhão. Sua capacidade política é reconhecida até pelos adversários. Flávio Dino opera a política de frente ampla que o PCdoB elaborou, mas aplica com timidez sob os olhares severos e críticos dos “companheiros”.

Anote aí, o elogio do presidente Lula a Flávio Dino é como um “abraço de urso”, daí ser adequado Flávio saber o ponto exato de proximidade – ou será esmagado.

A canelada do presidente Lula no PCdoB ou é um teste para as vértebras dos comunistas ou uma recaída após lembranças da chapa Osmar-Batista-Alemão? De qualquer modo, requer uma resposta fria, como a boa diplomacia ensina.

Assistindo as falas do presidente Lula fiquei um pouco triste, mas bola pra frente!

Ah! E lembrei de Criolo, em Demorô: “onde falta respeito a amizade vai pro lixo…muda essa roupa, corta esse cabelo…” #ficaadica!

*Orlando Silva é deputado federal pelo PCdoB-SP, ex-ministro do Esporte nos governos Lula e Dilma.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos Zupp

partido comunista do brasil? orlando silva? flavio dino? literatura e teatro no brasil tem enorme abundância dessa matéria estercal (ou esterquística) própria para florescimento exuberante de obras que deixavam kafka (ou kafta), kharms, ionesco, beckett, arrabal, camus et caterva nos sopés dos everests

Anesio

Orlando Silva só existe graças ao PT e Lula. Muito malagradecido petulante. É divisionista e sö quer o poder. Humildade é bom. Baixe a bola, Sr. Orlando.

Anesio

Ninguém da esquerda se elege sem o apoio de Lula e do PT. Todos sabem disso. Infelizmente, o PC do B é partido pequeno, o PDT tem muita rejeição por causa do Ciro. Sem dúvida, Flávio Dino é ótimo, mas não é hora dele ainda, não tem popularidade nacional. Lula é o maior presidente da História, mito vivo. Sem apoio do PC do B não faz diferença , já que esse partido não sai do 1,5%. O PT ganha sozinho as próximas eleições, depois de constatada a FARSA BOZONARO. Quem viver, verá.

Maria Serra

Ah você tá achando desreipeitoso o ex-presidente e condenado Lula não apoiar o Governador que está sucateando o Maranhão a candidato a presidência pra acabar como País e virar comunista? E não percebe que está tá sendo desrespeitoso com o nosso Presidente Jair bolsonaro que este sim é o Presidente do Brasil, mas que vocês não querem aceitar, que foi eleito pelo povo e ficam desrespeitando a democracia.

Fabio

Presidente Lula nao esta errado não, o Dino é um grande governador, mas uma liderança regional, enquanto o PT são quadro nacionais.
O PT é o maior, mais organizado partido politico do Brasil e um dos maiores partidos de esquerda do mundo.
Sem o Lula e sem o PT nenhuma candidato de esquerda consegui chegar a presidencia do Brasil.
Vide o tucano Ciro Gomes.

    Ricardo Brandão

    PT de esquerda ??? Fala sério !!! Dilma VETOU a Auditoria da Dívida Pública, para alegria dos banqueiros e rentistas !!! Ciro Gomes foi o única candidato que defendeu a Auditoria que está prevista na CF88 !!! No dia que a Dilma vetou eu chorei e prometi para mim mesmo nunca mais votar no PT ! Se Dino for vice de Ciro ou Ciro vice de Dino, terá meu voto ! PT teve sua chance ! PT nunca mais ! PT é de direita ! Acorda !!! #auditoriadadividaja #democratizacaodamidia #reformaagraria

Marcos Chauy

Que o pt é o maior partido político, ninguém tem dúvida, agora o que mata esse partido é a arrogância e prepotência.

Ruy

Se Orlando Silva for comunista eu sou o papa. Dino é liderança regional, se muito, não se elege mesmo compondo com Hulk.

June Brasil

Dep. Orlando Silva precisa ser mais realista, pois só o fato dos alienados bozonaristas terem associado a palavra “comunista” ao PT, infelizmente, tirou-lhe muitos votos de uma camada mais tradicionalista e militar… O problema não é Lula ter ciência plena como liderança política da esquerda que realmente é, e nem achar que desfaz de Dino (imagina só…), a questão é o PC do B dizer o que pretende e como governará o nosso país, frente ao avanço mundial dos neocons e dos ultraliberais que impõem o sistema retrógrado e retaliador de acabar de vez com o Estado…

Gorete Cruz

Seria loucura do PT não reconhecer q o governador Flávio Dino, é hoje um dos nomes mais respeitados no nosso cenário político, é uma pessoa séria, q sabe muito de política, não é individualista e busca sempre um concenso, um diálogo, não impõe suas ideias e sim busca opiniões outras, quando p bem é para o povo. Flávio agrega ideias e não simplesmente descarta opiniões de outros políticos c do bem q ainda existem dentro do cenário político brasileiro. O nome de Flávio Dino cresce expressivamente em todas as regiões do país. Não sou partidária, sou a favor de pessoas q pensam, agem e trabalham pelo bem do nosso Brasil.

João Neto

Na hora de apoiar Orlando Morando do PSDB em 2016 para prefeitura de São Bernardo do Campo , Orlando Silva nem pestanejou .

Teo

Flavio Dino,Ciro…
Por aí sairemos do atoleiro.
Lula merece passear e se divertir com a nova namorada e
deixar o PT andar com suas próprias pernas.
Já deu!

Marcos Videira

Aos poucos os políticos são obrigados a enfrentar a realidade. Logo perceberão q o “maior partido político” não tem 10% do Poder Legislativo (com representação declinante e repulsa crescente). Lula preferiu apoiar Sarney CONTRA Flávio Dino !!! As eleições deste ano serão reveladoras até pra idiota

antônio takeo

Matéria visivelmente desagregadora. Eu me lembro que alguns representantes do PC do B depois do golpe procuraram realizar nova aliança sem o PT. O PT ficou reclamando dessa forma? PC do B e PT precisam deixar esse infantilismo mútuo e aprender a discutir seus interesses. Suas diferenças particulares não importam agora e pequenas coisas não nos representam. A luta é contra o bolsoasno, bolsodórias, a dominação do judiciário e dos parlamentos, a guerra híbrida da vida. Um 2013 já foi demais. Viomundo, vocês também, chega! Há matérias e análises muito mais importantes do que desagregação nesse momento tão difícil na vida de todos! #TrabalhadoresUniVos!

Zé Maria

Realmente o ex-Presidente se expressou mal.
Nesse caso específico, porém, quem tem o direito de reclamar do Lula é o Flávio Dino.
Ademais, é nítido na entrevista que não houve a mínima intenção de melindrar alguém:

https://www.viomundo.com.br/politica/lula-a-gente-tem-que-ir-pra-cima-e-enfrentrar-perdemos-2016-porque-nao-tivemos-coragem-de-ir-pra-rua-nos-defender-veja-integra.html

Francisco

Flávio Dino vai longe conversando com o Huck sobre política.
Política não se resume a apoios tem que ver o humor do eleitor tb.
O Alckimin não foi para lugar nenhum mesmo tendo apoio e tempo de TV.
Com essa crise criada pela direita e que a própria direita não consegue resolver, não me parece que o povo desempregado ou em sub do sub emprego vá votar num candidato de direita. Mentira tem perna curta. E na época do PT era bem melhor para o povo pobre.
Se a economia não melhora em 4 anos dificilmente um candidato da direita era prosperar, isso inclui o Huck lata velha.
Se a economia não deslanchar, logo logo o povo vai perceber que foi passado pra trás. Não vai colar mais o bordão que o PT quebrou o país.

    FERNANDO

    O LULA FEZ OS DOIS MELHORES GOVERNOS QUE O BRASIL JÁ VIU, O IMPEACHMANT DA DILMA FEZ O PALANQUE DAS OPOSIÇÕES CONTRA O PT E A PRISÃO FRAUDULENTA DO LULA O TIROU DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL …! “NÃO VAI COLAR MAIS QUE O PT QUEBROU O PAÍS” !!!

Des777

O desrespeito é o Orlando se nomear comunista. Mas num país onde o FHC pode ser nomear social democrata…

Miranda

Flavio Dino – nunca votei no PCdoB, mas nesse cara eu votaria. É de uma competência e equilíbrio pouco encontráveis na esquerda. Espero que Lula faça com ele a aproximação merecida.

    lopes

    Deus livre o Brasil desse comunista. Já afundou o Maranhão pro subsolo, empobrecendo mais do que já era a população mais pobre e sofrida da nação. Não tem uma obra, salário dos servidores congelados há 6 anos, só aumentando impostos, não cumpre leis do judiciário, nao paga ninguém, é um perseguidor e mentiroso.
    Esse Orlando aí, todos conhecem quem é, assim como sua corja. Não queira fazer do Brasil o que esse cara fez com Maranhão .

    Rosalete Beatriz Baldessarini

    Sem dúvidas que Dino é competente e tem carisma. Mas se quiser ganhar eleição, deve se afastar de Huck…

    José Ricardo Romero

    Eu espero que Lula não faça aproximação com o Flávio Dino porque ele é tóxico. Há mais de 2 anos as pesquisas mostram que pelo menos metade dos eleitores brasileiros não votam no pt e não votam em hipótese alguma em candidato indicado pelo Lula. Dino, se for esperto, deve manter com Lula uma distância estratégica e saudável.

    Bruno

    Esse Flávio Dino ñ serve pra ser presidente do Brasil. Maranhão aqui onde vivemos ela ñ administra com eficiência vai administrar o Brasil .

Deixe seu comentário

Leia também