PT acusa mídia de manipular dados de pesquisas e JN de esconder candidato do partido

Tempo de leitura: 2 min
Ricardo Stuckert

Ricardo Stuckert

Mídia manipula dados de pesquisas para esconder Lula

Além disso, o JN informou, por meio de William Bonner, que vai ignorar a agenda do PT com a desculpa de que o titular da chapa encabeçada pelo partido está preso

Do PT no Senado

Duas pesquisas divulgadas na última segunda-feira (21) apresentaram as tendências acerca do pensamento da população brasileira em relação ao pleito de outubro.

A pesquisa CNT/MDA apresenta Lula com 37,3% da preferência dos entrevistados.

No levantamento feito pelo Ibope, o ex-presidente surge com índice parecido (37%).

O primeiro instituto não chegou a testar um cenário sem o ex-presidente, mas avaliou quem, eventualmente, se beneficiaria caso Lula não dispute as próximas eleições.

Nesse caso, Fernando Haddad – vice na chapa registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – é citado por 17,3% dos entrevistados.

Já a pesquisa Ibope, além de apresentar cenários com e sem Lula, questiona os entrevistados se eles escolheriam Fernando Haddad no próximo pleito. 14% afirmam que podem votar em Haddad e 13% afirmam que o farão com certeza.

Outros 7% dizem não o conhecer suficientemente para poder opinar.

Apesar da relevância desses dados, os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo mostram a informação de forma tímida, dando destaques nas manchetes apenas para o cenário sem o ex-presidente Lula.

Já o Jornal Nacional de ontem (20) ignorou completamente o trecho do levantamento que avalia a possibilidade de transferência de capital político de Lula para Haddad.

Além disso, o JN informou, por meio de William Bonner, que vai ignorar a agenda do PT com a desculpa de que o titular da chapa encabeçada pelo partido está preso.

O desempenho de Fernando Haddad tem variado de acordo com a abordagem feita pelo instituto de pesquisas.

Na pesquisa Ipespe/XP publicada na semana passada, Haddad aparece em empate técnico com Jair Bolsonaro, saltando do 7º para o 2º lugar.

No Ibope, ele não é citado como o candidato do PT com apoio de Lula quando o cenário de primeiro turno é avaliado.

O instituto introduz o nome de Haddad junto com os demais candidatos e não informa ao eleitor que ele é apoiado por Lula.

O senador Lindbergh Farias (RJ), líder do PT no Senado, comemora o resultado dos levantamentos, mas critica o levantamento da CNT/MDA por mostrar Lula com 37%, mas ocultar um salto de cinco pontos percentuais entre uma pesquisa e outra.

“Isso mostra que o povo brasileiro está derrotando esse golpe. Estão entendendo que existe um sistema que persegue Lula e o PT. Fazem parte desse sistema: a Rede Globo, parte desse Judiciário cheio de privilégios, de um Congresso Nacional que serve como base de Michel Temer. É a turma que quer governar apenas para os grandes empresários e banqueiros. Mas o povo vai dar o troco”, disse o senador.

Leia também:

Na Bahia, juiz proíbe manifestação contra auxílio moradia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

RONALD

Democracia é LULA Livre nos braços do povo !!!!!!

RONALD

Para o bem de todos, Lula deve ser solto e concorrer com igualdade de condições e vencer, é claro !!!!!

Sagarana

Lula tem que ir para rua, denunciar esse complô

Deixe seu comentário

Leia também