Professor mexicano explica aos leitores do New York Times qual é a estratégia para “sepultar” Lula: aliança de juízes com mídia “esmagadoramente” de direita

Tempo de leitura: 4 min

 

Uma estratégia para sepultar Lula*

por Hernán Gómez Bruera**, na versão em espanhol do New York Times

Para o público que não conhece as particularidades do caso, a notícia de que um ex-presidente é julgado por corrupção em uma nação latino-americana — onde a impunidade geralmente é a regra — pode parecer um avanço.

No entanto, um processo judicial em que os promotores e juízes atuaram de forma parcial, sem aderência à lei e violando as garantias do réu, constitui uma grande ameaça para a democracia e um evento que – no meio do ano eleitoral — será um motivo para incerteza e tensão entre os brasileiros.

A sentença do juiz Sérgio Moro, ratificada esta semana, é recebida dezessete meses depois que Dilma Rousseff foi detida pela presidência por meio de uma operação política de legalidade duvidosa e depois que o Congresso livrou o presidente Michel Temer, sobre quem há provas de corrupção.

Ao ratificar a sentença impostas a Lula e aumentá-la de nove a doze anos, os três juízes federais — em busca de estrelato político semelhante ao do famoso Moro — validaram por unanimidade um julgamento de origem viciada e sem o tipo de evidência que exige um processo criminal.

A investigação nunca conseguiu provar que Lula tinha uma única conta bancária ou uma propriedade indevida.

Os juízes não só ignoraram as declarações de 73 testemunhas que contradizem as acusações do ex-diretor da empresa de construção OAS e os diversos recursos interpostos pela defesa do ex-presidente.

Também não consideraram uma carta aberta assinada por numerosos intelectuais, ativistas e políticos latino-americanos, nem o estudo detalhado da sentença por mais de uma centena de advogados e estudiosos que desmantelaram todas as premissas da sentença do juiz Moro.

Juristas internacionalmente reconhecidos criticaram duramente o processo.

Mesmo o teórico da garantia legal, Luigi Ferrajoli, advertiu que o julgamento contra Lula se caracterizava por sua “impressionante falta de imparcialidade”.

Os próximos meses serão de incerteza para o Brasil, onde um processo eleitoral judicializado será realizado. A decisão não é a última instância.

Lula poderá levar o seu caso ao Supremo Tribunal Federal. Embora ele possa ser preso nas próximas semanas, é mais provável que os juízes lhe permitam esgotar o processo em liberdade.

Quanto às eleições, o Partido dos Trabalhadores (PT) provavelmente registrará Lula como candidato e levará a disputa até o fim.

No final, se a condenação for ratificada pelo tribunal mais alto do país, poderá ser substituído até vinte dias antes da eleição.

Com a sua decisão, os juízes brasileiros deram carta branca a um conjunto de perigosas práticas legais que criam um estado de exceção típico dos regimes autoritários.

Parece que, no poder judicial brasileiro, vale tudo em um julgamento anticorrupção: de romper as regras de um processo criminal, inventar figuras legais inexistentes ou manipular mecanismos de detenção preventiva.

Para mim, é difícil encontrar outra motivação para permitir essas irregularidades do que separar Lula da Silva da campanha presidencial deste ano, na qual o líder ex-sindical é ainda o favorito claro.

Da pesquisa mais conservadora (Datafolha) para a maioria dos esquerdistas (Vox Populi), eles concordam que o ex-presidente receberia mais de 40 milhões de votos nas eleições de outubro.

A direita brasileira há muito compreendeu que Lula é eleitoralmente imbatível.

Talvez seja por isso que uma via judicial foi desenhada para removê-lo do poder, transferindo para os tribunais uma decisão que em uma democracia deveria corresponder aos cidadãos.

Talvez seja por isso que a Bolsa de Valores de São Paulo reagiu com alegria na ratificação da decisão.

A estratégia não só procura desabilitar eleitoralmente o ex-presidente (em poucos meses, saberemos se isso finalmente acontece), mas também prejudicar sua imagem e reputação.

O objetivo é pôr fim ao mito de um líder que capacitou os setores populares, causar um golpe mortal à esquerda brasileira e promover uma agenda econômica, política e social conservadora.

Assim, desde o primeiro momento, o julgamento contra Lula foi travado na mídia — esmagadoramente contrária a Lula e ao PT –, onde os juízes e procuradores se dedicaram a expressar opiniões políticas e até mesmo a comentar os processos que estavam sob sua jurisdição exibindo seu viés parcial.

No escândalo Lava Jato, onde esta investigação contra Lula foi inserida, políticos de todas as partes estão envolvidos, tanto no governo como na oposição, bem como os donos das maiores empresas de construção (incluindo OAS e Odebrecht).

A corrupção é sistêmica com a política brasileira. Sem corrupção, as campanhas políticas não são financiadas nem as maiorias parlamentares são garantidos.

Claro, combater essa corrupção não só é louvável, mas também é necessário.

O problema da suposta cruzada moral é que os promotores e juízes que a levam para frente, em sua ânsia de se tornarem super-heróis e promoverem-se politicamente, investigaram com maior agilidade e dedicação figuras de partidos políticos de esquerda e Lula com uma particular violência.

Não em vão, o juiz Moro tornou-se tão popular em setores identificados com a direita, na medida em que aparece em algumas pesquisas como concorrente potencial.

O objetivo do processo contra Lula da Silva não foi promover o surgimento de uma nova república de honestidade e transparência, mas tirar o rival mais temido do caminho. Portanto, ainda que Lula eventualmente saia ileso desse julgamento, ele terá que enfrentar vários outros processos, talvez “igualmente infundados e politicamente motivados”, como muitos analistas avaliam.

Se Lula não chegar ao final da disputa pela presidência, outros candidatos menos competitivos podem fazê-lo com seu apoio, como o advogado Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo ou o ex-ministro Ciro Gomes, hoje afiliado ao PDT, com quem o PT poderia se aliar.

Independentemente do que finalmente aconteça, a verdade é que, presente ou não nas próximas eleições, a figura de Lula continuará a influenciar a política brasileira por muitos anos, mesmo que as elites de direita insistam em sepultá-lo e apesar do incalculável custo político que isso poderia ter para a democracia brasileira.

*Tradução publicada na página Lula.com.br



**Hernán Gómez Bruera é pesquisador especializado em América Latina no Instituto Mora na Cidade do México. Ele publicou, entre outros livros, “Lula, o Partido dos Trabalhadores e o dilema da governança no Brasil”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Messias Franca de Macedo

]Dileto(a) leitor(a), por favor, acompanhe este depoimento histórico do deputado federal Paulo Pimenta!
O(a) leitor(a) não irá acreditar: os crimes explícitos perpetrados pela turma do tribunal de exceção do TRF4!
https://www.facebook.com/deputadofederal/videos/1802661519826796/

Oseias

Esse é o script do Plano Atlanta denunciado pelo dominicano Manolo Pichardo @Manolopich.
Sugiro ver tb https://www.pagina12.com.ar/91925-presuncion

Messias Franca de Macedo

ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

O STFede está preparando mais um golpe vagabundíssimo dentro do golpe vagabundíssimo.
O plano canalha agora significa aprovar a tese de que a prisão do réu deve ser decretada após decisão do… STJ.
Ou seja, a prisão do eterno e honrado presidente Lula será decidida pelo Félix Fischer da infame e sórdida “panela de Curitiba”!
Por tabela, o DEMoTucano Eduardo Azeredo – chefão-mor do Mensalão do PSDB e condenado em segunda instâcia pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais – nunca terá o recurso sequer analisado neste tal STJ.
É golpe jurídico-midiático-financista vagabundíssimo!
É GUERRA!
Sim, está na hora de acamparmos na porta do STFede!
E exigirmos que “a instância guardiã da Constituição” respeite a Constituição!

***

Prisão após condenação pelo STJ ganha força no Supremo

27/01/2018

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/01/1953728-prisao-apos-condenacao-pelo-stj-ganha-forca-no-supremo.shtml

    Messias Franca de Macedo

    VERGONHA!
    ‘PENA AMESTRADA’ ACHACA A TAL “SUPREMA CORTE DO BRASIL”!
    Intensifica-se a pressão para que o STF delibe a prisão do eterno e honrado presidente Lula pelas mãos do Félix Fischer da infame e sanguinária “panela de Curitiba no STJ”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$

    Tachado de covarde, STF deverá livrar Lula da cadeia

    Por ‘pena amestrada’ josias de souza

    27/01/2018

    (…)

    2018/01/27/tachado-de-covarde-stf-livrara-lula-da-cadeia/?cmpid=copiaecola

william

Como Japão e CdS se tornaram potências tecnológicas capazes de concorrer com a Europa Germânica em produtividade e qualidade dos produtos.

1- Por medo da evolução da influência soviética e chinesa na Ásia, os EUA resolveram que os dois países pobres em recursos naturais poderiam se desenvolver industrial e tecnologicamente. O plano inicial dos EUA eram transformar o Japão num país agrário mais pobre do que a Indonésia. Mas a revolução de 49 na China mostrou que isso não seria possível. Dessa forma, os EUA emprestaram dinheiro barato para os citados países, fizeram transferência de tecnologia e abriram seus mercados para os produtos japoneses e coreanos. Basicamente o contrário do que fizeram com a América Latina, pois sabiam que aqui a classe média alta controlava a sociedade com seu pensamento conservador, não representando perigo algum ao status quo.

Para a América Latina os empréstimos foram a juros altos e curto período de carência, sabotagem de qualquer tipo de tentativa de desenvolvimento de tecnologia própria, protecionismo até mesmo contra os produtos agrícolas da América Latina. Se hoje somos pobres, agradeçam a essa classe média alta lixo, a mesma que ajudou no golpe de 2016, e sua subordinação aos Estados Unidos. A classe média alta que pouco se importa com a corrupção, mas que apenas quer um país cheio de miseráveis para ter mão-de-obra a preço de banana, utilizando a corrupção como desculpa moralista para atingir seus objetivos elitistas [a esquerda deveria martelar esse fato para o povo, coisa que não faz].

Basicamente, JP e CdS só se desenvolveram porque os EUA permitiram e ajudaram nisso. Outros países que tentaram o mesmo receberam o chicote do Tio Sam. Chile de Allende, Brasil de Goulart, Irã de Mohammed Mossadegh, etc. Não que tenha sido por caridade, afinal, em 1924 os EUA barraram de vez a imigração de asiáticos para o país, porque os consideravam uma “raça inferior”, assim como latinos, europeus do Sul, negros, aborígenes.

2- Além de receber dinheiro barato, tecnologia e abertura de mercados por parte dos EUA, Japão e CdS contaram com forte presença estatal na formação dos grandes conglomerados empresariais do país. Os Zaibatsus e os Chaebols nada foram além dos chamados “campeões nacionais” desses dois países. Eram escolhidos a dedo pelo poder estatal para receberem apoio e crescerem. O Lula tentou o mesmo no Brasil, mas enquanto JP e CdS investiram em empresas de tecnologia e montadoras de automóveis, Lula investiu em empresas de alimentação. Normal para um governo que se dobrou aos latifundiários que mandam nesse país desde 1534.

Malcom

Querem apostar quanto que esse ano os juízes terão um gordo aumento.
Simplesmente é vergonhoso o Aecio, Loures e Temer terão escapado incólumes da lava jato.
Dá vergonha de ter juízes partidários e parciais que tem medo de fazer justiça ou só pensa no próprio bolso.
Aécio solto é demais. Solta o Marcola também, pois ele é bem menos perigoso que o Mineirinho.
A defesa não pode falar mais de 15 minutos porque ficaria evidente as provas que não foram acolhidas pelos juízes.
Cada desembargador fala 3h em média total 9h e a defesa fala 15 minutos. Piada um tribunal desses.
Enquanto a Globo for rei no Brasil, seremos sempre seus súditos. Deveríamos boicotar a mídia golpista e as empresas golpistas que anunciam na mídia golpista.
Votem 13 só para contrariar os golpistas.

enganado

A DIREITA / MILITARES / ANGLO_SIONISTA esqueceram de ___assassinar__ o LULA. O JUSCELINO e o JANGO se fossem vivos contariam como estes __facínoras__ agem, mas infelizmente . . . .

Julio Silveira

A coisa da podridão do golpe, de tantos interesses contra o povo, de tantos muquiranas empoderados, ficou tão evidente, de tantos mancomunados fora e acima da lei, que até o mundo evidentemente já entendeu os meandros dele. A defesa deste golpe sordido hoje só e defendida pelos mais renitentes coxinhas imbecis nacionais, que se acostumaram a conveniencia de um país injusto certamente por serem privilegiados nesta situação de desigualdade antiga que se construiu num país da hipocrita meritocracia das excessões.

Sergio Domingos Vieira

Desculpe, mas enche o saco ficar ouvindo estas histórias de professor daqui, político dali, jurista dacolá, falando sobre toda esta situação. Isso não resolve o problema. O problema só será resolvido se o PT parar de ser covarde e partiu para o pau contra esta horda de fascistas. É muito mimi e nada de prático. Dá raiva ficar ouvindo aquele advogado do Lula com respostas educadinhas contestando a ação destes juízes fascistas. Naquele julgamento do TRF-4, deveria ter chutado o pau da barraca e denunciado ali mesmo o absurdo de ter só 15 minutos para fazer a defesa, sendo que os desembagrinhos já vieram com o voto pronto. Precisa ser macho e chutar o pau da barraca. Já perderam quase tudo, e daqui a pouco vão prender o Lula, a Dilma, o Haddad, os jornalistas progressistas e ninguém faz nada. É muita conversa fiada. Estes depoimentos de professor daqui, jurista dali não vai levar a lugar nenhum. O PT precisa ir para o pau. É muita covardia junto. Precisamos de um Brizola, de um Lamarca, ou de alguém com saco roxo. Enche o saco ficar ouvindo este mimi do PT e não parte para cima destes fascistas.

Thiago Ferreira

A classe média sabe que não existem provas contra o Lula.
A classe média sabe que o Bolsonaro é um maluco e que é corrupto.
A classe média sabe que o PSDB está mais para uma quadrilha.
Só que a questão para a classe média não é a corrupção.
Corrupção é só cortina de fumaça.
A questão para a classe média é manter 80% da população na pobreza enquanto desfruta a vida. E para isso precisa que só ela tenha educação superior e meios cognitivos de tentar uma vida melhor.
Para a classe média, pobre não pode ser bem alimentado, não pode receber estímulos para se desenvolver, não pode fazer curso superior.
Para a classe média, lugar de pobre é ou levantando parede por meio salário mínimo, ou morrendo de fome nas ruas..

José

Gostaria de saber quando iremos começar a fuzilar juízes e seus parentes? Não podemos ficar assistindo de braços cruzados a elite deitarem e rolarem sem uma reação forte e poderosa.

    lulipe

    É o conhecido corajoso virtual!!!

Deixe seu comentário

Leia também