Rogério Tomaz Jr.: Argentina ‘demite’ Macri por justa causa; Uruguai, indefinido, mas Frente Ampla lidera

Tempo de leitura: 3 min

O argentino Alberto Fernández recebe Daniel Martinez, do Uruguai. Foto: Página 12

por Rogério Tomaz Jr, de Buenos Aires, especial para o Viomundo

Trinta e três milhões de argentinos e argentinas estão aptos a votar neste domingo (27) para presidente – e também para renovar metade da Câmara e um terço do Senado, além de escolher governadores, prefeitos e parlamentares provinciais e municipais.

No Uruguai, o eleitorado é bem menor e muito mais indeciso. Cerca de 2,7 milhões de moradores do lado oriental do rio da Prata vão às urnas no mesmo dia dos vizinhos argentinos e a peleja presidencial será decidida apenas no segundo turno.

Em Buenos Aires, nem Maurício Macri acredita em possibilidade de vitória contra Alberto Fernández, ladeado por Cristina Kirchner como vice na chapa que pode alcançar uma das maiores votações da história do país. A fatura está liquidada.

O empresário e ex-presidente do Boca Juniors está apenas tentando melhorar a maquiagem para a posteridade.

O seu governo recebeu a alcunha de “CEOcracia” devido à abundância de executivos de multinacionais e grandes corporações locais no gabinete ministerial. Com o resultado das primárias em agosto, o povo argentino deu o aviso prévio. O resultado deste domingo é a assinatura da demissão de Macri por justa causa.

A vitória do peronismo também deve se estender à província de Buenos Aires, que possui um terço da população e do eleitorado nacional.

Axel Kicillof, atualmente deputado e ex-ministro da Economia de Cristina, vai impor uma dura derrota a Maria Eugenia Vidal, atual governadora da província e apontada por muitos como o melhor nome do macrismo para concorrer à presidência, ideia atropelada pelo chefe de Estado que se mostrou muito pouco hábil politicamente.

Uruguai

Do outro lado do rio, como diria Jorge Drexler, a Frente Ampla de Tabaré Vázquez e José “Pepe” Mujica encara a mais dura eleição desde que chegou ao poder, em 2005.

Daniel Martinez, ex-intendente de Montevidéu, chegará com força no domingo. Lidera todas as pesquisas desde o início da disputa. A diferença em relação a Luis Alberto Lacalle Pou, do Partido Nacional, já foi de cinco pontos percentuais e hoje se aproxima de 20, o que tem deixado os “blancos” à beira do desespero.

Na mais recente pesquisa do instituto Radar, Martínez aparece com 43% das intenções de voto, enquanto seu principal adversário alcança 24%.

Ernesto Talvi, do tradicional Partido Colorado, vem com magros 15%. A grande novidade da eleição, o militar Guido Manini Rios, que criou um partido chamado Cabildo Abierto, tem a preferência de 9% dos eleitores.

O ex-comandante do Exército do Uruguai, cargo no qual esteve até março deste ano, quando foi chutado para fora do governo de Vázquez, pode ser decisivo para a eleição.

Embora as sondagens apontem que mais de 70% dos seus eleitores votariam no Partido Nacional num eventual segundo turno, ele não descarta indicar voto na Frente Ampla, desde que algumas “condições imprescindíveis” sejam garantidas, como medidas de combate à corrupção e auditorias nos órgãos governamentais.

No primeiro turno é provável que a Frente Ampla não supere os votos da oposição. Mas os analistas dizem que a coalizão governista deve garantir a vitória no 2º turno se alcançar algo em torno de 45% dos votos neste domingo.

Caso obtenha 40% ou menos, a vitória será do Partido Nacional. Se a votação de Martínez ficar em torno de 42 a 43%, a eleição estaria completamente aberta.

Os resultados desse domingo com previsão de chuva vão apontar os caminhos mais factíveis para o Uruguai.

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

https://twitter.com/i/status/1188081980971327488

“Seguiremos poniendo nuestro corazón
para revertir las causas de la pobreza”
Graciela Villar
Candidata a Vicepresidenta de la República
por el @Frente_Amplio = Uruguay

https://twitter.com/GVillar_uy/status/1188081980971327488

“¡Ustedes son los verdaderos imprescindibles!
Todo está listo: el agua, el sol y el barro…
pero si faltan ustedes no habrá milagro”

https://twitter.com/GVillar_uy/status/1187857652585553920

Zé Maria

https://www.resultados2019.gob.ar/

A las 18 de este domingo concluirán las elecciones
generales que definirán quién será el presidente
de Argentina durante los próximos cuatro años,
además de los nuevos senadores y diputados nacionales.

La Justicia electoral de Argentina ordenó al Gobierno
que empiece a difundir los primeros datos del escrutinio
provisional de los comicios presidenciales de este
domingo una vez que se haya contabilizado los votos
del 10 % de las mesas de los cuatro principales distritos
electorales del país:
Buenos Aires, Santa Fe, Córdoba y ciudad de Buenos Aires.

Los resultados provisorios, que darán las primeras
tendencias electorales, llegarán a las 21 horas, en principio,
aunque está sujeto también a la performance del sistema
de Smartmatic.

https://www.pagina12.com.ar/227605-resultados-elecciones-2019-a-que-hora-estaran-los-datos-ofic

    Zé Maria

    En medio de elecciones, Alberto Fernández felicita a Lula

    Buenos Aires, 27 oct (Prensa Latina) Tras ejercer su voto y a la espera de que cierren las urnas, el candidato a la presidencia de Argentina por el Frente de Todos, Alberto Fernández, envió hoy su abrazo y felicitaciones al exmandatario Luis Inacio Lula da Silva por su cumpleaños.
    .
    Como regalo de aniversario Lula
    pide al pueblo evitar destruir Brasil

    Brasilia, 27 oct (Prensa Latina) El expresidente Luiz Inácio Lula da Silva, quien hoy cumple 74 años y 568 días de prisión política, pidió como regalo de cumpleaños que el pueblo brasileño evite que se destruya el país.
    .
    Argentina: Cristina Fernández afirma
    que votó por el futuro de todos

    Buenos Aires, 27 oct (Prensa Latina) Minutos después de arribar por vía aérea a Buenos Aires, la expresidenta argentina y candidata a vicepresidenta Cristina Fernández apuntó hoy que votó por las esperanzas, los sueños y el futuro de todos.
    .
    Las elecciones locales en Colombia y el proceso de paz

    Por Masiel Fernández Bolaños

    Bogotá, 27 oct (Prensa Latina) ¿Qué impacto pueden tener las elecciones regionales y locales de hoy en Colombia en la implementación del Acuerdo de Paz y en la construcción de una paz estable, duradera y con justicia social?
    .
    Más de 20 detenciones asociadas con delitos electorales en Colombia
    Bogotá, 27 oct (Prensa Latina) La Fiscalía General de Colombia comunicó hoy que 23 personas fueron detenidas por delitos electorales cuando resta poco más de una hora para el cierre de los puestos de votación.
    .
    https://www.prensa-latina.cu/index.php?o=vt&id=sudamerica&page=1

Deixe seu comentário

Leia também